Vivemos em uma época do futebol em que o número de competições nos faz ligar o sinal de alerta para termos um plantel numeroso e de qualidade. Ter boas reposições e peças que dê ao time uma variação tática é de suma importância para o fortalecimento da equipe, a fim de fazer boas campanhas nos torneios que for disputar.
É inegável que no atual cenário o Flamengo possui um elenco muito forte e muitas peças que podem mudar o panorama da partida, tanto taticamente como tecnicamente; visto que, mantemos a base de um time que entrou no G4 do campeonato passado (mesmo com todos os problemas) e trouxemos peças certeiras para carência do elenco. Isso explica a dificuldade de montar um time ideal mesmo com Dário Conca não estando á disposição no momento.
Em minha opinião, não acho que Zé Ricardo mexerá no que diz respeito a zagueiros, volantes e lateral direita. Muralha, Pará, Réver, Vaz, Rômulo e Arão são titulares absolutos nesse time. O desafio estará na lateral esquerda, onde terá uma briga de estilos. Renê é um lateral muito marcador e só vai “na boa”, enquanto Trauco é um lateral técnico e forte ofensivamente, porém peca na parte defensiva. Dependendo da forma que Zé Ricardo escalar a parte ofensiva, o lateral brasileiro levará vantagem sobre o peruano.
No ataque, Zé Ricardo terá uma boa dor de cabeça. Se optar por manter a estrutura tática de 2016, Éverton e Berrío serão os titulares. Com essa formação, vejo Trauco com melhor apoio defensivo e ficaria menos sobrecarregado. Zé também pode optar por manter Mancuello na equipe e coloca-lo na esquerda. O time ganharia maior qualidade técnica, porém perderia um pouco da recomposição defensiva, o que me faz pensar que Renê seria o escolhido para a lateral. O técnico rubro negro pode manter a formação atual e colocar Berrío na esquerda, assim poderia manter Trauco, já que o colombiano faz muito bem a função defensiva como Éverton.
Uma opção técnica que surge no Flamengo é com Trauco jogando como um meia pela esquerda, Diego no meio e Berrío pelo lado direito. Assim, Renê seria o lateral e Trauco teria menos obrigações defensivas.
Falando um pouco de Dário Conca, eu o vejo como a cereja do bolo. Imagino que ele se recuperando, tendo tempo para se ambientar e sem nenhum peso de resolver; vai dar super certo. No meu ponto de vista, ele pode sim jogar ao lado de Diego em um 4-2-2-2 e dar muita qualidade e criatividade ao time do Flamengo. Para os que não acreditam em sua recuperação, o que me faz ficar mais tranquila é saber que se Conca não der certo, na pior das hipóteses ele será reserva do Diego.
De tão vasto que é o elenco, eu poderia ficar horas e horas falando de variações táticas. Podemos pensar em Arão de primeiro volante e Mancuello de segundo quando o Flamengo estiver perdendo; poderíamos pensar em um esquema com 3 zagueiros com Pará e Trauco como alas e Diego municiando Berrío e Guerrero. Quem sabe Éderson se recuperando…
Aliado a tudo isso, temos uma garotada fortíssima que pede passagem. Thiago, Léo Duarte, Ronaldo, Paquetá, Sávio, Vizeu, Vinícius Jr, Hugo Moura, Dener, Moraes… Há quanto tempo não temos um elenco tão forte e recheado de opções?
Espero que Zé Ricardo consiga extrair o máximo de cada jogador e que busque o equilíbrio dessa equipe. Além de tantas opções no elenco, teremos uma casa fixa esse ano e um dos melhores centros de treinamento do mundo (palavra de Joaquim Grava, chefe do departamento médico do CORINTHIANS). Nosso elenco não deve em nada a nenhum time da América Latina, e vamos com tudo em busca do Bi da Libertadores e do Bi Mundial (para a tristeza da FIFA).
