Zé Ricardo é questionado se Conca e Diego podem jogar juntos

Compartilhe com os amigos

Zé Ricardo foi o convidado do Seleção SporTV nesta quarta-feira e foi questionado pelos jornalistas sobre o tema de maior expectativa da semana.

Desde a confirmação da contratação do meia Dario Conca, a dúvida é se quando o jogador estiver recuperado da lesão pode jogar ao lado do camisa 35, Diego Ribas.

Outro jornalista até brincou e adicionou o atacante Paolo Guerrero na pergunta, para dificultar as coisas para o técnico Rubro-negro que respondeu:

“Conceitualmente, quem mais se favorece com dois jogadores talentosos é o centroavante, e eu (Zé Ricardo) gosto de atuar com um homem de referência, não que seja a única maneira de jogar e a gente vê que tem várias maneiras que podem dar certo.”

E então o técnico respondeu a pergunta “Diego e Conca, podem jogar juntos?”:

“Acredito que a minha resposta, é a mesma assim como na maioria dos técnicos. Se a gente conseguir manter o equilíbrio da partida e da equipe, temos condições de fazer os dois jogadores jogarem juntos, até porque o que a gente mais procura no futebol é solucionar problemas e os atletas que tem a capacidade de tomar decisões e solucionar problemas de forma mais eficaz, tem a possibilidade de clarear uma partida com mais facilidade”.

Ao falar de Diego e Conca, Zé focou muito na questão do equilíbrio da equipe no ano de 2016 e também a questão física de Conca, que está em processo de recuperação de uma lesão:

“Eu tenho certeza absoluta que a gente conseguiu durante a competição ter momentos muitos bons de equilíbrio, chegamos a brigar pela melhor defesa com o Atlético-PR durante a competição e também chegamos a estar com o quarto melhor ataque. Então é esse equilíbrio que me interessa, na minha cabeça já roda algumas maneiras de jogar. Vamos ver quando vamos ter as duas peças juntas, o Conca está em processo de recuperação, a informação que temos é que volte entre março e abril, é uma previsão inicial.”

E você torcedor, acha que Conca e Diego tem condições de jogar juntos? Deixe sua opinião abaixo.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Com essas contratações se esse paneleiro continuar insistindo com MA, Gabriel, Fernandinho (não sei nem porque ainda querem ele na gávea), Cirino (tomara que suma logo), dai eu desisto mesmo, na moral leke. Chega de panela.

    Dêem chance para os moleques da base se for preciso, mas vamos nos livrar de jogador ruim.

  • Zé ricardo vai deixar de ser paneleiro na marra, Rômulo sendo anunciado quero ver ele manter o caramujo,enquanto conca em forma é titular absoluto ai lado do Diego,se ele bancar o conca no banco ele vaza ai eu compro duas caixas de 12×1 em comemoração desse medroso…o que muitos não percebem que agora flamengo paga em dia, tem ct,centro de excelência,ou seja zé ricardo tem total estrutura de trabalho e agora jogará no rj.

    • basta uma merda do Romulo, e MA não sai nunca mais pode apostar

      • Não duvido,isso tem grandes chances.

        • Meu amigo nesse começo de ano, é MA e + 10, muitos gostam dele, treinadores, radialistas e até torcedores, ele vai continuar roubando bolas e fazendo suas cagadinhos, mas tem gente q só vê o roubo de bola, esquece a cagadinhas, se a torcida no RJ nao pressionar ele vai contonuar, Romulo vai ter q jogar muito p ter a confiança do ZR.

          • Rômulo vai engolir o zé e o caramujo junto.
            A torcida é que vai barrar o caramujo “x-men”.

            • Deus te ouça e a torcida também! SRN

      • Já vi esse filme.

        Quer sacanagem maior do que o Zé panela fez com o Cuellar? E com o Mancuello então?

