Berrío não é solução

Compartilhe com os amigos

Fala, meu mano rubro-negro! Sou Pedro Caruso e agora nos encontraremos também aqui, no maior portal rubro-negro da internet. Será uma enorme satisfação dividir esse espaço com vocês. Usem e abusem dos comentários. Procurarei ler e responder todos.

Minha primeira coluna será a respeito dos tão desejados pontas. A pré-temporada está próxima do fim e a demora pela contratação do atacante preocupa a galera. Mas, de fato, deve preocupar?

O primeiro ponto que devemos destacar é que ninguém no clube está parado. O Flamengo trabalha em diversas frentes e tenho certeza que mais cedo ou mais tarde a solução chegará. Com as liberações de Cirino e Sheik, somadas à lesão de Thiago Santos, a tendência natural é que esse processo se abrevie e resulte, possivelmente, até em mais de uma contratação para o setor. Mas além de todos os processos burocráticos que envolvem uma negociação no futebol, a demora do clube em reforçar o setor deve-se, também, à escassez do mercado, que não apresenta um grande leque de alternativas.

Berrío até ontem era desconhecido. R$ 16 milhões – de acordo com alguns veículos – seria o valor pedido pelo Atlético Nacional em troca de sua liberação. Um exagero. Bom jogador, no máximo, que encontra-se supervalorizado por dois motivos: primeiro pela temporada passada, onde tudo funcionou em seu time; segundo pela escassez do mercado para a posição. É como ter água no deserto. E o Flamengo está com sede.

Os esforços pela contratação do ponta devem ser feitos, desde que não se transformem em loucura.

Outro ponto que me intriga nesse interesse pelo Berrío é o fato de Zé Ricardo ter se mostrado avesso a utilização de estrangeiros desconhecidos em 2016 – Guerrero era o único não-brazuca titular, mas apenas por ser Guerrero. E agora aponta como solução para um dos maiores problemas do Flamengo justamente um… estrangeiro desconhecido?

É, no mínimo, contraditório. Um risco que eu, particularmente, não correria.

Já Vargas, jogador de extrema importância na boa seleção chilena e com passagens por clubes europeus, chegaria com credenciais similares as de Guerrero. Além de conhecer o futebol brasileiro após jogar no Grêmio.

As condições divulgadas pela imprensa no “negócio Vargas” também me agradam muito mais. O Flamengo deseja o empréstimo do atleta, sem loucuras, com tempo para avaliar sua adaptação ao clube e possivelmente realizar uma proposta de compra ao final do ano. É um jogador mais completo, que pode fazer a função de ponta ou até jogar mais centralizado.

Penso que precisamos, urgentemente, de uma peça incontestável para o setor. Evidente que toda contratação de jogador envolve riscos, mas é preciso minimizá-los. Pelo valor, pelo fator adaptação, pelo desconhecimento em relação ao nosso futebol, o “risco Berrío” é muito superior ao “risco Vargas”, e para um clube que não tem mais margem de erros, isso pode ser perigoso. Agora, é claro, estamos trabalhando no campo de hipóteses. Se o clube pretende contratar os dois, ótimo. A pressão pelo sucesso da contratação de Berrío seria infinitamente menor.

Não entendeu? Então faça o seguinte exercício: imagine que Cirino tivesse chegado ao Flamengo após as contratações de Diego e Guerrero, sem o peso de ser o protagonista que ele nunca foi. Tenho certeza que seu aproveitamento aqui seria infinitamente superior ao que observamos.

Quando o atleta submete-se a mudanças radicas na carreira – seja sair de um clube pequeno para um grande, ou sair de um país para outro desconhecido -, é importante não superdimensionar seu papel. Isso na maioria das vezes dá errado.

Portanto, meus caros, encerro minha primeira coluna na expectativa pelo fim dessas novelas. Apesar de muitas ressalvas, se o Flamengo quer mesmo trazer Berrío, que seja acompanhado de Vargas ou algum outro jogador desse quilate, incontestável. Trazê-lo sozinho é um risco que não se pode mais correr.

