Vinícius Júnior e a frigideira rubro-negra

Compartilhe com os amigos

Após um curto período de férias, cá estou novamente, e durante esse período acompanhei de perto as partidas do Flamengo até o momento na Copa São Paulo de Futebol Jr.

Certamente essa não é uma das melhores fornalhas da Base rubro-negra, ainda que o Flamengo tenha tudo para brigar pelo título do torneio mais uma vez. Mas o que importa mesmo é revelar bons atletas, título fica em segundo plano, e essa geração pode sim revelar jogadores úteis.

Como ponto fora da curva surge o meia-atacante Vinícius Jr., realmente é insinuante, talentoso, e tem tudo para estourar no futebol profissional. Mesmo aos 16 anos, consegue se destacar no sub-20, já começa a ganhar os holofotes da mídia, e a expectativa da Nação.

Eis a receita certa para o fracasso! O rapaz tem apenas 16 ANOS de idade, com uns 4 anos para aprender o máximo possível da Base, mas com toda essa badalação que gira em torno do seu nome o Flamengo começa a queimar etapas de sua formação.

O lado psicológico é uma séria preocupação nessa fase, será mesmo que o jovem conseguirá manter a cabeça no lugar diante de tanta repercussão? Quantas pérolas da Base já ficaram pelo caminho diante do mesmo cenário de badalação?

Ainda que seja inevitável que em algum momento ele comece a chamar a atenção do grande público, toda essa precoce exposição pode acabar se tonando um tiro no pé. Cria-se uma expectativa absurda, que se transforma em pressão de um dia pro outro.

Na minha opinião essa não era a ‘Copinha’ do Vinícius Jr., mais um ano no sub-17 era o ideal para o rapaz, mesmo que venha a se tornar o craque da atual edição do torneio, não tem necessidade de ter pressa, as coisas acontecem naturalmente.

Isso pra não falar das comparações, é sério que já estão comparando o garoto ao Neymar? Pra mim, uma comparação válida é com o último atleta que teve esse status de pérola da Base, Adryan. Vamos cometer exatamente os mesmos erros?

Queimaram etapas com o Adryan, ficou famoso muito novo, badalado, e não vingou. Adryan, assim como Vinícius Jr., era destaque das seleções de base, e rapidamente começou a ser chamado de ‘Novo Zico’. No final,  tornou-se um refugo aos 22 anos.

Toró, para quem não se lembra, tinha status de maior promessa do futebol brasileiro quando surgiu na Base do Fluminense, até dublê do Pelé ele foi, e de meia brilhante virou volante no Flamengo, hoje em dia ninguém sabe por onde anda.

Enfim, espero que o garoto Vinícius Jr. arrebente, e nos dê muitas alegrias com a camisa do Flamengo, mas cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém, não é mesmo?

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga

Siga no Twitter:  twitter.com/DungaVinny (@DungaVinny)

Curta no Facebook: facebook.com/ColunaDoVinny

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Como exemplo deixo aqui o Erick Flores. Assisti o Mengão sendo campeão da Taça BH em pleno Mineirão em cima do Cruzeiro e esse jogador acabou com o jogo á ponto de meu cunhado da Mafia Azul dizer: nasceu outro Zico. Logo depois vi uma entrevista dele com um brinco de perola do tamanho do salário. Fudeu tudo. Sem o acompanhamento….tudo foi perdido.

  • Vinny Dunga, pela primeira vez discordo de seu comentário. Jogador pronto nasce. Os outros vão aprendendo a ser coadjuvantes.Se o Vinicius será uma pérola mesmo, sua lapidação não tem hora de começar. O importante é o Mengão dar um tratamento psicológico não somente á ele Vinicius, mas á todos que são ativos da empresa chamada Nação.

    • Boa, Emerson!
      É normal, e saudável discordar expondo os argumentos dessa forma.
      Abraço! SRN!

  • Sabe qual é o problema na minha opnião: a base do Flamengo a muitos anos foi negligenciada, não teve investimentos e melhorias e ficou pra trás! Viveu muito tempo do que formou mo passado e parou de produzir jogadores de qualidade! Muita gente que pintou como provável craque, na verdade não jogava porra nenhuma! Produtos de midia e noticias de imprensa! Têm vários exemplos aí para comprovar… nego diz muito de pressão, mas para mim isso é desculpa e não determina nada até pq muitas desses pseudocraques da base já saíram para
    Clubes sem pressão nenhuma e não conseguem jogar! Alias, não jogam NADA! Fato! Uma boa parte da torcida precisa ser alimentada, mesmo que ilusoriamente, de uma esperança chata da formação de um novo Zico e a imprensa percebeu isso e lança direto várias notícias deste cunho! Agora com essa diretoria retomando os investimentos na base, no medio e longo prazo tenho certeza que teremos êxito e vamos voltar a formar craques de verdade e não esses inventados!

    • concordo em partes te garanto que teve bons jogadores que foram desperdiçados na base sem duvida mais você ta certo com investimento na base deve parecer mais bons jogadores e o desperdício deve se menor isso e claro se flamengo começar a lançar eles mais cedo porque cara bom que fica na base até os 20 anos é desperdício

      • Me diga um!? Me diga um que foi desperdiçado! A minha ideia de desperdício é aquele jogador que não teve sucesso aqui, que foi mal aproveitado e depois vingou em outro clube. Me diga um jogador de qualidade comprovada, nos ultimos anos que eu retiro oq eu disse.

        • tinha jogadores que se tivesse no Santos teria vingado não seria um Neymar mais seria um bom jogador flamengo usa a base muito mal quando o garoto tem talento não tem como deixa o cara até os 20 anos na base

          • Sinceramente amigo, te perguntei um e você nem sequer tentou falar! Sabe pq?! Pq não tem! Simplesmente não tem! Temos que ser humildes e reconhecer que a gnt ganhou campeonato, mas não formamos ninguem com qualidade! Mas acredito que isso vai mudar!

  • Tu la sabe de NADA … Vai procurar lavagem de roupa … Colunista fraco esse.

  • Basta ir trabalhando o seu psicológico, porque aí ele só deve se preocupar em jogar futebol, se tiver um acompanhamento de profissionais na área de crescimento comportamental ele vai crescer com boa personalidade.

  • Ótimo texto temos tido muita pressa nesses últimos tempos, o garoto é bola mas como dito no texto canja de galinha não faz mal a ninguém

    • Valeu Fellipe!
      Abraço!

  • Vamos perguntar pro Santos como se faz? São tantos os exemplos: Neymar, Ganso, Robinho, Diego …
    Talvez o Flamengo nunca tenha tido a estrutura necessária para suportar jovens talentos. Espero que agora tenha e que os garotos prosperem !!

    • Você mesmo já respondeu. Todos os que você citou são ótimos.

      • Não e questão nem de serem otimos mas de serem destaques precoce nas categorias de base de seus times como o Vinicius Jr

    • Temos o Diego e garanto que se ele jogar com o Vinícius vai o ensinar muito, mas a receita é colocar em campo e incentivar muito.

    • A resposta é uma só: Investimento! Quem investe colhe, quem não investe sofre! Com essa diretoria retomando os investimentos na base, vamos ter exito na formação de jogadores e parar de se iludir com peseudocraques!

  • Quarta-feira tem mais!!! Aproveitem…rsrs pq depois é Gabriel, MA, Cirino, Everton (menos pior)!!rsrs
    Obs: Ínicio de 2018 é o momento do Vinicius Jr… minha opinião!

    • kkkkkkkkkkk

  • Concordo com a coluna. O Vinicius vai ser craque, mas ainda fica irritadinho com a marcação no sub20, imagina se tivesse apanhando de gente como Rodrigo, Airton, Edilson, Pierre, Fagner, Lugano, Donizeti, Felipe melo etc…
    Só não concordo com a comparação com o Adryan. O Adryan era novinho e quando tirava a camisa no fim do jogo já se via que ele teria problema de peso!!! Mais fácil comparar o Adryan com o Cafu.

    • Neymar quanto mais apanhava iria para cima, futebol ganha experiência em campo, jogando no meio dos experientes, mas é jogando e se preparando fisicamente, se ficar só no treino e ir para o banco sem jogar, nem selecione um garoto, porque eles querem jogar…se subir para o time profissional deve deixar lá, pois se voltar ele se frustra, por isso só deve subir um garoto se for para usá-lo, não para servir de treinamento.

  • só uma perguntinha, por que o Flamengo , não dá as mesmas oportunidades e mantem a mesma paciência que estão tendo ate hj com Gabriel , que já fez 27 anos, e ate hj não mostrou nada , chegou a ser um dos mais vaiados , mais tem muito torcedor que diz que ele ainda é novo kkkk 27 anos, é promessa ainda, teve e ta tendo todas as oportunidades do mundo no flamengo, entra treinador e sai treinador, mais ele sempre esta lá, time nenhum quer o cara, mais no flamengo é titular, ainda é promessa , mesmo já tendo 27 anos, enquanto uma molecada da base , sofre sem oportunidades, e ainda quando entra uns minutos, alguns torcedores querem os crucificar, igual fizeram com jorge quando caiu um pouco o nivel, já pediram o tal Chiquinho.Enquanto isso o time tem que aturar na maior paciência , aquela que falta com os meninos, o tal do M.Araujo, Cirino, Gabriel,Shake, Chiquinho e por ai vai

  • Se for constatado quê realmente é craque, pode pular etapa. Agora se for um bom jogador com bons recursos de drible, se pular etapa ja éra!!!

