Notícias

Gilmar Ferreira ‘repreende’ Zé Ricardo e fala de ‘desdém com Cuéllar e Mancuello’

Bem precipitada essa discussão a respeito do modelo tático que o Flamengo precisará adotar para ter Diego e Dario Conca juntos, num mesmo meio-campo.

Pois ao considerarmos a hipótese de o meia argentino só voltar a jogar entre os meses de abril e maio, teremos de discutir quem deixará o time para a entrada de um jogador que estará retornando aos gramados depois de oito ou nove meses de inatividade.

Me parece, por ora, uma discussão completamente fora de hora…

ATÉ PORQUE se Dario Conca estivesse apto a participar do primeiro jogo do Flamengo na temporada, bastaria que o técnico Zé Ricardo conversasse com Muricy Ramalho, seu antecessor, e procurasse saber dele o que fora preciso fazer para encaixar Conca e Deco numa mesma linha de três ou de quatro.

Ou não foi isso que fez do Fluminense de Muricy um time altamente competitivo no Brasileiro de 2010? Além do mais, peça por peça, os dois elencos seriam bem parecidos _ com, talvez, ligeira vantagem para os rubro-negros.

ALIÁS, esta conversa com o experiente Muricy, serviria também para aclarar as ideias com relação a presença de um terceiro zagueiro num vanguardista 4-1-4-1 ou no clássico 3-5-2.

Pois Zé Ricardo andou dizendo por aí que este modelo não emplacou no futebol brasileiro, caindo em desuso nos anos 90.

Tá errado, o Zé.

Muricy obteve excelentes resultados com o 3-5-2 no São Paulo tricampeão brasileiro entre 2005 e 2008 e tornou a utiliza-lo nesta Fluminense campeão em 2010.

ZÉ RICARDO não pode (ou não deveria) se deixar levar por frustrações alheias, tampouco por pressões passionais.

Eu sei, ele sabe e muita gente na Gávea está ciente de que Conca só estará em ritmo de competitividade mesmo no segundo semestre.

E até lá muitas pedras irão rolar.

Não custa lembrar que o que acelerou o desgaste de Muricy no primeiro trimestre de 2016 foi a virada no planejamento, motivada pela bravata do presidente Bandeira de Mello de que o Flamengo não jogaria o Estadual com o time principal.

Deu no que deu…

Portanto, em vez de discutir agora o esquema ou a função para Conca no time do Flamengo, deveríamos tentar entender por que Cuellar e Mancuello, contratados para dar intensidade e criatividade ao meio-campo, passaram a ser tratatados com desdém…

A pré-temporada e o Estadual talvez seham definitivos para sabermos se o tanto investido valeu a pena…

Fonte: Gilmar Ferreira | Extracampo

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Pra que trazer Cecílio Dominguez?
    O cara vai ser banco.
    Zé Simeoni não gosta de gringos.
    2017 ta prometendo.

    • Bom, se o Zé não curte gringos por que Guerrero é titular e o Conca veio com aprovação do Zé?

      • Kkkk vc tá de onda né? Tu acha que ele tem moral pro Guerrero?

        Se ele bater de frente com o guerrero , ele cai fera

        E o Conca? Quem.nao quer o Conca?

        Tire como exemplo o Diego contra o Palmeiras, foi substituído e fez cara feia ,mas ficou de boa..Mas ele não gostou e olhe que tinha acabado de chegar no time

        • Bom, você não contradizeu o que eu disse. Na verdade só reforçou, mas não to afim de discutir isso.

      • Talvez ele não goste do Mancu e Cuéllar, isso é normal só que não engulo MA tendo o Cuellar!

        • Mancu eu entendo perfeitamente, MA com Cuellar eu também não engulo.

  • É um merda o cara que escreveu isso, Zé Ricardo disse exatamente ao contrário disso; ele afirmou que um esquema com três zagueiros pode sim ser usado e que criaram uma "implicância" com o esquema a partir da década de 90.

    Sem falar na tentativa ridícula de menosprezar o Zé em prol do Muricy, que foi incapaz de montar um time minimamente competitivo. E o autor ainda coloca a culpa no presidente, pelo fracasso retumbante do tetracampeão brasileiro.

