Precisamos falar sobre o Zé

Compartilhe com os amigos

Preparem vossas pedras, é chegada a hora da discordância. Caso vocês não queiram perder qualquer estima ou consideração que tenham por mim, parem por aqui. Meu trabalho, hoje, será como apagar fogo com gasolina. Precisamos falar sobre o Zé Ricardo e isso não estava nos meus planos.

Acontece, que depois de sua entrevista de hoje, preciso sentar e conversar, mesmo que sozinho, sobre o comandante do Flamengo para 2017. Peço que me permitam retirar as obviedades do caminho e começar, mesmo que de maneira breve, por onde devemos começar, do começo.

Zé chegou a um Flamengo diferente daquele que deveria, independente de qualquer acidente, receber.

A promessa trabalhadora e competitiva de Muricy simplesmente não aconteceu. O estimado e vencedor comandante planejou, treinou, jogou e deu ao Flamengo qualquer esboço da competitividade e solidez que o tornaram vencedor e reconhecido no futebol nacional.

O Flamengo de Muricy raramente esteve próximo de parecer um time. Com pré-temporada, dedo do treinador, avaliações e tudo aquilo que a boa cartilha reza. Vieram as reclamações sobre as viagens, mas ele topou o desafio sabendo que não teríamos um primor logístico para 2016.

O corpo de Muricy pediu arrego, a diretoria flertou com Abel, ventilou um gringo, mas mesmo que tardiamente, fomos de Zé Ricardo. Fomos de Zé e tive meus medos. Será que um jovem treinador suportaria a pressão de uma Nação sempre insatisfeita e tão plural?

Zé Ricardo me parecia uma boa escolha em péssima hora. Achei que pudesse ser moído por nós, pelo grupo ou virar apenas um bode expiatório em caso de fracasso, mais um Zé. Não foi. Zé foi além. Mesmo largando atrás e merecendo uma diversidade de críticas naturais, fomos competitivos. Não ganhamos, é bem verdade, mas vimos muita coisa.

Perdemos o título na reta final. Por falta de perna ou por falta de malandragem? Não sei. Dentro da minha humilde avaliação, Zé entregou mais do que eu esperava para um técnico que era pensado apenas como interino. Mesmo com viagens, pouco tempo de treinamento e sem qualquer pré-temporada.

Antes mesmo da chegada dos reforços que mudaram definitivamente nosso patamar, o Flamengo de Zé Ricardo tinha padrão. Parecia time, pensava como time, jogava como time.

Que pese contra ele o apego ao resultado, que em alguns momentos pareceu covardia, como no empate contra o Botafogo no primeiro turno. Ou também os jogos que tornamos difíceis ao sair na frente e “sentar” sobre o resultado mínimo, como contra a Chape.

Não é fácil arriscar quando se comanda um time que é reconhecido por moer pessoas de personalidade fraca.

Com ele, temos a desvantagem dessa falta de experiência, das convicções de encaixe na proposta de jogo, como nossa dupla de zaga e como o detestável Márcio Araújo.

Mesmo com seus defeitos, tenho o dever de lembrá-los que com ele temos também um técnico estudioso e respeitados pelos nossos jogadores e que prova a cada entrevista , não se tratar de um mero boleiro, mas de alguém que vive, pensa e estuda futebol.

Mais do que isso, ele representa um cara promissor e humilde, que disse que quando tiver mais nome, quer falar sobre como a cera atrapalha o jogo e que entende que o Flamengo transcende um nome, temos uma história e uma escola que nos explica, representa e precede.

Ele sabe que precisa ganhar, ele sabe que nosso nome existe e que somos gigantes por nossos títulos, mas ele também tem noção de que, passado o jejum, a tranquilidade não virá apenas pelos resultados. Somos Flamengo e cultuamos o jogo bonito. Zé sabe disso e fala sobre isso.

Espero não estar errado, mas quem sabe, respeita e vive disso, um time acontece com “Ronaldos” na cabeça da área, não com “Márcios Araújos”.

Que tenhamos maturidade para compreender que grandes técnicos já foram jovens um dia. Que saibamos que Zé, por competência, resultados ou falta de opções merece a chance de um ano completo, como deve ser, com reforços, pré-temporada, menos viagens e títulos.

