O relaxamento rubro-negro

Compartilhe com os amigos

Caraca, moleque, que dia, que isso… Ontem o dia do Flamengo foi movimentadíssimo, de tudo ocorreu, mas entre mortos e feridos, estamos firmes.

Com exceção da histórica apresentação da nossa nova parceira Carabao, tudo que aconteceu nesse dia 26 de Janeiro de 2017 foi mais por culpa de um certo relaxamento da alta cúpula do Flamengo, era pra diretoria ter agido antes e evitar alguns transtornos.

Começando pelo caso do Godinho, ainda que esse escândalo não tenha respingado muito no Flamengo, mas era pra diretoria ter afastado o vice-presidente antes, em setembro do ano passado, quando o dirigente foi conduzido coercitivamente na 34ª fase da Operação Lava-Jato.

De qualquer maneira, não passa uma impressão legal o Flamengo ser citado na capa do caderno policial em um caso de corrupção justamente no dia da apresentação do novo patrocinador, mas ainda gozamos de prestígio e confiança com a imagem do Bandeira de Mello.

Depois vieram as informações de que a contratação do ponta Orlando Berrío está acertada, o que pra alguns pode ser um bom negócio, mas pra mim é uma tragédia anunciada, é caríssimo, e tem um currículo bem pobre. A reação dos colombianos no Twitter quando ele entrou no Jogo da Amizade ilustra isso:

Ficamos traumatizados com jogadores nessas características após Marcelo Cirino se tornar o pior investimento do Flamengo dos últimos 20 anos, mas vamos torcer para que dê certo, só não venham falar que ‘todo mundo queria’ se não der certo depois, tomara que eu queime a minha língua.

E sim, isso foi por culpa do relaxamento da diretoria do Flamengo também, não é mistério algum que precisamos de pontas de qualidade caso Zé Ricardo não abra mão do seu 433, era pra ter encaminhado a contratação de um jogador melhor antes, e não às vésperas do inicio da temporada.

E agora teremos o mesmo problema com a lateral-esquerda, deixamos pra vender o Jorge muito tarde, ou muito cedo. O valor? Corretíssimo, 30 milhões é aceitável sim, senhores. Trata-se de um lateral, e não um meia ou um atacante, existe essa diferença, não tem como negar.

Marcelo foi vendido ao Real Madrid por 16 milhões, mais novo, jogando de titular na seleção, e fazendo gol. Douglas Santos, medalha de ouro com o Brasil na Rio-2016, foi vendido por 25 milhões. Jorge não é genial, mas tem potencial pra chegar lá.

Acredito que já estava engatilhada essa situação, pois tá na cara que o Trauco veio pra ser titular, só achei que era pra ter vendido o Jorge no mês passado ou acertado para ele sair só janela do meio do ano, para termos tempo de ir atrás de um bom e barato substituto para o peruano.

Ainda tem o caso do Paulo Victor, que tembém era pra ter saído bem antes, além de um lateral-esquerdo reserva, teremos que ir atrás de um goleiro cascudo para jogar a Libertadores da América, não podemos colocar essa responsabilidade nos jovens que temos.

Enfim, acredito que tudo será resolvido, mas serão preocupantes esses primeiros jogos do Flamengo no ano, pois ainda estaremos acertando as coisas.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga

Siga no Twitter:  twitter.com/DungaVinny (@DungaVinny)

Curta no Facebook: facebook.com/ColunaDoVinny

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Poxa. Esse Moraes da base vai vingar como bom lateral. Ao invés de gastar, tem que dar uma chance, assim fica dificil, formar jogador e não colocá-lo em exposição porque ainda é novo. No Santos, Inter, São Paulo teria chances e seria vendido.

  • Contratação dessa diretoria incompetente no futebol sempre deixa os torcedores com um pé atrás.
    Se ele jogar bem fizeram a obrigação, se jogar mal são incompetentes.
    A cota de erros desses imbecis já foi superada!

