Veio pra ser titular

Compartilhe com os amigos

Seria muita ingenuidade acreditar que o Miguel Trauco teria vindo pro Flamengo para ser opção no banco de reservas, sei que não devemos tirar conclusões precipitadas, mas…

Trata-se de um jogador que atravessa o seu auge na carreira, aos 24 anos de idade, se tornou o craque do último campeonato peruano, ainda que o baixo nível do campeonato não possa servir de parâmetro, estamos falando de um lateral-esquerdo.

Confesso que não estava entendendo muito bem a ideia da alta cúpula do futebol rubro-negro, queimando uma vaga para estrangeiros no banco de reservas, seria um tiro no pé, até pelo fato de que rapidamente Trauco ficaria insatisfeito.

A sua estreia em partidas oficiais com a camisa do Flamengo, foi empolgante, tudo bem que o rapaz estava motivado para mostrar serviço em seu primeiro jogo como titular absoluto, e mostrou muito mais do que precisava, arrebentou, mesmo cometendo alguns erros defensivos.

Tá na cara, que o lateral-esquerdo titular da fraca Seleção Peruana de futebol, veio para ser o titular, pra mim, essa questão do Jorge já estava esquematizada faz tempo, e só não foi divulgada antes por causa da convocação para o ‘Jogo da Amizade’.

Podemos ter feito um grande negócio, injetando 20 milhas nos cofres nesses tempos de crise, e trazendo um grande substituto de graça. Não sabemos também até aonde iria a vontade do Jorge, e seu pai/empresário, de se transferir ao futebol Europeu.

E o Jorginho não era perfeito não, o garoto de ouro do Ninho, também tinha lá as suas limitações. Por incrível o que pareça não era unanimidade na torcida, a galera ás vezes perdia a paciência com sua lentidão. Aposto que lá no Mônaco isso será corrigido.

Mesmo se o Trauco não for genial em todos os jogos como foi nessa estreia, o peruano assim como o Jorge tem potencial para evoluir. A sua adaptação está sendo muito tranquila, e o cenário é animador junto ao seu amigo e ídolo local Paolo Guerrero.

Que dupla do Peru, hein?! Já deram o cartão de visitas, me lembrou até aquela fase com João Paulo e Eduardo da Silva, puro entrosamento, a bola parece que procura o artilheiro(?) camisa 9 rubro-negro na área, como um míssil teleguiado.

Enfim, o cenário é animador, precisamos apenas contratar um lateral reserva que sirva como boa opção, será que na Base teremos um novo Jorge para ser revelado?

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga

Siga no Twitter:  twitter.com/DungaVinny (@DungaVinny)

Curta no Facebook: facebook.com/ColunaDoVinny

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Se a base não tiver um único lateral esquerdo para a RESERVA, pode fechar.

  • Cedo pra tirar conclusões mas pelo que acompanhamos Trauco é mais ofensivo do que Jorge e leva consigo melhores condições técnicas de fundamento como cruzamento e atém mesmo infiltrações, percepções de jogo, em contrapartida na parte defensiva é nítido que não tem a mesma voluntariedade, deixa a desejar e terá que ser lapidado para não comprometer o time e a si mesmo, de qualquer maneira creio que irá corresponder bem, quanto ao substituto, Moraes e Michael da base darão conta do recado, acho o primeiro mais completo, entrou bem na copinha e tem mais força física nas duas partes do campo, além disso tem o arremesso lateral longo como arma, contratar lateral ou até mesmo goleiro seria jogar dinheiro ao vento, visto que ainda precisamos de um bom atacante e temos pouco recursos para contratar, mesmo que com os milhões da venda de jorge, é de se lembra que temos parcelas de direitos adquiridos de jogadores a saldar, o retorno da verba de Jorge deverá voltar ao futebol porém o futebol tem vários departamentos e não podemos concluir que precisamente as aproximadas 23 pratas que recebemos se transformará em contratações.

    • Tem que ver nos outros jogos pois no ultimo o ponta era o adryan que nao consegue recompor tao bem quanto o everton. Penso que nos proximos jogos ze vai acertar essa cobertura. Quanto ao jorge afirmo que ele estava subaproveitado no fla pois desde a base seu ponto forte era o ataque sempre com deficiencia defensiva , com o esquema com pontas e depois de muito pegarem no pe do garoto ele passou a abdicar do ataque para equilibrar a patte defensiva, e passamos a ver um jorge burocratico, as vezes confundido com pteguica, com lampejos de craqueque e quando ataca.

