Apenas o que importa

Compartilhe com os amigos

Venho aqui hoje falar apenas o que importa. Melhor dizendo, falarei apenas do que importa. Naturalmente, como alguns bem sabem, não me importo com o campeonato carioca. A importância dele, pelo menos pra mim, está nos testes, na identificação de deficiências e na constante evolução física e tática do time.

Sendo assim, mesmo com a tentação promovida por cada goleada, é chegada a hora de termos calma e senso crítico. Desde o começo, é preciso que entendamos que criticidade e corneta são coisas bem distintas, além disso, não devem se confundir com preferencias pessoais ou meras afinidades.

Acho que podemos concordar, quase que plenamente, que temos um elenco qualificado. Ao que parece, a composição da lateral esquerda deve ser sanada nos próximos dias. Ainda que muitos peçam um goleiro, acho que podemos aguardar e observar os estaduais. Particularmente, eu só queria um zagueiro ágil e confiável para o lugar do Vaz.

Também é fundamental que não compreendam essa falta de confiança com críticas. Vaz, que veio pra ser opção, tomou a posição, a defesa encaixou e o resto é história. Minha falta de confiança não é crítica, mas preventiva. E também não sei se Donatti, mais do que ser qualificado, teria a agilidade que eu penso ser a ideal pra composição da dupla.

Entendo o pedido de alguns por mais um ponta, que considero desnecessário, ainda mais agora que já me parece que até um cego pode ver que não jogamos mais em um 4-3-3. Antes de me debruçar um pouco mais sobre o que tenho percebido taticamente, gostaria de atentar para o modo como esse grupo parece fechado, unido, coeso e consciente. Isso me faz acreditar que tudo pode ser ainda mais fácil.

Taticamente, consigo notar um padrão imposto por Zé Ricardo, além de variações interessantes que vêm sendo testadas. Zé foi justa e duramente criticado no ano passado por poucas chances a alguns jogadores ou por pouca variação de esquema. Acho que isso era natural sob três aspectos: falta de tempo para treinar, encaixe e certa insegurança.

Considero absolutamente natural que um técnico jovem, recém alçado ao profissional, sem tempo pra treinar e sem pré-temporada, apresente resistência ou dificuldades em rodar grupo ou esquema tendo encontrado um encaixe.

Quero que fique bem claro que não sou defensor ferrenho da variação tática, mas admiro e acho importante num futebol nivelado como o nosso. Grandes times e treinadores marcaram seus nomes sem variação tática. Funcionando pura e simplesmente com aquilo que também considero incrível no futebol, a imposição tática.

Dentro desse espectro, vejo Zé preparando o time pra jogar de uma maneira, mas avaliando cenários. Os ajustes que deveriam ser feitos começam a se mostrar.

A composição na meia direita vem melhorando sem que a agressividade seja comprometida. Zé e Mancuello, que agora se solta atuando mais por dentro, como deveria, estão de parabéns. Mancu vem muito bem e melhorando, se ganhar intensidade e volume durante todo o jogo, será espetacular.

A parte esquerda da linha defensiva ainda me preocupam, e aí entra minha dúvida. Berrío tomará a vaga de Everton pelo lado esquerdo? Caso seja essa a ideia de ZR, precisaremos ver se ele conseguirá auxiliar Trauco na marcação. O camisa 13 parece disposto a evoluir defensivamente, mas além do encaixe na linha de cima, sou inseguro com o zagueiro que cai ao seu lado.

Rômulo, que deveria centralizar, pode acabar se desdobrando, mas acho que precisaremos de mais tempo e adversários mais agressivos por aquele lado. Dentro de um time que demonstra encaixe, a rotação não alterou o passeio no calor de Bangu.

Mesmo sendo MUITO cedo, o ano, o grupo, o esquema, Zé e o Flamengo, deixam um cheiro promissor no ar.

