Flamengo avança por estádio próprio e quer terreno na Barra da Tijuca

Compartilhe com os amigos

Logo no começo deste ano, o Flamengo tem se mobilizado, de forma sigilosa, para tentar resolver definitivamente questão de seu estádio. Com a alternativa do Maracanã travada e ainda indefinida, o clube se movimenta em busca do terreno ideal – e viável – para a arena. Apesar de o negócio ainda estar em estágio inicial, um alvo está definido e fica na Barra da Tijuca.

No fim de 2016, surgiu a possibilidade de se obter o novo espaço. O localização exata também é tratada com sigilo, mas o terreno vem sendo considerado ”perfeito” na opinião dos dirigentes. A aérea tem aproximadamente 120 mil metros quadrados, quase do tamanho do CT do Ninho do Urubu, que tem cerca de 150 mil metros quadrados.

O Flamengo também recuou em outras possibilidades. O clube chegou a receber propostas de terrenos em troca do Edifício Hilton Santos (sede do Morro da Viúva), mas as ofertas em permuta não agradaram e, até por isso, o clube não chegou a abrir nova licitação pelo prédio no bairro do Flamengo. A diretoria também não se entusiasmou com o terreno oferecido na região de Guaratiba.

Apesar da esperança de sair vitorioso no Maracanã – mesmo que indiretamente, com seus parceiros -, que segue sendo monitorado pelo clube, o Flamengo, através do vice-presidente de patrimônio Alexandre Wrobel, se reuniu por duas ocasiões com proprietários de terreno na Barra. O dirigente não se estendeu ao comentar o assunto, lembrando que, apesar da disposição do Flamengo em dar pontapé inicial na construção do estádio, ainda está em estágio inicial:

– O negócio ainda é muito embrionário, várias possibilidades vêm sendo estudadas, mas não tenho dúvidas de que estamos caminhando no sentido de resolver definitivamente a questão da nossa própria casa – disse Wrobel.

O Rubro-Negro vinha deixando claro que a prioridade era assumir a gestão do Maracanã como protagonista, descartando atuar no palco caso não esteja inserido dentro do processo de concessão e administração. O clube, assim como o Fluminense, prefere que o grupo inglês CSM passe a gerir o estádio. O consórcio da Oderbrecht, que assumiu a gestão do Maracanã em 2013, pediu a rescisão do contrato e vai vender a concessão.

Enquanto isso, o Flamengo tem casa garantida por três anos (renováveis por mais três) por conta do acordo firmado com a Portuguesa para a utilização da Arena da Ilha. A capacidade prevista para o estádio – que vai depender de vistoria de autoridades – é de 20.500 espectadores.

Fonte: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Dizem que esse terreno seria no antigo terra encantada e muitos torcedores aqui pedem pra que o Fla compre logo, porém muitos não sabem que só esse terreno foi comprado em 2014 por 1,5 bilhões. Só esse valor já é suficiente pra construir um belo estádio…pessoal, vamos pôr os pés no chão, ainda estamos nos organizando financeiramente e já querem que tenhamos a mesma dívida do corinthians, 1,5 bi (terreno + 450 mi da dívida atual), seria 2 bilhões de dívidas e ainda faltando a construção do estádio…vamos com calma, essa novela do maracanã é chata, mas é a melhor forma do Flamengo aumentar a arrecadação e diminuir ainda mais seu passivo em um curto espaço de tempo. SRN!!

    • Jovem, sabe quanto custa o Morro da Viuva que pertence ao Flamengo? O que o Flamengo propos foi uma barganha por esse terreno. Não vamos adiquirir uma dívida dessa magnitude. E quem iria construír o estadio seria uma empreiteira interessada.

