Gilmar Ferreira ‘repreende’ Zé Ricardo e fala de ‘desdém com Cuéllar e Mancuello’

Compartilhe com os amigos

Bem precipitada essa discussão a respeito do modelo tático que o Flamengo precisará adotar para ter Diego e Dario Conca juntos, num mesmo meio-campo.

Pois ao considerarmos a hipótese de o meia argentino só voltar a jogar entre os meses de abril e maio, teremos de discutir quem deixará o time para a entrada de um jogador que estará retornando aos gramados depois de oito ou nove meses de inatividade.

Me parece, por ora, uma discussão completamente fora de hora…

ATÉ PORQUE se Dario Conca estivesse apto a participar do primeiro jogo do Flamengo na temporada, bastaria que o técnico Zé Ricardo conversasse com Muricy Ramalho, seu antecessor, e procurasse saber dele o que fora preciso fazer para encaixar Conca e Deco numa mesma linha de três ou de quatro.

Ou não foi isso que fez do Fluminense de Muricy um time altamente competitivo no Brasileiro de 2010? Além do mais, peça por peça, os dois elencos seriam bem parecidos _ com, talvez, ligeira vantagem para os rubro-negros.

ALIÁS, esta conversa com o experiente Muricy, serviria também para aclarar as ideias com relação a presença de um terceiro zagueiro num vanguardista 4-1-4-1 ou no clássico 3-5-2.

Pois Zé Ricardo andou dizendo por aí que este modelo não emplacou no futebol brasileiro, caindo em desuso nos anos 90.

Tá errado, o Zé.

Muricy obteve excelentes resultados com o 3-5-2 no São Paulo tricampeão brasileiro entre 2005 e 2008 e tornou a utiliza-lo nesta Fluminense campeão em 2010.

ZÉ RICARDO não pode (ou não deveria) se deixar levar por frustrações alheias, tampouco por pressões passionais.

Eu sei, ele sabe e muita gente na Gávea está ciente de que Conca só estará em ritmo de competitividade mesmo no segundo semestre.

E até lá muitas pedras irão rolar.

Não custa lembrar que o que acelerou o desgaste de Muricy no primeiro trimestre de 2016 foi a virada no planejamento, motivada pela bravata do presidente Bandeira de Mello de que o Flamengo não jogaria o Estadual com o time principal.

Deu no que deu…

Portanto, em vez de discutir agora o esquema ou a função para Conca no time do Flamengo, deveríamos tentar entender por que Cuellar e Mancuello, contratados para dar intensidade e criatividade ao meio-campo, passaram a ser tratatados com desdém…

A pré-temporada e o Estadual talvez seham definitivos para sabermos se o tanto investido valeu a pena…

Fonte: Gilmar Ferreira | Extracampo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Na minha humilde opinião, o Zé Ricardo é um bom treinador, e nada alem disso! Não aproveita jogadores da base, que por ironia, ele mesmo treinou… onde estão Trindade, Ronaldo, Paquetá, Thiago Santos e cia???
    Vou citar um exemplo: Em qual colocação o Santos terminou? O santos que utiliza a MAIORIA dos jogadores da base terminou melhor que nós que passamos o ano todo falando de “Cheirinho” e perdemos até a segunda colocação…

    Não vou nem citar Mancuello e Cuéllar pq ja estou cansado de falar nisso…
    Mas e o Adryan? Vejo muito torcedor criticar ele mas me respondam quantos minutos esteve em campo desde que voltou da Europa?
    Francamente Zé, vc ainda tem muito para aprender pq esse campeonato poderia ter sido nosso, se não tivéssemos no banco jogadores melhores que muitos titulares… ou alguém vai defender Fernandinho, Gabriel, M.A, Alan Patrick, Cirino, Damião e cia (que começaram vários jogos com a titularidade)??

    Ah, e não adianta crucificar o Muricy se na época não tinha Vaz, Réver e Diego!!!

    Sem mais!! SRN!!

    • Concordo Plenamente com vc, e aposto que Muricy estava no caminho certo apesar dos tropeços que teve.
      Sem contar que Mancuello estava jogando muito bem

      • Agora eh pedir a Deus q acenda uma luzinha na mente do nosso Zé e ele use os jogadores com sabedoria pq esse no tem Libertadores e o grupo não tá nada mole!
        #SRN

  • No meio de tantas besteira uma coisa certa o Gilmar falou: “…por que Cuellar e Mancuello, contratados para dar intensidade e criatividade ao meio-campo, passaram a ser tratados com desdém…”. É triste ver caramujo ferrando o time e ver caras como Cuellar e Mancu no banco.

  • Gilmar de kuérola… manda ele cuidar do escudero e cia.
    Só falou merda

  • O único problema do Zé está em ser paneleiro. Não existe mérito nesse elenco, os melhores muitas vezes ficam no banco com pouquíssimas chances.

  • Sim, o Gilmar ferreira apresentou algumas informações controversas , mas ao final disse uma verdade:

    “Portanto, em vez de discutir agora o esquema ou a função para Conca no time do Flamengo, deveríamos tentar entender por que Cuellar e Mancuello, contratados para dar intensidade e criatividade ao meio-campo, passaram a ser tratatados com desdém…”

  • Não gosto do ZR, acho um treinador limitado, inexperiente enfim não vim falar dele hoje, vim ate defende-lo por incrível que pareça.Bom Cúellar é reserva do Arão e pronto. ZR tem suas convicções e também o vê assim, porem não escala o cara (Acho que deveria ter entrado, ate pq Arão veio numa decrescente muito grande). Bom agora vamos falar do Mancuello, na minha opinião é uma batata quente que passaram para ele ZR se virar. Mancuello jogou muita bola num Independiente que jogava num 4-3-2-1, onde ele jogava nessa linha de 3 como um volante solto pela esquerda, não tinha obrigação de marcar, fazia infiltração gastou a bola, porem vale lembrar que o Independiente estava numa 2° divisão e passava problemas gravíssimos e que o craque do time era ele, ou seja o treinador da época (Brindisi) montou um esquema que favorecia seu futebol. No Flamengo ZR deu chances para ele, porem ele não encaixa no time , como meia centralizado não funciona pq tem dificuldades de girar o famoso receber a bola de costas, pode ver o passe do gol contra o Coritiba, gol contra o Cruzeiro sempre recebendo a bola de frente. Na “ponta” esquerda não consegue pois não tem velocidade e as obrigações que o ZR impõe aos pontas ele não consegue cumprir e quando joga por ali, começa a deixar o time capenga, pois como não funciona, ele começa a cair para o meio ou seja embola o meio de campo e sobrecarrega o Jorge. Não o vejo como 2° volante, além de não ter força, não tem poder de marcação.A verdade é uma Muricy indicou um “camisa 10” típico, jogador magrinho canhoto, porem o cara nunca atuou ali. A melhor solução para ele Mancuello ou é ser emprestado ou vendido, com ZR no comando ele não encaixa.

    • Tmenezes, muita lúcidas as análises de Cuellar e Mancuello.

    • Saudades do Muricy!

    • Parabéns.
      Mengão sempre.

    • Concordo em partes. Mancuello é excelente jogador, porém, foi nos provado que é jogador para segundo tempo. Mesmo assim, merece mais tempo de jogo. Agora, Cuellar, concordo que seja 2º volante, mais, convenhamos, na falta de tu vai tu mesmo. Ou põe ele de primeiro volante no lugar do Mito Caramujo para dar mais qualidade técnica ou vai com 3 Zagueiros ou de oportunidades ao garoto Ronaldo (grande potencial), o que não dá para aturar é esse papo de números, marcação e blá blá … para defender o mito. Futebol hoje é qualidade, tanto ofensivamente e defensivamente. Se Cuellar não corresponde tanto assim defensivamente, compensa na qualidade de cadenciar o jogo e ofensivamente. Se não é suficiente, que jogue com 3 zagueiros. O que não dá é ter q aturar um cidadão que só toca pra trás e para os lados, e mesmo assim com grandes dificuldades técnicas. Como torço para Cuellar ser transferido para outro time brasileiro para acompanharmos de perto e provar como nosso Zé Guardiola é incoerente em seu esquema tático. E mais, pra mim, hoje, meu único receio nem são as contratações ou dispensas, e sim nosso técnico e sua filosofia de jogo e seus medalhões.

  • Excelente reportagem do blogueiro Felipe Foureaux intitulada “eu te prometo o céu”.

    Destaquei o seguinte trecho pra vocês refletirem:

    O futebol falhou muito de 2103 até hoje. E temos que agradecer a Deus que o título inesperado da Copa do Brasil chegou no início da gestão, porque ele aumentou a cota de paciência dos rubro-negros. A torcida do Flamengo quer títulos. Não está errada ou certa. Ela é assim! A montagem do elenco do ano passado foi uma tragédia. Terminamos o ano muito bem e com uma base sólida. Mas não apaga o planejamento errado, que nos fez jogar sem zagueiros por um bom tempo, viajar o dobro dos adversários, não priorizar competições importantes. E os rubro-negros esperavam voar nas contratações desse ano. Não estão errados nem certos, apenas esperavam, porque em algum momento esse conceito se criou.

    • Em 2103 o Flamengo já vai ter virado um estado independente 🙂

      • Sim, mas o teor da matéria é mais relevante do que esse pequeno deslize.

  • Lamentável a tendência dos torcedores Fifa 2017 de apoiar ZR por pura falta de conhecimento PRÁTICO de futebol (jogado com os pés)!

  • Vcs q ficam falando mal do Gabriel e Márcio Araújo, não estou defendendo eles n até pq n sao bons jogadores mas temos q dá o braço a torcer q no jogo contra o Atlético mineiro no segundo turno, jogamos bem com os dois, dps o Zé tirou o Gabriel é o time desandou. Outro exemplo é o jogo contra o Palmeiras no segundo turno, se o MA n fosse expulso com certeza teríamos ganho aquele jogo.N adianta querer jogar c o Cuellar como primeiro volante pq ele n sabe marcar, ele até tem uma boa saída de bola, mas n consegue acertar o bote então n adianta.