    É a maldita desinformação, as pessoas não se dão ao trabalho de verificar antes de omitir uma opinião.

    • Vc ainda acha que ele irá usar outro esquema?
      Meu caro, treinador medroso joga assim, com.pontas exclusivamente para marcar, criando uma nova posição em campo, o lateral 2 , o segundo lateral em campo, tanto direito ou esquerdo, jogadores que recebem a ordem apenas parar marcar.

      Seu treinador não teve a capacidade de ver como o meio ficava um buraco e ainda mais Diego sobrecarregado

      • Agora foi o Zé que criou a recomposição defensiva dos pontas?Você assiste outros times jogarem?Todo time com pontas usa a recomposição defensiva na lateral, o que muda é tipo de pressão.

        O meio nunca ficou com um buraco, mas sim, o Diego ficava sobrecarregado, é por isso que ele já tentou Alan Patrick e Mancu junto com Diego.

        • Ele nunca colocou o Mancuello pra jogar com o Diego fera.
          Só colocava o Mancuello no segundo tempo, geralmente tirando o MA, e isso quando tava precisando fazer gols.

          E outra, quando é ele colocou o Alan Patrick com o Diego, foi pelo o fato dos seus queridos pontas não fazerem nada.

          E essa questão do Alan Patrick é outra cagada dele, pq o Mancuello fazia gols, decidia jogos e no próximo jogo o técnico optava pelo Alan Patrick que entrava numa inhaca só.

          Defenda seu treinador, mas seja coerente e não faça vista grossa

          • Contra o Corinthians ele botou Man junto com Diego num 4-1-4-1. Numa entrevista ele quer repetir isso só com o Conca ao lado do Diego. Você lei essa entrevista? O Zé sempre usou esse esquema ma base e variava pro 4-2-3-1.

            Nessa própria entrevista o Zé justificou que curte o Mancu entrando ao decorrer da partida e não no início dela e que Mancu não gosta de jogar de meia atacante e sim de segundo volante. Leia a entrevista, ta aqui no coluna e tire suas próprias conclusões. Eu achava que era besteira, mas as justificativas foram cabíveis.

            Cara, eu juro pra você, eu não faço vista grossa pra nada. Sou conhecido por isso e acabo irritando muitas pessoas por conta disso.

          • Não estava entendendo a intenção pelo Elias (se é q isso não é especulaçao) mas com essa afirmação dele de que gosta do 4141, passei a compreender. Acho q ficaria excelente com o meio Romulo/Conca-Elias-Arão-Diego, variando pro 4231 com essas peças tb.

          • Contra o coríntians ele colocou o mancuello de ponta esquerda. Uma tremenda estupidez.

          • Mentira. Mancu com a bola ficava ao lado do Diego, mas sem ela ele tinha que fechar a esquerda como sempre fez no Independiente. Na entrevista ao jornal Extra o Zé justifica isso.

            Eu sempre apoiei essa ideia de por Mancu na esquerda num 4-1-4-1 para fazer o que Jadson fazia no Corinthians, só que pela esquerda. Não deu certo.

          • Kkk amiguinho, eu não estava no sofá e ninguém me contou.
            Eu tava no maracanã in loco e vi o cara caindo pela ponta esquerda.
            Uma coisa é o discurso na entrevista, outra são os fatos. Ele tb disse que o caramujo é bom jogador e tem muito a evoluir. Quem tem boca fala o que quer.
            Então fique com seu discurso que eu fico com os fatos. OK?
            E pense antes de chamar alguém de mentiroso, para não passar como um iludido que acredita em tudo que lê, sem perceber que o seu ponto de vista é apenas mais um ponto de vista, e nada além disso.
            Passar bem.

          • Sim, foi o q eu disse kkk!Leia de novo !Ele fazia a função do Jadson no Corinthians, só que pela esquerda. Leia de novo, eu disse isso.

            Não espere que o Conca ou o Diego faça diferente caso joguem juntos.

