Zé Ricardo, aproveite a pré-temporada! Estamos juntos!

Compartilhe com os amigos

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Amanhã começa a pré-temporada no Ninho do Urubu! O que esperamos de nossa comissão técnica? Já lhes digo, caros amigos do Coluna do Flamengo: variações táticas! Muitas! Além do aproveitamento integral de nosso elenco, inclusive de nossa base!

É inegável que o trabalho realizado pelo Zé Ricardo ao longo do ano passado após assumir o time, devido aos problemas de saúde do Muricy Ramalho, foi muito bom. Ele deu padrão tático e conseguiu motivar um time que se apresentava como um bando em campo. Lógico que devemos levar em conta que nossa zaga renegada e o menino Diego chegaram tardiamente, embora tenhamos de enaltecer o trabalho de nosso técnico, cujo qual foi alçado das categorias de base do Mais Querido!

Dito isso, passado o primeiro semestre (segundo de 2016) como treinador do time principal do Flamengo, é necessário analisarmos seu trabalho a partir deste 11 de janeiro de 2017, pois nosso querido Zé Ricardo terá um tempo razoável para começar a armar o time de acordo com a suas convicções. Mas deverá fazê-lo utilizando todo o elenco! Começando a pré-temporada (o ideal para qualquer comissão técnica), Zé Ricardo será compelido a ousar um pouco mais. Deverá mostrar um pouco (ou muito) mais do que realizou no ano passado.

Refiro-me, exclusivamente a um único dilema muito complicado de se resolver, diga-se de passagem: adaptar os jogadores ao esquema do ano passado, onde alguns jogadores, notoriamente mais qualificados que outros, eram preteridos ou adaptar um esquema, qualquer que seja, utilizando-se das melhores peças à disposição em nosso elenco? Os amigos que me acompanham semanalmente sabem que prefiro, com infinita margem, a segunda opção.

Mas nosso técnico é experiente, apesar da pouca rodagem no profissional, e saberá otimizar a qualidade (que não é pouca) de nosso elenco para tirar o que há de melhor para o Flamengo. E isso deve ser visto nos treinamentos táticos neste começo de caminhada em 2017. É neste primeiro mês útil, que se inicia amanhã, que deverão ser realizados os testes visando a qualidade total do futebol jogado no Mengão. E isso deve ser trabalhado com afinco e dedicação contínuos. Os treinamentos táticos devem ser praticados à exaustão para que os jogadores possam jogar da maneira estipulada por nosso treinador.

Gostaria de solicitar algumas coisinhas ao Zé Ricardo neste começo de ano: “Por favor, tenha com Cuellar, Mancuello e Donatti a mesma paciência que teve com o Cirino, Fernandinho, Gabriel e Márcio Araújo. E dê-lhes as mesmas quantidades de chances dadas aos outros. Isso não foi visto na temporada passada. Mesmo entendendo a sua posição de querer afirmar-se com técnico e respeitar (honestamente) o seu entendimento de futebol, também sabendo do perigo da mudança de um esquema tático encaixado ao longo do campeonato, peço reiterada e insistentemente: dê aos gringos a chance que eles merecem (o investimento foi alto e eles erma protagonistas em seus respectivos times).

Continuo me dirigindo a você, Zé Ricardo: mude! Não tenha receios! Estamos juntos! A Nação te abraçou, cara! E você sabe a importância disso! Não perca o foco, faça as alterações que achar necessárias. Ouse mais! Saia da zona de conforto! Quebre seus paradigmas! E sabe qual é a primeira evidência desta quebra? Mudança comportamental.

É isso que esperamos ver em você! Seu futuro é brilhante! Mas depende de querer evoluir taticamente e montar uma equipe muito competitiva. Muito mais do que a da temporada passada. E toda a Nação Rubro-Negra acredita que você seja capaz disso! Mas para isso, faço-lhe mais uma solicitação: Surpreenda-nos! De preferência, positivamente!

