Coluna do Torcedor: “Pontas? O segredo tá no meio!”

Compartilhe com os amigos

Ainda na trigésima primeira rodada do Brasileirão 2016 começavam as especulações envolvendo o Flamengo. Após o jogo contra o Inter, representantes do Flamengo se reuniram para tentar trazer o Vitinho. Desde então, vários nomes de diversos pontas foram especulados no Flamengo: Tardelli, Marinho, Cecílio, Podolski, Pedro Rocha, Farfán, Neílton, Gabigol e por aí vai.

Até agora nenhuma dessas negociações foi pra frente e parecem ficar cada dia mais difíceis, o que aumenta ainda mais meu questionamento. Por que essa repentina obsessão por contratar pontas? A resposta pra fechar nosso elenco e ter um time competitivo pra Libertadores tá realmente pelas beiradas do campo? Eu acho que não!

Falta leitura e observação do nosso elenco por parte do treinador e diretoria. É óbvio que todo treinador tem suas filosofias e sua forma preferida de jogar, mas um treinador que se limita a um único esquema tende a se tornar ultrapassado rapidamente, o que seria um vexame pra um treinador de 45 anos, ainda mais pra um “estudioso”.

O Zé deixa nítida a preferência pelo esquema com dois pontas, mas quem conhece nosso elenco e avalia o mercado sabe que jogar assim vai se tornar difícil esse ano. Atualmente, temos os mesmos pontas que tínhamos no ano passado, à exceção do Sheik, que já saiu. Gabriel, Éverton, Cirino (pode sair), Fernandinho (quase certa a saída) e Thiago Santos, além de Paulinho, que não deve ficar. Ou seja, pra jogar com dois pontas com o elenco atual, o Zé provavelmente iria com Gabriel e Éverton, com T. Santos e um ou dois perebas com ele na reserva. Um ataque muito fraco pra qualquer campeonato que o Flamengo dispute esse ano. Pra contratar pra posição, pelo visto só temos opções difíceis, como Cecílio e Vitinho. E mesmo que contratemos um deles, ainda vamos depender dos jogadores supracitados como reservas.

Em compensação, temos um meio campo repleto de opções. No local, temos tanto quantidade como qualidade, que nos permitiria jogar num esquema com 2 ou até 3 meias. Pra jogar no meio, temos Diego, Conca, Mancu, Ederson, M. Sávio, Adryan, Paquetá, além de Cafu, que tem vaga no elenco principal, e do Patrick, que deve subir. Temos 9 jogadores que podem jogar no meio, todos com qualidade e alguns entre os melhores do Brasil. Nas pontas, teremos no máximo 5 perebas, dos quais só o Éverton tem futebol pra jogar nesse time e o Tiago ainda não foi realmente testado.

Com nosso elenco, era fácil montar um excelente time. Um 4-4-2, com Cuéllar (Rômulo), Arão, Diego, Mancu (Conca), Éverton (Ederson) e Guerrero; ou até um 4-2-3-1, com Cuéllar, Arão, Conca, Diego, Mancu e Guerrero. Particularmente, prefiro um 4-4-2, com dois meias, um segundo atacante e um centro-avante. A única posição que ficaria meio carente seria a de segundo atacante, que podíamos focar nela pras contratações. A melhor opção pra posição é, na minha opinião, o Tardelli, pois flutua com muita leveza entre os meias e o centro-avante, além de ter velocidade, bom passe e chute.

Aí eu pergunto a vocês: a resposta está realmente em contratar pontas? Se o Zé tiver bom senso e capacidade pra montar um time fora de sua zona de conforto, a resposta fica bem óbvia. Estamos apenas no início do ano e o Flamengo se reapresenta na quarta (11). Temos tempo e jogos suficientes pro Zé testar essas opções, que acredito que condizem mais com nosso elenco.

SRN!

