Notícias

Diretor do Atlético Nacional diz que rejeitou oferta do Fla por Berrío

Compartilhe

O diretor de futebol do Atlético Nacional, Victor Marulanda, disse que o clube recusou oferta do Flamengo pelo atacante Orlando Berrío. O dirigente “verdolarga” – como chamam o alviverde na Colômbia -, em entrevista coletiva de apresentação de cinco reforços nesta segunda-feira, afirmou que a proposta do Flamengo não agradou a diretoria.

– Não nos chamou a atenção a oferta do Flamengo por Berrío – disse o colombiano.

O empresário de Berrío, Nestor Villareal, que já afirmou da vontade do atleta em jogar no futebol brasileiro, não comentou o assunto. A diretoria do Flamengo não admite a oferta oficial pelo atleta colombiano e diz que “não comenta especulações”.

O Rubro-Negro carioca já contratou Trauco, Conca e Romulo, apresentado nesta segunda-feira, mas ainda está atrás de um atacante de lado de campo. Jogador de 25 anos, Berrío tem convocações para a seleção de seu país e está valorizado no mercado sul-americano. Recentemente, o Grêmio também sondou o atacante. No mercado, fala-se que os colombianos têm intenção de negociá-lo para o futebol europeu, conseguindo ofertas de US$ 5 milhões.

Berrío tem 25 anos (faz 26 em 14 de fevereiro). No ano passado, marcou 17 gols em 52 partidas – ele também tem convocações para a seleção colombiana. Com 1,82m, o atacante atua aberto nas pontas – o que se encaixa bem no estilo de jogo adotado pelo Flamengo na última temporada. O jogador colombiano também pode atuar na função de centroavante.

Fonte: Globo Esporte

Ver comentários

  • É bom o fla tentar logo o Diego Tardelli.
    O shandong, tem 5 estrangeiros:Gil, Pelle,Jucilei,Cisse e Tardelli.
    O mesmo não deve ser utilizado.
    tentaria o emprestimo ou a rescisão amigavel

  • Eu também rejeitei o Shrek das Colombinas!

    Peladeiro trombador, quem não vê?!

    Distinta não-contratação.

    SRn

    • O problema é que as opções no mercado são poucas, e a cada não que o time recebe fica mais próximo o retorno de mitos como Fernandinho e a manutenção de Gabriel no ataque...

      • São poucas mesmo.

        Mas Berrío é o Cirola falando espanhol, bro. Não resolveria o plobrema mermo!

        Que sejamos libertos dessas urucubacas, piolhos-de-cobra!

        SRn

  • Pega o Jadson que tá livre no mercado e joga numa linha com 3 meias...

  • Bola pra frente, segue o som!
    Muda o esquema, sai do 4-2-3-1 (2 vol: caramujo & arão) e passe pro 4-3-2-1 (3 vol: rômulo, arão na direita e mancuello na esquerda) e fique com Conca e Diego à frente, com o Guerrero no ataque.

    Ou então, coloca o Éderson pra jogar pelos lados e tira o Mancuello, mantendo o time assim num 4-2-2-2.

    Mas por favor: Não mantém pontas cabeçudos pra correr atrás de lateral, pois assim o time marca poucos gols. Quem tem que correr atrás de lateral são os meio-campos (cabeças de área, volantes e meias laterais).

    Atacante é pra voltar no máximo, até o meio campo, pois o contra-ataque precisa de atletas na frente. SRN

    • Mas depender do superstar das telas de cinema del Perú para empurrar a redonda para dentro do barbante seria atitude de efeitos colaterais duvidosos.

      Daria certo, bro.

      Eu gosto da idéia de, primeiramente, se contratar ou promover um cara goleador nato (Vizeu), e não Seu Peru.

      SRn

      • Sem falar nos chiliques sem motivo daquela biba tatuada galáctica. Tem hora que a vontade é de
        Esmurrar essa fresca de 1milha/mes

    • Será que ninguém aqui assiste Premier League?No futebol moderno os pontas tem a obrigação de fazer isso, veja a seleção brasileira, até mesmo Grêmio e Santos fazem isso, isso não é invenção do Zé, diversos times do mundo inteiro fazem isso.

      Veja o Bayern de Munique, Robben e Ribery tiveram muitas lesões com Guardiola, pelo fato do mesmo obriga-los a fazerem este papel sob marcação pressão. Ancelloti chegou, obrigou-lhes a fazer o mesmo, a diferença que a marcação era baixa, diminuindo o cansaço e os desgastes. O Zé implementou a mesma coisa, marcação baixa com recomposição defensiva dos pontas. O problema é a qualidade dos pontas em si.

      Ontem, Man UDT e Liverpool, vi diversas vezes no segundo tempo Mkhitaryan e Martial acompanhando Lallana e Wijnaldum.

      • "O problema é a qualidade dos pontas em si."

        Quem joga, joga. Quem não joga, nunca jogará.

      • O Everton fez um jogo sensacional esse fim de semana. Aquele Davies vai ser lembrado logo logo em um grande.

        Paralelamente, na Espanha o Sevilla tá jogando o fino da bola. Zidane inventou de jogar com 3 zagueiros, o time se comportava o tempo todo com 5 na defesa, e dava muito espaço no meio.

        • Exatamente, Everton fez um jogo perfeito, Guardiola ainda não entendeu que na PL é preciso ser mais pragmático e que haverão partidas em que ele terá que abdicar da posse de bola.

          O Sampaoli está fazendo um trabalho espetacular no Sevilla, brigando de igual para igual com os gigantes espanhóis, sem falar que é a sua primeira temporada no clube, os jogadores só estão entendendo o estilo do Sampaoli agora, depois da pausa de inverno vi certas mudanças, como N'Zonzi fazendo todas as funções dentro de campo, só não foi goleiro.

          O mais triste é que se um treinador inventa algo assim, ele vai ser massacrado se der errado, na Europa, o Sampaoli insistiu com isso por 6 meses e a torcida foi paciente. Aqui o pessoal reclama quando existe recomposição dos pontas....

