Paolo Guerrero, Trauco e o conteúdo do Flamengo para o Peru

Compartilhe com os amigos

É um erro comum cobrar que nossos clubes internacionalizem suas marcas em mercados como Estados Unidos e Europa. Florida Cup? Um torneio para brasileiros e, ainda assim, pouco atrativo para os mesmos que moram na região. Vale como entretenimento, algo que muda um pouco a rotina dos que por lá estão e que logo cai no esquecimento.

Como pontapé inicial é necessário fortalecer a ligação com outras regiões do próprio país. Em um segundo laço crescer nacionalmente e, por fim, pensar no âmbito continental. E é nesta terceira etapa que o Flamengo tem trabalhado. Com dois grandes nomes do futebol peruano, Paolo Guerrero e Miguel Trauco, o clube tem desenvolvido conteúdos especiais aos peruanos. Através do Facebook, a página flamenguista direciona materiais em espanhol e que levam a imagem de ambos jogadores para estabelecer um laço afetivo com o torcedor do país.

Como prova da importância que os canais digitais adquirem nesta aproximação é que quando Guerrero chegou ao clube rapidamente o Peru desbancou os Estados Unidos e se tornou o segundo país mais popular da página (atrás somente do Brasil). À época, foram 21 mil novos peruanos que chegaram ao perfil.

Com sucessivos destaques na imprensa especializada do Peru – como no popular Líbero – , aliado ao belo trabalho de conteúdo feito pelo seus profissionais, o Flamengo tem sido um destino natural quando se trata da esfera online. Hoje, com os esforços intensificados desde a chegada de Trauco, o MKTEsportivo levantou que são 84 mil peruanos no perfil, o dobro desde a chegada de Paolo.

A partir de inúmeros exemplos vindos da Europa e da NBA, apostar em (bons) jogadores estrangeiros para, além do campo/quadra, ter a imagem da equipe promovida em outros países, é um dos principais pilares para os que desejam internacionalização. Olhando para além de suas fronteiras, mas sem precisar ir muito longe, o Flamengo já pode pensar em amistosos no Peru com estádio cheio, produtos licenciados com o nome da dupla (alô, adidas!) e até mesmo uma parceria com alguma equipe local.

O sucesso dentro de campo é absolutamente fundamental, afinal, seguirá gerando notícia e oferecendo exposição, mas por enquanto, é o momento da equipe rubro-negra aproveitar a oportunidade e reverte-la em CONTEÚDO para todos os seus canais!

Fonte: MKT Esportivo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Isso já tinha acontecido no Chile quando o Fierro jogou aqui (ele até chegou à seleção). Argentinos tb tão sempre de olho. E temos os dois colombianos selecionáveis, tem que aproveitar tb…

  • Concordo totalmente que faz mais sentido divulgar a marca Flamengo no Peru, onde o interesse é natural, do que jogar torneios nos estados Unidos.

  • Um idolochileno seria bom ( e caro) pois la venderiamos bastante camisas visto que a pirataria e menor.

  • Gostaria de ver o Flamengo jogando na Europa contra os times da Adidas e que a Carabao patrocina…o Chelsea é um que é patrocinada por ambos.

  • Finalmente o Flamengo entendeu seu tamanho e está aproveitando, amistosos pelo Brasil, agr falta exatamente fazer o que diz na matéria, próxima pre temporada um amistoso lá e vender produtos exclusivos dos dois!!
    Acho que já existe um boné com as cores do Peru e assinatura do guerrero

    • Ele sempre usa nas viagens.

Comentários não são permitidos.