            Não é nenhum absurdo por um armador nos flancos, Coutinho, James Rodriguez, Isco, De Bruyne, Cazorla, todos esses com a bola vão para o meio armar o jogo, mas na parte defensiva eles têm a obrigação de recompor a lateral. O Zé pretende fazer o mesmo com Conca ou Diego.

        • Os pontas nos outros times ajuda os laterais, os laterais ajudam os pontas , como? Triangulações e apoio, já o Zé, tirou a melhor características de Jorge e Rodinei; o apoio! Eles são alas que precisam ser mais agressivos e dar mais opções de jogadas e assistências!

          • Não entendi cara, Jorge e Pará tiveram números ofensivos ainda melhores que nos anos de suas estreias.

            Mas, concordo contigo, os laterais não ajudam os pontas, não existe triangulações ou infiltrações. Mas os nossos laterais tiveram números ofensivos acima da média.

          • Poderiam render mais, defensivamente foram excelentes, mas ofensivamente poderiam ser ainda melhores Gui, eles atacam mais do defendem ainda melhor, exceto Pará que é o estilo dele. Espero que o Flamengo de 2017 tenha uma melhor apresentação nas partidas!

          • Eu não entendo a crítica, os laterais foram fizeram um ano muito acima da média, Jorge fez mais gols e deu mais assistências, Rodinei foi uma ótima contratação e Pará surpreendeu.

          • Gui, a crítica não é aos jogadores e sim ao esquema, eles tem pouca liberdade para subir, vc não viu que eles apesar de bons números, sobem pouco, imagina vc soltando esses laterais! Mas o esquema prioriza marcar, se der para subir, vai, mas no jogo vc percebe isso.

          • Discordo totalmente, os laterais foram ótimo defensiva e ofensivamente falando, os números foram muito superiores aos anos anteriores, se soltasse mais, os números defensivos seriam piores.

          • Não, de jeito nenhum, Pará é bom marcador e com ajuda de um ponta ele jogou mais que o esperado, no esquema do Zr ele é melhor que o Rodinei, mas se tivesse com o Rodinei e Jorge livres para apoiar, fechasse mais o meio recuando o Arão mais um pouco, o ataque faria mais gols, pois seria mais bolas alçadas na área! Jogadas de linha de fundo é a arma mais perigosa, porque vc não sabe se ela vem por cima ou por baixo e pode ser infiltrada como o Léo Moura fazia, vc como defensor fica meio perdido com as jogadas de linha de fundo...e Jorge e Rodinei é fortes neste quesito.
            Obs: O time foi melhor do que toda era dos pontos corridos, não preciso dizer que não, porque ficamos em 3°! Mas era pra ser o melhor! Vc tem que pensar grande e não se conformar com um 3° lugar sabendo que podia ser o campeão sem contestar! ZR tinha que buscar o título a todo custo, pq tinha elenco para isso! Recue Arão, põe Mancu, Cuéllar e libere Diego e vc ia ver um time ofensivo e forte em tudo! Libera as laterais, põe os volantes para cobrir a subida deles e vc ia ver o trabalho fluir, gols a jorrar!

          • O problema não é o jorge, Pará ou rodinei, mas sim os pontas que mais defendem do que atacam.
            Aliás, nosso time é o único no mundo que joga com quatro laterais.

          • É simples, Elvis: o momento ofensivo dos nossos jogadores abertos é ruim. Só se sobressai o que eles fazem defensivamente, pois ofensivamente eles são ridiculamente medíocres. O que sai de brilhante no jogo do Gabriel? Absolutamente nada. A função defensiva ele entendeu bem, a demanda ofensiva não tem como ele atender, pois nem lampejo ele tem.