          • Ver o N'Zonzi jogar e imaginar que a imprensa esperava do Ganso o que ele faz é surreal! kkkkkk Ele parece o Renato Augusto em seus bons jogos pela seleção e Corinthians!

            Concordo contigo, mas tenho esperança que o Flamengo vai cumprir com o prometido: ter como última alternativa a mudança de técnico, e não a primeira.

            Pra isso, precisamos de paciência da torcida, boa vontade da imprensa, calma da diretoria, cancha pra segurar os momentos turbulentos, ajuda do próprio Zé Ricardo que precisa melhorar em vários aspectos.. enfim, eu tenho esperanças Guilherme.

            Já pensou termos o mesmo comando técnico por, sei la, 3 temporadas?

            Gosto de como ele vê o futebol. Quero acreditar que terá mais confiança pra soltar mais o time, ser mais protagonista, gostar mais de jogar do que apenas conquistar os resultados. Quero ver um time que se esforce pra jogar bem e de acordo com suas ideias, e não pra enfiar uma bola pro Guerrero e depois abdicar de jogar futebol.

      • Entendo que você entende muito sobre táticas de futebol e tudo mais, e lhe pergunto: Será que vamos ser sempre reféns de jogadores fracos jogando na ponta, por essa desculpa de que todos os times da Europa jogam assim e se não jogar assim não vai da certo ??? que sempre vai ter que ter 2 pontas jogando pra fazer a recomposição.
        O cara colocou ali uma escalação com 4321, famoso esquema de arvore de natal, se você tem 3 volantes, dois nao fariam o mesmo papel dos pontas hj??? a diferença é que ficaria um volante no meio, o que é compensado com os meias ajudando a fechar os espaços, problema só que o time não ficaria "tão rápido", mais ai queria saber se o time precisa de velocistas ??? Se o time se propõem a jogar com a posse de bola, e a maioria dos jogos os times jogam fechados contra o flamengo, não seria uma alternativa, 3 volantes técnicos que saibam chegar como elemento surpresa e 2 meias bons???
        Mas pra jogos contra times que saem mais, eu concordo que tenha que ter um jogador "mais rápido" pra jogar nos contra-ataques, aparecer nos espaços deixado pela subida do adversário. Ai viria um esquema com 442, com rômulo e arão de volantes, diego e conca no meio e Ederson/everton/contratado com Guerrero na frente, fazendo um 4231 na marcação.
        Se for pra ficar na mesmice, qualquer um pode ser técnico uai, só acompanhar os jogos dos times europeus, e colocar o time na marra pra jogar que nem jogam la, mesmo nao tendo peças pra isso.
        O bom técnico a meu ver, é aquele que consegue montar um esquema que consiga encaixar os melhores do elenco, e faça ter um balanço defensivo e ofensivo muito bom.

        Eu não sou contra o 433, acho muito bom ver times como Real madrid, Barcelona, BAyern entre outros jogarem assim, problema que eles tem pontas de qualidade, aqui a gente nao tem, e tá dificil demais de conseguir contratar 1, imagina dois que seria o ideal.

        E por fim, gostaria de saber de voce, tu gostaria de ver ou conca ou Diego no banco, só pra manter um esquema com 2 pontas velocistas por que todo mundo usa assim ??? ou usaria um dos 2 pra fazer a pontas, pra desgasta-los durantes os jogos e fazer com que esse jogador nao renda tanto.

        • Thiago, se me permite dar uma entrosada na conversa kkkk

          Eu tenho 22 anos. Quais as "revoluções" que vi no futebol? Só duas. A primeira com Guardiola: posse de bola extrema, linhas de marcação alta, pressão logo após a perca, superioridade numérica em todos os trechos do campo. Até então, éramos acostumados a usar um esquema com dois meias e dois atacantes.

          Depois disso, perceba que tudo mudou. Se tornou muito mais custoso jogar assim contra uma equipe que tem dois jogadores pelo lado indo e voltando a todo momento. Os meias se desgastavam muito, tinham que abrir pelo lado pra correr atrás de quem jogava pelo lado, e ao mesmo tempo recompor pra não ficar em desvantagem numérica no meio campo. Dá pra montar uma equipe de acordo com nossos melhores jogadores? Claro que dá, é óbvio. O Zé Ricardo conseguiria, os jogadores entenderiam em médio prazo? Tenho minhas dúvidas.

          Minha opinião é que é muito mais fácil ESPELHAR um esquema e trabalhar variações nele. Quais variações? Fazer o Guerrero flutuar mais, fechar um dos pontas pra abrir espaço pro lateral ter onde jogar, privilegiar o fator surpresa do Arão.. enfim, há um leque imenso. Agora imagina mexer em toda equipe, em todas as funções, cobertura da zaga, meio campo, laterais.. é complicado. Eu não vejo ninguem no Brasil com essa cancha. Nem Cuca, nem Dorival..

          Ai que entra a segunda "revolução", por assim dizer. Antonio Conte. O cara tá mandando muito lá na Inglaterra. Resolveu os problemas do time, chegou no Moses e fez ele entender todo o sistema de jogo. Tem um Kante absurdamente privilegiado fisicamente. Onde que teríamos dois jogadores assim aqui no Brasil? É muito difícil.

          O que eu quero dizer é que eu não consigo ver, nem no tite, um repertório além dos dois esquemas que ele trabalha: 4231 e 4141 (e trabalha muito bem, por sinal).

          Sabe aquele lance de "é melhor fazer uma faculdade e se especializar nela do que ter duas graduações simples?" kkk eu entendo mais por ai.

          OBS: Zidane esse fim de semana tentou jogar com 3 zagueiros. Resultado: total falta de coordenação, os laterais afundavam atrás dos pontas do Sevilla, formavam uma linha de 5, sobrava um clarão no meio campo pra N'Zonzi e Nasri deitar e rolar.

          MORAL DA HISTÓRIA: Nem um técnico desse calibre conseguiu, em um jogo, dar um padrão minimamente aceitável pra equipe, mudando seu jeito de jogar.