Entre elogios e pedras, eu prefiro apostar no cara. Já que estamos inovando e revolucionando o que sempre foi Flamengo, um jovem treinador da casa nos cai bem.

Um Zé ninguém ou um super Zé? O tempo nos dirá.

Deixemos o Zé trabalhar!
SRN!

Thigu Soares
Twitter: @thigusoares

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Claro que ele deve continuar! As críticas devem ser construtivas, ele não é uma aposta, só precisa melhorar o que fez, creio que esse ano será diferente, terá tempo de sobra para conhecer o potencial e qualidades de cada jogador, isso é o maior e melhor requisito fundamental de um bom treinador.

  • Primeiramente, parabéns Thigu!
    A análise do comando do Zé vai além da posição na campanha de 2016. Não restam dúvidas de quão pesado deve ser comandar o maior do Brasil. A evolução de um “Zé Ninguém” para o “Zé Ricardo do Flamengo” é criteriosamente acompanhada sob o olhar de milhões de torcedores apaixonados e aflitos, e podemos admitir que a cabeça de um homem não deve dormir tranquila com essa missão. Não sei quantos aqui tiveram a oportunidade da vida de deixar um cargo inferior para assumir um compromisso maior, representando milhões de pessoas. E se subiram, atirem a primeira pedra os que o fizeram sem erros.
    O Zé de 2016 surgiu para “estancar” um clube sem treinador, e chegar onde chegou deve ser inimaginável até mesmo para ele. Então a torcida é que ele acerte a mão em 2017, evoluindo em dinâmicas de jogo, e aprimorando principalmente nas peças que põe em campo. No meu ver, aí estão os maiores pecados em certos jogos, nas escolhas, que como todas que fazemos na vida, podem nos custar caro, ou nos levar ao topo.
    Sigo com meu voto de confiança, porque prefiro ver nosso bravo treinador se empenhando; hora apanhando, hora vencendo; para elevar a nossa história, do que acompanhar um “Cuca” um campeonato inteiro, sem suportar olhar para a cara de choro dele.

  • Eu só gostaria de ver esses defensores do Zé Ricardo aparecerem aqui depois de cada burrada que ele comete (no brasileiro foram muitas). É óbvio que ele tem o mérito de ter dado uma ajeitada no time, ficou mais consistente, quase competitivo, mas na hora que teria que mostrar algo mais, algo diferente para brigar de verdade pelo título, sucumbiu miseravelmente com decisões muito questionáveis. Ele mesmo depois de todos os jogos admitia claramente todos os erros que cometeu. Acho que no momento o Flamengo é muita areia pro caminhão dele e muitos criticos vem alertando para isso inclusive depois de vitorias enganosas, mas enfim tem iludido pra tudo. Com ZR não passa da primeira fase na Libertadores.

  • Já li muita coisa ruim nessa coluna, então me sinto na obrigação de elogiar esse belo texto do Thigu Soares. Parabéns!
    É a chance da vida do Zé e espero que ele não arrisque essa chance com seus “Márcios Araújos” e “Gabrieis” como foi em 2016!
    De fato como foi dito no texto, o time vencia, mas não convencia e a sua insistência em um esquema de jogo apenas, que não privilegiava o que tínhamos de melhor no elenco, foi fundamental (na minha opinião) pela queda de rendimento no final do campeonato.
    Espero que o Zé reveja essa situação e que com a pré-temporada ele possa mostrar o pelo trabalho que fez na base, mas agora nos profissionais.
    A pressão vai ser enorme por títulos esse ano!

  • Ele só precisa aprender a variar o esquema, e parar com essa de achar que o cara correr compensa o passe errado na sequência (não precisa nem citar nomes), enfim as substituições dele tbm ficaram um pouco previsíveis mas o esquema influenciou muito, tem tudo pra ter um grande ano, só depende dele!

