Ex-Fla, Eduardo da Silva quer Europa, mas projeta encerrar a carreira no Rio

Compartilhe com os amigos

Humildade e timidez aliadas ao dom de fazer gols. Sem alarde, Eduardo da Silva chega a mais uma janela de transferências embasado por boa temporada recente com a camisa do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e carinho do torcedor brasileiro – em especial do Flamengo. Livre no mercado após decisão de não renovar com o clube ucraniano, o atacante viu o nome ganhar força nos bastidores de equipes do Brasil, mas definiu a prioridade atual: continuar na Europa.

Na tranquilidade de seu condomínio na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Eduardo recebeu o GloboEsporte.com e deixou o lado família à mostra desde o primeiro contato. Ao lado durante todo o momento, o fiel escudeiro Matheus Eduardo, de 8 anos, esbanjou carisma e foi apontado, juntamente com a irmã mais velha Lorena Eduarda, como principais motivos para uma decisão visando a estabilidade financeira para o futuro.

– É por isso (pelos filhos) que estou pensando… Recebi várias sondagens, conversei com vários clubes. Vou decidir o mais rápido por causa dos meus filhos, minha filha já maior, meu filho menor. Quero investir neles, por isso tenho que pensar bem. Minha prioridade hoje é a Europa, mas as coisas podem mudar de uma hora para a outra. Estou negociando com dois clubes de lá, estou próximo do acerto, nenhum brasileiro fez proposta oficial. Espero até semana que vem já saber. Sou brasileiro, nasci aqui, se tivesse boa oportunidade ficaria no Brasil, mas me vejo mais valorizado lá fora.

A notícia de que não renovaria contrato com o Shakhtar rapidamente ganhou as redes sociais. Os pedidos e lembranças da passagem do jogador de 33 anos com a camisa do Flamengo não foram poucos. Saulo Guerra, assessor e amigo do atacante – também presente durante a entrevista -, confirmou há uma semana o interesse e sondagem do Atlético-PR, mas a negociação não foi adiante. O carinho e admiração, mesmo com pouco menos de um ano atuando no país durante a carreira, fazem Eduardo guardar boas memórias, mas também uma frustração por não ter conquistado títulos.

– O pouco tempo que tive aprendi muita coisa no futebol brasileiro, apesar de ser carioca. Aprendi a ter o carinho da torcida. Infelizmente cheguei no Flamengo naquela fase difícil, brigando para não cair. Olhando hoje em dia, sinto um pouco por não estar lá e não ter lutado para ser campeão. Por todos os clubes que passei lá fora sempre briguei por títulos, essa é minha mentalidade. Uma pena, mas quem sabe um dia, talvez até não no Flamengo, não sei, mas possa brigar por títulos aqui no país.

Numa trajetória profissional iniciada na Croácia – para onde viaja na noite desta quarta-feira -, Eduardo conquistou o mundo, ganhou os holofotes no Arsenal, da Inglaterra, superou adversidades, como a grave lesão no tornozelo em 2008, e colecionou conquistas. O caminho, segundo ele, o torna realizado na profissão. Pensando na reta final da carreira, apenas uma coisa o faria ainda mais realizado.

– Praticamente realizei a maioria dos meus sonhos. Talvez (meu sonho) seja jogar aqui no Rio de Janeiro e conquistar um título importante. Apesar de não estar muito preparado para voltar ao Brasil, dou prioridade para o Rio de Janeiro por ser daqui, mais próximo da família e amigos. Talvez no fim da carreira possa optar. Mas faço 34 anos agora, não tenho data prevista para encerrar. Quero jogar muito futebol ainda.

Confira outros trechos da entrevista de Eduardo da Silva

Nova passagem pelo Shakhtar, com direito a premiação

– Quando eu saí do Flamengo, no meio de 2015, eu recebi um convite para voltar ao Shakhtar. Fiquei um ano e meio, a primeira temporada foi ótima. Fomos bem na Liga Europa, chegamos na semifinal, não avançamos por detalhes. Consegui jogar bem a temporada e fui escolhido o jogador da temporada do clube. Reconhecimento muito importante para mim. A temporada 2016/17, que praticamente falta meio ano para o contrato, mudou o treinador, chegou com outra visão, que faz parte. Cheguei a jogar menos. Quando muda o treinador muda tudo, o conceito, o estilo. O (Mircea) Lucescu é um grande treinador, passou 12 ou 13 anos no Shakhtar, conquistou troféus importantes. É difícil comparar com ele pelo estilo ofensivo de jogar. O Paulo Fonseca é diferente, é ofensivo, mas gosta do trabalho muito tático.