    • rsrsrs

    • Acho que o Cuellar não teve tantas chances assim pra já rotulá-lo como incapaz disso ou daquilo. Todos os titulares já tiveram más atuações também em muitos jogos (MA, Arão, Jorge, etc).

      • Falta pulmões para o Cuellar… Ele não consegue correr os 90 min… É o primeiro marcador tem que cobrir os laterais… E é aí que falta gás pra ele

    • Gabriel, apesar de eu e você concordarmos que eles são ruins, realmente fez uma boa partida contra o Atlético MG.

      Agora sobre o Cuellar não saber marcar me deixou meio balançado. Ele atuou bem contra o Palmeiras. No mais, gostaria que você me informasse do porque dele ser tão ruim em não dar bote (já que MA mal acompanha o adversário como quando Lucas Pratto marcou o gol da virada do Galo).

    • Voce disse certíssimo se o Caramujo não fosse expulso teríamos ganhado,na vdd se ele não tivesse entrado em campo aquele dia nos teríamos ganhados pq ele é ruim demais Gabriel e ruim demais e qualquer um que não tiver entrosamento por causa dessas antas que não deixam eles ter sequencia, nao jogariam bem pq no dia que tiverem a mesma sequência que esses aí tiveram vão melhorar muito o time

    • contra o Galo no segundo turno, ao meu ver o time desandou msm depois da saída do Fernandinho (Deus que me perdoe rsrsrs) ele estava muito bem e não tava dando sossego ao Carlos César, depois que ele saiu, Carlos César subia o tempo todo.

  • Ghuilherme Maximiliano
    Promotor de Vendas em Centro Do Rio De Janeiro
    As Metas com Zé Ricardo não foram alcançadas, primeiro a perda dá disputar pelo título,contra o internacional morto que só brilhou contra o Flamengo,depois a busca pela segunda posição, também não alcançada pelo técnico Zé Ricardo, foram vários erros, até mesmo em um jogo ganho contra o Palmeiras, quando ele substituiu o Diego Ribas celebro do time na armação das jogadas, trazendo todo o Palmeiras pra cima, contra o Galo a história também se repetiu, e as falhas foram todas de Marcio Araujo titular absoluto, perdendo no corpo para o franzino Otero, resultando em lateral e pênalti para o galo, e logo depois, deixou Lucas Pratto livre para marcar o gol da virada, o empate só veio na raça, do time indo pra cima e Guerrero com raiva e raça arrancou o empate…
    Zé Ricardo por favor se retire-se …

    • olha um cara imediatista, ignora todo o trabalho do Zé e apega-se somente aos erros. E a meta era estar na Libertadores (e pouco pro fla?, sim! mas essa era a meta)

    • Eu me amarrei-me no “se retire-se”, kkkkkkk

      • Com esse tecnico nao vamos vencer merda nenhuma ! Ja mostrou que nao sabe fazer mudanças e é muito medroso , nao é ousado o time e jeito de jogo é recuado e apostando nos pontas , porra de ponta karalho !! O negocio é apostar no meio e ataque, as laterais servem para desafogar o time !

  • Eu acho que quem mete o Pau no Zé é anti ou não sabe nada de futebol. Ele tirou o time do marasmo, jogando fora do Rio, para disputar o título. Terminou em terceiro com pontuação superior ao título de 2009.
    Acordem. Vão querer quem no lugar? Mano? Joel? Luxemburgo? Pelo amor de Deus….

    • Ou seja, só pessoas que concordam com você sabem de futebol.

    • Ou seja #2 as pessoas que pensam igual a vc, são as que davam de futebol, e todas e aprincipio são sócios do clube, para saber tanto de futebol , todas sabem que ser sócio é importante para o clube, eu não entendo muito igual a vc, mais sou sócio torcedor, não sou um ânonimo….

    • Sou a favor em partes e contra em muitas, mas comento o que assisto e já joguei futebol amador e profissional, entendo e sei o que estou falando, também tenho minha opinião. Sou Flamengo e torço tecnicamente e não doente, enxergo o que vai bem e reconheço onde vai mal! O objetivo foi alcançado, mas ZR deixou escapar o título e o vice campeonato brasileiro!

      • Isso ai, tire toda responsabilidade do time e jogue nas costas do Zé, ele é culpado né? os jogadores não tem culpa de nd coitados, o Zé que perdeu o titulo, mas se o Fla fosse campeão méritos seriam para os jogadores, legal isso, aqui no Brasil é quase impossivel fazer um trabalho a longo prazo , msm ele fazendo um bom trabalho em apenas 6 meses é muito criticado,os numeros provam isso, salvo nosso ano, pq se n fosse esse terceiro lugar, seria um dos piores da historia do Fla

        • A partir da derrota para o Inter, era para o ZR começar a mudança de postura da equipe, mas ele seguiu com o mesmo padrão de jogo e numa partida acontece muitas coisas, em alguns momentos estivemos na frente, em 2 as redes não foram balançadas, nestas é onde o treinador deveria ser ousado e buscar o gol ou adiantar o time, mas ele me parece bem retranqueiro, raramente vi movimentação no ataque! Eram 2 pontas que nunca se movimentavam, Cirino ou Gabriel na direito, Everton ou Fernandinho na esquerda, mas a gente não via movimentação desses jogadores em campo! Os outros times vc ver os 3 atacantes e principalmente os pontas confundirem a marcação, ora na esquerda, ora direita, no Flamengo eles eram plantados ali e quando se estavam marcados eram trocando 6 por 1/2 dúzia! Raramente acertavam um drible e um cruzamento!

      • Fala Evandro, beleza?

        Até pela sua experiência de vida, voce nao acha que responsabilizar um treinador, no seu primeiro ano de profissional, pela perca de um título, não é demais?

        Guerrero cansou de perder, no mínimo, um gol por jogo. No mínimo. Alan Patrick perdeu um pênalti no último mínuto de jogo. Vaz entregou o jogo pro Fluminense. O jogo do Botafogo sim, ali foi totalmente na conta do Zé.

        No mais, creio eu, que ele tenha feito muito mais do que esperavam dele em seu primeiro ciclo no profissional.

        • Não, eu não acho não, porque ele não é a 1° vez que treina um time, ele tinha um time para dar pressão, ser ofensivo, nas falhas individuais nos sistema defensivo foi onde ele como treinador vacilou, os laterais presos como ele gosta, atrai o adversário, o correto seria ele soltar mais os laterais e prender os valantes, os pontas deveriam se movimentarem, fazer triangulações com os laterais e revesarem entre os companheiro de ataque! A gente via os pontas jogando como laterais, eram 2 laterais de cada lado! O 4-3-3 dele é fácil de ser marcado por essa formação, a partir da derrota pro Inter sua formação deixou de funcionar, até a 30° rodada estava bem, mas comecei a ver a deficiência de seu esquema na derrota pro Inter, as opções de ataque não ajudava, a pesar de que ele tinha 2 revelações prontas(Vizeu e Thiago Santos), deveria mudar, pois a formação já não era eficiente, mas eu deduzo que ele insistiu por não tomar gols e seu objetivo era a libertadores, pensou pequeno, pois dava para sermos campeões se variasse o esquema.

        • Obs: lembrando que a minhas críticas a formação do ZR é construtivas, não disse que ele era ruim.

          • Ele não é ruim, é péssimo!!!!!!!

    • Tu torcia ate pro Andrade cara , para que ta feio kkkkk olha os nomes que vc cita kkkkkkk tem outros tecnicos experientes , digo com experiencia ate de serie B vencedor e quem sobe campeão para mim tem mais experiencia que qualquer um !! Sem mais delongas , tem mts treinadores que sao mais capacitades e mais experientes que este senhor que so fez merda e so se mantem pq recebe muito abaixo dos tecnicos que estao no mercado . SRN !

      • Fala o nome de três ai? Que poderiam ser melhor? Não vale o nome de Tite.

  • Rapaz nego falar que o Mancu. Meia-armador clássico, aguda pra cacete é volante? Não parei com vcs.

    • Quer jogar com dois meias armadores? Jogue. Muito melhor que jogar com o não-faz-nada do Gabriel? É.
      Mas querer botar meia pra disputar vaga com volante Arão x Mancu é bagunça. Bando em campo.

      • Só se lembre de reforçar atrás.
        Bote um outro volante marcador. Pois vento q bate lá, bate cá.

  • Muito me preocupa Palmeiras e Santos se reforçando para Libertadores e o FLA até o momento segue praticamente com o mesmo time de 2016, com MA de homem de contenção e Gabriel e Éverton como poderio ofensivo. Trauco reserva de Jorge e Conca não sabemos as reais condições físicas desse jogador.

    • só vai ter contratações custo zero, ou seja, jogadores bichados ou encostado….Enquanto isso os outros times contratando bons jogadores..

    • Não se esqueça de Atlético MG, São Paulo, Fluminense e Cruzeiro. Acho que time completíssimo no Flamengo só em 2020. Pra ter bons jogadores, é necessário abrir o cofre em determinadas situações.

      • “Time completo só em 2020” kkkkkkkk

    • Comparar Palmeiras com o Flamengo é surreal ne?
      Flamengo tem crefisa ou Paulo Nobre? é obvio que eles contratariam mais jogadores que nos, Santos esta patinando nas contrataçoes justamente pelo fato do Palmeiras inflacionar o mercado.
      Se realmente a base tiver mais chances teremos, mais poder de ataque, o carioca e a 1° liga sera crucial, para Ronaldo ou Cueller ocupar a vaga de Marcio Araujo.
      e nas pontas temos algumas opçoes, Ederson,Lucas Paqueta e Thiago Santos

      • Nao se trata de ter crefisa ou Paulo Nobre, ao menos comprar um atacante, vc acha que é muito? Isso é Flamengo, comprar um jogador também é investir, citei Palmeiras e Santos pq estão na Libertadores, o Santos tem Crefisa? Peraí camarada, será que nao dá pra comprar um atacante???

