Nos ricaços Flamengo e Palmeiras, base é para ‘compor elenco’

Compartilhe com os amigos

Vivendo tempos de pujança, Palmeiras e Flamengo “duelam” na apresentação de reforços de peso neste início de ano. Do lado alviverde, nomes como Felipe Melo, Michel Bastos e Alejandro Guerra. Do rubro-negro, atletas como Darío Conca e Rômulo. Enquanto isso, as categorias de base ficam relegada, com os jovens atletas servindo basicamente para “compor elenco”.

Em seu site oficial, por exemplo, o “Verdão” conta apenas com um prata-da-casa em sua página de elenco após a saída de Gabriel Jesus para o Manchester City: o meia Vitinho, de apenas 18 anos. Ele foi promovido ao profissional no ano passado e acumula quatro partidas pela equipe adulta, fazendo parte do elenco que conquistou o Campeonato Brasileiro.

Recém-chegado, o técnico Eduardo Baptista observou o time palmeirense na última Copa São Paulo de Futebol Júnior e decidiu experimentar mais cinco garotos no elenco principal: o goleiro Daniel Fuzato, o lateral direito Maílton, o zagueiro Augusto, o volante Cadina e o meia Léo Passos.

De todos eles, contudo, apenas Fuzato deve ter mais chances no estrelado elenco alviverde, já que será o novo terceiro goleiro do time, substituindo Vagner, que foi para o Mirassol – Fernando Prass e Jaílson duelarão pela titularidade.

Os outros, por sua vez, devem apenas completar treinamentos ou ficar no banco de reservas em competições de menor importância.

Quem tem menor concorrência é o ala direito Maílton, que terá como concorrentes na posição o lateral Fabiano e o volante Jean, que também joga pelo lado direito.

Augusto, Cadina e Léo Passos, por sua vez, terão que disputar posições com vários “medalhões”, o que deve cortar ainda mais suas chances. Como nos últimos anos, a equipe paulista deve emprestar vários deles para clubes da Série B.

Vale lembrar que o Palmeiras contratou diversos nomes para a temporada. Além dos já citados acima, chegaram ainda os meias Hyoran e Raphael Veiga, o zagueiro Antônio Carlos e o atacante Keno. A equipe estuda agora liberar alguns jogadores.

A situação contrasta bastante com a de alguns rivais, como o São Paulo, por exemplo. De acordo com o novo técnico tricolor, Rogério Ceni, a equipe do Morumbi terá 50% de atletas da base no profissional em 2017, algo muito diferente do que irá ocorrer no Allianz Parque.

Santos e Fluminense são outros que devem apostar forte na base para a temporada.

NO FLA, SÓ JORGE ‘REPRESENTA’ A BASE

No Flamengo, a situação é parecida: a garotada “compõe elenco” na Gávea.

No site oficial da equipe rubro-negra, figuram como pratas-da-casa os goleiros Paulo Victor, Thiago e João Lopes, os zagueiros Léo Duarte e Juan, o lateral esquerdo Jorge, o volante Ronaldo, os meias Paquetá e Adryan e os atacantes Felipe Vizeu e Thiago Santos.

De todos esses, contudo, só o ala Jorge atua com frequência. Ele assumiu a titularidade da ala esquerda flamenguista em 2015, após surgir bem na Copa São Paulo, e se mantém como dono da posição até hoje.

Contudo, o Fla vê na venda do atleta, observado por diversos clubes europeus e dono de uma multa rescisória de 30 milhões de euros (R$ 102,5 milhões), a chance de equilibrar seu caixa.

Segundo previsão orçamentária divulgada pelo próprio clube rubro-negro, no entanto, uma proposta de 10 milhões de euros (R$ 34,2 milhões) já deve ser suficiente para sacramentar a venda do atleta de 20 anos para o exterior.

Não à toa, o clube da Gávea contratou o lateral Trauco, da seleção peruana, já prevendo uma possível saída de Jorge para o Velho Continente.

Entre os outros pratas-da-casa que aparecem casualmente no time flamenguista, Juan hoje é reserva de Réver e Rafael Vaz, Paulo Victor é banco de Muralha, enquanto Felipe Vizeu disputa a posição de centroavante com os tarimbados Guerrero e Leandro Damião.