  • O Zé não é ruim, tem qualidades que vemos pouco no Brasil mas tbm tem defeitos que deixam claro sua inexperiência,ele não tem nem o direito de falar que um dos motivos pra perdermos o campeonato, foi o cansaço já que ele utilizava somente 15 atletas (os titulares + Fernandinho/Gabriel,AP e Cirino/Sheik) muito menos que faltou qualidade no elenco, não éramos um primor, mas se ele colocasse os melhores realmente ganharíamos com folga esse campeonato, espero que tenha feito algum curso pois se continuar sem saber fazer variações de esquema é táticos,priorizar os jogadores gente boa as o invés do que tem qualidade, e aprender que como jogadores podem ser elogiados não é crime assumir um erro dos atletas tbm, elogiou tanto o MA que o cara chegou a dizer que voou(com toda a humildade, claro.)no ano e que merecia aplausos.

  • excelente
    texto … mais para alem dos desejos do Zé, temos que pensar no elenco, pois a forma na qual o time jogou este ano só funcionou rápido pois o grupo assimilou as ideias de jogo propostas pelo Zé de muito bom grado, e com as novas peças e algumas modificações táticas temos que ver como o grupo conseguirá jogar com a mesma intensidade ofensiva e defensiva definindo melhor as jogadas e passando menos sufoco nos jogos

  • Grande texto! Nego fala tanto que não valorizamos as nossas revelações, e quando temos um bom técnico promissor que erra mas como vc disse no texto entregou em 2016 muito mais do que se esperava de um cara que pra ser “interino”, nego já pede a saída dele, nem ao menos querem dar uma pre temporada onde ele tomará as escolhas em contratações e etc fora o tempo que ele vai ter só de treinamentos onde podera estudar mais variações de formação o que tivemos pouco esse ano. Aí nego vem pedir Marcelo oliveira….Jair ventura que é tão promissor quanto o Zé …. vamos valorizar o nosso!!! SRN!!!

  • O mal do flamenguista é q nada nunca sta bom. Se o q o Zé fez fosse feito pelo Muricy, estaríamos aplaudindo e exaltando. O cara foi extremamente humilde qd disse: “qd eu tiver mais moral…” Deixa o cara trabalhar. A única coisa q eu acho q tem q melhorar é esse conformismo de q “perdemos mas estamos no caminho certo”. Está faltando Gana, e revolta qd perde, no mais é isso aí msm, ou vcs gostariam de um Luxemburgo de volta?

    • Não entendo essa mania. Toda vez que alguém critica o Zé Ruela Ricardo a sugestão de comparação é sempre um técnico que vive um momento ruim.
      Eu prefiro o Cuca, o Marcelo Oliveira, o Roger e até o Jair Ventura.

      • Questão de opinião. Respeito a sua Leo. Só não concordo. Acho o Zé um técnico muito promissor. Entrou numa fogueira e de certa forma deu conta do recado. Imagina a cabeça dele até então treinador dos moleques evter q lidar com medalhões infinitamente maiores q ele é a gnt não ver qq tipo de vaidade (pelo menos não vimos e nao percebemos na imprensa). Só acho q temos q ter um pouco mais de paciência e dar um pouco mais de moral pra ele. É igual a turma q pede mais os mlqs da base mas não lembra q queimamos varis gerações por conta do imediatismo. Acho q o trabalho de transição está sendo bem feito, deixaram os mlqs um ano amadurecendo no ambiente e agora eles qd entrarem, não sentirao tanto a pressao

    • Vc quer unanimidade na maior torcida do mundo???o Zé cometeu erros que nos impossibilitou de ir mais além no campeonato, não é Pq começou no fla que tem que ser aplaudido até em erros, ele é técnico sofrerá isso se estiver no Flamengo,Real Madrid ou seleção,uns criticam o cara somente por criticar mesmo, mas na maioria os caras tem motivos pra crítica -lo.

  • A entrevista me deixou muito preocupado. Pareceu um técnico que tem um esquema com uma variação e só. É um técnico que acredita que os jogadores devem se adaptar ao esquema é não o contrário.
    Pelo que tenho visto nas contratações a diretoria resolveu consertar na marra as cagadas do Zé Ruela Ricardo.
    O técnico pediu a renovação do Caramujo e a diretoria falou : Ok, mas vou contratar um volante com nível de seleção brasileira.
    Ele disse: Eu gosto desse esquema com pontas. A diretoria disse : Beleza, toma o conca e avalia melhor a sua opção de,esquema.
    É uma pena esse técnico continuar no Flamengo em 2017