    • Concordo, mas eu tiraria a prova dos nove, testando nessa pré-temporada (Carioca) os respectivos substitutos, de modo a ter certeza de que teriam a capacidade mínima ou se realmente se faz necessária a contratação para o Brasileirão e estágios mais avançados da Libertadores.

  • Boa coluna Vinny, entretanto…Ainda acho cedo, muito cedo…Vamos ver quando o Fla pegar adversários encardidos marcando nossa saída de bola e com pontas rápidos e habilidosos fuçando nas costas de nossos laterais.
    Mas, sim, é animador.

    • Valeu James!
      Mas é isso aí mesmo, ainda é muito cedo para tirarmos conclusões.
      Vamos ficar na torcida!
      Abraço! SRN!

  • So eu n via essa lentidao td?ele parecia ser lento mas sempre ganhava na corrida

  • O bom é que Trauco e Guerrero estão mostrando o tamanho Peru do Flamengo para o mundo.

    • HAHAHAHAHAHA
      Boa!

      • Vinny, cadê os textos polêmicos? Cansou de ser xingado ou você ainda está sem ritmo ?

        • Me dê motivos…
          Ta só começando a temporada!

          • Faz um texto falando mal do Diego. Vão te ameaçar e tudo.

            • Blz!
              Vou guardar aqui como sugestão de pauta.

              • Fala sobre o jejum de gols de falta do Diego.

                • Opa!
                  Ta aí… Gostei!

                • Sim, e como argumento o fato dele estar sem marcar desde o último jogo.

          • Caramba, depois da quinta feira negra ainda faltam motivos?
            não é o Flamengo que está em pré temporada, é você! 🙂

    • Se mostrar, vão manjar….

  • No primeiro jogo contra o Vila Nova eu já o destaquei, bom nos cruzamentos, bom no apoio, na defesa vai até o fim da jogada, ainda está se adaptando ao futebol brasileiro quando se adaptar vai achar a melhor forma de jogo. Não dá para dizer que será melhor que o Jorge, mas dá para dizer que será melhor que Chiquinho, Felipe Alvim, Armero, Pico, Thalysson e por aí vai.. então, vamos apoiar e deixar o rapaz mostrar o futebol dele, sem comparações e acima de tudo sem esperar que ele jogue o fino da bola todo jogo, pois isso nem os melhores da posição fizeram. SRN

  • Não entendo torcida, reclama que o time só faz chuveirinho, aí se um lateral não sabe cruzar, ou não chega até a linha de fundo não presta, vai entender…é cada corneta sem coerência, pra quem assisti jogos da liga inglesa, espanhola, alemã, argentina e francesa sabe que hoje não existe essa de lateral indo a todo tempo na linha de fundo. Os grandes times da Europa colocam é meias ou volantes em pelo menos uma dessa posição, o Barça joga com um lateral de origem o Alba, e o outro é o Sergi Roberto, o Chelsea joga no 3-4-3 e um dos alas é um atacante…e por aí vai o PSG joga assim também SRN

  • Sobre o Trauco, acredito que podemos analisar a atuação dele sobre dois aspectos. Ofensivamente ele foi perfeito. Não é necessário tecer mais comentários, o cara arrebentou com o jogo.
    Defensivamente, a meu ver, ele apresentou falhas na bola aérea e na recomposição.
    No que diz respeito a bola aérea, o setor defensivo, pelo lado esquerdo, precisará de ajustes, sendo necessário que alguém auxilie o Trauco, já que sua estatura não contribui muito (um dos melhores laterais esquerdos que vi jogar, Roberto Carlos, é mais baixo que o peruano). Acredito que a recomposição poderá ser corrigida a medida que ele for se adaptando ao futebol brasileiro.
    Ainda assim, temos de levar em conta que o ponta esquerda que atuou no jogo contra o Boa Vista, Adryan, não contribui muito defensivamente, o que pode ter comprometido a atuação do Trauco nesse setor.
    Por fim, amo a bipolaridade da nossa torcida. Quando Jorge saiu, para muitos, estávamos perdidos, o ano já havia acabado. Agora, os mesmos dizem que o Jorge perderia a posição para o peruano. Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Foi só a primeira atuação. SRN!