Os outros, assim como no caso do Palmeiras, só devem ter chances em treinamentos táticos e em jogos de menor importância, como os do Campeonato Carioca.

Em breve, no entanto, uma nova “fornada” de promessas da base deve chegar ao profissional da base, já que o Fla é um dos times que mais encanta na atual Copinha. O principal nome é o do atacante Vinícius Jr, de apenas 16 anos, que está na base rubro-negra desde os 10. Ele também defende a seleção brasileira sub-17.

Fonte: Espn

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Esses jornalistas inventam cada coisa? Só sai pela multa, por exemplo: a muita é 20 m de euros e os caras querem pagar a multa, mas venderão por 10 porque tá no orçamento. Vão te catar.

  • Outro dia estava me questionando…
    “Onde foram parar os 70 milhões de Reais que o Cláudio Pracownick havia anunciado para 2017 o ano mágico ???”

    Se como eu, você também quer saber desse “cascalho” que eu e você talvez acreditemos ou acreditássemos que temos ou teríamos para investir em contratações em 2017…

    Abra o Google, pesquise o tema abaixo, vá para a página em questão e entenda os rumos dessa “santa e esperada” grana para contratações para essa temporada.

    mundo rubro negro . com os 70 milhoes e o ano mágico

    Saudações
    Mengão sempre!

  • Flamengo para os próximos anos não precisa contratar gente pro gol, zaga, laterais ou meio de campo.

    Vejamos: na defesa(zaga e laterais), em caso de saída de Jorge, Thiago Ennes ou mais algum, promovam de vez Michel e Klebinho porque são ótimos. Dener é um ótimo zagueiro e tem que ser promovido tendo em vista a aposentadoria do Juan.

    Para o meio, caso VSQ não ficar mais um ano, integrem Hugo Moura pra atuar com Ronaldo, Cuellar, Arão e Rômulo. Na criação que testem Vinícius Jr e Patric.O último não é um futuro craque como Paquetá ou esse Pelé da Gávea aí, mas joga bem.

    Entre os atacantes, vejo potencial no Lincoln.

    E ainda não podemos esquecer de Thiago, Léo Duarte, Ronaldo, Paquetá, Matheus Sávio, Thiago Santos, Vizeu e o remanescente da longínqua conquista de 2011: Adryan. Melhor testar todos esses aí do que perder tempo com apostar que as vezes não renderam, pois temos que levar em conta o custo benefício de usar a base (como faz o Santos).

  • Acho q desvalorizaram Jorge. A multa de 100Mi para 32Mi é uma distância muito grande haja visto potencial para substituir o Marcelo na seleção, claro, sendo menos estrelinha e mais humilde, tem td para fazer parte da seleção. Por isso acho pouco esse valor de 32MI.

    • Pois é, uma redução de 30mi euros para 10mi euros é meio demais né. Tudo bem que em negociações sempre se cede um pouco, mas nem tanto.
      E o caixa tá equilibrado, pelo simples fato de que as 3 contratações até agora vieram sem despesas.
      Outra coisa forçada na reportagem é comparar a realidade dos dois times. Se o Flamengo tem 12 atletas da base no profissional (esqueceram do Cafu), sendo que 9 jogaram no principal em 2016, como comparar com o Palmeiras, que tem apenas 6 da base no profissional e que nunca jogaram?

  • Coluna do Flamengo: redigi um texto e gostaria de levá-lo a apreciação do administrador do site para publicação, caso aprovado.
    A quem envio?

    • Pois é, aqui há vários colegas sempre trazendo novos pontos de vista e novidades, como tb alguns escrevendo muito bem; a matéria é normalmente apenas um chamado para que a “magia” aconteça aqui na geral; eu mesmo venho muito mais pelos comentários do que pelo texto em si (muitos deles bem repetitivos), falo isto não para diminuir o espaço, mas sim como incentivo para aprimorá-lo ainda mais, razão pela qual acho interessante que a Coluna incentivasse os colegas a tb publicarem suas idéias.

      • Obrigado pelo comentário explicativo e bem feito, Leandro!
        Eu tambem, assim como você “venho muito mais pelos comentários do que pelo texto das colunas”!

        Aquele abraço

    • Boa Galvão !!!