  • Galera, meu irmão é corretor de imoveis na Barra da Tijuca, e ele me disse que só existem 5 terrenos com mais de 100 mil metros quadrados liberados , atualmente para novas construções. São eles:
    1º= Antigo Parque Terra encantada com 200² mil. Que até 2013 pertencia a Cyrela e a Queiroz Galvão. O 2º Terreno de 120² a 145² mil fica ao lado do laboratorio Roche , Curicica, que tem uma estação de Brt em frente. Esse pertence a prefeitura. O 3º Terreno é de aproximadamente 125² mil, e fica atras do Hospital Rede Sara, na Barra da Tijuca. Já o 4º Terreno, fica ao lado do novo centro de treinamento do flumines, entre a gardênia Azul e Cdd. Esse pertence a escola sesi etem mais de 140²mil de terreno. E o ultimo, e mais completo na minha opinião, é o terreno ao lado do parque olimpico da barra , este entre 120² mil a 165² mil na planta. Acho que é a MRV ou a Cyrela que é dono do tal terreno

    • Parabéns pela informação!

  • Rapaz,se ñ temos grana pra contratar agora,imagina pagando um estádio??? Teríamos um estádio novo e um monte de perebas para jogar kkk

  • Esse nosso estádio tem que ser com arquibancadas próximas ao campo…Com jogos na Ilha, já vamos perceber a diferença que faz!

    O Atlético PR nunca foi rebaixado depois que subiu, por quê? O Santos de 10 jogos na Vila, vence 11, perde 1 por temporada kkkk

    Imagina o Fla? se não fizermos besteira, em 10 anos seremos penta da libertadores e pelo menos tri mundial…

  • Se o flamengo der um passo para ter seu estádio próprio tem que pensar em um pra mais de 60 mil pessoas, pois nós vimos OQUE aconteceu na reabertura do Maracana muitas pessoas sem ingresso, não adianta construir arena, pois isso é pra time pequeno (peppa e curitiano)

  • Se o terreno é bom, ainda mais na Barra da Tijuca, então o Flamengo deveria adquirir, e logo; depois pensa em como construir; o terreno do CT foi comprado lá atrás, imaginem se nem o terreno tivessem comprado antes?
    Se optarem futuramente pelo Maraca então dá para transformar em uma segunda sede social, num segundo centro de treinamento, num centro olímpico etc etc, perdido, por óbvio, não ficará.

  • A verdade é que se o flamengo compra o terreno e faz um time bom, a torcida vai ajudar de todas as formas a construir o estadio , eu garanto!!!! vamos comprar muitos energéticos, fazer upgrade no socio torcedor para um plano mais caro e vamos fazer campanhas pra mais amigos se asociarem, e ainda vamos constribuir financeiramente diretamente para a construção queremos ser gigantes no mundo e ganhar todos os titutulos. Entao diretoria podem dar inico ao estadio…….SRN

  • De acordo com reportagens que saíram recentemente, a decisão sobre quem será o novo gestor do Maracanã sairá semana que vem. O estádio já está sendo devolvido à oderbrecht e é ela quem tomará a decisão pra quem vai vender a concessão.
    Não é possível afirmar quem será o grupo escolhido. Mas torço para que não seja o que o Flamengo apóia. Só assim é que o clube fará um esforço pra construir um estádio realmente 100% do Flamengo.
    Tomara que esse papo de conversas por terrenos na Barra dá Tijuca não seja só pra pressionar as autoridades para que o grupo que o Flamengo apóia saía vencedor.
    Já tem 3 anos de contrato com a Portuguesa para utilizar a Ilha e ainda pode ser renovado por mais 3 anos. É tempo suficiente para viabilizar a construção de um estádio.
    Nem precisa ser estádio grande, basta ser entre 40 e 45 mil. Porque aí já o suficiente para jogar uma eventual final de libertadores.
    Saudações rubro-negras!

    • E outra coisa, basta fazer um projeto modular, que propicie sucessivas ampliações, assim a primeira etapa poderia ser inaugurada rapidamente, fazendo com que o Flamengo tivesse sua casa muito brevemente; após, com o tempo, iria ampliando até atingir o tamanho ideal;
      Acredito que até as licenças seriam mais facilmente obtidas, pois uma coisa é capacidade para 30 mil, outra para 45 mil e outra para 90 mil.

  • Vocês estão ligado que isso é conversa fiada,né? Isso aí é só para pressionar o governo do estado .