        • Não se trata de Nobre ou Crefisa? Se trata de dinheiro que possuem e falam quero, fulano vamos comprar.
          Santos não possue Crefisa nem nobre, contratou 5 excelente, porém sabemos a situação financeira deles? tipo Flamengo do passado contratando sem dinheiro.
          Vamos citar 5 atacantes atualmente que poderia, ser comprado pelo Flamengo?
          1 atacante parece não ser muito,porém se nao tem grana, podemos fazer o que?
          os 70 milhoes que, hj se tornou motivo de muita discussão ja foi estourado.
          Palmeiras inflacionou tanto o mercado Sul Americano, que o Santos iria contratar Berrio por um valor, após o Palmeiras contratar Guerra, os caras mudaram de ideia e pediram 20 pelo cara.

          • Tanto Santos quanto Palmeiras estão com dinheiro da venda de Gabriel de Jesus e GabGol.
            O Palmeiras assume a linha do Matos que é a de comprar jogador, independente da necessidade. Na sua política, dinheiro é para gastar. O Cruzeiro foi Bi-Brasileiro e depois quase caiu porque acabou o dinheiro para contratar e o Mattos caiu fora.

          • O Santos não contratou o Berrío porque ainda está devendo o (Copete) compraram e até agora não pagaram as parcelas, então o Atlético Nacional não confiou mais neles!!!!!!!

  • Calma. .calma. .calma…a merda ainda não aconteceu…Vamos espera o cagão do aprendiz ser demitido pra enumerar todas as merdas que ele fez e deixou de presente …Vamos ver se os que defendem esse Zé ruela vão esperar o barco afundar pra cair na real e admitir que estavam errados em apoiar esse cagão de técnico. .

    • Tenho medo do ZR na libertadores quando precisarmos reverter um placar.

      • Meu medo já é maior ainda…estamos indo pra libertadores com um estagiário. …tenho calafrios quando lembro de como o zé levou um nó tático do poderoso palestino. .sei não. .o palestino é um time horroroso. ..e o zé fez com que eles jogasse até bem contra nós. .

        • Fala Silvio, fiquei aqui tentando lembrar os trenadores do mercado que estão disponíveis e estou tentando achar um que possa resolver o nosso problema na Libertadores. Não conseguir encontrar nenhum que possa fazer isso, você consegue?

          • Marcelo Oliveira está sem contrato!

          • Fala Elias..Que tal eu ?..rsrs

    • Até lá… &;-D

  • Gilmar ferreira na época da rádio globo(no começo) era pior que o mano da fox em termo de clubismo, chegava a dar nojo, esse jornalista carioca vascaíno não engana ninguém.

  • Acho que o Gilmar Ferreira deveria deixar o Zé Ricardo escalar o time do Mengão. Se o 3-5-2 do Muricy fosse tão bom, teria dado certo também no CRF. ZR teve que mudar muita coisa, para tirar o Mengão de perto do Z4, para deixá-lo entre os 3 melhores do Brasil.
    Por enquanto, Zé Ricardo está com prestígio e Gilmar Ferreira, desacreditado.

    • 3-5-2 é inviável quando a maioria dos adversários está na modinha Barcelona de jogar com 3 atacantes, com os pontas de pé preferido invertidos. Falta alguém na sobra.

      • Realmente… 3-5-2 tem que ser uma variação tática… Assim como fez muitas vezes o atl mg com cuca

      • Chelsea tá se virando bem com seus 3 zagueiros na PL. Os alas voltam na linha dos defensores, fazendo um 5-4-1 no momento defensivo.

        • O duro seria acharmos um Moses, fisicamente falando.

          É absurdo ver aquele rapaz dar carrinho no ponta esquerda na defesa, e aparecer como opção de passe pro Kante, na direta.

        • Moses e Alonso atuando como laterais e não alas… Chelsea não joga com 3-5-2…

          Além disso, no inglês não tem RM e Barcelona jogando com 3 atacantes perigosos. Aí um esquema de 3 zagueiros e dois alas funciona bem.

          Os jogadores abertos pelas pontas são na maioria meias na PL. Hazard, Pedro, Coutinho, Mata…

          • Joga com três zagueiros sim, amigo, e os alas voltam até a linha da zaga. Você tem visto os jogos?

            • Tenho sim, inclusive o contra os Spurs… Moses e Alonso apóiam mto pouco e defendem mto mais. São laterais, não são alas.

            • Aliás, colega, quem não tem visto é vc. 3-5-2? Chelsea pode ser visto como 3-4-3, 3-4-2-1, 5-4-1… Agora, 3-5-2, não vi, o Chelsea de Conte sempre tem um central e 2 abertos pelas pontas.

              • Bom, você não me contradisse. Quem disse 352? Eu apenas falei três zagueiros, jovem. Acho que é você quem deve ler melhor. SRN.

                • Jovem não, mais respeito. Sou mais velho que você a julgar pelas fotos.

                  • Duvido. Sou bem conservado, apenas. Não acho pejorativo chamar alguém de “jovem”, de qualquer modo, saiba que não foi com a intenção que você interpretou. SRN.

            • Tenho, vejo 5-4-1.

    • Boa

    • Li mais cedo, esse texto é perfeito pra quem tá cobrando os “70 milhões” em contratações, ótimo texto.

    • Link:

      ????://???.???????????????.???/????????/??-?-??-???????-?-?-???-??????

    • Excelente texto parceiro, parabéns pela indicação. SRN ST

      • Valeu Alberto! Muito bom o texto mesmo. SRN ST

    • Rafael Oliveira, o texto do seu xará prova o quão é proveitoso quando um jornalista vai muito além do básico da profissão (busca e divulgação das informações ao público), coisa que falta demais na maioria dos que estão à frente dos programas esportivos. O texto queimou minha língua! Muito obrigado!

      • Valeu Vinícius. É sempre bom a gente buscar informação. SRN

    • Olá Rafael, por pedido do próprio site, não podemos deixar o link aqui, ok?
      Abraço!

      • Mas pode dizer que tem a informação no site mundorubronegro sobre o flamengo que fala sobre os 70 milhões e o ano mágico, né?

  • Essa matéria tem a clara intenção de desestabilizar o mais querido, “bravata do presidente Bandeira de Mello”, a nação tem todo direito de criticar seu presidente outro não.

  • Só me digam oo seguinte, porque o Santos acabou de contratar o Kayque e o flamengo fez questão de ficar com Damião?

  • Muricy foi quem impediu a saída do Cirino!

    • O Cirino do primeiro semestre era outro.

      • Era a mesma coisa, ele só aparece no carioquinha!

        • E o carioquinha é jogado no….. primeiro semestre.

      • Era outro? kk pelo que ele fez em 2015 deveria ter sumido no começo de 2016, mas o Muricy quis esse merda kk

  • Muralha; Rodinei, Rever, Donatti, Jorge; Cuellar, Arao, Mancuello, Diego, Everton; Guerrero.
    Já acho um time bem competitivo, e sem desespero por contratação…

  • Zé Ricardo e muito inexperiente e tembem é meio burrinho, não chega até abril no comando da equipe

    • se insistir com MA e Gabriel/Cirino não passando da primeira fase da libertadores já vai cair

  • O ze nao conseguiu ganhar de korinthuas e coritiba dentro do maraca lotado…nossa marcaçao e frouxa demais, so o ze nao viu isso…na liberta entrar com M Araujo e R Vaz e vexame na certa!!…ja erraram em manter a zaga com wallace e C martins por 2 anos, esse ano idem com R Vaz…!!

  • ele poderia fazer como o comandantes das peppas, assistir os 38 jogos do brasileirão e as 4 partidas da sulamericana pra ver que de diferente ele não apresentou nada…

    • Só fez a maior pontuação do Flamengo nos pontos corridos. Pouco, não é?

  • A grande diferença entre Zé Ricardo e Muricy é que mesmo diante de tantas dificuldades, quando o time perde, o Zé assume os erros, assume que o time jogou mau e que o adversário foi melhor. Enquanto Muricy só colocava desculpa quando perdia, era o excesso de viagens, excesso de jogos, falta de contratações. Se hoje ele ainda estivesse no time estaria reclamando dá falta de contratações. Zé conseguiu excelentes resultados superando os mesmos obstáculos.

    • Concordo!

    • Com Muricy Fla apresento o pior futebol que eu ja vi, olha que acompanhei o horrivel time de 2005, mas esse do Muricy supera qualquer um

  • Esse Gilmar Ferreira é aquele que participava do programa do Ricardo Maurício Prado da FOX, todo domingo? se for, é muito horrível. E além do mais é vaiscaino. Morre de inveja do mengao!

    • E quero saber se ele falou alguma mentira.

      • Não disse nada com nada.

      • a unica coisa que ele fez foi jogar pra galera. Mancuello (contratado como meia) e Cuellar (contratado como 1 volante) sao 2 volantes pelo setor esquerdo (ate o Ze percebeu isso). Temos 3 2 volantes (Arao,Mancuello e Cuellar) Arao simplesmente não deu brechas para seus reservas.

        • Mancu não é volante. Mas o resto concordo.

          • ele e o que ?

            • Meia

              • Mancu atuava como volante pela esquerda e meia esquerda num 4-2-3-1 no Rojo.

                • É um erro de tradução companheiro. Todo jogador dr meio em língua espanhola é chamado volante.

                  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk não, amigo ! digo isso em português literal. Acompanho futebol sulamericano há muito tempo. Mancu em 2011, 2012, até 2013 era segundo volante no Rojo, sempre atuando pela esquerda. Em 2014, melhor fase da carreira, foi para meia esquerda e virou um grande jogador na Argentina !

        • Você está esquecendo que tanto Arão quanto Cuéllar poderiam fazer a função de primeiro volante, tirando o Marcinho querido por deficiência técnica e colocando o Mancuello pela esquerda.

