Um celeiro de joias do futebol brasileiro

Compartilhe com os amigos

Um total de 120 clubes iniciou, nesta segunda-feira (2), a corrida pelo título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, disputada por clubes de todo o País. Organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), a 48ª edição da “Copinha”, que ocorrerá de 2 a 25 de janeiro e superou o recorde de participantes da edição anterior. São 120 times, divididos em 30 grupos e em 29 cidades-sede. São José dos Campos será a única a sediar duas chaves. Apenas o primeiro colocado de cada grupo avança para a fase seguinte, além dos dois times com mais pontos na segunda colocação no geral.

Na sequência, os classificados se enfrentam em seguidas fases de mata-mata até a grande final, no dia 25 de janeiro, que será disputada no estádio do Pacaembu. A única exceção é a terceira fase, quando o clube com melhor campanha entre os eliminados também avança.

Uma equipe do Haiti, Pérolas Negras será a única estrangeira, que participará pela segunda vez da competição, depois de estar presente em 2016. E pela primeira vez em muitos anos, o estado do Amapá não será representado no torneio.

Atual campeão, o Flamengo vai disputar a primeira fase na cidade de São Caetano do Sul e terá como adversários, além do time da casa, Central-PE e São Bento. Já o Corinthians, atual vice, e maior campeão, com nove conquistas vai disputar a primeira etapa em Taubaté, ao lado do time da casa, Pinheiro-MA e Operário-MS.

Nesta edição da Copa São Paulo, cada técnico poderá fazer até seis substituições durante as partidas e as mudanças deverão ser efetuadas em três paradas. A mudança no regulamento foi adotada pela Federação Paulista, depois de consultas a profissionais das categorias de base de todo o Brasil.

De acordo com informação publicada no site oficial da entidade, a decisão levou em conta a saúde física dos atletas, pois a competição é realizada em um curto período de tempo. Além de dar mais oportunidades para que outros atletas possam participar do torneio.

Em 46 decisões, a Copa São Paulo de Futebol Junior viu 21 times se sagrarem campeões, desde sua 1ª edição, disputada em 1969. O maior campeão é o Corinthians com nove conquistas. O Fluminense já conquistou cinco títulos e o Internacional, quatro troféus. O Flamengo exibe o melhor aproveitamento em finais, com 100% em suas três decisões.

Os outros times do Rio também se preparam para buscar a conquista do principal torneio sub-20 do País.

O Fluminense luta pelo hexa da competição e para findar o jejum de 28 anos sem a taça. Para isso, o clube aposta nas revelações de Xerém. Entre elas, estão o lateral Mascarenhas. O Flu está no Grupo 27, sediado em Osasco, e estreia no torneio, amanhã, às 20, diante do Real Noroeste-ES. O Tricolor encara ainda o Intertorto-TO e o Osasco.

O Botafogo busca o título inédito, mantendo a base que conquistou o título brasileiro e o Carioca sub-20 em 2016. O Glorioso estreia nesta terça-feira (2) à noite, às 21h, diante do Alecrim, atuando em São José do Rio Preto, sede do Grupo 27. A equipe alvinegra ainda enfrentará o Sergipe e o Rio Preto.

O Vasco tentará o bicampeonato do torneio liderado pelo meia Mateus Pet, atuando no grupo 9, com sede em São Carlos.

O Cruz-Maltino estreia no torneio, esta terça, às 18h45, diante do Botafogo-PB. O Cruz-Maltino enfrenta também o Rio Branco e o São Carlos.

Fonte: O Fluminense

Compartilhe com os amigos

Veja também