O perigo do protagonismo obrigatório

Compartilhe com os amigos

Salve salve nação rubro negra!

Em 2016 vivemos 2 períodos, o primeiro semestre foi de decepção com as eliminações precoces, o segundo foi de melhorias e mudanças, esperança de título e a chegada de peças chaves que nos colocou na briga do campeonato brasileiro.

Com a manutenção de boa parte do elenco e a chegada de contratações específicas, elevamos ainda mais o patamar e hoje temos um dos melhores elencos do Brasil, sim, um dos. Logo as comparações e as intitulações de “protagonistas” e “obrigatoriedades” começam a aparecer, Carioca é obrigação, Libertadores é obrigação, brasileiro é obrigação! E é ai que mora o perigo.

Como já sabemos o Campeonato Carioca não é objetivo para o Flamengo, provavelmente entrará um time misto, ou seja, enquanto disputarmos campeonatos importantes a Primeira Liga e Carioca serão secundários. Se tratando de campeonatos nacionais, as prioridades para o Flamengo será o Brasileiro e Copa do Brasil, mas não devemos esquecer que entre eles existirá também a Libertadores, e como sabemos nosso calendário é cheio e cansativo, a rotatividade de jogadores precisará entrar em ação.

Se em 2016 já estávamos entre os melhores elencos, este ano confirmamos ainda mais essa afirmativa, principalmente no meio de campo, com Diego, Conca, W. Arão e Rômulo, melhor meio campo do brasil, tecnicamente falando, ainda precisa jogar para provar, mas seria um pecado ignorar outros elencos que também chegam fortes para a briga, como o Palmeiras, Atlético-MG e Santos, basicamente são estes os protagonistas do atual futebol brasileiro, não somente um, mas todos esses.

O protagonismo e a obrigatoriedade se tornam perigosos quando se ignora o formato e a dificuldade das competições, é só olhar para o último campeão da Libertadores, o Atlético Nacional (COL), poucos conheciam, um time que há muitos anos não chegava nem perto da final, e como sabemos a Libertadores é um campeonato diferenciado, facilmente times tradicionais e de peso caem perante times se quer conhecidos. O último time brasileiro a disputar a final da liberta foi o Atlético MG em 2013, e de lá para cá todos os times brasileiros consideramos favoritos ao título não conseguiram ir bem na fase de grupos ou caiam no mata-mata. Quem não se lembra do Corinthians que batia até o Barcelona e caiu na segunda-fase?

Libertadores não é um título fácil de se ganhar e com as mudanças no calendário deste ano o novo formato ainda precisa ser digerido pelos clubes, novos reforços podem chegar na janela do meio do ano como também alguns podem sair. Se temos um elenco forte devemos saber usar com sabedoria, humildade e ganhar em campo, qualquer euforia e cobrança exagerada pode atrapalhar o time e desviar o foco do objetivo.

Estamos construindo não somente um clube, mas também um elenco forte para disputar qualquer campeonato para vencer. Podemos não vencer a libertadores este ano ou o campeonato brasileiro, mas os títulos virão e serão consequência de um bom trabalho.

Sei que tem muito torcedor que vai cobrar como se fossemos um Barcelona ou Real Madrid da vida, calma, ainda vamos chegar lá, queimar etapas só atrapalha. Futebol se ganha em campo, o time precisa ter mentalidade de campeão, jogar para ganhar sempre, mas nada de salto alto e cantar vitória, empolgação é para a torcida!

Twitter… Siga-me os bons! 

Matheus Gonzaga. SRN!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Aos que relegam a Primeira Liga uma competição secundária (como o Carioca), não se esqueçam do contexto político pela qual ela foi criada. À meu ver, ela é extremamente importante para o Flamengo e os clubes associados, perdendo somente para a Libertadores e em igualdade com o Brasileiro… &;-D

  • Temos que brigar sempre entre os 4 melhores de todos os campeonatos. Carioca e liga que são mais fracos, temos como obrigação chegar a final

  • Obrigações Flamengo 2017
    Final carioca
    Final da liga
    Semifinal libertadores
    Semifinal copa do brasil
    3 primeiros do brasileiro

    Título é consequência…..será natural ganhar algum desses

    • Falou tudo! Não temos que colocar como obejtivo o título. Óbvio que temos que ganhar se chegarmos, mas como consequência de um trabalho bem feito!