Phellipe Fernandes


Quer ver sua coluna publicada aqui também? Envie para o e-mail [email protected], com o assunto “Coluna do Torcedor“. O texto será avaliado e, se aprovado, publicado no site.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Temos que enxugar o elenco, por 2 motivos:
    1.Abrir espaço para Paqueta, Matheus Sávio e Thiago Santos terem oportunidades durante o ano.
    2. Ter dinheiro para contratar mais uma estrela, pois já temos ( Diego, Conca, Guerreiro )
    Analisem…

    Saídas:
    Chiquinho100mil, Adryan150mil, Gabriel200mil, Cirino250mil, Alan300mil, Fernandinho300mil, sheik300mil, Damiao300mil
    Chegadas:
    Trauco100mil, Romulo250mil, Conca350mil, Tardelli 750mil
    Ainda sobraria 450mil reais…..de economia….

    Temos que limpar o elenco.
    Time titular:
    Muralha-para-rever-donatti-jorge-romulo-arao-diego-conca-tardelli-guerreiro
    Reserva:
    Pv-rodinei-juan-vaz-trauco-ma-cuellar-mancuello-everton-ederson-vizeu
    Terceiro time:
    Thiago-ermes-duarte-dumas-ronaldo-cafu-matheussavio-paqueta-thiagosantos-lincon

  • Mitou Phellipe Fernandes….

    Estou a 3 meses falando nisso.
    Tardelli custo: De graça só salário:700mil
    Marinho: custo: 17milhoes salário:400mil
    Vitinho: custo: 30milhoes salário:500mil
    Cecilio: custo:27milhoes salário:350mil

    A melhor opção disparada é o Tardelli. O único que a camisa não pesaria. Não seria aposta. Viria pra ser titular. Excelente estado físico. Jogador multi-campeao, inclusive da libertadores.

    Damião:300mil
    Cirino: 250mil
    Gabriel: 250mil
    Adryan: 100mil
    Trocaria facilmente pelo Tardelli, sem aumentar em nada nossa folha de pagamento. Ainda emprestaria o Gabriel para alguém pagando parte dos salário deles, pra facilitar alguém querer esse crack….

    Como segundo atacante Tardelli como titular:
    E no banco: Ederson, Everton e Thiago Santos….

    Como volantes teríamos Romulo e Arao como titulares.
    E no banco: Marcio Araújo e Cuellar

    Como armadores Diego e Conca
    No banco: Mancuello, Matheus Sávio

    CentroAvante: Guerreiro
    No banco: Vizeu

  • Tem gente dizendo que hoje em dia você joga com pontas ou você não joga. Que os melhores times do mundo jogam com pontas e não dá pra abrir mão.

    Realmente, o futebol tem tendências e formações do momento. Há um tempo, a formação com pontas tem se destacado e realmente os principais times do mundo têm jogado assim, mas os principais times do mundo têm os jogadores necessários pra esse esquema. O Real tem CR7 e Bale, o Barça tem Neymar e Messi, o Bayern tem D. Costa e Robben, mas o Flamengo tem Gabriel e Éverton. Mesmo pro Brasil essa dupla é fraca. Não dá pra comparar com Dudu e Jesus ou Robinho e Cazares.

    Vamos jogar com as piores peças do nosso elenco só pra entrar nos padrões?

    Só pra lembrar, ano passado teve um time que confundiu toda a Premier League e botou no bolso Chelsea, City, United, Arsenal e etc. O Leicester, que ninguém conhecia, jogava variando entre 4-4-2 e 4-2-3-1, com o Vardy e Okazaki na frente e o Mahrez liderando o meio campo.

    O Chelsea esse ano tem varrido a Premier League. Tava com 13 vitórias seguidas. E joga variando entre 4-2-3-1 e 4-5-1.

    Futebol tem tendências, mas isso não quer dizer que a tendência é obrigatória ou a melhor forma de se jogar. Quando todo mundo joga igual, o futebol se torna previsível.