  • Moleque é craque não tem essa de idade.

    Gabriel Jesus com 18 anos já estava na seleção principal

    Se ele não tiver cabeça, não dará certo hora nenhuma

  • Aí eu pergunto, só nos outros times que dão certo? Por que o Neimar começou com 16, firmou e é um grande craque hoje. Essa conversa só gera em torno do flamengo. Chega disso, tem que colocar logo no profissional!!

  • Não devemos nos preocupar com isso, pois se esse garoto subir, não vai jogar mesmo.
    Rodrigo Caetano vai renovar com Gabriel, Fernandinho e emprestar o Vinícius JR pro Luverdense ou Bragantino pra não “queimar etapas” e pro garoto “ganhar expriência”. Essa é a maior marca desse cidadão.

    Falando sério agora, duas coisas.

    Primeiro ponto, jogar o Adryan em 2012 na fogueira de um time que tinha acabado de perder o Ronaldinho, ambiente conturbado, num time que tinha Ramon, Frauches, Luiz Antônio, e esperar o cara render? Não vai render nunca.
    Agora o Vinícius JR tem uma grande oportunidade de desenvolver um grande futebol com a estrutura que o FLAMENGO possui atualmente, e com o time que o FLAMENGO possui também. Nem o Neymar se entrasse em time fraco se destacaria logo de cara. Entrou de titular no Santos, tinha Léo, Arouca entre outros. Entrou de titular direto quando o time tinha uma base boa formada, e hj é o que é.

    Segundo ponto, tem que ter alguém pra dar um freio no mlk. Não deixar se deslumbrar. Exemplo, o pai do Neymar. Por mais mau caráter que ele seja (na transação do Santos com o Barcelona), o mesmo sempre deu rédeas no filho. Recebia o salário pra ele, dava uma parte pro Neymar gastar , segurava o resto. Ficava junto do cara monitorando, não deixava se perder. É isso que tem que acontecer. Mais até do que psicológico, o apoio familiar e a educação são muito importantes nesse momento que o mlk vem se destacando e a mídia está em cima dele.

    Valeu !

  • Vinny Dunga sempre fustigando os teclados dos internautas mundo a fora em nossas diárias discussões sobre o Mais Querido do Brasil e quiçá do mundo.
    Depois dessa introdução à la Rolando Lero, voltemos ao tema da coluna.
    Entendo que o Vinícius Júnior terá uma melhor estrutura de Flamengo que o Adryan teve na medida em que o módulo das categorias de base seja usado. Espero que o Flamengo possa acolher essa “molecada” no regime semi internato onde ensinem a eles o valor do estudo, formação como cidadão, um outro idioma – alô Yes vamos ampliar esse contrato de parceria? – onde tudo isso vai ajudar no amadurecimento das jovens promessas de nossa base de forma que seja diminuída a possibilidade do deslumbramento e as consequências ruins que ele, o deslumbramento, causa.
    SRN

    • Adryan foi fruto de péssimos diretores da base, que viram o moleque se perder e nao fizeram nada, como houve troca de diretores da base alem desta geração 2000 esta sendo blindada faz tempo e quase impossivel acontecer com o Vinicius jr.O que aconteceu com o Adryan pelo menos na minha opiniao (considero que o Adryan se tivesse sido mais profissional e o flamengo tivesse percebido quando ele se desvirtiou seria um bom jogador e ultil pro clube

    • HAHAHAHAHAHA
      Genial!

  • pra mim,não é a pressão da torcida,e sim a cultura de fanfarronice que é impregnada no Rio de Janeiro,não se trata de queimar etapas,quem é craque é craque,e quem é ruim é ruim,vejam o cirino,teve um jogo em que eu vi ele tentar cruzar uma bola e acertar a propria mão na passada… O cirino queimou etapas? acho que não…enfim,o que estraga,é a falta de comprometimento de um garoto desses que se deslumbra com badalação e na brincadeira excessiva.
    Se um garoto desses usar a cabeça e pensar em aprimorar a forma física,tentar aprender e assimilar posicionamento e funções taticas,no minimo se nivela com os melhores,sendo que o talento aí sim,abrirá anos-luz de distancia ao jogador comum,esforçado,mas comum,e que hoje é maioria esmagadora..essa filosofia na formação deveria ser exaustivamente discutida e passada desde a categoria fraldinha,assim como antigamente tinhamos educação moral e cívica no curriculo escolar e hoje é a baderna que é …

    • A questão ele esta preparado? esta geração de 2000 e muito badalada por suas conquistas e nao e de hoje, ele e o principal jogador dela entao nao e a toa que dizem que é marrento, agora ele ainda precisa e deve ter que aprimorar algusn fundamentos e provavelmente vai oscilar ele era pra ter idade para esta no juvenil e desde ano final do ano passado ja esta nos juniores, hora nao custa aguardar pelo menso ate 2018 pra ve se ele mantem ritmo de atuações para lançar ele no profissional?

  • Pessoal, o cara já marcou 5 GOLS NA
    COPINHA!! três validados, e dois gols legais que foram anulados
    erradamente. Não temos notícia de um desempenho tão arrasador. Fora os
    passes, a agressividade no drible. Não merecemos ficar na sofrência com
    Gabriel, Everton e Cirino

    • Bom, Thiago, apenas para responder a sua pergunta, tem o centro avante do Corinthians, estilo novo Jô ou Caveirão se preferir, que já fez 6 gols na atual edição da Copinha. O cara está tão confiante que disse que sua meta é de fazer entre 17 e 19 gols.
      SRN

      • mas o Vinicius e atacante de lado não Centro avante.

        • Ele também joga de meia-atacante.

  • Cansado de ler: a mídia, a torcida, a fama quando na realidade só depende dele mesmo. Sempre haverá uma justificativa para o fracasso de jogadores? Pq nós reles mortais não podemos usar muletas psicólogicas pra isso. Temos muita gente que deposita expectativas em nós (numa escala menor, mas a meu ver mais importante) e se não atingimos os objetivos tentamos outra vez ou outra coisa.
    Vejo que da mesma forma é mimar, bem como largar. O papo tinha que ser: cara, se você tiver que ser uma estrela no Flamengo vendido mais tarde pra Europa, será. Se não tem um time do interior onde poderá jogar. Um exemplo disso são Camacho e Bruno Paulo.
    A questão é: pq Viseu é reserva do Damião, renovam com o Márcio Araújo e renegam Ronaldo? Tínhamos um time bisonho até 1 ano atrás: Adryan, Rafinha e Thomas são piores que Gabriel? Flamengo precisa parar de queimar esses meninos por falta de oportunidades e não por dá-las. E sem mimimi que tiveram várias chances: mentira! Se escrever, prove. Qual jogo, os citados da base jogaram inteiro? Dá chance pro menino, pow. Ganso e Neymar jogaram no maracanã com 16 anos em 2009 contra nós. Até pênalti perderam(Ganso 2x)…se querem mudar a cultura da torcida tem que ser uma atitude de escalar esses meninos e não desmotiva-los sem chance no profissional. Srn

    • Eu não estou me referindo diretamente ao Vinicius Jr., mas aqueles que já estão no elenco profissional!

      • Rafinha e Thomas, tiveram chances em outros clubes, pequenos, e mesmo assim, não se destacaram em nenhum, a culpa é do Flamengo? olha os numeros do Thomas é de dar pena, ele n faz gols, a torcida tem que entender, nem todos jogadores da base vão da certo no profissional

        • Então façamos o mesmo com Ronaldo, Paquetá, Vizeu e MSávio: emprestem! Acredito que meu argumento não estava claro, esses rapazes precisam de chance no Flamengo, assim como o Santos dá logo quando vem pro profissional. Se não der certo, vida que segue…certo no profissional de outros clubes em países sem tanto destaque, no futebol do interior paulista e quiçá para no Corinthians que adora ex-fla. Adryan é tão pior do que Gabriel que nem pela base passou? O primeiro participou como titular de todas as seleções de base enquanto o segundo é apelidado de menino Sustagen: chute pífio, marcação lamentável. 3 anos de Flamengo e quantos gols? Acho que Rafinha tem mais do que ele se for uma média de gols por minutos em campo. Enfim, não sou parte dos que esperam um novo Zico a cada ano, agora preterir os nossos “perebinhas” logo no momento em que precisam de chances porque estão cheios de empolgação, pra insistir 4 anos em “perebinhas” dos outros…com isso nunca vou concordar (e que fique bem claro: o fato de eu não concordar não faz a mínima diferença, eu sei!) SRN

    • Concordo plenamente

  • Eu antes de acabar de ler, sabia que o texto era do Vinny Dunga…
    Sem mais!
    SRN!!!

    • Volte sempre, e continue participando!
      Abraço! SRN!

  • Pessoal, cada um vê e tem uma opinião formada sobre tal assunto ou jogador. Vejo o Mateus Sávio um simples bom jogador, agora o Vizeu, o Paquetá campeões da cópinha e ainda o Ronaldo grandes jogadores e vejo o Vinicius Júnior será um pouco acima deles. Clebinho será um excelente lateral. Na europa tem moleques com 17 e 18 anos no Manchester Unitd e Citi. Mas ok respeito a todos, mas o Vinny gosta sempre de fazer está polêmica pois envolve a todas as opiniões.