Muito obrigado e que Deus continue iluminando e abençoando o seu caminho!

O Flamengo Simplesmente É!
Saudações Rubro-Negras a Todos!

Fabio Monken

Comente, interaja, opine, critique!
O debate é e sempre será salutar!

Mas faça-o de maneira cordial e com a devida educação.
Pois a intolerância e a falta de respeito são os combustíveis dos fracos!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Eu torço muito para que ele dê certo no Mengo , mas pelo amor de Deus Z.R abra a mente , saiba fazer variações táticas , treine jogadas ensaidas para quem sabe assim não possa surpreender os adversarios , PRINCIPALMENTE dê oportunidades aos mlks da base( Vizeu , Paquetá, Ronaldo , M.Sávio etc….) e ao gringos colocando-os nas posições em que eles sabem jogar , dê sequência a eles.

  • O que seria exatamente paciência com o Donatti? Se pedisse paciência com o Léo duarte eu entenderia. Mas com o Donatti? Ele e o Juan não demonstraram em nenhum momento que merecessem barrar a zaga titular

    • E quais jogos voce viu o DOnatti jogando pelo flamengo ??? O cara jogou 3 jogos, sendo que o primeiro ele entrou no decorrer da partida e foi bem.. depois disso ficou 45 dias sem jogar, até que no dia que jogou de titular, acabou sendo marcado por um escorregão em campo, o que acabou com o gol adversario (mas o VAZ nao entregou um gol pro fluminense no primeiro turo e rever nao fez um penalti infantil no ATM no 2 turno??? ) e no 3 jogo o cara foi bem tbm …

      A paciencia, é de colocar o cara pra jogar pelo menos 3 jogos seguidos e ver com a equipe se comporta.

      • Embasando o que viu, contra o Inter Réver também falhou no gol do Sasha quando perdeu no alto pro Rodrigo Dourado, contra o curica Réver ficou olhando Guilherme dominar a bola, ajeitar e finalizar o 1° gol, e no 2° gol, Réver também só ficou parado vendo Rodriguinho fazer o 2° gol depois de uma falha coletiva, de Vaz, Arão e MA e contra o Coxa Vaz deu um bote feio que rendeu um empate em um jogo ganho, tudo isso no 2° turno…lembrando que eles erraram pouco, mas foram erros cruciais! Quem joga de zagueiro deve ter muita atenção e não cometer falhas infantil, pois é um setor que quase todos os erros acabam em gol do adversário! Os gringos merecem e devem ser utilizados, porque são de qualidade e são melhores de se adaptarem a esquemas táticos, demoram, mas depois que se adaptam os caras deitam e rolam nos times do Brasil!

  • Gosto do trabalho do Zé Simeoni, só acho q ele podia ter dado mais chances pros jovens ano passado, como o Adrian por exemplo. A insistência com Márcio Araújo tb foi um ponto negativo, podia ao menos uma vez ter tentado o Ronaldo. Nunca vou esquecer um lance do Márcio Araújo contra o Galo, quando um jogador deles estava na ponta direita, no nosso campo de defesa, Márcio Araújo vem de trás, fica de frente pro cara e do nada para, tira toda atenção do cara, olha lá pra área e fala alguma coisa com algum companheiro, o jogador do Galo aproveita, corre em direção a área e cruza rasteiro mas a bola passa pelos companheiros e ninguém acerta o gol do Fla. Não sei como tem gente q ainda insiste com Márcio Araújo. Mas enfim, Rômulo vem aí. Mas como conhecedor da base, acho q o Zé ficou devendo nisso.

  • Vai lá Zé, em 2017 tu mostra de verdade quem tu és, um Zé “Fantástico” ou Zé “Mané”.

  • Não sei que nação está com esse merda!
    Esse cara e o Marcio Araújo representam o câncer do Flamengo!
    No máximo em Abril e se chegar lá esse bosta deve estar sendo demitido, atrapalhando mais um inicio de ano do Flamengo!
    Culpa dessa diretoria amadora no futebol!