    • Quantos jogos do Leicester você viu? Eles jogaram num 4-4-2 em linha puro. Mahrez e Albrighton de wingers, Drinkwater e Kante por dentro. E o Chelsea hoje joga com três zagueiros com a bola, e cinco sem ela…

  • Pq os pontas do Flamengo são fundamentais?
    1- Eles são rápidos, ninguém hoje no Brasil perde a bola tão rápido quando o Cirino e o Gabriel.
    2- Eles deixam o jogo mais previsível, todo mundo sabe o que vai acontecer quando eles pegam a bola, o que facilita pro técnico armar a defesa
    3- Eles não tentam nada de diferente(por que sabem que não vão conseguir), o que faz a alegria de muito técnico
    4- Colocar jogadores corredores que são fracos tecnicamente no inicio de um jogo usa a tática da correria, e se der errado tem alguém bom no banco pra usar, o que consagra técnico

    • 4 ótimos motivos!

    • Melhor comentário do Ano.

      Torcendo muito pro Fernandinho ir embora
      Torcendo pro Cirino ir de vez pro Internacional
      Orando pra alguém querer o Gabriel e Adryan…

      Só ficaria o
      Everton, Ederson, Thiago Santos, Paqueta….
      Eu contrataria também o Tardelli, a mais fácil contratação, se comparada com Vitinho – Marinho e Cecilio.
      Primeiro: vem de graça, fim de contrato com a China 6 meses ( ele forçaria a rescisão)
      Segundo: não é aposta, como os outros 3.
      Terceiro: viria pra ser titular
      Quarto: emprestando o Cirino, Gabriel e Damião, pagaria o salário dele e ainda sobraria dinheiro.

  • Acho que o esquema mais versatil possivel seria o 4-2-3-1

  • Concordo 100% com o colunista.
    De acordo com as peças de 2016 e o q se desenha p 2017, o esquema base desse time deveria ser o 442 e suas variações, podendo usar o 433 em ocasiões específicas de jogo, utilizando Everton, Thiago Santos e a base. SRN.

    • Sheik já foi
      Fernandinho já está, indo tomara que não volte.
      Cirino, deve ser negociado com o Internacional
      Agora pra ficar perfeito o Gabriel, Adryan e Damiao teriam que ser negociados.

      Analisem…
      Saídas:
      Chiquinho100mil, Adryan150mil, Gabriel200mil, Cirino250mil, Alan300mil, Fernandinho300mil, sheik300mil, Damiao300mil
      Chegadas:
      Trauco100mil, Romulo250mil, Conca350mil, Tardelli 750mil
      Ainda sobraria 450mil reais…..de economia….

      Temos que limpar o elenco.
      Time titular:
      Muralha-para-rever-donatti-jorge-romulo-arao-diego-conca-tardelli-guerreiro
      Reserva:
      Pv-rodinei-juan-vaz-trauco-ma-cuellar-mancuello-everton-ederson-vizeu
      Terceiro time:
      Thiago-ermes-duarte-dumas-ronaldo-cafu-matheussavio-paqueta-thiagosantos-lincon

  • Berrio do ATLÉTICO Nacional seria ótima contratação.

  • Os últimos títulos nossos, 2009, só o Zé eo Impera na frente, 4-4-2, 2013 só o Paulinho eo Broca na frente, 4-4-2, tem q contratar ponta bom, mas não precisa jogar com 2, SRN

  • Pois é, não necessitamos de volantes, a solução está no banco e em 4-4-2 com as chegadas de Diego, Mancu, Cuéllar e Arão surpreendendo, Diego e Mancu bem soltos, ambos sabem atacar e defender…Cuéllar e Arão tem boas chegadas a frente também, Cuéllar tem passes e lançamentos a longa e curta distância, além de chutar muito forte e com endereço certo a gol, com esses jogadores temos muita qualidade de criação e ofensiva de todo jeito!

  • O Zé vai ter que mudar esse esquema para encaixar Diego e Conca.
    Se manter esse esquema com pontas com o objetivo de marcar lateral até o campo de defesa, com Diego no meio e o Conca em uma das beiradas provavelmente o argentino não vai aguentar e o contrário certamente levará à queda de rendimento do Diego.

    • Sim. Mudar é a tendência. 4321.

  • Um time de “armandinhos” ?
    O Mancuello na maioria das vezes que entrou para jogar na “beirada/ponta” sempre afunilou o jogo devido as suas características e não por sua culpa e se complicou com exceção do jogo contra a Chapecoense.
    O Flamengo precisa de pontas que partam para cima da defesa impondo medo aos adversários estilo Julio Cesar Uri geller mas infelizmente esse tipo de jogador é dificil de se encontrar.