    • Polêmica é vida, meu amigo!
      HAHAHAHA

  • Vinny, o que você não sabe é que alguns jogadores maturam antes dos colegas. A idade dele é 16, mas ele já está apto a jogar nos times de cima, onde é mais competitivo. Isso não é fruto de nenhuma maluquice, é uma coisa estudada pelo departamento de futebol.

    Lembra com que idade Júlio César estreou no gol do Flamengo? Pois é…

    • Fala meu amigo Almir!
      Então, antes da Copinha teve uma matéria no GE que mais era um dossiê sobre o rapaz, e um dos seus pontos fracos ditos lá era justamente a maturidade.
      De acordo com a matéria ele é provoca torcida adversária, não se movimenta bem sem a bola, e tem dificuldades de seguir a ordem tática.
      Bom, será que está maduro mesmo?
      Eu ainda prefiro ter calma com este menino…
      Abraço! SRN!

      • Mas aí é questão psicológica, tem jogador de 30 anos com essas características. O Edmundo era um desses, não tem a ver só com a maturidade.
        O importante é que dentro de campo ele está preparado para o nível do torneio.

        • Fato!
          Tomara que façam um bom trabalho psicológico com o menino então!

      • Se com esses defeitos ele faz tudo isso, corrigindo vira um Messi…
        Brincadeirinha, só para zoar um pouco, rs!!!

        • HAHAHAHAHA

  • Por que não era a Copinha do Vinicius Jr? Se ele está no sub 16 ganhando títulos, jogando bem e sobrando, joga pra cima. Agora ele está jogando no sub 20, com uma outra forma de marcação e estilo de jogo, e está se saindo bem, ou seja, não sentiu a pressão, se continuar assim com 17 anos pode jogar ele pro profissional, vai dando linha na pipa e vê até onde ela aguenta voar, se não for bem, volta pra divisão abaixo, se jogar bem vai virar estrela, Flamengo não tem nada a perder colocando sua base pra jogar..

  • Fla gasta milhões com a base, esses garotos tem carteira assinada e hoje em dia, quando sobem já tem salário de 20 mil pra cima, se não é pra utilizar a base, e colocar Gabriel, caramujo, fernandinho, chiquinho e melhor fechar a base, pq o Jorge só teve oportunidade pq armero e Anderson pico estavam machucados, fla não dá chances, será que alguém acha o Ronaldo inferior ao caramujo? Savio inferior ao Gabriel? Paqueta inferior ao fernandinho? Falta e utilizar a base e mandar esses protegidos embora, fla não é time de pelada pra jogar quem o grupo quer

    • Digo sem medo de errar, se subir ele agora… faz mais bonito q o Gabriel!! Mas na minha opinião, ele deve vim apenas em 2018!!

  • Dar para perceber nas entrevistas dele que esta no caminho certo, tem tudo para ser um grande jogador mundial, igual ao Neymar? não sei, mas se cuidarem dele um será grande mundial será com certeza………e que São Judas Tadeu continue nos ajudando.

  • É um assunto complexo e todas as opiniões são aceitáveis, pois existem muitos exemplos para ambos os lados!! Minha opinião: Nossa angústia chegou ao fim, temos um jogador diferenciado, é tipo de jogador que tem personalidade e muita atitude!! Até exagera um pouco nessa questão…normal nessa idade!
    Pode aguardar, caso não aconteça algo sério no percurso desse moleque… teremos a alegria de tê-lo em 2018 no time principal!!

  • Se formos falar de jogadores da base (fracos/comuns/bons) e claro que queimar etapas não e o ideal, entretanto estamos falando de um jogador que e destaque que desequilibra as partidas que joga de igual para igual com garotos 4 anos mais velhos. O mesmo Vinicius subiu precocemente para o sub17 e depois precocemente para o sub20. Acham mesmo que os profissionais da base não sabem o que fazem?

    obs1: com 17-18 anos já acho ideal sua subida!

    obs2: exemplos negativos (Adryan) e positivos (Neimar/G.Jesus)

    • Boa Silas!
      Mas cadê os exemplos positivos do Flamengo?
      Vale ressaltar que aqui a pressão é maior.
      Acredito que 19 anos é idade ideal para subir.
      Mas concordo em partes contigo.
      Abraço! SRN!

      • A base Rubro Negra e fraca faz tempo, está sendo reconstruida.

    • Exatamente por saber o que fazem a torcida nao tem que ficar exigindo que ele jogue no profissional deixa os profssionais decidirem quando.

    • Sim. O próprio Vizeu pulou na frente do Bágio no profissional com menos idade e mais qualidades. Só não está tendo tantas oportunidades e o mesmo pode ocorrer o Vinícios até realmente desabrochar no profissional.

  • Não tem mais como evitar oba-oba em nada, quanto mais num negócio de Bilhões de Reais como é o futebol hoje em dia. Essa é uma verdade absoluta dos dias atuais e não vai mudar, lutar contra isso é como querer secar o mar. Entendo a preocupação, mas acho que a estratégia deve ser outra, a de preparar o psicológico da garotada para esse tipo de coisa, o quanto mais cedo melhor. Nesse sentido, sou a favor de que se gaste mais dinheiro com a preparação psicológica dos mais jovens da base, do que dos marmanjos do time profissional.

  • Existem dois tipos de craques: o primeiro é aquele que é tímido e por isso precisa de um tempo maior para ser cobrado, precisa de adaptação e o segundo tipo, que é o que parece ser o caso do Vinícius, é o que já nasce pronto, não sente pressão. O segundo tipo parece perfeito, mas tem um problema que é o deslumbramento, então acho que tem que por pra jogar e blindar o menino psicologicamente contra essas influências externas.

  • Só vejo esse blá blá de queimar etapa aki no flamengo,o santos põe pra jogar ainda de fraldas,se for pra ser jogador vai ser…

    • Você só vê essa pressão absurda aqui no Flamengo!

  • Amigo, entendo sua preocupação. Mas nao faz sentido tanta proteção…Se tem potencia, poe pra jogar mesmo. Nao gosto muito dessa melindragem quanto a jogador de futebol…

  • Fla tem que parar com isso, e colocar filosofia igual ao.santos, tem que colocar pra jogar, savio, Ronaldo, paqueta, Diego com 16 anos era titular do Santos, neymar com 17, tem que colocar, fla fica segurando, cara com 20 anos já e não coloca pra jogar, queimar e deixar o garoto sequer no banco e colocar Gabriel, caramujo e outros perebas da vida

  • Pressão é externa. Não está entre as coisas que vc possa administrar. Assim como a idolatria. É fato, que o cara tem que ter uma administração inteligente da sua carreira, apoio de familiares e profissionais capacitados do clube, nisso parece que evoluímos. E é fundamental que o cara já tenha convivido com pressão mesmo que em menor nível anteriormente. O que faz o pai do Jorge qdo ele tá na pressão? Fala: vamos melhorar aquele detalhe que você erra mais e tal…bota mais uma pressãozinha, mas acompanha, ele não ta sozinho. O mesmo faz o padrasto do Medina. Qdo a pressao estiver insuportavel, tem q ir com ela mesmo, mas nao vai sozinho. Colocar o garoto no sub-20 era inevitável, só não pode deixa-lo sozinho. Se for inevitável, que ele vá pro profissional com a idade que tiver. Antinatural seria segurá-lo.

  • será que o Adrian jogou essa bola toda? sei não hein nunca vi um jogo bom dele. houve mais mídia do que outra coisa. Vinícius Jr é bom de bola. o negueba também arrasou no sub 20. mas enfim coisa chata ficar comparando jogadores. cada um tem um destino no futebol. quem sabe jogar bola de verdade nunca desaprende. Boa sorte garoto.

    • Negueba teve muita lesão, não é craque mas se tivesse tido mais sorte com a parte física com certeza estaria em algum time grande.

      • Negueba está no Grêmio

        • Eu sei. Mas não joga com frequência. Acredito que tenha se machucado novamente. Físico de borboleta, deve ser primo do ederson rsrs

        • Foi dispensado do Grêmio

        • Estava, foi dispensado esse mês.

    • Vi os jogos do Adryan e o Negueba na copinha… Não jogaram bem… quem arrebentou foi o Thomas q ninguém dava nada, só pq fez 5 gols em um time fraco, q não lembro o nome… Porém, nenhum deles encantou como esse menino agora, é notório a diferença!! até a atitude, a personalidade… a marra (que não pode exagerar)!!

  • Falou pouco mas só falou besteira.

  • “NO FLAMENGO A PRESSÃO É DIFERENTE”

    Será mesmo?

    Um Thiago Maia, quando estreou no Santos, teve mais pressão que terá o Ronaldo quando tiver (se Deus quiser) sua chance?

    A torcida lá se acostumou a ter sucesso da base. Aqui tratamos disso toda semana, pra ter paciência, esperar sequência dos garotos..

    Pressão da torcida é, no mínimo, igual.

    Agora, a comissão técnica sim. A cultura do clube dá um respaldo aos garotos totalmente diferente. Aqui contratamos Damião pra deixar Vizeu como terceira opção. Lá isso jamais aconteceria. JAMAIS!