        Técnico vacilão do caramba, Mancuello entrava bem, fazia gol, dava passe e depois não tinha mais chances e para sacramentar o vacilo o Zé panela coloca como titular na última rodada o Alan preguiça que já nem ia ficar no time, é muita feladaputagem, não é? Eu fico loco com essas coisas.

  • Gostaria muito que alguém convidasse o Zé Ricardo, para assistir alguns jogos do time do Chelsea, só pra ele ter uma noção de equilíbrio de jogo.

  • Claro que não dá. E como fica o Gabriel e o fernandinho? Fernandinho quer ficar e Gabriel tem contrato eterno….
    ah.
    Nessa mesma entrevista ele já deu a atender que o M.A continua super titular. Afinal de contas ninguém é melhor correndo 10 metros do que ele….

  • Não é pensamento negativo não, mas, pelo papo, se ele colocar os dois juntos e levar uma sapecada, vai peidar.
    Claro que da meu filho. Tudo é treino, posicionamento e determinação.

    Gol – Muralha(1); LD – Rodinei(2); Zag – Vaz(3); Zag – Rever(4); Vol – Rômulo(8); Vol – Arão(5); LE – Jorge(6); MC – Diego(10); ME – Conca(7); PD – Marinho(11) e AT – Guerrero(9).

  • Respostas vagas. É difícil entender o planejamento do Flamengo, parece que falta convicção. Ano passado disseram que iriam implantar um mesmo sistema de jogo da base até o profissional. Independente do treinador, o Flamengo passaria a ter uma identidade e a contratar dentro dessa filosofia, trazendo jogadores que se encaixassem na forma de jogar do time. Bastou mudar o técnico para o sistema sofrer alterações, mas a estrutura ainda era similar e mais equilibrada. Funcionou. Terminamos o ano comemorando o fato de ter encontrado um padrão e que não partiríamos do zero em 2017, pois o time finalmente tinha uma cara. O que faltava eram jogadores mais qualificados em algumas posições, que permitissem aprimorar a maneira de jogar e trabalhar variações.

    O ano mal começou e dá a sensação de que esse discurso já foi pro espaço. O que mais vi nos últimos dias foram esboços de esquemas diferentes daquele que foi estabelecido e o próprio treinador deixa em aberto como pretende trabalhar, o que deveria ser a primeira a ser definida para a partir daí contratar. O que mudou em tão pouco tempo? Tanto se cobrou a utilização de dois meias organizadores, devido à falta de qualidade dos pontas, e agora que se pode contratar jogadores melhores nessa posição vamos mudar o esquema justamente pra atuar com dois jogadores desse perfil? Curioso, pois o treinador não mudou e ele mesmo falava da dificuldade de armar o time dessa forma. Se a ideia era contratar mais um meia pra melhorar a criação, faria mais sentido um que tivesse por característica jogar aberto e assim se encaixasse no esquema atual. Estava esperando o Zé falar sobre isso pra entender o que ele pensa, como visualiza o time jogando, o que mudou na avaliação sobre dois meias de novembro pra cá. Essa entrevista só aumentou minhas dúvidas.

    • estava pensando exatamente isso..pra falar a verdade,a melhor contratação do flamengo seria um treinador de verdade,esse cara não vai fazer o flamengo ser um time coeso forte e vencedor,pois na entrevista ele tbm falou de MA,e praticamene cravou sua titularidade inclusive com a chegada do Romulo..pra mim,infelizmente jogaremos fora o semestre com esse aprendiz aí no comando..

      • O projeto era de Muricy, mas o dele eu não sei, não falou nada! Mas é o certo, mudar de comandante se não vamos ficar a deriva em 2017

  • Praticamente nao teremos o Conca no primeiro semestre.

    Há outros assuntos muito mais importantes que esse. Utilização da base no carioca, chance e sequência mínima pra esses garotos.

    Fornecer variações táticas a equipe principal sem mudar as peças (ou efetuando substituições durante a partida). Não podemos ser refém apenas de uma maneira (eficiente sim, mas única) de jogar.