    • Esse merda foi o treinador mais barato dos últimos 13 anos e fez a melhor campanha dos últimos 13 anos, desde a criação dos pontos corridos. E assumindo um time que vinha de sua pior campanha em 27 anos de copa do brasil. E a diretoria pode ser amadora, aliás, pelos estatutos ela é obrigatoriamente amadora, por isso é que existem profissionais remunerados que cuidam do futebol, como ocorre em todos os clubes da primeira divisão do Brasil com exceção do vasco e em qualquer time grande do mundo

      • Nao se pode negar que esse foi o melhor time nos 13 anos de pontos corridos também ne cara.
        Talvez pra comparação, so os times de 2009 e 2011 que tinham bons jogadores tbm, o resto era tudo ruim, e nesses anos o flamengo foi campeao em um e ficou entre os primeiros no outro.
        Além disso, o campeonato brasileiro desse ano foi bem menos concorrido do que os de 2009 e 2011, logo por isso mesmo terminando em 3 colocado, teve pontuação melhor.
        VOce tem que analisar como um todo, entao so numeros.

      • Maneiro seu comentário!
        Eu continuo achando ele um merda!

  • Entendemos sua decisão de colocar o Márcio e Araújo e os pontas que só marcam pela falta de tempo para treinar e necessidade de resultados imediatos, mas agora terá tempo para posicionar o Cuellar ou Rômulo e o Mancuello que são melhores que os titulares + o segundo atacante ao lado do Guerrero, caso não venha ninguém eu testaria Damião com Guerrero.

  • Adoro quando vem os corneiteros de plantão para falar do Zé Ricardo é ruim pq escala o MA ao invés do Cuellar ahushuauhshuahusahushuhuahusa
    Acho que o cuellar deve ser o Kroos ou Pirlo. pois não entendo esse amor por ele…Odiar o MA e falar que ele é limitado eu entendo e assino embaixo…agora exaltar um cara que jogou bem apenas na bagunça do Muricy em campeonatos de nivel mais baixo (primeiras fases da CB e Carioca) e ficar nessa aporrinhação de Cuéllar é isso e aquilo…que o Zé é paneleiro pq o MA é bom de grupo…e mimimi… EU NÃO ENTENDO.
    SRN

    • E o pior é que o craque Cuellar estava em campo contra Confiança, Fortaleza, Vasco em Manaus, Figueirense pela sulamericana. Em todos os fiascos decisivos contra times das series B e C em 2016 o titular era o craque Cuellar.

      • MA tava no time contra o figueirense e contra o palestino tbm que foi uma vergonha.

  • Parei de ler(parei de verdade), quando disse que ele era experiente, técnico medroso e paneleiro.

  • Se bobear ele cai antes da estreia do conca,se continuar sua teimosia com esses perebas no grupo.
    Que ele seja coerente e abra sua visão,ele é um cara inteligente mas peca com esses jogadores medianos,não dá pra entender as vezes penso que tem dedo de empresário.

  • Eu já tinha perdido a fé nele sinceramente mesmo, mas ele foi em um programa e debatendo que gosta de um time com boa saida de bola, o questionaram se ele quer uma boa saída de bola, pq preterir Cuellar ao Caramujo que tem muito.mais qualidade em todos os sentidos, aí ele foi em outro programa e ele falou a mesma coisa é questionaram a mesma coisa é ele ficou sem graça e falou algo que deixou toda a nação com esperança, ele disse que os que terminaram de titular ano passado não quer dizer que serão titulares esse ano e o assunro era a titularidade absoluta do caramujo, então esperamos que ele mude isso pq todos enchergam que estamos abaixo com ele.e Gabriel chute de grilo ou Gabriel peteleco em.nosso elenco de titulares.

    • Não vi essa entrevista, deus queira que seja verdade.

