Colunas

O perigo do protagonismo obrigatório

Salve salve nação rubro negra!

Em 2016 vivemos 2 períodos, o primeiro semestre foi de decepção com as eliminações precoces, o segundo foi de melhorias e mudanças, esperança de título e a chegada de peças chaves que nos colocou na briga do campeonato brasileiro.

Com a manutenção de boa parte do elenco e a chegada de contratações específicas, elevamos ainda mais o patamar e hoje temos um dos melhores elencos do Brasil, sim, um dos. Logo as comparações e as intitulações de “protagonistas” e “obrigatoriedades” começam a aparecer, Carioca é obrigação, Libertadores é obrigação, brasileiro é obrigação! E é ai que mora o perigo.

Como já sabemos o Campeonato Carioca não é objetivo para o Flamengo, provavelmente entrará um time misto, ou seja, enquanto disputarmos campeonatos importantes a Primeira Liga e Carioca serão secundários. Se tratando de campeonatos nacionais, as prioridades para o Flamengo será o Brasileiro e Copa do Brasil, mas não devemos esquecer que entre eles existirá também a Libertadores, e como sabemos nosso calendário é cheio e cansativo, a rotatividade de jogadores precisará entrar em ação.

Se em 2016 já estávamos entre os melhores elencos, este ano confirmamos ainda mais essa afirmativa, principalmente no meio de campo, com Diego, Conca, W. Arão e Rômulo, melhor meio campo do brasil, tecnicamente falando, ainda precisa jogar para provar, mas seria um pecado ignorar outros elencos que também chegam fortes para a briga, como o Palmeiras, Atlético-MG e Santos, basicamente são estes os protagonistas do atual futebol brasileiro, não somente um, mas todos esses.

O protagonismo e a obrigatoriedade se tornam perigosos quando se ignora o formato e a dificuldade das competições, é só olhar para o último campeão da Libertadores, o Atlético Nacional (COL), poucos conheciam, um time que há muitos anos não chegava nem perto da final, e como sabemos a Libertadores é um campeonato diferenciado, facilmente times tradicionais e de peso caem perante times se quer conhecidos. O último time brasileiro a disputar a final da liberta foi o Atlético MG em 2013, e de lá para cá todos os times brasileiros consideramos favoritos ao título não conseguiram ir bem na fase de grupos ou caiam no mata-mata. Quem não se lembra do Corinthians que batia até o Barcelona e caiu na segunda-fase?

Libertadores não é um título fácil de se ganhar e com as mudanças no calendário deste ano o novo formato ainda precisa ser digerido pelos clubes, novos reforços podem chegar na janela do meio do ano como também alguns podem sair. Se temos um elenco forte devemos saber usar com sabedoria, humildade e ganhar em campo, qualquer euforia e cobrança exagerada pode atrapalhar o time e desviar o foco do objetivo.

Estamos construindo não somente um clube, mas também um elenco forte para disputar qualquer campeonato para vencer. Podemos não vencer a libertadores este ano ou o campeonato brasileiro, mas os títulos virão e serão consequência de um bom trabalho.

Sei que tem muito torcedor que vai cobrar como se fossemos um Barcelona ou Real Madrid da vida, calma, ainda vamos chegar lá, queimar etapas só atrapalha. Futebol se ganha em campo, o time precisa ter mentalidade de campeão, jogar para ganhar sempre, mas nada de salto alto e cantar vitória, empolgação é para a torcida!

Twitter… Siga-me os bons! 

Matheus Gonzaga. SRN!

Matheus Gonzaga

Ver comentários

  • Perigo ???? Ueh, que perigo ?? Isso aqui é Flamengo, somos os maiores, os maiorais, estamos apenas voltando para o nosso lugar de direito, é que nem aquela frase que diz que o difícil não é chegar mas sim se manter, agora pra um time que tem excelente estrutura, excelente elenco, nada mais justo é óbvio do que estar em uma excelente posição em qualquer campeonato, tem de ser uma via de mão dupla, não vejo perigo nisso ....

  • Cara, ninguém chega no real madri e pergunta se os caras tem medo de serem favoritos.

