Mengão 2017 – Primeiras Impressões

Compartilhe com os amigos

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Estamos de volta. Agora para tecer comentários sobre as primeiras impressões passadas pelo Mais Querido nessas três primeiras partidas do ano, fazendo uma síntese do que se pode observar de virtudes e deméritos no time formado pelo nosso técnico Zé Ricardo, mesmo sabendo que este é um começo quase embrionário do trabalho.

Primeiramente devemos enaltecer uma coisa: o ZR mudou o esquema do Flamengo. Vocês perceberam? Não vou ater-me a quantificar nem a nomear o esquema utilizado, mas já podemos notar alguma variação tática no time que vem treinando desde o início da pré-temporada.

O primeiro fato a ressaltar é que já não temos mais os “possantes” e malditos pontas corredores pelos flancos do campo onde parecia que nosso treinador, ao analisar nossos atacantes, via mais virtude na sua recomposição (o famoso box-to-box inglês) do que em sua função primeira, o ataque.

Continuando a análise, podemos perceber que é perfeitamente viável o povoamento “responsável” do meio campo do time. Explico: os jogadores que brigam com a pelota devem ser preteridos, oportunizando aos rapazes que tenham mais afinidade com a gorduchinha ganhem a titularidade meritória da posição, mesmo que na “volância” do time.

Confesso que ver o Rômulo escalado na formação titular do time me fez rever os conceitos sobre as escolhas do nosso “professor”. Continuando o assunto: quanta intimidade com a bola nos pés, não é galera? Eu fico me perguntando porque o Flamengo demorou tanto a contratar um volante que soubesse fazer melhores escolhas quando em posse da bola, que desse mais passes verticais, que se apresentasse para o jogo desafogando o companheiro em dobra de marcação. Obrigado meu Deus!

Outro ponto a enaltecermos é a estreia do Trauco. A primeira impressão foi muito boa. Não direi excelente pois vejo que ele tem alguns pontos a serem melhorados, como seu poder de marcação (precipuamente no um contra um), sua recomposição defensiva deve ser acertada principalmente com os companheiros de ataque e meio de campo pelo flanco esquerdo nas tabelas e infiltrações com projeção de ponto futuro para cruzamentos mais próximos à linha de fundo. No mais, mostrou-se um jogador inteligente. Reparem, no lance do gol, a mudança em sua trajetória quando parou de correr verticalmente e realizou mudança de direção, correndo paralelamente à linha da área para manter-se em posição regular e receber a bola em condições legais para o arremate a gol. Outro ponto a ser ressaltado são os seus cruzamentos. Como bate bem na bola o peruano! Além do que já abordamos, podemos ainda destacar seu arrojo e sua entrega em campo.

Dito isso, vejo ainda muitos pontos a serem corrigidos no time, principalmente no sistema defensivo, cujo qual deve ser mais protegido quando o time avança. Não acho que devemos jogar com mais volantes marcadores mas acredito que o time deve jogar mais compactado e com melhor revezamento entre os jogadores que farão a recomposição defensiva.

No geral, estou gostando do que vejo. O elenco foi otimizado para ganharmos em versatilidade e qualidade e nosso técnico está sabendo aproveitar-se disso, pelo menos neste primeiro momento. Torçamos para que esse bom momento só tenha a perdurar e melhorar ainda mais e o ano mágico mágica previsto pela atual direção no começo de 2013 comece a vislumbrar-se num horizonte cada vez mais próximo.

O Flamengo simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!

Fabio Monken

Opine, participe, deixe seu comentário!
Mas lembre-se de fazê-lo educadamente, pois a intolerância e a falta de educação são os combustíveis dos fracassados.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Olha pessoal…quero deixar meu humilde comentário:

    O Flamengo pode esse ano ter um desempenho muito superior como foi mostrado em 2009 quando fomos campeão brasileiro. Montamos uma boa zaga com Réver,Donatti e os razoáveis ( Juan e Vaz).

    Montamos um bom meio campo exceto alguns volantes ( Márcio Araújo),que precisa e muito melhorar,não basta ter raça….Arão e Rômulo podem formar um boa defesa para proteger nossa zaga e apoiar nosso ataque…o ruim que não temos bons reservas para esse setor…pois boa parte são meias ofensivos sem a características para ajudar a defesa. O que tenho reparado é que ZR está treinando alguns MEI para fazer outras funções e alguns laterais também….o MA é raçudo porém não tem um passe legal errando passes curtos e longos que me deixa bem bolado…armando até contra-ataques do adversário….acho que os volantes bons são Rômulo e Arão disparado e os razoáveis M.A e Cuellar ( esse último tem pelo menos um bom passe).

    OBS: Na lateral esquerda não temos substituto para o Trauco

    O ataque está bem servido me parece que Éverton está como PTE ( Ponta Ofensivo Esquerdo) e Gabriel como PTD (ponta ofensivo direito) e o Guerreiro como CA ( Centro Avante)….mas não rendeu muito pois a marcação adversária inibia nossos pontas….nitidamente ZR mudou a tática e passou a armar o time pelo meio usando ( Mancuello,Diego e Adryan), nos jogos treinos em que fomos derrotados, ainda se usava os pontas e agora contra o Boa Vista utilizamos a nova tática que é bem nova…ainda não identifiquei que esquema ZR ta usando…bem provável seja um esquema tático inovador.