    Era capaz do Guerrero, mediano do jeito que é, revezar no banco.

    • Sabe a principal diferença? A pressão lá é totalmente interna, um bom exemplo disso é a queda de desempenho do Thiago Maia após as olimpiadas, os santistas não saem gritando para todo mundo que o Thiago é um jogador mediano (de fato é) que estava tendo bons momentos, eles vão continuar a dar sequência para o Thiago até vender ou constatar que é um pereba.
      Ja no Flamengo oscilou 3 jogos já sai materia no GE, torcida coloca os piores apelidos imaginaveis, chama de preguiçoso, cachaceiro, o Técnico joga o menino no banco e deixa ele lá o restante da temporada, no final do ano o gerente empresta pra os piores times possíveis e bum! Acabou a carreira de mais um jogador que poderia ser útil ao Fla.
      To exagerando ?

    • Esse karma maldito de pressão não passa de balela. Torcida grande não necessariamente condiz com grande pressão.

      Veja os incontáveis jogadores sul-americanos (leiam-se os de qualidade indiscutível) que atuam ou já atuaram pelo Brasil. Todos iniciam suas carreiras em ambientes hostis como levar pedrada da torcida, borrachada da polícia quando a coisa foge do controle, baforadas e xingamentos das torcidas no pé do ouvido num imenso caldeirão, apanhar em campo de jogadores brucutus etc. E esse tanto de gringo aqui só mostra que o futebol brasileiro em si mata seus camisas 10.

      Falam tanto de pressão, contudo não enxergam o quão queimados com a torcida estão jogadores limitados (Gabriel, Cirino,MA…) ou com baixíssimo desempenho (Damião).

      Quando não se aproveita a base se perde muito com receita de transferências, inclusive. Por isso que a maioria dos meninos da base saem do Flamengo após término de contrato, e não vendidos.

  • Só acho que quando não se coloca o jogador (não é o caso do Vinicius Jr que realmente é muito novo) se tem o mesmo efeito de queimar e se perde o jogador do mesmo jeito.

  • Deixa eu ver se eu entendi direito, se ele estiver no sub 17 acabando com o jogo, e sem nenhuma perspectiva de evolução devido aos fracos adversários que tem nessa categoria, ele não deve subir ? Este pensamento é bem mediocre, o moleque tem que estar em um lugar competitivo e que de possibilidades de evolução, hoje no sub 20 ele já é destaque imagina no sub 17, quando ele estiver sem evoluir na atual categoria ele tem sim que subir para os profissionais, independente de ter 16 ou 20 anos, o medo de perder tira a vontade de ganhar!

    • Subir de categoria sim, alias ele ja pulou o juvenil pro junior no seu primeiro ano em teoria no juvenil, agora vc acha que ele esta pronto pra jogar o profissional?

      • Fala Jhonny, estou me referindo a esse trecho do texto “Na minha opinião essa não era a ‘Copinha’ do Vinícius Jr., mais um ano no sub-17 era o ideal para o rapaz, mesmo que venha a se tornar o craque da atual edição do torneio, não tem necessidade de ter pressa, as coisas acontecem naturalmente” o maluco falou que mesmo que o Moleque arrebente na parte principal que é o FUTEBOL ele NÃO DEVERIA estar na sub 20 ? Pelo amor de Deus né, isso é um pensamento ridículo, foi duro ter que ler isso, ta parecendo aquela mãe que prende o filho dentro de casa e invés de orientar, quer oprimir.
        Não acho que fisicamente ele esteja pronto para o profissional, no segundo tempo contra o São Caetano ele ja estava “morto” e não marcava ninguém, algo que é inaceitavel no futebol de hoje.

        • mas na copinha os jogos são a cada 48 horas. Isso pesa, mesmo para um moleque de 16 anos. Além do mais, eles jogam num ritmo mais acelerado que os profissionais, até pela necessidade de “aparecer”.

          • O ritmo de jogos do Flamengo nesta copinha é bem devagarzinho sinceramente, qualquer jogador meia boca do profissa se destacaria nesses jogos, transições lentas, firulas que cortam a velocidade, lançamentos exagerados. Sobre as 48 horas é verdade que pesa, porém, foi a primeira partida dele como titular, nas outras duas jogou apenas alguns minutos, e nem da pra cobrar que ele tenha o mesmo preparo físico dos outros de 20 anos.

            • Assim claro nisto vc esta certo e eu comentei que nao concordo com ele, o moleque realmente tem que ir subindo de categoria se os da mesma idade nao aguenta mais o ritmo, e ate sou a favor que se ele mantiver este ritmo em 2017 em 2018 ja coloca ele no profissional mais so em 2018.

              • Tmj

  • Tem que dar tempo pro muleke, não há necessidade de subir agora, já temos um time formado no profissional, e o que vai fazer o garoto dar certo ou não é quem vai orientar ele. Importante ele passar pela base para ganhar experiencia de jogo. Quando chegar ao 18 anos coloca ele pra ficar treinando com o profissional que os próprios jogadores experientes vão orientar ele dentro de campo

    • E torcida vamos parar de pedir ele no time de cima, isso só prejudica, deixa ele vivênciar os jogos subir vai ser natural.

  • esse é um dos motivos para o flamengo não revelar grandes talentos não concordo com o texto deixar o Vinícius Jr na base mais 4 anos e desperdiçar o talento dele se fosse no Santos subiria pro profissional ja depois da copinha ou no ano que vem e arrebentaria caso fosse realmente bom

  • Quando o cara tem bola não existe essa estória…
    Vizeu e Jorge tão aí com pressão, midia, torcida em cima e vamo q vamo!

  • Oque ñ pode acontecer é,que no primeiro gol perdido do Guerrero,ou a primeira falha de um de nossos “pontas”,as pessoas venham exigir a presença do garoto no time principal

    • Então o garoto pode se prepar. Isso vai acontecer toda hora.
      Gol perdido do Guerrero = normal
      Falhas, lances bisonhos = pontas atuais do Flamengo.

      • hahaha isso é o meu medo

  • Alias nao vamos muito distante nao, lembro bem como Jorge estava sendo malhado inicio do ano por nao ter começado bem (muitos pediam o Chiquinho no lugar dele) e esquecem que jogadores ainda em formaçao e ate os profissionais tem oscilações ou o esquema as vezes nao ajuda o mesmo.

    • Cabe a nós torcedores combater estes poucos cornetas de base, eu mesmo sempre repudiei qualquer pedido de banco ao Jorge, se uma minoria vai tentar atrapalhar, a maioria pode abafar este tipo de iniciativa.

      • Concordo com vc, tem que ser feito isso mesmo, da ate tristeza ver um torcedor do flamengo cobrando de um mlk que ainda esta evoluindo tipo o jorge(19 anos) , o mesmo que se espera de um atleta já consagrado, mais esses mesmos , tem muita paciência com Gabriel peteleco (27 anos) , chiquinho(27 anos), Fernandinho(31 anos), M. Araujo (32 anos) e por ai vai

        • Mas ainda bem que isso ta mudando

        • Acredito que ninguem que torça realmente pelo Mengão, tem paciencia com os jogadores que voce citou:
          – Gabriel – está indo para o 5º ano sem produzir nada;
          – Chiquinho – foi dispensado, né?
          – Fernandinho – Em 2016 fez sua melhor temporada em 01 clube em muitos anos.Daí se imagina o nivel do cara.
          – Marcio Araujo – a mediocridade em do futebol praticado no Brasil. Volante que não dá um chute no gol adversário, não faz uma tabela, não faz uma infiltração na area adversária. MAS COMO VÁRIOS DEFENSORES DIZEM AQUI: TEM ALTO PODER DE MARCAÇÃO. TIPICO JOGADOR DE ROÇA.

          Só que isso não isenta o Jorge, lateral-esquerdo, de atuações bisonhas no Flamengo.
          Em alguns jogos parecia que rapaz comeu uma feijoada antes da partida. Ele disputa algumas partidas em câmera lenta. Raramente se apresenta ao ataque. E quando o faz cruza pessimamente na area adversária.

          • vc nao acha que isto se deve a primeiro o time montando pelo Muricy estava mal formado e ainda bem que arritmia nos salvou dele, segundo vasco, terceiro jorge estava em ma fase, e nao conseguia render e ai quando mais criticado mais pressao pra tentar jogar bem e vira um espiral, quarto como ele ainda e dos juniores ainda precisa aprimorar fundamentos, quinto nao e um craque mais um bom jogador logo jogos ruins aconteceram

        • É duro de engolir!

    • fato. paciência zero. Fico imaginando esses jtorcedores vendo a ascensão do Zico, que só se firmou no time de cima com mais de 20 anos, subindo e descendo algumas vezes.

      • Sim ficam falando que craque que e craque nao importa a idade mais esquece que nosso maior jogador sofreu com isto (mesmo que seu problema tenha sido mais pelo fisico)

  • do que adianta ficar na base se qd sair de la vai sair com conceito de que nao pode driblar e que tem que primeiro marcar o lateral pra depois atacar, os profissionais da base são ridiculos querem se basear no futebol europeu sendo que o brasileiro nao tem disciplina tática pra isso, conclusão, talentos desperdiçados por burrice de pseudo treinadores, exemplo essa ameba que dirige o profissional hoje em dia.