  • temos ainda vizeu . matheus savio . paqueta . pra vende pois . ficaria na casa de 120,000,000 dava pra trazer 3 cara bom de bola e sobra dinheiro.

    • Sugira ???

  • Não entendo torcida, reclama que o time só faz chuveirinho, aí se um lateral não sabe cruzar, ou não chega até a linha de fundo não presta, vai entender…é cada corneta sem coerência, pra quem assisti jogos da liga inglesa, espanhola, alemã, argentina e francesa sabe que hoje não existe essa de lateral indo a todo tempo na linha de fundo. Os grandes times da Europa colocam é meias ou volantes em pelo menos uma dessa posição, o Barça joga com um lateral de origem o Alba, e o outro é o Sergi Roberto, o Chelsea joga no 3-4-3 e um dos alas é um atacante…e por aí vai o PSG joga assim também SRN

  • Jorge: habilidoso demais, o que facilitava a saída de jogo e entradas pelo meio. Tal como o Felipe do vasquim a quem ele é sempre comparado. Além da boa visão de jogo e de chutes perigosos de meia distância, o ex camisa 06 também era um razoável marcador e exímio ladrão de bola.
    Mas, reitera-se, é um jogador ainda a ser lapidado. Sua lentidão e dispersão eventual é algo perigoso para uma posição como a sua. No futebol atual, de intensidade insana, dificilmente o aspecto técnico pode se destacar sem uma forte preparação física (Não é mesmo, P. H. Ganso?).
    Mais: Não se sabe se pelo desenho tático da equipe, com um ponta ocupando aquele espaço, ou a ausência de um meia de qualidade pela esquerda mas o fato é que o garoto precisa perder a timidez e “chegar junto” à linha de fundo. Se Cláudio Coutinho treinasse o rapaz , já o teria colocado de quarentena treinando esse fundamento.

    • Comparado a Felipe??? Nunca vi nenhuma comparação a respeito e Jorge pra chegar na perna esquerda de Felipe falta muito ainda!

      • Hum…Talvez não tenha sido claro quanto a comparação citada. Quis dizer em relação ao estilo de jogo: Posicionamento, habilidade com a bola, entrada em diagonal, lentidão etc, etc…
        É sério que você nunca viu ou escutou essa comparação? Pois vi inúmeros cronistas esportivos e torcedores fazendo essa referência.Aqui mesmo neste espaço, inclusive.
        Saudações rubro-negras!

        • Eu entendi sua referência, James. Felipe também era muito técnico quando jogava na lateral e aí passou a jogar no meio. Jorge também é bem técnico, não como Felipe era, mas a comparação é coerente.

          • Valeu Giulia. Isso mesmo, o Felipe era craque.

            • Vale completar que Luxa cogitou colocar Jorge como volante

              • Na seleção do mesmo Luxa (não lembro se foi a sub-23) o Felipe jogou uns dois jogos nessa posição. Nelsinho Batista quando dirigia o Fla fez a mesma coisa.

        • Nunca vi ninguem falando isso e quem fizer uma analogia dessa só pode ser maluco e tem que internar urgentemente con todo respeito! Ou então é de outro Jorge que vc está falando, pq esse que saiu pro Monaco não chega nem na metade do jogador que Felipe foi! Não existe, hoje, a mínima condição de haver essa comparação! SRN

          • Hum…Vamos lá…
            É sério que você nunca ouviu/viu isso?! OK, tudo bem…O nosso Zico disse que o jogador em atividade atualmente que mais lembra ele jogando é o Kaká. Eu e um montão de gente, já acha por outro lado o Messi (apesar de canhoto).
            Tanto o Galo quanto como o restante das pessoas ao fazer esse tipo de comparação não está dizendo quem jogou mais, menos ou igual. Mas o estilo de jogo entre ambos. Mas, apesar de tudo, se você ainda discorda e por isso continua querendo me internar. Releve…Relaxe… Não vale a pena “brigar” por um cara que apesar de craque nunca atingiu o potencial que dele se esperava e ainda pisou na bandeira do Fla.
            Saudações rubro-negras!