E aí? Concorda? Deixe sua opinião nos comentários e vamos debater sobre o tema! 

Me siga no Twitter: @opedrocaruso

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Orlando Bérrio…..cara….Flamengo vai pagar por essa má contratação 15 milhões que poderia servir de luva para trazer Vargas que tem mais experiência e bagagem e ainda mais barato pela má temporada na Alemanha.

    Está pegando um Cirino da Colômbia….trocou 6 por meia duzia…

    Queria ver Vargas junto com Guerreiro….esse ataque iria dar trabalho e impor respeito.

    Flamengo vai pagar caro com essa aberração colombiana….para ser jogador de 15 milhões deveria ter no mínimo 30 gols….jogador nível Gabriel e Jonas ao meu ver.

  • Se não tiver o Gabriel no time eu aceito até os Joãozinho das pedras,nao e Pq o berrio não é conhecido no Brasil,que ele é um desconhecido cara,no Brasil no máximo passa um ou outro jogo do futebol sul-americano como quer que conhecemos?

  • Pedro Caruso… concordo, com um pé atrás, com a parte de que contratar um gringo é arriscado quando o nosso técnico n “curte” os gringos…

    Nossas opções gringas eram:

    Cuellar que veio para ser primeiro volante, e descobrimos que ele é segundo volante… sendo assim disputaria vaga com o Arão que pra mim é melhor que ele.

    Donatti que acho que deve ser mais testado esse primeiro semestre, principalmente no Carioca… mas encontrou uma zaga que se ajustou rapidamente e começou a dar certo…

    Mancuello que pra mim seria titular no meio campo… jogando como segundo volante pela esquerda (que é a praia dele)… fazendo função similar a do Arão, só que pela esquerda… assim como jogou com o Muricy no primeiro semestre de 2016… Mas o esquema tático do Zé Ricardo é outro e nesse esquema realmente é complicado pro Mancuello.

    Guerrero é o único gringo titular… mas acho o Damião com mais vontade… e o Vizeu com mais qualidade que os 2…

    Então pode n ser “birra” do técnico… pode ser que o esquema tático está prejudicando os gringos que foram contratados para outro esquema.

    • Não, Thiago. É mais fácil dizer que Zé é xenófobo, gringofóbico, racista, taxista… do que pensar dessa maneira. Aqui o pessoal ao invés de buscar argumentos plausíveis para defender sua tese, buscam teorias da conspiração.

      • Tb n estou dizendo que estou certo… só acho que é uma linha de raciocínio valido 🙂

  • Quanta asneira.

    Chega a dar pena ler comentários e textos de pseudo jornalista sobre Berrío, isso só mostra o tanto de desconhecimento sobre o futebol do cara.

    Falar de risco? Vamos fazer assim.

    Que tal analisar o risco de um jogador que só atua bem na seleção e como falso 9? Trazer ele pra ser segundo atacante, posição que não rendeu em clube nenhum, a não ser na La U (há 5/6 anos atras).

    Agora analise o que passou a jogar como ponta depois da saída de Marlos Moreno, pois antes era reserva do Ibarbo. Um jogador em evolução, que tem bom chute de média distância, ótimo passe final, velocidade, força e muita facilidade de recomposição, o que seria importante para dar liberdade a Diego e Conca.

    Claro que futebol é futebol, mas olhando taticamente e tecnicamente, qual seria mais arriscado?

    • Jogador mediano não vale 16 milhões nem aqui ou na China , mais Dinheiro jogado no lixo

  • Como a maioria dos colunistas, só falou besteira.
    Vargas nunca mostrou futebol mais que mediano, quando muito, nos clubes em que jogou, nunca foi destaque, nem no grêmio. Só tem, algum, destaque na seleção,e olha lá. Já passou da idade de provar se tem qualidade ou não, e já provou que não tem.
    Sem contar que o time dele não quer emprestar, quer vender.