Thigu Soares
Twitter: @thigusoares

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Entendo que vc não criticou o Vaz, porém deixou uma grande porta aberta para que a galera faça isso nos comentários, depois que o Márcio Araújo foi p o banco, PARTE DA TORCIDA está sem ter quem cornetar, e esse seria o Trauco, seria, pq ele chegou jogando bem, acho que a bola da vez deve ser mesmo o Vaz, que não teve direito a aeroFla, chegou que meio pela porta dos fundos por ter sido reserva e ter jogado num outro time da cidade, trabalhou e ganhou seu espaço de titular com méritos, e agora vão fazer projeções para o futuro do jogador? já que no presente ele não deu motivo para isso, estão apenas esperando uma ou duas falhas dele para pedirem que vá p o banco, não é craque mais está fazendo bem o seu papel, deixem o rapaz jogar, lá tem um treinador p ver o desempenho dos zagueiros, se outro estiver melhor vai jogar. SRN ST

  • Havia tempo que eu não lia um texto tão sensato! Parabéns Thigu!!!

  • Teremos um ótimo teste contra o gaymio quarta-feira pela liguinha.

  • Não creio que haja no mercado, brasileiro principalmente, zagueiro que reúna essas qualidades aí. Velocidade, agilidade, tecnica e segurança. Talvez uma dessas, no máximo 2. Então vamos com o que temos.
    Acho que a organização natural é trazer o mancuello para esquerda e colocar o berrío na direita na formação inicial.
    Por favor, não falem em desdobramento do rômulo, porque a solução imediata para isso é por novamente o Márcio Araújo. Olha ele cavando vaga no time de novo.

    • Concordo quanto ao zagueiro, então melhor deixar como está;
      Concordo tb quanto ao Berrío, para mim ele seria para o ataque direito, não para a linha defensiva esquerda…
      do Rômulo então, nem se fale, tou gostando muito.

      • Independente de jogar na esquerda ou direita, a gente enxerga que Mancu tem um lugar no time, o que me preocupa é se o treinador vai o manter!

        • Verdade. Não vejo por que não mante-lo. Vai depender talvez do adversário.
          Nesse primeiro momento, entraria o Berrío e sairia o Everton. Não sei se ele é bom na defesa, mas com certeza é melhor no ataque.
          Quando o conca estiver disponível, aí vai depender do adversário que vamos enfrentar.

      • Tenho achado o romulo razoável, mas só porque seI que ele joga muito mais do que está atualmente.

    • Flavio, eu ainda estou desconfiado quanto ao MA, observei que independente de que ele tenha jogado regular, ruim ou bem, ZR deu indícios de que quer ele no time, começou dando nova função, ou seja, jogar como os outros volantes e não somente preso, foi tão notório que ele jogou os 90 minutos e não na função que ele somente faz muito mal, agora de uma coisa eu tenho certeza, se ele melhorar 10%, o ZR é capaz de sacar um dos 4 por MA, mesmo enxergando que os outros volantes tem qualidades 10x maior que MA. Outro ponto negativo, é a não utilização do garoto Ronaldo, o jovem é uma revelação de grande potencial! Tem Cuéllar, Rômulo e Arão, volantes de versatilidades diferentes, onde o garoto pode agregar mais qualidades, aí renovam com MA de 32 anos, começa a trabalhar uma função em um jogador que já não se deve trabalhar o que nunca vai aprender, em vez de preparar um jogador jovem! Assim fica difícil de entender e aceitar ideias como essas!

      • Segundo sua explicação, aí amigo, infelizmente é gritar fora zé Ricardo. Pq sinceramente, tendo essa gama de opções, o cara insistir com M.A, né mole não. E iriam renovar por 2 anos, mas renovaram por 1 só. Menos mal.

  • Quando jogar o Everton/Trauco ou Mancuello/Trauco na esquerda, eu fico mais tranquilo em relação a parte defensiva.

