Tostão: ”Clubes inflam elencos com jogadores medíocres, que ficam encostados”

Neste período do ano, eu queria ser um repórter invisível, para escutar todas as conversas sobre as contratações de jogadores e saber os detalhes que não são revelados ou confirmados.

Com frequência, o desejo de um treinador é diferente do interesse comercial dos clubes. Empresários se tornam muito próximos de treinadores, dirigentes e atletas e influenciam em suas decisões. Alguns só negociam jogadores importantes se os clubes ficarem também com o troco, um atleta medíocre. Há atletas e treinadores de um mesmo clube que possuem o mesmo empresário. Tudo é perigoso, pelo conflito de interesses. Mesmo que os interessados sejam honestos, a ambição humana é imensa.

Muitos jogadores que fizeram sucesso no início de carreira, que foram para a seleção e para o exterior e que retornam por não haver mais interesse de grandes clubes europeus, voltam para ganhar fortunas, como se estivessem nos melhores momentos. Pior, há muitos, excessivamente valorizados, que nunca foram excepcionais. Os clubes não arrecadam tanto para pagar os altíssimos salários de vários treinadores e jogadores.

Os clubes inflam os elencos com jogadores razoáveis, medíocres, que ganham bem e que ficam encostados. Quando entram, atrapalham. Falam que vieram para compor o elenco, para somar. A maioria chega para subtrair. Três salários de um medíocre dariam para pagar um de um excelente. Em vez de trazer jogadores ruins, porque não valorizar os bons da base?

O Palmeiras, que, no ano passado, tinha o melhor time e elenco, é o que tem contratado melhor e também o que mais gasta. O rapidíssimo executivo Alexandre Mattos contrata todos, os bons e os ruins. Se o time for campeão, os gastos com os ruins são relevados.

Dizem que Conca vai se tratar, durante meses, no Flamengo, e que só vai receber seu milionário salário, como se fosse um Neymar, quando começar a jogar. O jovem e bom técnico Zé Ricardo terá dificuldades de escalá-lo com Diego, pois os dois, quase sempre atuaram como meias centralizados, sem participarem da marcação.

conca_shanghai

Entre várias opções, Zé Ricardo pode escalar Conca voltando para marcar, pela direita, e com liberdade de movimentação, como faziam Jádson, no Corinthians, e Éverton Ribeiro, no Cruzeiro, e como faz Philippe Coutinho, na seleção. Mas são situações diferentes. Aquele Corinthians e a atual seleção não atuam com um clássico meia de ligação, como o Flamengo (Diego). Os dois jogam com um volante e dois meio-campistas, que atuam de uma área à outra. No Cruzeiro, o meia Ricardo Goulart era, na prática, um segundo atacante, finalizador. A tendência atual, em todo o mundo, é não depender de um único armador centralizado, ainda mais de dois.

Muitos comentaristas adoram dizer que é obrigação dos técnicos escalar sempre os melhores —nem sempre é possível— e citam sempre o exemplo da seleção de 1970, que tinha vários meias. Não é bem assim. O time jogava com três no meio-campo, que protegiam os defensores (Clodoaldo, Gérson e Rivellino), e com três à frente (eu, Jairzinho e Pelé). Não existia o clássico meia de ligação, centralizado.

Como o futebol é um esporte de muita imprevisibilidade, com várias maneiras de jogar bem e de vencer, em que o time pequeno costuma ganhar do grande, todos possuem um álibi para dizer a besteira que quiser. O errado, às vezes, dá certo.

Fonte: Coluna do Tostão. Jornal Folha de S. Paulo

Veja também

  • Tostão é um gênio, porque não pensamos nisto antes? Vamos trazer o Neymar por 350 mil!!

  • Por isso que eu falo. Jogador de futebol eh jogador de futebol. Quando começa a inventsr de fazer outra coisa como profissão, invariavelmente, dá merda. Tostão jogou muita bola, mas isso não da crédito pra ele falar merda.

  • Tostão infelizmente ta falando merda.. primeiro que o Conca só vai receber salário pelo Flamengo quando for jogar e será somente uma parte. Quem vai pagar a maior parte são os chineses…. valeu Tostão!!!!!

    • Somente 15% será pago pelo Flamengo
      350mil….
      Viajou na maionese

  • Se no Brasil ele acha que superestimamos os jogadores imagina oque ele acha da China? Os caras ofereceram R$1 milhão por dia ao Messi. O futebol de hoje gira em torno do dinheiro, se você tem, contrata bons jogadores se você não tem… Como o Real é uma moeda muito desvalorizada em relação ao euro ficamos ainda mais em desvantagem. O que o Diego recebe no Flamengo pra ser protagonista muitos jogadores medíocres recebem para compor elenco na Europa, não dá pra comparar. SRN

  • Primeiro se informe melhor. Conca vem para receber algo em torno de 500 mil….quem te disse que receberia salário milionário? Ele é razoável e medíocre? Parei nessa. Aqui Tostão não tem um Playboy bancando o time, e tem que trazer o que seja possível. Creio que você partiu para um generalismo típico de quem está muito desenformado Na boa. O problema é que os jogadores são supervalorizados pelos clubes detentores dos direitos federativos, você precisa se reforçar, e ai como faz? Não tem como.

    • Almir, acho que ele vai ganhar na casa dos 350 mil, pelo que li.

      Olha o nível do negócio que o Flamengo fez: Conca ganhar menos do que ganhou, por exemplo, o nosso craque Fernandinho durante o ano passado!!!!!!!!!

      Visto que ele só receberá depois de abril.

  • Da onde que o Flamengo vai pagar salário de neymar pro conca?! Ele tá ficando gagá só pode.

  • Acredito que seja culpa dos clubes brasileiros mesmo, super valorizam jogadores medíocres e medianos.
    Gabigol 100 milhões, foi a Inter de Milão, não sabia marcar e ficou no banco.( chorou pq tava sendo humilhado, ganhando rios de grana haha)
    A CBF e outra culpada, não valoriza os campeonatos, apenas a seleção brasileira.
    Não dá suporte, ou ajuda nas categorias de base, por isso muitos medianos e medidores se valorizam, pois os verdadeiros talentos eram vendidos cedos, pois clubes não tem cacife para segurar eles.
    Se houvesse um emprego maior por parte da CBF para aumentar o nível de competição, valorizar as categorias de base num todos, sem excessao de time poderíamos ter jogadores melhores formados e com talento.
    Veja o exemplo da Alemanha, investiu 1 bilhão nas categorias de base. Mais hj que se vê é totalmente ao contrário, Brasil sempre foi e sempre será atrasado no futebol

  • É lamentável, mas ao ler os comentários, vislumbra-se o porquê as estimativas apontam o percentual de 83% dos brasileiros como analfabetos funcionais. Não são aptos a decodificar e muito menos interpretar um simples texto. Chego a imaginar, se fosse utilizada uma linguagem ainda mais rebuscada, o desastre ainda maior nos comentários. Tostão foi lúcido e inteligente em sua opinião.

    • Se o cara se acha jornalista, primeira coisa que ele tem que fazer eh ter os fatos. Ele já abriu falando merda do salário. Cono vai ter credibilidade!? E outra. Eh um babaca que acha que tudo do passado eh melhor e obviame te se inclui nisso sem citar pois faz parte do passado. O futebol romantico era uma merda pois tinha meia duzia que sabia jogar. O resto era tudo uma merda.

      • Concordo contigo e vou além: mais babaca que Tostão é o cara entrar nos comentários para comentar que achou lamentável ler os comentários – como se alguém tivesse que o agradar – sem, entretanto, acrescentar qualquer coisa à discussão, o que é incoerente, mas alegando, depois, ter sido claro, e, mesmo postando muitas linhas inúteis, alegando, depois, ter sido conciso; desejar atestar, sem qualquer autoridade, que Tostão foi lúcido e inteligente, sem também expor os motivos, e então vociferar que quem não concordar é analfabeto; ridiculamente impor-se então numa suposta elite intelectual alfabetizada, enquanto espalha erros gramaticais.

    • Acho que vc não soube interpretar os comentários, bem vindo aos 83%!

      • Achar não é sinônimo de convicção e sim, eu soube interpretar muito bem. Expressei claramente e de forma concisa. Ratifico tudo o que disse e te incluo nos 83%.

        • Tranquilo 17, de boas;
          Vc é o cara!

  • Acho que entendi o que ele quis dizer e concordo
    Fazer essa farra toda pelo Felipe Melo. Se estivesse bem a inter não se desfazia. Dizer que o Felipe Melo joga fácil em qualquer clube não é elogiar o cara. É minimizar os clubes daqui.
    Tratar o conca como se fosse um extra classe. Não é. É um bom jogador.
    Rolar toda essa comoção por causa do marinho. Um cara que tem 27 anos e fez 10 ótimos jogos de um campeonato brasileiro.
    Na maioria das vezes o clubes brasileiros ficam com a xepa da feira dos europeus e ainda acham que tão abafando.