    O problema tem menor magnitude depois do time estar estruturado, sem Márcio Araujo. O Conca tera seu lugar naturalmente, é só ter condições físicas pra isso.

    • Março pra abril ele volta. Só deve perder 2 ou 3 jogos da libertadores.

      Não sei como ele vai fazer pra encaixar os 2, mas sei que ele vai apanhar muito da mídia e da torcida se não fizer.

  • Amigos Rubronegros, até agora contratamos:

    TRAUCO pra reserva;
    CONCA pro 2º semestre e…….

    Pra ser titular do time e jogar agora a partir de fevereiro, cadê???????

    • Pra jogar Carioca e Primeira Liga…não tem que trazer ngm mesmo. Tem que colocar o Vizeu, Paquetá, Ronaldo pra jogar. No futuro (principalmente o Vizeu) podem ser vendidos a cerca de 90 a 100 milhões como foi o Gabigol, mas pra isso tem que jogar.

      • Concordo Jonas, falta isso no Flamengo, revelar os craques, usar mais a base. Tem muito moleque bom de bola.

  • O único gringo que o flamengo não peca em vender talvez é somente o guerrero, mas é talvez, porque mesmo não fazendo tanto quanto muitos cobram, ele segura 2 a 3 jogadores sozinhos, os não devem vender, pois é muita borrice. Mas ao meu ver nenhum dos 5 gringos devem ser vendidos.

  • Firmeza nenhuma na resposta

    • Exato! A única firmeza que eu ouvi do ZR foi que o MA tem muito a evoluir, e que não tem ninguém com o um condicionamento físico dele…ZR não quer jogadores e sim velocistas, um treinador de base dizer que o Márcio Araújo com 32 anos tem muito a evoluir, só pode achar que ele tem 16 anos! Ele só pode está com deboche!

      • ZR é fraco. Se vencermos a libertadores esse ano é porque o time será uma máquina.

        Afinal Rômulo Arao Diego Conca Everton (ou outro ponta que chegar) e Guerrero é de se respeitar.

        • Rapaz, ZR não passa do carioquinha!

  • Rodrigo Ribeiro • um dia atrás
    Texto ao Zé Ricardo.

    Estimado Zé.

    Ninguém teve, combinados todos os fatores, a oportunidade que você está tendo.

    Nenhum treinador que passou pelo Flamengo recebeu a estrutura que você recebeu.

    Salários em dia como estão.

    Uma diretoria excepcional, que sabe o que faz.

    Um mega time que não para de ser reforçado.

    Lembre-se de suas origens.

    Flamengo.

    Um clube cujo time deve se impor.

    Ainda mais agora com o elenco que está montando.

    Então, coragem!

    Os outros que devem nos temer, não importa hora e local.

    Reveja certas relações.

    Reveja certas escalações.

    Certas substituições.

    Estude, mas de verdade, para ter leitura de jogo.

    Seja um treinador moderno de verdade, que não se contenta e para de jogar com apenas um gol.

    Seja um treinador que veio realmente da base, e use nossos garotos de verdade.

    Monte um time que jogue à altura de nossas tradições e de nossos investimentos.

    Não jogue fora essa oportunidade única para você, e a maior oportunidade de nossa história.

    Faça de verdade a sua lição de casa, para que você seja feliz e faça essa imensa Nação Feliz.

    E que não termine como apenas mais um fenômeno passageiro que nosso Flamengo tanto gosta de produzir, tal como Andrade e Jaime.

    2017 será nosso, só depende agora de você.

    Um abraço.

    • Concordo, só precisa mostrar resultados, tem tudo do bom e de 1° qualidade.

  • Falo nada! Palmeiras e Cruzeiro tem também dois grandes meias e Botafogo tem dois bons meias. Agente sabe que da certo, já vimos o Flamengo jogar com dois, Fluminense, Corinthians, São Paulo entre outros. Se os outros times citados jogarem com dois meias e forem bem esse ano e o Zé não der conta. Troca o ZÉ!

