Ainda na trigésima primeira rodada do Brasileirão 2016 começavam as especulações envolvendo o Flamengo. Após o jogo contra o Inter, representantes do Flamengo se reuniram para tentar trazer o Vitinho. Desde então, vários nomes de diversos pontas foram especulados no Flamengo: Tardelli, Marinho, Cecílio, Podolski, Pedro Rocha, Farfán, Neílton, Gabigol e por aí vai.
Até agora nenhuma dessas negociações foi pra frente e parecem ficar cada dia mais difíceis, o que aumenta ainda mais meu questionamento. Por que essa repentina obsessão por contratar pontas? A resposta pra fechar nosso elenco e ter um time competitivo pra Libertadores tá realmente pelas beiradas do campo? Eu acho que não!
Falta leitura e observação do nosso elenco por parte do treinador e diretoria. É óbvio que todo treinador tem suas filosofias e sua forma preferida de jogar, mas um treinador que se limita a um único esquema tende a se tornar ultrapassado rapidamente, o que seria um vexame pra um treinador de 45 anos, ainda mais pra um “estudioso”.
O Zé deixa nítida a preferência pelo esquema com dois pontas, mas quem conhece nosso elenco e avalia o mercado sabe que jogar assim vai se tornar difícil esse ano. Atualmente, temos os mesmos pontas que tínhamos no ano passado, à exceção do Sheik, que já saiu. Gabriel, Éverton, Cirino (pode sair), Fernandinho (quase certa a saída) e Thiago Santos, além de Paulinho, que não deve ficar. Ou seja, pra jogar com dois pontas com o elenco atual, o Zé provavelmente iria com Gabriel e Éverton, com T. Santos e um ou dois perebas com ele na reserva. Um ataque muito fraco pra qualquer campeonato que o Flamengo dispute esse ano. Pra contratar pra posição, pelo visto só temos opções difíceis, como Cecílio e Vitinho. E mesmo que contratemos um deles, ainda vamos depender dos jogadores supracitados como reservas.
Em compensação, temos um meio campo repleto de opções. No local, temos tanto quantidade como qualidade, que nos permitiria jogar num esquema com 2 ou até 3 meias. Pra jogar no meio, temos Diego, Conca, Mancu, Ederson, M. Sávio, Adryan, Paquetá, além de Cafu, que tem vaga no elenco principal, e do Patrick, que deve subir. Temos 9 jogadores que podem jogar no meio, todos com qualidade e alguns entre os melhores do Brasil. Nas pontas, teremos no máximo 5 perebas, dos quais só o Éverton tem futebol pra jogar nesse time e o Tiago ainda não foi realmente testado.
Com nosso elenco, era fácil montar um excelente time. Um 4-4-2, com Cuéllar (Rômulo), Arão, Diego, Mancu (Conca), Éverton (Ederson) e Guerrero; ou até um 4-2-3-1, com Cuéllar, Arão, Conca, Diego, Mancu e Guerrero. Particularmente, prefiro um 4-4-2, com dois meias, um segundo atacante e um centro-avante. A única posição que ficaria meio carente seria a de segundo atacante, que podíamos focar nela pras contratações. A melhor opção pra posição é, na minha opinião, o Tardelli, pois flutua com muita leveza entre os meias e o centro-avante, além de ter velocidade, bom passe e chute.
Aí eu pergunto a vocês: a resposta está realmente em contratar pontas? Se o Zé tiver bom senso e capacidade pra montar um time fora de sua zona de conforto, a resposta fica bem óbvia. Estamos apenas no início do ano e o Flamengo se reapresenta na quarta (11). Temos tempo e jogos suficientes pro Zé testar essas opções, que acredito que condizem mais com nosso elenco.
SRN!
Phellipe Fernandes
Quer ver sua coluna publicada aqui também? Envie para o e-mail redacao@colunadofla.com, com o assunto “Coluna do Torcedor“. O texto será avaliado e, se aprovado, publicado no site.
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
Jamais irei entender. Um elenco cheio de meias talentosos e o Zé insistindo em pontas rápidos que não sabem driblar, cruzar ou finalizar. Se povoar o meio de campo e fizer uma linha de defesa alta e próxima dos volantes, eles mesmos ajudam a dobrar a marcação na lateral e de quebra ganhamos o talento de meias armadores, Guererro jogaria na função dele que é como pivô jogando de costas para o gol e um segundo atacante flutuaria entre os dois lados do ataque recebendo a ultima bola
Pela característica do elenco e sobre tudo em função da contrataçao do conca ele tera OBRIGAÇÃO de promover a variação p 4-4-2 ....isso se esse nao passar a ser o principal esquema adotado! Mesmo pq tanto marinho(q nao vem mais) como Vitinho q anda sendo cogitado nao têm a menor vocação defensiva. O q seria necessario num 4-3-3. O fato é q hoje temos péssimas opçoes p beiradas, c exceção da boa promessa thiago Santos(p mim o melhor) e do limitado mas voluntarioso Everton.
