Com ginásio vazio, Vasco e Flamengo duelam por “desempate” e equilíbrio

Compartilhe com os amigos

Não vai ter torcida, mas vai ter Vasco e Flamengo pelo Novo Basquete Brasil. Neste sábado, às 14h, com portões fechados, os rivais se enfrentam na Arena da Barra em jogo adiado pelo turno da competição. Após mais uma semana de polêmicas, a confirmação do clássico é também uma chance, mesmo que imaginária, de resolver uma pendência que ficou em 2016. Finalistas do Campeonato Carioca, Cruz-maltino e Rubro-Negro fizeram duas partidas pela decisão do torneio, ambas sem a presença de torcedores. Cada um venceu uma e o terceiro confronto acabou não acontecendo. Por divergências entre as diretorias e a Federação de Basquete do Rio de Janeiro, o clube da Colina se recusou a jogar e o Flamengo foi campeão por W.O. Desta vez não vale taça e sim uma vitória pelo NBB, mas o reencontro não deixa de ser a chance do desempate dentro de quadra, ao menos para o Vasco. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real e o SportV transmite ao vivo.

É o que pensa o ala David Jackson. Decepcionado com tudo que vem acontecendo com o clássico desde o Campeonato Carioca, ele gostaria que o confronto valesse a taça que acabou na Gávea sem a disputa em quadra. Agora pelo NBB, o cestinha do Cruz-maltino na competição espera uma vitória para recolocar o time nos trilhos depois da derrota para o Minas dentro de casa, na quinta-feira, que brecou os três triunfos seguidos.

– Eu gostaria que fosse desse jeito, mas não é. Nós vamos lá tentar vencer, mas é o NBB agora. E vamos tentar ganhar o próximo jogo. É isso. O Estadual acabou, fiquei desapontado como terminou, por não termos disputado a partida. Mas estamos focado em vencer o próximo jogo – garante David Jackson, sem esquecer o jogo que não aconteceu, mas lembrando que a equipe precisa da vitória para sair da oitava colocação e voltar para o G-4, onde estava até quinta-feira.

No Flamengo, as duas derrotas em sequência, para Franca e Bauru, ambas no Rio de Janeiro, ligaram o sinal de alerta. O time perdeu a liderança isolada da competição e hoje a divide com o Brasília, ambos com 12 vitórias e quatro derrotas. O clima, porém, é de pensar no presente e projetar o futuro, sem remoer um título que veio sem vitória em quadra. É o que pensa o ala Marquinhos, dizendo que seu grupo não tem nada para provar.

– Não precisamos provar nada para eles. Somos os atuais campeões, os primeiros colocados do campeonato. Estamos fazendo nosso campeonato. Precisamos continuar encarando cada jogo como uma decisão. E vamos continuar fazendo isso. Temos que pensar em recuperação. Foram duas derrotas que não esperávamos, dentro de casa. Estamos vendo um momento físico muito ruim do time, tendo que colocar a molecada para jogar, mas precisamos pensar em superação. Como uma motivação a mais no clássico, um grande rival do clube. E tentar nos recuperar – explica Marquinhos.

CLÁSSICO MOTIVA EM MOMENTO COMPLICADO

Apesar da liderança do NBB, o Flamengo vive momento conturbado. Além de Fischer e Humberto, lesionados e fora há um bom tempo, o time perdeu nos últimos jogos o ala Marcelinho, com torção nos tornozelos. Nos duelos anteriores, foi possível perceber o desgaste físico pelos jogos em sequência e uma rotação desequilibrada por um banco de reservas recheado de meninos. Para o técnico José Neto, do Flamengo, o confronto com o Vasco é uma chance de reanimar o grupo para a sequência da competição.

– O ambiente do clássico ajuda a nos reanimar. Lógico, se falarmos que está tudo bem, que não ficamos abatidos com isso, é mentira. Claro que ficamos. São duas derrotas que realmente, pela maneira que foram os jogos, não eram esperadas por nós. É claro que dá uma abatida. Mas, ao mesmo tempo, pos ser um clássico, dá um ânimo. Ajuda a ver uma chance de recuperação. Nós temos o espírito vencedor. Isso é importante – diz José Neto.

Dedé, que chegou no Vasco em dezembro e deu novo ânimo ao elenco, não estava no momento da decisão do Carioca. Na opinião dele, contudo, há uma “pendência” em quadra para o seu time. Ele, porém, não quer focar apenas nisso na conversa com os jogadores e cita também a importância de seguir vencendo para chegar na melhor posição possível para os playoffs. Hoje o Cruz-maltino é oitavo com oito vitórias e sete derrotas.

– Acho que ficou uma pendência, porque realmente é um título que valia, que estava em jogo. E quando você coloca duas equipes como Vasco e Flamengo, eu acho que são duas equipes que brigam sempre pelo título. Acho que existe essa pendência, mas ninguém vai ficar pensando naquele jogo passado como se fosse uma final. É um clássico, mas a gente sabe pela importância da classificação na tabela, pelo que a gente pode chegar – esclarece Dedé.

Fonte: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O Flamengo hoje apesar dos desfalques jogou sem vontade e sem raça, jogamos bem o primeiro quarto e só. Marquinhos q era pra ser o líder do time na ausência do Marcelinho foi expulso por duas faltas técnicas. Muitos lances livres desperdiçados que fizeram falta. Parece q o Flamengo, como tem acontecido no futebol, se esqueceu como ganhar dá nossa baranga de bigode.

Comentários não são permitidos.