  • sei que a diretoria economiza muito em ter um comandante prata da casa, mas sua renovação foi pior escolha para 2017… ele vai continuar com Gabriel-Araujo-Arão no time titular barrando cuellar-Rômulo-Mancuello, tenho certeza que se ele colocasse o meio com Romulo-Cuellar-Mancuello-Diego-Everton-Guerreo teríamos um esquema com muitas variações em campo, com Araujo e Arão além da saida de bola ser péssima o time perde poder ofensivo…a diretoria vai se desfazer desses dois jogadores supracitados e ja posso ver eles brilhando em outros clubes e depois o zé caindo com derrotas no carioquinha para vasco e botafogo

  • Não entendi muito bem, mas vamos lá…olha Muricy não conseguiu dar padrão ao time e deixou uma bagunça muito grande. Zé Ricardo deu o padrão que o time precisava sim, isso não se pode negar. O problema a meu ver foi uma certa “acomodação”, não variando o esquema, sempre, apostando em peças de valor duvidoso, como Cirino, Fernandinho e Gabriel (dentro do que ele tinha como ideia tática). Deu certo até certo ponto. Peguemos as ultimas 8 partidas…o time caiu muito, com exceção ao jogo do Santos. Isso é fato. Cuellar e Mancuello realmente não tiveram oportunidades, que na minha visão deveriam ter tido. Acredito que Zé Ricardo deva rever suas ideias, visto que terá muitas opções para rodar bem o elenco. Conca, Rômulo, e vindo mais dois (um de lado e um armador). Ex: vindo Rômulo, não tem sentido MA continuar como titular. São questões que eu espero que Zé Ricardo reveja.
    *Zé é um bom técnico, as eu ainda o acho “verde” e tem que amadurecer em suas ideias. Tem um time forte nas mãos e é um ano que não dá para o Fla passar em branco. Com um bom planejamento, variação tática, é um ano muito promissor. Zé já tem uma base forte e um padrão de jogo, tem que variar a parte tática.

    • E se o tal volante não vim, vc acha que o MA deve ser titular? Não tem necessidade de trazer volantes, ao meu ver.

      • Respondendo. Nunca. A questão é função. Na verdade hoje não tem mais essa de 1º, 2º volante…tem o futebol total. Todo mundo joga, marca, se movimenta. Isso se vê na Europa, mas aqui ainda se fala até em ponta meu! Lembra do meio que tinha Andrade e Adílio. Quando Andrade ficava dando passe pro lado e só marcando, Adílio então nem se fala. Só para ilustrar. E isso é o que faz hoje no futebol moderno. SRN.

  • a verdade é que se o ze perder dois classicos no carioca ele cai kkkkkk

    • A verdade è que o Zè vai enfrentar em 2017 uma pressão muito maior por resultados. Em 2016 quando ele entrou o time estava desacreditado e ngm esperava nada dele…

      • De uma coisa temos certeza, o time tem qualidade, basta saber usar!

  • Só falou merda.
    O que eu acho interessante é que se esses comentaristas entendem tanto de futebol, porque não são treinadores? Até onde sei os grandes treinadores ganham muito mais do que esses comentaristas.
    Já em relação ao esquema com o Conca, o Zé só falou sobre isso porque ele foi perguntado, mas disse que tem que escalar o time sem ele primeiro.
    Eu leio muita bosta nos comentários por aqui. Quando eu leio um cara dizendo que pessoas que tem certo argumento não entendem nada de futebol, eu nem termino de ler. Futebol não é ciência exata, muitas vezes idéias diferentes dão o mesmo resultado, às vezes idéias “piores” dão certo e idéias “geniais” dão errado.
    O Muricy usava Cuellar, Arão e Mancuello e teve resultados medíocres. E não adianta dizer que ele não tinha o Rever e o Vaz, porque o Juan estava muito bem no primeiro semestre e ele tinha o Léo Duarte no banco. O Walace de titular era opção dele. Não aceitou a contratação do Donatti, disse que era rebatedor, queria um zagueiro mais técnico. Pagou o preço das suas escolhas.
    O Zé melhorou o time antes da chegada do Diego, não foi só isso que fez o time crescer. Antes do Zé assumir parecia um bando, depois deu pra ver um padrão de jogo.
    Não botava os jogadores que a torcida queria em campo? Não! E não é obrigado. Ele tem que escalar quem ele acredita que consegue fazer o que ele quer e conseguir os resultados. Ninguém esperava brigar pelo título com o Muricy. Conseguiu um resultado maior do que o esperado, o time foi montado no meio do campeonato e mesmo assim conseguiu uma boa classificação e o recorde de pontos do Flamengo nos campeonatos de pontos corridos. Não escalou o Mancuello e o Cuellar? Não! Mas também não foi ele que pediu as contratações. Se os jogadores que estão vindo agora não forem escalados, aí sim podemos reclamar. SRN

    • Fantástico! Permaneço lendo a Coluna porque tem uns poucos lúcidos que a frequentam.

      Curioso que os lúcidos tem foto e enquanto os modinhas se escondem sem foto cono os trolls (ou vascaínos) que são…

      • Cara, eu não confio mais nas reportagens desses jornalecos e pseudo-comentaristas, pois eles querem vender as ideias idiotas e muitos daqui acabam comprando.

        • Pois é! Fora a deficiência grave no português. Quando li o título, achei que Gilmar Ferreira era algum dirigente do Fla, não conheço esse b…. Depois vi que é jornalista, como alguém pode “repreender” outra pessoa sem ser seu superior hierárquico na própria empresa?

      • Rsrsrs. É mesmo, principalmente fotos nítidas. Concordo plenamente. 😉

      • Valeu Tiago. Acredito que tanto o Zé quanto a diretoria tem crédito e que faremos uma boa temporada. SRN

    • Trauco chegou pra ser reserva. Conca só jogará em boa forma lá pra maio/junho. Rômulo, sim, chegará pra ser titular, onde temos que encerrar com essa ideia de que primeiro volante no futebol brasileiro tem que ser retardado em visão de jogo.

      Temos uma equipe muito superior dentre as outras últimas que estiveram em Libertadores. Mancuello, Cuellar e Donatti, por mais saibamos que nunca tiveram a preferência do Zé, SABEM jogar a competição.

      A questão não é apenas reclamar se ele não por os reforços que vão vir pra jogar, mas também que o planejamento de início de temporada será com ele. Não tem como dar totalmente errado com as melhorias do elenco atual, mas se der teremos que reclamar.

      • Perfeito. Parabéns.

      • Tem razão. Acredito que as saídas estão sendo mais importantes que as chegadas. Sheik, Cirino e Chiquinho saindo, já melhora em muito nossas opções no banco. O Rômulo vai melhorar muito nosso meio campo e o Conca quando jogar também.
        Temos uma base forte e vindo esses reforços pontuais, mais um melhor aproveitamento dos reforços do ano passado, principalmente o Mancuello, acredito que teremos uma boa temporada.

    • Rafael me permita uma discordância. Na parte do Cuellar e do Mancuello eu não concordo, pois você por não conhecer tem que deixar jogar duas ou três seguidas para avaliar. E Zé não conhecia o time do Fla. Pegou o que viu e montou o time, e na reta final vimos que o time caiu de produção, e ele não mudou a forma de jogar. No mais concordo. SRN.

      • Concordo com vc, Alan Preguiça certo para ir emboara, ele vai e coloca-o deixando jogadores do time no banco na 38° rodada do brasileiro! Mostrou que não gosta dos gringos!

      • Claro amigo, todo debate e discordância é válida desde que seja com educação como você fez. Mas a diferença do treinador pra gente é que ele vê o jogador no treino. Se no treino o jogador não conseguiu fazer o que ele pediu não precisa botar no jogo pra confirmar. O que eu acho do Cuellar é o seguinte: ele é muito bom jogador, um milhão de vezes melhor do que o Márcio Araújo, tem um passe ótimo, vertical, boa visão de jogo, mas o feijão com arroz na parte defensiva o MA faz melhor. O Cuellar peca no posicionamento e até por querer mostrar serviço, é afobado demais. Então pra ele ser titular, não adianta fazer chover, ser um kroos na saída de bola e chegar na frente com qualidade, tem que fazer bem a proteção da defesa e saber esperar o momento certo pra dar o bote. Somente por isso ele não é titular.
        Já o Mancuello eu acho que ele merece a vaga no time, joga muito. Ele pagou o preço do time não ter encaixado nos jogos que ele começou de titular, como contra o Corinthians. Por ser seu primeiro trabalho no profissional sentiu a pressão e não insistiu na escalação.

        • Rafael. Vlw. Ok. Verdade, mas muitas vezes no treino o jogador pode não estar bem, o que não significa que seja ruim, ou que não dá para escalar…por isso acho que sendo testado ai sim se pode ter um julgamento mais justo. Com relação ao MA eu ainda prefiro um jogador mais técnico, ele é muito limitado, atrasa muito a saída de bola. Concordo que Zé achou um espaço para ele e sim ele fez dentro das suas limitações um trabalho bom, mas com um jogador mais completo seria melhor. Por exemplo: Cuellar poderia ter entrado no lugar de Arão, ou recuar o Arão e Cuellar ficar como 2º, por ter boa técnica. Acho que faltou mais variação. ***De alguns jogos para cá não sei se você concorda, Arão deu uma recuada, para fazer a meu ver a saída e fechar mais o meio. Ai tirou muito do Arão, que se apresentava mesmo com Zé Ricardo muito bem na frente. Com a vinda de Rômulo (confirmada) ai não tem como manter MA. Eu quero isso do Zé, variação. Acho que agora mais rodado, ele vá fazer, é um bom técnico, mas tem que rever alguns pontos: esquema, opções…SRN.

          • Concordo, sempre achei que o Arão tinha qualidade pra jogar de primeiro volante. Acho que esse ano o Zé vai estar um pouco mais solto. Ele ainda está sem moral, como ele mesmo disse na entrevista. Uma boa Libertadores pode fazê-lo ousar mais. SRN

            • O medo de variar,faz ele queimar jogadores e isso irrita o profissional, só que o jogador fica calado para não ser dispensado de jogar ou ser relacionado.