  • Vamos ter um perda técnica na lateral esquerda sem dúvida não dá para comparar o Trauco com o Jorge. Trauco é um jogador comum quase um clone do Cássio mas como os Clubes sempre precisam negociar pelo menos um jogador por ano para equilibrar seu orçamento paciência e vida que segue, agora quem sabe o Berrío não será diferente do Cirino que todo mundo botava fé e não deu em nada e ele em que muitos estão achando que foi uma loucura possa render alguma coisa.

  • Sobre o autor do texto. Ele consegue defecar com os dedos

  • Prá mim péssima análise, só porque o Berrío é parecido fisicamente com o Cirino não quer dizer que jogue a mesma cois, porque “tragédia anunciada”?
    Jorge deveria ter sido vendido antes, será que tinha proposta oficial ano passado? Concordo que o Godinho poderia ter sido afastado antes, mas como afastar uma pessoa por causa de ser levado prá depor, nada tinha sido provado. Paulo Victor sair antes, tinha proposta prá ele sair antes?

  • Boa Análise, Vinny!
    Tô contigo nessa aí!
    SRN

  • Interessante… quando o Cirino veio, 100% da torcida apoiou e veja no que deu! Agora, com a vinda de Berrio, vou rir muito se ele der certo, por saber que a maioria criticou a contratação só porque ele é “parecido” com o Cirino… &;-D

  • Pra mim a saída do godinho enfraquece muito o zé ricardo,afinal foi ele quem o puxou pra treinar o time e tbm quem o bancou no cargo sem falar que tinha total poder sobre o futebol..vamos ver como vai ser daqui pra frente….

  • Problema é que o ZR só sabe jogar com uma formação e nessa o importante do ponta é ter força física pra ajudar na marcação.

    Pra ser babá de lateral o Berrio é perfeito. Força física e velocidade. Só é caro.

    • O cara fez o mesmo tanto de gols que o decantado Borja e jogou menos que ele e você diz que ele só serve prá isso?

      • Eu até acho uma boa contratação o Berrío. Mas o que eu posso falar dele é isso. Teve um ano feliz.

        Dependendo do valor pode trazer. Não concorda que ele é exatamente o que o ZR procura?

        • O Zé procura uma cara que seja artilheiro e ajude na marcação também, se fosse só para marcar ficaria com Gabriel que faz isso muito bem.

          • Lembre que ele fez esses gols em um ano da carreira, não dá pra dizer que ele é goleador, mas gosto da contratação se for por um valor justo.

            • Borja, Gabriel Jesus, Marinho todos foram artilheiros esse ano, sem comparações é claro.

              • Não queria a contratação do Marinho. Prefiro o Berrío.

                Os outros dois são muito jovens, então a primeira temporada deles como goleador e uma coisa positiva. Embora tenha visto pouco jogos do Borja.

  • Imagino que pedem pra o Flamengo utilizar os garotos dá base, daí basta vender um jogador que já querem que compre outro pra reserva…O Thiago é um ótimo reserva pro muralha, assim nunk vms revelar jogadores

    • Concordo, tem o Michael que se machucou na copinha e era considerado o substituto natural do Jorge, e o reserva dele, o Moraes mostrou que é muito bom jogador.

  • Lateral reserva tem o Moraes e o Maycon do sub20. Goleiro reserva vai de Thiago mesmo tem 20 anos e ja é adulto feito. Quanto a ponta o mercado não oferece peças a se escolher: os bons são caros (20 mill pra cima) e os medianos (que estão estão nosso alcance) geram desconfiança da torcida como ocorre com o Berrio. Quanto ao Godinho estávamos no meio de uma disputa por título há época creio que afasta-lo naquele momento não seria bom.

    • COncordo que pra lateral esquerda e goleiro não precisa contratar ninguem …. COntratamos anderson pico, talyson e armeiro pra LE e nenhum deu certo, e quem ficou com a vaga foi o jorge da base, logo podemos dar chance a esses dois jogadores da base, sem esquecer que temos Everton e Para que podem ser colocados ali.
      Quanto ao goleiro, a não ser que o muralha se machuque, dificilmente ele nao jogara, pois libertadores e jogos da seleção sao em semanas distintas, e mesmo no brasileirao que as vezes tem jogo no dia seguinte, o flamengo poderia pedir pra adiar o jogo em mais um dia, ou jogar com muralha mesmo, ja que o mesmo sempre é convocado como 3 opção, nunca entra. MAis prefiro dar chances qdo tiver ao jovem goleiro, tem que formar jogadores, nao precisa desse medo todo.