            • Com todo respeito, vc insiste em comparar o estilo de jogo (como vc frisou acima) de Felipe e Jorge e eu não vejo como uma pessoa que viu Felipe jogar, associar o futebol com o de Jorge! Vc com certeza não viu Felipe jogar como lateral na época do vasCÚ ou do Palmeiras! Vc não tem nem noção do que fala com toda sinceridade possivel…. mas Respeito sua opniáo por mais maluca que ela seja… e em relação ao episodio da bandeira,ele ser mal carater, não tem nada a ver com o futebol do cara! Mais uma viagem sua! Tu vive lombrado na nuvem irmão? Kkkk zuera SRN

  • O trauco tem que jogar muita bola pra passar o Jorge.

    Jorge fez gols importantes no BR2016, foi o segundo com mais desarmes, desbancando o mito.

    Enfim, foi uma boa estreia ofensivamente , mas ele tem muito a provar.

    • Não acho não! Achei q para um primeiro jogo, mesmo com adversario fraco ele já mostrou mais que Jorge em muito fundamentos! Para o Pouco entrosamento, inicio de temporada, outro estilo de futebol foi muito bem e adptação em um novo pais, ele foi muito bem! Agora resta observar se vai manter o nivel ao longo ano e com adversarios de maior peso!

      • Um jogo em que o lateral da dois passes e faz um gol deixa todos inebriados

        • Nem tanto e nem tampouco… foi apenas uma primeira impressão!

          • Exato. Acho precoce qualquer análise, mas ,como você, gostei do que vi.

    • “Jorge fez gols importantes no BR2016” fez dois gols.. um da vitória sobre a Ponte e outro que acabou no empate com o Botafogo, não parece mto e apenas 2 assistências o que também é pouco para um lateral.
      No quesito desarme realmente ele era monstro, pois se não era rápido pelo menos tinha corpo e isso ajudava e muito nas roubadas de bola. Mas também deixa uns buracos exatamente por ser lento.
      Trauco pelo que mostrou será um lateral como o Arthirson, participativo no ataque com muitas assistências e até mesmo gols. Se o ele melhorar na defesa e o time for ajustado na recomposição acredito que será mais efetivo que o Jorge, não baseando nesse jogo de domingo, mas pelas caracteristicas.
      SRN

      • O Jorge dos últimos 6 meses era um monstro na defesa. Espaço não tem jeito uma hora tem que dar. Senão todo jogo era 0 a 0. Achei Trauco fraco no 1 contra 1.

        Jorge era nossa saída de bola com qualidade e sem chutao. Ainda quero ver esse fundamento do trauco.

        Mas gostei do que vi inicialmente.

      • Também lembrei do Athirson. O pior é que também lembrei do Roger (aquele que veio do Corinthians e que destruiu com um FAL-FLU e depois daquele campeonato carioca não jogou mais nada). Temos de esperar. O Trauco promete, mas, por enquanto, é só uma boa promessa.

  • Primeiro jogo contra o fraquinho Boa, sinceramente sei não… VOU esperar, gringo bom só o Pet que eu vi o resto veio ganhar em Real

    • E o gamarra

      • Pois é o Gamarra é craque, mas jogou pouco no flamengo. De repente ele é o Pet porque o resto putz… Para cada 20 gringos que contratamos um da certo

    • Oremos…

  • Foi o primeiro jogo? Foi! Dá pra dizer que é craque? Não! Mas com certeza é muito melhor do que ter que contar com Everton na lateral esquerda. Trauco tem tudo pra dar certo, evoluir, não tem sombra nenhuma, só depende dele.

    • Boa Ryan!

  • Pessoal critica Marinho, Keno, e tantos outros de uma temporada aqui no Brasil, e enaltecem um destaque do baita campeonato peruano. Não consigo entender.

    Por que a diretoria gastou uma vaga de estrangeiro no banco? Por que vinha de graça, é bom jogador, notoriamente. Todos sabíamos que a venda do Jorge estava próxima. Que já estava tudo certa pra agora, é apenas suposição.

    Espero que se adapte o mais rápido possível, evolua como Jorge evoluiu, e que ZR adapte a defesa em bolas paradas, posicionando o Rômulo onde o Jorge fechava. Aumentamos estatura do meio, diminuímos na lateral.

    Caso o Jorge tivesse continuado, Trauco seria um ótimo reserva pra ele (ao menos em um primeiro momento), assim como é o Rodinei pro Pará, não tenho dúvidas alguma sobre isso. Até por que, estamos falando de um jogo, contra um adversário fraco, campeonato carioca (não querendo ser pessimista, apenas equilibrado).

    • Fica parecendo que o Trauco vai fazer isso todo jogo.

      Se fizer pode da a 10 pra ele.

      • Vi a galera falando:

        “Venderam o Jorge por que ia ser banco pro Trauco mesmo”

        Kkkkkkkkk OK.

    • Ruan,
      Não tive a oportunidade de ver o jogo, só os gols, então o meu comentário é mais especulativo do que calçado no que foi apresentado.
      De uma forma geral, todo lateral que se destaca no apoio acaba deixando um pouco de espaço na defesa. A forma que se tem de minimizar isso é com treinamento e divisão de responsabilidades na cobertura.
      Isso posto, concordo contigo que o Flamengo só tem a crescer na medida em que o Rômulo ganhar entrosamento com o time. Além disso, no caso específico do jogo contra o Boavista, o Éverton, que também muito ajuda na marcação, não jogou.
      Por outro lado, Trauco e Éverton também irão se entrosar para que um não tome o espaço da progressão do outro. Em um cenário perfeito existe até mesmo a possibilidade de quando o Trauco subir no ataque em busca da linha de fundo ou de execução do facão que o Éverton recue um pouco para cobrir o espaço.
      O que eu mais gostei de ler sobre o jogo foi que o Zé realmente testou jogadores. Me recordo de alguém aqui na coluna ter sugerido uma dobradinha Pará – Rodnei na direita. Isso me anima a crer que os jogadores que estão na seleção sub-20 vão ter suas chances também.
      Vamos aguardar para vermos a evolução do time.
      SRN

      • Perfeito André!

        Temos duas situações já definidas, na minha opinião:

        1 – nosso esquema do ano passado.

        Nele, temos ajuda pelos lados. Os laterais sobem pra fazer triangulações com pontas e meio campo, é só infiltram quando o ponta tem inteligência suficiente pra entrar na área, preencher o meio e etc. Nele as “deficiências” do peruano são minimizadas. Gabriel e Everton ano passado cobriam os laterais, por vezes.

        2 – Essa variação que vem sendo testada. Não é um 442 bem definido, tampouco um 433. Diego se adiantou no último jogo e as vezes além do Guerrero. Esse, por sua vez, flutuou bem mais que o que estamos acostumados. Mancuello fechava uma linha (com um esforço e disposição acima da média, como elogiei depois do jogo). Nesse esquema, por mais que tenha um maior volume de jogo no último terço do campo, é preciso cobertura mais intensa, responsabilidade pra guardar posição (principalmente do Rômulo, por isso o pedido do ZR pra ele segurar mais durante o jogo), por que os lados dão muito mais espaços. Minha opinião: o sucesso desse esquema depende da velocidade de recuperação dá bola. A partir da perca, começa a defesa. Berrio, Everton, Mancuello, Gabriel (tirem esse cara do Flamengo!), Adryan, seja quem for, precisa ter a mesma “pegada” que tem Rômulo e arão, senão estoura atrás.

    • Inicialmente iria ser reserva, mas quem garante q não poderia assumir a posição ao longo da temporada?! O futebol é muito dinamico e Jorge nunca foi um jogador unanimidade, está em boa fase apenas isto! Tem muitas deficiencias que podem ser melhoradas, com muito esforço ,na Europa! Bom jogador, mas Não é craque e não passa nem perto de ser! Trauco é uma incógnita, mas provou q pode surpreender e ser mais importante do que Jorge, se mantiver o nível! A Libertadores está aí pra colocar em prova o peruano… prefiro esperar

      • Foi o que eu disse, meu caro:

        “Ao menos em um primeiro momento”.

        • Eu sei e eu concordo com vc q inicialmente seria msm.

  • O Trauco é melhor que Jorge.

    • Pode ser sim, pq não?
      Mas vamos com calma, foi só o primeiro jogo.
      Valeu Adriano! Abraço!

    • Pelo menos a primeira impressão se mostrou melhor, mas vamos esperar até mais alguns jogos! Um jogo não diz nada…

    • Nao sei se é mas sua melhor atuacao no fla foi superior a melhor atuacao do jorge.

  • Quando eu vi a contratação do Trauco, tinha certeza que ele iria tomar o lugar do Everton no time e o Zé faria pela esquerda o que ele tentou fazer pela direita com a dupla Pará/ Rodney…

    • Boa Bruno!
      Seria uma opção, também pensei isso.
      Abraço! SRN!

Comentários não são permitidos.