              • Concordo. Mas o medo de variar é compreensível quando vc assume um time no meio do campeonato e as poucas vezes que tentou mudar deu errado. Esse ano ele terá a pré-temporada pra fazer os testes e os treinos necessários.

                • Eu estou aguardando o início do carioca, porque sou Flamengo até morrer, mas quero ver um time forte e campeão! Porque temos jogadores de alto nível! Se o ZR não for um treinador convincente vai dançar! O maior exemplo é a antiga Chape, time só com atletas rejeitados e de 2° divisão! Eles mostravam raça, vontade e determinação, mas tinha um treinador que soube fazer aquele time ser diferente com o que ele tinha e dentro da realidade financeira da equipe!

          • Almir, o Zé já disse que o Arão recuou para dar mais liberdade ao Diego, desfazendo o 4141 e fixando o 4231 (ou 4411) como esquema principal. Circunstancialmente, depende do adversário e do momento do jogo ele soltava mais o Arão. A presença ofensiva dele é o seu diferencial, então quando privam-no dessa liberdade de chegar na frente, ele se torna um jogador burocrático. É um Elias preso.

            • Zoro, ele já tinha feito isso antes do Diego chegar. Com Muricy Arão jogava bem a frente, com o Zé ele foi recuado. E sim ele passou a compactar mais o meio para o Diego poder sair, mas tem o lado ruim, ele ficou um jogado realmente burocrático. Zé tem que achar o equilíbrio. SRN.

              • É que você disse “de uns jogos pra cá”, então achei que se referia ao Arão com o Zé, porque, de fato, Arão naquele bando do Muricy era quase atacante. SRN.

            • So que com menos velocidade qje o Elias.

              Lembra do jogo contra o Figueirense no Pacaembu?

              Era um 4-1-4-1, só que com o Diego saindo da direita pro meio todo momento. Cuellar de primeiros e aí sim,o arão atacando muito a defesa e puxando marcação na direta. Em uma delas saiu o gol.

              • Nesse jogo o Arão jogou na dele, pois era o caso, considerando o local e o adversário.

    • Caro Rafael Oliveira… Não tiro uma vírgula do que vc falou! Concordo em grau, gênero e número.

    • Concordo com tudo Rafael.

      Só uma correção: ele não pegou no meio do campeonato, e sim no meio da temporada.

      De resto, questiono algumas de suas escolhas, normal. Mas ele é, sem dúvida, muito bom. Com uma pré temporada esse time vai render acima do que rendeu ano passado, até mesmo com as mesmas peças. Com individuais de melhor qualidade então, nem se fala.

      • Correto Ruan, mas o que quis dizer com meio do campeonato é que ele pegou com o campeonato em andamento, mas lembro que foi no começo, não sei ao certo em qual rodada.

  • A questão aqui é que muitos se fazem de cegos, e nao não sabem aceitar uma opinião é ja dizem que o cara é anti.
    Meus caros torcer pra um.time é saber separar as coisas, sendo boas ou ruins, a pessoa tem.que ser realista e não apenas pensar que está tudo bem

    • Realisticamente falando:arrumem um bom volante. Cuellar não marca ninguém e M.Araújo é uma desgraça.

      • Junior ele marca sim… Ele marca na linha defensiva do adversário e se perde a bola tinha velocidade pra recompor… apenas ele não teve tempo de mostrar o futebol dele… Tinha que passar por adaptação, e orientação técnica, pra corrigir posicionamento… Mas concordo M Araujo é no máximo esforçado… Se quisesse alguem fazendo a função dele jogando como um líbero à frente dos zagueiros como tenta o Maraujo, tem o Ronaldo que é muito melhor, e ainda tem boa saida de bola…

        • E ninguém vê isso.

        • Não vi Ronaldo jogar. Não posso dizer nada.

          • Vai no you tube e reveja vídeos de jogos completos do time campeão da copa São Paulo de 2016 e tire suas dúvidas.

        • Vou mais além, se for para usar um volante como joga o MA, pões o Vaz ali e Donatti, joga com 3 zagueiros!

          • Não precisa desfazer o sistema o nosso “Pep Guardiola”… Ele não gosta de 3-5-2; ele faz o 6-1-3! Isso mesmo! Parece doideira mas o Flamengo joga assim… deixando fixo no meio de campo, só o Diego; MAraujo, joga como líbero à frente da zaga, como é lento, o W Arão tem que retornar pra virar zagueiro tbm… dois laterais na esquerda e dois na direita, pois ele implantou o sistema de pontas mesmo… estão proibidos de entrar na área pra tentar o gol ou alguma jogada de efeito; e 1 atacante disputando a bola com sete zagueiros… Quando o Muricy implantou o 4-3-3, ele pensou no esquema do barcelona que joga com 3 atacantes se revezando na area adversária. Barcelona não tem pontas… Neymar , Luizito e Messi, se revezam no ataque, pontas e meio campo…

            • E no barça os laterais avançam, ou seja, apoiam. Guardiola também já jogou um 3-5-2 no Bayern sem zagueiros, 2 laterais e 1 valante eram os da linha de 3 numa partida e ganhou de 3 x 0..

              • Agora o técnico vai ter que queimar a lingua de todo mundo… ou dá ou desce… obrigatoriamente ele vai ter que ter opções de formação tática se não quiser ser marcado pelos adversários… Acho que a diretoria, “malandramente” mandou um recado pro Zé, contratando o Conca… Vai ter que ir pra 4-4-2 ou 4-2-3-1 se quiser manter o Conca e o Diego no mesmo time…

                • Tem que variar o esquema, temos jogadores que se adaptam a qualquer esquema, o problema é que nosso treinador tem medo de variar, sair do feijão com arroz! Cada partida mostra o jogo diferente e dentro do ocorrido o treinador precisa saber exatamente como e onde mexer, não é difícil quando se tem bons jogadores! Hoje se tem vídeos onde vc estuda seu adversário, os pontos fortes e fracos, jogadores que merecem atenção e vários fatores como a formação tática defensiva e ofensiva de cada adversário, agora para isso o treinador deve conhecer o perfil de cada um de seus atletas, ZR terá muito tempo para isso, pq no momento da mexida, o time deve melhorar!

                  • Vdd Evandro… A grande dificuldade do Flamengo atacar era justamente o esquema previsivel 433… Esse esquema é muito bom quando o time já está ganhando o jogo e parte pro contra ataque… Ele perdeu e empatou jogos fáceis assim… entrava com 433 e se fizesse um gol recuava num 532, jogando o time adversário todo no nosso campo defensivo… Tomamos a virada do Inter assim…

                    • Ele põe 2 pontas para marcar, prende os laterais, não tem infiltrações pelo meio nem linha de fundo, é um Flamengo retranqueiro, chegando o Rômulo, ótimo estão aí dizendo e que teremos o melhor meio de campo, a gente já temos o melhor meio de campo, com esse ataque que temos a gente no máximo só empata, pois os pontas é para marcar, laterais não apoia e Guerrero preso na marcação, o único que o ajuda é Diego Ribas que marca, ataca e arma! Com os gringos podemos variar muito, 433, 4321, 4231,4141 e um bom 442!

                    • Ele põe os dois pontas pra marcar pq o nosso “líbero” Maraujo, não tem velocidade para cobrir os avanços dos laterais… Muitos acham perseguição contra o atleta ele tem seus valores, acho ele muito esforçado e agregador, mas não podemos cobrir o sol com a peneira, ele não tem futebol nem vigor físico pra atuar como titular… manteria até ele como uma boa opção no banco… Com ele em campo atuamos com 10 jogadores e um esforçado…

      • Precisa entender que sem jogar, um jogador não tem como se destacar, pergunta; Por que querem o Cuéllar e não querem MA? Explica aí?

        • 1) CUellar foi expulso no jogo contra o fluminense e ficou sentado na porta de entrada dos vestirarios até o fim vendo o jogo e chateado por nao estar la jogando; MA comemorou uma eliminação do time com a descupa q teria mais tempo pra descansar (ele nem era titular);
          2) Cuellar nos jogos que fez, é aquele volante que vai sempre pra um lado e pro outro tentando ser uma opção de saída, para que o time nao faça aqueles lançamentos estilo vaz; MA se esconde o jogo inteiro entre os atacantes e acha que é guarda de transito, apontando onde o jogador deve tocar(q nao seja pra ele);
          3) Cuellar tem técnica, sabe jogar com a bola no pé, faz lançamentos, passes verticais e faz o time jogar; MA se contenta a passes laterais e se tiver um cara a 1 m dele ele toca pra trás.
          4) Cuellar é um cara que mesmo afobado as vezes na marcação, o cara vai pra cima, tromba e não tem medo de errar bote; MA se limita a cercar o adversário, raramente da botes e nunca ganha uma dividida ombro a ombro, nunca vii ele dando carrinho;
          5) Cuellar é novo, tem futuro e com uma sequencia de jogos poderia melhorar seu posicionamento, e o mesmo iria crescer ainda mais como jogador, visto que o mesmo era constantemente convocado para a seleção da colombia e poderia nos render uma grana; MA é velho, tem 32 anos, nunca ganhou um titulo de expressao na carreira, nos clubes que jogou sempre foi marcado por times fracos e que foram rebaixados, nao tem mercado pra venda, e não tem mais o que evoluir, visto que já chegou ao maximo do seu futebol.

          • Parabéns Thiago, o Junior_Capacete é um pouco ZR KKKKKKKKKKKK

        • Simples, precisam de 2 vol.
          E isso Cuellar sabe fazer.

          • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Eu colocaria o time pro carioca assim,PV,rodnei,Donatti,l.duarte,trauco;Ronaldo,cuellar,mancuello,paqueta,;Thiago santos(savio ) e vizeu.Daria jogos para os gringos e experiência para os jovens da base ,assim poderíamos saber quem realmente tem condições de jogar e ser titular e nao ficariamos no campo da expectativa.

    • Só pode entrar 11 em campo.

      • Tem 11 na escalação do Max.

