De olho no San Lorenzo, Zé observa Católica e legado de Sampaoli no Chile

Compartilhe com os amigos

Técnico do Fla lembra que argentinos já estavam na mira desde o possível confronto na última Sul-Americana e ressalta também força dos chilenos: “É o time a ser batido”

Noves fora a movimentação no mercado e a expectativa pela chegada de mais três reforços – além de Trauco, as negociações por Romulo, Marinho e Conca estão bem adiantadas -, o Flamengo tem alerta ligado para a Libertadores. O sorteio colocou dois adversários de bom nível no caminho dos cariocas. O tradicional argentino San Lorenzo, que foi eliminado na primeira fase da competição no ano passado, semifinalista na Sul-Americana e atual terceiro colocado na Argentina, e a forte Universidad Católica do Chile já tiram o sono do técnico Zé Ricardo.

O técnico procura vídeos e todas informações possíveis sobre os dois adversários definidos. O terceiro vem da fase anterior da Libertadores – com destaque para o confronto entre Atlético-PR e Millionarios, da Colômbia. Zé, por sinal, aposta no Furacão.

A estreia está marcada para o dia 8 de março contra o San Lorenzo, provavelmente na remodelada Arena da Ilha, no estádio Luso-Brasileiro. Com o dever de casa completo, o técnico do Flamengo cita jogadores do time do papa Francisco e um conhecido do futebol brasileiro, o técnico Diego Aguirre, que passou pelo Internacional e Atlético-MG.

– Aguirre consegue resgatar um pouco da credibilidade do time quando vai para o San Lorenzo. Eles já têm identidade de jogo, variam de duas linhas de quatro, fazem um 4-2-3-1, têm atletas experientes, como o Cauteruccio, o Coloccini, tem atacante chamado Blandi, rápido e jovem, tem também o Ortigoza, um cara que organiza meios de campo. Foram vice-campeões argentinos e vai ser um jogo difícil, que já entramos na competição com a responsabilidade de pontuar, de vencer bem – lembra Zé Ricardo, acrescentando que acompanha o San Lorenzo no atual campeonato argentino. O time está em terceiro lugar.

Contra o Palestino, a lição e uma indicação: Valencia
Ao mesmo tempo que vê com a atenção o desenrolar das negociações do Rubro-Negro – “a direção está trabalhando de forma bem cautelosa, de forma seletiva, para fortalecer bem nosso elenco” -, o técnico reconhece na Universidad Católica talvez o principal adversário da primeira fase. Por motivo simples: é o atual bicampeão chileno – venceu o “Clausura” em maio e o “Apertura” recentemente. Na segunda rodada, o Fla vai a Santiago encará-los.

Está vivo na cabeça de Zé Ricardo o confronto com o Palestino pela Sul-Americana. Contra um time de orçamento bem mais modesto, o Flamengo venceu em Santiago por 1 a 0 e perdeu por 2 a 1 em Cariacica, frustrando a torcida em mais um desafio no continente. O Flamengo chegou a buscar informações e fez sondagens pelo camisa 10 Leonardo Valencia, argentino que se naturalizou chileno e que agradou Zé Ricardo. Mas a convocação do jogador, que desperta interesse dos grandes do futebol de seu país, fez qualquer investida ficar fora dos padrões do que o Rubro-Negro colocava para a eventual negociação – que terminou nem começando.

O técnico do Flamengo vê o Chile cada vez mais forte no cenário do futebol sul-americano e mundial e cita até mesmo a contribuição do técnico argentino Jorge Sampaoli, hoje no Sevilla, mas que comandou a Universidad de Chile e a seleção nacional – conquistando a Copa América de 2015. O Chile, sem Sampaoli, seria bicampeão em 2016.

– Vejo a Universidad Católica como um time a ser batido. A escola chilena vem evoluindo bastante, não é à toa que é bicampeã da Copa América. Estive conversando com alguns colegas de lá nesta Sul-Americana, eles falaram que realmente um dos grandes feitos do Sampaoli foi ter deixado esse legado muito grande para os jovens treinadores chilenos. Vimos isso com o Nicolas Córdova, (técnico de 37 anos do Palestino), que enfrentamos. Sabíamos que pelo pote 3 do sorteio íamos pegar duas grandes equipes. Vamos trabalhar e torcer para fazer estreia boa contra o San Lorenzo e fazer jogo consistente contra a Católica na segunda rodada – afirmou.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • ACho que o pessoal tá com saudade do Felipão e do Luxa, que entram em campo ignorando seus adversários.
    NINGUÉM GOSTA do CARAMUJO, mas Tem Rodrigo Caetano, se ele dissesse sai, o Zé acataria, mas TODO mundo Internamente gosta do MARCINHO, e tem torcedor FLAMENGUISTA que gosta do MA, eu NÃO SOU um desses, mas tem quem goste pode expiar os comentários.

  • Concordo, a Uni Católica é o Time mais Difícil, o San Lorenzo tem Tradição e o Atlético é Difícil por ser um Confronto nacional, ou seja, os dois times se conhecem.

    • Marty, tem muito torcedor que sente saudade da velha guarda dos técnicos: arrogantes e menosprezadores de adversários.