          • Aproveitando Ruan Pedro, se me dispor de um espaço: Gostaria de lembrar uma coisa bem pertinente:
            Desde quando mudou-se o formato do Mundial (2005), apenas 3 não europeus foram campeões do Mundo: SPFC, SCCP e Inter. E os 3 foram pelo mesmo placar: 1x0.
            O que isso significa? muito provável se eles se enfrentassem 1 semana depois, o placar seria revertido.
            O mundial de clubes, já foi disputado. Hoje é ignorado. É a mesma coisa do Brasil jogar 50x contra a Venezuela. Vai ter sempre uns 3 ou 4 jogos que vc tá sem muita inspiração e vai perder o jogo. Mas e os outros 46?
            Nós precisamos seguir todos os exemplos deles fora de campo. Mas dentro NÃO!
            A única coisa que a América do Sul era superior em muitas ocasiões aos times europeus desde o início do Mundial, desde 1960 (especialmente em 1981 rsrs), mas se vivermos em função da Europa, então essa desigualdade futebolística vai permanecer.
            SRN

          • O espaço é seu, só chegar! kkkkkk

            Particularmente, acho o mundial um título folclórico, mais ocasional que propriamente qualitativo. Mas ok, entendo. Discordo totalmente de não seguir exemplos deles dentro de campo. Totalmente kkkk Um dia já fomos formadores em todos os âmbitos. Agora, não mais. Ver o Palmeiras jogar com dois bons volantes, o Grêmio, e pensar que isso é "só futebol brasileiro".. infelizmente não entra na minha mente, não consigo ficar limitado assim, até por que, a qualidade lá é absurda, e creio eu que, com mais tato e zelo, poderemos evoluir na direção, sem deixar de nossas tradições (começando por entrar separado, sem essa de protocolo FIFA).

            Mas tranquilo, respeito seu ponto de vista, só queria o debate mesmo! kkkk Abraço! SRN!

          • JOgar com dois volantes de qualidade é uma coisa que os Europeus copiou do brasil, vide as copas de 58,62, 70... as de 82, 98, 2002, 2006 que sempre tivemos volantes que sabiam jogar, com a bola nos pés, que apareciam la na frente.. O proprio flamengo da geração ouro é um exemplo disso, andrade jogava demais.... Não sei em que momento isso mudou e teve essa mentalidade aqui no Braisl de achar que tem que ter um volante brucutu,.... Então esse volante moderno, não tem nada de moderno, só uma moda, que voltou a ser utilizada, so pq na Europa primeiro.

          • O exemplo que vc deu do Palmeiras e do Grêmio me faz lembrar Andrade e Adilio. Mesmo não tendo visto eles jogando, entendo que eles pegaram primeiro o nosso exemplo do passado e implantaram isso lá + a parte física.
            O exemplo que devemos pegar pra um futebol bem jogado, são com os treinadores que existiam antes da famigerada geração "Parreira" que implantou Mauro Silva, Dunga e Mazinho no time ao mesmo tempo.
            Cabeças pensantes não necessariamente precisam ser cães de guarda.
            Quando vc tem um Johan Cruyff, que jogava de zagueiro à centro-avante com a mesma qualidade, vc percebe que é o esquema que respeita a qualidade do atleta e não a qualidade do atleta que fica presa ao esquema.
            No próprio Barça, o Marcherano já jogou de zagueiro. Mas nunca o vi jogando de meia-atacante.
            Um time que tem vocação ofensiva como o nosso não deve ficar engessado num esquema à base de contra-ataques e passes infrutíferos dos volantes pros zagueiros.
            SRN

          • Guardiola fez uma grande revoluação no futebol como voce mesmo disse, pois tinha jogadores que se encaixavam naquele esquema por ele porposto, o barça jogou o fino da bola e ganhou tudo... Todo mundo ficou admirado e começou a utilizar o mesmo esquema, porem em alguns dão certo em outros não, quer ver um exemplo: o proprio Guardiola tentou fazer isso no bayern e não conseguiu nenhum titulo de expressao (vide liga dos campeos, pois campeonato alemao é mole pra ele, igual o frances pro PSG), e agora mudou de clube novamente, e não consegue implatar sua filosofia de jogo no Manchester City, por que, porque nao tem aqueles mesmos jogadores da época do barça.

            Hoje temos o Chelsea jogando no 343, o tottenham no mesmo esquema, e ambos liderando o campeonato inglês, por que dentro dos jogadores do elenco, é aquele esquema que proporciona um maior balanço defensivo e ofensivo, colocando os melhores do time pra jogar.

            Você diz que o Zidane tentou mudar o jeito do Real madrid jogar, e perder.. mas vocÊ quer analisar que o esquema adotado não deu certo por causa de 1 jogo ?? se fossem 3 jogos seguidos e indo mal em todos tudo bem, mais eles jogaram contra o sevilla, vice lider do espanhol na casa deles, poderia estar jogando no tradicional 433 do time e poderia perder do mesmo jeito.

            Vocês tem que parar de olhar um pouco pra Europa e pensar no futebol brasileiro, esquece os times Europeus, a gente só jogará com eles 1 jogo, numa possível final de mundial. E aqui, o 422 já fez sucesso, e muitos times venceram campeonatos jogando assim, com já venceram times com 3 zagueiros, com 3 atacante....

            Pelo elenco do flamengo, gostaria muito de ver o time jogando num 442 com 1 atacante de lado com qualidade (ederson, tardelli) e guerrero la na frente, ou um 4231 com 3 meias de qualidade, ou um 4321 com 3 volantes, não sei, o que não pode, é colocar DIego ou COnca pra fazer o papel que Gabriel ou Everton faziam ano passado, esquece eles vão perder bastante o seu potencial.
            E outra coisa, ZR vai ter uma pré -temporada inteira pra colocar em campo um esquema que proporciona os dois a jogar juntos, não tem desculpa de tempo, libertadores so começa em março, tem 2 meses de trabalho, se nao conseguir nesse tempo desiste de ser tecnico entao.