    Nosso setor Meia Ofensivo é o mais agressivo que eu já analisei temos: Mancuello,Diego,Ederson,Adryan,Conca e o garoto Mateus Sávio.

    Nosso setor ofensivo (2017) é bastante superior ao elenco campeão brasileiro de 2009, temos Guerrero, (Everton e Gabriel nas pontas) , Damião, Vizeu e o recém contratado Berrío e o revelado das categorias de base Vinicius Junior.

    Conclusão: Temos elenco para disputar a Libertadores e o Brasileiro e os torneios regionais….com possibilidades enormes de erguer vários canecos em 2017 sendo o principal o caneco da Liberta.

  • Associar “box-to-box” aos jogadores de beirada é um erro de conceito. O meio campo área à área é o cara que joga por dentro.

  • O Donatti tem que ser titular nesse time. Eu entendo que agora ele está sendo poupado, mas quando ele voltar devia assumir a titularidade!! Essa zaga não me passa segurança, principalmente o Vaz. Na minha opinião a zaga titular devia ser Réver e Donatti.

    • Muito gringo tá fudendo a gente!! Se o Br e o carioca fosse que nem a liberta… estávamos voando

  • Se o Mancuello se adaptar bem defensivamente pela esquerda, gostaria de vê-lo atuando com o segundo volante ao lado do Rômulo em algumas ocasiões. Saída de bola seria excelente! Rômulo-Mancuello-Diego-Conca-Berrio-Guerrero, só que com esses jogando colocaria o Trauco no banco e posicionava o Vaz na esquerda!

  • O trauco dispensa comentários
    O Guerrero terá o seu melhor ano.. Berrio fará muito bem a ele.
    Lindo passe do argentino para o trauco.

    Rodnei fez um excelente papel de ponta. Ótima surpreza.. veloz bom passe e boa movimentação e exelente cruzamento.

  • Odeio ser o ‘torcedor pessimista’, mas no Carioca até o Cirino é craque. Basta lembrar de 2016.
    Jogaram bem e merecem reconhecimento, mas Boa Vista não é o padrão de jogo que encontraremos na Libertadores.

    • 2015-2016, mas eu fiquei feliz pelo desenho do time, como se comportou ofensivamente, o ponto negativo foi o sistema defensivo como todo

  • Cade o zagueiro argentino??

    • machucado

  • O Flamengo fez a melhor coisa em vender Jorge, porque ele ia para reserva, ai seria desvalorizado.

      • Vocês dois são dementes.
        Um jogo, onde ele ainda foi péssimo na marcação, e já é melhor que o Jorge.

        • Eles não disseram isso, também acho que o Trauco se tornaria titular, não acho ele sendo titular da seleção dele, eleito o melhor jogador do campeonato peruano viria pra ser reserva. Se ficasse no banco geraria mal estar e se fosse titular não venderíamos o Jorge, então o melhor foi vendê-lo logo

          • Titular da seleção Peruana? Isso quer dizer menos que nada. Nosso “principal” atacante também é e tem a pior médias de gols entre os atacantes da série A, tendo um dos maiores salários.
            Jorge nunca seria reserva para um peruano meia boca, ainda mais um que é pior que ele na marcação.
            Lembrando que o ZR soltou ele muito mais do que ao Jorge no ano passado. Se ele tivesse tido tanta liberdade de atacar se bah tinha mais gols que o guerrero ano passado.

            • Cara, diminui esse ódio no teu coração meu cumpadi… Vc apresenta um monte de diminuições do cara como se fossem verdades… Isso é só a tua visão, e ao meu ver, vc tá sendo um tanto cegueta… O trauco jogou bem sim, ser titular da seleção deles importa sim e meia boca é a tua que fala meias verdades…

            • Peruano meia boca? O cara arrebentou com o jogo e sempre jogou bem tanto pela seleção quanto pelo time dele. É cedo para ter uma opinião concreta, não dá para dizer que é um Junior assim como não dá pra dizer que é um Armero. Vamos aguardar.
              SRN

        • Ele não é melhor que o Jorge, só é fraco na marcação…o Jorge pecava no excesso de dribles…No geral foi bom vendê-lo pq senão Jorge iria para o banco e depois iria custa preço de uma paçoca.

  • Gostei do texto! Assino embaixo, não sei vcs mas quando eu vi a escalação e vi q não tava o caramujo nem acreditei! E agora com Diego, mancu, trauco e Pará que fazem bons passes Guerrero terá mais oportunidades na área para finalizaçãos

    • Acredito que o Guerrero irá despontar e muito esse ano, principalmente no que você descreveu.

      • Ainda mais quando o Conca começar a jogar.

Comentários não são permitidos.