Fonte: ESPN
Especialista analisa fontes da receita de Flamengo e Corinthians; Confira!
Compartilhe este artigo
48 Comentários
Chatice . É melhor pagar multa ao invés de colocar o time na 4rodada de um campeonato fuleiro.
Pra que ir pra EUA pra jogar com dois times brasileiros gasta dinheiro pra isso
Não é possível que acabamos de ficar livre do Landim e do Bráz que só faziam negócios ruim agora vem…
É fácil alcançar esse superávit, com o que a mídia faz até o time do bangu!
Não deixou saudades, pelo contrário você se mostrou fraco e inseguro pra ser jogador do Flamengo!
Fala pro lofredo assistir o bate bola. Rss
Todo mundo sabe a disparidade existente entre o Flamengo e o Corinthians na administração financeira, porém a longo prazo é o unico que tem receitas que possam bater de frente com a nossa, o Flamengo ainda tem uma pequena vantagem por ter mais torcedores, porém tem menos patrimonio, é importante o clube manter esta postura de austeridade financeira sempre! Assim vamos realmente nos distanciar de qualquer rival.
Ps: Time citado no fim da Reportagem não é rico porque é dependente de mecenas e patrocinadores e não dele mesmo, garantindo assim que essa fase com dinheiro seja apenas um momento passageiro.
Eu não vi o video mas é preciso ressaltar que não há nenhum outro clube que se compare ao Flamengo em receitas.(nem o segundo colocado). Esses dados que estas pessoas estão falando é estimado pelos clubes, ainda não saiu o balanço financeiro do ano passado.
Nossa receita ficará em torno de 400 a 430 milhões.
Nossa dívida ficará em torno de 390 a 350 milhões
Portanto, teremos superávit muito bom e único clube superavitário.
Superávit não é relação receita-dívida. É receita-despesa. Nosso resultado é superavitário desde o segundo ano da Era Bandeira de Mello. A novidade é ter uma relação dívida/receita menor que 1, que é isso que você está mostrando. A dívida total (que tem prazo longo, deve ser paga em muitos e muitos anos) se tornou menor do que a receita de apenas um ano, o que é muito positivo. Mas outros clubes (poucos) também são superavitários e outros (muitos) têm essa relação menor que 1 também. Mas a nossa capacidade de geração de receita é muito maior e por isso a perspectiva é fantástica. Pode se orgulhar! SRN
Tá Junior Superávit, balancete e tals, agora e jogador??
E time?? Temos que contratar um monte de posições e só chega refugo e jogador de muleta.
Tu deves ser daqueles que acham que esses superávits são dinheiro sobrando sendo que o Fla ainda deve cerca 370 milhões.
Superávit não é dinheiro sobrando. superávit é o ganho para mais, entre receita e despesa. “seria como lucro”.
“ainda deve”. ter um passivo de 370 milhões é questão de celebração para um clube que se inseri em um patamar mundial. Real Madrid, Bayer, Barcelona, possuem passivos na casa dos bilhões, convertidos para a moeda real.
Nossa receita será para mais de 410 milhões.
Exatamente, Daniel! Só acho que fecha 2016 já perto desses 410 (no fim do ano teve alguns jogos no Maraca, com bilheterias muito boas, e tem a premiação do Brasileirão). Para 2017, o orçamento do clube é 430, e acho que com a dupla “Carabao e Concabão” vai superar! O Mengão caminha para chegar bem perto de meio bilhão de receitas já em 2018!
Obrigado pelas excelentes explanações! muito bom debater aqui só com rubro negros de alto nível, com conhecimento técnico. rumo ao topo da via láctea. SRN
Amigo. Superávit não é isso ai não…kkkkkk que vergonha. Devo meu carro e minha casa no valor de 30 mil reais. Ganho 1 mil e gasto 30 reais com uma pizza no mês inteiro. Opa…. Estou superavitário em 970 reais??? Desculpe a simplicidade, mas foi condizente com seu comentário.