            Unica coisa que o brasil tem que copiar da Europa, e nem é da Europa, pois aqui no brasil ja se jogava assim na decada de 70, 80 (flamengo campeao mundial jogava), que é 2 volantes que saibam jogar, marcar, tocar a bola pra frente,aparecer como elemento surpresa, e nao ter um brucutu (MA) pra ficar com 1 a menos quando o time tem posse de bola.

          • like, LIKE, L-I-K-E-E-E-E!!!!

            Penso exatamente como vc.
            Pra muitos aqui do site, o futebol começou em 2011 com o Barcelona.

            O Ajax de 1995 ESCULACHARIA esse Barcelona de 2011. E ao quererem imita-los, acham que vão vence-los. Nunca! Vc só ganha de alguém se mostrar algo novo.

            SRN

          • Isso que eu não entendo, tá certo na Europa a maioria dos times joga no 433, joga mais la tem jogadores bons pra fazer as pontas, e mesmo assim em alguns times dão certo e outros não dão.
            Só ver a seleção brasileira de 2006, 2002, os caras jogavam num 442 e jogavam demais, a 2006 pena que os caras foram pro mundial a la 82, achando que podiam vencer a qualquer instante, e tomaram um gol de bola parada.

            Mas pegando o elenco do flamengo, você tem vários meias de qualidade, e pontas fracos tecnicamente, o time vai continuar no 433 com 2 pontas de marcação, e deixar no banco um diego ou um conca ??????

            Você vai colocar o Conca e o diego pra jogarem juntos, e colocar um deles pra fazer o papel de ponta voltando toda hora pra ajudar na marcação e subir pro ataque, vai dar certo isso ??? nao vai por que perdi o melhor do jogador.

            E nao to falando que jogador nao deve marcar, todos devem, mais a vezes acho que a galera viaja demais e acha que jogador que sabe marcar automaticamente tem que correr demais, que nem velocista.

          • Thiago, as pessoas não sabem o conceito de uma boa marcação.
            Até a própria marcação tem variações, como a "por zona" e a "homem a homem".
            Acham q a única forma de neutralizar um ataque lateral, é acompanhando até a linha de fundo e tá errado. Quer ver eu quebrar o lateral num 3-5-2?
            1) segura o ala e o cabeça de area;
            2) pega o zagueiro do lado e põe o atacante às costas do lateral.
            Pronto! são 3 jogadores marcando e 1 atacante jogando nas costas. Acabou o problema.

            O futebol existe desde o século 19. Sempre existiram vários esquemas diferentes pra cada jogador.

            Mas os treinadores só usam a cabeça pra usar o boné. SRN

          • POis é .... é igual falaram la em cima que o ZR tentou usar o Mancuello e não deu certo, mas é logico que não daria certo, o cara se prendeu ao 433 com dois pontas, e queria que o Mancuello e o AP fizesse mesma coisa que o Everton e Gabriel faziam, que era voltar até a linha de fundo pra marcar os pontas adversarios e ir com velocidade pro ataque ajudar os lateria a fazer o cruzamento pro guerrero.

            Pega então o Everton, Cirino, Gabriel pra jogarem como 3 homem de meio de campo se ele vao ter alguma noção, se vai dar certo??? logico que não.
            Até o Cuellar ele tentou usar como ponta, no jogo contra o palestino.
            Zr deveria ter mudado o esquema pra jogar com mais meias, colocando o mancuello pra fazer o 3 homem de meio de campo num esquema 4312 (com um segundo atacante corredor)ou no 4321 (com 3 volantes e 2 meis, sendo o diego e o AP) ou por fim um 442. Mas colocando o mesmo pra jogar como 3 homem, jogando pelo meio, ajudando diego na armação das jogadas e aparecendo como elemento surpresa chutando de lado, eu nao vii em nenhum jogo ele jogando assim, nem contra o corinthinas (jogou como ponta esquerda).

            Outra coisa que nao consigo entender, era se tinha dois pontas que eram escalados por fazerem bem o pael de recomposição, o pq MA era escalado ??w se nao tinha uma boa saida de bola, e atrasava o time.

          • O representante do Barcelona no Brasil é o atual empresário do MA.Isso foi revelado na matéria do Vinicius Jr.
            Não precisa mais explicar o porquê o Caramujo ter feito 160 jogos nos 3 anos de Gávea, né?

            Eu sempre achei que o ZR era treineiro pela insistência no MA, mas depois dessa matéria, isento ele totalmente.
            SRN

          • kkkkkkkkkkkkk tá explicado entao o pq de o mesmo jgar só em clubes grandes, apesar que nunca ganhou um titulo de expressao kkk....

            Fugindo um pouco desse negocio de esquema de jogo e quem deve entrar, o que acha da possivel contratação do berrio ???

            Minha opinião que o cara não vale esse investimento todo não, sendo que antes de 2016 fez no maximo 5 gols por temporada e nao marcou nenhum gol em algumas, e so teve sucesso em um ano repentino (lembra-se em muito um jogador chamado CIrino), que por sinal tem mais gols na carreira que ele.
            Mesma coisa do Bruno Henrique que alguns falaram ai, que tem poucos gols na carreira e tem 26 anos.

            Queria que o flamengo desse um jeito de trazer o tardelli ou ricardo goulart, esses sim sao jogadores de qualidade.
            Ou se for pra apostar, o Erick ex-goias que estava no palmeiras.

          • Voce disse que é complicado julgar um jogo do Zidane. Ok, concordo contigo. É um fato, não consumado ainda (até por que creio que ele não tentará impor esse esquema a equipe), mas foi um fato. Po, um técnico com a qualidade dele, em uma equipe daquela? Imagina se fossem os torcedores do Flamengo a torcer pro Real Madrid? O Ze ricardo pega um time aos destroços e a galera quer a cabeça dele por supostamente ter "perdido" o campeonato, imagina se ele muda o esquema e vai mal da forma que foi o Zidane? Incendiariam onibus.