        • “PV,rodnei,Donatti,l.duarte,trauco;Ronaldo,cuellar,mancuello,paqueta,;Thiago santos(savio ) e vizeu” 12 é só contar.

          • Voce se refere ao Sávio entre parênteses? Ele foi colocado como opção ao Thiago Santos, e não os dois de titulares.

  • Boa parte dos sócios torcedores votaram no EBM com a promessa de trazer Muricy para não ser só técnico mas reestruturar o futebol do Flamengo. Ganhou a reeleição… E era sabido que, para reestruturar o futebol levaria no minimo 6 meses sem ganhar nada… Bom, 4 ou 5 (não lembro) derrotas foi suficiente pra Muricy ir do céu ao inferno na Gávea… Quando o Zé Ricardo passar por desgaste, os mesmos que elogiam vão crucificar ele… A torcida precisa acabar com as modinhas…

    • Muricy só saiu pq ia morrer.

      • Problema de saúde é melhor, rsrsrs…

        • Também acho, kkkk

        • Acho que o “problema de saúde” do Muricy foi uma forma honrosa de sair do Flamengo. Ele estava sendo fritado pelos jogadores, afinal ele não passa a mão na cabeça de ninguém e jogador que está mal, ele tira.

          • VERDADE, ELE DIZ QUE NÃO É PAI DE JOGADOR.

  • Anota aí:
    Tudo o escrito acima é merda.

  • Muricy Ramalho, assim como Felipão e Luxa, UM DIA foram bons treinadores. Hoje são ultrapassados e teimam em não se renovarem (estágio de poucas semanas não é como passar anos se reciclando como o Tite).

    3-5-2? Só se tivéssemos uns 7 zagueiros no elenco. 4-1-4-1 detona volantes em campo.

    Agora que Zé e Jayme parecem ser um tanto xenofóbicos isso me preocupa. Convicções pessoais acima da qualidade de um time é assinar a morte de um bom planejamento.

    • Xenofóbicos? E por que então Guerrero não foi pra banco quando Damião chegou? Falácia!

      • O velho argumento manjado (e único) pra tentar se provar alguma coisa. Guerrero é titular da seleção peruana e tem um salário que é quase o dobro do Diego. Você acha que a diretoria não cairia em cima se barrassem um dos astros do time?

        Se o Guerrero fosse um jogador apenas descoberto por agora e chegasse como uma aposta, será que ele estaria jogando de titular?

        • Bom, o Guerrero é um grande jogador, está mal na finalização, mas ele segura de 2 a 3 marcadores o jogo todo, mas na companhia de Fernandinho, Gabriel e Cirino, vc se acaba, quando o diego chegou ele melhorou, porque o Diego sabe jogar e fazer gols! Se os outros aproveitasse o Guerrero marcado e fossem para cima, a equipe não dependia apenas do Guerrero para fazer gols! Faltou os outros atacantes aparecer, mas a função deles no 4-3-3 do ZR era marcar mais que atacar!

          • Discordo na análise individual do jogador, Evandro.

            Apesar das “mas companhias” kkk ele recebia bolas claras. E as perdia. Cansou de perder gols, cansou. Não foram esporádicas. Isso é individual. E seu segundo ano, adaptado ao Brasil. As desculpas acabaram a muito tempo. Ele tem seus atributos sim, porém, na definição, na calma diante de zagueiros e goleiro, ele peca.

            • Eu te disse que ele está mal nas finalizações, até por que ele não é um centro avante de referência, mas é um jogador que não se pode deixar de vacilo, ele é um bom assistente, atrai a marcação e dá espaço para seus companheiros é muito inteligente e decisivo, Guerrero é um segundo atacante e não um jogador de área.

        • Ue, incoerente seu argumento. Se a diretoria investiu nos outros gringos, por que então não pressionou também para serem titulares. Mais uma falácia!

          Vocês postam afirmações sem nenhuma fonte. Baseado em quais certezas o ZR pode ser acusado de xenofóbico? Só porque manteve 3 gringos meia boca no banco?

          Carreirinha bem de merda dos 3. Apostas, e tirando o Cuellar, apostas velhas, pois os outros dois um beira os 30 e o outro já passou… Grandes revelações!

          • Não pressiona porque a diretoria atual concede independência ao departamento realizar seus trabalhos. Bem diferente de outros times por aí.

            Três gringos meia boca com carreiras de merda? Mancuello era o grande astro do Independiente. Donatti foi eleito o melhor zagueiro da libertadores jogando por um time mediano na Argentina se comparássemos com os 5 gigantes (Boca, River, Racing, San Lorenzo e Independiente). Cuellar sempre foi convocado pelas seleções de base da Colômbia e inclusive era convocado à seleção principal antes de chegar ao Fla e não ter sequência. Se isso é ter carreira de merda, então não existem adjetivos passíveis as de MA, Cirino e Gabriel.

            O falacioso aqui é você, meu caro. Se utiliza de três falácias (numa única frase você se utiliza de duas):

            Argumentum ad hominem- desqualificar a carreira de alguém.
            Reductio ad absurdum- reduzir uma coisa ao absurdo (carreiras de merda te lembra alguma coisa?
            Falácia da falsa dicotomia- Se Cuellar, Mancuello e Donatti foram barrados, é porque, segundo você, são ruins. Não necessariamente, rapaz.

            “Mimimi mais uma falácia!” É sempre cômico ver alguém chamando outras pessoas (ou alegando coisas A e B sobre certos comentários) exatamente daquilo que você é de verdade hahahaha.

      • Se guerrero fosse pro banco e entrasse damiao, a gavia tava pegando fogo agora. Só por isso

      • Por que é pior que Guerrero!

        • Ue, ele é xenofóbico com os outros gringos e com o Guerrero não porque ele é melhor? Sinal que os outros não jogam tanto assim.

          Carreirinha bem de merda de Mancu e Donatti. Cuellar também não mostrou nada de extraordinário. Se fossem tão bons seriam especulados pra ir pra Europa.

      • Como o Damião barra alguém se nem gol ele faz?

    • então vc concorda que o zé é ultrapassado, porque o esquema e a disposição tática do time que ele usou no brasileiro 2016 foi uma vergonha, de quem o flamengo ganhou no brasileiro? de times da parte de baixo da tabela, as únicas vitórias boas foram contra santo e galo, mas ambos estavam desfalcados de seus principais jogadores..e só vitórias convincentes apenas contra santa, america e figueirense, ambos rebaixados, o que de novo ele apresentou?

      • E foi um time de fazer poucos gols! Era o pior 4-3-3 entre 20 times de 2016 que eu vi.

      • Zé Ricardo pegou um time no meio do ano e não teve tempo de montar um bom esquema.Foi de última hora! O início de temporada, ainda mais com Libertadores chegando e a promessa de usar a base no estadual será o trabalho dele posto à prova!

  • Vai ser um ano complicado ao que parece.

    • 2017 com Cheirinho de 2016.

    • Sim. Com essa torcida pessimista e agourenta que temos, vai ser mesmo um ano complicado. Por fim, eu quero que esse tal de Gilmar Ferreira vá à PQP. SRN.

  • Serio que tem gente que concorda com o Gilmar?Mandar qualquer treinador pegar referências com o Muricy é piada.

    • Ue cara, talvez os torcedores tenha ódio do muricy pelo fato do mesmo ter conquistado titulos em tds os clubes que passou e aqui nao teve grande sucesso, mas um trabalho ruim nao apaga varios trabalhos de sucesso do cara … Até JAime, Andrade ja ganharam mais coisas que o ZR.
      E outra coisa, o trabalho do muricy não deu certo por alguma questões extra campo (briga entre flamengo, Ferj e Globo que a primeiro momento entraria com o time reserva, depois jogou com o time inteiro titular), montagem de um time que tinha 5 jogadores novos de titular, a flata de zagueiros melhores que foi o grande questionamento do Muricy desde o começo e o tempo pra consolidar esse trabalho, q levaria algum tempo, mas a torcida que fala q carioca é feito pra testar jogadores e tals, qdo perdi fica chateada …
      Olha por exemplo o lançamento de jogadores da base, todos foram lançados pelo muricy, ZR nao lançou nenhum jogador, e ainda por cima, quase q dx de utilizar aqueles q subiram, so o Vizeu tendo oportunidades (qdo guerrero e damiao nao podiam jogar) e thiago santos num jogo que os pontas td tava suspenso ou machucado.

      • Muricy tem experiência e ousadia, ele não manda um garoto a campo sem convicção do seu potencial, era assim no tricolor e por onde passou.

      • Cara, você poderia dar o elenco do Real Madrid pro Muricy que ele não conseguiria nada. O time era ainda mais previsível, só dava toque para trás, mesmo com o meio de campo superior ao atual, pois não tinha MA, perdeu pro Confiança e ainda jogou mal mesmo com um a mais e foi eliminado pelo Fortaleza, Atlético-PR e Vasco. Tem certeza que a chegada de Diego e dos zagueiros nada disso aconteceria?

        Muricy deu chance pra base?O que mais teve chances foi Léo Duarte e só foram 3 jogos e o Vizeu, que foi o que mais jogou, entrando ás vezes no decorrer das partidas. Lembro de muita gente reclamando do porquê dele não usar muito a base no carioca, usava o time titular em todas. O Zé, realmente errou em não usar a base, nisso você tem razão mesmo.

  • o mais engraçado disso tudo e que quando o muricy era o nosso comandante não tínhamos a zaga que temos hoje, não tinamos o diego,jogamos contra as flores em brasília e passamos por cima, a nossa meiuca foi cuelar, arão, mancuelo, alan patric, era o que tinhamos de melhor na epoca, srn.

    • Só Faltava zagueiros, e Alan Preguiça jogava por não ter o Diego, agora imaginem esse elenco nas mãos do Muriciy hoje! ZR tem um caminho longo para chegar a 10% do campeão Muricy! Precisa estudar e ganhar muitos títulos e do jeito que é e está nunca vai chegar onde Muricy chegou!

