Decisão polêmica: Fifa diz considerar Mundiais só a partir de 2000

Compartilhe com os amigos

Sob nova administração de Gianni Infatino, a “nova FIFA” decide manter a decisão de apenas considerar os vencedores a partir do ano 2000, como campeões mundiais. Sendo assim os clubes brasileiros campeões anteriormente como o próprio Flamengo em 1981, não seriam considerados campeões mundiais pela entidade.

Essa ideia parte da premissa de que apenas a partir do ano 2000, o campeonato começou a ser realizado pela FIFA.

Em 2014, o então presidente Joseph Blatter respondeu ao portal UOL sobre o caso:

“A Fifa reconhece e valoriza as iniciativas de estabelecer competições de clubes de dimensões mundiais ao longo da história. Esse foi o caso de torneios envolvendo clubes europeus e sul-americanos, como a pioneira Copa Rio, jogada em 1951 e 1952, e a Copa Intercontinental”, disse o ex-presidente.

O fato é que, todos os clubes que foram campeões antes de 2000 como Flamengo, Grêmio, Santos, etc, terão o título de Campeão Mundial, porém não será reconhecido pela FIFA.

Confira a lista dos últimos campeões mundiais:

  • 2000: Corinthians
  • 2005: São Paulo
  • 2006: Internacional
  • 2007: Milan
  • 2008: Manchester United
  • 2009: Barcelona
  • 2010: Inter de Milão
  • 2011: Barcelona
  • 2012: Corinthians
  • 2013: Bayern de Munique
  • 2014: Real Madrid
  • 2015: Barcelona
  • 2016: Real Madrid

Confira a coluna no Blog do Maurício Capela, do Estadão sobre o assunto:

Defina o verbete “mundial”? Nos dicionários da língua portuguesa, expressões como “geral” e “universal” estabelecem claramente a idéia de amplitude que a palavra pede. Agora, combine à mundial a nomenclatura “campeonato”? Bem, nesse caso, Antônio Houaiss é taxativo, “trata-se de qualquer certame, torneio ou disputa em que se concede o título ao vencedor.”.

Desta forma, não precisa ser graduado em Física, Matemática ou Mecatrônica para notar que “campeonato mundial” significa qualquer certame, torneio ou disputa envolvendo algo universal.

Pois bem… Mas na ausência de “mundial” a palavra “intercontinental” teria lá alguma serventia? Como explica Houaiss, “intercontinental” é um adjetivo que denota algo situado entre continentes, geralmente dois.

Portanto, apesar de a semântica favorecer o entendimento atual da Fifa, de que campeonato mundial de clubes só existe desde a edição de 2000, apesar disso, é evidente que se demanda entender o contexto. E o contexto parece obviamente claro. Antes de 2000, a Fifa andava muito mais preocupada com as diversas copas do que exatamente em promover uma competição global entre equipes dos cinco continentes.

Então, a razoabilidade ou o bom senso manda dizer que de 1951 para cá os títulos intercontinentais, universais, globais, desde que tenham sido jogados no Planeta Terra, sejam reconhecidos como mundiais. Afinal, não existiam campeonatos mundiais de clubes chancelados pela entidade, pela Fifa, até 2000. Mas existiam competições.

Mas agora sob o comando de Gianni Infantino, o entendimento é que uma coisa é “intercontinental” e outra é “mundial”. Desta forma, Pelé jamais foi campeão com o Santos, Di Stéfano com o Real Madrid tampouco ou Ronaldo com os madrilenhos idem. Sem contar Raí, Muller, Telê Santana, Zico e tantos outros.

Trocando em miúdos, trata-se de um jogo de palavras, cujo resultado terminará em provocações entre torcidas rivais, talvez agressões ali e acolá, e mais nada, absolutamente nada. Até porque o que deveria realmente importar, como por exemplo discutir a crescente diferença de poderio econômico entre as agremiações europeias e sul-americanas ou o necessário ato fiscalizatório em jogos de azar, que têm o futebol como alvo, aparentemente aparecem de vez em quando. Em menor frequência do que exatamente o debate “mundial” e “intercontinental”.

