Conca e Diego devem jogar como meias ao mesmo tempo? Especialistas opinam

Compartilhe com os amigos

Zé Ricardo pretende aproveitar suas duas opções de meias este ano. O recém-contratado Conca poderá treinar apenas a partir de março, mas o time não pode parar e, enquanto isso, o técnico já planeja um esquema tático em que o argentino e Diego consigam atuar, aumentando o rendimento e apostando na qualidade técnica do elenco.

Nesta temporada, Zé Ricardo avalia esquemas em que Conca já está acostumado a jogar, como o 4-2-3-1, quando atuava pelo Fluminense e podia jogar também pelo lado do campo, conduzindo bem a função de terceiro homem na linha de três. Também acredita que o 4-1-4-1 é uma boa opção, mas como é mais complicada, pretende treinar o time antes de arriscar o esquema.

Analisando a possível atuação de dois meias no time, Andrade, ex-volante do Rubro Negro que conquistou grandes torneios como a Copa Libertadores de 1981 e os Campeonatos Brasileiros de 1980, 82 e 83, afirma que os dois jogadores devem ser aproveitados e que não se pode manter no banco de reservas meias com tamanha capacidade.

– Deve utilizar os dois. Eles têm nome, são caros e têm influência no futebol brasileiro. Não se pode deixar jogadores com tamanha experiência no banco de reservas. Acho válido o Zé Ricardo montar um esquema onde os dois possam atuar.

A opinião do ex-zagueiro Rondinelli não é muito diferente e, o também campeão da Libertadores de 1981 e Brasileiro de 1980, acredita que os dois jogadores são grandes craques e podem ser aproveitados no time de acordo com o desenvolvimento nos treinos.

– O Conca trabalha bem com as duas pernas. Sempre jogou na época do Fluminense e o Diego não é diferente. Quando você tem a possibilidade de ter dois jogadores da categoria deles, pode confundir os adversários. Aonde você colocar os jogadores, eles vão desempenhar o papel com facilidade. São craques! Craques jogam em qualquer posição que o técnico decidir colocá-los a partir de muito treino. Quanto mais perto estiverem da área, poderão abastecer melhor os atacantes.

Fonte: Lancenet

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Claro que jogar com os dois seria o ideal(se o Conca estiver bem), mas tem que treinar isso na pré temporada e na Primeira Liga. Liberta não dá pra entrar com esquema tático improvisado, tem que jogar sabendo o que fazer.

  • Essa vai pro Zé Panela aprender que tem que variar esquema! O Barcelona que ele segue tanto de inspiração não jogava num sistema engessado como ele!

    Com as contusões de Iniesta, ainda em 2009, Guardiola começou a colocar
    Keita como volante marcador no lado esquerdo do meio-campo. Com o tempo,
    Keita tornou-se titular. O time passou a atuar sempre com dois volantes
    de marcação: Keita e Yayá Touré. Na continuidade de seu trabalho,
    Guardiola promoveu Sergio Busquets para o lugar de Touré como volante
    centralizado. Sem entrar nas convicções de Guardiola, considero Touré
    mais jogador que Busquets.

    Com esses novos elementos, Guardiola passou a variar o tradicional 4-3-3 com o 3-3-1-3 (ou 3-3-2-2), o 3-4-3 e, finalmente, com o 4-4-2.

    O 4-3-3 teve, primeiramente, Abidal na lateral esquerda e o trio Henry, Ibrahimovic e Messi no ataque.

    https://uploads.disquscdn.com/images/eb75521543ae4f68f421a1ed64b23948660b636eb3783c88b9aa848b27f06175.png

    Esse
    esquema permitia uma variação para o 3-3-1-3 (ou 3-3-2-2), com Abidal
    recuado para a defesa e Daniel Alves, Touré e Keita à frente de três
    defensores. Xavi como armador e Iniesta combinando as funções de meia e atacante
    atrás de dois homens de frente (por vezes Henry e Messi, Ibrahimovic e
    Messi, Pedro e Henry etc., dependendo dos jogadores disponíveis).

    https://uploads.disquscdn.com/images/fd75569fc57ee1cc908d2652fb2d9f110f98c6590a1ed5bd267a8364e7e98393.png

    Outra
    variação era o 3-4-3, com um losango no meio-campo. Assim, teríamos
    Daniel Alves como meia pela direita, Keita como volante/meia pela
    esquerda, Busquets como volante centralizado e Xavi como armador na
    ponta ofensiva do losango. Iniesta como meia-atacante caindo pela
    esquerda, quando Messi está no time, ou pela direita, quando Messi não
    está e entram Pedro, Henry ou Ibrahimovic.