            Mas ai eu te pergunto: não é complicado falar que o Guardiola "não consegue implatar sua filosofia de jogo no Manchester City, por que, porque nao tem aqueles mesmos jogadores da época do barça", em sua primeira temporada na PL? E mais, acha que ele vai "adaptar sua maneira de jogar aos jogadores que tem?" Tenho absoluta certeza que, assim como ele mesmo cansa de afirmar, ele não vai mudar suas convicções, está lá pra aprender, e assim o fará, de uma forma ou de outra.

            Cá entre nós? Eu aposto no cara. Sem pensar meia vez.

            "não consegue implatar sua filosofia de jogo no Manchester City, por que, porque nao tem aqueles mesmos jogadores da época do barça." - Olha, De Bruyne, Silva, Toure, Aguero.. não necessariamente ele precisa de Xai e Iniesta. Respeito sua opinião, mas vejo esses jogadores mais do que suficiente pra ele jogar seja com o esquema que quiser. Só precisa se adaptar ao pragmatismo da PL.

            Agora voltando pra nossa realidade kkkk eu queria ver o time jogar num 442 bem definido como vocês querem, resgate as origens. Mas não com esperança de que de certo, apenas pra evidenciar ainda mais as fragilidades e necessidades de treinamento, e tudo mais, que uma mudança desse necessitaria.

            "Unica coisa que o brasil tem que copiar da Europa, e nem é da Europa, pois aqui no brasil ja se jogava assim na decada de 70, 80 (flamengo campeao mundial jogava), que é 2 volantes que saibam jogar, marcar, tocar a bola pra frente,aparecer como elemento surpresa, e nao ter um brucutu (MA) pra ficar com 1 a menos quando o time tem posse de bola." - Talvez tenham alguns vários fatores a mais a serem observados, não?

            Mas ok, respeito, como eu disse, era mais pelo debate mesmo! Eu gosto dessas boas trocas de ideias!

            Abraço meu garoto, SRN!

          • O meu intendimento é, não é pq na Europa não se ta jogando assim hoje, que o esquema vai da errado... No brasil se jogava assim e por anos se deu certo, talvez esse negocio de tentar copiar da Europa é que vemos o futebol brasileiro caindo tanto, pq os técnicos não tem a mentalidade que um Europeu tem.
            Talvez isso seja um dos motivos por exemplo, de um Muricy, que mesmo sendo um técnico vitorioso, tentou implantar um esquema que não estava acostumado, e não conseguiu fazer o time jogar, não deu um padrão de jogo.... Olha os trabalhos do muricy, a torcida tem birra dele, muito se deve por que o cara conquistou títulos na maioria dos clubes que comando e aqui nao teve o mesmo sucesso inicial.

            Quando assistia jogos das seleções, uma coisa que se ouve muito o Galvão Bueno falar é : A escola "pais" ... ex: a escola italiana. Cada pais tem uma maneira de jogar, só você notar como você mesmo disse, "Só precisa se adaptar ao pragmatismo da PL." se referindo ao guardiola, por que o jeito de jogar na Espanha, é diferente da maneira de jogar no futebol inglês, no futebol italiano.

            O que o brasileiro tem perdido essencialmente nos últimos anos, são suas raízes, de um futebol bem jogado, de belos lances, dribles, e tudo mais, por que futebol tem que ser visto como um espetáculo, e a vitória é o resultado de um espetáculo bem apresentado.

        • Negativo, sou super à favor de outros esquemas, o único esquema que sou contra é o 4-4-2 sem pontas, esse esquema na minha visão está meio que ultrapassado, sem falar que geraria desequilíbrio pro time. Mas, não vejo problema nenhum o Flamengo jogar com três volantes num 4-3-2-1, o único problema é que nesse esquema, hoje em dia exige uma compactação, ou seja, os três volantes e o meia, terão que fazer uma segunda linha de quatro, o pode ser que um desses três volantes não consiga fechar bem a lateral numa compactação. A maioria pensa, que o jeito é fazer marcação cerrado, ou seja, sem compactação e com jogadores marcando homem-a-homem.

          Mas tem um "porém", você não pode exigir de um treinador aquilo que ele não pode sabe fazer. Por exemplo, se você contrata o Guardiola, fique sabendo que o seu time não vai conseguir jogar sem a bola, ou seja, se perder a bola, você tem que recuperar o mais depressa o possível, senão vai tomar perigo, no Bayern, o Ancelotti só sabe fazer o time produzir quando joga no 4-2-3-1, outros esquemas ele é duramente criticado pela imprensa alemã por não saber produzir. O Mourinho sempre foi criticado por não saber montar times que tem a obrigação de propor o jogo, como Man UDT, pois no Chelsea, na Inter e no Real Madrid, ele sempre jogou no contra-ataque com transições tão rápidas que desnorteava o time adversário. A mesma coisa é o Zé, ele não conseguiu reproduzir o 4-1-4-1 que sempre usou na base, sempre gerava desequilíbrio nos profissionais, então ele optou em sempre usar o 4-2-3-1, onde um dos meias (Arão) é recuado para ficar como volante. Então, se não houve outros esquemas, é porque não deu certo, o 4-1-4-1 e o 4-4-2 losango foram amostras disso, posso citar várias partidas em que esses esquemas foram utilizados, mas o texto ficaria gigante.

          • VAmos lá:
            1) voce disse que é contra o 442 sem pontas, e quem disse que no 442 se joga sem pontas ??? a diferença é que vai jogar com 1 ponta apenas, e não dois como o 433. Aquele ponta, chamado de 2 atacante, vai jogar pelos dois lados, fazendo facao, entrando nas costas dos laterais adversários.