Em suma, a semântica por si só é pura espuma. Uma espuma que os amantes do futebol, acredito, já deixaram para lá faz tempo.

E então torcedor, o que acha da atitude da FIFA?
Deixe seu comentário abaixo.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Errado. O que a FIFA fez foi diferenciar os mundiais. existe o “velho mundial” e o “novo mundial”. dentro de algumas décadas haverá a mesma mudança, pois haverá a necessidade de englobar vários times e confederações e cada time terá de fato que disputar contra todos para ser campeão mundial. o time que quiser ser campeão do mundo no modelo futuro terá que fazer uns 4 ou 5 jogos.

  • como o Corinthians seria campeão mundial sem disputa de libertadores? sem ao menos disputar?sem contar que o palmeiras campeão em 1999 da libertadores nem convidado foi para jogar o torneio de verão no brasil em 2000? e ainda imaginem só se o Mancheste United fosse o campeão desse torneio? seria Bi mundial em menos de dois meses? visto que o mesmo foi campeão em cima do palmeiras em dezembro. Cade os campeões de 2001-2004? Isso foi uma piada só pode!!!1

  • Claro, depois dá supremacia dos europeus agora só a partir de 2000. Era para haver rodízio na FIFA sendo um presidente a cada 3 anos e por continente.
    Política é um nojo.

  • O Fla é campeão do mundo e ponto final. 40 milhões mandam lembranças. FIFA uma entidade corrupta tem moral para quê? Grande M*** se reconhece ou não. A FIFA não pode mudar a historia.
    *Agora como o Gambá é campeão mundial, se o Boca foi da libertadores de 2000…explica ai FIA?

  • Quero q a FIFA e seus corruptos vão tomar n. C……

  • O que o Nosferatu do Bob Esponja Careca lixo fala que o Flamengo nao e campeao mundial? E a Fifa lixo Nosferatu muda de opiniao todo tempo.O time fantástico de 1981 eu ia nascer 5 anos depois.Mas vi videos comentaristas vislumbrados com o futebol que o C.R.Flamengo jogou e colocamos os ingleses na roda e ficaram tontos com tanta qualidade.O que esta na historia e o Flamengo e sim campeao mundial.Ganhamos a libertadores 1981 e fomos disputar o mundial nao interessa chegamos na final e sambamos na cara do Liverpool.O mesmo fez um artigo.Ainda hoje temos programas especiais falando nesse time.Quem nao existia era o curica.Flamengo, Santos, Sao Paulo tricampeao mundial e Gremio.Ninguem liga pra Fifa.Sem clubismo.SRN

  • FIFA = Europeus Frouxos. Não tem a menor moral ou credibilidade para ditar regras e eliminar da história do futebol de clubes o maior (Pelé), o segundo maior (Di Stefano) e mais de uma centena de craques Top do futebol como Zico, Beckembauer, Puskás, Ronaldo, Cruijff, Rivera, Cejas, Perfumo, Facchetti, Mazzola, Leandro, Junior, Andrade, Maier, Rummenigge, Gerd Muller, Krol, Haan, Neeskens, Mazurkiewiks, Spencer, Gento, Zito, Gilmar, Mengálvio, Coutinho, Pepe e tantos outros ídolos do esporte.

  • Vampirão careca vai pra casa do carvalho, velho lambão…Flamengo campeão mundial seu otario.

    • E o Nosferatu

    • Kkkkkkk Vampirao kkk

  • o flamengo é campeão mundial,a fifa pode pensar o que quiser.sem lembrar que o corinthians só tem um mundial,porque como é que um time ganha mundial sem ganhar a libertadores.

  • Quero que a FIFA se f*da. Meu Mengão é Campeão Mundial!!!

  • O que essa entidade corrupta acha ou deixa de achar é um problema deles.
    A FIFA hoje tem credibilidade ZERO!!
    Quero ver eles irem tirar o troféu de campeão do mundo na gávea!
    O Flamengo deitou em cima do melhor time da Europa e deitaria em qualquer time da Ásia e África.
    Ganhamos em campo o título e não precisamos de reconhecimento algum dessa entidade corrupta!