    E, finalmente,
    Guardiola tem utilizado com frequência o 4-4-2. Pode ser com o desenho
    de um quadrado no meio-campo (dois volantes e dois meias), como contra o
    Dinamo Kiev,

    https://uploads.disquscdn.com/images/266111e90b559d9ffd89108a3957356fbeb94fc88cc19a9c72d78b6ebc2856b3.png

    ou uma linha de quatro, como contra a Internazionale

    https://uploads.disquscdn.com/images/ab199cbd8cc0498d1f73d6a9685d040a6195a1c867719780e2e89326118f1ec0.png

    e contra o Arsenal.

    https://uploads.disquscdn.com/images/f20368dd28e7788e6c048c8a1a4940070208d08abd19365da5c555812e0957d9.png

    Nesse
    4-4-2, os laterais atacam quase todo o tempo, já que o time está mais
    protegido pelos dois volantes de marcação. E há sempre uma variação para
    o 4-3-3, uma vez que o Barcelona tem muita posse de bola e pressiona o
    adversário no campo
    defensivo. Um jogador de meio (Iniesta ou Pedro, no caso dos exemplos
    citados) sempre caem pelas extremas para dar opção de jogada. Os
    laterais aparecem para trocar bolas no meio-campo e também chegam ao
    fundo para cruzar. Na prática, o 4-3-3 continua vivo, mas precavido.

  • Provávelmente, o Zé Ricardo deverá manter o esquema tático atual e utilizar os 2 atacantes de lado. No entanto, em algum momento do jogo irá fazer mudanças no esquema tático com a entrada do Conca no lugar de um dos pontas visando um 4-4-2 ou algo semelhante. Ele já havia feito isso em outras oportunidades, mas só tínhamos o “aguado” Mancuello e o “preguiçoso” Alan Patrick.

    Pode ser improvável, mas também existe a possibilidade dele tirar o Willian Arão e entrar com o Conca. Neste caso, os 3 jogadores de meio (M. Araújo/Rômulo, Diego e Conca) formariam o miolo defensivo, jogando mais fechados para facilitar a marcação e com a posse de bola, irão explorar a velocidade dos pontas em rápidas saídas de bola. Nessa formação, a tendência é formar um bloco compacto com todas as linhas.

    Mas pessoalmente, NÃO acredito na escalação de ambos como titulares, especialmente sabendo que o Conca está vindo de lesão e só entrará no time durante os campeonatos… &;-D

    • Eu não consigo acreditar que ele vai manter os pontas e preterir o Conca…A não ser que seja dois pontas fora de série, sem esses cabeças de bagre do Everton/Gabriel/Cirino…
      Acredito que ele coloque o Conca sim, deixando o arao mais recuado, auxiliando o Rômulo na marcação…Deus é grande e Flamenguista, e esse ano o caramujo não vinga mais…Tomara!
      SRN

      • Não se trata de ter (ou não) jogadores limitados para jogar nas pontas, pois queiram ou não, o esquema será mantido “aconteça o que acontecer”, pois há tempos o Flamengo vem trabalhando nesta filosofia do “sistema tático único” e não vai ser agora que ele vai mudar apenas para encaixar um jogador que sequer é do clube definitivamente… &;-D

  • Não gosto muito dessa ideia; alterar um estilo de jogo da equipe em função dos jogadores, da situação. Acho que deveríamos dar esse passo adiante e fazer como o Barça.

    Nesse caso, no entanto, espero que eles joguem juntos, Flamengo precisa dar uma resposta em campo à tudo que tem sido feito fora das quatro linhas.

    Desenhei um esquema tático outro dia que comportaria Diego e Conca juntos no meio, sem prejudicar a defesa, e sem perder a profundidade e velocidade pelos lados.