    • Zé ruela é tu… Reclamão Vacilão, entende nada e fala pra cacete

    • Sr Leo Sabia nunca me dei ao trabalho de postar algo só pra responder a alguém, mas diante de tanta bobagem, vamos la.
      Vou desconsiderar todo o resto das asneiras que você escreveu,
      levar en conta só a parte em que você fala que o Zé Ricardo quer que os atletas se adequem oa esquema e da por entender que deveria ser ao contrario,o técnico e o chefe imediato do atleta que por sua vez e funcionario do clube , sendo assim eles que se adequem , ou você conhece um patrão que muda sua empresa a cada funcionário novo.
      OBS.:Zé Ricardo nao é o melhor do Brasi , mas é o melhor pro fla hoje,
      podendo não ser aman

      • Desde quando time de futebol pode ser tratado como empresa?
        Todos recebem o mesmo salário?
        Todos são tratados de maneira igual?
        Quando a equipe está mal numa empresa os empregados são demitidos. Quando isso ocorre no futebol o técnico ( chefe) é demitido.
        Zé Ruela Ricardo é fraco e sua saída é urgente ou perderemos 2017 e seguiremos sendo o time do futuro.

        • Meu caro qual e esssa empresa quw vc conhece quetodoa recebem o mesmo salario ,sao tratados de forma igualitaria,que mantem funcionari que nao da resultado sendo ele de qualquer escalão?
          Mas voltando ao futebol e melhor ter o que melhorar com o fraco ZÉ RICARDO do que naoter nada dos velhos assaltantes medalhões que asombrao nosso futebol .
          Alguns merecem. :Luxemburgo ,Abel Braga Papai Joel, esaa era no MENGAO passou

  • ZR pegou um time no meio do ano e teve que se virar nos 30 pra dar consistência e padrão de jogo a equipe, coisa que não se via com Muricy.

    2017, por sua vez, será um planejamento feito por ele. Agora, só resta aguardar.

    • Exatamente!

    • Consistência e padrão tático…
      Zé Ruela Ricardo repetiu o esquema do Muricy, recebeu 2 zagueiros e um meia titulares e a única mudança que fez foi recuar o Arao

      • Réver chegou no Fla com as pechas de “bichado” e “envelhecido”. Vaz foi analisado com desdém por ter ficado no banco do Vasco. Já Diego tínhamos chegado no ponto de torcedor dizer que ele não daria certo. O resultado foi bem diferente.

        ZR repetiu o esquema do Muricy pois volto a falar: pegou um time no meio do ano e teve de montá-lo de última hora.

  • Já ouviram falar do sir Alex Ferguson? O Zé tem tudo para ser o próximo.

  • Pode ser o que for , estudioso do futebol , mas nao tem experiencia de um tecnico , cairemos na fase de grupos ou oitavas de final ! Esse cara nao tem copetencia ainda para assumir o time na libertadores ! Estilo de jogo dele é muito cauteloso , ate com times pequenos ele joga atras esperando o adversario . SRN !

  • Perfeito! Nada a acrescentar.

    ”Que tenhamos maturidade para compreender que grandes técnicos já foram jovens um dia. Que saibamos que Zé, por competência, resultados ou falta de opções merece a chance de um ano completo, como deve ser, com reforços, pré-temporada, menos viagens e títulos.”

    • SRN!

  • Valeu Thigu.

    • Valeu, Manoel! SRN

  • Nesse ritmo e calendário acho 6 meses um tempo bem razoável para ele demonstrar o nível dele. Até junho praticamente todas as competições já terão começado para o clube

  • A sua ideologia chegou em terceiro no Brasileiro, claro que ele se agarrou a um grupo de jogadores que abracaram a sua ideologia de jogo, que deram pra ele segurança. Mas a torcida, reclama porque falta ousadia em alguns momentos e colocar os meninos e dar consistencia pra jogadores como Cuellar e Mancuello, que são jogadores que podem render muito nesse time.
    parabens pela matéria, parabens ao Zé!

    • Concordo, mas acho que com uma pré-temporada adequada e um volume menor de viagens, o Zé tende a adaptar e utilizar melhor gringos e garotos do ninho. Essa é minha torcida!
      Abs! SRN!

