Notícias

Mancuello: uma grande opção para 2017

Compartilhe

Caros Rubro Negros,

Todo início de temporada é a mesma coisa: O noticiário do Flamengo fica em polvorosa por conta de noticias e especulações de saídas e chegadas para compor nosso esquadrão. Nesse balaio aonde fatos e boatos se misturam formando algo novo e diferente ouvimos rumores sobre uma possível saída de um daqueles que chegou com status de grande contratação para o Fla-2016: Mancuello.

Mancu chegou no Fla no início de 2016 por algo em torno de R$ 12 milhões. Canhoto habilidoso, pode atuar como um segundo volante ou um terceiro homem do meio campo, podendo exercer uma função semelhante a que William Arão exerce, mas caindo mais pela esquerda. O argentino se mostrou um jogador inteligente e uma pessoa pública sagaz. Logo caiu nas graças da torcida, tendo bom desempenho individual mesmo com o time não agradando naquele momento. No imaginário de parte dos Rubro Negros poderia até ser tornar o tão esperado “camisa 10”, espaço esse que foi preenchido mais para o meio da temporada pelo Diego, o nosso camisa 35(!!!). De qualquer forma, após uma contusão em um jogo do pouco importante campeonato estadual Mancu não conseguiu mais recuperar a titularidade. Mas entrou em diversas partidas no decorrer da temporada e teve boas atuações em muitas dessas ocasiões.

Muitos podem imaginar nesse momento que falarei sobre a não titularidade do argentino e me juntarei ao coro que passou 2016 inteiro reclamando sobre isso. Porém este não será o caso. Entendo que além do desenho tático da equipe naquele momento não comportar Arão, Diego e Mancuello juntos outro fato pesou contra o argentino em 2016: sou da opinião que ele enfrentou problemas físicos de forma mais acentuada do que transpareceu para fora dos muros do Fla. Mas isso é assunto para outra coluna. A questão aqui é outra.

Hoje é dito em prosa e verso, quase como um mantra, que para um clube de futebol ter sucesso é necessário um elenco forte. É necessário termos mais do que apenas 11 titulares com qualidade. E mesmo assim existe uma cobrança desproporcional para que se defina a titularidade. Que se tenha uma espinha dorsal do time eu entendo. Que se tenha uma forma definida de jogar, além de possíveis variações, eu também entendo. Agora, essa tara por definir 11 titulares é algo difícil de entender no atual momento.

Vejam o que é uma “dor de cabeça” positiva para um técnico: Ter jogadores com qualidade no banco como opções muito interessantes para entrar no decorrer dos jogos e para servir o clube durante a temporada, podendo em algum momento do ano serem titulares no time. Que maravilha. Isso sem falar no rodizio de elenco, algo muito importante em uma temporada com tantos jogos (fala-se em mais de 70 jogos para o Flamengo neste ano dependendo do desempenho nas competições). Esse conceito de rodar o elenco é amplamente difundido na Europa. Todavia, aqui continuamos com o pensamento de “11 titulares”.

E mais: me incomoda ver que durante o ano de 2016 muito “gato mestre” na mídia e mesmo uma parte mais ansiosa da torcida já batiam o martelo dizendo que a contratação não tinha dado certo e que Mancu não vingou no Fla. O contrato do cidadão é de 3 anos e já tem adivinho achando que não deu certo por que o cara não foi titular absoluto e solução de todos os problemas. Os 6 números da Mega ninguém compartilha né?

Vale salientar que me parecem muito superficiais argumentos como “O Gabriel é ruim demais”, ou “O Fernadinho é muito pior que o Mancuello” ou ainda “Cirino não…”. Mesmo admitindo que em algum momento de mais raiva por uma pixotada de um dos nossos “maravilhosos” pontas isso também passa pela mente desse humilde colunista, é bom lembrar os insatisfeitos de plantão que o futebol moderno passa por algo além de se olhar apenas a qualidade técnica do jogador. O conjunto e a parte tática são fundamentais para o sucesso. Assim como a força de seu elenco. Claro que o ideal é que se consiga juntar ambos os aspectos e acredito que seja mais fácil entrosar um jogador talentoso em um esquema do que ensinar um perna de pau a ter habilidade e inteligência… Mas não vivemos em um mundo ideal e entendo que em certas ocasiões escolhas devem ser feitas visando a consistência e a competitividade do time, características essências em campeonatos longos como o Brasileiro e como a nova versão da Libertadores.