    • Estão valorizados. É isso é um problema sério porque eles são fundamentais no esquema atual.

  • Queria ver o time jogando no 4-5-1
    Muralha
    Para Rever. Vaz. Jorge

    Cuelar
    Arão. (Rômulo)

    Conca. Diego

    Guerreiro

    • Falta um.

  • Pra mim o texto ta perfeito,é isso mesmo,se tivessemos um treinador que tivesse tesão em ser campeão e não se preocupasse em não perder pra manter o emprego,jogariam os mehores,e tem outra,esse mantra de futebol moderno…BALELA,o futebol brasileiro esqueceu suas origens,quer copiar os europeus que na fala de qualidade,impõe sua competitividade na base da estratégia e força,enfim prefiro um time que leve 2 gols mas que pode fazer 5 que um que acha um golzinho e se retranca todo,pra mim isso tem outro nome:covarde,mediocre…

  • Os fatos também contradizem o tal argumento de fixação por pontas. O Vitinho não jogava em extremidades no Botafogo. Era meia e se destacou como um bom meia. Além disso, contratou-se o Conca, outro meia. Pode-se escalá-los nas extremidades, assim como Paquetá, Matheus Sávio, Cafu, e o próprio Adrian q já entrou pra jogar assim com o mesmo tecnico contra o Santos.

  • O autor do texto menciona como “jogadores de meio” vários que foram muitas vezes escalados pelo técnico como jogadores de extremidade, como Paquetá, Matheus Sávio, Cafu, Ederson e outros. No caso do profissional, Everton e Gabriel foram, após contusão do Ederson, apenas os que melhor se comportaram numa composição de falsos meias num auxílio ao Diego, na medida em que ele ficou sobrecarregado e muito marcado, visto que Arão foi recuado pra manter equilíbrio defensivo que inexistia com o Murici. Sem esquecer que eles conseguiam uma recomposição rápida e permitiam a subida dos laterais. Só reparar o desempenho do Pará em assistências. A cobrada variação de jogo foi tentada, sim, em várias ocasiões sem sucesso. Foi bem sucedida algumas vezes, em situações especificas, como contra Chapecoense e Cruzeiro, mas qdo iniciou-se o jogo com ela, como contra o Corinthians no Maracanã e o Figueirense no primeiro jogo da Sulamericana, e até em outras situações de jogo correndo, como contra o Atlético MG, fora, e o Coritiba no Maracanã, não deu certo, talvez por falta de melhores peças. Mas não se pode afirmar que não foi utilizado.

  • Pelo menos pra mim a obsessão não é por pontas mas sim por um atacante de velocidade, e isso independente do esquema o fla precisa. Mas esse desespero da torcida por pontas é por causa do zé e o amor dele por esse esquema 433, eu também acho que dava pra montar um ótimo time sem os dois pontas, mas é o técnico que gosta deles fazer o que?

  • Zé Ricardo abrir mão desse esquema e colocar Mancu e Cuellar?

    Mais fácil o Temer pedir pra sair, o palmeiras ganhar um mundial, o David Brasil virar homem, o barcelona ser rebaixado e eu comer a Paola Oliveira!

  • Acho o esquema com 2 pontas, um esquema furado, a não ser quando vc tem 2 pontas muito bons, tipo, Neymar e Robinho, Bale e CR7, etcs, aqui os pontas tem q marcar e auxiliar os laterais, quando atacam estão cansados, quando defendem estão cansados, e todo jogo são 2 substituições, sou favorável jogar com um volante ou um meia a mais e um ponta a menos, quando os volantes cobrem os laterais o time cansa menos porq os volante geralmente já estão na defesa, o deslocamento é menor, o Tite jogava com Ralf, Elias, R.A e Jadson, não deu certo, sou favorável q contratem o Elias e montem o meio com Rômulo, Arão, Elias eo Diego, um veloz eo avante, acho q o Conca ficará como opção, mas se ele estiver voando é só sacar um volante, prefiro outro esquema q não seja esse com 2 pontas, aí no 2ºtempo se o time estiver perdendo, sim, saca volante e coloca atacante, SRN

    • Os pontas não precisam ser jogadores tops mundiais. Claro que se forem, é melhor, mas veja o Corinthians de 2015: jogavam nessa faixa do campo Jadson e Malcolm.