  • Tenso falar em obrigação de título. Claro que a torcida quer títulos, seja carioqueta ou uma libertadores e até um mundial, mas na verdade o trabalho que vem sendo feito e que não precisa ser dito pois já é realidade e de conhecimento de todos (inclusive dos antis) é nosso maior tesouro.

    Na minha opinião a obrigação do Flamengo a partir de 2017, é ser um dos protagonistas de todo e qualquer título a ser disputado. É se manter sempre entre os 4 primeiros do brasileiro, é ser no minimo semi-finalista da copa do Brasil e libertadores. Esse é o papel obrigatório do Flamengo de hoje. Ser campeão é o que queremos, mas obrigação é fazer uma participação digna de sua posição de referência no futebol nacional, continental e mundial. Essa é a posição que estamos galgando. Tem que manter o time na vitrine TOP de tudo que disputa. Só assim manteremos a procura dos patrocinadores, grandes jogadores interessados em defender o clube, sócio torcedor batendo recordes, venda de produtos originais em alta. Tudo isso colaborando pela permanência do Flamengo no patamar que merece.

    SRN.

  • Título nenhum é obrigação. Futebol brasileiro é muito nivelado.

    Flamengo tem a obrigação de DISPUTAR todos os títulos, entrar pra ganhar absolutamente tudo! Temos que estar preparados pra ganhar. A cobrança precisa seguir junto com a razão. Campeão brasileiro é só um.

    Estruturando nossa categoria de base, departamento de futebol, filosofias coerentes, tanto financeiras quanto de futebol propriamente ditas, estaremos mais perto do sucesso.

    Senão, a cada bom campeonato, porém sem título, teremos que recomeçar tudo do zero? Técnico, jogadores, presidente..

    • Perfeito Ruan.

    • É isso ai, titulo é competência e esforço! Protagonismo no futebol vem de acordo com qualidade técnica do time. O flamengo vem se qualificando ano a ano e cada vez mais vai tendo um time melhor do que o outro. Desse jeito, o flamengo caminha em direção a ser protagonista. O flamengo se desfazendo de alguns jogadores ruins e contratando jogadores melhores o protagonismo virá naturalmente e com títulos.

      • Perebagem reduzindo aos poucos, mas em ritmo constante, uma hora a gente chega lá.

    • Temos um dos melhores elencos do brasil e depedendo do atacante que chegar o melhor elenco do brasil, temos um time que no papel e o melhor time do brasil (agora e com vc Ze Ricardo) temos a infraestrutura necessaria para os jogadores, Com CT centro medico otimo, temos ou no caso teremosum estadio pra ser nossa casa, e ja começamos o ano com as coisas no eixo, vamos ganhar alguma campeonato importante este ano:? pra mim sim, pois a BOLA NAO ENTRA POR ACASO, qual? o tempo dira, porém e impossivel quando vc trabalha de forma correta como estamos fazendo os titulos nao aparecerem, (a diretoria acredito que se preparou para isto em 2016 mais alguns fatores impediram, Bendita arritmia) a chance de novamente ficarmos no quase em 2017 pra mim é minima

      • Temos tudo pra conquistarmos algo bom.

        Caso não seja dessa forma, não precisamos por fogo em ônibus. O trabalho está sendo feito.

  • 26 jogos..o número ideal!

    Título=Dinheiro; Campeonato=visibilidade seguindo essa lógica, creio que o Mengão poderia seguir essa lógica. Em 2017 o torneio que mais dará dinheiro será Copa do Brasil o de maior visibilidade Libertadores, o vencedor da CB participa da libertadores do próximo ano e o vencedor da Libertadores dá acesso ao mundial, pensando nisso para mim esses são são os dois torneios mais valiosos, e digo os mais curtos em números de jogos para tamanha visibilidade e para fazer caixa (para chegar até a final e ser o campeão da CB precisará de 8 jogos; da libertadores 14 jogos, somando são apenas 24 jogos pra que o time alcance seus principais objetivos no ano, menos do que as 38 rodadas do brasileirão). Brasileirão, Carioca e Primeira liga são “menos importantes” PL e carioca não dão acesso a nada e Brasileirão são necessário 38 rodadas para se sagrar campeão e ainda se classificar para libertadores.
    SRN Vamos Mengão 24 jogos mais 2 do mundial = 26 jogos) em que a equipe precisa esta 100% bem fisicamente e mentalmente!!