  • Bom texto. Só não acho que temos que ficar refém do 4-3-3 com dois pontas abertos. O bom técnico é aquele que arma um esquema competitivo com os jogadores que tem. E podemos jogar com Ederson e Everton pelas pontas, o Bérrio, assim como você não acho dos melhores e caro.

    • Boa Alexandre!
      Valeu! Abraço!

    • Concordo com tudo e acrescento um pouco a mais, não sei se lembra mas em uma entrevista com o Murici , ele falou que detestava o esquema com 3 zagueiros, mas no elenco do SP tinham 3 excelentes zagueiros, dai ele montou e sabemos no que deu, títulos do campeonato brasileiro.
      Acredito que um bom técnico tem q ter sua tática bem definida e talvez uma com alguma variação, mas técnicos espetaculares em suas épocas pelo menos conseguiam ter um time extremamente competitivo mas com o elenco que em determinada posição carecia de uma peça , Ex. Corinthians de tite que não tinha um 9 matador ( Vagner Love nunca foi).SRN a todos os amigos !!

  • Fala Vinny, concordo quanto ao Godinho que deveria ter sido afastado antes e tb fico temeroso com o Berrio, mas vc esqueceu da cereja do bolo dessa fatídica quinta feira, que foi a desistência do inter e a consequente permanência do cirino. Isto porque o cap “melou” a transação, alegando que jogar a segunda divisão pelo colorado seria desvalorizar o jogador.

    Para mim essa foi a pior notícia, lembrando que mais uma vez o Flamengo vacilou na negociação ao ceder o Leo por empréstimo a eles sem envolver o cirino como condição. Ou seja, beneficiamos os caras e a recíproca não foi a mesma, já que eles nos prejudicaram.

    Quanto ao Jorge, já era esperada a sua venda, mas tb acho que deveríamos segurá-lo nesse ano de libertadores e convocações e valorizável-lo ainda mais, além do fato de não termos um substituto à altura no mercado.

    Mas com certeza o prejuízo do cirino foi o pior.

    Abs

    • Exatamente! Cirino foi a pior notícia, fato que gera ainda mais revolta por conta da questão envolvendo o Léo. Também concordo que Berrío é um péssimo investimento, preferia o Vargas, tomara que esteja errado.

      Essa questão do Cirino e do Léo me irrita tanto que tenho que escrever novamente. A diretoria embora muito boa com as finanças caminha distante da sagacidade que o mercado da bola exige. Foram infantis com o Atlético Paranaense. Petralha deve está rindo muito.

      • Eu não disse que o Berrio é um péssimo negócio, apenas disse que acho “temeroso”, justamente por conhecer pouco do seu futebol, sendo que ele é para mim uma incógnita.
        Ao contrário, torço para que ele jogue bem e arrebente no Mengão.
        Abs

    • Putz, como pude esquecer!
      É verdade, até chego a citar o Cirino, mas realmente esqueci disso.
      Ainda tenho esperanças que role um transferência.
      Oremos…
      Abraço! SRN!

      • E que oremos bastante mesmo porque se depender da paixão do Zé Ricardo por velocistas ainda veremos Cirino e Berrío atuando juntos. kkkk

        • Meu deus…

    • Alguém tem um palpite/informação para onde será destinada a grana/parte da grana da venda do Jorge?

      Fico com pulga atrás da orelha por ter sacramentado a contratação (mesmo que especulado anteriormente) justamente no meio do “estouro” do Godinho. Que essa grana sem valor divulgado oficialmente pelo Flamengo não sirva pra arcar com maracutaia desse cara. Pode ter sido só uma bomba de fumaça também para discutirmos sobre outro assunto.
      Enfim, coincidencia ou não, gostaria muito que a grana fosse usada em reforço. Esse Berrío parece duvidoso, vamos torcer pra vingar e tal, mas acho pouco para resolver nosso problema com bola na rede. Honestamente, arrumaria um jeito de vender o Guerrero que já mostrou não vingar, e apostaria em outros nomes/perfil como Carelli que estava solto no mercado, e interessado a jogar no Brasil. Temos Vizeu promissor, mas acho pouco pra encarar esse ano.