O fato é que o Flamengo está assumindo sua posição de protagonismo dentro de campo, com organização e com um elenco forte. Assim, cada vez mais, teremos esse tipo de “problema” com jogadores com condição de serem titulares no banco, como opção para alterar o andamento de uma partida e também como opção para outras partidas no decorrer do ano.  Isso é ter um elenco forte. E isso será a chave para o nosso sucesso dentro de campo. Quem viver, verá!

Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio Torcedor…faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!!

Nota 0: Maracanã. A situação do Maracanã é calamitosa. Além do abandono físico a  situação de indefinição entre governo, concessionária e COL é criminosa! É um desperdício de dinheiro público. Uma mostra do tipo de politica rasteira que se faz nesse país. E é um escárnio com a sociedade. Lamentável, não importa o ângulo em que se observe.

Nota 5: Vinicius Júnior. Calma pessoal. Eu também acho que o jogador tem muito talento. Até acho viável que ele seja integrado aos profissionais no decorrer da temporada. Mas já vi gente dizendo que ele tem que ser titular… Calma!! Uma transição bem feita pode ser a diferença entre um talento confirmado e um jogador com carreira obscura…

Nota 10: CT George Helal. Após anos de negligência e incompetência é reconfortante saber que a pré temporada do Fla esta sendo feita no nosso próprio CT, com toda a estrutura e planejamento profissional. Chega de Atibaia! Chega de indefinição!

Luiz Henrique Amorim

contato@colunadofla.com

 

Ver comentários

  • Acho fraco. E chega de Mimi sou flamengo mas acho fraco assim como acho Ederson custo benefício zero. Mas acho sua análise perfeita, não acho tão justas as críticas ao MA e ao Gabriel. Ao Cirino custo benefício zero tb. Mancu bom reserva, acho até que compramos caro demais esse rapaz.

    • Eu não acho ele fraco, mas concordo contigo q não vale nem a pau 12 milhões e pagamos caro demais por ele!

  • Basta vermos o aproveitamento do time com e sem Mancuello para observarmos a falta de visão global e o corporativismo exacerbado do ZR. Espero que este ano o argentino tenha mais chances de mostrar seu excelente futebol e seus golaços de craque.

    • O problema Hélio é que quando a intenção é manter um perna-de-pau no time, sempre olham números; porém não usa-se o mesmo critério com determinados jogadores - Mancu que o diga!

  • "O conjunto e a parte tática são fundamentais para o sucesso."
    -- Análise impecável! Parabéns! &;-D

  • Bom texto. Eu não mudo a minha visão. Mancuello tem espaço no time do Flamengo. Jogador talentoso e inteligente, tem que ter mais espaço a meu ver. Esquema? Cabe ao técnico achar um jeito de colocar o melhor para jogar. OK, Gabriel deu certo em alguns momentos, mas oscilou muito em outros, Cirino foi um fiasco, Fernandinho TALVEZ até daria. Também não vou me estender em questões já batidas aqui. Espero que o Zé Ricardo varie mais o time, não fique só com uma ideia tática, pois isso torna o time muito "manjado". O Flamengo tem um elenco forte sem dúvidas, o que "obriga" o Zé ricardo a fazer o rodízio, eu cansei de citar isso. Não pode ficar só com uma ideia. Com a vinda de Rômulo, Conca e o Peruano, deve vir o tal ponta, ai o Zé tem tudo para fazer um ótimo ano. É a nossa expectativa.
    Imagino o time ideal: Muralha Pará, Rever, Donatti, Jorge, Rômulo, Arão, Diego, Conca, Guerrero e ponta. enquanto Conca não pode atuar, Mancuello.
    opções: Vaz, Cuellar, MA ( já que renovou), Ronaldo, Everton, Ederson, Vizeu, Damião, Paquetá, Rodinei. É para brigar por tudo.

