Coletiva completa! Após derrota, Zé Ricardo admite: “Precisamos evoluir”

Compartilhe com os amigos

O trabalho está apenas começando. É assim que Zé Ricardo analisa a derrota por 2 a 1 no amistoso diante do Vila Nova. Durante o duelo do Serra Dourada, o técnico do Flamengo testou dois times titulares. Com mais tempo de pré-temporada em andamento do que o Flamengo, a equipe da casa mostrou bem mais ritmo, algo que fez a diferença na opinião do treinador. No entanto, ele admite que é preciso ajustes até a próxima semana, quando o Rubro-Negro fará sua estreia no Campeonato Carioca.

– Realmente a gente percebeu que tem uma diferença de alguns dias pro adversário, que tem característica de velocidade, trabalha muito em transição. Nos esperou em momentos do jogo e conseguiu êxito em momentos de contra-ataque. Podemos tirar lições, mas com certeza temos de fazer ajustes, porque na semana que vem temos a estreia do carioca e precisamos evoluir – disse Zé Ricardo.

Confira outros tópicos da entrevista:

Substituição de todos os titulares no intervalo

Na verdade, o planejamento previa isso, a gente não queria correr risco para que algum atleta sofresse uma sobrecarga maior. Viemos de 10 dias com alguns treinos em carga integral, então não era bom expor o time a mais de 45 minutos e também para observar o elenco. Temos ajustes a fazer, mas há coisas positivas para se tirar desse confronto em Goiânia

Utilização de Conca e Rômulo

São dois importantes reforços, assim como o Trauco. São reforços que colocamos como prioridades e conseguimos a contratação deles. Sem dúvida alguma contamos muito com eles na sequência dessa temporada toda. Tanto Romulo quanto Trauco estão em condições melhores. Conca tem que cumprir etapas, e a gente só pode pensar nele para o meio do ano ou antes quem sabe.

Teste de Romulo em jogo-treino

Sobre o Romulo, temos um jogo-treino na quarta-feira. Se cumprir todas etapas, devemos aproveitá-lo na estreia do Carioca. Se tiver bem, deve participar do jogo com o Boavista.

Trauco

O Trauco veio muito bem recomendado, fizemos um trabalho de análise e observação muito grande em cima desse jogador. Depois da troca de informações com alguns profissionais do Peru, chegamos à conclusão de que era o atleta ideal para trazermos. Foi muito bem no tempo de preparação que fez conosco nesses primeiros dias. Hoje foi bem, mostrou personalidade.

Adryan útil

Adryan é atleta do Flamengo, e como atleta do Flamengo, vou dar oportunidades a eles na medida do possível e vai ser bastante útil pra gente.

Mancuello aberto pelo lado direito

Foi uma primeira experiência, conversamos bastante, há período de adaptação na posição dele. Extremamente inteligente, participativo, e cooperativo. Vão ser dadas oportunidades. Pelo tempo de adaptação e inteligência, acho que consegue fazer a função. Com ele mais próximo do Diego, com certeza tem coisa boa pra sair, mas não vou abrir mão de trabalhar com jogadores de outras características por ali, criando versatilidade com outra maneira de jogar.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O Mancuello não é ponta esquerda e nem armador central, no Independiente ele jogava como meia esquerda,pra jogarmos com ele temos que mudar o esquema tático para o 4-3-1-2,mantendo o Diego como armador central,o Rômulo de primeiro volante protegendo a zaga,o Mancuello pela esquerda e o Arão pela direita,dessa forma, é possível jogarmos com 2 centroavantes Guerrero e Damião ou Damião e Vizeu ou Guerrero e Vizeu,jogamos dessa forma cerca de 30 minutos contra a Chapecoense no ano passado e o comportamento do time nesse esquema tático foi muito bom.

  • Versatilidade com Gabriel e Cirino? HAHAHAHAHAHAA. só pode ser piada.

  • Será que o Zé não consegue enxergar o óbvio?! Tantos jogadores bons e você batendo cabeça com certos jogadores, VSQ! Flamenguista de verdade não gosta nem de perder em pá ou ímpar ! Esperamos não passar por isso de novo pelo Boa Vista! Papai Joel tá aí, e com esse time previsizio do Flamengo tem muito a que melhorar Boa Vista vem com surpresas ! Vamos melhorar Zé!.

    • Mas tem uns torcedores que adoraram esse jogo, desce lá embaixo que vc vai ver quanto torcedor animado.

  • Resultado indiferente… o q preocupa é ver de novo os problemas do passado… No jogo de ontem era para mesclar e tentar fazer dois times fortes “fisicamente”… Eu não acredito q todos os “titulares” estavam fisicamente melhores q os outros… Pois vi o Adryan melhor fisicamente e com mais ritmo q o Everton, Damião com mais ritmo q o Guerreiro, Rodinei com mais ritmo q o Pará… Nesse início de temporada joga qm está com o físico em dia… e muita coincidência o primeiro time ser todos do ano passado, exceto Mancu… Bom essa minha opinião… Zé ta muito vidrado em determunados jogadores!!
    Gabriel, meu Deus… Muito difícil!!

  • Lembrando a todos,quem foi que o Flamengo contratou?CONCA ( só vai jogar em maio), TRAUCO ( reserva ), RÔMULO ( ninguém sabe se esse treinador vai colocar ele como titular ). Resumindo, Vai ser o mesmo time do ano passado , o Flamengo demora muito pra contratar, e só quer jogadores que venham no 0800 ai é complicado…

    • 0800, REFUGO e, ou BICHADO!!!!!!!

    • Só o Vizeu no lugar do Seu Peru!

      E Mancu no lugar do Arão.

      SRn

    • Donatti no lugar de Rafael Vaz.

    • Sem o Vargas eu centralizaria o Diego e colocaria o Adryan na esquerda.

  • Acho que mesmo entre os simpáticos ao Zé Ricardo (no qual me incluo) não acreditam que essa diretoria é lá muito paciente com técnicos. Existem outros fatores, claro, mas isso e o fato deles gostarem de “pesos pesados” comandando o mais querido não me fazem acreditar na permanência do Zé até a metade do ano (se muito!).

    • Torço muito pelo sucesso do Zé, pois consequentemente será o sucesso do Flamengo, mas, sendo racional, não consigo vê-lo como alguém que vai levar nosso time ao topo. Suas escolhas táticas e suas opções no elenco, dentre outros motivos, me fazem concordar contigo.
      O mais temerario disso tudo, para mim, é que estamos com um elenco fortíssimo, como há tempos não víamos, e realmente me incomoda assistir ao time tomando os mesmos caminhos de 2016.

  • Zé,

    Não é só a respeito do placar de ontem, mas é sobre tudo que essa derrota
    representa.

    Me parece que 2016 ainda se debruça sobre nossas esperanças. Nós
    tivemos muita paciência nos últimos 4 anos. Esperamos com o
    caração quase que de mãe. Continuamos a acreditar, claro. Mas
    será que o Flamengo não está dobrando as orelhas a sua parte
    que tem corpo e alma, os Flamenguistas?

    O Zé atolou-se em sua falta de consideração pelo o que eu, você
    e todos os Bem-vestidos temos para falar.

    Para mim, dar largada à jornada com aparições mofadas do ano
    passado é sim uma presepada federal conosco, torcedores de
    distinto apuro do Maior de Todos os clubes.

    O primeiro treino de todos ainda remanescia a essência de perfume
    vencido do Hepta. O primeiro jogo nem teve nada de semelhante com o
    nosso começo de temporada do ano passado. Chance pra base? Que isso,
    rapaziada! Vamô de titúlas para o importantíssimo CC 2017, o mesmo
    campeonato que o Flamengo se esforçou para manter, junto a FERJ, sua
    notabilíssima parceira de todas as horas, ao longo do ano de 2016. A
    escalação, a atitude do Zé, entre outras, tá ligado?

    O primeiro dia do ano ainda não estreiou na Gávea. E, ainda
    pior, as lutas do ano passado não se traduzem na postura da
    diretoria e comissão.

    Vai ver que suas vaidades ainda se deslumbram na realização do
    CT. Mergulhados em suas satisfações pessoais, assinaram o
    Carioca com a porra da grobo. E se assinaram, o agora produto demanda
    os titúlas em campo. Certo que sim!

    Nos fizeram de trouxas. Usaram de nossa boa-fé para pressionar as
    fia do capiroto, grobo e ferjinha.

    Eu sou otimista. O Zé vai acabar tomando um xeque-mate. Um
    shoryuken na lata. O Mantro ainda há de jogar sozinho, queira
    ele ou não.

    SRn

  • Zé, VC é um covarde isso que VC é.
    Ontem foi uma verdadeira pelada, time sem entrosamento, claro que foi o 1° jogo do ano. Porém tem que acertar o mais rápido possível para não fzr merda que nem muita das vezes anda fzd. VC ganha muita das vezes por sorte, pelo flamengo ser um time bom, com atletas bons, pq o time que VC coloca em campo é uma piada, as armações ( escalada ) do time. Gosto do seu jeito de escalar, porém VC é teimoso e inexperiente não tem muito o que esperar de VC. Teima com alguns atletas ruins de mais que não deveriam mais jogar no Flamengo. Quer o time entrosado? Põe os caras certos, o seus melhores e faz a adaptação porra, agr quer botar caras fracos e quer que o time se entrose ? Ridículo isso porra.

  • Digo mais, mesmo quê entre o Rômulo não fará grande diferença com este ataque de bosta, podem discordar mas pra mim o Diego é sò um bom jogador, longe disso tudo quê falam dele, não é decisivo com uma jogada diferenciada, é só lampejos!!!

    • o cara não pode fazer muita coisa se está praticamente sozinho no meio de campo do Flamengo sendo marcado por tres ou quatro jogadores… o treinador prefere jogar o time quase todo pelos lados do campo… aí pode botar o Messi que ele não vai jogar nada…

      • Ele não estava sozinho…. Ele tinha o Mancuello ao seu lado, e o Arao atrás pra dividir as armações.
        Tudo tem que ter tempo, de adaptação.
        Outra coisa, o Arao foi o pior em campo.

        Todos nós pedíamos a saída do Gabriel e colocar o Mancuello. Agora não damos tempo pra encaixar…

        Quem vc escalaria diferente da na frente???

        • Concordo em parte… Só teve ajuda do mancuello porque não tem cacoete de ponta… ele é meio de campo nato! É que o tecnico não conseguiu achar o posicionamento correto do mancuello até hj… Mancuello joga num posicionamento parecido com o do Cicero ou do Renato Augusto na seleção… È que o nosso técnico não tem outro esquema na cabeça…Quando eu falei do Diego sozinho, não quero dizer que esteve completamente isolado no meio; teve “flashes” de apoio de mancuello, arão, everton, guerrero e muito pouco dos laterais… mas sempre que ele pegava na bola, não tinha ninguem pra tocar aí, tocava na lateral, pra mais um “cruzamento na área”… sem sucesso… o meio não criou pq o Diego é o único “fixo” no meio de campo… Claro leva-se em conta o retorno das férias, mas no pior de tudo, o Flamengo ganha do Vila Nova de olho fechado, sem menosprezar o adversário… O time recuava porque a marcação não subia (Marcio Araujo não consegue fazer isso), Arão jogou parte do primeiro tempo marcando na linha defensiva, quando não estava de zagueiro… Quem eu escalaria na frente… não escalaria ninguem, só entraria com outro volante no lugar do mAraujo, pq esse não dá mais… tomamos o primeiro gol porque o atacante chutou livre sem marcação do primeiro volante… Outra coisa que eu mudava era entrar com 442, 4231, 4141, 4321 pra rechear esse meio do Flamengo; esse monte de “chuveirinhos” na área, já está irritando… 433 não dá mais, meu amigo!!!