  • Discordo totalmente de quem fala que:”perdemos o campeonato por causa do Zé”. Para me, chegamos onde chegamos por causa do Zé!!! Passaram inúmeros treinadores renomados antes do Zé, nenhum conseguiu montar ao menos um time, era uma bagunça tática, a muito tempo que o Flamengo estava assim. Agora é muito fácil ficar falando que o Flamengo chegou onde chegou por causa desse ou daquele jogador, ao contrário, apenas Diego que chegou e é realmente de outro nível, mas ainda tem muito a oferecer, não jogou tudo que sabe. O Zé teve méritos em saber encaixar esse time, formar um esquema tático que era reconhecido pelos programas esportivos o melhor é mais vistoso, organizado!!!
    Para finalizar… Ele levou o time do Flamengo a sua melhor campanha em pontos corridos utilizando as mesmas peças que o Flamengo tinha a tempos no elenco e nenhum outro treinador conseguiu montar ao menos um time.
    OBS: Prefiro olhar com esses olhos e confiar e analisar com frieza o trabalho do técnico, independente do jogador que eu queira que jogue, o Flamengo é mais importante.

  • Quem é Gilmar Ferreira??????????????

    • Fui pesquisar, éum vascaído de m…..

  • Simples assim!

    Esse treinador medroso e covarde quer mostrar que tem moral e ta com isso atrapalhando a carreira dos dois jogadores.

    Cansei de ver a cara de cu dele nas entrevistas quando era questionado sobre os jogadores, cara de quem ta puto.

    Treinador que “estudioso” que não tem a capacidade de mudar o jeito do time jogar.

    Mais uma.vez eu falo, o Flamengo chegou longe por causa do poder de decisão de alguns jogadores e por por causa dá chegada do Diego.

    Mas uma coisa eu digo, agora a torcida vai cair em cima qua do ele começar a fazer as merdas dele.

    Não fomos campeoes pelas cagadas que ele fez durante os jogos.

    E que venham me criticar, cegos que se contentam com pouco, que defendem jogador que é eliminado e acha bom.

  • É um merda o cara que escreveu isso, Zé Ricardo disse exatamente ao contrário disso; ele afirmou que um esquema com três zagueiros pode sim ser usado e que criaram uma “implicância” com o esquema a partir da década de 90.

    Sem falar na tentativa ridícula de menosprezar o Zé em prol do Muricy, que foi incapaz de montar um time minimamente competitivo. E o autor ainda coloca a culpa no presidente, pelo fracasso retumbante do tetracampeão brasileiro.

    É a maldita desinformação, as pessoas não se dão ao trabalho de verificar antes de omitir uma opinião.

    • Vc ainda acha que ele irá usar outro esquema?
      Meu caro, treinador medroso joga assim, com.pontas exclusivamente para marcar, criando uma nova posição em campo, o lateral 2 , o segundo lateral em campo, tanto direito ou esquerdo, jogadores que recebem a ordem apenas parar marcar.

      Seu treinador não teve a capacidade de ver como o meio ficava um buraco e ainda mais Diego sobrecarregado

      • Agora foi o Zé que criou a recomposição defensiva dos pontas?Você assiste outros times jogarem?Todo time com pontas usa a recomposição defensiva na lateral, o que muda é tipo de pressão.

        O meio nunca ficou com um buraco, mas sim, o Diego ficava sobrecarregado, é por isso que ele já tentou Alan Patrick e Mancu junto com Diego.

        • Ele nunca colocou o Mancuello pra jogar com o Diego fera.
          Só colocava o Mancuello no segundo tempo, geralmente tirando o MA, e isso quando tava precisando fazer gols.

          E outra, quando é ele colocou o Alan Patrick com o Diego, foi pelo o fato dos seus queridos pontas não fazerem nada.

          E essa questão do Alan Patrick é outra cagada dele, pq o Mancuello fazia gols, decidia jogos e no próximo jogo o técnico optava pelo Alan Patrick que entrava numa inhaca só.

          Defenda seu treinador, mas seja coerente e não faça vista grossa

          • Contra o Corinthians ele botou Man junto com Diego num 4-1-4-1. Numa entrevista ele quer repetir isso só com o Conca ao lado do Diego. Você lei essa entrevista? O Zé sempre usou esse esquema ma base e variava pro 4-2-3-1.

            Nessa própria entrevista o Zé justificou que curte o Mancu entrando ao decorrer da partida e não no início dela e que Mancu não gosta de jogar de meia atacante e sim de segundo volante. Leia a entrevista, ta aqui no coluna e tire suas próprias conclusões. Eu achava que era besteira, mas as justificativas foram cabíveis.

            Cara, eu juro pra você, eu não faço vista grossa pra nada. Sou conhecido por isso e acabo irritando muitas pessoas por conta disso.

            • Não estava entendendo a intenção pelo Elias (se é q isso não é especulaçao) mas com essa afirmação dele de que gosta do 4141, passei a compreender. Acho q ficaria excelente com o meio Romulo/Conca-Elias-Arão-Diego, variando pro 4231 com essas peças tb.

            • Contra o coríntians ele colocou o mancuello de ponta esquerda. Uma tremenda estupidez.

              • Mentira. Mancu com a bola ficava ao lado do Diego, mas sem ela ele tinha que fechar a esquerda como sempre fez no Independiente. Na entrevista ao jornal Extra o Zé justifica isso.

                Eu sempre apoiei essa ideia de por Mancu na esquerda num 4-1-4-1 para fazer o que Jadson fazia no Corinthians, só que pela esquerda. Não deu certo.

                • Kkk amiguinho, eu não estava no sofá e ninguém me contou.
                  Eu tava no maracanã in loco e vi o cara caindo pela ponta esquerda.
                  Uma coisa é o discurso na entrevista, outra são os fatos. Ele tb disse que o caramujo é bom jogador e tem muito a evoluir. Quem tem boca fala o que quer.
                  Então fique com seu discurso que eu fico com os fatos. OK?
                  E pense antes de chamar alguém de mentiroso, para não passar como um iludido que acredita em tudo que lê, sem perceber que o seu ponto de vista é apenas mais um ponto de vista, e nada além disso.
                  Passar bem.

                  • Sim, foi o q eu disse kkk!Leia de novo !Ele fazia a função do Jadson no Corinthians, só que pela esquerda. Leia de novo, eu disse isso.

                    Não espere que o Conca ou o Diego faça diferente caso joguem juntos.

                    Não é nenhum absurdo por um armador nos flancos, Coutinho, James Rodriguez, Isco, De Bruyne, Cazorla, todos esses com a bola vão para o meio armar o jogo, mas na parte defensiva eles têm a obrigação de recompor a lateral. O Zé pretende fazer o mesmo com Conca ou Diego.

        • Os pontas nos outros times ajuda os laterais, os laterais ajudam os pontas , como? Triangulações e apoio, já o Zé, tirou a melhor características de Jorge e Rodinei; o apoio! Eles são alas que precisam ser mais agressivos e dar mais opções de jogadas e assistências!

          • Não entendi cara, Jorge e Pará tiveram números ofensivos ainda melhores que nos anos de suas estreias.

            Mas, concordo contigo, os laterais não ajudam os pontas, não existe triangulações ou infiltrações. Mas os nossos laterais tiveram números ofensivos acima da média.

            • Poderiam render mais, defensivamente foram excelentes, mas ofensivamente poderiam ser ainda melhores Gui, eles atacam mais do defendem ainda melhor, exceto Pará que é o estilo dele. Espero que o Flamengo de 2017 tenha uma melhor apresentação nas partidas!

              • Eu não entendo a crítica, os laterais foram fizeram um ano muito acima da média, Jorge fez mais gols e deu mais assistências, Rodinei foi uma ótima contratação e Pará surpreendeu.

                • Gui, a crítica não é aos jogadores e sim ao esquema, eles tem pouca liberdade para subir, vc não viu que eles apesar de bons números, sobem pouco, imagina vc soltando esses laterais! Mas o esquema prioriza marcar, se der para subir, vai, mas no jogo vc percebe isso.

                  • Discordo totalmente, os laterais foram ótimo defensiva e ofensivamente falando, os números foram muito superiores aos anos anteriores, se soltasse mais, os números defensivos seriam piores.

                    • Não, de jeito nenhum, Pará é bom marcador e com ajuda de um ponta ele jogou mais que o esperado, no esquema do Zr ele é melhor que o Rodinei, mas se tivesse com o Rodinei e Jorge livres para apoiar, fechasse mais o meio recuando o Arão mais um pouco, o ataque faria mais gols, pois seria mais bolas alçadas na área! Jogadas de linha de fundo é a arma mais perigosa, porque vc não sabe se ela vem por cima ou por baixo e pode ser infiltrada como o Léo Moura fazia, vc como defensor fica meio perdido com as jogadas de linha de fundo…e Jorge e Rodinei é fortes neste quesito.
                      Obs: O time foi melhor do que toda era dos pontos corridos, não preciso dizer que não, porque ficamos em 3°! Mas era pra ser o melhor! Vc tem que pensar grande e não se conformar com um 3° lugar sabendo que podia ser o campeão sem contestar! ZR tinha que buscar o título a todo custo, pq tinha elenco para isso! Recue Arão, põe Mancu, Cuéllar e libere Diego e vc ia ver um time ofensivo e forte em tudo! Libera as laterais, põe os volantes para cobrir a subida deles e vc ia ver o trabalho fluir, gols a jorrar!

          • O problema não é o jorge, Pará ou rodinei, mas sim os pontas que mais defendem do que atacam.
            Aliás, nosso time é o único no mundo que joga com quatro laterais.

            • É simples, Elvis: o momento ofensivo dos nossos jogadores abertos é ruim. Só se sobressai o que eles fazem defensivamente, pois ofensivamente eles são ridiculamente medíocres. O que sai de brilhante no jogo do Gabriel? Absolutamente nada. A função defensiva ele entendeu bem, a demanda ofensiva não tem como ele atender, pois nem lampejo ele tem.