            2) VocÊ disse que no 4321 um dos volantes não conseguiria fazer a compactação, não seria essa compactação que você diz um das reclamações que a torcida fazia ao ZR de fazer 1 gol e recuar demais o time, isso faz com que o adversário jogue demais no seu campo, e em alguns jogos o time nao conseguiu segurar a pressão, isso sem falar que mata os contra-ataques pois o ponta em vez de estar ali na zona do meio de campo ta la na faixa entre linha de fundo e entrada da grande área, até o cara chegar la na frente, a defesa adversaria já se recuperou.
            E outra, volante não sabe marcar ???? ue, agora nao entendi. Tem que parar de achar que meia tambem nao sabe marcar, todos sabem marcar, fechar os espaços, só nao acho que deveria voltar o time inteiro pra marcar, perdi demais ofensivamente, pois os cara cansam demais, e alem disso, voce tem um diego que joga sozinho no meio e guerrero sozinho no ataque.
            3) Você disse sobre o Guardiola e o Mourinho, as vezes por eles não terem um uma variação tática que nao conseguiram ter sucesso em (bayern e Manchester city) e real madrid respectivamente... E mesmo assim, eles tem essa cultura por que no pais que eles começaram tinha uma maneira de jogar, cada pais tem o seu, e é isso que o Brasil nao pode perder, jogar com 433 com pontas fazendo compactação, quando na verdade futebol brasileiro é de posse de bola, jogadas individuais e muita ofensividade. E o 433 do ZR nao tinha nd de ofensivo, pq apesar de ter 2 pontas, eles ficavam ajudando na marcação.
            4) Esse negocio de 4141, 4231 não interessa o esquema, o que o ZR queria era 2 pontas abertos, um jogador referencia, um brucutu na frente da zaga e dois jogadores pra fazer a criação. O problema é que os dois pontas eram fracos tecnicamente, e só entravam pra acompanhar lateral adversário, o centroavante ficava sozinho lá na frente, o MA que muitos dizem que faz um papel de cobertura impecavél, teve que ter a ajuda do Arão na marcação e principalmente na saida de bola, pq nao sabe dar um passe de mais de 3 m, com isso deixava o diego sozinho na criação de jogadas.... E por fim, queria colocar o Mancuello e o AP pra jogar como pontas, até o cuellar ele colocou como ponta (no jogo contra o palestino), e ai querer que esses caras voltam pra acompanhar lateral e subam pro ataque o tempo todo logico que nao vao render, poe Gabriel, everton, cirino, fernandinho pra fazer o papel de volante pra ver se eles dao conta.

          • entao, pra resumir meu pensamento, gostaria de ver o flamengo jogando no 4231 com 3 meias de qualidade contra times que jogam muito fechados, por que você não vai precisar de velocista, mais sim de jogares com qualidade pra encontrar os espaços pra entrar na defesa adversaria, e nao vai ser com pontas, que principalmente nao sabem nem driblar que isso vai acontecer, pois sao so correria.
            E contra time quem jogam mais, poderia se jogar no 442 com um ponta apenas, jogando dos dois lados, de acordo com a subida do lateral adversário, 2 meias que sabem marcar e sair jogando e 2 meias na criação das jogadas.
            E por fim se o time tiver tomando sufoco, joga no 4321, com 3 volantes, mais que saibam jogar, e 3 caras la na frente, que nao necessariamente precisa ser velocista, mais sim ter técnica pra deixar a defesa adversaria preocuda.

            Nisso tudo que eu disse, nao queria a contratação desse berrio, por que é um cara que teve uma temporada boa, a media de gols nas temporadas anteriores é pior do que a do cirino.

            Flamengo tem que ir atras de TARDELLI, jogador rapido, mais que sabe jogar, tem tecnica, sabe fazer gol.... com um meio de campo com Romulo, Arao, COnca/mancuello, Diego, Tardelli/ederson e guerrero/vizeu, o time briga por tudo esse ano.

          • 1) Eu disse que sou contra pontas abertos no 4-4-2, mas não disse que sou contra um losango, pelo contrário, eu prefiro esse esquema, mas no Flamengo eu já expliquei porque não funciona. Eu prefiro o 4-1-4-1, é perfeito com os jogadores que temos, quero que o Zé insista até dar certo.

            2)Negativo, compactação não tem nada a ver com recuar o time, o Barcelona joga compacto e eu nunca vi uma partida deles com o time todo recuado. Compactação é quando jogadores estão muito próximos num determinado espaço. Recuar o time tem mais a ver com recomposição, mas não é necessário recuar o time para ter recomposição, a Alemanha tem recomposição defensiva e em momento algum jogam recuados. E outra, Chelsea da temporada 2014-15, jogava com todos os pontas extremamente recuados, em momento algum eles deixaram de ter um contra-ataque matador. Eu queria mandar um link para você do jogo da champions league, Real Madrid e Bayern em 2014, mas o site me censura, esse jogo mostra que Bale e CR7 mesmo recuados, para anular Robben e Ribery, mataram o jogo no contra-ataque, procura no google.

            Eu entendo perfeitamente pelo fato do time jogar recuado, seria impossível fazer marcação alta, como faz o Barcelona, Palmeiras e Man City, sendo que nós sofremos com desgaste físico esse ano, teríamos vários jogadores lesionados tentando manter a marcação alta. Isso cansa cara, marcação baixa como faz o Flamengo desgasta menos, é por isso que vemos muitas vezes os pontas indo a linha de fundo para marcar, nós jogamos no nosso campo de defesa.

            E outra, eu não disse que volante não sabe marcar, eu disse que ele não conseguiria fechar os lados, isso é um fato, nossos volantes não tem velocidade para fechar os lados.

            3)Concordo em partes contigo, você tem razão em dizer da cultura futebolísticas dos países, mas como eu já disse, a Alemanha tem recomposição defensiva dos pontas e em momento algum deixaram de jogar futebol defensivo. Eu também não considero o 4-2-3-1 do Zé ofensivo, acho bem defensivo também. Lembrando: a recomposição dos pontas não é exclusividade do Zé, times extremamente ofensivos não deixam de usarem essa tática.