      • Muito provavelmente na contratação de um ponta. O Rodrigo Caetano disse que todo dinheiro vindo de venda seria repassado para contratações.

  • Eu também vou logo avisando, péssimo erro de avaliação, trazer outro corredor sem cérebro por 5 milhões de dólares.

    Concordo totalmente que o Godinho era pra ter saído de fininho do cenário. Foi ficando e agora jogou essa tonelada de bosta na imagem do Flamengo. Outro erro de avaliação.

    Esse pessoal já era pra ter aprendido alguma coisa de futebol, campo e bola nesse tempo todo, vou te contar…

    • Perfeito, Almir!

    • Pode, NÃO ter sido, bem assim:Por favor amigo, me explique, se “alardearam” a existência de MULTA de Reserva de Mercado, de R$100Mi e, onde, segundo informações, o FLA teria 70% dos Direitos Econômicos, como o “suspeito” Godinho, DEU esse descontaço ? Lembre-se, sempre que essa, era prática USUAL, nas “X”, de onde ele, é originário.

  • esses caras só observam valores…estudem as cláusulas contratuais de cada venda e debatam, agora ficar debatendo valor especulado é falta de assunto…tá na hora de melhorar esses debates…

  • Acho complicado essa avaliação do Berrío.
    Vi poucos jogos do Atlético Nacional e alguns ele foi bem e em outros um pouco apagado, mas o valor, se for o que tem se circulado, é normal para um jogador que foi inflacionado pela Libertadores. Eu não sei se pagaria esse valor, pois vi poucos jogos, mas os jogadores que serão unanimidades, e que resolverão, além de estarem em falta no mercado, custam o dobro ou triplo desse valor.
    Quanto ao PV, acho meio estranho todo esse mimimi que foi gerado com seu empréstimo …pois a maioria aqui quando o Muralha começou a ser convocado ficava apreensiva quando ele tinha que jogar, ou seja, se esta no elenco é ruim e se sair era bom (não necessariamente algo que vc tenha dito ou escrito e sim o que acompanho no site).
    Quanto ao Jorge, é tudo relativo tmb, o preço sonhado realmente era impossível, acredito q poucos acreditavam que seria o valor de 100 mi, mas a comparação com o Marcelo, achei mto fraca, pois já se foram 10 anos e o mesmo não tinha esse futebol que começou a apresentar lá para 2008-2009, o Alex sandro foi vendido em 2011 por 9,6 milhões.
    SRN

    • É por aí, Élder…
      A questão de Berrío é o preço, muito caro para uma aposta, era pra ter contratado antes o ponta.
      PV tinha que ir embora antes, deixaram pra vender com a Libertadores batendo às portas, precisamos correr para contratar um reserva para o Muralha.
      E o Jorge era pra ter ido antes, ou só no meio do ano, tem que contratar as pressas um lateral agora, e o Trauco terá que se adaptar na marra.
      Bem lembrado sobre o Alex Sandro.
      Obrigado pela participação, amigo.
      Abraço! SRN!

      • O Alex Sandro, que jogava no Santos, pertencia a um grupo de empresários, o que torna a negociação mais cara, afinal, eles sabem negociar. A comparação que devemos fazer, até por ser contemporânea, é com a venda do Douglas Santos, que saiu por cerca de 25M, sendo que ele já estava sendo convocado para a seleção principal. Então, por tudo isso que o Vinny já disse em sua coluna, e pelo histórico de vendas, acredito que o valor está dentro da normalidade. Infelizmente é a realidade do futebol brasileiro.

        • É verdade, amigo.

      • Pra que ir atras de outro goleiro e não da chance pros garotos da base ???? As convocações da seleção acontecem em semanas que não em libertadores, ou seja, muralha só ficaria fora de algum jogo se machucasse. Já no brasileirão, quantos jogos vc viu o PV fazendo ano passado ??w … muralha é convocado mais sempre como 3 opção, nunca entra, o que mesmo que o jogador tenha um jogo no dia seguinte, pode muito bem atuar….

