Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Florida Cup fala em ir à Ásia, mas sofre com críticas de clubes e parceiros

Redação
Redação
Publicação: 30/01/2017
1 comentário
Atualização: 30/01/2017
Compartilhar

Um campeonato de pré-temporada para internacionalizar a marca, enfrentar times do mundo inteiro e ainda ter a chance de prospectar oportunidades nos Estados Unidos. Foi assim que a Florida Cup se vendeu no seu nascimento em 2015. Três edições depois, o custo-benefício da competição é analisado pelos participantes.

Enquanto a organização fala em sucesso absoluto, com alguns pequenos erros, os clubes, os patrocinadores e os parceiros avaliam se o custo-benefício é assim tão vantajoso.

Gastos exagerados

A começar pelos gastos. Embora organize a competição e tenha lucro com os patrocinadores, como a Prevent Senior, por exemplo, a Florida Cup não banca integralmente todas as passagens e estadias, o que acarreta prejuízo para alguns dos participantes, que precisam gastar mais de R$ 400 mil. Lucro vem da divisão da renda e de venda de direitos de televisão.

Neste ano especificamente, Corinthians e Atlético-MG receberam mais benefícios que outros participantes, como o São Paulo, por exemplo. Foi isso que incomodou alguns dirigentes que conversaram com a reportagem do UOL Esporte. A organização, no entanto, nega que tenha privilégios e diz que todos os clubes precisam se bancar para participar da competição. O que pode mudar é o tipo de patrocínio que cada um consegue.

“Isso não existe. O que a gente faz é incentivar que os clubes consigam ações para bancar a participação. O Bahia, por exemplo, foi para os Estados Unidos em uma parceria com o governo de Salvador. O São Paulo teve ajuda do patrocinador, que é uma companhia aérea”, disse Reinaldo Mendrano, sócio-executivo da competição.

Calendário apertado

Dentro de campo, o benefício da competição também foi questionado pelas equipes. Inter e Flamengo desistiram da competição. Já Corinthians, Vasco, Atlético-MG e São Paulo, por exemplo, precisaram enfrentar mudanças de última hora na tabela. Vale destacar que boa parte da troca aconteceu pelo acidente com a Chapecoense, que mudou o calendário brasileiro de 2016 e 2017.

Por causa dessa troca, inclusive, o Corinthians chegou a conversar com a organização do torneio e ameaçou desistir de ir aos Estados Unidos em mais de uma ocasião, segundo apurou a reportagem com a equipe paulista. Na época sob o comando de Oswaldo de Oliveira, o departamento de futebol dava a saída como certa. A multa e a boa relação entre os donos da competição e Roberto de Andrade, no entanto, fizeram a equipe definir pela participação.

A saída de Inter e Flamengo, inclusive, fizeram a competição tentar convites a Palmeiras e Chapecoense. Os dois disseram não. A organização admite contato apenas coma equipe paulista e diz que o único acordo com os catarinenses dizia respeito a uma ajuda de custo.

Ainda que tenha enfrentado times de menor expressão no tempo que ficou nos Estados Unidos sem atuar pela competição, o São Paulo faz questão de destacar que aprovou bastante os resultados dentro de campo. Rogério Ceni, inclusive, confirmou aos organizadores que participará da competição em 2018.

Internacionalização da marca

A organização da Florida Cup afirma que tem convites para sediar a competição em outros locais, inclusive na Ásia. Apesar de apontar para esse caminho, em 2017, a participação asiática ficou comprometida. O Shangai SIPG desistiu de ir aos Estados Unidos e fez o torneio ter menos atenção do que o comum na China.

A organização diz que a saída não afetou em nada o prestígio. “Nós temos convites para disputar o torneio na Ásia e, mesmo com a saída do Shanghai, a gente manteve a transmissão com os satélites para a Ásia, mesmo sabendo do alto custo que teríamos para isso”.

Transmissão ruim

Que a transmissão norte-americana de futebol é ruim, todos concordam. O SporTV não cansou de criticar as imagens fornecidas pela competição e repetia em todo momento que “a transmissão não era responsabilidade deles”.