      • Na rádio globo foi uma a outra não tô lembrando

    • André, acho que finalmente ele pode ter percebido que era suicídio entrar com o pereba do caramujo. Vamos esperar para confirmar, mas ele sabe que 80% da torcida tá furiosa com ele por conta dessa teimosia em manter esse bosta completa do “marcinho”.

  • Sinceramente não espero nada do Zé Ricardo!

    • Nunca espere nada do Flamengo, fica a dica.

      • Do flamengo espero muito, mas desse zé comedeia…

  • Eu, sinceramente, espero que ele aprenda a mexer no time. As substituições dele, em quase totalidade, foi muito ruim. Parece que o treinador vê outro jogo.

    • Fernandinho contra Figueirense e Ponte, entrou e fez gol; Alan Patrick contra o Palmeiras entrou e fez gol, Mancuello contra o Coxa, entrou e deu passe para Guerreo fzr o gol, Mancuello contra cruzeiro entrou e fez gol, quase em totalidade sim as substituições foram muito ruins! é cada uma. SRN!

      • Tem gente que só lembra o que te convém, ainda teve a entrada do sheik contra o palestino que tbm fez gol.

      • Pois é cara, o que eu mais vejo são esses corneteiros abrindo a boca e só saindo asneiras… Não sabem nada do que pensam que sabem, são especialistas em serem ignorantes… É brabo ter que ler todo dia esses manés reclamando dum cara que melhorou em 1.000%o time (comparado ao medalhão Muricy), levou o time à 3a posição na sua estreia na elite e que tem o respeito de todos que tenham um mínimo de massa encefálica…

        • O que me deixa tranquilo e que esses corneteiros antigamente surtiam muito mais efeito: contratações eram feitas por pressão da torcida e etc.. nem sempre estamos certos.

          A diretoria parece muito consciente da capacidade dele.

        • A ZR melhorou e muito o flamengo, mas não ganhou nd ano passado, se for pegar assim, o Andrade levou o time da zona de rebaixamento ao titulo, Jayme pegou um time que tava desacreditado principalmente pelo seu treinador ter abandonado o barco e foi campeao da COpa do brasil.

          ZR fez um bom trabalho, fez e só… Nao foi nada excepcional, pois cometeu erros graves durante o brasileiro, por exemplo recuar a equipe quando a mesma estava ganhando de “1 x 0”, nao escalar os melhores do time ou mudar o esquema pra um que comportasse os melhores, escalar jogadores contestado e que não faziam muita diferença (MA nas fezes que saiu no 2 tempo, o time em nenhum momento tomou gol ou sofreu defensivamente), os pontas eram escalados apenas pra cercar e ajudar os laterais, mais eram fracos ofensivamente, e em alguma substituições ele acertou como também errou, como por exemplo, subtituir cedo quando o time ta jogando bem, ou demorar a substituir quando o time ia mal.

          Esse ano de 2017, ele tem o tempo necessario, sem pressao pra montar o time pra jogar da maneira mais produtiva possivel (defensivamente e ofensivamente), e ele tem que fazer isso e estreiar a equipe de uma maneira diferente de como acabou o campeonato (jogando bem em 1 dos 8 últimos jogos), pois se vier com o time praticamente igual, só mostra que não está pronto e que nao passa do carioca.

      • Algumas substituições foram ruins. Inclusive, aquelas em que o Cuellar entrou no Brasileiro, mas que ninguém gosta de lembrar… &;-D

      • Problema que eu vejo nem é no Treinador.
        Ele acertou muito mais do que errou, o que realmente gostaria de ver e de colocar os jogadores do Flamengo da base para jogar, pelo simples fato de serem criados no flamengo, muitos mostram qualidade para jogar mas não dão as chances devidas.
        E outra coisa se queremos jogadores bons para contratar, isso passa pela venda de jogadores, para que isso ocorra tem que botar os jovens jogadores para renderem e darem lucro no futuro.

    • Com certeza ele vê outro jogo. É por isso que ele é o treinador é nós somos os torcedores.

Comentários não são permitidos.