              Passamos muitos anos formatando jogadores para jogar no 442 quadrado: laterais completos, pois eles dão largura ao jogo, praticamente só eles fazem as jogadas de linha de fundo neste esquema; volantes duros e firmes, de passe certo; meias centrais talentosos, de condução de bola e drible, um segundo atacante e o centroavante matador. A verdade é que estamos adaptando os meias atacantes e atacantes rápidos do 442 quadrado na posição de meio campista laterais/pontas dos esquemas em linha. Me pergunto o quanto que essa adaptação tira de dinamismo desses jogadores escalados na beirada de campo. Cirino é um deles. Jogando longe do gol ele é um nada. Acho que o Luxa foi o único que entendeu o futebol dele. SRN

              • Concordo com tudo. Apenas pra alimentar essa conversa, que eu curto:

                Trabalhar com um losango no meio, ou um 4321, por exemplo, tira muito amplitude do time. “Ah, mas o laterais que farão”. OK. Só que o tempo que um Gabriel gasta pra dar opção de passe na última linha defensiva do adversário é infinitamente menor do que o Pará gastaria, pois este estaria defendendo e teria que sair correndo feito maluco pra aparecer na direta, em uma jogada que poderia muito bem não vir pra ele, ou dar errada etc.

                Conclusão: a intensidade e o dinamismo desse esquema são muito bons. Tanto ofensiva quanto defensivamente. As peças que são individualmente pífias. O Gabriel recebe essa bola e olha pro Arão. Aí fica complicado.

        • Você tem muita paciência com esses torcedores que nunca assistiram uma partida da Premier League.

          • Ficamos anos jogando futebol dos anos 90, e quando chega um treinador com conceitos modernos os torcedores acham um absurdo os pontas fazerem uma simples recomposição defensiva.

      • Ou seja, joga como time pequeno…

      • A questão aqui nem era essa, mas já que você citou.

        Não existe – e não existe mesmo, simplesmente nenhuma equipe no mundo de alto nível que não exija função defensiva dos homens de frente.

        Pode assistir por aí. Liga inglesa, francesa, espanhola e por aí vai. Você não vai conseguir achar. O futebol moderno trouxe isso de volta e de maneira mais intensa(já era praticado há muitos anos).

        Não vejo covardia ou treinador medroso, vejo precaução. Realmente ele pode ter sido econômico na ousadia do time, mas que jovem técnico não seria?

        E ele só tirou o time do 4-1-4-1 para ajudar o Diego e exigir menos a parte defensiva dele.

        Não gosto de determinadas escolhas dele, mas tem gente que pega pesado nas críticas. Às vezes não passa de implicância e má vontade.

        • O principal problema que vejo, Édson, é que com o caramujo o Arão ofensivamente fica comprometido, sem fazer infiltrações – que é o seu diferencial -, já que precisa cobrir as falhas do mala, e perdemos a transição rápida para o ataque e sem aquela saída de qualidade. Isto sem contar que o ditocujo nada produz, pois não cobre a defesa e tampouco sabe sair jogando verticalmente, como um volante moderno, pois não tem visão de jogo.

          Depois ele coloca dois pontas que mais defendem do que atacam. Eles precisam sim recompor sem a bola, mas entendo que a função primordial do ponta é atacar, servir o centroavante e finalizar, mas nossos pontas não o fazem, jogando praticamente como laterais dobrados.

          Por último, como resultado desses dois problemas, o Diego fica isolado na criação, porque mesmo sem a necessidade de marcar, ele não tem ninguém para tabelar, já que caramujo é um zero à esquerda, Arão está cobrindo o ditocujo, e Éverton e Gabriel não conseguem correr e pensar ao mesmo tempo, o que dirá tabelar e dar assistências.

          • O problema do dito cujo MA está sendo resolvido com a chegada do rio Rômulo. Não creio que nossos pontas eram impedidos de atacar por causa do esquema e sim pela falta de capacidade deles. Quando você não ataca a tendência é ser atacado e a função defensiva acaba sendo a única coisa que “aparece”, coisa que ocorre naturalmente e que estão tentando resolver com a contratação de mais um ponta. Essas pretensões de contratações nos mostra que tudo que é falado pela torcida foi detectado. O que ele não conseguiu foi corrigir ao longo da competição sem haver contratações. Esse ano terá as peças que deseja para trabalhar.

          • Elvis, isso tudo realmente acontece, mas eu não vejo muita saída com o material que temos em mãos.

            O esquema com dois meias já funcionou mas também já deu muito errado, o jogo contra o Coritiba foi uma dessas ocasiões. É complicado abrir mão do principal esquema.

            O time precisa é de jogadores de lado de campo com qualidade para carregar a bola, criar, e dialogar com o Diego da maneira que ele merece. Os dois únicos capazes de fazer isso ali no elenco são Everton(na medida do possível) e Ederson, que mal entra em campo.

            O Márcio Araujo só sobreviveu esse tempo todo porque o Zé precisava de um primeiro volante com mobilidade o suficiente para cobrir os avanços do time.

            Com tempo e calma para treinar, tenho certeza que o Zé repensará na escolha. O Mauro Cezar da ESPN já disse ontem que o nosso treinador espera usar o Rômulo como primeiro volante, é uma ótima notícia.

    • Pois é colocou a culpa do fracasso do muricy no bandeira. Mas em relação ao cuellar e mancu eu concordo, até hoje não entendi porque o zé simplesmente ignorou os dois.

      • Ninguém entende o por que desses craques Cuéllar e Mancuello estão no banco, alguns aqui sem entender de futebol fala que o Cuéllar é 2° volante, que é isso, que é aquilo! O que eu enxergo é que esses 2 jogadores de alto nível estão injustamente no banco e se não servem, por que os times querem eles? Ninguém quer os volantes titulares, tampouco o Rombulo? Mas os nossos gringos do banco são banco pro ZR! Se cuide e mude ZR, pq vc vai vazar.

        • Concordo que Cuellar é um primeiro volante moderno, como se faz na Europa… Ele não joga recuado mas adianta a marcação e se perde a bola, tem velocidade pra tomar a bola… Casemiro joga nesse estilo Europeu e outros volantes de contenção na Europa e na Argentina… O Flamengo podia tranquilamente jogar com Arão de primeiro volante se quisesse, teríamos uma boa saída de bola e passe muito melhor; fora que podia ser o “elemento surpresa no ataque”; e o Mancuello na função dele como um segundo homem de meio campo que vem de trás distribuindo o jogo, apoiando na marcação e no ataque… Essa é a função mais proxima no qual ele jogava. Ele joga parecido com o Elias… mas pra isso, precisa de treino, e ousadia!

          • Ver como os valantes do grêmio e porcos jogam! Cuéllar e Arão se revesavam como 1° e 2° volantes Mancu na frente dos 2 e Diego solto, ele ajuda na marcação sem vc mandar e chega na frente com muito perigo…Fernando Diniz ousou e Audax surpreendeu! Veja a qualidade de um meio de campo com essa formação, vc terá muita variação tática em uma partida dependendo do comportamento de cada adversário, o time não perdia a marcação, não sofreria contra ataques e chegaria com muito perigo na frente! Guerrero atrai 2 a 3 marcadores e é aí onde Mancu, Diego, Cuéllar e Arão chegam de surpresa, todos 4 tem boa pontaria, visão de jogo, infiltram bem e chutam certeiros de fora da área!

            • Grande visão de jogo! Esse esquema lembra o trabalho do Dorival no Flamengo que jogava com uma espécie de “losango” com três volantes que saiam (Cáceres, Ibson e Elias)… O time era tão leve que estava goleando um atrás do outro no estadual… Até o Vasco foi goleado por 4×2…

    • Edinho, o problema é que a galera aqui já está meio impaciente nesta semana por causa das negociações. Quando leem uma besteira dessas, os caras juntam a impaciência com nome do nosso treinador e jogadores.

      • É por aí Madruga, o pessoal vai misturando uma coisa na outra, cabeça quente, sobra pro Zé também, que já não é unanimidade.

    • É o texto ficou estranho mesmo e mal escrito….vlw Edson.

      • Achei a mesma coisa Almir, ele não parece conhecer o Flamengo. E nem se deu ao trabalho de checar o que o Zé falou de fato.

        Muito ruim.

        • Esse ruim seria, tipo, misturar estrogonofe com feijão?

      • Sim, o Gilmar ferreira apresentou algumas informações controversas , mas ao final disse uma verdade:

        “Portanto, em vez de discutir agora o esquema ou a função para Conca no time do Flamengo, deveríamos tentar entender por que Cuellar e Mancuello, contratados para dar intensidade e criatividade ao meio-campo, passaram a ser tratatados com desdém…”

    • Espero que ele mude o esquema. Porque se ele deixar o Conca ou o Diego no banco ou colocar o Diego pra correr atrás de lateral, a mesma mídia que o endeusa o colocará como lixo.

      • Ele já disse que vai treinar uma formação de já que permita ao Conca entrar no time já com os jogadores adotados à forma de jogar.

        • Eu so acredito nisso se não vier mais nenhum ponta.

          Ocorrerá por falta de opção do treinador , ou ele terá que usar a base.

  • Pra que trazer Cecílio Dominguez?
    O cara vai ser banco.
    Zé Simeoni não gosta de gringos.
    2017 ta prometendo.

    • Bom, se o Zé não curte gringos por que Guerrero é titular e o Conca veio com aprovação do Zé?

      • Kkkk vc tá de onda né? Tu acha que ele tem moral pro Guerrero?

        Se ele bater de frente com o guerrero , ele cai fera

        E o Conca? Quem.nao quer o Conca?

        Tire como exemplo o Diego contra o Palmeiras, foi substituído e fez cara feia ,mas ficou de boa..Mas ele não gostou e olhe que tinha acabado de chegar no time

        • Bom, você não contradizeu o que eu disse. Na verdade só reforçou, mas não to afim de discutir isso.

      • Talvez ele não goste do Mancu e Cuéllar, isso é normal só que não engulo MA tendo o Cuellar!

        • Mancu eu entendo perfeitamente, MA com Cuellar eu também não engulo.

Comentários não são permitidos.