Amigo, ele disse certo, o termo superavit condiz com a relação Receita – Despesa (agora o fator que não foi comentado) do Exercício de Operação que neste caso é de 1 ano. Tudo que seria conta de resultado entraria nessa operação. A relação Dívida/Receita para ficar saudável financeiramente tem de ficar < que 1, neste caso, a diferença entre receita – despesa sendo superavitária usa-se esse dinheiro pra zerar o balanço(pagamento de dívida)**(dinheiro que falta pra pagar sua casa e carro). Fechado o Ciclo Operacional se inicia o outro e se faz a mesma coisa. Se o Flamengo fosse uma empresa a relação Dívida/Receita é o Risco de quebra e variação do Valor Contábil.
Enfim, está caminhando mas o que todos sonham será viável somente em alguns anos.
joão, lamento pela sua vergonha, mas superávit quer dizer exatamente isso daí. Se você ganha 1 mil e gasta 30 reais no mesmo período, seu resultado é um superávit de 970 e sua dívida é de 30 mil. Não tem absolutamente nada a ver uma coisa com a outra. Superávit é um conceito financeiro (de Resultado), e não contábil (de Balanço). Entretanto, se você tem superávit e acha sua dívida cara (alta taxa de juros), você pode – se quiser – usar a diferença no mês seguinte para amortizar a dívida e assim economizar dinheiro com juros futuros. Ou se achar que a taxa de juros é mais baixa do que aquela que você ganha, pode continuar devendo os 30 mil e aplicar seu superávit para a sua aposentadoria ou uma viagem sei lá.
Até na forma mais simplista o entendimento é claro. Se tem diferença, para mais, entre uma receita e uma despesa é superávit. O João se equivocou e o Castelo Branco está correto. SRN
Nosso resultado foi superavitário nestes anos da chapa azul DENTRO DO EXERCÍCIO, em cada ano mas não no total, que passará a ser.
Neste ano, nossa receita irá superar ao montante bruto de dívidas acumuladas pelo clube.
Daniel, desculpe mas você está fazendo confusão de novo. Torcemos para o clube mais transparente do Brasil, que publica demonstrativos trimestralmente (quando só é obrigado a publicar uma vez por ano). Qualquer um pode ir no site e ver que os resultados acumulados estavam em 500 milhões negativos no 3º trimestre de 2016, e não vai passar a ser positivo em 2017 (talvez lá para 2025) e nem há urgência nisso. Vá no site oficial – O Clube – Transparência – Resultados Financeiros e pegue o último (em abril o consolidado anual estará em “Demonstrações Financeiras”). Está na página 2, é uma das contas do Patrimônio Líquido. Mas isso de resultados acumulados é apenas uma linha do balanço. Não é o mesmo que dívida e não é tão relevante.
A dívida é uma soma de várias contas do balanço. Abra o demonstrativo de 2015 na página 3 e some: empréstimos (circulante e não circulante) + impostos (circulante e não circulante) e credores diversos (circulante e não circulante). Vai dar cerca de 450 milhões. Pois é isso que será superado pela receita esse ano, pela primeira vez em muito tempo (não dá pra saber quanto, porque as informações de antes não valem o que o gato enterra). E esse é o balanço de 2015.
Provavelmente em 2016, a dívida fechou perto de 415 milhões (a prévia de setembro apontava 417) e a receita bem perto disso, em torno de 400 milhões ou um pouco mais (306 até setembro, se fosse linear fecharia em 408).
Para 2017, o clube já tem uma previsão divulgada: receita total de 435 milhões e dívida em 360 milhões no fim do ano. Aí sim, o jogo inverte de vez. Claro que isso pode mudar, como toda previsão. A despesa pode ser maior ou menor que o previsto, a receita idem. Mas as primeiras notícias do ano são boas: Carabao (aumenta receitas), Arena da Ilha (reduz despesas), CT inaugurado (reduz despesas), Conca (pode aumentar receitas). Ainda podem rolar: grana do Brocador, venda do Jorge (ou outros jogadores superando a meta), negociações dos jogados que não serão aproveitados (reduz despesas), premiações (Liberta, Brasileirão, Copa do Brasil), bilheteria e ST acima do previsto, entre outras coisas. O fim do ano pode ser ainda mais bonito! SRN
Pode estar havendo um desentendimento de compreensão mas o que tenho aqui são informações verídicas. O seu texto repete tudo o que eu já sabia, embora esteja quase todo correto. Tenho certeza que a divulgação final do balanço financeiro será não semelhante mas idêntica ao que possuo aqui. SRN
Hoje essa disparidade pode acontecer devido a falta de qualidade da diretoria do Corinthians, porém potencial pra receita o Corinthians tem semelhante com o Flamengo, quer uma prova disso ? Ano passado fecharam com a caixa por um valor maior que a gente.