Uma saudação Rubro Negra
Giulia Vargas
Quer ver sua coluna publicada aqui também? Envie para o e-mail redacao@colunadofla.com, com o assunto “Coluna do Torcedor“. O texto será avaliado e, se aprovado, publicado no site
Bom texto! Parabéns
Valeuuuuuuu
O mais interessante nas opções de formação é que NENHUM jogador poderá se considerar TITULAR ABSOLUTO, pois até mesmo o Diego pode perder vaga para o Conca, se não estiver em boa fase. No geral, se o TITULAR no momento fizer corpo mole, com certeza vai perder a vaga em um piscar de olhos, pois tem substituto à altura!
Por isso, é que muitos torcedores ainda estão preocupados com o fantasma do “black Iniesta”… &;-D
Na teoria, né? Porque na prática, praticamente todos os jogadores do time são intocáveis, independentemente da fase. O ZR NUNCA barrou um jogador por estar em uma fase ruim.
Errado: O Zé Ricardo nunca barrou um jogador por jogar uma ou outra partida ruim ou ainda, barrou um jogador em boa fase porque outro técnicamente mais qualificado está no banco… &;-D
Ednei, por mais que pensemos assim, o treinador vem mostrando uns titulares absolutos, alguns jogadores, outros que estão bem nem no banco fica, vc, eu e outros concordamos pela sua capacidade, mas tem gente que ele não abre mão, mesmo jogando mal ele não oportuna um que esteja melhor. Futebol é momento, o atleta que estiver jogando bem, ele só deve sair quando o seu rendimento cair, em hipótese nenhuma ele deve ser mantido titular sem render! A gente está enxergando que tem jogador bom no banco em um momento superior, mas ele não tira, continua teimoso, ZR não deixou de ser teimoso, os jogadores de lado estão se movimentando mais, essa foi a maior mudança, porque é falta de lógica ou burrice dele se fosse manter o time do ano passado titular com a chegada dos reforços. Ele fez umas besteiras na escalação do último jogo e falou umas picuinhas na coletiva pós jogo, se eu fosse um jornalista Flamenguista o ZR ia se lascar com minhas perguntas maninho kkkkkkkkkkkk
Está falando do W. Arão. Se sim, não vou negar que concordo… &;-D
Esse é intocável pro ZR, pode ter certeza disso!
Guerrero é titular absoluto, pode passar 7, 8, 9, ou até mesmo 10 partidas sem fazer gol, que ele jamais sairá do time.
Infelizmente ou felizmente?
Infelizmente…
kkkkkkkkkkkkk estava querendo saber se é o mesmo Rodrigo Andrade de antes. Impossível não ser depois dessa cornetada no peito de travesseiro kkkkkkkk. O que aconteceu com o seu perfil?
Foi banido, nem sei porque kkkk
Mandei um email pro adm do site,eles desbloquaram meu email,mas ainda não conseguia fazer os comentários, acabei descobrindo que meu ip foi bloqueado também, só consigo comentar com internet móvel,pelo wifi não dá mais.
F0da, hein… eu suspeitei que havia sido banido porque no seu perfil antigo os seus comentários recentes haviam sumido e nas colunas em que eu havia certeza de que você havia comentado mostrava “este comentário foi apagado”. O último comentário registrado foi há um mês atrás. Também deve ter acontecido isso com outros usários como Tucano, Andy Muller e Rafael Mengão que sempre comentavam por aqui e também estão há bastante tempo sem registros. Resta saber se isso é um bug do disqus ou se alguém está agindo de má fé. Que eu saiba, existem apenas três moderadores do Coluna: BVZ Top, William e Daniel Sodré. Mas acho que não foram eles que fizeram isso.
Erro do disqus, pode ter certeza.
Também acho q não foi nenhum deles, pois eu nunca desrespeitei as regras do site e nem os adm do site conseguiram me desbloquear.
rsrsrs aí tem mutreta viu kkkkkkkkkkk
Tem algo estranho nisso…
Essa de IP tem sim, se ligue nos Hack!
Vou tentar trocar o IP do meu roteador…
Tomara que der certo.
Scanea a rede, se ela tiver vulnerável a ataque de hack, vc consulte o seu fornecedor.