A falta de qualidade também virou assunto nas redes sociais, entre os telespectadores, e chegou a ser alvo de piada entre os clubes.

Mendrano admite o problema. “A gente recebe os feedbacks e sabe que temos o que evoluir. Durante este ano, a equipe de transmissão da competição esteve em contato direto com as emissoras. Temos certeza que vamos melhorar”

Por causa da qualidade ruim, a Globo havia decidido que não venderia em TV aberta. O que prejudicou bastante os patrocinadores da competição, como a Adidas e a Prevent Senior.

Globo insatisfeita

A emissora prefere não comentar publicamente, mas não gostou da manobra feita pelos donos da competição de criar um novo produto. Depois de assinar um contrato de exclusividade em território brasileiro, a Globosat viu a Florida Cup criar outro torneio.

O primeiro era o original, com Corinthians, São Paulo e Vasco e levava o nome de Playoff. Depois de acertar com Flamengo para este ano, a organização criou o que chamou de “Challenge” e passou a negociar novamente com as emissoras. Sem interesse da Globosat, negociou com o Esporte Interativo.

Mendrano explica a polêmica. “Com o crescimento da competição, tivemos vários contatos com a Globosat e eles se pronunciaram que não teriam interesse no Challenge, por causa do número de jogos e times. Então isso foi feito completamente de acordo com a Globo e nunca foi surpresa para ninguém. E na TV aberta, por questão de estrutura, a Globo não passou o jogo, então a gente ficou livre para falar com outros”.

Fonte: UOL

Assuntos:clubesFlamengoflorida cup
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
1 comentário
  • Lda Web disse:
    30/01/2017 às 10:52

    Vdd, campeonato sem prestigiu, qualidade de transmissão pessimo e ainda o clube tem q bancar as passagens, hospedagens e comida pra ganhar uma merreca que ainda é desigual.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

A revolta das organizadas do Flamengo em nota oficial contra Boto e Jardim

A postura do Flamengo sobre a contratação de Luiz Henrique, ex-Botafogo

1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Como está a construção do miniestádio do Flamengo no Ninho do Urubu? Veja fotos

20 7
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Torcedores do Flamengo ‘invadem’ rede social de Luiz Henrique, alvo do clube

29 3

Apesar de proposta do Flamengo, Thiago Almada fecha com o River Plate, afirma Fabrizio Romano

15 39
Brasileirão

Flamengo entra em reta final de preparação para jogo contra o Vitória, pelo Brasileirão

8

A definição da Justiça sobre a posse da Taça das Bolinhas; Flamengo e São Paulo estão na disputa

10 12
Libertadores

Cruzeiro deve ter novo desfalque para jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

11 4

Paquetá se emociona com situação em treino do Flamengo: “Bate uma nostalgia”

34 8
Comentários Recentes
  1. Edson Chagas em Flamengo avança por 11º reforço da base em 2026, mas esbarra em exigência de atacante

    O Flamengo só deveria aproveitar melhor esses garotos principalmente no time principal, pois tirar jogadores promissores de outros times e…

  2. Carlos em Flamengo define plano diferente de busca por Almada para fechar contratação de Luiz Henrique

    Na minha opinião, seria melhor a contratação do Luis Henrique, pois iriamos ficar com as duas pontas bem servidas de…

  3. John Smith em Ídolo do Flamengo, Diego Ribas dá boas-vindas a Thiago Almada

    Ok. Também falo por mim. Diego sim, é um grande ídolo meu e da nação. Veio em um momento conturbado,…

  4. John Smith em Bap freia empolgação sobre estádio próprio do Flamengo: “Talvez meus filhos vejam”

    Volta Bandeira!!!

  5. Leandro Martins em Time europeu dá ‘chapéu’ no Athletic-MG e fecha contratação de Rayan Lucas, do Flamengo

    Continua toda a espécie de narrativa e justificativas furadas da Diretoria de Futebol do Flamengo sobre os reforços. Tudo isso…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo