Quem será o camisa 10?

Compartilhe com os amigos

Imortalizada por Zico, a camisa 10 do Flamengo infelizmente não apareceu muito em 2016, mas para 2017 não faltam candidatos no elenco para envergar o mitificado manto sagrado.

Na última temporada ela habitou mais o departamento médico do que os gramados, e isso aconteceu graças ás rotineiras lesões do meia Éderson, que é o responsável, até então, de envergar a camisa de número 10 desde 2015. Acredito que agora chegou a hora de passar para outro.

O craque Diego, grande estrela desse time do Flamengo, chegou a vestir a camisa 10 durante a Copa Sul-americana, e caiu como uma luva, não tenho dúvida nenhuma de que ele é o cara certo para vesti-la, desde R10 não temos um nome de peso para carregar essa responsabilidade.

A camisa número 35 foi utilizada pelo Diego na última temporada claramente como uma maneira de não criar um mal-estar no elenco retirando-a do Éderson. Por mais que o Diego tenha dito que 35 era uma homenagem à idade de seus filhos, e coincidentemente um tributo ao título Mundial de 81.

Mas em 2017 não serão mais 35 anos do mundial, e sim 36, além disso, os filhos do Diego ficarão mais velhos também. Sem falar que na Libertadores da América a numeração das camisas são restringidas de 1 a 30, o que obriga o meia a mudar de número.

Correndo por fora, o recém-chegado Darío Conca também poderia utilizar a camisa de número 10, entretanto, como fará a sua estreia apenas depois de alguns meses, não é o meu favorito para vestir a tal camisa, mas vai saber o que pensa o departamento de futebol, né?!

Não seria nenhum absurdo guardar a 10 para o Conca, absurdo mesmo seria não retirá-la do Éderson. A preferência obviamente tem que ser do Diego, e espero que o principal atleta do elenco não fique de falsa modéstia, e recuse ser ‘O Camisa 10 da Gávea’.

O simbolismo dessa camisa é absurdo, não só para a Nação Rubro-Negra, como para a história do futebol brasileiro e mundial. Grandes nomes do esporte vestiram essa camisa, não podemos banalizar a história do Clube de Regatas do Flamengo.

Além do nosso rei Zico, e de Ronaldinho Gaúcho, como já foram citados tivemos Evaristo de Macedo, Dida, Doval, Nélio, Sávio, Petkovic, Adriano Imperador, dentre outros grandes craques que ajudaram muito a escrever essa história.

Enfim, e você… Quem você acha que deve ser ‘O Camisa 10 da Gávea’ essa ano hein?! Participe, deixe a sua opinião, e vamos debater sobre a nossa maior paixão.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga

Siga no Twitter:  twitter.com/DungaVinny (@DungaVinny)

Curta no Facebook: facebook.com/ColunaDoVinny

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Da a dez para o William arão não é craque mais é muito bom jogador e é unanimidade na diretoria e na torcida
    obs:diego não quer a dez ou para não causar confusão no elenco

  • MA10

    Não soa bem? Eu espero tudo do intocável!

  • Gostaria de ver o Diego com a 10… Pelo que li o Conca pegou a 19 (1+9)… Dá a 11 ou a 7 pro Ederson ou a 20, sei lá… Assim como gostaria de ver o Muralha com a 1… Além de ficar mais bonito, tem a questão de marketing também… SRN

  • Diego tem que herdar a 10, Conca a 11

  • Acho que é melhor aposentar a 10….é só pressão atoa para quem usa…. Seja por futebol ou por saudosismo sabemos que ninguém além do Zico será o camisa DEZ da Gávea, logo quem quer fazer história usará outro número.
    SRN

  • Conca será 11
    Berrios a 7

    Podia realmente dar a 10 para o diego

  • Márcio Laudrup 10.

  • espero que o Dep de Futebol pare de frescura e acerte os numeros do Elenco, 5 – Romulo, 8 – Arão, 10 – Diego, 11 – Conca, 1 – Mulhara e finalmente 0 – Marcio Araújo kk.. e aí galera bons numeros para as camisas?

  • Diego cairia bem com a camisa 10, mas isso é apenas número, espero que o Ederson consiga jogar este ano, porque recuperado vai ser um ótimo reforço para o time, ainda mais com Conca e Diego do seu lado!! SRN

    • Cara, a frente com esses 3 é de um nível alto de qualidade. Torço muito para ver isso esse ano. Conca e Éderson recuperados, juntos a Diego, poderão ser a nossa alegria de ataque.

  • O Ederson não devia usar número e sim uma cruz vermelha na camisa

  • Dar a 10 pro Ederson é uma heresia, alias ter esse ederson no elenco já é uma heresia, estão tirando uma vaga no elenco de um moleque da base pra dar pro canelinha de vidro! Fora Ederson sanguessuga!

  • Ainda isso de número?? É só pra constar na súmula. O importante é em campo. E além disso há acabou essa história de número até 30 na libertadores.
    Coisas assim que atrapalham o ambiente do time. Temos mais com que nós preocupar do que com uma numeração.

    • Sério que pode usar número acima de 30 na Libertadores?

  • Dos citados, o Adriano é o único que NÃO é um camisa 10… &;-D

    • Verdade, mas ele jogava com a 10 desde a Inter de Milão

  • MÁRCIO ARAÚJO 😀
    É JUSTO!

  • Tanto faz o no. da camisa. Bobagem.
    O importante é o grupo continuar unido.

    Fazendo uma retrospectiva do ano passado: o time era praticamente inteiro novo, sem padrão de jogo, zaga pavorosa, medonha mesmo, vieram muito boas contratações, acertamos a zaga e o time subiu muito de nivel com o Diego mas era um horror quando jorge se machucava e tinhamos que usar o chiquinho. No final das contas faltou gás e opções de variação tatica mas o time ja tinha padrão de jogo, solidez defensiva.

    Este ano muito promissor, time inicia com goleiro de seleção boa zaga, um elenco com otimas peças de substituição.

    Não tem mais Chiquinho, Fernandinho, Alan Patrick, Sheik e se deus quiser Cirino.

    Se chegar o Rômulo MA vai pro banco o time vai subir MUITO de produção. É dar chance pra molecada da base. Quem vai usar a 10? Por mim o FLA podia fazer uma honenagem ao zico e aposentar a 10 como fez o Chicago Bulls com a 23 quando Jordan parou.

  • Não acho que o Éderson não seja capaz de ser o 10, concordo que ele teve um azar imenso na temporada passada, mas prefiro ele que o Conca. Enquanto 10 para o Diego acho legal pela identificação com a torcida e esta em melhor forma que o atual 10.

  • 10 é apenas um numero…… acho que so o zico foi digno .. o resto não merece..deveríamos aposentar esse numero (como no basquete) …. tem clubes que a 7 e mais simbolica que a 10 .. então se a gente não criasse tanta expectativa em quem veste a 10 , acho que o jogador se desenvolveria melhor….e muita comparação que se tem …atrapalha muito

    • Por mim o FLA podia fazer uma homenagem ao zico e aposentar a 10 como fez o Chicago Bulls com a 23 quando Jordan parou.

      • CLARO MANO..NGM VAI SER O NOVO ZICO MAIS.. ACABOU… NÃO SEI COMO TEM GENTE QUE ACHA .. QUE VAI CHEGAR OU SURGIR ALGUEM CAPAZ DE FAZER 1/3 DO ZICO…. ACABOU..APOSENTA A 10..SO ASSIM ACABA ESSE NEGOCIO DE NEW ZICO TODO ANO !!

  • Fala Vinny. Hoje não foge disso Vinny…o Ederson infelizmente foi agredido pelo Fagner e teve que ficar esse tempo parado…é uma incógnita. Hoje na base poderia ser o Matheus Sávio, por exemplo. Se não achar um cara a altura é melhor deixar guardada e quem sabe até aposentar, já que ninguém quer carregar um peso enorme desses…o ultimo para mim que mereceu de fato essa honra foi Pet, que fez muito mais que R10. SRN.

  • Dá a 10 pra mim sou melhor que cirino Gabriel e Márcio Araújo
    O Ederson é muito bom jogador mesmo pena que se machuca muito espero que ele faça um bom ano

  • Da camisa 10 para 8, alguns sites de noticias já estão confirmando a rescisão do Rômulo com o time da Russia.

  • Dribla e finaliza bem.

  • Márcio Araújo!

  • Racing interessado no reserva do Berríos. Andrés Ibargüen. Vi vídeos dele e parece melhor mesmo. Mais técnico. 4 milhões de dólares e mais jovem um pouco.

  • A questão é, a mística da tão falada camisa 10 na maioria das vezes e hoje mais precisamente dito, costuma dar duas alegrias ao jogador que a veste e ao torcedor é claro, visto que quando se contrata alguém para a “10”, imagina-se logo um “Zico”, pois bem essa é a alegria que me referia, a tristeza vem justamente pela obsessão de encontrar um “Zico” novamente, isso será pouco provável minha gente, sabemos muito que a dinâmica do futebol mudou, claro que características pessoais de cada jogador é difícil tirar, porém desde a categoria mais inferior a mais superior, não formam um verdadeiro “camisa 10”, hoje sabemos que futebol está mais físico, mais tático, mais exigente, então como faríamos para botar um “Zico”, para acompanhar um volante ou um meia ou qualquer outro jogador, seria perder um pouquinho da sua parte física que fatalmente acarretaria uma perda também na parte técnica, dizem por ai que o futebol evoluiu, não vejo dessa forma, acredito que cada época é uma época, cada qual com suas diferenças e até mesmo semelhanças, o fato é que hoje para se formar um místico “camisa 10”, seria necessário esquecer um pouco essa questão obsessiva de força tática ou algo do gênero, pensar um pouco mais nas qualidades individuais de cada atleta, extraindo o melhor possível de acordo com suas características, hoje forma-se muito mais volantes armadores do que propriamente armadores, pensadores, portanto na minha opinião, hoje a 10 é só mais um número, futebol é o que conta, alguns inclusive nem consegue receber essa farda tão pesada porque esquece até de jogar bola, já vimos vários, que tal fazer uma distribuição aleatória, ou joguem pra cima quem pegar é dele!

  • Da pro Márcio Araújo já que ele é o crack desse time e vai evoluir mais ainda esse ano o garoto!

    • KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Comentários não são permitidos.