    • Perfeitamente cara … só ver quantos gols o flamengo fez ano passado de contra ataque, nao dever ter sido nem 5 no ano inteiro… è bem melhor se jogar com 3 volantes, sendo um mais “fixo”, dois volantes que fiquem mais pelos lados e q revezem nas subidas e meias que fechem os espaços ….. pronto, nao precisa de 2 pontas pra ficar de assistente de lateral.

      Esse ano por exemplo, poderia se jogar com : Romulo, Arão, Cuellar/mancu, MAncu/Conca e diego …. tirando o conca que eu nao sei se volta muito pra marcar, os outros todos sabem jogar e defender….
      Arão mesmo dizem que nao é tao rapido, mais foi o maior ladrao de bola do campeonato.

  • Na teoria é lindo dizer que não precisamos de pontas. Mas as vezes temos que modular de acordo com o jogo. O Conca vem de lesão infelizmente, vai demorar entrar, e quando entrar ainda terá que se entrosar. Esse ano é de Libertadores e varias competições. Com Cirino, Gabriel, Fernandinho e Ederson(se lesiona muito) ta dificil montar um ataque. So meio de campo nao funciona pra ganhar jogo. Expoentes como Everton e Thiago santos são importantes, mas ainda nao são decisivos pelo que vem nesse ano. Pra ganhar alguma coisa tem que investir sim em atacantes de velocidade, nao temos nenhum considerado unânime e que seja decisivo. So olhar as grandes equipes do Brasil e ver que todos tem um grande ponta pelo menos.

  • Não precisamos de 2 pontas fixos, basta o time ser treinado com uma compactação boa onde jogadores mesmo lentos podem fazer o lado de campo muito bem indo para o meio e abrindo espaço para os laterais, é só ver o Corinthians de 2015 com o Jadson de 31 anos, sendo um meia clássico, jogou na meia direita com o maior êxito. É só o Zé aplicar isso no Fla! SRN

    • Vc esta esquecendo de um simples detalhe, Renato Augusto, com ele qualquer time numa escola parecida com a do Brasil vai ter um balanço entre os setores muito bom.

  • Todos sabemos que o ZR não vai mudar o esquema (a tentativa de renovar com Fernandinho não significa nada pra vocês? ), então vamos cobrar ao menos um ponta que venha pra resolver e não um encostado vindo de graça, pois se for assim, melhor nem trazer.

    • poderiam incorporar o Vinicius pro time profissional. Se não vier ponta de bom nv acho necessária sua subida.

      • Não acredito que se subir ele agora não vai queimá-lo, mas também não vai resolver o problema do Flamengo de forma imediata, mas pode usar o Thiago Santos, Matheus Savio ou Lucas Paquetá.

  • Concordo plenamente com o texto. Não sei o porquê dessa fixação pelo 4-3-3 no Flamengo… Creio que os melhores jogadores devem sempre estar em campo, e um 4-4-2 ou mesmo 4-3-2-1poderiam dar a roupagem ao time que todos nós esperamos ansiosamente…
    Bora mengão, as boas vibrações estão aí e favoráveis!! Acho que podemos ter um ano para sorrimos muito ainda!

  • —————Ederson———-Guerrero————–
    (Everton)
    Diego——-Márcio A.————Arão——–Conca
    (Cuéllar)
    Jorge—–Rafael Vaz————Revér———Pará
    (Donatti)
    ————————Muralha—————————

    • Se é para encaixar 3 volantes (com Cuellar de 1o. volante), seria preferível substituir o M. Araújo pelo Mancuello. Ou ainda, manter o M. Araújo como 1o. volante e colocar Cuellar de volta para o banco, com opção imediata… &;-D

    • Tu acha mesmo que o Vaz vai ser titular?