  • Comecei ler o texto e logo percebi que era do Vinny Dunga, pulei pro final e não eh que era? Como fala merd*.
    Como tem espaco pra escrever tanta merd*? put* q pari*

    • Amigo, na boa…
      Então pq perder tempo vindo aqui xingar o cara?

      • A lógica é essa dá internet, não gosto? Então vou xingar… Bom texto do Dunga.

        • Eu dificilmente leio textos do VIny dunga por nao gostar do que ele escreve, ao inves de vir meter o pau simples nao leio, hoje resolvi abrir pra ver o que escreveu, e gostei, vc pode ate nao concordar mais ofender pra que?

          • Isso aí!

        • HAHAHAHAHA
          Boa!

      • Esse texto nem é ruim, é pertinente.

        Mas 80℅ dos outros são descartáveis. A crítica, com argumentos, precisa ser feita sim. Pelo simples fato de que ele é um formador de opinião. Muita gente não tem criticidade pra ler e saber que aquilo está longe de ser verdade.

        Acreditam e saem repetindo.

        Assim como as matérias que são postadas aqui, sem propriedade e quase nada de conteúdo verídico.

        Eu acho extremamente válido vir nos comentários e ver alguém mais informado do que eu contrapor e dar uma informação melhor. Aliás, essa coluna é basicamente a sessão de comentários.

        • Sabe como sou critico ao Viny dunga e dificilmente entro aqui (ja conversamos sobre isto em outros posts) agora pra que o cara entra nem le o texto ( e sabe que o cara falou merda) kkk, nao e melhor ignorar o nome do cara e nem gastar tempo com cliques?

          • Então, e aquilo que falamos, não quer lê nem da idéia, ainda mais ofender sem nem ler, chega a dar vergonha alheia kkkkk não e o caso dessa coluna. O assunto é pertinente.

  • Acompanho a carreira desse menino pois tenho um sobrinho na base do flamengo, a questão do Vinícius é que ele vem se destacando a muito tempo na sua categoria, chegou a um ponto que ele se sobressai demais, ou seja, não tem jogadores que o acompanhem em sua categoria, razão pela qual ele e também o Lincoln já subiram para o sub 20, concordo que a mídia pode queimar o garoto mas se ele tem que ficar na categoria de cima sim, tem se destaco muito no sub17 não tinha mais adversários que o acompanhavam então sucesso ao menino mas vamos ter calma pois ele realmente é uma jóia daquelas que não temos a anos em nossa base, diferente de todos os garotos lançados recentemente, nenhum deles se compara ao Vinicius nem mesmo o Adryan ou Rafinha ou até mesmo o Maycon Santana que era fanático no CR7!

    • Comparar ele a outros “craques” da nossa base realmente nao é o correto, mais colocar Neymar e cia no mesmo patamar so porque com eles deram certos, pra mim tambem é errado, os mesmos que ficaram aqui quase tendo um orgasmo apos a vitoria de 5 x 0 ja estava chamando este time que praticamente esta no seu primeiro ano de juniores de uma geração fracassada.

  • alias ele e destaque de uma geração que é destaque na base, ficaram dois anos sem perder depois estao quase dois anos sem perder novamente, ou seja e uma geraçao otima onde ele é o melhor, se bem trabalhado tem futuro se lançado na pressão pode se perder.

  • Os futuros craques não vingaram pq Queimaram etapas ou simplesmente não tinham futebol quando foram realmente testados?
    Pq no Santos, onde muitos estreiam com 16 anos no futebol e acabam “vingando” não se fala em queimar etapas?

    Neymar, Diego, Robinho, Gabriel Jesus, Pato, Oscar … badaladíssimos desde o inicio deram certo.

    • exatamente!

      • Engraçado pq falam que “queimamos o jogador” mas após 10 anos, com seus 28 ele já passou por diversos clubes e não deu certo em nenhum…

    • A pressão do Santos é a mesma do Flamengo, Pablo?

      • Acho grande igual porém de maneiras diferentes, pois lá tem a expectativa muito maior pelas revelações de 15 anos pra cá…

        • Lá eles tem mais tranquilidade, amigo.
          Acredito que podemos melhorar em relação a isso, mas tem que partir de nós, os torcedores.
          Entende?

          • Eles tem mais tranquilidade e mais FUTEBOL, tambem.

          • Vinny, nos dois sabemos que nossa torcida nunca vai mudar em relação a isso, a imprensa tampouco vai…
            Ou o moleque se adapta e rápido, leia-se Renato Augusto em 2006 (quer fogueira maior?) ou vaza.

            • Isso é covardia, que chato.

        • Concordo contigo

          A pressão de um Thiago Maia lá e maior que um Ronaldo aqui. La a torcida de acostumou aos garotos dando certo.

    • Podemos contar nos dedos os que deram errado ?

      • Podemos contar nos dedos os que nunca deveriam ter tentado se profissionalizar?

        • E se forem os mesmos que eram tratados como “novos fulanos” ? Podemos dizer que torcida e comissão técnica se equivocaram?

          • Não amigo, se tivesse futebol teria vingado de qq jeito.
            Partindo desse princípio, após sair dos holofotes não deveria ter vingado?

            • Um momento pode marcar o jogador pro resto da vida.

              • Vc acredita, realmente, que um momento pode marcar o futebol de um jogador pelo resto da vida?

                • Exato, se marcar é pq nunca teria culhão pra jogar aqui… melhor ir embora mesmo

                  • Marcelinho Carioca entao nao servia pra jogar no flamengo? porque um dos motivos da saida dele foi um penalty perdido em uma final da supercopa contra o sao paulo em 1993, e vimos a carreira dele em outro clube.

                    • Para que casos como Marcelinho Carioca não ocorram deveria existir no clube profissionais gabaritados para avaliar os jogadores, caso a caso (LEVANDO EM CONTAS APENAS CRITÉRIOS TÉCNICOS E NÃO OUTROS INTERESSES). Avaliando os que possuem potencial e os perebas.Afinal não é isso a essencia do sucesso envolvendo a revelação de craques e a posterior venda gerando lucros ao clube?
                      E não ficar anos e anos esperando que jogadores, no maximo medianos, se tornem craques.

                    • nao devemos esperar que jogadores levem anos para ser craques, mais nao podemos lançar jogadores que sequer jogaram direito o juvenil ja no profissional apenas por ele ser uma otima promessa, faço a pergunta que fiz ao Pablo Caiado, se o Leo Duarte Viseu Paqueta e Ronaldo nao forem bem no carioca mesmo contra times pequenos sera motivo de dispensas do mesmos? ou que ja podem ser taxados de fracassados?

                    • Ahahhahahaha
                      Vc vai falar de 1993?!

                    • vc enche a boca pra falar de jogadores novos que foram revelados em outros times, pra usar como argumento kkk eu coloquei um jogador nosso que graças a diretoria passadas e torcida saiu daqui pra brilhar em outra equipe alias nao so ele como Junior Baiano e paulo nunes o time campeão da copnha de 1990 que ganhou tudo que a geraçao do zico ganhou so que em outros clubes.

                  • Pablo acho que isso é desculpa para todos esses perebas que surgiram nas divisões de base do Flamengo.
                    Vou citar o Negueba:
                    – Surgiu na Copinha/2011
                    – Teve chances com Luxemburgo, Joel e Dorival e nunca mostrou nada.
                    – Foi para o São Paulo e passou 01 ano contundido;
                    – Voltou. Continou sendo inoperante
                    – Foi para o Coritiba e foi nada alem de razoavel.
                    – Comprado pelo Grêmio e reserva lá.
                    No que exatamente a torcida tem culpa na trajetoria do Negueba?

                    • Isso, é podemos citar uma porrada de jogador fraco que aconteceu a mesma coisa….
                      Como se fazer sucesso em divisões de base garantisse algo nos profissionais…
                      Alguém aqui realmente acha que “Douglas Baggio” vai vingar?! Nas divisões de base era um monstro…

                • Acredito que possa sim. É claro que não é o caso de todos os jogadores, mas acredito nisso.

    • Mas calma aí Pablo. O Santos subiu Diego e Robinho porque estavam quebrados e não tinham dinheiro pra contratar. Aí depois disso, como deu certo, criaram essa cultura de dar responsabilidade aos garotos e botar pra jogar mesmo.

      • Sim, e olha no que deu… olha o tanto de dinheiro que fizeram com esses garotos…
        Acho o problema do Fla o contrário, super protegem os garotos da base

    • Adriano quando subiu e foi pro profissional era chamado de Tanque, bonecao do posto e foi vaiado varias vezes pela nossa torcida, e vimos o que foi a carreira dele, a cada jogador novo lançado precipatado que deu certo vamos achar varios que nao deram certo naquele momento.

      • Jhonny, pra cada Adriano que vc citar eu tenho 30 bruno mezenga, Vinicius Pacheco, Adrian, Matheus, Paulo Sérgio…. até quando sustentar esses pernas de pau tendo paciência…?

        • E o que perdemos com a saida do Adriano nao pagava estes pernas de paus todos nao? e isto falando do flamengo, a geraçao de 2015 sequer estreou e vc ja quer subir um moleque que tem 16 anos.
          Pergunto se Ronaldo Paqueta Viseu Leo Duarte nao forem bem no carioca mesmo contra times pequenos e motivo de dispensa a seu ver?