        E o goleiro Thiago vai ter a oportunidade de fazer alguns jogos e ver se vai da certo ou não… Pedem pra utilizar a base, mais qdo temos a chance de usar, pedem pra comprar jogadores … VAi ter medo assim lá longe. Jogador de futebol, com mais de 20 anos se nao estiver preparado, muda de profissão, simples assim. Lembre-se que pra LE contratamos varios jogadores, demos chance a talyson, anderson pico, armeiro e quem ficou com a vaga foi um jovem da base.
        E quanto a reposição do jorge, temos o trauco, o everton que pode fazer a função e 2 bons jogadores da base, não precisa contratar ninguem. O maximo que precisamos, ai tenho que concordar com vc, é de um bom atacante que nesse caso não seria o BErrio.

  • Vinny, já que você tocou no assunto Godinho, replico aqui o comentário que já fiz em outra reportagem dessa página. Abs
    Sou grande apoiador de toda a boa administração do Flamengo desde 2013, mas não dá pra aceitar a presença do Godinho nessa diretoria. Certamente já sabiam do seu histórico e também da sua ligação com o Eike, e ainda teve a situação de ter sido levado coercitivamente para depor na lava jato a alguns meses atrás, então ele já devia ter sido excluído da diretoria a muito tempo. E agora o Bandeira dizer que o problema é de cunho pessoal e que não afeta o Flamengo! Ora, como não, o caso Bruno também era de cunho pessoal e deu no que deu, Flamengo em páginas policiais por um longo tempo, e o Bandeira caiu matando a administração anterior devido aos casos policiais…No entanto agora vai ser a mesma coisa, infelizmente. O Bandeira tinha que ser mais enfático e imediatamente declarar a exclusão do Godinho, sem deixar sombra de dúvidas sobre sua posição como presidente do Flamengo, embora já tardiamente, mas invés disso pediu amplo direito de defesa. Essa notícia e o posicionamento do Bandeira foram lamentáveis.

    • Boa Marcos!
      Concordo em gênero, número, e grau!
      Abraço! SRN!

    • Depende… também acho corretíssima a atitude que você mencionou, mas apenas com um “mero” detalhe: ela é tão óbvia, que não foi tomada! Então, só me resta supor que existem mais informações que ainda não chegaram até nós e não me surpreenderia se houvessem mais envolvidos… &;-D

    • Não sejamos ingênuos, por mais que o EBM queira o melhor para o melhor para o Flamengo ele é um empresário, quer lucrar com a empresa que ele administra, logo, ter um Godinho ao lado, dando a ele poderes quase que irrestritos (até negociar jogador ele pode) não é simplesmente uma questão de amizade e profissionalismo, é conluio, ou seja, jogo de interesses. Tem muito mais nessa história e acho que a gente só conhece a ponta (ou nem isso) do iceberg.

      • Agnaldo Alves, meu comentário tomou por base a imagem do Bandeira de pessoa honesta que ele passa, e que tem como objetivo o melhor para o Flamengo, mas se ele tinha ou tem outros interesses com a presença do Godinho ao seu lado, e se o Flamengo foi utilizado para lavagem de dinheiro, aceito a sua definição de ingênuo. Mas quer saber, prefiro ser ingênuo do que acreditar nisso, porque minha paixão por esse clube é muito grande, ficarei muito decepcionado se eu estiver enganado. Grande abraço.

        • Marcos Moura, ainda que o Bandeira esteja fazendo do Flamengo uma bela plataforma para conseguir seus objetivos, é inegável que essa relação é muito boa, se ele (EBM) ganha, o Flamengo também não perdeu, pelo contrário, ganhou e muito com a administração EBM. Em 5 anos demos passos largos para resolver um problema que parecia impossível, temos um CT de nível profissional e se continuar nesse pé teremos um estádio dentro de pouco tempo. Pra mim a administração do Bandeira é a melhor de todos os tempos financeiramente falando, no futebol ainda deixa alguma coisa a desejar, talvez esteja errado no meu julgamento, mas não acredito em boa vontade de empresário. Mas esse sou eu, de repente esteja errado, isso não é algo difícil. SRN

Comentários não são permitidos.