      • E porque não seria ? Formou uma excelente dupla com o Rever. Com eles formando a zaga, Flamengo teve seu melhor desempenho defensivo na era dos pontos corridos.

        • O desempenho foi por conta do sistema defensivo como um todo, desejo boa sorte pra ele, mas é muito pouco provável que ele seja titular.

          • Sim, do sistema defensivo, e ele faz parte do sistema defensivo, logo tem muito mérito nesse feito alcançado. Chegou junto com o Rever, desacreditados, com o time em crise, e deram conta do recado. Não tem porque mudar. Acho muito pouco provável é que ele não seja titular.

          • E as bolas alçadas na área? O cara tirava todas. O problema dele é que ele acha que é craque e fica fazendo lançamentos.

      • Sim, porque quando a defesa está sólida deve continuar sólida.

    • Gostei mais do 4-1-4-1.

    • perfeito esse esquema de jogo … teriamos jogadores tecnicos e todos sabem jogar, marcar, chutar pro gol(ano passado nossos pontas eram tristes nesse quesito). Equilibrio defensivo e ofensivo.
      Nao sei pra que essa fixação com 2 pontas ??w

    • Pois é, ano passado era pra ser esse time, mesmo com o MA.

  • Eu tenho outra opinião.

    01 – É preciso saber como estamos jogando atualmente, aos poucos foi introduzido no talento a força e velocidade, com isso jogar com muitos meias perde muito em velocidade, por características os meias não sabem ocupar espaços defensivos, até correm mais não sabem ocupar espaços e marcar.

    02 – Encontrar na essência do seu elenco jogadores que façam o papel ofensivo e defensivo e consiga equilibrar os três setores priorizando a função principal.

    03 – No caso do flamengo esquecer esse negocio de politica, panelinha e não sei mais o que, isso passou, basta observar porque o Ibson saiu, porque Renato Abreu saiu, o que aconteceu com o bonde da stela, o que aconteceu quando o Everton não gostou de ser subsistido, o que aconteceu quando o Sheik não cumpriu a função que o Zé determinou, o que aconteceu quando o Diego não gostou de ser substituído no jogo contra o parmera (esse caso foi ótimo porque foi postado um vídeo com ele recebendo todos os jogadores no vestiário), ou seja, senso de grupo e desempenho com analise do departamento de futebol credencia o jogador a fazer a função ou não, o treinador pode escalar ou não, mas é assim que é.

    Então vamos parar de ficar procurando pelo ovo, tem sido feito o melhor com o dinheiro que se tem e com as condições que se tem.

    • Muito bom.

  • Na minha opnião Zé precisa de bons jogadores em todas as possições, meio, pontas, centro-avante e etc, todas!

    Por exemplo, supondo que o Fla adote o 4.4.2 como seu esquema principal, e ai na necessidade do jogo o treinador precise jogar pelas pontas, abrir a defesa adversaria por meio de utilizar dois jogadores abertos pelos lados, atacar pelos lados. Vamos depender do Gabriel, Cirino, Fernandinho? Não dá! Tem que contratar na minha opnião dois pontas sim!

  • É simples, pra jogar com Diego e Conca basta segurar o Arão de primeiro volante dai se o outro vai ser MA ou Romulo só o tempo dirá, enquanto o Conca se recupera ele tem a obrigação de utilizar o Mancuello na posição, até pq a caracteristica dos dois é parecida, canhoto habilidoso com controle de bola e bom passe, acho que o time não sai disso não o SA deve aparecer no meio do ano, torcemos pelo Tardelli!

  • Cada “técnico’ com seu estilo. Kkkk
    O que faz realmente a diferença é a qualidade dos jogadores. Podem inventar o esquema e tática que for se houver só perebas que não vai ganhar nada.

    Basta ver a tamanha diferença de qualidade do Diego para os perebas dos Gabriel, Cirino, Fernandinho … Olha que o Diego está aposentado na Europa e nem é um dos principais jogadores europeus, como Messi, Neymar, Cristiano Ronaldo, Ibra etc etc etc
    Imagine o Messi jogando no futebol brasileiro a farra que irá fazer nesses perebas daqui. Kkkkk

    É inimaginável o estrago que um Barcelona, Real Madrid, Bayer…. fariam no futebol brasileiro. Kkkk

    Aposto muito no Flamengo a partir da temporada de 2018.