    • Pois é, time tem, só falta fazer um Flamengo que jogue para ser campeão, temos uma equipe para a disputa de títulos e não só para competir!

  • Já tô até vendo esse arregão colocar Márcio Araújo no time titular e colocar algum ponta medíocre no ataque e dxr o Conca no banco…
    Vsf Zé Ricardo!!

  • BURROOOOOOOOOOOOOOOOOOOO … vai mandar o mancuello embora, e emprestar o cuellar… desgraçado !!

  • Quero ver, nesse horrível 4-3-3 de ZR ele impossibilita, tira as características forte dos jogadores, Mancuello, Rodinei, Jorge e Guerrero são exemplos disso.

  • O mínimo que peço a esse técnico é usar o carioca pra testar o Paquetá, Thiago Ennes, Ronaldo e dar oportunidades ao Cuellar e Mancuello.

  • Pessoal nós já testamos a
    Formação certo, mais infelizmente com jogadores que não deram certo.
    Já jogamos com
    Diego e Alan Patrick ( vagalume, some na partida )
    Diego e Mancuello ( não tem velocidade que necessitaria na composição do time )
    Conca é completamente diferente dos dois, é rápido, e tem mais habilidade também, é um jogador com poder de decisão muito grande….

    • Alguma lucidez. Amém.

    • Uma mente que pensa finalmente. Amém (2)

  • Flamengo deve jogar no 4-3-2-1, com Rômulo centralizado, Mancu na esquerda e Arão na direita, com Diego e Conca mais avançados e com o Guerrero como centroavante, claro, se confirmar a contratação do Rômulo.

    • É uma boa opção, para jogos em que pretendemos propor jogo. Muita qualidade no passe. SRN.

      • E acho que não perderíamos mto na marcação, 3 volantes que sabem jogar e marcar. SRN

    • Eu gosto muito dessa hipotese mas duvido que o ze utilize. Fla fazendo maior esforço pra trazer Marinho, Vitinho, jogadores que permitem o zé manter o mesmo esquema de 2016.

      Na cabeça do zé conca virá pra ser reserva do Diego

    • Só acho um time lento

    • Não acredito muito na utilização dessa formação. O Zé pediu 2 atacantes de velocidade e com poder de decisão. Vai jogar no 4-4-2. O GE interpretou mal o que ele disse, ele disse que pode jogar com os dois meias, que gosta de manter um atacante de referência, mas que assim perde as laterais na frente, mas que pode ser ajustado com os volantes pelas laterais e não citou esse segundo atacante. Aí o GE já imaginou 3 volantes, mas ele se referiu à cobertura que os volantes fazem na lateral, coisa que o MA e o Arão já fazem e no apoio ao ataque, que os volantes apoiariam pelas pontas, como o Arão já fez esse ano jogando com o Rodinei e Cirino.

    • Esse esquema eu acredito que funcione no Brasfoot, mas na vida real onde ficaria a velocidade para jogar pelas pontas ? Ia cair a paulera de ir a linha de fundo completamente em Pará e Jorge que não iam aguentar o rojão o jogo inteiro.

    • Com esse esquema 4-3-2-1, tambem conhecido como “árvore de natal”, o MILAN foi campeão de tudo(italiano, champions league e mundial), durante alguns anos!

    • O unico problema, é que o ZR vai tirar o mancu e colocar o MARCINHO de titular, ja que na visao dele, o cara é o melhor pra dar bote, fazer cobertura alem de ser seu xodo.

  • O Zé Ricardo até tentou fazer Diego e o Alan jogarem juntos, mais não deu muito certo porque o Alan é Vagalume.

  • O que o Zé quis dizer é que os dois só podem jogar juntos se a equipe conseguir ter um equilíbrio ofensivo e defensivo. Os dois vão ter que ajudar bastante na marcação se não os dois volantes vão ficar sobrecarregados.