O Flamengo continuará faturando mais que o Corinthians sempre pois tem uma marca mais forte.
O Corinthians recebe um pouco mais da CAIXA, mas eles têm que estampar a marca na parte da frente e nas costas, o Flamengo só na frente e o espaço nas costas pode vender pra outra empresa.
Nossa camisa está em 99 milhões em receita a ser extraída.
O Flamengo sequer explorou ainda seu potencial de ganho.
Não Daniel. Tem clubes que devem muito menos que o flamengo. Sp, palmeiras, cruzeiro, inter, grêmio… São alguns. A temerária gestão kl, marcio braga e patrícia amorim ferraram com o clube. Temos muito mais receitas, porém mais dívidas. Se o bandeira ficasse mais 3 anos seria perfeito. O fla será uma potência sulamericana se a gestão consciente dos blues continuar. Ganharemos pelo menos 1 título de expressão esse ano. Palmeiras hoje está na nossa frente, elenco e dinheiro pra investir. Temos que continuar no sapatinho, pagando as contas.
No mundo esportivo se você observar quem “deve mais” são os maiores, os gigantes. ter “dívida” não é um problema, desde que você a administre. Real Madrid, Barcelona, Bayern, tem dívidas na casa dos BILHÕES! a dívida do Flamengo perto da dívida deles é dinheiro de pinga. só que a receita que entra por exemplo no Real madrid é muito maior do que a dívida deles(que é a maior do mundo esportivo), completamente administrável. Se o Flamengo ter dívida ou não não faz grande diferença nesta gestão, dado o equilibrio e a credibilidade do time e claro, a grande receita que entra.
Nós não temos mais dívidas do que receitas, essa página já virou.
o time paulista não está a frente. está a frente só em gastos. rs. nossa receita é maior e o superávit também.
Cada um enxerga o que quer. Se as dívidas do fla é dinheiro de pinga em comparação ao Real, a receita do fla é igualmente dinheiro de pinga. Flamengo não ter dívida nessa gestão não faz diferença? Não entendi. Claro que faz. Eu heim…. O flamengo está caminhando, mas está longe do ideal. Estamos no 0x0, dívida e receita. Isso sobra pouco para o investimento e temos que recorrer a empréstimos para girar o clube. Os blues deram um exemplo de gestão, e tomara que continuem.
Mas, o Palmeiras é que tá contratando.
Essa diretoria entende de finanças. Mas eu to cansado de comemorar balancete com superávit. Eu prefiro comemorar títulos.
No mundo inteiro, todos os times que ganham títulos de modo permanente possuem condições financeiras boas. Time falido ganha título em um ano e passa vexame no ano seguinte. Em 2010 por exemplo o Flamengo terminou com menos de 45 pontos o brasileirão. Só não foi rebaixado porque deu sorte.
Mas, se temos dinheiro pq não contratar???
Quem teremos de atacante de lado?? O Gabriel??
A diretoria tá de brincks.
Precisamos de um SA(velocidade, drible e gol), um Lateral Direito, só o Marcinho que é intocável que nem adianta contratar o Rômulo pq o Zé vai deixar ele de titular. Tá faltando muitas opções e a diretoria só com conversinha de $$$.
Lógico que é bom, mas quero títulos.
Não temos tanto dinheiro assim para contratar, não neste início do ano, depois terá. sempre no início do ano é mais difícil, o flamengo está priorizando a garantia de fluxo de caixa e garantir todo o pagamento de folha e coisas do tipo. pra começar a temporada, contando com as 2 contratações que já temos(trauco e conca) o flamengo, por agora, vai fazer no máximo 2 ou 3 contratações. pode anotar aí.
Exato. A situação é boa mas anda longe do confortável. É preciso estruturar muito mais. Saldar as contas ao nível de se poder investir com arrojo e, claro, criar fontes de receitas perenes.Por exemplo: até o ano passado o FLA era o time que menos investia na base. Assim não da…O próprio especialista afirmou que um ponto essencial é a produção regular de jogadores. Tecnicamente nem se comenta, mas também como patrimônio do clube na hora atrair ainda mais investimentos e venda é que o “bicho pega”.