  • Partiu Metrô Linha 4 com integração BRT – FLA-ARENA.

  • Engodo! Passou da hora do Flamengo mostrar sua grandeza e mandar esse governo(quebrado) e o tal consórcio pra pqp.

  • Terra Encantada, não aceitamos nada que não seja Terra Encantada. Aquele terreno não deveria ser “mais do mesmo”, ou seja “mais condomínios, mais shoppings”; isso, aquela região já tem, e muito. Ali já foi longe de tudo, mas hoje é servida de malha de transportes, Linha Amarela, Terminal Alvorada, metrô Barra. Toda vez que um rubro-negro por lá passa, vem aquele sonho, aquela sensação de ” you belong to me”.
    SRN

    • Eu já havia mencionado essa possibilidade e a do terreno do gasometro perto da Rodoviária, Mas disseram que era loucura e que tinha que ser na Gavea.
      Seria o terreno perfeito
      SRN

      • Bem lembrado. E o que disse sobre o Terra Encantada, serve também para o do gasometro, pois aquela área, que já foi problemática, parece estar incluída nas áreas propensas à revitalização da região Central da Cidade. Transportes e boa localização, dão ao gasometro a condição de uma das melhores opções. Já pensou, Estádio do FLAsometro.
        SRN

    • Na barra tem vários terrenos…tem um velho chamado pachoal que é dono da metade da barra que até vendeu um.terreno para cbf.
      Terra encantada é utopia mano, tem muitos terrenos na barra que dar pra fazer uma arena de 60 mil mole…o.que importa é construir.

      • Paschoali mauro. O cara eh tao pilantra que tem um terreno numa area proibida e ta quase legalizando.

        • Ta ligado…kkkkkkkkk

  • Flamengo necessita buscar o seu estádio, isso é urgência, em 3 a 6 anos já devemos ter uma Arena própria, porque o time sempre vai ser grande e a tendência é se agigantar ainda mais.

  • Um passo de cada vez.
    Agora é arrumar o lugar pra jogar nos próximos 6 anos.

    • Já tá encaminhado o estádio da ilha.

  • Essa matéria e o sonho da maioria flamenguista verdadeira, mas o governo já pegou a manhã de vocês Wrobel ficar falando o tempo todo na TV que se não for protagonista não vai jogar lá ou ficar falando e soltando notas que tá atrás do estádio próprio só por ameaça não vai adiantar eles já perceberam, tem que fazer começar conseguir o terreno sentar o primeiro tijolo aí eles levam a sério ficar so blefando e implorando ao mesmo tempo o maracanã não vai adiantar vamos atras do.nosso!

  • Coitado de quem zoa o Flamengo. O tempo passando e os argumentos de chacota…acabando!

  • So digo uma coisa. Se o Flamengo comprar um terreno na Barra da Tijuca, vai chover empresa se oferecendo pra construir a nossa arena.
    Imagina chegar próximo a entrada do estádio e vendo uma estatua do Zico?
    Se esse estádio for construído na era do EBM, ele também merece uma estátua.

    • Por mim teria 24 estatuas espalhadas ao redor do nosso estadio, uma estatua de cada titular do mundial de 81 e a dos 11 reservas imediatos, e uma estatua do nosso técnico que morreu naquele ano, e uma do Carpegiane.

    • Podiamos ter um museu com a estatua de cera dos principais jogadores do Flamengo.

      • Outra ótima ideia mano, iria faturar muito

        • Seria legal demais, imagina uma estatua do Pet, do Imperador…

          • Uma dúvida, Romário e Renato Gaúcho teriam direito à estátuas tbm? ??????

            • Não vi nenhum dos dois em campo kkk mas vou opinar pelo que eu li sobre os dois, o Renato foi campeão brasileiro e campeão da copa do Brasil, fez 68 gols, acho que da pra dizer que foi bem no Flamengo, teve alguma polemica envolvendo ele ou só o gol de barriga mesmo?
              Romário não ganhou nada de expressivo, mas tem uma média de gol impressionante pelo Flamengo, sem falar que a gente o trouxe sendo melhor o do mundo, é duro tirar o baixinho de qualquer homenagem ne peixe ?