    São dois jogadores que tem obediência tática pra ajudar o Trauco na marcação.

    Caso o Adryan que jogue aí teria que dar uma cobertura maior, pode ser impressão por ele está fora de ritmo, mas no momento é isso.

  • Creio que um teste mais forte como o Grêmio é importante mas não pode ser um parâmetro definitivo, devemos deixar o Zé trabalhar com calma para que ele possa entender o que cada um desses jogadores podem fazer em campo e também ser capaz de analisar com eficiência as virtude e defeitos dos nossos adversários, a variação tática inclusive pode ser de impor o seu ritmo de jogo e não deixar o adversário jogar, ou jogar no erro ou no elo mais fraco ou setor mais desguarnecido, as opções são muitas porque temos elenco e o que eu acho melhor, sem sobreposições, agora talvez tenha uma com Berrío e Cirino, mas por se tratarem de dois pontas, podem até jogar juntos, um em cada lado o que mostra coerência da diretoria e comissão técnica.

  • Ótimo texto, é isso aí, principalmente em relação ao Zé, na questão da insegurança e encaixe, poderia até ter dado certo se nossos “titulares” ano passado, tivessem correspondido, como Sheik, Ederson e Cirino, mas isso não aconteceu porque o Ederson machucou e não voltou mais e Sheik e Cirino quando chamados, deixaram a desejar, assim como Cuellar e o próprio Mancuello, esse último, um pouco mais decisivo, porque todos tiveram suas oportunidades mas deixaram de meter a goiaba para dentro no momento certo. Sobre as variações táticas que o Zé pode fazer com esse elenco todo à disposição são praticamente infinitas dada as características dos atletas, até mesmo pelo fato de vários jogarem se adaptarem a novas funções, vide Mancu e Rodinei (surpresas), Gabriel, Adrian dentro das suas limitações, Everton e sabe lá mais o que? Pois temos cinco zagueiros bons, inclusive o Vaz, pode-se treinar com três zagueiros, ou três atacantes, Com Damião e Vizeu na área e o Guerrero como ponta de lança. Temos dois volantes maiores e dois mais maratonistas e dentre eles com características diferentes entre si e interessantes, que podem ser bem aproveitadas. Conca e Ederson para voltarem e são outros dois que acumulam função num time e ainda Berrío, Rene, os garotos que são bons e precisam de mais oportunidades e o Cirino que se o Zé conseguir recuperar pode voltar a ser aquele ponta direita do Atlético, ontem, já fez uma boa jogada no tempo que esteve em campo. Foi bom a torcida ter gritado o nome dele, pode ter sido um investimento errado, mas se tá em campo, tem que apoiar.

  • Vou aguardar a partida contra o Grêmio, vamos ver como esse movimentado time vai se sair contra um time mais forte e também entrosado, eles também possuem quase a mesma equipe do ano passado, mas vão pegar um Flamengo mais ofensivo e mais atrevido. Analisaremos como nossa defesa e ataque se comportará…
    Acho que vamos ganhar de;
    Fla 2×0 Gre
    vamo q vamo mengão.

  • Bom texto Thigu !!!!

  • Boas observações. Penso bem parecido. Tomara que grêmio entre com time titular pra termos um teste na nossa parte defensiva tbm.

    • SERIA ou quem sabe, SERÁ excelente mesmo !!!!
      Essa segunda parte da pré temporada seria “coroada” com uma convincente vitória sobre o Grêmio ou o foguinho…
      Grande abraço !!!

    • Espero demais um Flamengo x Grêmio completos.

  • Mais um texto “mais do mesmo”.