    Está aqui o desenho, o pessoal no Twitter gostou bastante, o que vocês acham? https://uploads.disquscdn.com/images/905b9bc1e48c01915411356ba1b12d589a764c997fed387432c754fff10bf162.jpg

    • Não precisa por “3 zagueiro” no time..O melhor esquema pra não perder a força defensivamente, seria jogar com 3 volantes, sendo que ficaria Rômulo, Arão(mais a direita) e Mancuello/Cuellar (esquerda), no meio Diego e CONCA/mancuello/ Ederson e na frente guerrero contra times que atacam mais.

      já contra times mais fechados, poderia se tirar um dos volantes e colocar um 2 atacante com velocidade, fazendo o time jogar no 4231, com Conca ou diego fazendo o outro lado de campo.

      • Você não entendeu direito Thiago, o objetivo desse esquema é justamente não sofrer com um problema do 4-3-2-1, famoso “árvore de natal”, que é a pouca profundidade. Você não tem jogadores de lado fazendo infiltrações em velocidade e jogadas de linha de fundo.

        No caso desse 3-4-3(na verdade 3-4-2-1) é proteger os avanços desses dois meias da penúltima linha, e principalmente, liberar mais os dois alas para o ataque.

        Eu preferi usar o Jorge pela esquerda e o ponta pela direita. O Pará ficou como zagueiro para dar cobertura e velocidade na defesa.

    • Você não acha que o Jorge iria ficar muito sobrecarregado não ? Já que ele não é esse mestre na defesa, tem mais qualidade no apoio, mas tá legal, o ponta iria ajudar o conca na marcação, já que o diego tem mais pique que o conca, ta legal, mas acho que para esse time que ta se formando, a formação melhor seria a do Corinthians campeão com o tite, onde no lugar de uma ponta existe um meia que corta para meio tanto servindo o latera como ajudando a criar e chegando para finalizar no caso deles o Jadson, enquanto o Renato Augusto era o cérebro do time, cabe ver onde o Diego e o conca se adapta melhor, se armando ali, ou sendo esse meia/ponta, de resto é velho feijão com arroz

      • De forma nenhuma, ele seria coberto pelo Romulo e também pelo próprio Rafael Vaz. A vantagem do esquema de três zagueiros é essa: o ala não tem a mesma preocupação que um lateral de origem.

        Isso porque o “zagueiro de canto” é apoiado pelo defensor central.

        Esse esquema do Tite não é tão simples de executar. Repara que o Jadson é um armador mas com características propícias para jogar pela ponta; agilidade, explosão. Tem que ver se Diego e Conca teriam esse fôlego.

        • Mesmo assim, é como eu falei, talvez o Diego seria esse cara

    • Pode dar certo sim, mas muitos cornetas acham que o Zé vai insistir no 4 3 3

      • Acho que ele não mudaria para um esquema de três zagueiros, muito embora ele tenha admitido, recentemente, gostar desse tipo de organização.

    • O que a borracha apagou antes de você escrever “Rômulo”? Curiosidade.

      • Adivinha… &;-D

        • 😀

      • Rômulo mesmo, mas é que eu escrevi muito mal. Relaxa, não era O Inominável não, rsrsrs.

        • Aham, sei. Deus tá vendo, hein!!

          Brincadeira!

          O desenho da tática é o mesmo da Argentina do Bielsa, aquela que engoliu o Brasil na final da Copa América do Peru, mas a um minuto do fim nosso Diego mandou um balão pra área e… Marejam meus olhos neste momento.

          Só o desenho mesmo, pois as funções seriam bem diferentes.

          Pato; Coloccini, Ayala e Heinze; Il Capitano, Mascherano, Lucho e Sorín; Kily Gonzalez, Rosales e Carlitos.

          SRN

          • Nem me fala, um dos momentos mais emocionantes que já tive a oportunidade de assistir. Golaço do nosso imperador.

    • Boa ideia, mas…Me preocupa a comentada “intensidade do jogo” independente do esquema. Muita coisa atrapalhou o Fla no final do campeonato, mas nada tanto quanto a falta de pique da equipe.
      Pará, Guerrero, Aarão, Jorge, Everton…Caíram pelas tabelas de forma assustadora. Com a baciada de jogos esse ano é saber se o melhor esquema com os melhores jogadores manterá o pique. Principalmente nos momentos mais decisivos…
      Saudações rubro-negras!