    • Classificar-se para a Libertadores pelo Brasileirão é imperioso, ainda mais agora que entra uma carrada, uma vergonha se não consegui-lo;
      Disputar forte qualquer competição é obrigação;
      Acaso fosse seguido o seu raciocínio e o time conseguisse os objetivos seria sim maravilhoso.

  • Só se pode exigir de onde se pode tirar. A torcida do Flamengo tem todo o direito de cobrar conquistas. Temos a maior torcida e o maior investimento. Os clubes gigantes são lembrados por conquistas e não por boas campanhas. O Flamengo jamais deve ficar feliz com terceiro ou quarto lugar. Pergunte ao Real Madri se eles acham motivo de alegria o segundo lugar vendo o Barcelona campeão.

    • Perfeito . Quem comemora vaga é flanelinha !

  • Isso é besteira! Se tem time bom, com bons jogadores, que dispute qualquer competição pra ganhar, vai ser protagonista. Isso não atrapalha! O que atrapalha é ter jogador ruim. Não é o oba oba que faz o time perder. É o desequilíbrio tecnico. O flamengo ainda tem jogadores ruim no grupo, mas as contratações vem melhorando a cada ano. Os próprios exemplos citados acima diz isso! Esses time que foram citados no texto tinham jogadores bem medíocres.

    • A verdade é que o CR8 só é lembrado porque o time já está num nível melhor, há alguns anos atrás ele seria considerado craque.

  • Não sendo eliminado de forma vergonhosa como as de 2016 eu já fico feliz,o fla tem que se tornar protagonista novamente e isto é que é obrigatório,um dia desses eu fui ver a página do San Lorenzo e muitos falando que não tinha mais medo do fla, pelos resultados recentes e isto é verdade,em 2013 eu tive a infelicidade de ver a maior vergonha que eu lembro envolvendo o flamengo,na minha opinião nem nos 3 x 0 pro América foi tão vergonhoso,que foi ser eliminado em casa no Maracanã lotado pro León,hj temos time pra brigar por títulos e pelo salário que ganham, esses caras tem que honrar e principalmente ter vontade de jogar pelo fla oque faltou por exemplo contra o palestino.

  • Bem, retificando um dado do texto: Flamengo não quer priorizar a Copa do Brasil, na verdade o Flamengo não quer nem disputar a Copa do Brasil, quer ganhar a Libertadores.
    Agora prosseguindo, a mudança no calendário beneficiou os times brasileiros, porque a janela do meio do ano apesar de ser a que nos tira os nossos melhores jogadores, também é a que nos traz normalmente os melhores reforços. E o time que estiver vivo na Libertadores vai se esforçar pra não sair jogador importante nessa janela.
    Além de termos um calendário diferente dos demais sulamericanos, o segundo semestre é quando temos o nossos times no auge, verificamos os pontos fracos e corrigimos e nossos jogadores estão mais entrosados e com ritmo de jogo.
    Devido a todos esses fatores, acredito que os brasileiros só tiveram benefícios com essa mudança.
    Em relação aos favoritos, não boto o Santos no mesmo nível de Palmeiras e Flamengo, eles tem um bom time, organizado e entrosado, mas nada além disso, além de estarem com dificuldade pra contratar.
    Já o Atlético-MG tem muitos bons jogadores, mas temos que aguardar, porque saíram 2 jogadores importantes, o Rafael Carioca quase saiu e a janela ainda está aberta. Temos que ver como vão conseguir repor a perda desse primeiro volante e como vai render esse zagueiro contratado, além de saber se não vai sair mais ninguém.
    Por esses motivos vejo Flamengo e Palmeiras à frente.