    • Concordo com você, mas com algumas ponderações.
      O Zé tentou sim fazer variações, usou o 4-1-4-1 com o Arão mais adiantado, não funcionou bem, a defesa ficou muito exposta.
      Depois tentou em alguns momentos o 4-4-2 com losango no meio e também não vingou.
      Mas não é que o time não tenha condições de jogar dessa forma ou que o Zé não tenha capacidade de fazer o time encaixar assim. Temos que levar em consideração que ele pegou o time no meio da temporada, sem nenhum padrão de jogo, sabendo que era a oportunidade da vida dele e que se perdesse 3 jogos seguidos ia voltar pra base. Isso mexe com a cabeça de qualquer um.
      Esse ano ele está mais consolidado, mais confiante. Com mais apoio da diretoria, participou de todo o planejamento, fez a avaliação do que precisava e vai ser atendido.
      Agora sim vamos poder avaliar o trabalho dele 100%, tanto a variação tática, padrão de jogo e escolha das peças. SRN

      • É isso mesmo Rafa...
        Não acredito que falte capacidade como alguns colegas até dizem...
        Para mim faltou oportunidade sem pressão ( 2º semestre não é para fazer experiências ).
        E tempo para treinar e averiguar em TREINOS variações do que AINDA estava empenhado em organizar, implantar e embasar a forma de jogar do time.
        O que começando no início de temporada como agora, tem tudo para pôr em prática nossas tão pedidas variações previamente treinadas com o elenco.
        Grande abraço!!!

        • É verdade. Você pode reparar que na maioria das vezes que ele teve uma semana inteira pra trabalhar (algo raro no brasileirão), ele tentou fazer uma mudança, uma variação, mas não funcionava e ele acabava voltando pro 4-2-3-1. Até mesmo os jogadores pediam pra voltar pro 4-2-3-1, como aconteceu naquele jogo contra o Palestino, que o AP pediu pra mudar o esquema pq o time não estava encaixando no 4-4-2.

      • Boas considerações Rafael. Só que Zé manteve a mesma ideia apesar de raramente testar as citadas variações...entendo perfeitamente que ele estava sob pressão claro, mas teve jogos que ele insistiu em peças que não tem o porque, por exemplo no jogo contra o Atlético-PR, colocou Patrick para quê? O natural seria Mancuello, variou um jogo ou outro, mas manteve o esquema engessado em 90% dos jogos. Repito, concordo e compreendo que o Zé estava chegando, pegou o time numa ruim e realmente deu padrão, Isso tudo eu reconheço e já postei reconhecendo, tanto que eu digo que ele tem tudo para fazer um ótimo ano (reconhecendo sua capacidade), apesar de ser ainda um técnico "verde". Realmente agora veremos o Zé trabalhar um pouco mais aliviado, pois pressão Rafael sempre tem em um clube do tamanho do Fla né. rsrsrs. Cabe agora a torcida dar apoio e torcer para que o Zé faça o seu melhor. SRN.

    • Talvez com maior tempo de preparação e com pré-temporada, o Zé busque variações e todos tenham melhor performance física e técnica. E difícil ajustar o time com o bonde andando e acho que o técnico conseguiu uma formação que deu certo em 2016 mas que perdeu fôlego no final do ano.
      No entanto, partindo do pressuposto que temos maior tempo de preparação e adaptação sobretudo dos gringos ou de quem vem de fora, podemos apostar num ano melhor.
      Mancuello precisa aprimorar muito a parte física e tática. Tem ótimo nível técnico mas não foi regular no time por estas questões. Logo, acredito que o Ze irá já pensar numa formação com dois meias e na ausência do Conca nos primeiros meses do ano, surge uma oportunidade excelente para o argentino se firmar mas se ele continuar com a sofrível condição física, me pareceu bem fraco neste quesito, provavelmente não vingará por aqui.

  • Tem gente que fala que não joga nada,vi jogos do Flamengo, na maioria pós Muricy vi qualidade técnica nele e no Ederson, que é outro que uns dizem ser um "come dorme", esquecendo que estava jogando bem até a entrada criminosa do Fagner. Sou do tipo de torcedor ponderado,reconheço que errei ao criticar a contratação de Rever e Vaz.Acho que é dever do Zé ,achar um meio de aproveitar os talentos.Ser escravo de um esquema técnico é suicídio, ou recuado,é pra um buaatafogo(retranca).Lembrando que tem muito torcedor de outros clubes nessa coluna " infiltrados",denegrindo o Flamengo,aquele tal de Miller(vascaindo )

    • Não acredito que falte capacidade...
      Para mim faltou oportunidade sem pressão ( 2º semestre não é para fazer experiências ).
      E tempo para treinar e averiguar em TREINOS variações do que AINDA estava empenhado em organizar, implantar e embasar a forma de jogar do time.
      O que começando no início de temporada como agora, tem tudo para pôr em prática nossas tão pedidas variações previamente treinadas com o elenco.
      Grande abraço!