    No Flamengo também é assim, o clube é gigante e sempre deverá ser protagonista de qualquer competição que for disputar.

  • Protagonista temos obrigação de ser, e a torcida deve cobrar por isso, está no nosso DNA, e todo o esforço da diretoria estes anos foi para estarmos entre os melhores. Campeões? Talvez... mas futebol só é apaixonante porque é imprevisível. Se achar ruim chegar em terceiro, precisa conversar com um psiquiatra. Porque ganhar todo ano não vai, não é lógico. Mas se formos protagonistas, brigando sempre lá em cima, ganharemos mais vezes que todos os outros times. Esse é o lugar do Flamengo, nós sabemos, e as outras torcidas tbm sabem, por isso andam histéricas
    e arrancando as calcinhas pela cabeça ultimamente.

    • Exatamente. Quem acha que vai ser campeão todo ano só em 3 opções no mundo: PSG Bayern ou Juventus. O objetivo tem que ser o de ser competitivo e lutar pelo brasileirão e libertadores todo ano. Se vai chegar no título é outra estória

  • Só existe um protagonista no filme. E no filme dos próximos 10 anos, é o Flamengo. Vai ter que aprender a lidar com a responsabilidade. Salários de 500 mil e toda essa estrutura são para isso, para ter jogadores que aguentam a pressão.

  • É muito mais difícil para um time brasileiro ganhar a Libertadores do que um argentino ou paraguaio. Sabe pq?
    Pq aqui no Brasil há 10, 11 times grandes que querem brigar pelo título nacional ou pela vaga na Libertadores, na Argentina, 4 ou 5; na Colômbia 2 ou 3. Ou seja, o Brasileirão tem um nível técnico maior, mais equilibrado; uma derrota pode jogar o time lá embaixo da tabela. Já nos demais o desequilíbrio é menor.
    Por isso acho bastante complicado conciliar as 2 competições...

    • Tem certeza?acho que não está acompanhando nem um dos campeonatos,na argentina do 1° até o 7° se eu não me engano estão todos colados, além de não ter 4 ou 5 que brigam por títulos pois Boca juniors,River plate,Estudiantes,Independiente,Lanus,S an Lorenzo,Racing e algumas outros sempre brigam acirrado pelo título,no Colombiano sempre tem uma surpresa.

    • Nunca assisti um campeonato com 11 times brigando pelo título... no máximo briga 3 ou 4.

      • Exatmente, geralmente temos 2 times bons no brasileiros só olhar os últimos anos, 2016 foi uma exceção tivemos 4 times em condição de brigar pelo título mas geralmente se resumo a 2 times bons, a Libertadores geralmente tem 5 a 6 times fortes, sem falar que as tranqueiras da Libertadores são melhor que as tranqueiras do brasileirão.

    • Não concordo nunca vi um brasileirão com 11 times bons, geralmente se resume a 2 times fortes(vide os ultimos anos), o último foi uma exceção tivemos 4 times bons (Fla, Galo, Santos e Palmeiras) o resto é tranqueira. Libertadores além dos melhores brasileiro geralmente 3 times bons, tem mais 2 ou 3 bons Argentino e mais 1 time forte ( Geralmente Colombiano ou Uruguaio), sem falar que as tranqueiras da Libertadores são melhores que as tranqueiras do Brasileirão, é muito mais fácil ganhar o Brasileiro que a Libertadores, vide Palmeiras campeão da Copa do Brasil e Brasileiro caiu no grupo da morte da Libertadores e saiu na fase de grupos.