  • Esses jornalistas são fracos demais, já inicia fazendo a pergunta errado. A pergunta correta seria: você pretende usar os dois juntos ? Como ficaria essa formação na sua cabeça para que desse certo sem perder o equilibrio ?

    Aí vc espreme o cara, faz ele sair do muro e revelar se pensa de fato em usar ou não os dois juntos e qual seria o plano de jogo.

    Não nego pergunta se podem jogar juntos. Ora essa, a regra permite até jogar com um goleiro e 10 atacantes então poder é claro que pode. Vc deixa o cara sair pela tangente e falar em teoria ao invés de obrigá-lo a revelar o que realmente pensa.

    Incompetentes

  • Três motivos pelos quais não vão jogar juntos:
    1- O Zé Ruela não gosta de estrangeiros
    2- Já tem sua panelinha formada.
    3- Só chegou em terceiro por qualidade dos jogadores e não por seus esquemas e burrice.

    • Atletico tem um elenco melhor que o nosso e por que não ficou na nossa frente?Lembrando que chegamos nessa posição com MA, Gabriel e Pará de titular.

      • Que Atlético ???

        • O de Minas.

          • Zé Ricardo infelizmente ainda não é treinador para um time como o Flamengo. Ano passado o time só não foi campeão também por conta dos frequentes erros de substituições e chamar sempre o time adversário pra cima.
            Tipo o jogo contra o Botafogo no primeiro turno, coritiba e outros jogos mais que ele não soube mexer no time.
            Acho que Diego e Conca podem jogar juntos sim e se concretizar a contratação do Marinho formar um quarteto poderoso com Diego, Conca, Marinho e Guerreiro.
            Aí tenho quase a certeza que Guerreiro irá deslanchar a fazer gols.

            • Me fale um técnico que nunca erra?Sério, por a culpa nos erros do Zé por não conquistarmos os campeonato é o cúmulo!Ele errou?Para caramba, mas eu assistir todos os jogos do Palmeiras e posso afirmar que o Cuca cometeu erros bobos no começo do campeonato. Entre no ESPN FC e olhe as postagens mais antigas dos Palmeirense, você vai ver que o gramado do vizinho nem sempre foi verde. O Flamengo, ao contrario do Palmeiras, nunca dependeu de si para ser campeão, faltou estádio, faltou planejamento e faltou físico. Só não fomos campeões porque tinhamos o Palmeiras com um grande elenco, um grande técnico e um grande estádio.

              • Mas os erros dele foram notáveis e nas coletivas ele nunca admitia que errou, só dizia que o time jogava a baixo do esperado.
                O cuca errou que não é perfeito, mas acredito que se fosse ele no comando do Flamengo mesmo com várias viagens e tudo mais seríamos campeões.
                Porque ele sabe ler o jogo durante a partida e o Zé não, e o Palmeiras era um time mais aguerrido e com a formação intacta certinha, se um não podia jogar ou se machucava durante a partida dificilmente o cuca errava nas substituições, o time continuava partindo pra cima do adversário do mesmo jeito pra ganhar mesmo. Ao contrário de Zé Ricardo que quando o time está ganhando se fecha como sitei contra o Botafogo mesmo no primeiro turno, colocar 4 volantes, isso é loucura. Ele teve os seus momentos bons teve, mas não o acho ainda preparado, infelizmente ele não tem leitura de jogo no decorrer das partidas, acho que precisa estudar um pouco mais nesse termo com técnicos mais experientes.
                Cada um tem a sua opinião e essa é a minha, como eu vejo e também jogo futebol.
                Mas vamos ver como ele se sai esse ano e se vai conseguir fazer com que o time ganhe algum título esse ano de 2017.
                Prometer ele prometeu de mais, vamos esperar mostrar isso.

                • Elenco qualificado nas mãos ele tem desde o ano passado.

                • Sim, também é uma das minhas críticas a ele. Mas não espero menos de um treinador, seria louvável ver um treinador assumindo seus erros todos os jogos.