  • Quando o Conca tiver condições de jogo, uma opção seria deslocar o Diego pra ponta direita pra fazer a função que o Gabriel ou o Cirino deveriam fazer e não tem qualidade pra isso…

    Enquanto isso… tem que testar o Thiago Santos ou o Nixon… qualquer um dos 2 é melhor que o Gabriel.

  • Ao se analisar a historia vencedora do Flamengo veremos que historicamente o Flamengo sempre jogou no 4-3-3. Para os mais sensíveis percebera que o Flamengo tem buscado unificar a mesma formação tática do juvenil ao profissional. Para os que vem acompanhando a Copo Sao Paulo já encontrara essa filosofia de jogo sendo adotado precisamos analisar isso. bom visto isso esta mais que claro que hoje o time profissional do Flamengo se caracterizaria em um 4-4-2 dado a quantidade de jogados de meio de campo que dispomos hoje. Vejo uma filosofia tática sendo desenvolvida no Flamengo atual como já se vê no Barcelona e entre muitos outro time que independentemente do treinador que venha a sua maneira de joga não se altera. Busquemos analisar por esse ponto de vista que é o mais certo para se intender o que esta sendo proposto pelo Flamengo. Formação tática do time de 80: 1 – Raul, 2 – Leandro, 13 – Marinho, 4 – Mozer, 5 – Junior, 6 – Andrade, 7 – Tita, 8 – Adílio, 10 – Zico, 11 – Lico, 9 – Nunes.

    • Flamengo deve investir forte na contratação de apenas um craque a nível europeu lá para 2020 ser a cereja do bolo e a maior parte do time formados por jogadores da base. Sendo com poucas contratações para suprir um determinado setor que não tenham jogadores da base prontos ou qualificado para subir para o profissional.

      Dream team Flamengo de 81.

  • Quem acompanha futebol de um modo geral observa que ninguem hoje joga sem jogadores abertos, esse negócio de 442 com dois meias só existe aqui mesmo, o Atletico de Madrid por exemplo faz um 442 com duas linhas de 4, ou seja, dois ponteiros, futebol moderno exige isso hoje, profundidade, abrir o campo.

    • Valeu Lucas.

      • É nois manoel, sempre bom falar de futebol, ainda mais com quem entende. Abraço !

        • Pra você também.

    • Agora será que o futebol moderno não utiliza mais o 442 pela falta de bons jogadores que joguem pelo meio, e por isso coloca um esquema com 2 pontas de lado, que não precisam ter tanta técnica se fosse meias ???
      E outra coisa, tem que parar com essa bobagem de querer copiar tudo que é feito na Europa, as vezes por isso o Brasil deixou de ser o pais do futebol, o futebol bem jogado, com jogadores habilidosos e tudo mais, por essa mania de fugir das origens do brasil.

      • Não é copia, é a nossa realidade, observe a Juventus que tem um futebol mais leve na Italia, levou tempo para ela adaptar, acho que o fla vai ser assim, mais no momento se fizer vai ter problemas como teve o Muryci.

      • Thiago, o futebol moderno não utiliza mais o 442 quadrado dos anos 90 porque este caiu na obsolescência.

        Recomendo a seguinte leitura: (Google) “a morte do 4-2-2-2 clássico brasileiro e as transformações no esquema”.

        • Cara esse “futebol moderno” ja foi utilizado aqui no Brasil a anos atras, mas tudo muda, e hoje virou moda novamente, amanha poderá nao ser mais….. O estilo de jogo do barça do pep Guardiolla, de toque de bola como era uma coisa nova, o barça ganhou tudo com ele mas a partir do momento que os técnicos descobriram uma forma de anular esse estilo do jogo, o mesmo naão foi tao efetivo como no começo….