  • Eu estava aqui pensando, Quem cairá melhor nesse posição do Mancuello de meio campo jogando mais pelo lado seria o Matheus Sávio

    O Mlk sabe arma as jogadas e também tem velocidade

    Paquetá e mais armado tradicional acho que renderia mais jogando centralizado

    mais enfim é só um pensamento meu, Prefiro Mancuello se adaptando a função do que Gabriel e Cirino titulares

  • Sócio Proprietário em Micro empresario
    Gente será que funcionaria pra acabar com a “ALTA PREVISIBILIDADE” desse esquema????? 3 zagueiros Donati e Rever com Vaz ou Denner na sobra. 2 Volantes versáteis Rómulo e Arão um mais fixo e outro apoiando sempre se revezando entre si. 2 alas Rodinei/Para e Clebinho disputando posição na direita e Jorge pela esquerda com Trauco correndo por fora. 2 meias ofensivos Diego e Mancu flutuando em todo o ataque sem posição fixa com um mínimo de obrigações defensivas. É finalmente o glorioso Guerrero também solto ora fazendo o pivô ora infiltrado na grande área. Vantagens desse esquema: Time mais compactado com pouco espaço entre as linhas facilitando a marcação e a retomada da bola “espremendo” o adversário em seu campo Rápida mudança desse esquema 1441 para 2442 com a retirada do Zagueiro da sobra para a entrada do Éverton ou de um atacante de beiradas se vier pra aprofundar mais as jogadas ou tirar um dos volantes e colocar Éverton ou esse jogador de beiradas mudando assim para 3322 Conseguiríamos assim penso eu acabar com a previsibilidade de nosso time e aos poucos por pelo menos uns 15 a 20 min finais de todo o jogo SEMPRE(fazer dessa prática um mantra) em um dos setores pôr um molekão da base principalmente VIZEU, RONALDO, PAQUETA, CLEBINHO, CAFU, DENNER, ADRIAN, M.SÁVIO, um pouco o VINÍCIUS Jr. e outros tb pra dando rodagem pra SE ACOSTUMAREM ao tranco das várias competições que jogaremos esse ano……..SERÁ que seria tão difícil fazer isso ???? Acho que treinando direitinho e dando moral aos jogadores pela MERITOCRACIA dava caldo !!!!! Opinem galera !!!!!! OBS. IMPORTANTE!!!!! CIriLIXO, GabrielJamal, DamiQUASIGOL e MessiAraújo o mais longe possível desse time !!!!!!! SRN

  • Ainda bem que não vi esse jogo… me poupou de ficar puto e ainda estragar minha noite de sábado. Mas de acordo com o mestre Zé Ricardo o time ainda vai evoluir, tipo pokemon.

    Só tem que ter cuidado pra não evoluir demais e virar mutante…

    • Tipo pokemon foi demais!

      SRn

  • É o popoca na base e o “pipoca” no profissional! Se continuar perdendo vai voar! Torço pra acertar o time, e que o Rômulo tire a vaga do Caramujo, logo!

    • Se continuar assim, a torcida largando a porrada. O Mancuello voltará para o banco, e se na quarta o Romulo jogar, e intime não for bem, o Marcio Araújo volta de novo.

    • Engraçado que o popoca não ganhou porra nenhuma na base ja esse pipoca ai ganhou tudo la, e em um ano de Flamengo ja deu padrão de jogo, foi elogiado por todos os comentaristas, Flamengo fez a melhor campanha dos pontos corridos, mas so aparece críticos expert em futebol aqui. Pra mim a piada aqui são outros. So lamento.

      • Tu vai ficar nessa… Muricy ganhou 3 bras seguido, libertadores… e hj não serve… agora tu vai ficar amarrado nessas histórinhas… se for assim o Andrade era para está aonde??
        Não acho o Zé ruim…mas vamos parar com essas historinhas… q ele deu padrão… flamengo ficou em 3°…. qro é título porra!!!

      • Padrão de jogo? Sério?

  • É o popoca na base e o “pipoca” no profissional! Se continuar perdendo, localizada

    • RSRSRS. gostei. A lingua do “P”.

  • “Vão ser dadas oportunidades. Pelo tempo de adaptação e inteligência, acho que consegue fazer a função”. Poderia então já ter deixado ele no jogo para já ir se adaptando, e ele vinha bem, mas…eu quero ver algo novo e ideias novas. Agora Zé , você já tem condições para isso, já pode arriscar mais…sai dessa de Gabriel, Cirino, que não dá mais. No geral o jogo no coletivo foi ruim, mas dou um desconto por ser o primeiro. Continuo confiando no trabalho.

  • A mesma merda do ano passado, lado esquerdo morto, Guerrero trombador perde pra qualquer zagueiro seja da série A, B ou C e ganhando 600 pau por mês, até Lendro Daminhão jogou mais que ele,sem contar aínda do craque M.A, time previsível toma contrataque de qualquer timeco. Ainda porque estamos com uma base formada do ano passado,kkkkkkk, rir pra não chorar!!!

  • O resultado pouco importa. O que de fato preocupa é a maneira como o time joga, na base do chuveirinho pra área. Time lento na saída de bola, previsível, com imensa dificuldade em propor o jogo, apenas com jogadas na linha de fundo. Preocupante DEMAIS!

  • Adryan foi o melhor jogador do Flamengo no jogo de ontem, Trauco foi bem também, apesar de ter tomado um drible juvenil no segundo gol, deu um passe ótimo para o Damião virar o jogo mas ele furou, Vaz foi bem também, o resto parecia totalmente sem ritmo, apesar do esforço que apresentaram. Thiago e Muralha, sem culpa nos gols.

  • Pra mim quem realmente me animou nesse jogo foi o Adryan que estava dando arrancadas, partindo pra cima e dando passes, errou muita coisa mas o garoto tem qualidade e com confiança pode melhorar e muito. Pra mim no Carioca eu iria com o time reserva acrescentado os garotos da base, os que estão no sub 20 e o Donatti.

    • Isso iria fortalecer bastante o elenco: Thiago(sai muito bem com os pés e gostei também nas bolas aéreas), Rodinei, Donatti, Juan, Trauco, Ronaldo, Cuellar, L. Paquetá, Gabriel(M. Sávio), Adryan(M. Cirino), F. Vizeu

    • Não veremos o time reserva no Ferjão 2017, bro. Infelizmente, assinou com a porra da grobo, virou produto. Sendo assim, a rede podre, pagante dos direitos de uso e exploração de nossa imagem, vai exigir as melhores maçãs dessa árvore.

  • Sem Chororô e Mimimi.

    O bacalhau do Cerrado
    Entramos e cumprimos rigorosamente mais uma etapa do apronto para nosso inter-regional carioca, em nosso 11º dia de treinamento na temporada 2017.
    Enquanto o Vila Nova, uma espécie de Vasco do Cerrado, jogava a vida e todo o prestígio de seu ano esportivo em cima de uma vitória por qualquer placar, como se isso fosse um campeonato à parte.

    O retrato do jogo
    Com apenas 11 dias de preparação e 9 dias a MENOS que o Vila Nova e no intervalo Diego já com gelo na coxa (se ele é nossa referência de comprometimento e profissionalismo também na parte física), imagino as condições do resto de nossos mulambos ao final dos longos, penosos, arrastados e desinteressados 45 da primeira etapa…

    A importância investida por nossos mulambos nesse jogo-treino
    O Vila Nova jogou esse amistoso que ao Flamengo NADA valia, todo o tempo para “ganhar os 3 pontos” enquanto nosso ainda devagar e sonolento Time Principal parecia fazer mais uma peladinha de início de trabalho, algo como uma espécie de “rachão”, diferenciado apenas, pela presença da Magnética em uma viagem a outro estado, onde parte da Nação do Centro-Oeste do país compareceu em bom número ao local do jogo treino.
    Todos se poupando, uns para não correr risco de uma lesão precoce em início de trabalho e outros para a mais recente convocação de Tite.

    O que concluir com o que vi hoje na telinha
    Enfim… tão desfigurada condição me leva a concluir em nossa primeira aparição na telinha dentro das quatro linhas em 2017 que…

    Não há nada que se possa concluir ou que possa motivar-me a apostar minhas fichas tanto em um sucesso retumbante ou fracasso acachapante para a temporada de nosso valoroso elenco Rubro Negro.
    Qualquer coisa que disser agora poderá ser puro exercício de fantasia tanto para o trágico como para a fanfarronice desmedida e desenfreada que de nada contribui para a política do correto e dos bons costumes Flamengos.

    A realidade é que ontem “a sério” apenas no segundo tempo alguns jogadores da reserva quiseram mostrar serviço, TODOS os outro do primeiro tempo, começaram o treino já esperando ansiosamente o apito final, vontade de disputar e ganhar igual a ZERO.

    Mas pude observar algumas coisas…
    – Os pretensos titulares que iniciaram o jogo, protocolar e burocraticamente assim se comportaram ao longo dos penosos e entediantes 45 da primeira etapa.
    – Apenas Jorge e Mancuello quiseram jogo no primeiro tempo e Adryan, Jamal e Damião destaque no segundo, além do promissor goleiro Thiago.
    – Massa “o” Araújo, parece ter tomado vergonha e parou de balangar os braços como se estagiário fosse para “Boneco Inflável de posto de combustível”
    – Zé Ricardo testando coisas novas, tentando achar uma posição e aproveitar mais o Mancuello, o que achei HOJE que ainda não se encaixou nessa função/posição e que será necessário mais treinos de posicionamento e deslocamento sem a bola para poder ter chance disso dar certo e inclusive TODO o resto do time também !!!
    – Muralha naquele pombo sem asas nada poderia fazer, 1 a 0 para o Vila.
    – Réver e Vaz na média de suas participações (levando em consideração ainda restar uma semana para estreia do Carioquinha).
    – Arão, Diego, Pará, Everton e Guerrero, apenas mais do mesmo acima.
    – Jamal pelo meio (posição onde se destacou no Baêa) jogou mais à vontade do que nas pontas, parece a ele ser mais fácil um passe em projeção do que um arremate potente ao gol.
    – Juan, coitado, muito lento se dosando ao máximo e jogando só na base da experiência, não comprometeu mas pode melhorar com o aprimoramento físico.
    – Trauco, na frente tem um lançamento de boa qualidade e na defesa tomou um drible humilhante de um sei lá quem do Vila. O que bem retrata e descreve sua fama com os periodistas peruanos.
    – Damião… uma bela arrancada com uma excelente finalização 1 a 1, logo a seguir “furou” clamorosamente em excelente cruzamento do Trauco, falha essa que não cometeu o rapaz do Vila que acertou um belo voleio e fechou o placar com: Flamengo 1 X 2 Vila Nova.
    Tranquilo…
    Jogo treino, rachão de luxo em preparo no meio da pré-temporada.
    Enfim, vida que segue, com uns caraminguás a mais no bolso por esse treino de luxo.

    Bola pra frente Flamengo !!!

    Mengão sempre !!!

    • Acredita que estão querendo derrubar o Zé Ricardo por causa desse amistoso? Brincadeira viu… eu acho que merecíamos um treinador mais qualificado, porém criticar uma pessoa que conseguiu levantar o Flamengo no Campeonato Brasileiro e que recém começou um trabalho de temporada é lastimável. Digno de Patrícia Amorim, na verdade isso que esses torcedores merecem. Um time que muda de treinador umas 5 vezes por ano e que endivida o clube o quanto puder para satisfazer os egos da massa modinha.

      • Flamengo não deveria ter técnicos novos que estivessem começando a carreira. A torcida é muito pavio curto. Tem que ser um técnico de NOME (não que eu não goste dele).

    • Amigo, eu também vou no mesmo caminho…pô ego já quer um time voando? Vamos esperar um pouco. Essa impaciência é que me preocupa…só para ilustrar, querem o Vinicius no time principal, e ai não vai bem vão criticar o Moleque, Zé, BM…já vimos esse filme antes, como postei é só para ilustrar. Vou dar meu voto de confiança. Acho que é muito cedo para tanta cobrança que já vejo. SRN.

  • onde eu tava bebendo tava passando o jogo, mas resolvi nem prestar muita atenção justamente pelo fato de “não valer nada”. vi alguns lances e os gols.

    foi ruim assim?

    • Não, o Vila foi bastante oportunista e o atacante deles em 4 chutes fez 2 gols. O Zé Ricardo queria testar o time e fez isso mesmo, colocou o Mancuello de meia avançado na ponta direita, trocou o time todo no intervalo e colocou meio time da base. Enfim, não ganhamos mas fiquei feliz porque esse ano vai ser diferente, o time vai rodar, os estrangeiros e os meninos da base vão ter chance e o posicionamento e movimentação do time vai ser envolvente e dar uma aula de tática! O que deu errado então? Por que o time perdeu? Acontece que o Zé começou a trabalhar com um esquema menos engessado, todo mundo circulando dentro do campo, especialmente o meio onde eles trocam de posição muitas vezes. Pra isso tem que ter fôlego e estar bem fisicamente, o que o time obviamente ainda não tem. Questão de tempo até termos o melhor futebol do país novamente.

      • boa, saquei. tomara que ele insista com as inovações pelo menos esse início de ano, então.

  • Uma coisa é o técnico cair pelas próprias convicções e por ter se aaiscado com ousadia, pensando grande.

    Outra coisa é morrer abraçado a caramujo, Gabriel e cirino, pecando pela covardia, pela teimosia e por jamais perceber que o Flamengo não pode jamais jogar como time pequeno.

    • ??????

    • É só assinar e mandar pra esses que defendem esse aprendiz !

    • Rei do Rock, mais uma vez seu comentário resumiu tudo aquilo que eu penso da situação do Zé Ricardo. Tem uma outra coisa que me irrita profundamente, é a diretoria de futebol não chamar o Zé as falas com relação a questão do esquema tático. Jogar sempre no mesmo esquema, privilegiando jogadores menos qualificados e escalando jogadores fora de suas caracteristicas me passa uma sensação de que o tecnico não chega a Abril.

      • Concordo contigo sobre o esquema tático. Pela fala dele, continuaremos com esse 4 3 3 com 2 laterais de cada lado, sem criatividade no meio e sem ofensividade nas pontas. E o problema é a teimosia. O cara não se liga que o certo é montar um esquema que aproveite o melhor do elenco, em vez de forçar o elenco a ‘se encaixar’ no esquema. Ou seja, deveria ser a forma a serviço do homem, e não o homem a serviço da forma. Abs

  • Embora seja apenas a primeira partida, não podemos perder da maneira que perdemos. Não houve criatividade na criação e teve muita desatenção na marcação. Atuando assim contra times fortes sofreríamos uma imensa derrota. Em relação ao Mancuello, não tente inventar senhor treinador. O treinador que melhor extraiu do atleta disse uma vez que a melhor posição para elevar o desempenho do Mancuello seria atuando como uma espécie de segundo volante, regista ou meia recuado. Não tente explorar velocidade de um jogador que não possui tal característica e aprenda a enaltecer as qualidades vigentes. Por favor né…

    • Seria mais justo com o próprio jogador começar com Cirino ou Gabriel do que queima-lo.. se é p queimar coloque ele no lugar do muralha logo… Já q n contratou e n tem capacidade de montar outra formação joga c o jogador da própria posição

      • Concordo plenamente amigo. E olha que o Mancuello foi razoavelmente bem e esteve saindo-se até melhor que o Diego nesta partida. O Zé Ricardo podia implantar um 4-3-2-1 jogando assim com volantes, sendo o primeiro volante centralizado e os meias recuados atuando como segundo volante. O time ficaria com Alex Muralha, Jorge, Réver, Donatti (Rafael Vaz), Pará (Rodinei), Rômulo (Volante Central, possui uma excelente estatura e bom cabeceio), Mancuello (2° Volante/Esquerda), Willian Arão ou Cuéllar (2° Volante/Direita), Diego, Conca e Guerrero. No banco ainda teríamos Léo Duarte, Rafael Vaz, Trauco, Rodinei, Ronaldo, Márcio Araújo, Cuéllar, Éderson, Adryan, Matheus Sávio, Lucas Paquetá, Éverton, Thiago Santos, Vinicius Júnior e Vizeu. Usando o esquema tático que utiliza o que existe de melhor em nosso elenco, acredito que mesmo sem nenhuma contratação poderemos lutar por títulos.

        • Perfeito penso assim tb. Mas seria um 41221. Rômulo um pouco mais fixo centralizado, Mancu e arão cada um por um lado. Diego Conca atrás do Guerrero. Como o Guerrero sai da área facilitaria muito a movimentação desse trio. Enquanto Conca n joga Macuello faria a meia c Diego e Cuellar jogaria de 2º volante

          • Exato amigo e penso da mesma maneira em tudo. Inclusive estive comentando sobre a formação 4-3-2-1 no sentido mesmo de deixar o volante central mais recuado. Você expressou melhor a formação tática, seria um 4-1-2-2-1 mesmo.

            • Nesse esquema o adversario ataca bastante o mencionado volante central. O Mancuello é reconhecidamente fraco em recomposição. O lado esquerdo do Fla estaria bastante vulnerável a meu ver.
              Entretanto, concordo com vc quanto a ser o melhor esquema pra gente. E por isso acredito que o Elias seria a única contratação necessária, pra jogar onde vc colocou o Mancuello. Eu não acho necessários os jogadores de extremidades procurados. Aproveitaria Everton, Adrian, Matheus Savio nas extremidades em situações de mudança de esquema.
              Não gosto do Mancuello. Se destacou no Independiente principalmente jogando segunda divisão.

        • ???????

  • Dorival Junior nunca deveria ter saido do Flamengo.

    • Agora imagina ele tendo acesso a nossa base e todas as promessas do time que ganhou a Copa São Paulo do ano passado.

      • Ganhar a copa SP não diz muita coisa, dessa leva Jorge é realidade vai jogar em um gigante da Europa, Thiago Santos vai ser um grande jogador, o restante tenho minhas dúvidas acho que serão jogadores de compor elenco, acho o Vizeu fraco nível Damião, Ronaldo não deu pra avaliar e o Paquetá no mundial sub 20 não vi nada de mais.

        • Mundial sub 20 = sulamericano sub 20

        • Eu concordo em partes, mas discordo bastante de outros argumentos seus. Como vamos desenvolver jovens jogadores se eles nem ao menos recebem oportunidades para atuar no time principal? Para você evoluir em qualquer coisa na vida você precisa de experiência naquilo que você propõe. Neymar, Diego e Robinho também não eram como um Pelé que ganhava uma Copa do Mundo com apenas 16 anos… muito pelo contrário, o futebol deles progrediram conforme jogavam no time principal do Santos. E outra coisa, antes apostar em elementos com potencial do que persistir em jogadores ultrapassados e fracassados como Gabriel, Marcelo Cirino, Éverton e Márcio Araújo. Todos os citados com mais de 25 anos. Mas no Flamengo tudo é o contrário… os jovens nunca estão preparados ou serão queimados pela torcida. Por isso não revelamos um jogador de expressão há anos e mais anos… e mantendo a nossa política atual vamos atravessar décadas.

          • Sim isso que vc disse é verdade por exemplo, se o Vizeu esta no nível do Damião pra quê contratar o Damião, Ronaldo não deve ser puor que o MA pra quê renovar com MA? Agora muita gente acha que nossos jogadores de base são fora de série e que montamos um time pra ganhar tudo com eles, isso é ilusão.

            • Neste aspecto concordo plenamente contigo. E tenho absoluta certeza que superestimar jogadores que ainda não têm potencial elevado confirmado na prática, acarreta problema para eles porque houve a errônea criação de falsas expectativas e também gera a frustração dos torcedores. Eu por exemplo, acho que o Lucas Paquetá possui um grande potencial. Tanto que o mesmo é titular da seleção sub-20 e somente isso significa que ele é muito bom. No entanto, não se trata de um fora de série. Outra grande promessa que temos é o Vinícius Júnior, porém também não creio que seja um novo Neymar.

          • Meio time de juniores jogou ontem, mas cadê a paciência da torcida?

            • Eu desisto de defender os jovens do Flamengo aqui, nem me detalhei e apareceu alguns pessimistas. Deus me livre… que torcida mais chata e cheio de pecuinha. Nada nunca tá bom e ficam jogando contra o time.

        • Tomara que você esteja certo sobre o Thiago Santos, eu acho que o Adryan ainda pode dar certo, o Vizeu melhor que o Damião e se a gente vender o Vizeu pelo preço que o Inter vendeu ao Santos, estamos bem, o Ronaldo ainda parecia voltando de férias e o Paquetá, coitado, o time do Brasil é horrível, só se salva ele, o Vizeu e o Richarlison. Os zagueiros são razoáveis e os laterais e volantes, que deveriam jogar mais com ele não conseguem fazer uma tabela e o menino do SP que joga na direita vive escondido e quando pega na bola dribla até perder.O time da Copinha que jogou com ele era muito melhor.

          • Também não boto fé no Adryan, é inegável que sabe jogar mas não tem intensidade, disperso, preguiçoso igual ao Ganso, Sampaolli já quer se livrar do Ganso que não está sendo nem relacionado para o banco.

        • Concordo quando fala da copa são Paulo. .do Jorge. .thiago santos. ..discordo do vizeu o garoto tem faro de gol…Ronaldo tem futuro. .Já paqueta tô com você no mudial não tô vendo nada de mais .vai ser só mais um..

          • Mas so Vizeu sim concordo com você que tem boa finalização mas tem pouco recurso, não sabe fazer pivô, não consegue buscar jogada fora da área, não tem técnica no 1 a 1. É o centro avante paradão dentro da área que se sobrar vai guardar, mas hoje esse perfil de jigador não tem mais valor.

            • Resumindo acho que será jogador de compor elenco, tipo quando precisar da vitoria coloca pra arrumar alguma coisa dentro da área. Diferente do Vinícius Jr., esse tem o perfil que o futebol moderno quer, tanto é que já é cobiçado na europa, diferente do Vizeu que a meu ver nem sequer despertará interesse dos clubes mais ricos do mundo pelas suas características.

            • Pois é. …Já o guerreiro sabe fazer pivô, sabe sair da área. ..mais não tem faro de gol..

      • Mesmo…. Vamos lembrar….

        Ou como todos os outros campeões de 2011….

        Cesar joga na Ferroviária
        Alex joga na Tombense
        Marllon joga na Ponte Preta
        Frauches joga no Army United
        Anderson joga na Tombense
        Muralha joga no Pohang Steelers
        Rafinha emprestado para o Metropolitano
        Lorran estava no Bangu
        Adryan ainda é promessa no Flamengo.
        Negueba dispensado do clube gremista no dia 26/12/2016, dado a sua baixa produtividade.
        Lucas estava jogando no Bangu

        • Não seja tão pessimista amigo, assim não chegaremos a lugar algum na vida.

          • Não é ser pessimista, mas é ser 100% realista. Isso são fatos e não suposições; Queria pensar diferente, mas a realidade não permite.

    • PEDIU UMA FORTUNA DE SALARIO E AINDA TA PROCESSANDO O FLA

  • Claro que com 10 dias de treino o time estava abaixo ainda, cometeu alguns erros, mas primeiro amistoso é pra se fazer análises, tirando gols que o cara custará fazer novamente. Sabemos que Rômulo tem que entrar ali de primeiro volante, falta claro um ponta que saiba fazer gol, Everton não é esse estilo, e que adryan deve ter mais oportunidades como titular ou o Paquetá quando voltar dá sub 20. SRN.

  • Nitidamente estamos fudidos.