  • Cada dia que passa Zé Ruela Ricardo se mostra um excelente auxiliar técnico. Sabe tudo dos outros times.

    • Volta Cristovão Borges; Volta Papai Joel

      • Esses dois não tem minha preferência

    • Então o técnico não pode saber tudo sobre os adversários?

      • Deve!
        Só que a primeira obrigação dele é saber tudo sobre o próprio elenco. As vezes parece que o Zé Ruela Ricardo assumiu o time no dia do jogo.

        • Exatamente!Mas em qual momento do texto especifica que ele prioriza estudar os adversários ao invés do próprio time?

          • Em nenhum momento do texto mas em todos os jogos do Flamengo. Basta olhar a insistência em Fernandinho, Gabriel e Márcio Araújo para perceber que não conhece o elenco que dirige.

            • “O Zé insiste como jogadores que eu não gosto. Logo ele não conhece o time” – Isso não tem logica alguma, é criticar por críticar.

              • Além do que você falou se confirmar com a permanência dos craques Márcio Araújo e Gabriel e de ele ter pedido a contratação do fenômeno Fernandinho ele é medroso e abriu mão de vencer o campeonato e a sulamericana.
                Em diversos jogos o Flamengo saiu na frente e deixou escapar a vitórias, tomou sufoco de times horrorosos (contra o América MG foi uma vergonha) e deixou de vencer alguns outros jogos fáceis.
                Posso citar os jogos que fizeram o Flamengo perder o campeonato de maneira boba por causa do medo e da teimosia dele.

                • MA e Gabriel eu reconheço que ele tomou uma decisão burra…mas abrir mão de vencer a sula e o campeonato?Espera um pouco, em rodada alguma estivemos a frente do Palmeiras, e para sermos campeões tínhamos que superar um recorde de 8 vitórias consecutivas nas ultimas 8 rodadas para sermos campeões!Ou seja, se ele conseguisse ele ia ser mito, lenda, mas como não conseguiu é “Zé Ruela”, treineiro, “Zé Panela” e entre outros apelidos.

                  Segundo, a Sulamericana reconheço que ele no primeiro tempo no jogo de volta errou na estratégia. No segundo tempo melhoramos e fomos pra cima, mas depois dos 25 minutos o time morreu, ficou visivelmente cansado e fomos eliminados. Nem critique ele por não escalar Diego e Réver porque isso não foi decisão dele e sim dos fisiologistas, eles não tinham feito pré-temporada e poderiam se lesionar naquele jogo por conta do desgaste.

                  Bom, empatamos 11 vezes no campeonato, desses, apenas 3 estávamos na frente e sofremos o empate: contra o Botafogo, contra o Galo e contra o Coritiba. E sobre vencer deixar de vencer jogos fáceis, bom, só deixamos de ganhar apenas dois desses “jogos” fáceis, contra o Sport, onde jogamos nada contra o Figueirense no primeiro turno na qual dominas a partida e contra o Inter, que realmente ele tomou decisões erradas e nos prejudicou.

                  Você fala como se estivéssemos com a taça na mão e o que o Zé fez a gente deixar escapar.

        • Corneta detectado!!!! Vai chupar gostoso o time do Zé Ricardo esse ano. Anota ai corneta!!

  • Esse tecnico burro tem tempo pra observar time adversário, mas não vê as merdas que faz no time que dirige. Parece piada…Tem que parar de ficar olhando pros outros e escalar o time direito. Tira o caramujo e esses amebas de lado do campo…BURRO PRA CASETE…

  • Espero que esse cagão do Zé Ricardo não vá a campo se borrando de medo quando jogar fora de casa.

  • Na moral. Flamengo ofereceu o Cuellar ao Galo pra ficar com o bost@ do Caramujo.
    Vai perder uma peça importante para a Libertadores.

    • Sim, espero que o jogador fique, porque ainda mais agora após ter passado essa primeira temporada de adaptação acredito que será o ano para ele arrebentar. É um jogador muito acima do nível técnico da maioria dos jogadores no Brasil.

      • O que me irrita é justamento o fato dele ser acima da média, ser cobiçado pelos melhores clubes da América do Sul e foi convocado pela seleção quando era titular. Enquanto MA estava 6 meses podendo assinar com qualquer clube e ninguém quis!Só o Flamengo!

        • Acho que a maior virtude do MA com os técnicos que o treinaram deve ser o tal do exemplo “”bem mandado””…
          O treinador diz:
          Sit!!!… ele senta.
          Down!!!… ele deita.
          Só pode ser algo por aí.
          Grande abraço!

      • EBM ja disse qe o Cuellar nao sai esse ano isso foi coisa do empresario pra pressionar a diretoria e a comissão tecnica oqe ta certo qe o Cuellar com os dois braços e perna amarrados joga MUITO MAIS qe o Caramujo

        • É mesmo? Ele tá segurando esse futebol do messi? Pq não demostra quando entra? Pq só vacila nos jogos? Explica ai.. Deve tá guardando esse mega espetacular futebol.

      • Só falta aprender a manha do Araújo de entrar e não sair mais do time…
        Não pode ficar dando mole pro MA.

    • Com a renovação do MA ele não vai ter espaço. Já era…

Comentários não são permitidos.