            Passamos muitos anos formatando jogadores para jogar no 442 quadrado: laterais completos, pois eles dão largura ao jogo, praticamente só eles fazem as jogadas de linha de fundo neste esquema; volantes duros e firmes, de passe certo; meias centrais talentosos, de condução de bola e drible, um segundo atacante e o centroavante matador. A verdade é que estamos adaptando os meias atacantes e atacantes rápidos do 442 quadrado na posição de meio campista laterais/pontas dos esquemas em linha. Me pergunto o quanto que essa adaptação tira de dinamismo desses jogadores escalados na beirada de campo. Cirino é um deles. Jogando longe do gol ele é um nada. Acho que o Luxa foi o único que entendeu o futebol dele. SRN

          • Concordo com tudo. Apenas pra alimentar essa conversa, que eu curto:

            Trabalhar com um losango no meio, ou um 4321, por exemplo, tira muito amplitude do time. "Ah, mas o laterais que farão". OK. Só que o tempo que um Gabriel gasta pra dar opção de passe na última linha defensiva do adversário é infinitamente menor do que o Pará gastaria, pois este estaria defendendo e teria que sair correndo feito maluco pra aparecer na direta, em uma jogada que poderia muito bem não vir pra ele, ou dar errada etc.

            Conclusão: a intensidade e o dinamismo desse esquema são muito bons. Tanto ofensiva quanto defensivamente. As peças que são individualmente pífias. O Gabriel recebe essa bola e olha pro Arão. Aí fica complicado.

        • Você tem muita paciência com esses torcedores que nunca assistiram uma partida da Premier League.

          • Ficamos anos jogando futebol dos anos 90, e quando chega um treinador com conceitos modernos os torcedores acham um absurdo os pontas fazerem uma simples recomposição defensiva.

      • A questão aqui nem era essa, mas já que você citou.

        Não existe - e não existe mesmo, simplesmente nenhuma equipe no mundo de alto nível que não exija função defensiva dos homens de frente.

        Pode assistir por aí. Liga inglesa, francesa, espanhola e por aí vai. Você não vai conseguir achar. O futebol moderno trouxe isso de volta e de maneira mais intensa(já era praticado há muitos anos).

        Não vejo covardia ou treinador medroso, vejo precaução. Realmente ele pode ter sido econômico na ousadia do time, mas que jovem técnico não seria?

        E ele só tirou o time do 4-1-4-1 para ajudar o Diego e exigir menos a parte defensiva dele.

        Não gosto de determinadas escolhas dele, mas tem gente que pega pesado nas críticas. Às vezes não passa de implicância e má vontade.

        • O principal problema que vejo, Édson, é que com o caramujo o Arão ofensivamente fica comprometido, sem fazer infiltrações - que é o seu diferencial -, já que precisa cobrir as falhas do mala, e perdemos a transição rápida para o ataque e sem aquela saída de qualidade. Isto sem contar que o ditocujo nada produz, pois não cobre a defesa e tampouco sabe sair jogando verticalmente, como um volante moderno, pois não tem visão de jogo.

          Depois ele coloca dois pontas que mais defendem do que atacam. Eles precisam sim recompor sem a bola, mas entendo que a função primordial do ponta é atacar, servir o centroavante e finalizar, mas nossos pontas não o fazem, jogando praticamente como laterais dobrados.

          Por último, como resultado desses dois problemas, o Diego fica isolado na criação, porque mesmo sem a necessidade de marcar, ele não tem ninguém para tabelar, já que caramujo é um zero à esquerda, Arão está cobrindo o ditocujo, e Éverton e Gabriel não conseguem correr e pensar ao mesmo tempo, o que dirá tabelar e dar assistências.

          • O problema do dito cujo MA está sendo resolvido com a chegada do rio Rômulo. Não creio que nossos pontas eram impedidos de atacar por causa do esquema e sim pela falta de capacidade deles. Quando você não ataca a tendência é ser atacado e a função defensiva acaba sendo a única coisa que "aparece", coisa que ocorre naturalmente e que estão tentando resolver com a contratação de mais um ponta. Essas pretensões de contratações nos mostra que tudo que é falado pela torcida foi detectado. O que ele não conseguiu foi corrigir ao longo da competição sem haver contratações. Esse ano terá as peças que deseja para trabalhar.

          • Elvis, isso tudo realmente acontece, mas eu não vejo muita saída com o material que temos em mãos.

            O esquema com dois meias já funcionou mas também já deu muito errado, o jogo contra o Coritiba foi uma dessas ocasiões. É complicado abrir mão do principal esquema.