Rodrigo, vc consultou os dispositivos conectados na sua Wi-fi?
Vlw, vou fazer isso.
Não, se Guerrero sair dali, o Flamengo sofre uma pressão tão grade dos times, sabe por que? Guerrero é o único jogador do futebol sul-Americano que vc deve o marcar bem, pois ele é perigoso, mesmo sem pegar muito na bola, ele incomoda, sua qualidade técnica é um diferencial tão grande, que vc necessita colocar de 2 a 3 marcadores colados nele e mesmo assim ele as vezes sai sempre ganhando, porque só o fato de atrair a marcação de 2 a 3 marcadores, ele abre espaço para, Berrío, Mancu, Diego, Arão, Trauco, Everton, etc..etc…fazerem gols, executar uma jogada, arriscar um chute de fora da área e fazer muitas tabelas dando seguimentos as jogadas quando alguém o procura numa tabela!
Poxa… o Flamengo devia contratar esse cara aí que vc descreveu kkkk
Ele é o 9 do Flamengo não é referência,mas tem boa execução quando a bola chega nele rsrsrs
Há controvérsias…
kkkkkkkkkk
Eu acho que o fato de guerrero não ter feito um bom campeonato utilizando a camisa do flamengo se deve primeiro ao baixo nivel tecnico de 2015, pois cirino foi contratado como melhor jogador pra se ter ideia… E no ano de 2016 o ZR preferir um esquema que priorizava mais a marcação e deixava o jogador sozinho la no ataque, pois nao tinha aproximação dos pontas.
Nesses 3 primeiros jogos do flamengo, é nitido a mudança do time, pois mancuello nao joga como ponta, mais sim como um meia que cai pelos lados, se apresenta na area qdo o flamengo ataca pelo lado esquerdo e sempre ajuda diego nas armações e triangulações. No jogo em que adryan jogou, tbm era possivel ver que o mesmo fazia isso, diferente do everton que é aquele jogador de lança, que vai até a linha de fundo e cruza.
Flamengo 2016= pontas e laterias nao aproximavam da area, faziam jogadas de linhas de fundo, e cruzava pro guerrero sozinho dentro da grande área.
Flamengo 2017= pontas ajudam na armação das jogadas e em vez de irem pra linha de fundo, entram pro meio pra chutar, fazer triangulações alem de fazer o papel de 2 atacante qdo a jogada está do outro lado.
Esse ano, se manter essa forma de jogar, o Guerrero vai ser artilheiro de tudo.
Espero muito q vc esteja certo, e de fato a postura do time no ataque tem sido outra, nem falo pelo número de gols, mas pela movimentação dos jogadores, mas não esqueçamos que o Guerrero mesmo com Sheik e Cirino começou 2016 com 2 gols em cima do CAM em pleno Mineirão e um golaço em cima do Boa Vista na estreia do Carioca. Então o desempenho dele no início desse ano é parecido com o início do ano passado.
SIm, pelo fato de o time ser comandado pelo muricy e o mesmo ter implantado a filosofia de colocar o time pra frente, logo o time ia bem, porem ele nao conseguiu fazer o balanço defensivo, compactação e nem a recomposição, deixando o time mts vezes exposto e crucificando o CUellar, que ficava sozinho na frente da zaga pra dar o bote, erra e o atacante saia cara a cara com o zagueiro, que alem de serem fracos eram lentos, por isso muricy pedia um zagueiro rapido pro time. Veio ZR e colocou o time mais atras, jogando mais defensivamente, colocou o MA que em tese faz a mesma coisa do cuellar, a diferença que o MA entrou num momento em que o Arão foi recuado pra fazer a cobertura ds botes do MA, e ai tem gente que acha que a melhora defensiva foi pela entrada do mesmo, pobres coitados kkkkkk…
Sem contar que teve tbm a chegada de Rever e Vaz, além da saída de Wallace e Cesar Martins.
Sim, lembre e veja que estão sempre mais próximos dele e a movimentação é o segredo de confundir a marcação, qualquer deslocamento que vc faz na frente, vc abre espaço, vira uma opção de gol ou tabela!