Hoje, ainda enxergo o Fla a meio do caminho.
Vai torcer pro real Madri então…kkkk….
esses dados estão errados…na pratica estão faidos,contratando reserva de sei la que time…e vão ficar em estadio..
Está precisando se informar amigo. não o julgo pois muito possivelmente você não tem conhecimento técnico sobre o tema.
Sou fã do trabalho dessa diretoria.Eles transformaram o Flamengo de um clube falido a um financeiramente saudável e com dívidas menores que as receitas, algo absolutamente impensável até há poucos anos. Além disso entregaram um CT moderno e que está entre os melhores do país.
Mas confesso que já estou ficando meio de saco cheio dessas reportagens sobre a
Diretoria só quer saber de $$$ Gabriel. Futebol que é bom tá fraco.
Compartilho do mesmo pensamento,sempre ouvi que 2017 seria o ano de colher os frutos,e o que vemos hoje é,o clube se assustando com valores de jogadores especulados,e gritando aos quatro ventos que ñ tem grana para contatar,infelizmente essa é nossa realidade,e se continuar assim,ñ ganharemos nada por um bom tempo
Engano seu. estamos entrando o ano muito bem e bastante promissor.
Promissor se levarmos em consideração os ultimos três que foram péssimos,e se fosse pior realmente aí chegaríamos ao fundo poço
Tá o dinheiro tá aí.
Mas cadê os reforços??
Mais um peruano meia boca???
E um reforço que chega de muleta???
Eles entende de ADM, mas de futebol Zero.
Eu não sei se você reparou, mas o Flamengo ainda não é melhor que o Barça! Ou ainda mais rico que o Playboy Madrid.
Foi mal. Melhor que orbitar em torno da lua é saber das coisas pertinentes a realidade.
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”
???
Eu pegaria todos esses superávists e renovaria eternamente com o Márcio Araújo jogador que tem a cara da nossa torcida.
É um jogador que se entrega em campo, igual entregador de pizza. Sente cheirinho e deixa para o outro saborear o gosto do título.
Só há um caminho pra nós, reduzir despesas com jogadores inúteis ao flamengo para poder contratar.
Damião, Mugni e Cirino precisam sair pra ter $ pra contratar.
Pessoal se esquece de uma coisa superávit e fluxo de caixa são coisas diferentes.
Em se tratando de fluxo de caixa o fla ainda tem um longo caminho a percorrer. A grana sempre está curta, tanto é assim que todo início de ano é bater na porta do banco pra pegar algum emprestado.
Vou dar um exemplo pra ficar claro : comprei 1 sapato a 50 paus esse mês pra pagar em março. Vendo esse mesmo a 80 pra receber em dezembro.
Superavit 30 paus. Mas no fluxo to ferrado. Vou precisar de empréstimo e pagar juros até dezembro.
Amigo, o Flamengo está indo nesse caminho. Reduz as despesas todo ano. E não é tão simples desligar jogadores como você demonstrou pensar, se o Fla fizesse isso, teria mais dívidas trabalhistas e tal… é um projeto de longo prazo, e só se passaram quatro anos ainda. Tenha fé, a tendência é só melhorar! Abraço.
A turma da ESPN, hora sim hora não, perguntava sobre outros clubes e o profissional (nitidamente encabulado) não cansava de repetir por outras palavras a falta de transparência dessas instituições de futebol.
Mas o engraçado da exposição era a torcida do Palmeiras desesperada com o “caso CREFISA”. Eu sou da opinião que você faz o que quer com o seu dinheiro. Agora, se isso é alongo prazo mais “incômodo”…
Palmeiras é lavagem de dinheiro
O Palmeiras não possue um modelo de gestão. os torcedores do time deles acham isso pelo fato de está”dando certo”. como quase ninguém lê balanço patrimonial, sabe sobre EBITDA ou conhece o estatuto do clube fica dentro de uma bolha. Existe forte questão estrutural que vai começar a ruir quando o mesmo sair e reduzir seu investimento pessoal no clube.
Vamos esperar para ver! Daqui 5 anos como estarão todos.