Eu usaria as mesmas, peças porém em um 4-1-4-1 com o Rômulo a frente da zaga Conca e Arão mais no meio e o Diego e Everton/Ederson um pouco mais abertos, Diego faria a dobradinha com o Arão pela direita, como o Arão jogou no inicio do ano passado e rendeu bem, o mesmo aconteceria com Conca e Everton pela esquerda. O Arão ajudaria na recomposição e o Everton voltaria pela esquerda deixando Diego e Conca para organizar um contra-ataque. Esse meio de campo poderia jogar como a seleção do Tite. SRN
Eu preferiria trocar o conca com o diego, ai eu acho que ficaria legal, conca tem mais caracteristicas pra jogar aberto, tem drible e boa velocidade.
Pode ser uma boa, o canhoto jogando pela direita e o Diego mais centralizado e caindo para a esquerda. SRN
Quem acompanha futebol de um modo geral observa que ninguem hoje joga sem jogadores abertos, esse negócio de 442 com dois meias só existe aqui mesmo, o Atletico de Madrid por exemplo faz um 442 com duas linhas de 4, ou seja, dois ponteiros, futebol moderno exige isso hoje, profundidade, abrir o campo.
Valeu Lucas.
É nois manoel, sempre bom falar de futebol, ainda mais com quem entende. Abraço !
Pra você também.
Agora será que o futebol moderno não utiliza mais o 442 pela falta de bons jogadores que joguem pelo meio, e por isso coloca um esquema com 2 pontas de lado, que não precisam ter tanta técnica se fosse meias ???
E outra coisa, tem que parar com essa bobagem de querer copiar tudo que é feito na Europa, as vezes por isso o Brasil deixou de ser o pais do futebol, o futebol bem jogado, com jogadores habilidosos e tudo mais, por essa mania de fugir das origens do brasil.
Não é copia, é a nossa realidade, observe a Juventus que tem um futebol mais leve na Italia, levou tempo para ela adaptar, acho que o fla vai ser assim, mais no momento se fizer vai ter problemas como teve o Muryci.
Thiago, o futebol moderno não utiliza mais o 442 quadrado dos anos 90 porque este caiu na obsolescência.
Recomendo a seguinte leitura: (Google) "a morte do 4-2-2-2 clássico brasileiro e as transformações no esquema".
Cara esse "futebol moderno" ja foi utilizado aqui no Brasil a anos atras, mas tudo muda, e hoje virou moda novamente, amanha poderá nao ser mais..... O estilo de jogo do barça do pep Guardiolla, de toque de bola como era uma coisa nova, o barça ganhou tudo com ele mas a partir do momento que os técnicos descobriram uma forma de anular esse estilo do jogo, o mesmo naão foi tao efetivo como no começo....
Você colocar um estilo de jogo "novo" que beneficia seus melhores jogadores, tendo qualidade técnica tanto defensivamente quanto ofensivamente é mais facil de dar certo do que um esquema que ja virou COMUM, pois todo mundo usa, se todo mundo usa sabe como anular, so ver a queda de rendimento do time ano passado no final do campeonato, que foi iate o fim com um esquema que nao dava certo mais.
E nao tem essa desculpa de que o cansaço veio e tals, pois nas ultimas rodadas estavam tendo jogos apenas fds, e sempre q o time tinha 1 semana pra treinar parece que piorava.
Você está certo, o futebol é cíclico.
De fato, um esquema que propicie isso seria ideal. Mas é sintomático que o clássico 442 quadrado tenha caído em desuso já há alguns anos por aqui, onde reinou, e que nunca tenha dado certo em outros países. Ele tem problemas sérios no momento defensivo.
O esquema do Zé ficar manjado foi UM dos fatores que fizeram o time cair de produção, não foi apenas mérito dos adversários.
Você acha que esses times gigantes da europa não tem dinheiro pra montar um time do jeito que eles querem ? O JamesRodriguez por exemplo não seia esse meia armador que está em falta no futebol ? Claro que eles têm, mas hoje todos os times jogam compactados e congestionando o meio campo, daí se vê muito importante tem jogadores abertos como desafogo pro time, você citou tanto o futebol brasileiro mas se esqueceu que o principal jogador da nossa geração é um jogador de lado, que é o Neymar.
Os times Europeus tem dinheiro, mas do que adianta dinheiro se não tem bons jogadores meias dando sopa no mercado ???
E outra coisa, voce tem no time CR7, Benzema e Bale, no ataque, Kroos e Modric que jogam demais no meio de campo, quem voce acha que vai sair desse time pro James entrar ???
COmo disse num comentario ai, tem que jogar num esquema que previligie os melhores, sendo assim, o real pode se dar o luxo de jogar no 4123 ou 433 como quiser chamar,pois tem 2 pontas de qualidade ,um centroavante de qualidade e 3 meias que sao bons com bola e pra marcar.