            O time precisa é de jogadores de lado de campo com qualidade para carregar a bola, criar, e dialogar com o Diego da maneira que ele merece. Os dois únicos capazes de fazer isso ali no elenco são Everton(na medida do possível) e Ederson, que mal entra em campo.

            O Márcio Araujo só sobreviveu esse tempo todo porque o Zé precisava de um primeiro volante com mobilidade o suficiente para cobrir os avanços do time.

            Com tempo e calma para treinar, tenho certeza que o Zé repensará na escolha. O Mauro Cezar da ESPN já disse ontem que o nosso treinador espera usar o Rômulo como primeiro volante, é uma ótima notícia.

    • Pois é colocou a culpa do fracasso do muricy no bandeira. Mas em relação ao cuellar e mancu eu concordo, até hoje não entendi porque o zé simplesmente ignorou os dois.

      • Ninguém entende o por que desses craques Cuéllar e Mancuello estão no banco, alguns aqui sem entender de futebol fala que o Cuéllar é 2° volante, que é isso, que é aquilo! O que eu enxergo é que esses 2 jogadores de alto nível estão injustamente no banco e se não servem, por que os times querem eles? Ninguém quer os volantes titulares, tampouco o Rombulo? Mas os nossos gringos do banco são banco pro ZR! Se cuide e mude ZR, pq vc vai vazar.

        • Concordo que Cuellar é um primeiro volante moderno, como se faz na Europa... Ele não joga recuado mas adianta a marcação e se perde a bola, tem velocidade pra tomar a bola... Casemiro joga nesse estilo Europeu e outros volantes de contenção na Europa e na Argentina... O Flamengo podia tranquilamente jogar com Arão de primeiro volante se quisesse, teríamos uma boa saída de bola e passe muito melhor; fora que podia ser o "elemento surpresa no ataque"; e o Mancuello na função dele como um segundo homem de meio campo que vem de trás distribuindo o jogo, apoiando na marcação e no ataque... Essa é a função mais proxima no qual ele jogava. Ele joga parecido com o Elias... mas pra isso, precisa de treino, e ousadia!

          • Ver como os valantes do grêmio e porcos jogam! Cuéllar e Arão se revesavam como 1° e 2° volantes Mancu na frente dos 2 e Diego solto, ele ajuda na marcação sem vc mandar e chega na frente com muito perigo...Fernando Diniz ousou e Audax surpreendeu! Veja a qualidade de um meio de campo com essa formação, vc terá muita variação tática em uma partida dependendo do comportamento de cada adversário, o time não perdia a marcação, não sofreria contra ataques e chegaria com muito perigo na frente! Guerrero atrai 2 a 3 marcadores e é aí onde Mancu, Diego, Cuéllar e Arão chegam de surpresa, todos 4 tem boa pontaria, visão de jogo, infiltram bem e chutam certeiros de fora da área!

          • Grande visão de jogo! Esse esquema lembra o trabalho do Dorival no Flamengo que jogava com uma espécie de "losango" com três volantes que saiam (Cáceres, Ibson e Elias)... O time era tão leve que estava goleando um atrás do outro no estadual... Até o Vasco foi goleado por 4x2...

    • Edinho, o problema é que a galera aqui já está meio impaciente nesta semana por causa das negociações. Quando leem uma besteira dessas, os caras juntam a impaciência com nome do nosso treinador e jogadores.

      • É por aí Madruga, o pessoal vai misturando uma coisa na outra, cabeça quente, sobra pro Zé também, que já não é unanimidade.

      • Achei a mesma coisa Almir, ele não parece conhecer o Flamengo. E nem se deu ao trabalho de checar o que o Zé falou de fato.

        Muito ruim.

      • Sim, o Gilmar ferreira apresentou algumas informações controversas , mas ao final disse uma verdade:

        "Portanto, em vez de discutir agora o esquema ou a função para Conca no time do Flamengo, deveríamos tentar entender por que Cuellar e Mancuello, contratados para dar intensidade e criatividade ao meio-campo, passaram a ser tratatados com desdém…"

    • Espero que ele mude o esquema. Porque se ele deixar o Conca ou o Diego no banco ou colocar o Diego pra correr atrás de lateral, a mesma mídia que o endeusa o colocará como lixo.