  • Neymar está abaixo de muitos craques mundiais,Conca não é um jogador mediano é muito acima da média e se levar em consideração o nível técnico no Brasil o gringo em forma é craque… Não considero neymar craque,é um excelente jogador acima da média.
    Esse lance de salários abusivos no Brasil já é antigo, se o clubes fossem unidos não teria esses vencimentos de jogadores galácticos,felipe mello um volante que do nada para a paulistada virou um zidane e que vai ganhar se cumprir as metas mais de 1,2 milhão.
    São negócios e o clubes nem fazem um esforço pra se livrarem desses empresários sanguessugas…doyen ta deitando e rolando no fla Damiao e Cirino duas farsas.

    • Prefiro o Davids com 43 do que Felipe com 33. Brincadeiras à parte, o Felipe é um exemplo de raça, o problema é a mente explosiva dele que pode matar o seu time numa hora crucial. Não só pelo salário alto que nos pediu, mas por isso escolhemos o Rômulo ao invés dele.

      • Muito caro.

  • Salário de Neymar????
    Que maconha o tostão fumou?
    O cara só vai receber quando voltar jogar
    O salário dele será R$350mil reais
    35% do que recebe o Fred
    35% do que recebe o Robinho
    40% do que recebe o D’Alessandro
    45% do que receber o Barrios
    O mesmo salário do que recebia o Sheik
    O mesmo salário que recebia o Alan Patrick

    É muita dor de cutuvelo…..
    Agora concordo e muito quando fala que os clubes contratam vários jogadores medíocres ao invés de contratar poucos, mais craques, que podem fazer a diferença.
    Ao invés de somarem eles subtraem…ocupam espaços no banco de reserva, ou às vezes até na equipe titular, mais são incapazes de resolver um jogo, muda a cara da partida..
    Exemplo no Flamengo ano passado:
    Sheik350mil, Fernandinho300mil, Cirino250mil, Gabriel 200mik, Adryan150mil
    Total R$ 1.250.000,00 jogadosfora. Tudo jogador mediano, medíocres!!!!

    Só ficaria com o Ederson250mil, Everton250mil, ThiagoSantos50mil.
    E contrataria o Tardelli, pra ser o titular. No time só terá uma vaga de segundo atacante, Pq o time terá o Conca, que roubara a vaga do outro Ponta.

    • R$ 1.250.000,00 jogados fora, POR MÊS, AO ANO SÃO R$ 15.000.000,00 PELO RALO. concordo em tudo com você.
      #SRN! Aos Irmãos de Sangue Rubro-negro.

    • Falou tudo ! Sem mais !

  • O único tostão que admirei foi aquela moedinha de 100 réis difícil de achar para a coleção… &;-D

  • Tem muita gente BURRA que não sabe interpretar um texto. O que o Tostão quiz dizer é que o salário do Conca pelo que joga não pode estar no mesmo nível do Neymar em se tratando de futebol, nem em seu auge no Fluminense, ele poderia ganhar o que vem ganhando. O Tevez hoje ganha mais que o Messi e CR7, onde que este jogador comum pode ganhar tudo isso.Ganhou alguma vez uma bola de ouro? Aprendam a interpretar!!!

    • Bem explicado , agora muitos vão entender

    • O salário absurdo é a única maneira do futebol chinês chamar atenção desses jogadores.

      • Tostão foi maldoso, conca continua ganhando seu altíssimo salário quando ele estiver apto flamengo irá arcar com uma pequena parte.
        Se os clubes do Brasil tivessem condições de pagar salários astronômicos tenho certeza que fariam…isso é fato, empresários tão ai pra sugar até o último centavo dos clubes.

        • Não acho. O que ele quis dizer ali pra mim foi que tratamos o conca como se ele fosse um neymar. Um grande craque.
          Que assim que voltar vai resolver…e nao é verdade. É um bom jogador e só.
          O time que ele torce fez a mesma coisa. Acho que por isso ele escreveu o texto.
          Olha a palhaçada para anunciar Thiago neves.
          Srn

          • Mas ninguem trata conca como se fosse neymar. Como ninguem tratava o joao da esquina como se fosse pelé. E o tostão eh daqueles saudosistas que adoram endeusar o passado e como o futebol era e os craques eram. Ele ter sido parte desse mesmo passado eh um mero detalhe na narrativa.

          • Você achá que não? Vou dar só um exemplo. Olha o marinho ai.

    • Só que Sr. Tostão quis dizer que o Flamengo vai pagar um milionário salário ao Conca, quando esse começar a jogar no Flamengo. Você foi quem não entendeu o texto, ou tá se passando de inteligente.