Eduardo da Silva gol Flamengo x Cabofriense (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Experiência no Flamengo

– O que tive no Flamengo foi uma grande experiência. Quando recebi esse convite para jogar no Flamengo foi difícil de recusar, um grande clube brasileiro, qualquer jogador tinha que pensar. Abri mão de muita coisa para jogar aqui, mesmo na época em condições ruins, em último, mas era meu sonho vir para o Brasil. Me adaptei muito rápido, achei desgastante só mesmo as viagens, aeroporto, corpo arriado. Tudo prolongado, diferente do que era lá fora, avião particular, tudo rápido, simples. Pequenos detalhes.

Espelho em Zé Roberto e Ibrahimovic

– Eu me sinto bem fisicamente. Alguns param por causa da saúde, por algum problema. A maioria dos jogadores gostariam de jogar o máximo que pode. Nesse último Brasileiro tivemos exemplo de jogadores experientes. O Zé Roberto é um caso, consegue jogar em alto nível e é bom para espelhar nesses caras quando chega na casa dos 30, 31 anos. Lá fora o Zlatan Ibrahimovic, com 36 anos, já joga há mais de 15 nesse nível. Gosto de me espelhar nesses caras.

Mercado que gostaria de jogar

– Se eu pudesse, tivesse outra oportunidade, voltaria a disputar a Premier League. É o melhor do mundo, de força, de tudo. Quando eu cheguei lá batiam em mim, eu caía, ficava com raiva, mas aprendi que não funcionava daquele jeito. Era ficar de pé, revidar e segue o jogo, mas tudo honesto. Lá se você fizer palhaçada em campo, se jogar, simular, fica marcado pela torcida toda vez que você dominar a bola. São dois, três jogos até esquecerem.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • A nossa diretoria é a melhor dá América. Sem dúvida. Mas no caso desse cara, eles erraram feio. Dispensar esse cara e trazer Guerrero/Damião foi um grande erro.
    Ele além de currículo já mostrava resultados no Mengão.
    Mas acertam muito mais do q erram. Bola pra frente e SRN.

  • Era impressionante a qualidade na finalização. Ele não se preocupava de encobrir goleiro, humilhar zagueiro… Fazia só o simples: A cada 3 chutes, um era no barbante.

    Acontece, que com aleCONE de titular e o E. da Silva na maioria das vezes no banco, impediu ele mostrar mais em 2014.

    Só que na última temporada (2015/2016) na Ucrania, adivinhem quem foi o melhor jogador do campeonato? Pois é… Ele mesmo.

    SRN

  • Melhor que Damião.

  • Galera, eu gosto do Eduardo da Silva, mas infelizmente hoje ele não tem vaga. De centroavante temos Guerrero, Vizeu e Damião. Por mais que eu prefira Eduardo da Silva do que o cone do Damião, não temos como nos desfazer dele… o reserva imediato deve ser o Vizeu mesmo, que vai evoluir muito.

    Quanto a jogar nas pontas, não acredito que ele possa render tanto, não basta ser ”só” melhor que Gabriel e Cirino, até porque isso é muito fácil, mas não o vejo como um jogador de velocidade que vá ajudar na marcação e consiga correr durante o jogo todo. Ele já está veterano e vez ou outra se lesiona.

    Como citaram em outro comentário, deu azar de ter jogado em uma época ruim.

    • Disse tudo! Ainda assim, tenho uma pontinha de esperança de que possa vir… &;-D

    • a parada é que o Eduardo é mais versátil. pode jogar de falso 9, segundo atacante, até meia-atacante.. certeza absoluta que renderia melhor que qualquer ponta do nosso elenco. eu tentaria trazê-lo

  • Eu apoio a volta dele tranquilamente, bom jogador muito melhor que o Damião.

    • Muito mais mesmo.

  • Um dos melhores atacantes dos últimos anos do Flamengo. Eu ficava revoltado quando via que ele era banco pros que estavam lá. Mas enfim, segue a vida, se um dia voltar será bem vindo.

    • Veio no momento errado. Com a estrutura de hoje, provavelmente teria atingido uma condição física melhor e jogado mais. Tecnicamente era diferenciado.

  • Melhor que Damião, Cirino, Gabriel. Honrou o manto enquanto esteve aqui, veio na hora errada, se tivesse vindo em 2016 ficaria mto mais tempo

  • Tá aí um jogador q deveria voltar pro fla!

    • Melhor que o Damião.

      • Grande coisa kkkk

        • Vou completar a frase: melhor que ficar com o Damião.

      • não é muito difícil ser melhor que Damião

Comentários não são permitidos.