      • Ele já disse que vai treinar uma formação de já que permita ao Conca entrar no time já com os jogadores adotados à forma de jogar.

        • Eu so acredito nisso se não vier mais nenhum ponta.

          Ocorrerá por falta de opção do treinador , ou ele terá que usar a base.

  • Simples assim!

    Esse treinador medroso e covarde quer mostrar que tem moral e ta com isso atrapalhando a carreira dos dois jogadores.

    Cansei de ver a cara de cu dele nas entrevistas quando era questionado sobre os jogadores, cara de quem ta puto.

    Treinador que "estudioso" que não tem a capacidade de mudar o jeito do time jogar.

    Mais uma.vez eu falo, o Flamengo chegou longe por causa do poder de decisão de alguns jogadores e por por causa dá chegada do Diego.

    Mas uma coisa eu digo, agora a torcida vai cair em cima qua do ele começar a fazer as merdas dele.

    Não fomos campeoes pelas cagadas que ele fez durante os jogos.

    E que venham me criticar, cegos que se contentam com pouco, que defendem jogador que é eliminado e acha bom.

  • Discordo totalmente de quem fala que:"perdemos o campeonato por causa do Zé". Para me, chegamos onde chegamos por causa do Zé!!! Passaram inúmeros treinadores renomados antes do Zé, nenhum conseguiu montar ao menos um time, era uma bagunça tática, a muito tempo que o Flamengo estava assim. Agora é muito fácil ficar falando que o Flamengo chegou onde chegou por causa desse ou daquele jogador, ao contrário, apenas Diego que chegou e é realmente de outro nível, mas ainda tem muito a oferecer, não jogou tudo que sabe. O Zé teve méritos em saber encaixar esse time, formar um esquema tático que era reconhecido pelos programas esportivos o melhor é mais vistoso, organizado!!!
    Para finalizar... Ele levou o time do Flamengo a sua melhor campanha em pontos corridos utilizando as mesmas peças que o Flamengo tinha a tempos no elenco e nenhum outro treinador conseguiu montar ao menos um time.
    OBS: Prefiro olhar com esses olhos e confiar e analisar com frieza o trabalho do técnico, independente do jogador que eu queira que jogue, o Flamengo é mais importante.

  • o mais engraçado disso tudo e que quando o muricy era o nosso comandante não tínhamos a zaga que temos hoje, não tinamos o diego,jogamos contra as flores em brasília e passamos por cima, a nossa meiuca foi cuelar, arão, mancuelo, alan patric, era o que tinhamos de melhor na epoca, srn.

    • Só Faltava zagueiros, e Alan Preguiça jogava por não ter o Diego, agora imaginem esse elenco nas mãos do Muriciy hoje! ZR tem um caminho longo para chegar a 10% do campeão Muricy! Precisa estudar e ganhar muitos títulos e do jeito que é e está nunca vai chegar onde Muricy chegou!

  • Serio que tem gente que concorda com o Gilmar?Mandar qualquer treinador pegar referências com o Muricy é piada.

    • Ue cara, talvez os torcedores tenha ódio do muricy pelo fato do mesmo ter conquistado titulos em tds os clubes que passou e aqui nao teve grande sucesso, mas um trabalho ruim nao apaga varios trabalhos de sucesso do cara ... Até JAime, Andrade ja ganharam mais coisas que o ZR.
      E outra coisa, o trabalho do muricy não deu certo por alguma questões extra campo (briga entre flamengo, Ferj e Globo que a primeiro momento entraria com o time reserva, depois jogou com o time inteiro titular), montagem de um time que tinha 5 jogadores novos de titular, a flata de zagueiros melhores que foi o grande questionamento do Muricy desde o começo e o tempo pra consolidar esse trabalho, q levaria algum tempo, mas a torcida que fala q carioca é feito pra testar jogadores e tals, qdo perdi fica chateada ...
      Olha por exemplo o lançamento de jogadores da base, todos foram lançados pelo muricy, ZR nao lançou nenhum jogador, e ainda por cima, quase q dx de utilizar aqueles q subiram, so o Vizeu tendo oportunidades (qdo guerrero e damiao nao podiam jogar) e thiago santos num jogo que os pontas td tava suspenso ou machucado.