Me mostre um time bom na europa que joga num 4 2 2 2.
Ao se analisar a historia vencedora do Flamengo veremos que historicamente o Flamengo sempre jogou no 4-3-3. Para os mais sensíveis percebera que o Flamengo tem buscado unificar a mesma formação tática do juvenil ao profissional. Para os que vem acompanhando a Copo Sao Paulo já encontrara essa filosofia de jogo sendo adotado precisamos analisar isso. bom visto isso esta mais que claro que hoje o time profissional do Flamengo se caracterizaria em um 4-4-2 dado a quantidade de jogados de meio de campo que dispomos hoje. Vejo uma filosofia tática sendo desenvolvida no Flamengo atual como já se vê no Barcelona e entre muitos outro time que independentemente do treinador que venha a sua maneira de joga não se altera. Busquemos analisar por esse ponto de vista que é o mais certo para se intender o que esta sendo proposto pelo Flamengo. Formação tática do time de 80: 1 - Raul, 2 - Leandro, 13 - Marinho, 4 - Mozer, 5 - Junior, 6 - Andrade, 7 - Tita, 8 - Adílio, 10 - Zico, 11 - Lico, 9 - Nunes.
Flamengo deve investir forte na contratação de apenas um craque a nível europeu lá para 2020 ser a cereja do bolo e a maior parte do time formados por jogadores da base. Sendo com poucas contratações para suprir um determinado setor que não tenham jogadores da base prontos ou qualificado para subir para o profissional.
Dream team Flamengo de 81.
Quando o Conca tiver condições de jogo, uma opção seria deslocar o Diego pra ponta direita pra fazer a função que o Gabriel ou o Cirino deveriam fazer e não tem qualidade pra isso...
Enquanto isso... tem que testar o Thiago Santos ou o Nixon... qualquer um dos 2 é melhor que o Gabriel.
Cada "técnico' com seu estilo. Kkkk
O que faz realmente a diferença é a qualidade dos jogadores. Podem inventar o esquema e tática que for se houver só perebas que não vai ganhar nada.
Basta ver a tamanha diferença de qualidade do Diego para os perebas dos Gabriel, Cirino, Fernandinho ... Olha que o Diego está aposentado na Europa e nem é um dos principais jogadores europeus, como Messi, Neymar, Cristiano Ronaldo, Ibra etc etc etc
Imagine o Messi jogando no futebol brasileiro a farra que irá fazer nesses perebas daqui. Kkkkk
É inimaginável o estrago que um Barcelona, Real Madrid, Bayer.... fariam no futebol brasileiro. Kkkk
Aposto muito no Flamengo a partir da temporada de 2018.
É simples, pra jogar com Diego e Conca basta segurar o Arão de primeiro volante dai se o outro vai ser MA ou Romulo só o tempo dirá, enquanto o Conca se recupera ele tem a obrigação de utilizar o Mancuello na posição, até pq a caracteristica dos dois é parecida, canhoto habilidoso com controle de bola e bom passe, acho que o time não sai disso não o SA deve aparecer no meio do ano, torcemos pelo Tardelli!
Na minha opnião Zé precisa de bons jogadores em todas as possições, meio, pontas, centro-avante e etc, todas!
Por exemplo, supondo que o Fla adote o 4.4.2 como seu esquema principal, e ai na necessidade do jogo o treinador precise jogar pelas pontas, abrir a defesa adversaria por meio de utilizar dois jogadores abertos pelos lados, atacar pelos lados. Vamos depender do Gabriel, Cirino, Fernandinho? Não dá! Tem que contratar na minha opnião dois pontas sim!
Eu tenho outra opinião.
01 - É preciso saber como estamos jogando atualmente, aos poucos foi introduzido no talento a força e velocidade, com isso jogar com muitos meias perde muito em velocidade, por características os meias não sabem ocupar espaços defensivos, até correm mais não sabem ocupar espaços e marcar.
02 - Encontrar na essência do seu elenco jogadores que façam o papel ofensivo e defensivo e consiga equilibrar os três setores priorizando a função principal.
03 - No caso do flamengo esquecer esse negocio de politica, panelinha e não sei mais o que, isso passou, basta observar porque o Ibson saiu, porque Renato Abreu saiu, o que aconteceu com o bonde da stela, o que aconteceu quando o Everton não gostou de ser subsistido, o que aconteceu quando o Sheik não cumpriu a função que o Zé determinou, o que aconteceu quando o Diego não gostou de ser substituído no jogo contra o parmera (esse caso foi ótimo porque foi postado um vídeo com ele recebendo todos os jogadores no vestiário), ou seja, senso de grupo e desempenho com analise do departamento de futebol credencia o jogador a fazer a função ou não, o treinador pode escalar ou não, mas é assim que é.
Então vamos parar de ficar procurando pelo ovo, tem sido feito o melhor com o dinheiro que se tem e com as condições que se tem.
Muito bom.