            • Bom, em contrapartida ganhamos 19 jogos em seu comando e ficamos mais de 8 jogos sem perder. E nenhuma rodada ficamos na liderança, ou seja, esse campeonato nunca dependeu de nós. E se entramos na briga, isso é graças ao Zé Ricardo.

              • Que ele encaixou o time ninguém tira o mérito, mas quando o time caiu de rendimento na reta final do campeonato ele pareceu perdido.

                Agora é hora dele repensar e começar o ano de uma maneira diferente da que ele terminou. Embora o ache ainda despreparado, também não o mandaria embora ele tendo ficado em terceiro no campeonato.

                E sinceramente, duvido que, com a pouca bagagem dele, tenha coragem de deixar o Conca no banco. Vai ser crítica em todo lugar, até em casa a esposa dele vai falar pra por os dois pra jogar.

                • Concordo que na reta final do campeonato ele se perdeu, mas com certeza o desgaste foi o que mais atrapalhou. Enquanto todos estavam reclamando das reclamações do Muricy, eu era o único que concordava com ele, pois eu já passei por isso, viajar duas vezes por semana durante um ano causa um desgaste físico terrível, ainda mais para quem precisa jogar futebol algumas horas depois das viagens.

                  Ele não vai deixar Conca no banco, tenho quase certeza disso. A minha dúvida é se ele vai continuar insistindo com MA mesmo com a chegada do Rômulo.

      • Vc quis dizer estádio melhor que a Gávea, né? Pq elenco…
        O próprio Paulo Autuori criticou o time ir pra libertadores e fazer apenas figuração.

        Eles não ganharam 3 partidas fora de casa.

        Já nós so jogamos em casa 3 vezes.
        Use opiniões criteriosas por favor

        • Eu quis dizer Atletico-MG.

        • Ele estava falando do Galo…

        • A Arena da Baixada é um super Caldeirão.

      • Eles focaram outra competição. Eu já perdi toda a fé no Zé, infelizmente. Tomara que ele volte com a mente aberta pq ano passado ele se contradisse várias vezes. O discurso dele é muito bacana mas diferente da prática.

        • “Eles focaram em outra competição”- Vamos lá, ganhou nos pênaltis do poderoso Juventude, penou pra ganhar do time reserva do Inter, tanto que não ganhou e ainda tomou um baile tático do Grêmio, com um elenco muito inferior!

        • Eu discordo que tenham focado. Mas, se tiverem mesmo optado pela copa do Brasil, evidência ainda mais a fragilidade. Passaram aos trancos e barrancos por adversários muito fragilizados.

      • Nem me lembre desse Caramujo e o Gabriel, já estamos em 2017 e temos que pensar grande…SRN.

        • kkk…isso mesmo, 2017 começou bem…qtos menos tocar nesses nomes, melhor!

          • Já começar o ano com esses dois não dá. O Caramujo já deveria ter saído depois da declaração dele comemorando a eliminação do mengão e por não ter condições de ser titular e nem vestir essa camisa.

  • Diego e Conca podem jogar juntos? Isso me lembra o questionamento que fizeram sobre Guerrero e Damião poderem jogar juntos.
    E a resposta foi sim, tanto que uma das melhores exibições do Fla foi com os dois em campo, naquele 3×1 sobre a Chape. Pena q o Zé não explorou mais aquela formação.

    • Na boa, o 4-4-2 é um esquema muito ultrapassado, nenhum time grande no futebol mundial joga fom essa formação. O Carlo Ancellotti botou essa formação no Bayern e teve péssimos resultados defensivos e ótimos resultados ofensivos.

      Veja o Atletico-MG esse ano, terminou com o melhor ataque e perdeu o campeonato com a pior defesa. Isso é graças a falta de equilíbrio tático, situação que o 4-4-2 gerou para o time logo no primeiro teste.

      • Não diria que está ultrapassado, ele só não está tão na moda. O Barça defende no 4-4-2. O Leicester foi campeão com o 4-4-2. O futebol é cíclico, daqui a pouco um time é campeão usando três zagueiros daí esta formação fica em voga novamente.