  • que bom que o Mancu engrenou.. mais opção para o Zé formar equipe que vai a campo.. sempre estudando os adversários que vai enfrentar e poder escalar o que tiver de melhor para aproveitar.. que possa ocorrer o mesmo com o Cuellar, Donatti e Ederson (será q ele vai sarar antes ou depois do Conca?) e quem sabe um milagre de recuperar o Cirino para uma venda no meio do ano ou final.. de quealquer forma vai ficando mais difícil achar espaços para base… algo que eu gostaria muito que também acontecesse (Ronaldo, LéoDuarte, Paqueta, Matheus Savio, ViniciusJunior entre outros)

    • Perfeita leitura da nossa situação…
      Saudações !!!

  • Sempre tentei evitar criticar quem quer que fosse no Fla, por saber que não tenho todas as informações pra julgar com clareza.
    Mas fiquei com uma pulga atrás da orelha depois das últimas atuações do Mancuello.
    Será que os treinos para o Mancu encaixar não puderam ser feitos no ano passado?
    Ou, como os críticos dizem, a teimosia e cisma do técnico fizeram ele preferir investir nos outros em detrimento do Mancu?
    Se a última hipótese for a verdadeira, o pessoal que critica e diz que perdemos a chance de conquista do brasileiro por causa do técnico, pode ter uma certa razão (ainda que o alcance do terceiro lugar possa ser creditado a ele também).

    • Sempre vai existir a historia de que ano passado não tinha tempo pra se treinar e nem adversários fracos pra encaixar os jogadores
      Pra mim o Mancuello e o Cuellar teriam sido titulares ano passado, mas já que o Zé não iria colocá-los em campo, eles deveriam ficar fora dos relacionados treinando pra atingir o que o Zé queria, pq potencial todo mundo sabe que eles tem
      Deveriam fazer isso com o Donatti e com o Cuellar ja que não parece que eles serão titulares agora

      • Francis, é complicado fazer com que um jogador que treina separado funcione taticamente como o técnico deseja. Isso se pega nos treinos com o grupo. Treino separado serve para aprimorar a parte física, como tem acontecido com o Donatti nesse começo de ano.

      • Com certeza, principalmente o Argentino… Em qualquer posição do meio de campo que ele jogasse, seria titular, exceto na do Diego.

        Segundo volante, Meia Direita e Esquerda ele conseguiria fazer. Faltou dar chance.

    • Fico com a primeira opção…
      A segunda me soa pura especulação negativa e uma certa dose de má vontade com o Zé…
      Como o Flamenguista é um Forte e Otimista SEMPRE, por isso fico com a primeira.
      Grande abraço !!!
      Mengooooooooooooooooooooooooo

    • Jonh, eu prefiro ficar com a hipótese que considero mais clara. O Flamengo engrenou com um time e com um esquema, ZR conseguiu encaixar o time. É natural, em um cenário como esse que a mudança seja algo complicado sem tempo de treino.
      Em um ano cheio de viagens, o tempo que poderia ser usado para que essas opções fossem mais testadas era tomado por deslocamentos e recuperação de atletas. Considero o trabalho do ano passado, ainda mais nas condições em que assumiu o time, bastante satisfatório.
      Mais que isso, acho que o início desse ano dá sinais de que o Zé pensa o futebol de maneira mais fluida e inteligente do que no encaixe encontrado.

      • Beleza! O futuro certamente deve pender para esquecermos a pior hipótese, que para o bem do Flamengo e satisfação de todos (otimistas e pessimistas) deve mesmo prevalecer a melhor.

        • Valeu “João Neves Infernal”
          KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      • Só que não teve tempo de treino esse ano ainda. Tem 20 dias que o time voltou das férias.

  • Isso aí Thigu o Corneteiro se diferencia do Crítico no aspecto em que o Crítico analisa aquilo que é mostrado sendo bom ou ruim. O corneta é cego vive preso ao ponto que ele fala mal. Por não conseguir enxergar um palmo a sua frente. É aquele ser inútil que só serve para dar acessos e fazer coro pra oposição, ás vezes sua maior glória e mostrar que está correto ao invés de uma melhora da equipe.

    • Isso aí…

Comentários não são permitidos.