      • Não estou me passando de inteligênte, colega funcional. Quem é VC pra falar sobre Tostão? Já jogou bola na vida? Onde? Flamengo? Tu sabe alguma coisa de futebol? Volta para o Brasfoot! Entendi perfeitamente a análise de um ex jogador ao contrario de tu que nunca jogou porra nenhuma.

        • Me parece que você é um especialista no assunto, e todo resto é Funcional, ou seja não sabemos interpretar um simples texto, ou ruim mesmo, mas você é o cara das letras, sem mais comentários, você está muito acima do meu nível. Fica com Deus Dr.!

          • Não sou especialista no assunto, mas estoudei interpretação de texto. E por final não é muito difícil estar acima do seu nível basta estudar um pouco!

          • Com a palavra é dona verdade o Dr. William Bosta, se o Tostão tivesse boas intenções ele teria falado os fatos reais, pois sabemos que o Neymar ganha três vezes mais que o Conca, que o Flamengo vai arcar com 15% do salário de 2 milhões que o Conca recebe na China e que ele continua recebendo integral, os 15% que cabe ao Flamengo esse só após entrar em campo para jogar, agora William jumento volta lá e releia todo o texto. Se for levar para lado achismo, prefiro achar que você é um analfabeto funcional e atribuir aos outros. Sou formado em letras português por uma instituição federal e não preciso provar nada pra você. #vtnc

        • Então só por que ele foi um BRILHANTE jogador que a opinião dele é inquestionável ?
          Não me msiture jogar futebol com analisar futebol…até porque eu duvido que ele saiba o real salário do jogador e as condições contratuais.

        • Além disso, ele deixa claro o quão desinformado ele está:”Dizem que Conca vai se tratar, durante meses, no Flamengo”
          Ou seja, ele escreveu o artigo baseado no que “Dizem”.
          Muito “achismo” pro meu gosto.

        • Jogar eh uma coisa. Ser jornalista eh outra.

      • ele disse que o salario dele e igual ao do neymar, não falou que o flamengo vai pagar

    • A análise dele é perfeita, referente ao salário do Conca de mais de 2 milhões de reais.
      Aí a análise séria perfeita, concordo que o salário dele é uma loucura.
      Concordo também que os times brasileiros, contratam jogadores medianos, inchando os elencos com vários jogadores que não servem pra nada.
      O Flamengo é um deles, 5 atacantes que não serviam pra nada ( Fernandinho, Sheik, Cirino, Gabriel, Adryan ).
      Porém não concordo, que o texto fale do conca, fazendo a alusão com o Conca, ser mediano é que o Flamengo pagaria um salário do nível do Neymar…..
      Quem paga esse salário são os chineses, e o Flamengo só pagará 15% do mesmo

  • Concordo com o velho.
    Estamos cheios de porcarias encostadas e gastamos nossos míseros tostões naquilo que já tínhamos.

  • Esse velhote foi um ótimo jogador, mas nunca vi tanto besteira num mesmo texto, falar sem nenhuma informação é muito desleal, pois até onde sabemos o Flamengo vai pagar 15% do salário do Conca, quando esse começar a jogar.

  • Parei com o Tostão…

  • Parei no tostão.

    • Tostão é um cara inteligentíssimo, foi jogador mas se formou em medicina. Acho que vale a pena ler a análise dele.

      • Li, e não valeu a pena, pelo menos essa não…Conca com salário de Neymar?

        • O mais importante do texto foi ele ter abordado a situação de jogadores como Gabriel, Fernandinho, Damião… E a interferência de empresários nas decisões técnicas do clube, algo que a SóFla já sugeriu coibir. E Tostão é um dos poucos ex-atletas lúcidos.

          • Vc acha mesmo que num país que tem um índice altíssimo de analfabetos funcionais o cidadão conseguiu ler e entender o que o tostão escreveu???

          • Concordo amigo!

          • Dá licencinha pro madruguinha que eu não faço parte deste grupo aí.

          • Nesse ponto ele tá certo, mas no texto em geral, ele falou algumas besteiras.

      • Sócrates também. Um pouco diferente, pois o tostão formou se em clinico geral depois da carreira. Eu disse que parei, mas li e so nao gostei que ele disse sobre o conca.

      • Entao deixa eu ver. Ele era jogador. Dai era medico. Dai era jornalista. Dai soh pq ele era a porra toda o que ele fala está sempre correto!? Nessa ele viajou legal

Comentários não são permitidos.