  • Falar do pênalti no Damião ninguém fala….

  • Vamos aguardar a próxima partida do Flamengo no comando do Zezinho.

  • Zé Merda ataca de novo! Mesmas desculpas esfarrapadas, mesma impáfia, muita asneira e incompetdeal para o Caetano e o EBM que estão enriquecendo às custas do Mengão! Mas tem torcedor que gosta, e a velhinha comia bosta

  • Alguém pode resumir como foi o jogo pra mim?

    • HORRÍVEL E FEIO!

    • Resumidamente Flamengo lento, sem objetividade no ataque, todo mundo abaixo do ritimo e os donos dá casa estava com um centrvante iluminado , fazendo dois gols diguino de elogios.

    • O Vila foi bastante oportunista e o atacante deles em 4 chutes fez 2 gols. O Zé Ricardo queria testar o time e fez isso mesmo, colocou o Mancuello de meia avançado na ponta direita, trocou o time todo no intervalo e colocou meio time da base. Enfim, não ganhamos mas fiquei feliz porque esse ano vai ser diferente, o time vai rodar, os estrangeiros e os meninos da base vão ter chance e o posicionamento e movimentação do time vai ser envolvente e dar uma aula de tática! O que deu errado então? Por que o time perdeu? Acontece que o Zé começou a trabalhar com um esquema menos engessado, todo mundo circulando dentro do campo, especialmente o meio onde eles trocam de posição muitas vezes. Pra isso tem que ter fôlego e estar bem fisicamente, o que o time obviamente ainda não tem. Questão de tempo até termos o melhor futebol do país novamente.

      • Obrigado, irmão.

        O Mancuello fez bem a posição?
        Vi que o Trauco e Cuéllar entraram. Joga a bem também?

        • O Mancuello se destacou nos passes, viradas de jogo perfeitas de mais de 30 mts. O lado dele teve boas triangulações mas ele claramente puxa para o meio quando atacando e isso fez com que ele ficasse embolado na área ao invés de como um ponta, de fato. O Cuéllar correu bastante, foi testado como segundo e primeiro volante e desempenhou ambas relativamente bem, apareceu pouco. Trauco foi tranquilo, duas roubadas de bola muito boas, estava nas faltas pra bater junto com o Adryan. Parece ter muito potencial.

  • A diferença entre os jogadores é, ou deveria ser, tão grande que os do Flamengo não tinham nem que sair suado de campo, era por na roda e agraciar a torcida… daí que cada um jogou apenas MEIO jogo, apenas um dos tempos, e já tem gente defendendo que os coitadinhos estavam sem perna porque o outro time, o super Vila Nova, está treinando já há dez dias!? Aff….

    • Time do Vilanova no último jogo de 2016 na série B
      Wagner BuenoGOL
      Guilherme TeixeiraZAD
      ReniêZAD
      ReginaldoZAE
      MaguinhoLAD
      Mateus Anderson ATA
      CaíqueVOL
      GeovaneVOL
      Wellington SimiãoVOL
      AloísioMEC
      Marcelo Cordeiro LAE
      PatrickLAE
      Vandinho ATA
      JoãozinhoATA
      Guilherme AlvesTEC
      Time do VILANOVA de hoje contra o FLAMENGO
      WendellGOL
      MaguinhoLAD
      Wesley MatosZAD
      Luizão ZAD
      BrunãoZAE
      JonathanLAE
      Patrick LAE
      PHVOL
      FagnerVOL
      Marcos SerratoVOL
      Everton MEC
      HiroshiMEC
      Moraes Júnior MEC
      MoisésATA
      Mateus Anderson ATA
      WallysonATA
      Vandinho ATA
      Mazola JúniorTEC

      Créditos Douglas Galvão.
      Times totalmente diferentes do vila não ha desculpas.

      • Ok, só acho que não haveria de qq forma; ridículo ao cubo.

        • Não estou a favor do seu argumento, um elenco como do flamengo tinha que passar por cima…até por que o elenco da vila ser totalmente diferente e sem entrosamento.

      • Como você pode comprovar facilmente, os créditos são do globoesporte que após os jogos o apresentam quando comentam o jogo.

  • Márcio Araujo foi dar o “bote” na direita e deixou a cabeça de área aberta pra walysson fazer o primeiro gol, GABRIEL o “cérebro” do time quando entrou só sabia armar jogada de primeira, o jogador tocava e ele ligeiro tocava de volta com medo da bola e quebrava a jogada. Adryan o eterno reserva de ZR teve que sair da ponta tomar a posição de GABRIEL e armar pelo menos a jogada pra o primeiro gol. Rafael Vaz o zagueiro da libertadores entregou duas bolas no pé do atacante em plena lateral da grande área e errou em mais duas cortadas. O trabalho foi no mínimo normal para: Adryan, rodinei, Ronaldo, Jorge, trauco, Damião, Guerrero(muito marcado) ao zagueiro rafael; todos esses foram no mínimo normal.

  • Esse cara sempre com esse mesmo discurso de merda.

    Fala, fala, treina isso e treina aquilo e sempre o time está a mesma merda. A torcida só vai acordar para a realidade quando protagonizarmos mais um vexame na libertadores.

  • Não aguento mais ser zoado por perder pra times medíocres, De série b,c,d ! Não guento mais

    • E pior, perder merecendo perder.
      PERDER por “méritos”! Perder com “louvor”, com fiasco, com vergonha…

    • A única diferença é que dessa vez você ficou sabendo. Jogo treino é pra isso, testar coisas, jogadores. De quê importa o resultado? O importante é analisar.

  • Fiquei impressionado com o baixíssimo nível do time, primeiro jogo e blá-blá-blá… ninguém esperava o Barça não, mas daí a ser a porcaria que foi!? Novo ano, os mesmos problemas!? O time não vai evoluir nunca?
    E outra coisa, na Copinha tb, acho que perdemos por culpa técnico… tamo feio no quesito hein, pois paciência com o ZR já começou pouca.

  • Não consigo entender como tem torcedor que acredita no discurso desse aprendiz de técnico. .

    • Eu tambem não, Silvio!!

    • TEM CARA, VAI LENDO EMBAIXO QUE TEM GENTE BEM TRANQUILO E DEFENDENDO UM TEIMOSO E MEDROSO APRENDIZ.

      • O Vila foi bastante oportunista e o atacante deles em 4 chutes fez 2 gols. O Zé Ricardo queria testar o time e fez isso mesmo, colocou o Mancuello de meia avançado na ponta direita, trocou o time todo no intervalo e colocou meio time da base. Enfim, não ganhamos mas fiquei feliz porque esse ano vai ser diferente, o time vai rodar, os estrangeiros e os meninos da base vão ter chance e o posicionamento e movimentação do time vai ser envolvente e dar uma aula de tática! O que deu errado então? Por que o time perdeu? Acontece que o Zé começou a trabalhar com um esquema menos engessado, todo mundo circulando dentro do campo, especialmente o meio onde eles trocam de posição muitas vezes. Pra isso tem que ter fôlego e estar bem fisicamente, o que o time obviamente ainda não tem. Questão de tempo até termos o melhor futebol do país novamente.

        • Estamos aí a poucos dias de começar a jogar os campeonatos, só tem uma coisa, se não mostrar serviço com esse time de alto nível, você já sabe o destino do ZR não é? Vi um time que se movimenta e menos preso, mas em direção ao gol ainda falta muita coisa para se ajustar, espero que ele faça esse time jogar e convença que realmente tem condições de treinar gente grande, pois ontem ele ficou rodado, perdido e só olhou o adversário jogar.

  • VAI TOMAR NO Ú TREINADOR, EVOLUIR É O MEU P…, TIME SALTO ALTO, CHEIO DE MARRA, ACHANDO Q JÁ GANHOU, 1 ÚNICO JOGADOR DESSE TIME PAGA TODO O VILA NOVA, FOI UMA VERGONHA, ASSUMA ISSO e se perder pra pequeno no carioca pede pra sair !!!!!!!!

  • O que mais me impressiona são os Mestres dá bola pedirem Marcelo Oliveira. O cara que tinha pratto, Fred e Robinho com cazares e afins não conseguiu ganhar nada. Foi embora do Palmeiras. Enfim, só falta pedirem o Muricy de volta

    • O trabalho do Marcelo Oliveira no Palmeiras foi bom no sentido de que ganhou uma Copa do Brasil e, com um elenco fraco. É meu amigo, o elenco do Palmeiras era fraco(no meu modo de ver) quando estava sob o comando do Marcelo Oliveira.

      Quanto ao seu trabalho no Atlético/MG, ele começou contando com um elenco forte que eu já acreditava no começo do ano passado que era o mais cotado pra ser campeão brasileiro, mas a partir do meio do 1º turno ele ficou sem jogadores importantes lesionados e chegou a ter 9 desfalques numa partida, inclusive quando jogou contra o Flamengo teve muitos desfalques em ambas as partidas. Isso fez com que o trabalho dele fosse prejudicado, daí a queda de rendimento do time!
      Mas, ele é o treinador brasileiro mais vitorioso nesse milênio!

      • Nosssa desse milênio, até faz vc parecer uma pessoa inteligente usando palavras grandes e dificeis!

        Tenho só uma para você: Tite.

      • Correto, sabe usar o que tem de melhor e ainda extrai de uns garotos um coelho da cartola.

      • Elenco fraco do Palmeiras em 2015? É o mesmo que foi campeão em 2016 com apenas alguns novos como Mina e Tchê Tchê.

  • Cara, tem tanto odio aqui que é até dificil comentar. E esse foi o primeiro amistoso do ano. Se o Zé Ricardo perder a estreia do Carioca, é bom que ele peça pra sair. Na verdade, ele terminou ano passado em terceiro lugar no Brasileiro e já tavam pedindo a cabeça dele.

    • Acho que se não fosse algumas decisões erradas dele poderíamos até ter conquistado o título

      • Bryan isso é certo!!!! Vc acha mesmo que se o ZR fosse treinador dos Porcos eles iriam ser campeões? Digo pra vc nunca, porem se tivéssemos o Cuca não digo que iriamos ser campeões, porem não íamos ter perdido para times medíocres, rebaixados como Inter e um monte.

        • Falou tudo,foi um erro achar que o zé ruela após ter conquistado um título da copinha teria competência para comandar o maior do Brasil

      • Isso é fato …na minha opinião. .

    • O Vila foi bastante oportunista e o atacante deles em 4 chutes fez 2 gols. O Zé Ricardo queria testar o time e fez isso mesmo, colocou o Mancuello de meia avançado na ponta direita, trocou o time todo no intervalo e colocou meio time da base. Enfim, não ganhamos mas fiquei feliz porque esse ano vai ser diferente, o time vai rodar, os estrangeiros e os meninos da base vão ter chance e o posicionamento e movimentação do time vai ser envolvente e dar uma aula de tática! O que deu errado então? Por que o time perdeu? Acontece que o Zé começou a trabalhar com um esquema menos engessado, todo mundo circulando dentro do campo, especialmente o meio onde eles trocam de posição muitas vezes. Pra isso tem que ter fôlego e estar bem fisicamente, o que o time obviamente ainda não tem. Questão de tempo até termos o melhor futebol do país novamente!

  • Essa administração do Bandeira vem muito bem na parte financeira, já na parte do futebol é vexame atrás de vexame.

    • Exatamente isso!!!! São nota 10 em administração, mas futebol são amadores…Títulos com eles só o de capitalização do Itau.

      • Kkkkkkkkkk

  • Poisé,agora as ricardetes não deram as caras aqui,bom eu até vi um esboço de algo diferente no 1 tempo,porém a apatia foi demais,quem se criou no flamengo deveria exigir a vitória,mas eu pergunto: era necessário estarmos aqui debatendo a falta de preparo do treinador as vespera de uma libertadores e a gente perdendo novamente pra time de 3 divisão,e com mesmo esquema de jogo?NÃO, então além do zé eu digo godinho,caetano,bandeira,vcs são uns FDP,SÃO RESPONSÁVEIS DIRETOS POR MAIS UM VEXAME…Poderiamos estar com um cuca,ou até Abel,cravem aí,Abel vai fazer bom trabalho e alguns aqui vão se lamentar profundamente..