      • Muricy tem experiência e ousadia, ele não manda um garoto a campo sem convicção do seu potencial, era assim no tricolor e por onde passou.

      • Cara, você poderia dar o elenco do Real Madrid pro Muricy que ele não conseguiria nada. O time era ainda mais previsível, só dava toque para trás, mesmo com o meio de campo superior ao atual, pois não tinha MA, perdeu pro Confiança e ainda jogou mal mesmo com um a mais e foi eliminado pelo Fortaleza, Atlético-PR e Vasco. Tem certeza que a chegada de Diego e dos zagueiros nada disso aconteceria?

        Muricy deu chance pra base?O que mais teve chances foi Léo Duarte e só foram 3 jogos e o Vizeu, que foi o que mais jogou, entrando ás vezes no decorrer das partidas. Lembro de muita gente reclamando do porquê dele não usar muito a base no carioca, usava o time titular em todas. O Zé, realmente errou em não usar a base, nisso você tem razão mesmo.

    • Sim. Com essa torcida pessimista e agourenta que temos, vai ser mesmo um ano complicado. Por fim, eu quero que esse tal de Gilmar Ferreira vá à PQP. SRN.

  • Muricy Ramalho, assim como Felipão e Luxa, UM DIA foram bons treinadores. Hoje são ultrapassados e teimam em não se renovarem (estágio de poucas semanas não é como passar anos se reciclando como o Tite).

    3-5-2? Só se tivéssemos uns 7 zagueiros no elenco. 4-1-4-1 detona volantes em campo.

    Agora que Zé e Jayme parecem ser um tanto xenofóbicos isso me preocupa. Convicções pessoais acima da qualidade de um time é assinar a morte de um bom planejamento.

    • Xenofóbicos? E por que então Guerrero não foi pra banco quando Damião chegou? Falácia!

      • O velho argumento manjado (e único) pra tentar se provar alguma coisa. Guerrero é titular da seleção peruana e tem um salário que é quase o dobro do Diego. Você acha que a diretoria não cairia em cima se barrassem um dos astros do time?

        Se o Guerrero fosse um jogador apenas descoberto por agora e chegasse como uma aposta, será que ele estaria jogando de titular?

        • Bom, o Guerrero é um grande jogador, está mal na finalização, mas ele segura de 2 a 3 marcadores o jogo todo, mas na companhia de Fernandinho, Gabriel e Cirino, vc se acaba, quando o diego chegou ele melhorou, porque o Diego sabe jogar e fazer gols! Se os outros aproveitasse o Guerrero marcado e fossem para cima, a equipe não dependia apenas do Guerrero para fazer gols! Faltou os outros atacantes aparecer, mas a função deles no 4-3-3 do ZR era marcar mais que atacar!

          • Discordo na análise individual do jogador, Evandro.

            Apesar das "mas companhias" kkk ele recebia bolas claras. E as perdia. Cansou de perder gols, cansou. Não foram esporádicas. Isso é individual. E seu segundo ano, adaptado ao Brasil. As desculpas acabaram a muito tempo. Ele tem seus atributos sim, porém, na definição, na calma diante de zagueiros e goleiro, ele peca.

          • Eu te disse que ele está mal nas finalizações, até por que ele não é um centro avante de referência, mas é um jogador que não se pode deixar de vacilo, ele é um bom assistente, atrai a marcação e dá espaço para seus companheiros é muito inteligente e decisivo, Guerrero é um segundo atacante e não um jogador de área.

        • Ue, incoerente seu argumento. Se a diretoria investiu nos outros gringos, por que então não pressionou também para serem titulares. Mais uma falácia!

          Vocês postam afirmações sem nenhuma fonte. Baseado em quais certezas o ZR pode ser acusado de xenofóbico? Só porque manteve 3 gringos meia boca no banco?