Concordo Thiago
Fantástico aquele 3-4-3 do Fernando Diniz! O Audax sempre chegava com 4 a 5 jogadores na área do tricolor, pense no desespero dos zagueiros e laterais da zaga são paulina kkkkkkkkkkkkkk
Isso sem falar que a desculpa do Rogerio Ceni foi que o time do Audax não jogava como a maioria dos outros times, ou como o SAo paulo vinha treinando, ou seja, não existe uma forma unica de se jogar, vc coloca o que tem de melhor pra jogar, e nesse caso, o melhor é dx o mancu pela direita, e colocar o berrio pelo lado esquerdo, e quando o conca estiver 100%, revesar com mancu e diego, pois eu sei que colocar um time com os 3 jogando juntos fica muito devagar, e é necessario pelo menos 1 jogador rapido, a nao ser que o esquema mude pro 4321 ou em situações que o adversario jogue fechado e precisamos de tecnica pra abrir espaços.
Se ele encaixar uma sequência ruim, PERDE a vaga para o Damião ou Vizeu. Mas como é um EXCELENTE jogador, provávelmente isso não vai acontecer… &;-D
Engraçado é que ele sempre tem essas sequências ruins e nunca perde a vaga.
Parabéns Giulia, ótimo texto. Acompanho seus comentários a algum tempo. Sempre precisos e muito lúcidos. É a primeira pessoa que vejo comentar sobre a possibilidade de se usar o Trauco como meia esquerda, no lugar do Everton, com o Renê na lateral.
Belo texto mesmo!
Parabéns!
🙂
Primeira? Todos os laterias esquerdos do Flamengo alguém falará que ele pode jogar como meia, foi assim com Jorge,Andre Santos e até armeration.
Valeuuu
Parabéns pelo texto. ..Pode jogar no 4141…trauco, Vaz, rever,para….Rômulo. …arao, Diego, mancuelo, berrio. …..guerreiro. ..Também pode jogar no 4231..trauco, Vaz, rever,para…Rômulo, arao…..mancuelo, Diego ,berrio,…guerreiro. ..e ainda no 442..trauco, Vaz, rever,para…romulo,,Diego, mancuelo, arao. ..guerreiro e berrio. ..ou seja opções é o que não falta. ..Agora é esperar pra ver se esse técnico vai ter competência pra saber usar esses jogadores. ..
Obrigada.
Temos um dos melhores CTs do Brasil e do continente, mas não do Mundo, os CTs de Real Madrid e Manchester City foram tão caros quanto a Arena Corinthians, isso é exagero de nossos dirigentes e da imprensa, mas o CT tem tudo que o time precisa.
Euros, libras e dólares, meu caro.
É, mas esses centros de treinamento são top. Um dia chegaremos nesse nível.
Eles já estão construídos há bastante tempo, não é? Europa é muito mais fácil de trabalhar estas paradas que aqui no Brasil. É muita burocracia e picuinha.
Tudo bem, eu concordo, mas falta o principal sabia?
Qual seria o principal?
Fazer atletas a partir de suas categorias de base, importam muitos jogadores o continente Europeu, é difícil vc achar um time nos principais campeonatos do velho continente que exista somente atletas do seu país. Sempre buscam jovens fora,com 19 a cima em sua maioria.
Concordo, luxo não é sinal de melhoria, na Europa a gente se depara com o luxo nos CTs, mesmos equipamentos, mas nem sempre os mesmos profissionais que é o nosso diferencial no CEP, Em fim, temos o necessário de equipamento de 1° mundo em uma acomodação top, não é tão luxuosa exageradamente como nos grandes clubes da Europa, mas os profissionais do nosso CT e CEP fazem a diferença com o que temos de melhor! Avante e avance meu mengão!
Rodrigo. Eu citei uma fala do Doutor Joaqum Grava, que é chefe do departamento médico do Corinthians e dá nome ao CT do clube paulista. Com certeza os médicos conversam entre si. E ele não falaria isso em rede nacional a toa.
Ele disse que o Flamengo não iria parar, e teria no futuro um dos melhores CTs do mundo, mas não tem ainda.