          • Vizeu já vingou…
            Exemplo do que faz no coletivo.
            Se os outros estão encostados no banco acredito que nosso técnico tenha seus motivos

            • Eles nao sao titulares ainda porque nao tem condições Leo Duarte entrou jogou bem e falhou outras vezes, os outros dois sequer tiveram chance Viseu ainda e reserva, mais se ocorrer deles nao forem bem no carioca e dificil mais pode acontecer qual e sua opiniao a ser feito com eles?

              • Acho difícil não ir bem no carioca… nível baixíssimo.
                Não diz meta coisa, acho que se o time dispensa, ou empresta sabe o que está fazendo.
                Afinal o observam diariamente nos treinos.

                • Dificil ou nao este fato pode ocorrer por se tratar de jogadores ainda no juniores

  • Craque é craque idade não interfere em nada. N
    eymar grande exemplo

    • Zico e outro exemplo diferente.

      • Zico demorou 3 anos pra se firmar como titular e quase 8 anos pra começar a brilhar.

        • Isto somente mostra como esta ideia de craque que e craque faz a diferença nao importa a idade e balela .

          • Será que se fosse hoje ele se destacaria assim? Na época ele foi criticado e se não fosse aquele gol do Rondinelli, talvez aquela geração não tivesse deslanchado.
            Será que se fosse hoje o torcedor suportaria 3 anos de um jogador oscilante ? Essa mesma que pediu Chiquinho no lugar do Jorge por causa de 6 meses de irregularidade?

            • esperar ate aos 24 anos apra um jogador da base “estourar” hoje? jamais kkk, mais e claro que estamos falando de uma epoca diferente, afinal Zico ja seria tratado mais cedo pra ganhar corpo etc, porem seria chamado de fracassado na primeira vez que batesse e voltasse.
              Nem precisamos ir longe, lembra os apelidos do Adriano quando subiu? nao era imperador nao rs, era tanque Bonecao do posto etc.

              • Sim, porém nem todo mundo responde bem a essas críticas, por mais que tenha talento. O psicológico é fundamental. Não sei se você sabe a história daquela geração, mas o Flamengo vinha de seguidos vices pro Vasco e aquela geração entrou pressionada a ganhar. Aquele gol do Rondinelli no final lavou a alma, e depois disso eles começaram a brilhar pois tiraram um peso das costas. Imagine se não fosse aquele gol? Talvez os queimassem de vez. Léo Duarte mal jogou 5 partidas e já pegaram no pé dele.

                • Sim por isto como disse esta ideia de que craque é craque nao importa a idade é uma balela, cada pessoa tem seu tempo diferente e ainda tem a nossa torcida que é 8 ou 80 o moleque e um craque por uma jogada ou um jogo bonito, e é um fracassado aos 18 por uma partida ruim.

        • Bruno Mezenga demora até hj… até quando devemos esperar e pagar salário?

          • é o Adriano? saiu daqui porque? sera que ao inves de vende-lo a preço de banana e ser apelidado de tanque ajudou ele a ser o IMPERADOR alguns anos depois? ou so serviu para a gente ve outro clube faturar uma grana alta em cima de uma revelação nossa que a torcida pegava no pe?

          • Mezenga era ruim desde a base. Agora, se dependesse de você Zico jamais teria brilhado no Flamengo.

    • O hoje comentarista Caio, era a grande referência das seleções de base… foi mediano o resto da vida

    • Caramba, estamos comparando o Vinicius Jr. com o Neymar…
      Não tem jeito, cometemos sempre os mesmo erros…

      • E não estavam falando que Patrick é mascarado depois de perder os pênaltis?

        • Ano passado o mascarado era o Matheus Savio por ter começado a copa sp mais devagar.

  • Realmente temos que ter calma com essas promessas, mas sinceramente eu não lembro de um jogador na base do flamengo tão talentoso quanto esse rapaz, nem se compara com Rafinha, Thomas, Sartori, Negueba e outros aí, ainda mais com essa idade, mas pra mim tem que esperar pelo menos mais uma temporada pra subir ele.

    • Pode até ser, Lucas. Mas o Adryan era tratado como novo Zico, o Erick Flores era endeusado pela torcida também. Até o Frauches tinham uma expectativa imensa.
      Tem que dar tempo ao tempo, igual tão fazendo com o Ronaldo, Paquetá, Vizeu. O Vizeu quando teve que jogar uma sequência maior já tinha torcedor criticando, depois fez 2 no Atlético e esqueceram as críticas.
      O Léo Duarte falhou e já começaram a querer cornetar.
      Tem que ter um elenco forte pro garoto não precisar resolver, igual aconteceu com o Jorge. Aproveitou uma oportunidade e não saiu mais. Mas não saiu pq foi bem. E se tivesse ido mal e não tivesse outro? Iam queimar o garoto. Mas como tinha, se ele tivesse jogado mal ia continuar treinando com o time, aprendendo e uma hora ia se destacar.

      • Nao vamos esquecer que jorge esta sendo crucificado aqui inicio do ano passado.

      • É oq eu falo, a mesma torcida que fica pedindo para usar a base fica cornetando depois.

    • Adryan era o ‘Novo Zico’, o ‘Messias’, de acordo com alguns na época!

      • Mas na minha opinião bem abaixo do vinicius junior, ate pq a copinha do adryan era sub 18 a de hje é sub 20.

  • Concordo plenamente. Já em relação ao Adryan, a badalação fez mal, mas faltou orientação da família, blindagem do clube, faltou vontade de vencer na vida (veio de família com dinheiro) e faltou também um elenco forte pra não ter que botar o garoto na fogueira. Mas mesmo assim se hoje ele se dedicasse 100% à carreira conseguiria se destacar, mas parece que acredita que só o seu talento é suficiente.

    • Tem uma historia também que o Adryan não queria virar jogador de futebol, queria virar tenista, o Ibson até chamava ele assim, sem falar que uma vez chamaram a atenção dele depois de um jogo eu acho e ele começou a chorar !

      • Esse detalhe eu já não sei, mas ele vem de família com dinheiro, o pai tem uma frota de caminhões. Então ele não estava lutando pra vencer na vida, o que viesse era lucro. E a esposa dele era musa do Flamengo, não ajuda a ter foco, quer festa, quer curtir.

        • Ele só virou jogador porque o pai dele é flamenguista doente e insistiu muito pra ele jogar, ele tbm admitiu que não se esforcava tanto nos treinos, a condicao fisica deles sempre foi questionável

  • Que o garoto é diferenciado todo mundo já viu, tava sobrando no sub 17 e acertadamente foi pro sub 20 e já se destacou. Certamente se continuar evoluindo será trabalhado para integrar o elenco dos profissionais a partir do ano que vem, pois esse ano vai disputar o sul americano e o mundial sub 17. Na minha opinião o fla devia trabalhar para ele disputar o mundial sub 20, se o brasil se classificar.

    • A questão psicológica é mais complicada já existe a preocupação com ele, pois é marrento e provocador, acostumou-se a ser a estrela desde desde o infantil, tem que ser bem preparado.

    • Sim, ele realmente sobrava no sub-17, a promoção ao sub-20 vai exigir mais dele. Vai enfrentar defensores mais velhos, mais prontos. Vai ter que se esforçar mais e assim evoluir mais rápido.
      Mas acredito que ainda tem que ter uma boa jornada no sub-20. Acredito que no Carioca de 2019 é uma boa oportunidade de testá-lo e até lá ir preparando a cabeça dele.

    • Não e a toa que ele com a idade de começar o juvenil ja esta nos juniores, ele realmente é diferenciado, e nao duvido que ja esteja no time sub20 pro mundial, agora pra subir pro profissional vamos ver como ele consegue ir pelo menos este ano nos juniores (no minimo)

    • Vom essa estrutura que agora fo para a base, o projeto de integração com os profissionais o garoto tem tudo pra evoluir.

  • Alias ja li gente aqui pedido Paqueta de titular no carioca e primeira liga e que se ele sentir a pressão nestes campeonatos e porque é um moleque fadado ao fracasso, este e o tipo de pensamento de torcedor/imediatista

    • Mas o jogador tem que assumir responsabilidades. Se este rapaz (Paquetá) não tiver condições de jogar dois campeonatos inexpressivos como o carioca e a primeira liga, voce acha que ele tem condições de atuar numa Libertadores? ou no Brasileirão enfrentado um Atlético MG, Grêmio ou Corinthians?

      • Ou seja se aos 18 anos o cara nao conseguir jogar contra profissionais mesmo que seja o carioca ou primeira liga ele nao serve? e Obvio que Paqueta nao pdoe ser titular AINDA para uma libertadores e nem para o brasileiro, primeira coisa a fazer e vc lançar eles em jogos durante o campeonato no segundo tempo para se adptando, volto a falar com este tipo de pensamento vamos correr o risco de queimar a geração de 2015 que é boa porem ainda nao jogou no profissional e sabemos que existe diferença.

        • Claro que contra Vasco, Fluminense e Botafogo tem que se ter um pouco mais de cuidado. Mas contra as equipes pequenas é evidente que ele tem que render.
          Agora, na primeira liga, onde as equipes são mais fortes, concordo com voce talvez ele não esteja pronto.
          Citei esses dois campeonatos porque, no meu entendimento, o nivel de competitividade será menor.
          Seja pelo baixo nivel do carioca e pelo carater praticamente amistoso da primeira liga.