              • Renato ganhou a Copa do Brasil, e o Brasileiro de 87. Romário tem 204 gols em 240 partidas, ao meu ver são eles ídolos. Tivemos o Zizinho também, que era o maior ídolo do Flamengo antes do Zico surgir. Ele foi incrível pra época, se eu não me engano ele jogou a copa de 50 aqui no Brasil, e era o melhor daquela seleção, então podemos dizer que o Zizinho foi o maior ídolo do Flamengo e da Seleção Brasileira antes de Zico e Pelé. Outro que merece algum tipo de homenagem.

                • É isso Isaac, tem tantos nomes que não podem ser esquecidos com o passar dos anos.

              • Bom. O Renato teve o problema de falar demais quando foi para o FlorminenC. Mas o cara jogou muiiiito com a camisa do Flamengo. Só o gol que ele fez na semi final contra o Atlético MG, já vale uma estátua.

                • Pois é, kkk jogar em rival nunca tirou a idolatria de ninguém.

  • Agora sim pow na Barra… Com brt e outros meios de transportes como ônibus normal,fica muito bom,melhor que guaratiba e a barra em total crescente por ser um bairro nobre tende a se valorizar muito.

  • Esse ex-Maracanã vai acabar ficando com o Vasquinho.Deixa essa porra pra lá.

  • Transforma o makro no black vulture arena!!!!! Ninguem vai naquela porra mesmo. Hahhahaah

    • Aí tbm? Achava que era só aki em Brasília que o Makro tava caido, vazio, kkkkkkkkk

  • O flamengo e nenhum parceiro do Flamengo vai assumir o Maracanã. A empresa atual vai passar para aquela francesa lá. E seu Deus quiser vamos fazer nossa casa. E matar os antis de uma vez por todas

    • Acho também que vai ser assim, pois Odebrecht e o governo estadual devem estar ganhando um dinheiro forte. Quem perde é o futebol. A uma Total e absurda falta de transparência. Deve ter sujeira! Não é possível essa falta de informação e está tudo regular.

      • Pois é

    • E enquanto esperamos 6 anos pra o estádio ficar pronto o time se fod* pois não tem preparação fisica que aguente viajar e perder treino todo dia, fora o fato de ficarmos sem ser mandante, perdendo jogos importantes e geral pedindo a cabeça dos dirigentes pela falta de título.

      • Estádio da Lusa tá aí pra isso

        • Não serve para uma libertadores.

      • Amigo o problema vai ser só a libertadores. Porque as outras competições pode ser na ilha.

        • É amigo, apenas ” libertadores” nada demais né ? Isso sem contar os tempos de treino pedidos pra viajar pra libertadores, a falta de um mando de campo que imponha respeito e sinceramente nenhum time vence a libertadores sem uma casa que faz a diferença.

          • O santos com sua pequena torcida vendeu libertadores.

            • Mas a gente não tem uma torcida pequena, a ilha não serve pra libertadores.

              • Não, isso eu sei…

  • O terreno do antigo terra Encantada.
    Ali seria o local ideal para o palco do Mengão. 200 mil metros quadrados com BRT na porta, Metro será esticado até o terminal Alvorara. Existe até um Aeroporto em frente.
    Construir um estadio entretenimento com restaurantes, amplo estacionamento, lojas, área de lazer para sócios torcedores.
    Sócio torcedor ia bombar logo uns 300 mil.
    Seria um baita projeto, um estadio para 50 mil pessoas em uma área que está acostumada a receber grandes eventos.

    • Se for na terra encantada, fazendo a urubuland. O bandeira vira lenda. Se for no parque olimpico tomando aquilo tudo de assaulto antes que vire um lixao… O bandeira vira O kratos

    • Para isso, teria que ter algum bilionario pra dar o empurrao inicial. Eh um projeto unico. O unico que time que conseguiria isso seria o flamengo.