            4) Você diz que os pontas não ajudam em nada no ataque, mais da metade dos nossos gols surgiram por jogadas pelos lados. Já disse zilhares e vezes, Mancu, Cuellar e AP em momento algum jogaram de ponta. Primeiro que Cuellar tava num losango, e como já disse num comentário anterior, os três volantes o losango tem que formar a linha de quatro, no caso o Cuellar fechou o lado esquerdo, dando a entender que ele jogou de ponta. O Mancu a mesma coisa, contra o Corinthians ele jogou na ponta, mas a função dele era de meia, ele fechava a esquerda na parte defensiva e na parte ofensiva era livre para armar e atacar, contra o Coritiba foi um losango e ele fez o mesmo papel do Cuellar(contra o Palestino). Alan Patrick jogava aberto pela direita no Inter, Coutinho jogava aberto pela esquerda no Liverpool, Ozil joga aberto na esquerda na seleção, Diego jogou na direita no Atlético de Madrid e o Jadson jogava aberto pela direita no Corinthians, mas quando o Zé escala o Alan Patrick ali ele não entende de futebol. Simplesmente não funcionou, o Alan Patrick ajudou muito o Inter em 2014 jogando aberto pela direita, joga no youtube Flamengo x Inter em 2014, você vai ver ele aberto na direita.

          • Sinceramente, por mais que ZR colocou o AP, MANCUELO e o CUELLAR num 442 como você disse num losango, parece que o mesmo não treinava a equipe, os caras ficavam perdidos em campo, parece que ele coloca só pra dizer que tentou e não deu certo,e logo voltava pro 433 ou 4231 com dois pontas, que seja.
            Você não pode analisar um esquema por que não deu certo 1 jogo, sendo que as vezes que ele tentou, foi quando a equipe jogava 2 jogos por semana, qdo tinha tempo pra treinar, ele usava 2 pontas.
            E quando digo que o time deve jogar no 442, logico que um meia deve cair mais pra um lado, e o outro mais pro lado oposto, ou um meia fica mais fixo no meio, um cai pra um lado e um volante encosta no meio do outro lado (quando o time tem a posse de bola). Se tem um atacante mais fixo na area e outro de movimentação, isso que eu quero ver no flamengo.
            Esse 4141 necessariamente precisa de ter 2 pontas de qualidade, e o flamengo não tem isso, se tivesse poderia usar sem problemas.

            E quanto ao tipo de marcação, discordo plenamente de voce quando voce diz que marcação alta cansa mais que marcação baixa, pelo simples fato de que na marcação baixa os nossos pontas tem que voltar até linha de fundo pra marcar, os volantes tambem, e depois os pontas tem que subir pro ataque e o 2 volante como elemento surpresa, quantas vezes o flamengo teve jogos em que Everton e Gabriel foram substituídos por cansaço e o Arão se arrastando em campo na segunda metade do 2 tempo. Prefiro muito mais uma marcação alta estilo barcelona, com o time fazendo uma compactação ali no meio de campo... Ai você ira dizer que a defesa é lenta, mais quem vai marcar os pontas serão os laterias.

            AI queria te fazer duas perguntas:
            1) Pra você, o cara que corre ele tem que ser velocista ??? por que pelo jeito, tirando os pontas, o resto inteiro do time do flamengo sao lentos, pq nao sao velocistas.
            2) Pra ganhar de um time que joga no 433, a equipe necessariamente tem que jogar no 433 tbm, não tem outra forma de anular o adversário e sair com a vitoria ???

          • Sim, o time foi terrível jogando no losango. Mas eu mantenho o que disse, Cuellar contra o Palestino não jogou de ponta.

            "Você não pode analisar um esquema por que não deu certo 1 jogo, sendo que as vezes que ele tentou, foi quando a equipe jogava 2 jogos por semana, qdo tinha tempo pra treinar, ele usava 2 pontas.
            E quando digo que o time deve jogar no 442, logico que um meia deve cair mais pra um lado, e o outro mais pro lado oposto, ou um meia fica mais fixo no meio, um cai pra um lado e um volante encosta no meio do outro lado (quando o time tem a posse de bola). Se tem um atacante mais fixo na area e outro de movimentação, isso que eu quero ver no flamengo.
            Esse 4141 necessariamente precisa de ter 2 pontas de qualidade, e o flamengo não tem isso, se tivesse poderia usar sem problemas." - Nisso você tem razão, é necessário ter mais paciência com o 4-4-2.

            Cara, não sou eu que diz isso, inúmeros técnicos e jogadores sempre disseram que marcação alta desgasta mais, olha aqui: https://espn(.)uol(.)com(.)br/noticia/595515_renato-revela-marcacao-por-zona-compacta-com-precaucao-de-desgaste

            https://espn(.)uol(.)com(.)br/noticia/617060_ribery-critica-inexperiencia-de-guardiola-as-vezes-fala-muito-o-futebol-e-muito-simples

            Até no futsal e handebol cara: https://pedrocostafutsal(.)tripod(.)com/futsal/id12.html
            https://pt.slideshare(.)net/profivan/a-defesa-no-jogo-de-handebol

            Tire os parênteses. O resto está em inglês ou não consegui encontrar mais entrevistas. E o time se cansava mesmo com marcação baixa, era simplesmente por conta das viagens, se você já andou de avião 3 vezes por semana, você sabe que não da para se manter em pé, o seu corpo não aguenta e a sua mente também, sorte que os jogadores tem preparo físico e uma estrutura muito boa para prevenir lesões. Mas Éverton, o que mais se cansa em campo, se lesionou no jogo contra o Inter por conta de desgaste. O time do Muricy usava marcação alta, olhe como o time se desgastava, tanto que perdia o fôlego e foi eliminado por tudo.

            "Ai você ira dizer que a defesa é lenta, mais quem vai marcar os pontas serão os laterias." - Eu já disse que isso não funciona mais, deixa os laterais expostos no primeiro combate, quem vai ficar na sobra se eles errarem?O segundo gol da Alemanha surgiu dessa forma, o Brasil perde a bola e só tem os defensores para darem o primeiro combate. Leia o livro do Mourinho, ele cita no seu livro como o sistema dos últimos 10 anos mudou drasticamente, e a recomposição é obrigação hoje em dia.

            Aqui você vai ver o seu conceito na prática. Isso já está ultrapassado cara, não existe isso de lateral marcar lateral, e zagueiro marcar atacante, não existe mais isso. No final ele explica que é imprescindível para um time ter uma recomposição se quiser ter uma boa defesa. Olhe:
            https://espn(.)uol(.)com(.)br/post/630502_o-galo-das-individualidades-o-galo-que-nao-e-uma-equipe

    • Fala Paulo, beleza?