    • Fica tranquilo tem joel santana,luxa,Cristóvão borges,ney frango…kkkkkkkkk
      To zuando mas queria o levir no mengao.
      SRN.

      • sim cara citei o Abel,pq ele colocaria o que de melhor tem pra jogar,foda-se esquema,ia armar favorecendo quem tem bola,isso se enquadra no levir que é bom tecnico tbm..o zé ricardo é refem de jogadores mais velhos ou que chegaram num 1 momento e deram conta do recado,é submisso eles,e vai dançar,infelizmente quem vai sofrer somos nós,a começar por segunda feira,ja até desliguei o celular pq deve ta cheio de mensagem tirando onda..tudo por causa desse fdp..

        • Tem o Marcelo Oliveira!

        • No futebol não existe amizade, vc tem que escalar os melhores, sendo o de maior ou menor salário, joga e deve ser escalado os melhores!

          • é mas o nosso é excessão a regra..

        • Isso tbm que fico puto no sap hoje o que tinha nego me zuando.não é brincadeira, essas ricardetes nao devem ter amigos só pode.
          Ai eu tenho que inventar: Ha cara so um amistoso, jogaram com time reserva…complicado.

          • kkkk nao aguento mais velho..

        • Colocar o que há de melhor!? Vc deve estar se referindo ao ano de 2016 ou a todo este ano de 2017 né, pois ganhar do Vila Nova era obrigação até dos roupeiros ou da comissão técnica se entrasse em campo.

      • Ricardo Oliveira, Ricardo Gomes, Milton Mendes, Levir Culp, Carpegiani, etc…tem muita gente que se pegar esse time do Flamengo pode ganhar 2 ou mais canecos ainda, agora se continuar com essa forma de jogar, vamos ser pior que 2016!

        • Vamos aguardar.

          • Vamos ver se faz algo no carioquinha.

    • Tbm acho que Abelao vai surpreender, dos medalhões e o único que vinga!
      Quanto ao Zé Ricardo, não acho que dure muito, qualquer tropeço vexatório em competição oficial ele vai cair. Tomara que surpreenda, nso tem justifica perder pra vila nova!

      • cara a derrota encomoda pq se trata de um jogo transmitido,se fosse um teste com portão fechado não teria tanta importancia.Eu achei interessante até o esboço do time titular,pode dar certo,mas precisa de sequencia ,e que ele desapegue de jogadores que fodem o time,vaz,tem que ser reserva do donati,MA não preciso nem falar,e Adryan,joga mais que everton,cirino e gabriel, esse 4321 não é um esquema com pontas,e sim 2 meias e 2 alas,justamente pra fechar o espaço,”corredor”,mancuelo foi bem,gostei da movimentação dele..
        Guerrero flutua fazendo um pivo,saindo da área abrindo espaço pros 2 meias e alas como elemento surpresa,…Chega desses corredores imbecis,o Everton ontem por vício e limitação fez uma funçao de ponta,o Adryan ja foi diferente,apareceu na direita,jogando em diagonal,na esquerda apareceu no campo todo,colocou gabriel e cirino no bolso,merece começar uma partida no time titular pra ver como se comporta…Quanto ao zé,sou critico,mas torço pra que de certo,não aguento mais ser zoado cara..kkkk mas ele tem que aprender a cobrar mais,exigir vitoria mesmo em jogos assim,pois uma derrota,mesmo que insignificante,macula a imagem do clube sim,se ganhar,não da midia mas se perder da…

    • Não a tática importa muito! Esses times grandes ano perderam pro Flamengo com Gabriel, Cirino e Márcio Araújo quando o time fez o quê o Zé pediu! O Vila foi bastante oportunista (não sei porque tanto desrespeito com o clube, jogaram pra valer ontem) e o atacante deles em 4 chutes fez 2 gols. O Zé Ricardo queria testar o time e fez isso mesmo, colocou o Mancuello de meia avançado na ponta direita, trocou o time todo no intervalo e colocou meio time da base. Enfim, não ganhamos mas fiquei feliz porque esse ano vai ser diferente, o time vai rodar, os estrangeiros e os meninos da base vão ter chance e o posicionamento e movimentação do time vai ser envolvente e dar uma aula de tática! O que deu errado então? Por que o time perdeu? Acontece que o Zé começou a trabalhar com um esquema menos engessado, todo mundo circulando dentro do campo, especialmente o meio onde eles trocam de posição muitas vezes. Pra isso tem que ter fôlego e estar bem fisicamente, o que o time obviamente ainda não tem nem está. Questão de tempo até termos o melhor futebol do país novamente.

      • mancuelo não fez a ponta direita fera,jogou formando uma trinca de volantes mais como um ala direito…o que é melhor foi um 4321 com everton,diego e guerrero a frente,o everton anda fez uma de ponta,talvez por vício de posição,porém este esquema é 2 meias com o guerrero flutando,pode notar que ele saiu bastante da área ontem,..bem treinado fica muito bom,o que encomoda é que mesmo que seja um teste,precisa vencer,não se pode esquecer que a marca esta sendo mostrada,se é jogo televisionado tem que ter o minimo de empenho…

  • O treinador Mazola Jr pegou um monte de jogadores desconhecidos e que nunca tinham jogado juntos, contratados como ele pelo Vilanova para 2017 e, “NUM ESTALAR DE DEDOS” e em menos de 1 mes, montou um time e GANHOU do TODO PODEROSO FLAMENGO com jogadores de seleção e que jogam juntos desde o ano passado e com o mesmo treinador. E MERECEU a vitória!!

    Agora me explique isso, quem souber!!!!!!!

    • A única explicação é que nosso técnico é fraco e nossos jogadores parecem não intender a importância que o MANTO sagrado rubro-negro tem

    • Terceiro ou quarto jogo dos caras…
      Primeiro nosso!
      Faltoi perna, velocidade …os caras tavam voando
      Hoje em dia não adianta só ter bons jogadores , ttem que correr muito!

      • Não é desculpa,os jogadores do FLA ficaram apenas um mês de férias, que nem é tanto tempo assim

      • Que fizeram na pré-temporada? Ficaram só no Ar condicionado assistindo SKY foi! Pré-temporada é uma preparação de um time!

        • Vc viu a diferença de velocidade ?
          Mais que culpar o Zé , poderiam tá reclamando da falta de vontade, apesar de achar que o cansafk e por ser um jogo que não vale nada ajudou nessa falta de raca, meu medo é que isso é característica de alguns jogsdroes, apatia!
          Já o vila nova tava jogando a vida, comemorando lateral e física nte muito superior, correndo muito!
          Veremos a disposição do fla nos próximos jogos.

          • Vi, eles fizeram pré-temporada, Flamengo só luxou!

            • Kkkk

      • Faltou perna? Cada jogador jogou apenas 45 minutos… meio tempo!!! Não tinha nem que sair suado do jogo!!

        • O torcedor que disse que faltou pernas para o Flamengo sendo que cada jogador jogou apenas 45 minutos está no mínimo se realmente acredita no que está falando chamando o departamento médico e de fisiologia de incompetentes, nossa estrutura hoje é a melhor do Brasil. Ou seja deleta.

          • Primeiro jogo do ano!

    • Fácil… Olha como os caras do Vila Nova jogaram..a chance de aparecer para o cenário nacional, começaram a pré temporada dia 2 de Janeiro… Os jogadores do Flamengo entraram para fazer um amistoso não para um jogo importante…

    • Daqui a pouco vem torcedor iludido aqui sem argumento, falar que o clube esta se “estruturando”.Dai perder para o “poderoso” Vila Nova é normal, porque a Patricia Amorim era presidente e queríamos ela no comando…Douglas sempre as mesmas desculpas sem pé nem cabeça.

      • Tmenezes, infelizmente é verdade o que você falou!!

    • Se perder ou empatar com o Boavista pode pedir pra sair

  • Tem nego ganhando 600mil por mês pra perder pro Vila Nova.

  • O que me deixa PUTO da vida é que os verdadeiros rubro negros estão aqui transtornados com a atuação do time enquanto as ricardetes, que prefiro não citar os nomes por enquanto TODOS somem. O negocio desses é ganhar ‘likes’.

    Eu nunca vi aqui nos momentos dos jogos ou difíceis Giulia Vargas, Ednei P de Mello, e tantos outros. Todos somem e tem um bando de baba ovo que adora dar likes pra esses merdas.

    ZR vai trabalhar pq perder pra um time recém chegado a serie B é vergonha mesmo que seja amistoso, isso não combina com Flamengo.

    • Perfeito

    • Falou tudo willian tamu junto.

    • Perfeito, tem um tal de SilasT que tbm paga pau desse treinador Pau no C*

      • Kkkkkkkkkkk
        Silas
        João dias
        Belarmino
        Tem muitos.

        • Essas são as Ricardetes, as vedetes do Zé.

        • Joao dias é fã do MA…

    • Mas como disse antes, depois que o ZR for presenteado com todos esses reforços que estão chegando e conseguir ganhar alguma coisa, que é o que esperamos, esses baba-ovos virão aqui querer jogar na cara dos outros que os méritos são do ZR.

    • Tem uma galera aqui que não torce para o Flamengo, mas sim para o Zé Ricardo Futebol Clube. Isso que é chato.

      • Pois é, outro dia falei que o Flamengo precisa é de um treinador, aí disseram; vai trazer quem! Vou cornetar, quando for bem vou elogiar, mas que o ZR está perdido com um timaço desses é notório, inaceitável uma derrota jogando tão feio, contra um time recém formado!

        • Não achei que o Zé fez um ótimo trabalho em 2016 como muitos acharam, pois com o terceiro elenco mais caro e era um consenso que o Flamengo estava entre os 3 melhores elencos do Brasil, então ele não fez mais do que a obrigação. Isso sem contar na eliminação ridícula para o Palestino e os 11 pontos atrás do Palmeiras, onde o time claramente perdeu o rumo e ele não ousou fazer nada de diferente.
          Hoje vou dar uma colher de chá para ele, pois quando os jogadores estavam 100% fisicamente no jogo eu vi coisas boas que não via em 2016, mas depois que a maioria se cansou o time morreu.
          Torço para que o Flamengo evolua independente de quem esteja no comando, mas se isso não acontecer… um abraço, Zé! O Flamengo é maior do que qualquer treinador!

          • Pois é, deveria por obrigação ser campeão! Isso sim seria um bom trabalho. Mas vamos ver se ele mostra seu talento, pq elenco tem!

            • Se pelo menos tivesse jogado um bom futebol como fez o Santos, já iria considerar um bom trabalho. O fato é que o terceiro lugar foi ilusório pelo nível do futebol que o time apresentou no campeonato e que poderia render bem mais pelo elenco que tinha. Vários jogos ganhamos pelo placar mínimo e sofrendo bastante sufoco. Se pouco mudar com relação ao futebol apresentado em 2016, acho que será difícil passar pela fase de grupo na Libertadores.

    • Falta muito pouco para o ZR cair, basta perder 2 ou 3 no carioquinha e a coisa ficará feia, não vi nada, o que fizeram na pré-temporada!

    • Foi mais um vexame vergonhoso!

      • Eu quero ver se a coisa mudar, se vc vai vir aqui aplaudir o cara também…
        Primeiro jogo, jogadores sem perna
        Não vejo grandes tecnicos por ae, tem q dar mais tempo pro Ze
        Porco, atual campeão pegou Eduardo batista, pra tu ver q n tem grande coisa por ae

        • Marcelo Oliveira!