    • Boa…

  • É muito mais difícil para um time brasileiro ganhar a Libertadores do que um argentino ou paraguaio. Sabe pq?
    Pq aqui no Brasil há 10, 11 times grandes que querem brigar pelo título nacional ou pela vaga na Libertadores, na Argentina, 4 ou 5; na Colômbia 2 ou 3. Ou seja, o Brasileirão tem um nível técnico maior, mais equilibrado; uma derrota pode jogar o time lá embaixo da tabela. Já nos demais o desequilíbrio é menor.
    Por isso acho bastante complicado conciliar as 2 competições…

    • Tem certeza?acho que não está acompanhando nem um dos campeonatos,na argentina do 1° até o 7° se eu não me engano estão todos colados, além de não ter 4 ou 5 que brigam por títulos pois Boca juniors,River plate,Estudiantes,Independiente,Lanus,S an Lorenzo,Racing e algumas outros sempre brigam acirrado pelo título,no Colombiano sempre tem uma surpresa.

    • Nunca assisti um campeonato com 11 times brigando pelo título… no máximo briga 3 ou 4.

      • Exatmente, geralmente temos 2 times bons no brasileiros só olhar os últimos anos, 2016 foi uma exceção tivemos 4 times em condição de brigar pelo título mas geralmente se resumo a 2 times bons, a Libertadores geralmente tem 5 a 6 times fortes, sem falar que as tranqueiras da Libertadores são melhor que as tranqueiras do brasileirão.

    • Não concordo nunca vi um brasileirão com 11 times bons, geralmente se resume a 2 times fortes(vide os ultimos anos), o último foi uma exceção tivemos 4 times bons (Fla, Galo, Santos e Palmeiras) o resto é tranqueira. Libertadores além dos melhores brasileiro geralmente 3 times bons, tem mais 2 ou 3 bons Argentino e mais 1 time forte ( Geralmente Colombiano ou Uruguaio), sem falar que as tranqueiras da Libertadores são melhores que as tranqueiras do Brasileirão, é muito mais fácil ganhar o Brasileiro que a Libertadores, vide Palmeiras campeão da Copa do Brasil e Brasileiro caiu no grupo da morte da Libertadores e saiu na fase de grupos.

    • Sempre foi…

  • Não se pode ter medo de ser protagonista!

  • Só existe um protagonista no filme. E no filme dos próximos 10 anos, é o Flamengo. Vai ter que aprender a lidar com a responsabilidade. Salários de 500 mil e toda essa estrutura são para isso, para ter jogadores que aguentam a pressão.

    • Apoiado…

  • Protagonista temos obrigação de ser, e a torcida deve cobrar por isso, está no nosso DNA, e todo o esforço da diretoria estes anos foi para estarmos entre os melhores. Campeões? Talvez… mas futebol só é apaixonante porque é imprevisível. Se achar ruim chegar em terceiro, precisa conversar com um psiquiatra. Porque ganhar todo ano não vai, não é lógico. Mas se formos protagonistas, brigando sempre lá em cima, ganharemos mais vezes que todos os outros times. Esse é o lugar do Flamengo, nós sabemos, e as outras torcidas tbm sabem, por isso andam histéricas
    e arrancando as calcinhas pela cabeça ultimamente.

    • Exatamente. Quem acha que vai ser campeão todo ano só em 3 opções no mundo: PSG Bayern ou Juventus. O objetivo tem que ser o de ser competitivo e lutar pelo brasileirão e libertadores todo ano. Se vai chegar no título é outra estória

  • Cara, ninguém chega no real madri e pergunta se os caras tem medo de serem favoritos.

    No Flamengo também é assim, o clube é gigante e sempre deverá ser protagonista de qualquer competição que for disputar.

  • Perigo ???? Ueh, que perigo ?? Isso aqui é Flamengo, somos os maiores, os maiorais, estamos apenas voltando para o nosso lugar de direito, é que nem aquela frase que diz que o difícil não é chegar mas sim se manter, agora pra um time que tem excelente estrutura, excelente elenco, nada mais justo é óbvio do que estar em uma excelente posição em qualquer campeonato, tem de ser uma via de mão dupla, não vejo perigo nisso ….

Comentários não são permitidos.