  • Temos falado sobre usar a prata da casa fico imaginando um Fla estruturado com ótima formação de jogadores entrar em um campeonato como por exemplo o Brasileirão só com prata da casa na maior correria, futebol tático e técnica tipicamente brasileira da molecada.
    Thiago
    T. Ennes(Klebinho), L. Duarte, Denner, Jorge(Michael)
    Ronaldo, L. Paquetá, M. Sávio
    T. Santos, Vinicius Júnior e F. Vizeu(Lincoln)

    Esses moleques iriam estar voando no Brasileirão e Cariocae os demais mais velhos disputariam a Libertadores e Copa do Brasil.

    • Ia brigar pra não cair

      • Sem dúvida. Duas derrotas e iriam cair de pau em cima da molecada

  • “Um Zé ninguém ou um super Zé? O tempo nos dirá. Deixemos o Zé trabalhar!” &;-D

    • Falou tudo… Em três ou quatro meses saberemos.

      • Acho que saberemos ao longo da temporada. Acredito que Flamengo precise, ao menos uma vez, começar e terminar o ano com apenas um treinador.

        • Eu também acho. Sou defensor de trabalho a longo prazo, mas você sabe que no Flamengo as coisas não funcionam bem assim.. SRN

      • Caso não mude suas convicções, está fadado ao insucesso e infelizmente pode comprometer ano inteiro

        • Eu não acho que ele tenha que mudar as convicções. Ele preza muito a parte tática é no time de base ele conseguia desenvolver o trabalho com jogadores técnicos. O maior exemplo é que o volante era o Ronaldo. Acho que ele foi conservador nessa temporada por precaução (leia-se inexperiência e é claro, excesso de zelo (medo de perder)). Falar em “panela” é quase uma insanidade. Qual técnico tendo a chance de se afirmar é fazer sua carteira iria jogar isso fora simplesmente porque como uma criança mimada não quis colocar esse ou aquele jogador. Acredito sim que ele não soube encaixar os jogadores mais técnicos em um esquema de jogo equilibrado, coisa que ele sabe que vai ter que fazer esse ano. Sabendo disso é que o Flamengo elegeu as posições carentes. Não acho que ele morra de amores pelo MA. A prova é que a posição de primeiro volante é uma das prioridades para contratação. Terá a chance de realizar um trabalho com os jogadores que ele escolheu.

    • Com versinho e tudo….

  • Eu tenho uma ideia diferente sobre o Muricy, mas deixa isso pra lá. Quanto ao Zé não tem nem como dizer que ele não fez um bom trabalho. O time ficou em 3° colocado! Agora vamos ver como ele vai se sair estando a frente desde o inicio. Dois pontas já não faz muito sentido para mim tendo dois meias da qualidade de Conca e Diego. Por isso achei interessante a ideias de trazer o Elias. Da para fazer um tri pé de volantes excelente com Rômulo, Elias e Arão, na outra linha conca e Diego. Quando precisar de velocidade e recomposição temos dois pontas que isso fazem muito bem. Só investiria se fosse um jogador muito bom, acima da média. Mas como dizem que a grana ta curta…eu não traria um meia boca. Se não desse, ia como esta mesmo e dava oportunidade para a mulekada. É claro que o um primeiro volante e mais um tem que chegar no mínimo.

    • Concordo tb sobre a parte do investimento.

  • Com MA eterno titular e com suas substituições exdrúxulas será difícil ter um ano completo.

    Se vencermos a Libertadores é porque está se montando um bom time, afinal com um meio de campo que conta com Romulo, Arao, Diego e Conca semifinal é o mínimo.

    • quantas vezes vimos substituiçoes do Zé que os jogadores que entravam faziam gols? torcedor e muito imediatista.

      • Algumas vezes da certo. Mas quando a chapa esquentou no final do campeonato, quando precisou decidir ele foi péssimo.

        Ou você achou que a nossa reta final do campeonato e nossa participação na sulamericana foi ótima?

        • Cara a nossa reta final foi pífia, realmente, mas sem querer tirar o dedo do Zé nisso, o nosso desgaste físico acabou no jogo contra o Cruzeiro, depois disso nunca mais fomos os mesmo,e os adversários aprenderam como nos anular e a nossa preparação física acabou.