E foi o médico do Flamengo que disse isso, acho exagero, é um otimo CT, mas está muito longe dos grandes clubes da Europa.
Isso mesmo, reina mía, quem tem mais ingredientes e os melhores faz o prato que quiser.
O Galvão já postou um, a Giulia outro; só falta eu terminar o meu para mandar para a redação.
Boa, manda aí para nós trocar ideias! Comentar, cornetar kkkkkkkkkkkkk
Eu estou na introdução dele ainda, pois o meu PC queimou com uma carga de raios, mas em breve eu vou mandar para os caras.
Esse time realmente é muito forte, pau a pau com o palmeiras, o problema é o numero de estrangeiros, nao sei se guerrero e conca tem cidadania brasileira e no caso de não terem 2 desses vão ter que sobrar, sem falar que o dinheiro da venda do jorge pode servir pra trazer mais uma peca pontual no meio do ano caso haja necessidade.
Eu fiquei pensando nas nossas pontas e vejo o quanto a gente melhorou esse ano, pelo Lado direito ganhamos um jogador agudo e veloz (berrio), e adaptamos um ponta armador que tem passe e finalização (Mancu), na esquerda já tinhamos um ponta agudo e veloz (Everton) e com a chegada do Conca podemos adaptar na esquerda também um “ponta armador” o que se tornaria perfeito para termos variações táticas e estratégias eficazes pra enfrentar qualquer adversário.
Giulia Vargas sobre os colunistas : se não pode vence-los, junte-se a eles
Calma, foi só uma Coluna do Torcedor kkk
Meu ataque sem dúvidas é Mancu, Berrio e Guerrero, ataque de extrema qualidade e que pode resolver em um chute o jogo ou passe, Conca será reserva do Diego ja que o Zé dificilmente mudará seu esquema, é brigar pela posição de ponta por sua idade e pela contusão acho difícil, mas recuperado será muito utilizado não tenho dúvidas, na lateral estamos bem servidos… gosto muito do trauco mas o Renê não deixa muito a desejar não, além do mais com o Renê abriria até uma vaga pra zaga, na minha visão, ideal Rever e Donnati.
Sou mais esse ataque também e joga um volante lá na cobertura do Trauco, solta ele e vamos pra cima!
Rômulo fez muito bem essa função nas subidas dele.
Tem que ser Rômulo ou o Cuéllar, pq Arão se perde na esquerda e na 1° volância.
Arão joga na direita,o Rômulo que faz essa função.
Sei disso, Rômulo e Cuéllar joga nos 2 lados, mas Arão é o titular, então o Rômulo é que deve cobrir lá.
Ninguém me avisa que o texto foi postado? Que vacilo. Hahaha.
Muito Obrigada e espero que gostem o/
Giulia, parabéns por esse texto. Achei que você fosse escrever algo mais polêmico, mas tudo bem. Rs.
As opções que o Flamengo tem são bem interessantes, o elenco empolga e se a torcida abraçar esse time não vai ter pra ninguém.
Muito obrigada.
Esse time é muito forte e tenho total dúvida de que vamos ganhar título esse ano.
Total dúvida. Hahaha.
Seu Lisandro deve estar orgulhoso do seu texto, muito conhecimento tático de futebol. Saca muito essa menina.
Meu pai é uma lenda, me ensinou tudo kkkkkkk.
O grupo também ajuda, pois eles observam muito bem e enxergam coisas que eu as vezes não percebo. A troca de conhecimentos é gratificante. E você saca muito, bem mais que eu inclusive.
Valeu pelos elogios.
Ótima análise, especialmente a possibilidade de colocar Renê e Trauco juntos em determinados momentos. Quanto ao Conca e ao Éderson, uma ÓTIMA NOTÍCIA: acabaram de falar na ESPN que os dois acabaram de ser inscritos na lista do Carioca. Isso é sinal que em abril os dois podem ter condições de jogo, o que significa que poderão entrar em campo ainda na fase de grupo da libertadores.
Excelente texto, parabéns.