          Carreirinha bem de merda dos 3. Apostas, e tirando o Cuellar, apostas velhas, pois os outros dois um beira os 30 e o outro já passou... Grandes revelações!

          • Não pressiona porque a diretoria atual concede independência ao departamento realizar seus trabalhos. Bem diferente de outros times por aí.

            Três gringos meia boca com carreiras de merda? Mancuello era o grande astro do Independiente. Donatti foi eleito o melhor zagueiro da libertadores jogando por um time mediano na Argentina se comparássemos com os 5 gigantes (Boca, River, Racing, San Lorenzo e Independiente). Cuellar sempre foi convocado pelas seleções de base da Colômbia e inclusive era convocado à seleção principal antes de chegar ao Fla e não ter sequência. Se isso é ter carreira de merda, então não existem adjetivos passíveis as de MA, Cirino e Gabriel.

            O falacioso aqui é você, meu caro. Se utiliza de três falácias (numa única frase você se utiliza de duas):

            Argumentum ad hominem- desqualificar a carreira de alguém.
            Reductio ad absurdum- reduzir uma coisa ao absurdo (carreiras de merda te lembra alguma coisa?
            Falácia da falsa dicotomia- Se Cuellar, Mancuello e Donatti foram barrados, é porque, segundo você, são ruins. Não necessariamente, rapaz.

            "Mimimi mais uma falácia!" É sempre cômico ver alguém chamando outras pessoas (ou alegando coisas A e B sobre certos comentários) exatamente daquilo que você é de verdade hahahaha.

      • Se guerrero fosse pro banco e entrasse damiao, a gavia tava pegando fogo agora. Só por isso

        • Ue, ele é xenofóbico com os outros gringos e com o Guerrero não porque ele é melhor? Sinal que os outros não jogam tanto assim.

          Carreirinha bem de merda de Mancu e Donatti. Cuellar também não mostrou nada de extraordinário. Se fossem tão bons seriam especulados pra ir pra Europa.

    • então vc concorda que o zé é ultrapassado, porque o esquema e a disposição tática do time que ele usou no brasileiro 2016 foi uma vergonha, de quem o flamengo ganhou no brasileiro? de times da parte de baixo da tabela, as únicas vitórias boas foram contra santo e galo, mas ambos estavam desfalcados de seus principais jogadores..e só vitórias convincentes apenas contra santa, america e figueirense, ambos rebaixados, o que de novo ele apresentou?

      • E foi um time de fazer poucos gols! Era o pior 4-3-3 entre 20 times de 2016 que eu vi.

      • Zé Ricardo pegou um time no meio do ano e não teve tempo de montar um bom esquema.Foi de última hora! O início de temporada, ainda mais com Libertadores chegando e a promessa de usar a base no estadual será o trabalho dele posto à prova!

Notícias recentes

Torcedor do Flamengo sofre traumatismo craniano após ser espancado por torcedores do Atlético-MG

Rubro-negro está internado com múltiplas fraturas em Belo Horizonte Um torcedor do Flamengo, de 50…

12/11/2024

CBF define data para disputa da Supercopa do Brasil; Flamengo aguarda adversário

A Supercopa do Brasil 2025 vai acontecer dia 02 de fevereiro O Flamengo foi campeão…

12/11/2024

CBF divulga calendário de 2025; Brasileirão começa em março e vai até o fim de dezembro

Datas de jogos no Brasil contam com importantes modificações A Confederação Brasileira de Futebol (CBF)…

12/11/2024

Radar do Flamengo: veja quando e onde jogam os 4 rubro-negros convocados na Data FIFA

Flamengo terá jogadores nas seguintes seleções: Brasil, Equador e Uruguai Filipe Luís poderá aproveitar a…

12/11/2024

Atlético de Madrid manda recado a Filipe Luís após título do Flamengo na Copa do Brasil

Filipe Luís atuou pelo Atlético de Madrid (ESP) na época em que era jogador Filipe…

12/11/2024

Ídolo da Argentina se ‘revolta’ com título do Flamengo na Copa do Brasil

Juan Sebastián Verón, ex-jogador e atual presidente do Estudiantes (ARG), subiu o tom sobre premiação…

12/11/2024