  • Na boa eu não tô nem aí pra essa porra de FIFA e mto menos pra esse diabo de CBF, eu sei que meu time é campeão mundial e sei que ele é hexa campeão brasileiro dentro de campo, a CBF deu um monte de brasileiro fantasma que nunca existiu e a FIFA vem e diz que não existiu mundial antes de 2000?
    Foda-se, foda-se, foda-se….

    • Kkkkkkkk Diabo de Cbf rindo aquí muito bom.SRN

  • o jeito e todos os clubes que foram prejudicados se mobilizarem, ate grandes Europeus como Real Madrid foi prejudicado por isso.

  • Esse infantino não dura até a próxima copa. Esse cara só fala merda atrás de merda.

  • É uma questão de nomenclatura, porque na prática ambas as competições tem o mesmo valor.

    Uma coisa seria se existe o Mundial da FIFA e o Intercontinental da UEFA/CONMEBOL coexistindo e disputando importância desde 1960. Aí sim, não haveria sequer discussão, o Mundial seria o Mundial e o Intercontinental da mesma forma.

    Acontece que o Mundial de Clubes da FIFA só conseguiu se estabelecer porque foi negociado com a UEFA a extinção do Intercontinental em 2004. Tanto é que o torneio da FIFA só começou pra valer cinco anos depois daquela tentativa do ano de 2000.

    Então, sinceramente, vamos continuar batendo no peito por sermos campeões intercontinentais, porque a importância continua sendo enorme para nós aqui do Brasil; e segue sendo um privilégio e mérito apenas de Santos, Flamengo, São Paulo e Grêmio.

    • Bem lembrado Edinho, a fifa só começou a colocar nome no torneio, pois viu que a tentativa dela de fazer o torneio sozinha não deu certo. O próprio Blatter foi até o Japão para negociar com a Toyota.

      • Tiveram que negociar com todos Madruga, o Intercontinental era uma competição tradicional e estabelecida, com 40 anos de estrada. Só foi possível começar Mundial de Clubes com a extinção da outra.

        A importância permanece, independentemente do nome.

  • FIFA É RIDÍCULA, considera 2000 onde os gambás foram convidados, kkkk ridículo.

  • Ué, mas tem até torneio de verão nessa lista

    • Final com o Vaixco ainda kkkkkkk que piada

  • Daqui a pouco a FIFA diz que não havia futebol antes da entidade ser criada.

  • Sempre foi assim e na verdade oq importa é oq nós sabemos, o que vimos e a nossa história. Flamengo campeão da Libertadores, Mundial e Hexacampeão Brasileiro e ngm pode e vai conseguir nos tirar isso.

  • Dizer que os únicos clubes campeões mundiais são aqueles que ganharam o Mundial da FIFA é tão ridículo quanto dizer que os únicos jogadores eleitos melhores do mundo foram eleitos pela FIFA. Nesse caso, jogadores como Beckenbauer, Di Stéfano e Eusébio nunca foram agraciados com esse prêmio. Se a FIFA não organizou, alguém o fez antes de que eles pensassem nisso.

  • A FIFA não e dona do futebol! !

  • O lance da FIFA é dinheiro, só isso interessa. É uma instituição profundamente atrasada que só serve pra criar regras idiotas e tirar recursos do clubes.

    • Não sei o por que desse assunto novamente.
      Todos nos sabemos que essas instituições (FIFA,CBF,COMEBOL) reconhecem e “desreconhecem” tutulos a seu bel prazer, sempre levando em conta aspectos obscuros, quase nunca tecnicos.
      O QUE IMPORTA, PARA NÓS RUBRO-NEGROS, É QUE EM DEZEMBRO DE 1981, O FLAMENGO PASSOU POR CIMA DO LIVERPOOL E SE TORNOU O CAMPEÃO MUNDIAL DAQUELE ANO.

  • Manda a fifa ir a merda , e o presidente levantar o rabo e ir trabalha.

Comentários não são permitidos.