  • Bem, retificando um dado do texto: Flamengo não quer priorizar a Copa do Brasil, na verdade o Flamengo não quer nem disputar a Copa do Brasil, quer ganhar a Libertadores.
    Agora prosseguindo, a mudança no calendário beneficiou os times brasileiros, porque a janela do meio do ano apesar de ser a que nos tira os nossos melhores jogadores, também é a que nos traz normalmente os melhores reforços. E o time que estiver vivo na Libertadores vai se esforçar pra não sair jogador importante nessa janela.
    Além de termos um calendário diferente dos demais sulamericanos, o segundo semestre é quando temos o nossos times no auge, verificamos os pontos fracos e corrigimos e nossos jogadores estão mais entrosados e com ritmo de jogo.
    Devido a todos esses fatores, acredito que os brasileiros só tiveram benefícios com essa mudança.
    Em relação aos favoritos, não boto o Santos no mesmo nível de Palmeiras e Flamengo, eles tem um bom time, organizado e entrosado, mas nada além disso, além de estarem com dificuldade pra contratar.
    Já o Atlético-MG tem muitos bons jogadores, mas temos que aguardar, porque saíram 2 jogadores importantes, o Rafael Carioca quase saiu e a janela ainda está aberta. Temos que ver como vão conseguir repor a perda desse primeiro volante e como vai render esse zagueiro contratado, além de saber se não vai sair mais ninguém.
    Por esses motivos vejo Flamengo e Palmeiras à frente.

  • Não sendo eliminado de forma vergonhosa como as de 2016 eu já fico feliz,o fla tem que se tornar protagonista novamente e isto é que é obrigatório,um dia desses eu fui ver a página do San Lorenzo e muitos falando que não tinha mais medo do fla, pelos resultados recentes e isto é verdade,em 2013 eu tive a infelicidade de ver a maior vergonha que eu lembro envolvendo o flamengo,na minha opinião nem nos 3 x 0 pro América foi tão vergonhoso,que foi ser eliminado em casa no Maracanã lotado pro León,hj temos time pra brigar por títulos e pelo salário que ganham, esses caras tem que honrar e principalmente ter vontade de jogar pelo fla oque faltou por exemplo contra o palestino.

  • Isso é besteira! Se tem time bom, com bons jogadores, que dispute qualquer competição pra ganhar, vai ser protagonista. Isso não atrapalha! O que atrapalha é ter jogador ruim. Não é o oba oba que faz o time perder. É o desequilíbrio tecnico. O flamengo ainda tem jogadores ruim no grupo, mas as contratações vem melhorando a cada ano. Os próprios exemplos citados acima diz isso! Esses time que foram citados no texto tinham jogadores bem medíocres.

    • A verdade é que o CR8 só é lembrado porque o time já está num nível melhor, há alguns anos atrás ele seria considerado craque.

  • Só se pode exigir de onde se pode tirar. A torcida do Flamengo tem todo o direito de cobrar conquistas. Temos a maior torcida e o maior investimento. Os clubes gigantes são lembrados por conquistas e não por boas campanhas. O Flamengo jamais deve ficar feliz com terceiro ou quarto lugar. Pergunte ao Real Madri se eles acham motivo de alegria o segundo lugar vendo o Barcelona campeão.

Notícias recentes

Botafogo perde, Palmeiras assume liderança e Fluminense se aproxima do Z-4; veja tabela atualizada do Brasileirão 2024

Flamengo entra em campo apenas na terça-feira (26), contra o Fortaleza Enquanto o Flamengo se…

24/11/2024

Presidente do Flamengo sonha com a contratação de ídolo do São Paulo

Rodolfo Landim deseja ter Calleri no Flamengo Rodolfo Landim vive as últimas semanas como presidente…

23/11/2024

De La Cruz faz churrasco após treino do Flamengo e debocha: “Muito triste”

Publicação de De La Cruz tem piscina, churrasco e deboche O Flamengo deu sequência neste…

23/11/2024

Boavista anuncia contratação de atacante campeão do Brasileirão pelo Flamengo

Erick Flores fez parte do elenco do Flamengo campeão do Carioca e do Brasileirão em…

23/11/2024

Léo Moura quebra silêncio sobre saída de Gabigol do Flamengo

Gabigol não será jogador do Flamengo em 2025 Após a final da Copa do Brasil…

23/11/2024

Flamengo busca aumentar retrospecto positivo contra o Fortaleza em jogo do Brasileirão

Fortaleza e Flamengo medem forças pela 35ª rodada do Brasileirão O Flamengo segue preparação para…

23/11/2024