    • Esse esquema foi muito usado por Guardiola no Barcelona é um 3-3-1-3 (ou 3-3-2-2), mais no caso o ponta é mais avançado próximo ao Guerrero.

      —————————–Guerrero
      —————————————————- Everton
      ——————Diego——————Conca

      ———-Jorge ———Rômulo——–Arão

      ————–Donatti ——— Rever——- Pará

      —————————- Muralha

  • ”Ain o Zé Ruela não vai escalar os dois”
    ”Ain o Zé Ruela não tira o Caramujo”
    ”Ain o Zé Ruela vai escalar o Gabriel”
    ”Ain o Zé Ruela isso…”
    ”Ain o Zé Ruela o aquilo…”
    ”Ain o Zé Ruela não vai mudar o esquema”
    ”Ain diretoria burra, não entende de futebol”
    ”Ain diretoria burra, demiti esse técnico, ele deixa meu jogador preferido no banco”
    ”Ain diretoria burra, não quis pagar salário astronômico pro Tardelli”
    ”Ain diretoria burra, não quis pagar salário astronômico pro Felipe Melo”
    ”Ain diretoria burra, não quis pagar salário astronômico pro Vargas”
    ”Ain diretoria burra, não quis pagar salário astronômico pro Everton Ribeiro”
    ”Ain diretoria burra, não quis contratar o jogador que ninguém nunca ouviu falar, mas é craque no Youtube e futuro candidato a Bola de Ouro”
    ”Ain diretoria burra, não entende nada de futebol, quem entende são os cornetinhas insignificantes igual eu”

    Ainda bem que a diretoria não trabalha de acordo com a
    mentalidade medíocre de torcedor imbecil, viu… Se trabalhasse para satisfazer o ego desses cornetas, o Flamengo, em pouco tempo, estaria apodrecendo na série D e atolado em dívidas…

    • Então no seu mundo, torcedor de verdade fica calado e aceita tudo que o técnico e diretoria faz e pensa, podendo contratar jogadores ruins pra não ter que pagar nd por sua aquisição ou continuar com jogadores tecnicamente fracos que não agregam em nada ao time, e faz com que o mesmo desde que essa diretoria entrou esteja a 3 anos sem titulo nenhum.
      Enquanto os cornetas são torcedores imbecis, pois querem ver o time jogar com o que tem de melhor, contratar jogadores melhores para se transformar numa grande equipe e brigar por vários títulos, e não só brigar, mas também ganhar….

      ZR tem um futuro promissor, porém ainda precisa evoluir muito pra ganhar alguma coisa pelo flamengo, e olhe que para os que defendem, ele nao ganhou nada ainda, até Andrade e Jayme quando assumiram o time ganhou alguma coisa.

      • Não. No meu mundo, torcedor de verdade cobra, porém,
        compreende que o trabalho da diretoria é a longo prazo
        compreende que as metas iniciais dela é equacionar a astronômica divida do clube e melhorar sua estrutura
        compreende que ela tem uma política de austeridade, por isso é cautelosa nas contratações e, mesmo assim,
        contrata jogadores
        como Guerrero, Diego, Arão, Mancuello, Donatti, Rômulo (praticamente acertado), Rever, Cuella, Muralha, Everton, etc…
        Mas os cornetas esquecem disso na hora de cornetar, só lembram de Fernandinho, Gabriel, Marcio Araújo…
        Típico coneta que só quer ver motivas para cornetar.