          • Por q o porco não pegou então?
            Por q o galo dispensou ?

          • E vou falar , discordo de muita coisa que Zé faz, não gosto de suas escolhas, mas… N adianta mudar agora!
            Como não por Donatti pra jogar, nem no 2t, até gostei do garoto que entrou , mas donatti é pra liberta
            Outra, mancuello pra marcar lateral não dá,
            Mas repito, ainda é cedo!
            Meu time HOJE seria
            Muralha
            Pará
            Rever
            Donatti
            Jorge
            Rômulo
            Mancuello
            Arão
            Diego
            Everton
            Guerrero

            O triste é que o fla só consegue jogar bem no 433, talvez por culpa do treinador não saber treinar outro esquema, não sei …
            Enfim, não acho uma boa ideia tirá-lo agora e não vejo grande coisa por aí! Vale a pena dar uma chance a ele, se ele fizer muita merda , ae n tem jeito, eu mesmo vou pedir a saída dele, mas ainda é cedo!

          • Douglas, vai por mim, o Marcelo Oliveira em todos os times que treinou só jogou nesse 4-2-3-1 que o Zé já vem usando. Ele não vai fazer nada de diferente. Foi muito bem no Cruzeiro pq tinha as peças certas para esse esquema funcionar. No Palmeiras e no Atlético ele tanto insistiu que acabou rodando. Por mais que seja dolorido dizer isso, mas se for trazer um cara ganhando um caminhão de dinheiro para fazer absolutamente igual ao que o Zé vem fazendo, eu prefiro manter o Zé ganhando menos.

            • Se for pra economizar vamos de Popoca!

        • Carpegiani, Ricardo Gomes, Milton Mendes, Ricardo Oliveira, Fernando Diniz, etc…tem uma porrada de treinador aí melhor que o ZR, eu espero que ele mostre serviço, pois o elenco é bom e de alto nível, se não mostrar eu vou cornetar e se mostrar eu elogiarei, mas que foi um vexame grande, isso não tenho dúvida.

          • Putz
            Olha os caras que vc falou kkkk
            Talvez o melhor no mercado seria Levir culpi!
            Não sou 100% Zé, ao contrario, discordo de muita coisa, mas acho maluquice demitir agora!

            • E não vi nenhuma novidade hoje, mas é o primeiro jogo…
              Engraçado que nos treinos vejo triangulação , velocidade e finalização
              Mas na jogo não vi, talvz pelo campo ser maior que o padrão!
              É a chance do Zé , vai ter que mostrar novidade!

              • Realmente o tamanho do campo(igual a todos os outros porque está padronizado 105×68) foi que atrapalhou o Flamengo!

                ???????

              • Thiago, ZR vai ter que mostrar muita coisa, porque não vimos nada até agora!

            • Não falei em demissão, mas que esses caras estão no mercado e tem mais gente boa, a espera de uma queda. Talvez vc não goste e por sua resposta percebe-se que esses são piores que o ZR, mas como disse, espero um outro Flamengo, porque se o ZR continuar assim tem que voar.

          • Sem contar os promissores técnicos argentinos.

            • Pois é, não falta comandante para ganhar títulos com essa barca do mengão, tenho certeza que tem muita gente só aguardando a queda do ZR que é uma questão de tempo.

        • Se mudar eu vou vim aqui dar a cara a tapa. .quero ver se você é muitos aqui que defendem o zé vão fazê o mesmo…e se vão esperar a vaca ir pro brejo pra admitir que que estavam errados em apoia los

        • “Se” mudar, não é mais do que a obrigação desse Técnico com a estrutura jogadores e condições de trabalho que estão à seu dispor…….O que ele tem de fazer é passar a escalar por MERITOCRACIA dando oportunidades IGUAIS a TODOS e não fazer como o habitual dando TROCENTAS chances a uns(perebas) e praticamente ZERO a outros e aí sim depois de escalar os MELHORES bolar um ESQUEMA que se adapte melhor às características desses escolhidos procurando EXTRAIR SEMPRE o melhor deles !!!!! Ele é bom técnico mas a sua teimosia vai detona-lo por que NÃO TEMOS jogadores com características que se adaptem ao esquema que ele adora, o 433, aí fica insistindo com Gabriel Cirino Damião que NÃO TEM essas características e ferra o time todo

          • Concordo… Realmente parece q ele só pensa no 433…e botar mancuello pra marcar lateral é sacanagem… A ideia dele é por Conca no lugar de mancu ali na direita, mas n é posição dele.
            Bota mancu de volante , vai melhorar a saída de bola e vamu parar de dar chutão pra Guerrero

            Rômulo
            Mancu
            Arão
            Diego
            Everton
            Guerrero

            Se ele continuar assim vai se queimar, mas na minha opinião não é uma boa demití_lo agora!

            • Ninguém fala de demissão, mas o caminho é ele quem está traçando! Porque o time é de alto nível! Nem a Chape fez feio com um time todo novo e com um trauma ainda forte que nunca será esquecido, e o que vc acha do VILA NOVA?

        • Se mudar eu também virei, se não mudar eu vou continuar criticando o que eu achar errado, ainda não tem nada para receber elogios, portanto, todos que estão criticando estão com a razão ou não?

          • Cara, tem.muita coisa ruim, mas vi coisas boas também, quando o muricoca saiu o fla tava um bando em.campo, ele entrou e deu um padrao tático em pouco tempo, jogos em.que ganhou pela substituição, mas foi afunilando e ele foi perdendo a mão, começou a errar todas, parecia que tava vendo outro jogo!

            • Também vi, em especial alguns esboçaram que podem ser útil como o Zagueiro Rafael, Adryan e o TRAUCO, jorge se cuide viu, e o Rafael me parece melhor que Léo, tem mais disposição e técnica! Mas tudo coletivamente estavam perdidos! Principalmente o ZR!

    • Vergonha mesmo, pode crer. E se bobear, vão tropeçar de novo no sábado contra o Boavista. Não duvido. Muito previsível esse time.

    • Se tivesse ganhado de 5×0 ia falar que não vale nada… Agora se perde um amistoso é o fim do mundo…é mto mimimi… Isso pq começou o jogo como a maioria pede aqui… Um esquema bern mais próximo do 4-4-2…
      Eu sou flamenguista e não dou a mínima para esse amistoso, do mesmo modo que se tivesse ganhado ou mesmo goleado…se vc esta puto e acha que isso te faz mais flamenguista vc tem vários problemas.
      SRN

      • Pois é mano, flamengo jogou como se fosse um jogo treino, oq era de fato, time do Vila Nova, se não me engano, já jogou outros amistosos esse ano. É muito mimimi, falando que foi vexame. Times pequenos sempre jogam o máximo contra os grandes nesses amistosos pros jogadores se destacarem. Esse jogo para mim n faz diferença nenhuma.

        • Incrível como continuam passando a mão na cabeça de um técnico que supostamente tem o elenco a mais de meio ano teve o melhor CT do Brasil seu dispor e não conseguiu evoluir em nada o time contra o poderoso Vila Nova.

          Acho que tem alguns Flamenguista que estão tão acostumados a ficar no cheiro que não querem mais sair dessa medíocre zona de conforto.

          • Definiu muito bem ” medíocre zona de conforto ” é mais fácil se espelhar na falta de conquistas do presente do que nas glórias do passado, para esses contentes com o cheirinho torcer para o Botafogo seria o suficiente.

          • Perfeito Lucas. .

          • Onde assino ????

        • Para vc e meia dúzia só, mas a maioria de milhares faz diferença sim, pré-temporada é para uma preparação e um jogo amistoso é para mostrar o que se fez e vem fazendo nos treinos, mas vi que o treinador é fraquinho e sua queda é só uma questão de tempo, pois ele mostrou um que está por vim.

      • Parabéns TITE.

      • Elder…pra ganhar de 5 X 0 tem que produzir alguma coisa…442 ?desculpa mais acho que você assistiu outro jogo…o mancu era ponta…em relação a que o colega William falou do puto ser mais flamenguista eu concordo com você. .

        • Eu escrevi “Um esquema bem mais próximo do 4-4-2”. No primeiro tempo o Flamengo jogou de uma diferente com o mancuello fazendo a ponta mas não agudo quanto o Gabriel, ele vinha mto para o meio para iniciar as jogadas (não é apenas movimentação pelo estilo do jogo, pois da vezes que ele fez isso ele não jogou assim).. Não foi um 4-4-2, mas tbm foi diferente do 4-3-3, na minha visão.
          SRN

          • Entendo. .

      • A derrota é normal, mas o que foi feito na pré-temporada para jogar tão ruim? Obviamente deveria mostrar um pouco de futebol treinado, e as vésperas do início de um campeonato já deviam está pronto, faltando pequenos ajustes! treino é uma coisa e jogo é outra, mesmo sendo um amistoso, não é treino!

        • Cara o time do Flamengo entrou para treinar…sinto mto se eles não encaram o jogo de forma séria…eu mesmo não ligo, mas parece que tem gente que ta querendo tirar a calcinha pela cabeça pq perdeu um jogo que não vale nada.

    • Cara não entendi o drama do momento difícil. O primeiro amistoso do ano com um time em cada tempo. Parece drama de novela mexicana.

      • Verdade! Rs
        Também acho que Zé tem q mostras novidade, mudar alguma coisa
        Mas foi só o primeiro jogo
        Onde foi um tempo pra titular e outro pra reserva , testando!
        Mas claro que se daqui a alguns jogos não aparecerem novidades , não melhorar , eu vou ser mais um a pedir sua demissão.
        Mas ainda é CEDO!

        • Quando seria o tempo certo pra tirar o Zé do cargo?

          Quando for eliminado das finais do Carioca, é o tempo certo?
          Quando for eliminado das finais da 1ª Liga, é o tempo certo??
          Quando for eliminado da Libertadores, seria o tempo certo???
          Quando for eliminado da Copa do Brasil, é o tempo certo????
          Ou o tempo certo pra você seria quando for rebaixado pra B?????

          • Será que Marcelo Oliveira ta na espreita só esperando?

            • Tá amarrado em nome de Jesus! Odeio esse cara, odeio os times dele! O Atlético será outro esse ano, pode me cobrar!

              • Tb não gosto. Esse é o problema. Será que o elenco toparia um argentino? Pra vc qual seria a opção? Levir?

                • Vou frisar de novo pra quem estiver lendo além de nós dois: MARCELO OLIVEIRA JAMAIS! Douglas Galvão eu relevo, é um torcedor daqueles folclóricos kkkk

                  Então Elvis, eu vejo da seguinte forma: nossa diretoria é revolucionária, em todos os aspectos. Como são gestores com experiencia de mercado, no âmbito financeiro eles colhem os maiores resultados. No futebol, caminha na velocidade de uma colheitadeira de soja. Precisavam se cercar de pessoas que entendem, um suporte maior. Eu vejo dessa forma.

                  Mas assim conceitos eu vejo ficando mais sólidos. Blindagem à comissão, respaldo. O Zé Ricardo erra e tem decisoes equivocadas, mas eu acho importante o respaldo que a diretoria vem dando, por que você bem sabe que a troca de técnico é muito complicada. A sequência de trabalho rende frutos. É preciso uma sequencia maior, eu sou totalmente adepto dessa filosofia.

                  Agora respondendo sua pergunta: um dos promissores argentinos seria ótimo. Eles evidentemente oferecem às equipes mais variações. O resultado, somado a filosofia do clube, seriam bons. Mas nossa torcida é disparada a que tem menos paciencia com tudo. Trocar o técnico não resolve os problemas assim (exceto em casos como do MO, que era evidente a falta de padrão). Teriam que trazer um cara desse e colocar uma faixa na gávea escrito “VAMOS DAR NO MÍNIMO MEIA TEMPORADA PRA ESSE RAPAZ TRABALHAR SEM FRITAR ELE”. E isso não acontece. Vi nego cornetando o Diego pelo jogo contra o Vila Nova, tu bota fé? kkkkkk

                  Dos brasileiros, gosto do Roger. O título do Gremio tem muito dele. Você já viu alguma entrevista do Ceni falando sobre como ele quer o time? Curti demais a forma de expressão dele, muito consciente e centrado, muito claro nas ações táticas, nas variações.. O Levir eu gostei no CAM, no Flu nem tanto, acho que ele e o Abel tão ali na mesma prateleira.