        O problema do Galo foi a falta de recomposição defensiva dos jogadores de ataque. Robinho, Pratto (Luan) e Fred pouco/não voltavam no momento defensivo e o time sofria.

        No caso da situação exposta pelo amigo, jogar com dois centroavantes típicos, na minha modestíssima opinião, só em determinadas circunstâncias de jogo, como foi no jogo contra a Chape.

        • Conte está se reinventando, várias times da premier league estão passando a espelhar o esquema pra enfrentar o Chelsea, até mesmo em jogos contra outras equipes.

          Fato é que confrontar esquemas diferentes requer muito mais qualidade do técnico, espírito santo equipe e leitura de jogo dos jogadores, do que espelhar um esquema mais utilizado, bater ponta com lateral, meia com volante e etc..

          E o que acontece em massa no Brasil: jogadores de frente defendem pelos lados.

          • Reinventando nada, ele usa três (ou cinco) zagueiros na Juve desde 2011.

            Defina “jogadores de frente”.

            • Defino.

              Jogadores de maior velocidade: (Malcom, Dudu, Roger Guedes, Clayton, Valdívia, Everton – GRE, Pedro Rocha, Lucas Gomes, Pablo, Marcos Guilherme e mais um bocado). Muitos, antigamente, seriam considerados segundo atacante num 442. Hoje jogam pelo lado, alguns com mais liberdade pra flutuar, outros com menos, e no momento defensivo fecham por fora, e não por dentro, como era antigamente, normalmente no primeiro volante.

              Me expressei mal. Não “se” reinventando, e sim reinventando a maneira de ocupar os espaços e sair no contra ataque, principalmente na premier League.

              Não muito tempo atrás, ouvir falar de linha de 5 na Itália era mais do que normal, mas e na Inglaterra? Liderando o campeonato com 13 vitórias então, é uma baita de uma reinvenção.

              • Esses caras que você citou só estão se adaptando às mudanças do futebol atual. O reinado do 442 quadrado aqui no Brasil influenciou a formação desses “jogadores de frente”; enquanto isso o Velho Mundo jogava com alas. Antigamente haviam muitos meias atacantes por aqui, hoje estamos formando mais centro campistas e meio campistas laterais/pontas, por conta dessas mudanças.

                • Concordo. E tendência. E vem de base.

                  Agora só não lembro o que motivou esse nosso debate kkkkkk

                  • A culpa foi minha, eu tive a impressão de uma leve insatisfação da sua parte ao dizer que no Brasil os jogadores de frente defendem pelos lados. SRN.

                    • Kkkkkkkkk se fosse só no Brasil, tava ótimo!

                      Qualquer time, se deixar dois jogadores livres de obrigações defensivas, seja em qualquer liga que for, se enfrentar uma equipe minimamente organizada, vai tomar pau! Kkkkkk sempre vai ter superioridade numérica pro adversário.

        • Bom, eu discordo. O Barça se defende no 4-4-2 variando pro 4-1-4-1, na verdade, mais da metade dos times defendem no 4-4-2, nós mesmo nos defendemos no 4-4-2 e variamos pro 4-1-4-1. O Botafogo joga num losango com 3 volantes, até eles montam a suas duas linhas de quatro.

          Sim, o futebol é cíclico, agora a moda é usar três zagueiros.

          Você está certo nisso também, o problema do Galo foi a recomposição defensiva, isso é básico do futebol. O pior foi que o MO não conseguiu dar uma recomposição pro time!Isso é básico!!! Depois, na final da copa do brasil, o treinador interino arrumou a composição defensiva em menos de duas semanas!Coisa que o MO não conseguiu fazer em 6 meses.

          Nisso, eu também concordo contigo, jogar com dois centroavantes é só em circunstâncias de jogo, aquele esquema não é a fórmula para sermos imbatíveis.

          Um abraço!

Comentários não são permitidos.