        Engraçado que você fala como se, com as diretorias anteriores, o Flamengo ganhasse títulos todos os anos.
        Até 2009, os Flamengo estava há quase duas décadas sem ser campeão brasileiro, quase sempre brigando para não
        cair, atolado em dívidas e foi campeão em 2009, muitos
        mais por incompetência dos outros times do que por competência do Flamengo.Tanto que, nessa ultima edição,
        Fla fez uma campanha melhor que a de 2009 e não ficou nem em segundo. E nem vem com esse papinho de queo nível
        do brasileirão de 2016 era baixo,
        porque o de 2009 tbm era. Aliás, todos os anos, nível do brasileirão é baixíssimo.
        Flamengo está há 3 anos sem ganhar títulos ? Sim.
        Porém, sabemos que o clube está sendo reestruturado, equacionando a sua dívida. O resultado disso já pode ser visto quando
        compara as campanhas do Fla,em brasileirões anteriores com a de 2016, quando se compara as contratações que o
        Fla fazia quando a diretoria assumiu com as que ela vem fazendo de 2016 pra cá. Títulos é só questão de tempo,
        porque, eles, em 99% das vezes, é consequencia de um bom planejamento, (há exceções, como o de 2009, por exemplo, entre outros…). Mas corneta não
        entende isso, prefere que a diretoria gaste dinheiro que não tem, para formar
        um grande time, para ser campeão (sem garantia nenhuma de que será) e depois voltar a mesma merda de sempre.
        Isso é mentalidade medíocre de torcedor imbecil. Para torcedor imbecil, o trabalho só é bom se o time for campeão,
        indepenente das sircunstâncias,
        independente do time jogar todo o campeonato fora do estado,
        independente do time se desgastar com as viagens,
        independente do time perder 47 sessões de recuperação muscular, ao longo do campeonato, por conta das viagens,
        Independente do time perder, pelo menos, um dia de treinamento, pot semana, por conta das viagens,
        independente do time sendo comandado por um técnico que nunca havia tido experiência profissional, pergar um time em crise,
        com a temporada em andamento,
        independete de, mesmo com todas as dificuldades a cima, o time fazer sua melhor campanha na era dos pontos corridos.
        Você é tão corneta que usa o fato do Zé Ricardo não ter cido campeão, como argumento. PQP!!!!! O cara não tem nem um
        ano que está a frente do time profissional e levou o Fla a sua melhor campanha no Brasiuleirão de pontos corridos, mesmo com todas as sificuldades. Enfim, como eu disse,
        para cornetas, o trabalho só é bom se o time for campeão. Bem assim pensava dirigentes como Kleber Leite, Edmundo, Patrícia Amorin, que estrupavam as finanças do Flamengo,
        gastando dinheiro que o Fla não tinha, para montar grandes times, sem se preocupar com a conta que chegaria depois.

        muito hilário essa parte do seu comentário:

        ”Enquanto os cornetas são torcedores imbecis, pois querem ver o
        time jogar com o que tem de melhor, contratar jogadores melhores
        para se transformar numa grande equipe e brigar por vários títulos,
        e não só brigar, mas também ganhar….”

        O que seria exatamente o time jogador com o que tem de melhor ?
        quem diz se o time está ou não jogando com o que tem de melhor ? Você ?
        Então quem tem uma opinião diferente da sua está errado ? hahahaha hilário.
        Já que você entende tanto, por que não vai lá assumir o Flamengo e fazer um
        trabalho melhor d que o que vem sendo feito ? Já que você entende mais do que o Zé Ricardo,
        por que não vai lá assumir o time do Fla, e fazer uma campanha melhor do que a que ele fez ?
        Eu sei porque. Porque é muito fácil ser expert
        do futebol atrás de um monitor de computador, né ?

        ”contratar jogadores melhores
        para se transformar numa grande equipe e brigar por vários títulos,
        e não só brigar, mas também ganhar” hahahaha

        já comentei aqui sobre cornetar querer que a
        diretoria gaste dinheiro que não tem, para formar um grande time, ser campeão, depois voltar a merda,
        porque trabalho só é bom se for campeão, independente se estará acabando com as finanças do clube.

  • Quando sabem jogar, jogam até 3 meias, quanto mais dois. Que título de matéria!

  • ZE RUELA GOSTA DE PONTAS BOÇAIS COMO GABRIEL E FERNANDINHO ,NAO DE MEIAS TÉCNICOS .

  • Tomara que o Zé Panela esquece esse lance de 4-3-3 jogando com ponta inúteis, senão ele vai “matar” o elenco de novo.

    A escalação ideal seria: Muralha – Para – Rever – Donatti – Jorge – Rômulo – Arão/Mancuello – Conca – Diego – Everton/Ederson – Guerrero

  • Muralha, Pará, rever, vaz, , Jorge, Rómulo, Arão, Diego, conca, ederson, guerrero.

  • A verdade é: se com Conca e Diego, o Guerrero não deslanchar, ninguém mais o fará, acabou a desculpite.

Comentários não são permitidos.