                  Vejo o Zé Ricardo no mesmo bolo de Eduardo Baptista, Jair Ventura.. o primeiro escalão com Dorival, Cuca e Roger, com o Tite acima desses dois, na presidencia kkkk

                  Eu não trocaria, tu sabe minhas opiniões, daria essa temporada ao Zé, com carta branca e deixando claro as necessidades de conquistas. Se não der certo, valeria a pena uma troca sim. Esse ano não podemos ter essa paciencia de esperar um estrangeiro se adaptar. Não tem como, com esse elenco, com o tempo sem ganhar algo expressivo.. Não dá!

                  E tu, depois dessa bíblia toda que eu escrevi, o que pensa sobre? kkkk

                  • Sim, seu argumento é muito coerente, mas o Mozer ou alguém da diretoria tem que chegar na dele, chamar para uma reunião e dizer pra esse cara que fizemos um investimento de 25 milhões em três jogadores que não estão sendo aproveitados, e consequentemente estão sendo desvalorizados, enquanto ele utiliza jogadores meia boca como justificativa para um único esquema cego.
                    Tipo: ou vc sabe aproveitar o melhor que nós temos no elenco ou não. Esse papo é fundamental. É carta branca? Sim. Mas é tambem o estabelecimento de um conceito de aproveitamento do que temos de melhor. Assim eu penso.

                    • De fato, é carta branca, mas com alinhamento total entre esses ativos do clube. Márcio Araujo é um refugo que pegamos em tempos difíceis, nada mais que isso.

                      E o Mancuello pelo lado direito, naquela “função Jadson”, curtiu? Acha que pode render por ali?

                    • Acho que o Mancuello foi bem. Ele é o tipo de jogador que o técnico tem que perguntar onde ele fica mais à vontade. Assim como Diego e concha, pq esses caras tiram jogadas da cartola, garantem o bicho algumas vezes com um passe ou uma oportunidade de gol.

                    • Todas as vezes que ele colocou o AP ano passado pra jogar de lado, era uma tentativa de ter um meia pelo lado pra criar, em vez desse projeto de jogador baiano. Não deu certo, pelo baixo rendimento do jogador, e pelas ações do time que não eram coordenadas. Mas via tentativa dele em tentar. Ele começou o ano, pelo menos ao que parece, com a necessidade de utilizar um jogador de mais predicados: Mancuello. Ponto pra ele.

                      Mas o que ele fazia ano passado? Dava errado, e ele retornava ao arroz com feijão dele. É evidente que a ideia principal de equipe é com dois abertos pelo lado, Guerrero na frente. Mas vejo que ele entendeu o quão limitado ficou, e tá tentando variar. PRECISA TENTAR! E precisa conseguir também, claro. Só não consigo enxergar ainda que ele fracassou, por isso a minha tolerância. Ontem por exemplo o argentino inverteu inúmeras bolas (quando que o Gabriel acertar passa de mais de 10 m?), deu um cruzamento na cabeça do Guerrero. Pra muitos, se essa jogada dá certo, o Peruano faz o gol, pronto: Mancu deu certo ali na direita, Guerrero joga muito, rumo a tóquio. Como não resultou em gol, o ZR é burro, onde já se viu por o cara de lado sendo que é segundo volante pela esquerda!

                      Nem uma coisa nem outra, tem que ter calma.

                      Minha tolerância acaba se do meio pro final do carioca ele jogar, 99% dos jogos, com Gabriel e Everton abertos, sem conseguir propor o jogo e criar uma quantidade relativamente boa de jogadas de gol.

                      Só que tem mais um porém: manda o cara embora no início da liberta? Coloca quem? O que tu acha?

                    • Em três jogos ele vai tirar o Mancuello e colocar o Gabriel na função…

                      Pode me cobrar.

                    • Pois, é, tal como eu, a tolerância é o carioca e a primeira liga.
                      Porque pra mim ele já teve tempo o suficiente para chegar a conclusões, como por exemplo:

                      1. Em primeiro lugar, o cara tem que saber o que o Flamengo não é apenas um time, é uma cultura: de luta, garra, entrega dentro de campo, toque de bola e ofensividade, e sempre jogando em cima do adversário. Essa é a nossa marca. É isso que eletriza a torcida e ela joga junto. Não é fazer um golzinho e recuar. Ficar mais preocupado em defender ao ponto de não atacar. Se perdermos essa essência de garra e ofensividade, nos tornamos um time qualquer.

                      2. Um bom esquema é aquele que privilegia os talentos do elenco. Pois como disse acima, é a forma que deve servir ao homem, e não o contrário, sem ficar refém de um esquema que, além de não funcionar ofensivamente, ainda sobrecarrega o Diego na criação.

                      3. Caramujo, gabriel e cirino não são jogadores para o Flamengo, muito menos de titulares. Penso até que o Everton é o único que compõe o elenco, somente um enxerto enqto Ederson ou outro que vier não joguem.

                      4. Os critérios da escalação do time e as oportunidades devem partir de uma absoluta meritocracia, senão é panelismo.

                      5. Os gringos de 25 milhões e a molecada da base devem ser aproveitadas pra ontem, mas na medida em que o cara protege as três malas do time, fica difícil o espaço.

                      Bom, basicamente é isso.

                    • Concordo plenamente amigo, eu tenho defendido os mesmos argumentos que você há meses.

      • Não é drama, ele se mostrou tão seguro que mandou outros 11 e não vimos nenhuma melhora! Estamos vendo que a pré-temporada não foi boa!

    • Primeiramente, bom dia querido irmão rubro-negro. Antes de qualquer coisa, acredito que pela sua função deveria haver a consciência de ser mais respeitoso com as opiniões que divergem da sua. Existem diversas mentalidades e a adversidade em si que faz a sociedade ser tão especial como ela é. Então caso não concorde com uma opinião ou filosofia, simplesmente ignore ou discorde educadamente. Eu não concordo com tudo que as pessoas pensam, porém me sinto na obrigação de respeitar a pluralidade de ideias ao invés de sair hostilizando as pessoas. Eu estive apoiando a efetivação do trabalho do Zé Ricardo e apesar das decepções que tive com ele, ainda acho a sua permanência válida. Afinal, o Flamengo parece ser o único time no Brasil capaz de derrubar treinador através de um mero amistoso. Convenhamos, caso ele continue teimoso ele cairá no Campeonato Carioca mesmo. Então pelo amor dos deuses, tenhamos mais bom senso. E para finalizar… mais respeito com a liberdade de expressão das pessoas.

      • Tb defendo a pluralidade, amigo, e o debate gentil. No entanto, ainda que nada justifique a hostilidade do colega William, eu o entendo, pq os primeiros a hostilizarem de forma grosseira os divergentes, foram justamente esses cegos defensores do técnico, a quem carinhosamente apelidamos de ricardetes. Isso porque eles jamais aceitaram que se fizesse qualquer crítica ao técnico ou à diretoria, assumindo uma postura sempre inflexível e irreflectida, discutindo suas caprichosas predileções e jamais os fatos em si .

        No mais, tb acho que se o panela continuar com suas teimosias e sofrer um tropeço no carioquinha, outro na primeira liga e perder um clássico, ele cairá.

        Não terá sido por falta de aviso.
        Abs

    • Fala William, beleza?

      Eu tô por aqui sempre! Kkkkk não concordo com muita coisa, falo do que gostaria de ver diferente, mas no fim devo me enquadrar nas Ricardetes, por que o custo benefício de mante-lo, ao meu ver, é bom! Devido a falta de opções, pelo fato de que trocar e sempre a última opção, trabalhos de longo prazo tendem a dar muito mais resultados, enfim..

      Fiquei suave com o resultado dos jogos de ontem. Pra um era amistoso, pro outro final de Copa do mundo.

      E pra terminar: esse Ednei não aparece mesmo. Só no que lhe convém. Acho que não preciso dizer isso, mas nunca é demais.

      Abraço e TMJ!

      • Só sei de uma coisa, é como diz o ditado: “se algo está errado, algo precisa mudar.”

        Ou o panela muda e monta um esquema que privilegie o que temos de melhor no elenco, ou mudamos ele do profissional para a base.

        Afinal 2016 passou ou não? Até quando teremos que aturar um meio com caramujo lixo, Arão morto e Diego sobrecarregado, e um ataque estéril com Gabriel e Éverton que mais se preocupam em marcar os laterais adversários do que se impor sobre eles ?

        • Sem dois bons atacantes de lado com qualidade, os esquemas 4-3-3 e 4-2-3-1 não funcionarão bem. O jeito é partir pra um 4-2-2 (convencional ou losango), já que só assim é possível explorar o potencial dos melhores da equipe (contando com os que nós temos):

          Muralha
          Rodinei – Rever – Donatti – Jorge
          Rômulo
          Arão Mancuello
          Diego
          Éderson – Guerrero

          Se eu não conseguir enxergar nada de novo no time do Flamengo depois das primeiras partidas da Libertadores, ZR vai ter que sair.

          • Caro Vinicius, acho temerário mudar em plena liberta.
            Para mim, se for mal na Primeira Liga e rodar na semi da guanabara ou perdê-la, ele vai ficar muito pressionado.

    • Sinceramente não aguento ver mais Gabriel, Cirino e MA usando o manto!! Chega dar nojo !!!

  • Quem vai salvar esse treinador limitado de um vexame serão as contratações ou seja a diretoria quando entrarem Romulo, Berrio ou Vargas e Conca, pois se dependesse dele aproveitar Adryan, Ronaldo e etc.. nunca aconteceria NADA.
    Mas convenhamos com esses reforços teria que ser muito BURRO para não conseguir resultados.

  • O Fla tinha que ter atropelado mesmo sendo jogo treino o Vila com todo respeito é um time que tá na terceira divisão o Fla não pode perder pra times assim.

    • Tinha mesmo! Eu mesmo não aceito esse tipo de derrota.

  • Percebi o Zé meio pato brabo na entrevista, aumentou o tom e fez cara feia.
    Sentindo que o Zé tá desconfortável, pois sabe que ele já não é mais unanimidade entre os torcedores. Há risco grande dele cair mesmo no carioca.

    • Esse é o problema, tenho medo da Diretoria só querer mandar esse pseudo treinador depois que for eliminado da Libertadores (1° Fase). Espero que já no carioca caia…Ele é igual ao seu mentor Jayme de Almeida, só sabe um esquema. Hj vendo o Ronaldo jogar vejo como ele prejudicou um jovem, com o seu Caramujo.

      • Cara o Adryan mesmo se tivesse ganho sequencia ano passado,alem de ser uma boa opção estaria voando este ano,o que ele quer com peteleco? o menino ronaldo tbm,ótimo jogador,calmo sabe sair jogando. …

        • Perfeito.

        • Ta tudo comendo esse técnico boiola…marcio,gabriel,cirino e Fernandinho que vazou.

          • kkkkk eu acho que tão é dando dízimo pra esse peneleiro

            • Kkkkkkkkk

    • Não há riscos, ele vai cair logo.

  • O Vilanova teve praticamente todo o seu time refeito pra 2017, inclusive foi mudado o treinador que hoje é o Mazola Jr que fez bom trabalho com o CRB do Alagoas.