          • se Adryan ficar eu sou da opiniao que Paqueta nem titular no carioca deveria ser, caso o Adryan vazar apoio Paqueta de titular, contra pequenos e obrigaçãao render? nem sempre esta idade vc oscila demais e ai que temos que ter paciencia apoiar nao transformar ele em novo zico apos um bom jogo nem num fracassado m um jogo ruim que ai provavelmente ele sera muito ultil este ano inclusive jogando jogos quando o time principal estiver de folga por causa de jogos de mata mata

            • Vc ainda aposta alguma coisa no Adryan?

              • Acompanhei ele no campeonato frances e vi um Adryan diferente que queria vencer, em uma entrevista reconheceu as merdas que fez ao deixar a fama subir na cabeça e parecia que estava pronto pra jogar no time com 22 anos, porem voltou e nao jogou, alguns dizem que novamente esta gordo e desmotivado, como nao tenho certeza disto, pode ser que ele foi preterido naquele momento por ter vindo em um estagio fisico diferente e que seria melhor ultilizado este ano, se ele ficar e nao ser nem titular seja porque o treinador nao quer seja porque nao rende nem no carioca ai sim xau e dispensa porque nao da mais.

        • A questao e ser bem aproveitado na posição certa, no momento certo. Logo começa o sul americano sub 20 e no meio do ano tem o mundial. Vamos ver como ele vai se sair, as seleçoes sub 20 nesses campeonatos costumam ser mais fortes que os ridículos times do carioca.

  • Vinny, o cara quando realmente tem um diferencial ou um dom que nasce fera não tem idade. Vimos Ronaldo Fenomeno com 17 anos na seleção principal, vimos Ronaldinho Gaúcho, Oscar, Robinho, Diego, Lucas e agora Neymar. E na minha humilde opinião, nunca achei o Adrian bom de bola e sim um jogador normal. Agora, esse menino Vinicius bate fácil na bola, tem faro de gol e muita velocidade e habilidade e o chapéu irreverente que ele deu no marcador dentro da área não é pra qualquer um. Acho que apesar da idade e o Flamengo buscando pontas? Esse menino é o cara. Pode apostar e depois vc me fala. Um abraço.

    • Vimos ou muitos viram zico bater e voltar e so firmar com mais idade, fora que diferente de muitos clubes a nossa torcida e do tipo 8 ou 80 ou o moleque é um genio aos 16 ou e um fracasso aos 18 basta um jogo bom e um jogo ruim pra mudar de opinião.

    • Então Fred…
      Acredito que a pressão no Flamengo é muito maior do que no Cruzeiro de Ronaldo, no Grêmio de R10, no Inter/São Paulo de Oscar, e no Santos de Robinho, Diego e Neymar.
      Eu acho muito prematuro, vamos com calma, no Flamengo a pressão é muito grande.
      Esse menino pode ser o cara sim, se for bem desenvolvido.
      Vamos ver, amigo.
      Abraço!

      • Vinny está estória de que no Flamengo a pressão é maior, enche o saco. No Corinthians, no Palmeiras, no Atlético MG, no Grêmio e em diversos outros clubes tambem existe pressão.

  • Dificil concordar com o Viny Dunga mais nesta eu estou quase concordando, é muita badalação em cima de um moleque de 16 anos (e ja vimos este filme varias vezes aqui) torcida ja querendo ele no time principal comparações com jogadores consagrados e chavões do tipo quem é craque nao importa a idade (e esquecem do nosso maior idolo zico que bateu e voltou por nao esta pronto {ainda que na epoca tenha sido pelo seu fisico) porem so discordo de achar que ele nao deveria jogar a copinha este ano, eu acho que sim ele tinha que esta no elenco e entrando nos jogos como Popoca fez nos dois primeiros.

    • Boa Jho!

    • Concordo com o Vinny e com vc tb Jhonny! moleque é bom de bola mesmo, mas por mim ele ficaria esse ano e o outro no sub20, só aos 18 integraria ele aos profissionais! o Flamengo vem fazendo isso com o Matheus Sávio e acredito que fará isso tb com o Patrick! dois bons jogadores e que estão sendo preparados pra chegar no time profissional com um time meio que pronto e sem pressão pra que eles sejam os salvadores da pátria! espero que seja feito o mesmo com o Vinicius!

  • O pessoal vem citar neymar, gabriel jesus, mas esquecem que no flamengo a exposição é mil vez mais que santos e palmeiras, concordo com o vinny, tem que baixar a bola dessa molecada e não queimar etapas! A verdade que pra jogar no flamengo o cara tem que ser cascudo, morar no Rio, jogar no maior time do brasil, fama e ter que lidar com todas as tentações que a cidade maravilhosa oferece é bem complicado, muitos bons jogadores não vingaram no flamengo por esses motivos, por isso digo e repito o cara pra jogar no flamengo tem que ter cabeça boa (e ser casado hahahaha), se não, não vinga!

    Parabéns Vinny Dunga, me parece que vc voltou com a cabeça no lugar em 2017, depois de tanta asneira em 2016, excelente texto, continue assim!

    • Valeu, amigo!
      Abraço!

    • Cara eu sou mto flamenguista, mas não da pra ser cego, Neymar, vc pode ate não gostar dele, mas o cara jogou, libertadores, Mundial e titular da seleção. Gabriel Jesus já é uma referencia no ataque da seleção, não tem como não citar esses caras.

  • Concordo 100% em relação ao Vinícius, Vinny. Claro que o futebol do garoto também enche meus olhos, carentes por uma promessa que vingue. Mas eu não sei, não adianta ficar cheio de dedos com o moleque, também. Vamos ver como se sai em jogos importantes da Copinha. No entanto, vejo outros jogadores capazes de subir com propriedade em alguns anos. Kleber, Jean Lucas, Lincoln… todos com 16 anos e jogando de igual pra igual com moleques mais velhos e fortes. Até a dupla dos Silvas também me deram a impressão de que podem chegar… vamos ver né? Pra mim, o grande ponto de interrogação são os garotos do ano passado, que ganharam bagagem em 2016 e agora já devem se sentir mais prontos pra jogar. Como disse em outro post, acredito que com o time organizado que temos, boas condições de trabalho, bom ambiente no vestiário, esses garotos têm td pra brilhar!
    SRN

    • Verdade Thales!
      Vamos ver se vão vingar.
      Abraço! SRN!

  • Acredito que o fator personalidade conta muito na hora das subidas nas categorias, jogador que não se intimida e nem se deixa levar pela badalação, podemos dizer que isso é praticamente impossível, porém um dos fatores que fez o próprio Neymar render foi o quesito personalidade, que não se deixa levar para os fatores extra campo e mantem a tranquilidade necessária na hora que o bicho pega, como vemos por ai, pega-se jogadores formados, de destaque em equipes de menor expressão e coloca-se em um time de camisa, de massa, o rendimento não é o mesmo na maioria das vezes, não é que o jogador desaprendeu a jogar não, porém a pressão que se faz mexe com a personalidade do mesmo, onde o rendimento automaticamente cai, por isso acha essa questão de divisão de base muito relativa com relação a idade dos jogadores, acho que tem que ser cumprida sim as etapas de categorias, deveria, porém não é uma ciência exata, podemos pegar por exemplo o Vinicius e lançar no profissional e ele arrebentar, é um fato que não podemos prever, entretanto em um procedimento de formação é necessário “terminar o ensino médio”. Apenas gostaria de ressaltar também que além dessa jovem promessa temos jogadores um tanto quanto interessante nesse grupo “sub-20”, Michael, lateral esquerdo, muito bom jogador, será com certeza o substituto do Jorge no futuro, o garoto Denner também tem potencial, é zagueiro e tem personalidade, Kleber faz de tudo em campo, muito versátil e voluntarioso, poderá ser testado em breve, o que chamou muito a atenção foi o camisa 5, Hugo Moura, não sei se repararam, volante bom de bola, forte e técnico, tem passe tem visão e chuta bem com as 2 pernas, quer mais o que…facilmente tomaria a posição no profissional, ainda temos, Patrick, Gabriel Silva, Lincon….e ai vai, uma infinidade de bons jogadores, para mim fica o destaque principal para Hugo Moura, 19 anos, esse teria que subir ao profissional ainda esse ano, e claro, Vinicius Junior, moleke atrevido, insinuante e que tem tudo para ser o nosso “ponto fora da curva”, como disse aqui o grande, polêmico…Vinny Dunga…SRN!

  • Eu acho ele um bom jogador sim, com 16 anos jogando contra garotos de 20 e se destacando, o Fla está tendo cuidado sim, ele é reserva no time mas entra todo jogo, não estão queimando etapas, apenas o garoto estava muito acima aos demais da sua idade e mereceu assim como o Lincoln subir, se arrebentarem também aí, será merecida a chance de estar no elenco profissional ao mesmo tempo que completa suas formações na base.

    • Caso venha treinar no profissional, seria apenas para ir se adaptando entrar em campo só em 2018 assim como foi feito com Paquetá, M. Sávio e Cia que esse ano passarão a ter oportunidades.

    • Falou tudo! É isso msm!