    • O problema da Terra Encantada é o impacto no trânsito local. A Av. Ayrton Senna já é diariamente engarrafada.Com certeza a prefeitura embargaria. Imagina que num mesmo dia de jogo tivesse Bienal do Livro no Rio Centro, Disney On Ice na Arena da Barra, Wesley Safadão no Barra Music e um show internacional qualquer no Metropolitan. Daria um nó caótico no trânsito dá Barra. O lugar realmente é perfeito, mas duvido que a prefeitura liberaria.

  • Esse é o lugar….existe onibus pra qq lugar… BRT.. integração…. Metrô.
    Show
    Mas acho que isso é mais uma pressão para o governo resolver logo isso.

  • Conversa , isso e só pra jogar pressão para tentar assumir o maracanã . Eu até apoio utilizar o Maracanã como trampolim , até porque construção de estádio demora 2-4 anos para ficar pronto , enquanto isso em jogos de grande publico jogariamos no Maracanã e em jogos pequenos na Arena da Ilha . Porém o problema e assumir o maracanã e se acomodar , não ir em busca do estádio próprio , o Maracanã nunca sera nosso e se tornou um estádio elitizado , não da mais aquela força pro time . O Maracanã bem administrado realmente e lucrativo mas não tanto quanto um estádio próprio como o das Peppa e do Small , além de estádio próprio aumentar bastante o faturamento sócio torcedor . Que construa um estádio para 50 mil pessoas com arquibancada próxima ao campo , caldeirão .

  • Ai sim…Sendo verdade é a solução pois todo mundo sabe que um estádio não se sustenta só com jogos de futebol. Alguém já viu um show top em Itaquera, aquele fim de mundo? Mas no Palmeiras tem toda hora, Na Barra vem todas as estrelas e com público que paga por esses shows. Duvido conseguir isso em Caxias ou Mangaratiba. SRN – ST

    • Guaratiba. rs

  • na Barra seria ideal. uma galerinha com renda mais alta, capaz de bancar os lugares mais caros e ainda relativamente acessível pra galera do entorno, podendo ficar nos lugares mais baratos.. problema é o preço do terreno

    • Não, se esqueça da nossa carta na manga… Qual? O Morro da Viúva. Vale de uns 75 milhões à uns 200 se eu não me engano.

  • Depois de ver o estado que o Maracanã se encontra, tendo que mexer em tudo, tudo mesmo, gramado, rede elétrica, cobertura, cadeiras, fora as dívidas da concessão anterior, os gastos seriam praticamente os mesmos de erguer o estádio, o momento está propricio temos a parceria de uma construtora e uma empresa gringa (e muito rica por sinal), precisa falar mais alguma coisa?

  • Esquece o Maracanã!!!

  • Espero que o Flamengo leve à sério a construção desse estádio neste terrerno, e que seja pelo menos de 50 mil pessoas sentadas (podendo chegar a 55 mil ou mais se tirarem as cadeiras em algum setor), e deixe o Maracanã pra CBF mandar os jogos da seleção lá, como faz a FA no Wembley, assim o Flamengo só jogaria finais do Carioca lá no Maracanã, talvez a NFL traga aguns jogos todos anos e shows, e o Fluminense também vai construir uma arena, já até escolheram terreno. O Maracanã tem como sobreviver de outras formas, sempre teve prejuízo por conta dos muitos jogos impedindo que fosse alugados para shows e outros eventos, qye é bem mais rentável que jogos de futebol.

    • Se o Flamengo e o Fluminense seguirem adiante com os seus projetos de estádio na Barra da Tijuca)seria uma releitura dos rivais de Avellaneda, com estádios muito próximos), o Maracanã terá um destino muito parecido com o de outro estádio muito emblemático de nosso continente, o mítico Centenário de Montevidéu que após a construção do moderno estádio do Peñarol e, após a reforma do estádio do Nacional, precisará de muita criatividade para continuar de pé. Vejo o Maracanã, caso os projetos se concretizem, em uma situação bem parecida.
      Acho que os dois são viáveis sem futebol, mas precisarão ser explorados ao máximo.
      Parabéns por sua análise, muito lúcida!

