Antes mal vistos no Brasil, colombianos passam a ser alternativa

Compartilhe com os amigos

O mercado colombiano que antes era mal visto pelos clubes brasileiros hoje passa a ser uma alternativa, devido ao crescimento da Liga Águila.

Recém contratado pelo Flamengo, Orlando Berrío é apenas mais um colombiano que irá atuar no futebol brasileiro. Além do atacante Rubro-negro, o próprio parceiro de equipe Cuéllar, que chegou em 2016 é mais um na lista que conta com Mina e Guerra do Palmeiras e também Copete e Vladimir Hernández do Santos.

Nem tudo são flores, no passado as coisas não eram bem assim. Exemplo claro disso foi a do jogador Dayro Moreno, contratado pelo Atlético-PR em 2007 mas demitido por dormir demais.

“Quando ele (Moreno) veio, viu que o nosso sistema de treino é diferente de outros países. Ao redor do continente, não se trabalha de manhã e de tarde. Então, foram me chamar: ‘o cara que você trouxe esteve na atividade da manhã, mas não apareceu de tarde. Fomos procurá-lo e ele estava dormindo no apartamento dele no CT'”, nas palavras de Borba Filho, então olheiro do Atlético-PR.

Em 2005, Borba Filho foi contratado pelo Atlético-PR com a função de observar adversários na campanha do time na Libertadores e acabou sendo responsável pela indicação de nomes, como Edwin Valencia, David Ferreira, Viáfara, Vladimir Marín, Samuel Vanegas e outros.

Agora como observador técnico no rival Coritiba, indicou o atacante Yilmar Filigrana, descoberto na segunda divisão colombiana.

“Posso dizer com tranquilidade que abri essas portas no país. É importante não observar apenas Nacional, Millonarios e Junior Barranquilla. Tem que ver Série B também. O monitoramento aqui é superficial: ‘mas é da seleção?’, costumava ouvir. Respondia: ‘meu caro, é evidente que a maioria chamada será do exterior'”, explicou Borba.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Natural, o futebol colombiano melhorou bastante nos últimos anos.

Comentários não são permitidos.