    O Berio, apesar de realmente não ter uma carreira lá essas coisas, teve um ótimo ano, e teria sua primeira mudança da ares, exatamente por ser uma incógnita, é melhor negócio do que um jogador reconhecidamente fraco como Vargas, que viria com salário muito superior ao do Berrio além de tudo.

    • Marinho fez um segundo semestre bom e virou a solução… Bérrio teve um ano bom e virou craque…
      No futebol brasileiro jogado em baixo nível, onde um ou dois jogadores diferenciados já credenciam o time a ser campeão… prefiro o Vargas que é “mediano”… a ter que pagar 16 milhões pra testar o Bérrio.

  • Bom texto.

    Mas discordo em 2 pontos.

    Acho que o Vargas não joga bem como atacante de lado, melhor centralizado onde não precisamos de jogador.

    Cirino nunca daria certo. Ele simplesmente não não tem fundamento, não tem força física, não tem vontade, só velocidade.

    • Concordo 100% com a parte do Cirino…

  • Não estou falando que valha a pena, mas um jogador que se destacou na Libertadores por R$ 16 milhões não está tão caro. Assisti poucos jogos do Atlético Nacional e alguns foi bem e em outros nem tanto, mas também não chamaria de novo Cirino pq para isso o Cirino teria que ter ganhado algo kkkk.
    Se fosse entre ele e o Marinho por esse valor, eu levava o Berrío, pq se não tenho certeza que o Berrío é um jogador de uma temporada, o Marinho eu tenho certeza que é o jogador de uma temporada.
    SRN

  • Acho o copet muito mais jogador que o berrio, pra mim a contratação certa seria o copet, mas o santos já levou :((

  • Srs o que eu tenho visto no coluna nos últimos dias é o seguinte:

    “Esse Berrio é o novo Cirino”

    “Vargas é muito melhor”

    Sabendo que futebol é momento, além de uma série de outros fatores, Berrio está com um hype melhor.
    Se ele é melhor ou não que Vargas eu não sei, particularmente eu gosto do futebol do Vargas, mas não sei nada sobre o Berrio, até porque video de highlights no youtube não quer dizer nada, se não 90% daqui trabalharia no centro de inteligência do mengão.

    Eu gosto de ser otimista, gosto de acreditar que tenham mapeado o jogador certo para a necessidade atual, espero que dê muito certo.

    SRN

  • Cirino em 2012 pelo Atlético PR, jogando a série B, teve números parecidos ao do Berrío em 2016 jogando competições mais importantes como a Libertadores. Acho que não é justa a comparação. Porém concordo que a próxima temporada do Berrío será de afirmação pois os adversários conhecem melhor seu estilo.

  • Nao acredito que esnobaram o Marinho e agora vão dar o mesmo valor em um jogador estrangeiro com as mesmas características do Cirino.

    • Marinho em quase 30 anos teve sua primeira temporada decente. E só jogou mesmo nas últimas 10 temporadas. 17 milhões e 600 mil por mês em um jogador cujo histórico diz que não vai mais repetir a performance do ano passado? Ainda bem que você não toma as decisões no clube.

      • Temos uma mãe diná

      • Não precisa ser mãe dinah, probabilidades são analisadas com números, e os números mostram que a probabilidade é de que ele não vá repetir mais essa performance. Quer arriscar 17 milhões nessa probabilidade?

    • Raphael,
      Sem entrar no mérito de quem é melhor, ambos estão sim super valorizados, no caso do Marinho o dinheiro era à vista. No caso do Berrio, acredito eu, a proposta é parcelada.
      SRN

  • Berrío tem perfil do Flamengo e pode dar certo.
    Vi notícias de que o Flamengo teria feito uma proposta pelo Romarinho ex Corinthians, trabalhou na surdina e agrada ao jogador, vamos ver se é mais um boato.
    Mas se viesse, seria muito boa contratação, Romarinho é bom jogador.