      [email protected]

      Copiei aqui do site, acho que é esse aí.
      Manda ver aí !!!
      Ansioso pra ver teu texto.
      Grande abraço!!!

      • Beleza, Carlos!
        Espero ser aprovada e publicada aqui e que você tambem aprove o que escrevi.

        Aquele abraço

        • Fica tranquilo Galvão…
          Não importa se “criticarem” o que você escreveu…
          O que importa é que você foi lá e colocou sua opinião sobre um assunto…
          O que vale foi você ter tido peito e coragem de se expor…
          Até porque você é um Rubro Negro antenado, inteligente, experiente e experiência não se joga fora, certo ???
          Que publiquem logo seu texto, ansioso pra batermos um papo sobre ele!!!
          Boa sorte.
          Grande abraço!!!
          Mengão sempre!!!

  • O Flamengo usa bem mais a base que o palmeiras, esta longe do ideal, mas não tem nem comparação.

    Dessa nova fornada tem 3 jogadores que me impressionam, o kleber lateral direito, o Patrick (mesmo estilo do Diego, corre o campo todo, tem um excelente último passe) , e o Vinicius.

    Subiria os 3 e negociaria um lateral direito do elenco.

    • Ltom Macêdo, o nº 5 – HUGO MOURA, na sua posição, é o mais completo deles todos, na minha opinião.
      É um jogador que pode colocar pra jogar no time principal que ele dá conta.
      1º volante da melhor qualidade, ontem, ele só errou em 1 única decisão, quando dentro da área dominou a bola e chutou em cima do adversário com a intenção de a bola bater nele e ir pra tiro de meta, mas a bola ficou no domínio do atacante.
      Afora isso, ele foi perfeito no posicionamento, na cobertura, na saída de bola, nos passes distribuindo o jogo sempre pra quem tinha mais espaço pra jogar e, não perdeu nenhuma disputa de bola, jogando com seriedade sempre e chutando da intermediária aquele “foguete” que por puro pecado bateu na trave. Essa bola era pra ter entrado pra fechar com “chave de ouro” uma atuação maiúscula desse jogador – HUGO MOURA é o nome dele, não esqueçam de acompanhar as jogadas desse garoto no próximo jogo para ver um 1º volante de alta qualidade em ação!!

      O ROMULO, CUELLAR, RONALDO que se cuidem, pois, esse garoto vai tomar a posição deles e não vai demorar muito não, no máximo em 2 anos!!!!!!!

      • Eu gostei da atuação dele. Como gostei da atuação do Dener zagueiro.

        Nossa base mudou muito com essa nova direção

        • Ltom Macêdo, é outro futebol esse implantado pelo Gilmar POPOCA!
          Dificilmente o nosso goleiro do sub 20 recebe uma bola recuada pois na maioria das vezes os garotos saem jogando no toque de bola ou qdo apertados eles saem jogando com dribles para poder tocar para o colega mais próximo!
          Dá gosto de ver e, mesmo que se de repente, não conseguir o título, por mera fatalidade, o trabalho dele junto aos garotos está muito bem conduzido, é futebol de bola pra frente, como nós gostamos!!!!!!

          Aquele abraço

          • É o futebol pra frente sem o bla bla bla do ZR

          • Gostamos e muito!!!

    • O centroavante Lincoln também é promissor, se levarmos em conta que ele também tem apenas 16 anos. O volante Téo se errar menos passes na saída de bola também pode ter futuro. Já mostrou que sabe jogar tanto como primeiro ou segundo homem de meio. Acho o Dener também bom zagueiro só tenho dúvida se ele terá boa altura para a posição, o que todavia não tem atrapalhado ele de fazer gols de cabeça.

      • O time joga bem.

        Embora tenha muita gente nova, que entrou no sub20 recentemente, parece que o time incorporou um estilo de jogo já próprio.

        Esse era um dos objetivos da gestão.

  • A promessa é usar mais os jogadores da base esse ano, e isso eu quero ver.

    uma proposta de 10 milhões de euros (R$ 34,2 milhões) já deve ser suficiente para sacramentar a venda do atleta de 20 anos para o exterior.

    Aí é sacanagem, não pode ser sério isso.