          Você colocar um estilo de jogo “novo” que beneficia seus melhores jogadores, tendo qualidade técnica tanto defensivamente quanto ofensivamente é mais facil de dar certo do que um esquema que ja virou COMUM, pois todo mundo usa, se todo mundo usa sabe como anular, so ver a queda de rendimento do time ano passado no final do campeonato, que foi iate o fim com um esquema que nao dava certo mais.

          E nao tem essa desculpa de que o cansaço veio e tals, pois nas ultimas rodadas estavam tendo jogos apenas fds, e sempre q o time tinha 1 semana pra treinar parece que piorava.

          • Você está certo, o futebol é cíclico.

            De fato, um esquema que propicie isso seria ideal. Mas é sintomático que o clássico 442 quadrado tenha caído em desuso já há alguns anos por aqui, onde reinou, e que nunca tenha dado certo em outros países. Ele tem problemas sérios no momento defensivo.

            O esquema do Zé ficar manjado foi UM dos fatores que fizeram o time cair de produção, não foi apenas mérito dos adversários.

      • Você acha que esses times gigantes da europa não tem dinheiro pra montar um time do jeito que eles querem ? O JamesRodriguez por exemplo não seia esse meia armador que está em falta no futebol ? Claro que eles têm, mas hoje todos os times jogam compactados e congestionando o meio campo, daí se vê muito importante tem jogadores abertos como desafogo pro time, você citou tanto o futebol brasileiro mas se esqueceu que o principal jogador da nossa geração é um jogador de lado, que é o Neymar.

        • Os times Europeus tem dinheiro, mas do que adianta dinheiro se não tem bons jogadores meias dando sopa no mercado ???

          E outra coisa, voce tem no time CR7, Benzema e Bale, no ataque, Kroos e Modric que jogam demais no meio de campo, quem voce acha que vai sair desse time pro James entrar ???

          COmo disse num comentario ai, tem que jogar num esquema que previligie os melhores, sendo assim, o real pode se dar o luxo de jogar no 4123 ou 433 como quiser chamar,pois tem 2 pontas de qualidade ,um centroavante de qualidade e 3 meias que sao bons com bola e pra marcar.

          • Me mostre um time bom na europa que joga num 4 2 2 2.

  • Eu usaria as mesmas, peças porém em um 4-1-4-1 com o Rômulo a frente da zaga Conca e Arão mais no meio e o Diego e Everton/Ederson um pouco mais abertos, Diego faria a dobradinha com o Arão pela direita, como o Arão jogou no inicio do ano passado e rendeu bem, o mesmo aconteceria com Conca e Everton pela esquerda. O Arão ajudaria na recomposição e o Everton voltaria pela esquerda deixando Diego e Conca para organizar um contra-ataque. Esse meio de campo poderia jogar como a seleção do Tite. SRN

    • Eu preferiria trocar o conca com o diego, ai eu acho que ficaria legal, conca tem mais caracteristicas pra jogar aberto, tem drible e boa velocidade.

      • Pode ser uma boa, o canhoto jogando pela direita e o Diego mais centralizado e caindo para a esquerda. SRN

  • Pela característica do elenco e sobre tudo em função da contrataçao do conca ele tera OBRIGAÇÃO de promover a variação p 4-4-2 ….isso se esse nao passar a ser o principal esquema adotado! Mesmo pq tanto marinho(q nao vem mais) como Vitinho q anda sendo cogitado nao têm a menor vocação defensiva. O q seria necessario num 4-3-3. O fato é q hoje temos péssimas opçoes p beiradas, c exceção da boa promessa thiago Santos(p mim o melhor) e do limitado mas voluntarioso Everton.

  • Jamais irei entender. Um elenco cheio de meias talentosos e o Zé insistindo em pontas rápidos que não sabem driblar, cruzar ou finalizar. Se povoar o meio de campo e fizer uma linha de defesa alta e próxima dos volantes, eles mesmos ajudam a dobrar a marcação na lateral e de quebra ganhamos o talento de meias armadores, Guererro jogaria na função dele que é como pivô jogando de costas para o gol e um segundo atacante flutuaria entre os dois lados do ataque recebendo a ultima bola

Comentários não são permitidos.