    • Bom jogador. Espero q seja verdade

      • Também espero que seja, é muito bom jogador, joga bem fora da área e sabe fazer gol.
        Mas Berrío e Vargas seria top.

  • Vcs estão exaltando muito o Vargas e na minha opinião ele não e isso tudo, e só vc ver as ultimas temporadas dele! apesar de ser europa ele vem tento oportunidades e não vem jogando nada! na minha opinião não seria tbm o jogador que vai elevar o patamar do Flamengo. Minha opinião!

  • nem Berrio nem Vargas eu teria ido de Bruno.H que foi pro santos, vejam os jogos dele no santos e vejam se estou certo!

  • Concordo em alguns aspectos, principalmente pelo valor que o Berrio se encontra hoje no mercado deveria ser um jogador de um outro quilate. Mas o mercado está inflacionado, pois os clubes desejam vender para o mercado chinês e sabem que lá se paga isso em um “Berrio”. Diante das poucas opções que se tem, não existe um leque para contratações, mas Berrio agregaria muito ao nosso elenco, já tem ido bem desde 2014 pra quem acompanha e de fato muito sucesso em 2016. Por isso o Flamengo espera e tenta diminuir valores ou parcelar chegando ao fim da janela, mas só discordo quando fala que Zé não gosta de estrangeiros, Cuellar de fato não se firmou e Mancuello poderia ter sim mais chances, mas esse ano já começando me parece que ele vai ter, assim como o Conca estrangeiro terá. SRN.

  • No mais, se Vargas for para o Galatasaray e o Atlético Nacional não aceitar a última oferta do Flamengo por Berrío, vou ficar bem preocupado. O jeito será mudar o esquema, pois duvido muito se Adryan, Éderson,Matheus Sávio ou Cafu terão sequência (Everton e Gabriel sabem recompor com fôlego pra marcar, mas não são tão eficientes atacando).

  • berrio é a solução.

  • Acho Berrío bastante inflacionado e superestimado. Entretanto, tento enxergá-lo não como o jogador que desejamos, mas no momento, precisamos.Ou seja, de um atacante de lado com qualidade seja pra atacar ou recompor na marcação.

    O clube fez incontáveis propostas por outros atletas e bobeou de não ter feito o mesmo por outros. A janela de transferências está caminhando para o fim nesse início de ano, e creio que a tentativa de contratar esses dois são as últimas cartadas.

    Sobre Vargas, é um atleta curioso: joga muito bem pela seleção de seu país e não repete o mesmo nos clubes que passa (com exceção de sua notável passagem pela LaU e outra razoável no Grêmio). Se destaca melhor de segundo atacante à testá-lo como ponta.

    Os dois seriam tentativas arriscadas. Berrío pelo fato de estar supervalorizado e surgiu como um raio.Já o Vargas por conta da incerteza se levarmos em conta seus rendimentos em clubes. Como os dois são estrangeiros, o que vier será o sétimo no elenco, gerando problemas em competições nacionais (mesmo com o limite de 5) e ainda pontas brasileiros são bem mais caros.

  • Vou ser sincero…e achar que nenhum dos dois vale o que está se pedindo. Mas não temos reservas nem garotos da base prontos pra serem reservas imediatos. Então, fica nessa.

  • Não gosto de reclamar da diretoria, mais existe tantos bons jogadores que podem fazer está função de ponta e com preço bom no mercado, um exemplo é o Ezequiel Cerutti do San Lorenzo, Diego Buonantte do universidad Católica ou Hernan Toledo do Fiorentina são boas opções e não são inflacionados mais a diretoria parece que não vê isso só vê os inflacionados e difíceis de negociar!

    • Buonanotte? Velho demais.