          • Tendo a concordar com a ideia de que o desgaste físico, em determinado momento, começou a cobrar seu preço.
            Como qualquer treinador, vi o Zé acertar e errar, mas meu balanço é positivo.

            • Uma vez tivemos 10 dias entre um jogo e outro.

              Exatamente quando tivemos mais tempo de treino o time piorou.

              Reclamar de cansaço não cabe.

          • A gente tinha semana pra treinar. Ficamos 10 dias umas vez sem jogar. Botar a culpa na parte física e osso.

            Ele que ficou repetitivo e não desapegou do que vinha dando errado.

            • Sim, você entendeu errado, eu falei que tinha dedo no Zé nisso. Você não entendeu porque não quis. A parte física não foi a culpa, mas foi um dos fatores, qualquer um que já viajou de avião de duas à 4 vezes por semana sabe o quanto é desgastante física e mentalmente, sem falar da fadiga muscular que pode ocasionar lesão, que foi o que aconteceu com o Éverton, quando ele saiu o time não ganhou e quando ele voltou o time voltou a encontrar as vitórias. Pará caiu de produção, tanto que era um dos que mais corria, MA começou a cometer erros ainda mais escancarados, e Vaz nunca mais foi o mesmo do início do campeonato.

              Contra o Inter, São Paulo e Fluminense o time morreu no segundo tempo, contra o Corinthians o lado direito ficou apagado, o lado direito só tinha vida porque Fernandinho entrou no segundo tempo descansado. Depois tivemos duas semanas de descanso e não sofremos de desgaste contra o América, apenas apresentamos um futebol pífio mesmo.

              Repito, o Zé detonou com o time na reta final, errou em muitos lances, as suas decisões nos custaram a vice-liderança (na boa, não iríamos ser campeões), mas foi a parte física que tirou o fôlego do time. Temos que ressaltar isso.

              • Mas quem armou o time nessa intensidade e velocidade e não deu variação foi ele.

                Então se o time depois que passava os 45 kin não jogava, boa parte da culpa era do esquema dele tb.

                • O time começou a sofrer com o cansaço na reta final, e mesmo assim, o estilo de pressão baixa que ele esquematizou é o que menos desgasta fisicamente, por isso não sofremos com a parte física muito cedo.

                  Eu não vejo nada de errado no esquema cara, o problema está é na forma como jogamos e não no esquema. Um esquema tático hoje em dia não define a maneira que o seu time vai jogar, é possível ter 3 zagueiros e jogar um futebol ofensivo, como o Borussia Dortmund, ou ter três atacantes e jogar bem defensivo, como o Roma.

      • As vezes que ele entregou o resultado não contam,né?

    • Substituições exdrúxulas ? olha quantos jogos o Flamengo não ganhou com gols de jogadores que o Zé Ricardo colocou no segundo tempo… Quem te garante que o Marcio Araújo será titular nessa temporada ? PQP, troca esse disco…

      MDS, olha o que você comenta:

      ”Se vencermos a Libertadores é porque está se montando um bom time, afinal com um meio de campo que conta com Romulo, Arao, Diego e Conca semifinal é o mínimo”

      OU SEJA, se não ganhar a Libertadores é porque o Zé Ricardo é burro é isso é aquilo, porém, se ganhar, é porque o time é bom e tem tal jogador… E o treinador não tem mérito nenhum, não fez mais do que obrigação… CRL… o nível de cornetisse é de 2000!

      • Se o flamengo for eliminado logo a culpa será dele.

        E quantas vezes ele ficou inerte no banco e o time piorou com as substituições dele. Inclusive quando fechou o time tentando segurar placa.

        Se você acha ele maravilhoso fique com sua opinião. Eu fico com a minha e acho ele paneleiro. Prefere perder do que irritar a equipe.

        • E se for campeão, o mérito será dele.
          Sim, ele errou, como todo técnico, porém, ele acertou mais do que errou, a campanha história do Flamengo prova isso.
          Se quer discutir com os números, problema seu…

          Prefere perder do que irritar a equipe? kkkkkk Engraçado que esse técnico que, segundo você,”prefere perder” foi o que levou o Flamengo ao seu maior número de vitórias na era dos pontos corridos, né? rs

          • Faltou ser só campeão né . E até o Andrade foi… aliás até o jayme foi…

            E se você gostava quando ele colocava o Sheik ou o Cirino está tudo ok. .. todo mundo tem direito a achar o que quiser…

            O que eu vi foi no final do campeonato ele perdido.