  • Fonte ESPN, mais quem escreveu essa matéria? bastante tendenciosa hein, nos “Ricaços” Palmeiras e Flamengo… e ainda dizendo quem brigam pelas maiores contratações… quer veracidade na matéria? faça um levantamento de todos os times da séria A do brasileirão e veja o número de pratas da casa no elenco, quantos são titulares e apenas informem, mais ja pelo título da matéria, se vê a tendenciosidade da matéria, e pior, como alguns ja disseram, colocando o Flamengo no mesmo patamar de jogadores da base que o Palmeiras, sendo que os “pepas” contrataram mais de 10 jogadores so esse ano e o Flamengo apenas 3 e tem vários jogadores da base no elenco de cima enquanto eles apenas 1… fico sem entender esse tipo de reportagem, ainda bem que a nossa torcida é inteligente e não se deixa influenciar por essa mídia tendenciosa… SRN!!

    • Só no Paulo Nobre foram 72 contratações…

      • Carlos,
        Espero estar enganado, mas o Kleber Leite também agitou por demais o mercado durante a sua gestão pois em cada transação tem sempre o percentual do agente que é devidamente partilhado e compartilhado entre os envolvidos.
        Como disse, espero estar errado.
        SRN

        • André, infelizmente você está certo…
          Só o Romário com o K Leite, me parece que “entrou e saiu” da contabilidade 2 ou 3 vezes, fora as MEGA contratações populistas e de impacto à época que o alavancaram de radialista a beira de campo da Rádio Globo ao Mega Empresário e de abastada condição financeira que hoje o mesmo ostenta…
          Muito caixa 2 por baixo dos panos nas dezenas de contratações propostas e aceitas por ele e seus grupos de poder encrustados como um câncer na administração Rubro Negra, felizmente em passado distante, outras épocas felizmente meu amigo…
          Hoje outros tempos.
          Grande abraço.
          Mengão sempre.

  • As peppas são dirigidas por um mecenas então não podemos considerar uma instituição rica e sim um time dependente do dinheiro de uma empresa que vive dos juros cobrados dos coitados dos pensionistas, aposentados, etc. Essa bomba vai estourar em breve e as peppas voltarão a sua realidade, ou seja, a série B. Quanto ao Flamengo, caminha com as próprias pernas sem depender de um mecenas, está construindo um futuro sólido no padrão de muitos clubes europeus.SRN

    • Alto Risco Parmalat no Palmeiras novamente…
      Quem viver verá…

  • Me parece que a matéria confunde alguns pontos:

    1. “Contudo, o Fla vê na venda do atleta, observado por diversos clubes europeus e dono de uma multa rescisória de 30 milhões de euros (R$ 102,5 milhões), a chance de equilibrar seu caixa.”
    Um desavisado que leia essa frase vai achar que o Flamengo está mal financeiramente.

    2. “Segundo previsão orçamentária divulgada pelo próprio clube rubro-negro, no entanto, uma proposta de 10 milhões de euros (R$ 34,2 milhões) já deve ser suficiente para sacramentar a venda do atleta de 20 anos para o exterior.”
    O que o Flamengo fez foi colocar um previsão de venda de jogadores – qualquer um ou todos se preferirem – no valor de 10 milhões de euros. Isso porque o Flamengo entende que, em função do câmbio, o Brasil é um formador de mão de obra para os mercados europeus e asiático. Além disso, o Flamengo a última venda de jogador para o exterior de maior monta foi o Samir. Por isso o Flamengo vê que precisa trabalhar melhor a base – especialmente a fase de transição para o profissional – para não precisar ir tanto ao mercado – especialmente para compor o elenco (*) – e ainda faturar quem sabe com a venda de pelo menos um jogador por ano nessa faixa de preço. Isso não diz respeito ao Jorge especificamente.

    SRN
    (*) não parece mais o salário somados dos “jogadores que são contratados para compor elenco” são, em geral, umas 10x maiores do que se aproveitassem mais a base.

    • Belo comentário, André!

    • André se não me engano a previsão colocada de venda de jogadores é de 10 milhões de reais e não de euros.
      SRN

    • Isso,,,

  • Flamengo é ricaço e só. Ricaço é o Paulo Nobre e a Crefisa até entrarem em crise como a Unimed. Kkkkkkk
    Mengão soberano

    • São ricaços até a conta chegar.

Comentários não são permitidos.

Venha fazer parte da KTO