  • Pedro, texto muito bem escrito! E super concordo. Acho a contratação do Berrío arriscada. Se fosse para ele chegar, seguindo os padrões das contratações anteriores, nas quais o Flamengo trouxe jogadores interessantes, praticamente, sem custos, eu aprovaria. Mas, pelo valor que está sendo dito, realmente, é bem complicado. Eu acho que o Flamengo tem uma carência dessa posição sim, mas corre-se o risco do cara não render o esperado, porque as circunstâncias favoreceram o bom desempenho dele ano passado ou ainda chegar e esquentar banco. Na minha opinião, a contratação do Vargas é bem mais interessante. Mas, segue o jogo, vamos ver! SRN

  • Parece q nem convocado pra quarta ele foi, não dará pra vê-lo em campo, repetindo q o André eo Zé Love jogaram bem num Santos arrumado, nosso esquema é ficar chuveirando o Guerrero q nem é um ótimo cabeciador, o Zé deveria mesmo jogar com 2 atacantes, SRN

    • Foi sim. Teve até reportagem dele aqui no Rio

  • Foi o que disse em outra notícia.

    Uma aposta cara com o risco muito alto.

    Eu preferia apostar e investir na base a contratar um jogador, sim, desconhecido.

    Dizem que é um Cirino melhorado, mas usando como parâmetro o campeonato deles. Porém, quanto ao campeonato brasileiro, pode ser realmente um Cirino melhorado ou, quiçá, um piorado.

  • Parabéns pelo texto, muito bem escrito, e bastante coerente.
    Gostaria de acreditar na contratação dos dois jogadores citados, mas acho bastante difícil. Se tivesse de escolher um, meu voto também seria para o chileno, porém, a essa altura, o que vier já é lucro.
    SRN!

  • Vargas joga mal na ponta. Poderia jogar de segundo atacante com o Guerrero fazendo pivô. Aliás, o maior problema do Flamengo não são os jogadores, mas o fato de que se insiste em jogar com um atacante que tem o estilo nato de jogar de costas para o gol com dois pontas abertos, ao invés de se jogar com um outro atacante que joga de frente ou com esse atacante pivô com um segundo atacante.
    Em outras palavras: Guerrero só funciona bem com segundo atacante e não com dois pontas abertos. Para jogar com dois pontas abertos deveria-se escalar Damião ou Vizeu, que jogam de frente para o gol.

    • Ele n funciona com pontas? kkkk deve ser por isso que ele perde muitos gols né?

  • Eu conheci o futebol do Berrio ano passado vendo ele integrado no bom time campeão merecidamente da libertadores. Parecia um Cirino mais bem disposto, tinha contra si o fato dos outros atacantes (Copete, Guerra e etc…) serem melhores do que ele, mas tinha a seu favor ser maior e mais rápido. Se for um Cirino mais bem disposto e mais decisivo, pode dar certo. Apostar no Vargas, parece muito mais sensato. 16 milhões é muita grana para um Cirino melhorado.

    • Na verdade o Guerra é meia.Não seria o Borja?

      Concordo que Berrío tá inflacionado e superestimado.Só que Vargas custa 10 mi de dólares.

      • até onde eu vi são 10 mi de euros e não dólares

    • Apostar no Vargas parece mais sensato? qual foi a última temporada boa dele ?

      • Estaticamente a passagem do Eduardo Vargas no Grêmio foi semelhante a melhor temporada do Orlando Berrío no excelente time do Atlético Nacional do ano passado. Individualmente não houve diferenças, porém coletivamente Berrío levou a melhor. Na minha humilde opinião, Orlando Berrío não vale o investimento porque o seu valor tem estado inflacionado. Enfim, caso ele seja contratado espero de coração que demonstre que estou errado e seja prestativo ao nosso time.

      • Lucas, já vi o Vargas fazendo vários bons jogos pela seleção chilena durante uns bons três anos. O Berrio, só conheci na última Libertadores.

        • Isso mesmo, pela seleção… e em clubes ? última q eu lembro foi na La U… além disso, ainda tem os 14 mi a mais no vargas.

  • Seria mais um pra ser preterido por Gabriel

Comentários não são permitidos.