    • Vc ta muito pessimista com o futuro do Flamengo:” finais do Carioca no Maracanã”? Primeiro que estamos nos organizando pra disputar titulos e não finais de carioca que por sinal ja não leva mais ninguém interessado pra assisitir e segundo que se o Flamengo não for jogar no Maracanã duvido muito que sobreviva com o monte de empresas pagando proprina pra turma do Cabral/Pezão o custo mensal é de 5 milhões sem a proprina esse custo cai uns 15%, ou seja só pra cubrir o custo fixo teria que ter 1 Show por semana, nenhuma cidade comporta tantos Shows assim.

      • Sei, mas eu queria que o Flamengo jogasse só as finais do Carioca no Maracanã, pela tradição, e só, mas outras decisões, como Libertadores, Copa do Brasil, etc…, devem ser no futuro estádio do Flamengo (se realmente for construído), até porquê, apesar do Maracanã poder receber muita gente, ele tem um custo maior e muitos sanguessugas.

  • Esses caras brincam com o sentimento alheio…me venham falar de estádio quando ja tiver maquete e os caralho…agora fica falando e nao tem nem terreno…

    • Hahahahahhahahahaha. Espero estar vivo pra entrar nesse estádio pqp

  • Se o Carabao bombar compra fácil o naming rights, será a Carabao Arena

    • Daqui a pouco comentam que o naming rights têm de ser comprado pela empresa árabe, e se chamar “Emirates Arena”.
      Apenas aguardando…

      • Que Árabe que nada o negócio é empresa Tailandesa.

        • Claro.
          Mas sempre tem uma criança de 12 anos, achando que tudo tem que ser como na Premier League, e nutrindo esse tesão inexplicável por uma empresa que claramente, não está disposta a investir no futebol brasileiro.
          “Carabao e mengão, a mistura perfeita para se tornar um campeão”
          hahaha

          • Tirou as palaveas do meu teclado. Hauhahah

            • A proposito. Dubai vive de imagem. Que, tem grana eh abu dahbi. Ou seja. Troquem o disco e peçam etihad. Nunca vi ninguem pedindo a arena etihad.

              • EBM, Ibsen arrebentou, manda o Daniel Orlean acertar o Naming Rights com a Etihad da Coréia do Norte, e Negociar um patrocínio com o governo deles, até porque o presidente deles ama futebol também, o Erdogan. Só assim eu vou ficar um pouco feliz. ??????

      • Não teria cabimento, pois a Emirates quase não opera aqui no continente kkkk

        • Mas esperar o que de pessoas que acham que a mesma se chama Fly Emirates ?
          Só megalomanias de quintal mesmo.

          • Kkkkkkk pois é…

          • Já pensou, “Fla Emirates”?

            • Boa, referência bem coerente, já que logo o céu será o limite para nós!

          • Hahahauhahaha. Isso. Eu morro de rir com a insistencia da galera pela emirates ou fly emirates. Tipo, eh um simbolo de status. Hauahau. Pode ser aero venezuela. Contant que o contrato seja bom.

  • Eu sou inicialmente favorável ao Maracanã, ainda mais se houver outra licitação, mas o enrosco que este estádio se tornou pela má gestão da questão feitas tanto pelo Governo do rj quanto pelo Consórcio Maracanã já me fazem propenso a apoiar mesmo a construção de um estádio próprio, mesmo se for numa parceria do tipo que o Palmeiras fez com a Wtorre. E se conseguir um terreno na Barra da Tijuca então nem se fale. Deixa eles resolvendo o problema do Maracanã e vamos agir para resolver os nossos problemas.

    • Maracanã seria bom se não houvesse tanta maracutaia envolvida. É bem provável que, se o Flamengo assumir o Maracanã, o Governo tente impor algo para tentar cobrir os excessos, algo próximo ao que fizeram com o Corinthians: deram um presente a eles, e agora deixaram a conta para pagar.

  • Cadê os amantes de Pedra de Guaratiba ?

    • Dizem que uma arena lá seria deficitária igual a Arena de Itaquera.

  • Já passou dá hora…

  • A Nação confia !!!

Comentários não são permitidos.