      Que time você usaria de exemplo pra detalhar melhor as ações de jogo?

      Eu sinceramente não vejo algo do tipo funcionando, com o dinamismo que o futebol pede, no Flamengo.

      Na Espanha o Sampaoli ta sensacional. O Sevilla consegue trocar de posições de forma absurda, Nasri fazendo falso nove, com o Ben Yedder flutuando pela direita.

      Enfim, todos os bons times jogam com atletas abertos pelo lado, indo e voltando.

      • Não é o esquema que faz o jogador e sim o jogador que faz o esquema.
        Todos erroneamente dizem: O futebol de hoje em dia é correria. Isso até aparecer um time jogando com 3 zagueiros passando o trator sobre todos. Aí o "esquema da moda" muda.
        Qual foi o lateral mais ofensivo que tivemos? não foi o Leonardo Moura?
        Ou a Avenida Leo Moura?
        Se o objetivo é quebrar o lateral adversário, vc não deve acompanhar, mas sim colocar 2 jogadores nas costas dele. Te garanto que ele não vai subir os 90 minutos.
        As pessoas tem que ter ciência, que o futebol não começou em 2011 com o Barcelona. Ele já existe há mais de um século.
        Dá pra ganhar qualquer time atacando pelo meio, como dá pra ganhar de qualquer time atacando pelas pontas.
        SRN

        • Até ai eu concordo contigo kkkk mas você não respondeu minha pergunta. Eu não vejo nenhum time jogando bem, em nenhuma das ligas de ponta, nem aqui no Brasil.

          Eu curto esse debate, já até conversamos outras vezes, então vou colar aqui o que acabei de falar pro Thiago. Creio que ele tem a mesma opinião que você:

          Eu tenho 22 anos. Quais as "revoluções" que vi no futebol? Só duas. A primeira com Guardiola: posse de bola extrema, linhas de marcação alta, pressão logo após a perca, superioridade numérica em todos os trechos do campo. Até então, éramos acostumados a usar um esquema com dois meias e dois atacantes.
          Depois disso, perceba que tudo mudou. Se tornou muito mais custoso jogar assim contra uma equipe que tem dois jogadores pelo lado indo e voltando a todo momento. Os meias se desgastavam muito, tinham que abrir pelo lado pra correr atrás de quem jogava pelo lado, e ao mesmo tempo recompor pra não ficar em desvantagem numérica no meio campo. Dá pra montar uma equipe de acordo com nossos melhores jogadores? Claro que dá, é óbvio. O Zé Ricardo conseguiria, os jogadores entenderiam em médio prazo? Tenho minhas dúvidas.
          Minha opinião é que é muito mais fácil ESPELHAR um esquema e trabalhar variações nele. Quais variações? Fazer o Guerrero flutuar mais, fechar um dos pontas pra abrir espaço pro lateral ter onde jogar, privilegiar o fator surpresa do Arão.. enfim, há um leque imenso. Agora imagina mexer em toda equipe, em todas as funções, cobertura da zaga, meio campo, laterais.. é complicado. Eu não vejo ninguem no Brasil com essa cancha. Nem Cuca, nem Dorival..
          Ai que entra a segunda "revolução", por assim dizer. Antonio Conte. O cara tá mandando muito lá na Inglaterra. Resolveu os problemas do time, chegou no Moses e fez ele entender todo o sistema de jogo. Tem um Kante absurdamente privilegiado fisicamente. Onde que teríamos dois jogadores assim aqui no Brasil? É muito difícil.
          O que eu quero dizer é que eu não consigo ver, nem no tite, um repertório além dos dois esquemas que ele trabalha: 4231 e 4141 (e trabalha muito bem, por sinal).
          Sabe aquele lance de "é melhor fazer uma faculdade e se especializar nela do que ter duas graduações simples?" kkk eu entendo mais por ai.
          OBS: Zidane esse fim de semana tentou jogar com 3 zagueiros. Resultado: total falta de coordenação, os laterais afundavam atrás dos pontas do Sevilla, formavam uma linha de 5, sobrava um clarão no meio campo pra N'Zonzi e Nasri deitar e rolar.
          MORAL DA HISTÓRIA: Nem um técnico desse calibre conseguiu, em um jogo, dar um padrão minimamente aceitável pra equipe, mudando seu jeito de jogar.

          • E foi a esse pensamento que eu respondi há pouco...
            Que coincidência!

  • Gloria a Deus ,o cara fez 30 gols desde 2012 no futebol Colombiano e chamam de reforço,socorro.

Notícias recentes

  • Destaque

Jogos da Copa hoje: Portugal de Cristiano Ronaldo, Espanha de Yamal e mais 4 seleções entram em campo

Quais jogos da Copa do Mundo acontecem nesta quinta-feira (02)? Os 16 avos de final…

02/07/2026
  • Destaque

Jornal americano coloca Zico, ídolo do Flamengo, em lista de maiores jogadores que não conquistaram uma Copa do Mundo

Quais são os números de Zico em Copas do Mundo? A Seleção Brasileira segue em…

02/07/2026
  • Destaque

Cebolinha projeta quando Flamengo atingirá o ápice e celebra chances para jovens

Everton Cebolinha concedeu entrevista nesta quarta-feira (01) A intertemporada do Flamengo em Portugal tem servido…

01/07/2026
  • Destaque

João Gomes visita sede do Flamengo e se emociona: “Nostalgia”

Revelado nas categorias de base do Flamengo, João Gomes registrou alguns momentos na Gávea Cria…

01/07/2026
  • Destaque

Grupo Globo aposta em jogo do Flamengo x River Plate para bater CazéTV e Copa do Mundo

Flamengo x River Plate (ARG) disputará com duelo de mata-mata da Copa do Mundo O…

01/07/2026
  • Notícias

Jogador do Flamengo sofre trote ‘pesado’ durante treino; veja vídeo

Qual jogador do Flamengo levou trote? A tradição no futebol diz que o jogador aniversariante…

01/07/2026