  • Infelizmente já estou vendo o fdp desse treinador entrando com Gabriel e a sua panela pra esse primeiro jogo do ano.... Não adianta, sinto muito pelo Mancuello, mas essa praga do treinador é paneleiro SIM!!!!

    • Não acredito que falte capacidade...
      Para mim faltou oportunidade sem pressão ( 2º semestre não é para fazer experiências ).
      E tempo para treinar e averiguar em TREINOS variações do que AINDA estava empenhado em organizar, implantar e embasar a forma de jogar do time.
      O que começando no início de temporada como agora, tem tudo para pôr em prática nossas tão pedidas variações previamente treinadas com o elenco.
      Grande abraço!!

    • Não concordo . MANCU já foi titular ai no incio dos trabalhos. No mais é importante o time variar a forma.
      de jogo. É agora terá tempo pra isso...

      Abraços

  • Ótimo texto, resta ao técnico ter capacidade para ter variações táticas no time podendo utilizar as ótimas épocas que temos no elenco.

    • Não acredito que falte capacidade...
      Para mim faltou oportunidade sem pressão ( 2º semestre não é para fazer experiências ).
      E tempo para treinar e averiguar em TREINOS variações do que AINDA estava empenhado em organizar, implantar e embasar a forma de jogar do time.
      O que começando no início de temporada como agora, tem tudo para pôr em prática nossas tão pedidas variações previamente treinadas com o elenco.
      Grande abraço!

      • Assim espero Carlos, Até porque o Zé da Copinha em 2016 não tinha essa formação de 2 pontas corredores para marcar lateral, Era Viseu no Ataque , Paquetá chegando pelo Meio junto com Matheus Sávio, depois Trindade, Ronaldo e Cafú jogando fazendo o meio campo !!

        • Pois é Kikos...
          Quem sabe no ano passado o que vimos foi uma situação totalmente surreal para ele, o Fla e nós também e na necessidade de se apagar um incêndio de enorme proporção, tenha usado o "mais básico" em seu entendimento para fecharmos lá atrás e já ganhando de "meio a zero" garantíamos nossos 3 pontos ???
          Sempre me faço essa pergunta...
          Essa temporada até março, já poderemos conferir essa teoria.
          Grande abraço !!!

      • Tomara Carlos, é o que todos esperamos. Que com o início dá temporada tenha tempo suficiente para treinas variações e novos esquemas táticos. Abs

        • Valeu pela citação Luiz...
          No aguardo de outros textos seus !!!
          Grande abraço !!!

  • Então tem que rodar o elenco, minha principal crítica ao ZR ano passado, mormente a maratona de viagens.

  • Excelente texto! Concordo com tudo. O Zé já começou o ano com o Mancu de titular nos treinos, vamos esperar que esse seja o ano dele e o ano do Mengão! SRN

      • Falou no GE, mas isso foi terça. Ontem pelo que foi noticiado o Gabriel entrou no lugar dele, mas a maior parte do treino foi fechado.

Notícias recentes

  • Notícias

Seleção Brasileira: veja onde jogadores do Flamengo estão hospedados para Copa do Mundo

Quatro jogadores do Flamengo estarão à disposição da Seleção Brasileira durante o Mundial O Flamengo…

04/06/2026
  • Manchetes

Pedido de Taffarel, experiência antes da Copa do Mundo e mais: veja bastidores de goleiro do Flamengo na Seleção Brasileira

Como está o momento de Leo Nannetti, goleiro do Flamengo, na Seleção Brasileira?   Por:…

04/06/2026
  • Notícias

Palmeiras promete investimento estratosférico para contratar alvo do Flamengo

Qual jogador está no radar de Palmeiras e Flamengo? Danilo não deve atuar mais com…

04/06/2026
  • Notícias

Saúl troca descanso por nova modalidade durante as férias e mira ‘recomeço’ no Flamengo após a Copa

Meio campista do Flamengo compartilhou registros de treinos de futevôlei Mesmo durante o período de…

04/06/2026
  • Notícias

5 clubes brasileiros têm interesse em contratação de Cebolinha, do Flamengo

Everton Cebolinha tem maior identificação com o Grêmio Em meio à pausa no calendário para…

04/06/2026
  • Notícias

Time francês define prazo para anunciar contratação de Filipe Luís, ex-Flamengo

Qual será o próximo time de Filipe Luís na carreira como treinador? O Monaco (FRA)…

04/06/2026