  • Comparar ao Neymar e sacanagem, o Neymar driblava meio time da copinha com essa idade ele sim era diferenciado, Vinícius e apenas um bom jogador no momento, é o Zico nosso melhor jogador e todos os tempos só mostrou a que veio quando completou 24 anos, só com essa idade ele se formou então não tem dessa tem jogador que pode brilhar com 16 17 anos mas tem outros que não então vamos com calma pq da chapéu é entre as pernas negueba cansou de fazer na base eu via e sabia que não era isso tudo, e hoje sabemos o resultado.

    • Robinho quando foi pra Europa , no mesmo período que o Kaka, ele também driblava meio time , e quem foi melhor do mundo dos dois, então esse lance de driblar meio time não munda nada, se fosse assim Denílson Show tinha sido o cara na Europa mais não foi, e outra , já que os dribles de Naymar era isso tudo na copinha por que o santos não ganho a copinha na quele mesmo ano, com ele driblando meio time. O que faz a diferença é ser decisivo e isso o Vinicius ta sendo, e se ele não se deixar levar por vaidades tudo indica que sera um craque no futuro , pois alem do drible, ele tem muitas outras qualidades também.

  • Certíssimo, e digo mais, nenhum jogador deveria subir para o profissional antes dos 20 anos, a não ser que seja um craque de verdade não formado pela mídia

    • Mas 20 anos não é muito?? Jogador de futebol é um ser de outro planeta.
      Se é colocado para jogar muito novo “queima” etapas, “está verde”.
      Se não ganha chances, no time principal, desmotiva.
      Se a torcidar cobrar destroi o emocional do cara.
      Fico pensando: quando qualquer um desses jovens atletas ingressa nas categorias de base do Mengão, esses sujeitos não imaginam que vão ter que enfrentar um estádio lotado? será que não pensam que tem que se preparar para este momento?
      Outra coisa: o clube tem que dar todo o suporte para os garotos – enorme possibilidade de ganhos financeiros futuros – mas o principal interessado no sucesso da carreira tem que ser o atleta.
      Existem inumeras estorias de jogadores indisciplinados, cachaceiros, marrentos, preguiçosos e outras coisas mais.
      Depois vem torcedor aqui e fala que a culpa pelo fracasso de fulano ou beltrano é da torcida. È uma afirmação com a qual não concordo.

      • Eu disse 20 anos pq é até o de vai as categorias de base, agora me responda vc, o que acontece com mais frequência quando se coloca um cara muito jovem nos profissionais, ele desponta ou ele é queimado? Recentemente tivemos Adryan, Caio Rangel e Mattheus que eram grandes promessas, mas por causa da pressa não despontaram nos profissionais do Flamengo

        • Acho que 20 anos e uma idade para um jogador normal que pode ser um bom reserva na base, um jogador que se destaca como Vinicius jr pode subir antes, se ele continuar bem nos juniores este ano, mais agora querer subir ele aos 16 anos sem ter jogado um ano no juniores e so um ano no juvenil ai e forçar demais.

          • Concordo, mas mesmo assim eu prefiro esperar um pouco. Lembra do Luan que era do Palmeiras que subiu com 16 anos e chegou a jogar bem no profissional? Quem é ele hj? Ninguém nem conhece não acho muito legal pular etapas
            Que suba jovem mas que pelo menos fique mais uns 2 anos na base

            • Como disse tudo depende do ano dele no juniores se ele este ano continuar se sobressaindo mesmo contra jogadores 4 anos mais velho, eu subiria ele ano que vem, se nao se manter deixaria mais um no e veria como ele sairia, e por ai vai

    • Concordo, Jr.!

    • hoje a idade de 20 anos pra subir alguem diferenciado nao e uma boa ideia mais pelo menos deixa o cara jogar dois anos no juniores e considerando que este ano seria seu primeiro ano no juvenil de fato.

  • Perfeita a analise, ai vem um monte de torcedor qrendo o cara ja treinando nos profissionais, pqp, esses mesmos torcedores estragam qualquer inicio de um bom jogador, ai eles dão exemplo de Neymar e Pele, pqp, ai a gente da outras dezenas de promessas q foram queimadas por essa parte da torcida burra, ou alguem sabe onde estar bruno mezenga, jean chera, nelio, a não, tem o craque negueba, ta certo, enquanto esses torcedores ficarem endeusando jovens promessas raramente iremos ter algum jogador pelo menos um pouco acima da media, não qria nem craque não, somente um acima da media, ai ainda vem uns burros dizer q a diretoria queima a base, quem queima a base são esse torcedores q mais atrapalham do q ajudam.

    • Cara, serio q vc citou esse Jean Chera? Vc já viu em quanto clube esse cara passou? Saiu do santos jovem ainda, se fosse bom teria se destacado em pelo menos um clube, mas em TODOS os clubes que passou ele foi dispensado. O problema é a torcida?

      • Jean chera foi mercenário, o pai pediu muito dinheiro pra renovar com o santos e acabou com a carreira do filho

    • Valeu Fabiano!

  • Só pra lembrar como jogadores jovens promessas podem se perder,tem o “famoso” Jean Chera,que foi cobiçado por vários clubes grandes,ano passado foi dispensado de um time do mato grosso,e aposentou aos 22.Dormiu “craque ” aos 16,exigindo salário de 150mil,e hj é uma piada.Torço que o Vinícius tenha uma cabeça boa,que sua família e empresário o ajudem,habilidade ele tem.Sem dúvida a maior promessa há tempos.

  • Vai passar uns 2 anos na base ainda, tem tempo. Hoje o flamengo está muito mais organizado. Agora é hora de Vizeu e CIA.

  • Não concordo. Adryan não deu certo porque é preguiçoso. Com 18 anos já tinha pancinha de chopp (ou sei lá o q). Se tivéssemos melhores atacantes que Cirino, Gabriel, poderíamos nos dar ao luxo de esperar. Vinicius Junior veio ao mundo para brilhar. Tem potencial para ser um grande craque no flamengo. Temos que lança lo sim. Quem veio ao mundo para brilhar, vai brilhar. Hoje temos toda uma estrutura de academia, médicos, financeiro, a porra toda. Se não der certo, e pq não era pra dar certo, ou então falta de empenho do jogador, igual ao adryan.

  • Não acho essa geração ruim,é muito jovem tem 5 de 16 anos e 6 de 17,entre outros.No time do ano passado tinha um time mais velho,entre 17 e 18 anos.Então o auge físico da categoria,estará pra daqui 2 anos.O importante é formar bons jogadores, um jogador formado na base,de 10 milhões de euro,já é mais que um título.Que seja vendido ou seja um jogador de série A,cobiçado por clubes grandes.Temos feito e alimentado “eternas promessas”, embora eu acredite nessa leva mais cabeça do Vizeu e cia.O Vinícius Júnior tem tudo pra arrebentar, mas seu maior inimigo pode ser ele mesmo,seu empresário, sua família. Se mexer com a cabeça já era,acorda um Fabiano oliveira da vida,aquele que o Andrade disse que jogava mais que Luizito Suárez.

    • Fabiano Oliveira, verdade, se não fosse essa mania de achar q o cara da base por fazer umas jogadas de efeito já é craque, talvez tivessemos o Luizito no mengão, mas ja tem uns comparando o Vinicius ao Neymar, esses que estragam a possibilidade do jogador vingar, pois se desde cedo ele já ve o pessoal endeusando, ai sobe a cabeça e baubau o profissionalismo.

      • Concordo,mas hoje graças a Deus ,achapa azul,temos estrutura e muito mais profissionalismo.O fato do CT ser isolado ajuda a filtrar entrada dos pais, empresários e os baba ovos.Tenho muita esperança na geração Vizeu e essa sub-15 que subiu .

  • Aaah discordo, pois eu vou citar o Neymar msm, com 17 ele já tava destruindo, e com mídia em cima, com todas as comparações possíveis, Pelé, Robinho,etc. Gabriel Jesus com 19 é titular da seleção e na boa, acho mto subjetivo. Vai da competência de cada um, quer um exemplo? Sidão e Jailson, dois goleiros que vieram aparecer dps de velhos. Um exemplo na linha? Esse tal de Marinho, que já rodou meio mundo e agora com 30 e poucos anos está, podemos dizer, na sua “melhor fase”. Não vejo nada demais em lancar o mlk aos poucos no profissional, claro não vai ser o titular absoluto, ou o cara q vai entrar aos 40 do segundo tempo pra decidir a partida, mas pode mto bem sentar o traseiro no banco e agregar valor ao elenco. 16 anos e com multa de 30 milhas de Euros o mlk não deve ganhar pouco, e se já pode ganhar esse salario todo já pode jogar em cima tbm. SRN!

  • Já que queimaram as supostas etapas, pra mim quem é craque não tem essa besteira, poderia integra-lo ao profissional para treinar. Também o Hugo, o Téo, Gabriel Silva, Kleber (surgiu um lateral polivalente), Jean, Denner

    • Rapaz, no ultimo jogo fiquei com pé atrás nesse Kleber, deu cada cruzamento bisonho, errou uns três escanteios seguidos. Tomara que eu esteja errado.

      • foi um jogo atípico dele rsrs

  • Ah lá isto eh verdade!
    Temos que aperfeiçoar a transição base-profissional.
    SRN

  • Se eu não me engano eu vi uma noticia que o Toró assinou com o Goiás.

Comentários não são permitidos.