            • Cara, fico com vergonha alheia lendo seu ”argumentos”.
              Quer dizer que, só porque não foi campeão, o trabalho foi ruim ? Todo técnico inexperiente que assumir uma equipe e não conseguir ser campeão em seu primeiro ano deve ser demitido ? Mesmo que tenha feito uma campanha histórica ?
              Para de ser patético e ficar colocando palavras na minha boca. Em algum momento eu disse que gostava quando ele colocava tal jogador ?
              Aliás, sou torcedor do Flamengo, não sou um torcedor de jogador que fica dando pití porque o jogador preferido está no banco.
              Pra mim, o que importa é o Flamengo.
              O que eu vi no Final do Campeonato foi um time fazendo sua melhor campanha na era dos pontos corridos.

              • Que eu saiba campeão é melhor campanha que terceiro colocado.

                Não tiro os méritos do ZR. Ele monta o time bem, só se perde na panela e na leitura durante o jogo.

                Por inexperiência talvez. Mas vamos esperar ele ganhar experiência ?

            • O final do campeonato ele ficou perdido, de fato, mas antes dele?Se tínhamos chances de título foi graças a seu trabalho.

              Vale ressaltar que o Flamengo em 2009 foi campeão com muitos méritos, é claro, mas dependemos do tropeço de 4 times que estavam na nossa frente. Ano passado nenhum time tropeçou, msm se ganhassemos as partidas em que o Zé falhou, não seríamos campeões, porque o título em rodada alguma dependeu de nós.

              • Não cobro o título dele. Realmente ng tirava essa do Palmeiras.

                Cobro futebol e meritocracia.

                No final faltou os dois.

      • Em 2009 foi assim. O técnico não atrapalhou e o time venceu o.brasileiro. Em 2010 o Andrade achou que era técnico e só fez merda.
        Eu só quero que o Zé Ruela Ricardo faça o simples

  • Concordo integralmente com o texto.

    • Obrigado, Fred! SRN

  • Andrade e Jaime também tiveram bons resultados quando foram efetivados, e todo mundo sabe no que deu na temporada seguinte. O time dele não tem variação tática e alguns ótimos jogadores, dentre eles jovens jogadores da base, não são aproveitados ou são mal aproveitados enquanto MA tem vaga cativa no time. Tomara que eu esteja errado, mas ZR tem boas chances de ser outro Andrade ou Jaime da vida. SRN

    • Zé ricardo sempre teve como oficio ser treinador diferente de Andrade e Jaime.

      • Bem lembrado, Silas.

    • Andrade pegou o time do Cuca e o Jayme pegou o time do Mano, eles tiveram méritos por conseguirem manter um grupo unido e com vontade de vencer, a parte tática foi herdada de seus respectivos antecessores. Já o Zé pegou terra arrasada do Muricy e mudou completamente a nossa forma de jogar e para melhor.

    • Rafael, acho que o Zé tende a ter um caminho diferente. E ele fala sobre aproveitamento da base e até sobre as deficiências do MA na entrevista.
      Vamos ver o que ele será capaz de fazer. SRN

    • Rafael eu torço para que você esteja errado. Na verdade acho que são situações distintas. Zé Ricardo foi um dos grandes responsáveis pela conquista da Copa São Paulo ano passado. E o time jogava com esquema parecido com esse, porém atuava com um meia aberto pela ponta em algumas situações. O volante era o Ronaldo. Para mim ele pagou pela inexperiência. “Burro” ou incaoaz ele definitivamente não é pelo histórico nas categorias de base. Ele já disse que vai começar diferente este ano. Se vai dar certo só o tempo dirá. Espeto sinceramente que dê pois um trabalho a longo prazo é um diferencial enorme. SRN

    • Final do ano eu brinquei que quanto mais o time treinava, pior ficava.

      Ele viu o time cair muito seu futebol e não teve coragem de mudar e nem de dar chance a os jogadores fora da sua trupe.

      Se começar o ano como terminou o passado não chega em abril.

Comentários não são permitidos.