    Todo o time principal é formado praticamente de novos jogadores contratados e 7 juniores que subiram para o elenco principal pra o ano de 2017.
    O Vilanova terminou a série B em 12º lugar e foi derrotado em 15 jogos. Inclusive na última rodada perdeu em casa para o Joinville por 4×2, time esse que foi rebaixado para a série C.

    Portanto, não é agradável saber disso e achar que perder para um time desses, em qualquer circunstancia e, pela primeira vez, é NORMAL!

    • ZR vai cair loguinho, com esse timaço jogando igual um time de pelada ele nem chega a 3° no grupo! Era de se esperar algo, mas não tão feio! Achei que iria mostrar um time melhor, porque as desculpas foram o tempo que não teve segundo muitos aqui.

  • Avá zé ruela

  • E fraco e a cada entrevista parece mais perdido.

  • Com esse treinador cagão? É mais fácil o Flamengo evoluir pra uma série “B”!

  • Time do Vilanova no último jogo de 2016 na série B

    Wagner BuenoGOL
    Guilherme TeixeiraZAD
    ReniêZAD
    ReginaldoZAE
    MaguinhoLAD
    Mateus Anderson ATA
    CaíqueVOL
    GeovaneVOL
    Wellington SimiãoVOL
    AloísioMEC
    Marcelo Cordeiro LAE
    PatrickLAE
    Vandinho ATA
    JoãozinhoATA
    Guilherme AlvesTEC

    Time do VILANOVA de hoje contra o FLAMENGO

    WendellGOL
    MaguinhoLAD
    Wesley MatosZAD
    Luizão ZAD
    BrunãoZAE
    JonathanLAE
    Patrick LAE
    PHVOL
    FagnerVOL
    Marcos SerratoVOL
    Everton MEC
    HiroshiMEC
    Moraes Júnior MEC
    MoisésATA
    Mateus Anderson ATA
    WallysonATA
    Vandinho ATA
    Mazola JúniorTEC

    Como vocês podem ver acima o time do Vilanova é praticamente todo diferente e até o treinador é outro, portanto, ainda está procurando formar um time titular e só teve a pré-temporada pra fazer isso com jogadores desconhecidos, pois, no ano passado estava treinando o CRB.

    Então NADA, eu disse e repito NADA justifica o Grande FLAMENGO com os seus jogadores consagrados e de alta qualidade técnica que já vem jogando junto há muito tempo, PERDER um jogo para um treinador recém chegado e seu time de desconhecidos formado em menos de 1 mes e, com o agravante de ser a primeira vez que isso acontece.
    Convem salientar que o Vilanova MERECEU vencer a partida!

    E não me venham com DESCULPINHAS e EXPLICAÇÕES FAJUTAS!

    • Sintetizou…

    • Bla Bla Bla de sempre dele.

    • Cara que pesquisa sensacional,isso mostra como esse técnico ja esta perdido,estudou pra cacete pra mostrar uma coisa ridicula hoje

    • Assino embaixo.

    • Concordo e acrescento que o Bandeira tem a total responsabilidade de manter um treinador sem experiência para comandar uma equipe sem alma. Os caras estavam com medo de se machucarem. Já que era para ser assim que treinasse com os reservas, já que as donzelas não podiam se machucar. Já falei aqui: O Flamengo é cabide de vaga na Seleção Brasileira e isso vai continuar mesmo mostrando a história do Flamengo para esses caras que não estão nem aí para isso. Então a torcida tem que ficar de olho nesse treinador e nesses jogadores. Por exemplo: Cirino, Marcio Araujo e Gabriel não dá mais. O Flamengo de 2017 parece o do ínicio de 2016 não mudou nada.

      • Concordo contigo Fla 2017!

      • verdade.

    • Parafraseando o saudoso Paulo Francis: “Não vi e não gostei”. kkk

      • Acho que o Zé nem vai estrear na liberta !

    • Wallyson desequilibrou. A vergonha é essa: o Vila nova ter um atacante móvel, que cai pros lados e finaliza demais de fora da área enquanto nós tivemos Gabriel, Cirino e Everton que são bons em acompanhar lateral.

      • As mesmas caras…isso é que me preocupa. O cara ainda vir com Cirino e Gabriel. Puts…nem em amistoso nos poupa disso.

        • Era um teste, ele vem com GABRIEL, CIRINO E MA, testar esses 3 em quê? Mas sabe o que eu vi, o 1° time é o que vai enfrentar o boa vista, lembre aí Almir.

      • O cara chuta bem, mas sem a marcação do primeiro volante o gol fica aberto… Ele chutou livre e sem combate… Cadê o M. Araujo? Perdido dentro da área, marcando ninguém…

  • Vamos lá deixa eu ver se entendi :
    O Mancuello é meia clássico e ele quer por o cara aberto , já o ameba do Gabriel é ponta e ele coloca o cara como meia e disse em uma outra entrevista que o Gabriel é o reserva do Diego !
    Na moral , Oh Zé vai brincar de ser técnico em outro lugar ! ???

    Escrevi aí galera , enquanto esse cara não cair teremos problemas !

    • Cara perfeito comentário.

      • Irmão só essa diretoria que não encherga que não ele é fraco , nada contra os novos técnicos pelo contrário sou a favor , mais ele é fraco de mais , teve um jogo ano passado se não me engano contra o Coritiba , estávamos ganhando de 2×0 e no intervalo o Gabriel sentiu , o Coritiba iria bom pra cima e agente teria que puxar os contra ataques , o certo seria colocar um ponta rápido , ele me vai e coloca o Mancuello , resultado final 2×2 .
        Em fim o Flamengo é muito grande para ter o “Técnico ” tão pequeno!!!

        • E tem torcedor que defende esse cara de unhas e dentes, depois que dá zebra ja era.
          Sou contra ele desde de sua efetivaçao,o cara além de ser paneleiro é teimoso.

          • Sem ousadia e froxo.

          • Cara, eu confesso que apoiei sua efetivação, achando que ele ia dar moral pra molecada da base e montar um esquema com os gringos jogando, enfim, colocando um Flamengo jogando leve e pra cima do adversário. Foi aí que me decepcionei.

            Tb já perdi as esperanças, ainda mais depois que ele pediu a renovação do caramujo e disse que ele tem muito a evoluir, depois pediu a permanência do Fernandinho, e ainda vem com esse discurso de que gabriel é versátil e pode jogar no meio, que Mancuello tem que se adaptar na ponta. Parei.

            O Flamengo tem que agir logo, pq ele é paneleiro, teimoso e frouxo.

        • Ele é muito covarde!

    • poisé mano eu avisei e mutios aqui falaram: isso,esse merda que vc fala nos colocou em 3 no br..agora taí..EU AVISEI!,mas vamos esperar,pq até abril no minimo ele tem respaldo da diretoria..a ideia dele n 1 tempo até parece ser interessante,mas tecnico tem que saber falar grosso tbm,tinha que ter exigido a vitoria

      • Irmão vc tocou em um ponto que esqueci de falar.
        Ele não tem piso firme, Ele ver o time perdido e não fala um “ai” .
        Resumindo , “fora Zé fraco “

      • Ele é um frouxo! Nem pulso firme esse lixo tem.

    • Mancuello é segundo volante, caindo pela esquerda e o Gabriel não é jogador de futebol profissional, mas quando jogava no bahia, jogava como meia mesmo.

    • Se esse cara não vazar do nosso MENGÃO o mais rápido possível, a única coisa que irá acontecer será mais vexames como esse de hoje. FORA ZÉ RICARDO, URGENTE!

    • Perdidão.

    • Mancuello não é meia clássico, meu caro.

  • Bom todo mundo aqui sabe que pego pesado com ZR sou critico ferrenho,mas hj no 1 tempo vi uma formação diferente,um 4321 com Ma mancu e arão numa linha de 3 everton Diego e guerrero,guerrero saiu bastante da área,o resultado pouco importa,os caras vieram pra jogar pensando que era um jogo que valia vaga..no segundo tempo Adryan foi muito bem sobretudo pq criou algo num time perdido e desentrosado,foi o melhor do time do 2 tempo,merece ser lembrado,e ter sequencia,pode ser uma solução ou boa opção ali onde a maioria não acreditava e xingava a gente que pedia chances a ele,como pode ser preterido pelo peteleco que jogou uns 12 13 jogos a fio ano passado??alias este jogou hj? seu nome nem foi citado pelo narrador… O que preocupa foi as declarações do zé quanto ao Adryan,oportunidade na medida do possível.. e na do mancuello dizendo que não vai abrir mão de usar peças com outras caraceristicas,ou seja,cirino e gabriel…pqp esse cara por mais que eu tente ter boa vontade e dar credito,a ele,consegue fazer eu me irritar e xinga-lo pra kct…aguardemos os proximos capitulos..

    • Vi o mesmo 4231

      • eu vi uma linha de 3 volantes,mancuelo,ma e arão,com everton pela esquerda,diego pela direita,mas não como pontas e guerrero flutuando.o mancu não foi ponta como no ano passado,porém caiu pela direita e não pela esquerda,como jogava na argentina.gostei da ideia,só que precisa ser treinado,mas o genio ja disse que não vai abrir mão de usar jogador de outra caraceristica,ou seja cirino e gabriel…

  • A saída de bila continua sendo a base do chutão e as jogadas de ataque continuam sendo o chuveirinho, cadê as tabelas, trocas passes de primeira, infiltração pelo meio, os zagueiros nem se mexem na hora da saída de bola… parece que vai ser a mesma coisa do ano passado.

    • MAIS DO MESMO!

    • saida de bola como ? quem é o volante do time é o o Marcio Araujo esqueceu ?

      • Kkkkkk é complicado…

  • Fora Zé Panela!

  • precisa melhorar muito, precisa melhorar tudo.. esperava ao menos ver uma ou outra jogada e não chuveirinho na área o tempo todo, totalmente previsivel.. já q ele não houve mesmo a torcida, tomara que tenha alguém que cobre dele internamente (ex. sr. Godinho) para que não fique só nas palavras e que seja visto dentro de campo daqui pra frente.. era amistoso, preparação.. mas foi ruim. Nos resta torcer para que seja diferente daqui pra frente.

  • ZR quem precisa evoluir é você…mesmas jogadas do ano passado, sem nenhuma variação…não estou nem considerando a derrota, visto que o Vila Nova veio pro jogo e o Flamengo para um amistoso. O que me preocupa é….nada, absolutamente nada de novo!!!

    • Cara eu ia falar isso mesmo tá a mesma coisa do ano passado, time muito acomodado e sem objetividade, apenas para complementar seu comentário, SRN

    • Mais ele fez muito e foi ótimo o ano passado, dizem direto aqui! Com o time desse jeito nem chega a semifinal do carioquinha em nenhum turno, esperava no mínimo um padrão de jogo, mas falta tudo, tomara que mostre algo da próxima, porque não vi nada de melhor!

  • Espero que ZR considere utilizar o Adryan mais vezes, pois mostrou ter uma qualidade técnica muito superior ao de nossos pontas atuais (com exceção de Ederson), apesar de ser um meia-atacante.

    Rodinei, Trauco, Ronaldo e Cuellar merecem mais chances. Entraram muito bem.

    Derrotas servem de aprendizado. Que nas primeiras partidas de competições oficiais a equipe demonstre uma melhora técnica, tática, física e psicológica!

    SRN

    • Tire o Rodinei dessa que é muito fraco!

      • tbm achei,parece até eu jogando,penso em fazer uma coisa,mas a perna teima em fazer outra…kkkkkk visivelmente fora de forma,..

  • A única coisa boa tirada desse amistoso foi que o Adryan em sua posição joga bem e pode fazer a função do Conca até a sua chegada.

  • com zé falando assim até parece que esse time pode evoluir, que bom

  • O mesmo ….

  • Como sempre só balela!!!
    Ele disse que joga quem ta melhor, huuuum seerrtuuuuu

  • Que DEUS lhe ouça. Amém!

Comentários não são permitidos.