Coluna do Torcedor: “Versão Flamengo”

Compartilhe com os amigos

Futebol é algo sensacional. Não há no mundo explicação que retrate o sentimento que é ver seu time do coração virar um jogo improvável (ao melhor estilo Super Bowl 51), um pênalti defendido pelo seu goleiro nos minutos finais, estreia de jogador com gol, sonhar com o campeonato que está para começar e imaginar uma semifinal, jogando em casa, estádio lotado, cantos de torcida.

Todos sabem que ser Flamengo é um privilégio ímpar. A máxima “somos todos, menos alguns” nunca fez tanto sentido. Mas o ponto principal de todo esse saudosismo é: Ser Flamengo está sendo muito mais fácil e prazeroso. Quem não lembra dos times horríveis de anos atrás, das lutas contra rebaixamentos, sufocos, heróis improváveis e folclóricos.

Já pararam para pensar que estamos vivendo um momento único pelo time ao qual escolhemos torcer? Após o jogo contra o Grêmio, parei para pensar sobre tudo que vem acontecendo, tentando ter uma abordagem diferente.

De clube à beira da falência, à equipe modelo. Reestruturação, equilíbrio e profissionalismo. Parem e pensem friamente: ESTAMOS PRESENCIANDO A MELHOR VERSÃO DO CLUBE DE REGATAS FLAMENGO! EM ANOS!

Um dos melhores elencos do Brasil, maior potencial de arrecadação. Perspectiva única de qualificação. Sem dúvida, somos privilegiados. Vejo muito se falar em perspectiva hegemônica daqui há alguns anos (como profetizou Kalil em 2014). De verdade? É muito mais prazeroso aproveitar o passo a passo do que traçar metas, pois a partir delas, podem ser criadas decepções e cobrança indevidas. Nossos gestores (falar “diretoria” é compará-los aos que vivem contratando estrelas marfinenses) possuem inúmeros pontos a serem observados com potencial de melhora. E ela aconteceu desde o início da gestão. Ou alguém, lá em 2013, imaginou que em 2017 o Flamengo montaria um meio campo gastando um valor ínfimo, se comparado ao panorama de mercado atual? William Arão, Rômulo, Diego, Conca (para não falar em Trauco, Réver e Vaz para a defesa), todos representam a evolução clara dos nossos gestores.

Ter melhor elenco, maior patrocínio, maior faturamento, maior torcida.. nada disso garante títulos. A grande diferença é: nos cercamos das ferramentas necessárias para conquistá-los. Foi o que sempre cobramos. Entrar para disputar absolutamente tudo, com condições de êxito. Estamos nos notabilizamos por colocar em prática ações que antes eram utopia: confrontar federação regional e nacional, nos opor e imposições governamentais. Falta muito ainda. Chegará o dia onde essa famosa “pressão” será muito mais controlada. A maioria das vezes, ela é criada pelo próprio clube. Se a torcida acompanhar os avanços, teremos resultados ainda melhores. Nunca haverá um técnico unanimidade, ou um lateral direito que seja consenso em todos os vários tipos de torcedores que temos. Mas o apoio precisa fazer parte. Já imaginaram a maior torcida do mundo junta por uma ideologia? Será mesmo que haveria pressão por parte da imprensa e pelas outras pequenas agremiações que surtiria efeito? Tenho várias dúvidas quanto a isso.

Aguardemos com muita esperança não só a temporada de 2017, mas também as que estão por vir. Nossos dois torneios de pré-temporada estão em curso, testes estão sendo feito, variações testadas (com resultados claros de evolução e êxitos), mais uma vez sendo comprovado o quão diferente pode ser um trabalho a longo prazo, uma comissão técnica com boas ideias e com sequência de trabalho. As críticas não precisam jamais serem nulas. São elas que nos fazem sempre crescer, em todos os aspectos, não só no futebol. Apenas é preciso tirar da cabeça que, caso a vitória não venha no domingo, algo está errado e tudo precisa ser desconstruído. Há uma comissão totalmente ambientada com o elenco, com as particularidades dos jogadores. Não acompanhamos isso há muitos anos.

No novo modelo de Copa Libertadores, agora sendo disputada durante toda a temporada, ficou ainda mais difícil de vencê-la. Não esperamos obrigação em conquista. O que cobraremos é a OBRIGAÇÃO de disputa até o último segundo de jogo, até a última bola pela linha de fundo, a última bola alçada na área. Se ainda assim não conseguirmos, paciência. Estarei lá para aplaudir e apoiar. Por esses motivos o futebol é maravilhoso. Não há prognóstico exato de absolutamente nada, ninguém ganha de véspera.

Ansioso pelo início efetivo da temporada, me despeço com dois pedidos. Primeiro: vamos aproveitar a melhor versão do Flamengo em anos.

Segundo: NÃO ME ACORDEM!
SRN,

Ruan Pedro


Quer ver sua coluna publicada aqui também? Envie para o e-mail [email protected], com o assunto “Coluna do Torcedor“. O texto será avaliado e, se aprovado, publicado no site.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Olha só, texto do Ruan por aqui. Parabéns, camarada, ótimas colocações! SRN

  • Ruan, parabéns pelo texto que está perfeito para o assunto abordado, até quando se omites de citar o nome do nosso treinador(?).
    Eu sei que foi de propósito e tambem acho assim como você deixou entender, que ele precisa mudar de atitude em relação as escalações de jogadores negativos, substituições equivocadas e teimosias e erros contumazes.
    Enfim, entregaram uma ferrari(elenco do Flamengo) para um motoqueiro de cinquentinha pilotar, dá certo? – Dificilmente, pois, desse jeito ficamos dependendo exclusivamente dos jogadores entrar com “muita vontade de ganhar” as partidas em campo com as suas técnicas e qualidades em jogadas individuais!

    Aquele abraço

    • Muito pelo contrário, ele é o nosso piloto da Ferrari. Só precisa continuar sendo trabalhado pra isso!

      Tenho fé que será.. alem do mais, o único piloto de Ferrari no Brasil dirige a seleção brasileira.

  • Todos os rios correm para o mar. Hoje o Flamengo é o mar. E quando esses dias se mar chegaram vieram Arão, conca, trauco. Sem botar dinheiro na mesa. Assim como o mar que não paga nada pela suas aguas. Alegria era o que faltava…

  • Realmente é é um excelente como nosso amigo disse no Facebook , “””olha e aprende Vinny Dunga “”””

    • Grande Vinny Dunga, meu ídolo kkkkkk valeu Carlos, tmj!

  • Realmente nossa diretoria mudou o Flamengo , a evolução financeira o exemplo de gestão estão de parabéns , as contratações cada vez mais pontuais e magníficas os acertos que fazem não podemos reclamar os carecas estão em plena evolução cada vez mais exigentes e sem onerar o clube , em todos os esportes e estrutura dão show .

    • É uma gestão como essa que mudaria o nosso Brasil.

  • Onde eu assino, Ruan ?

    Uma grande verdade essa de que a torcida sempre foi fortissima, mas hoje sentimos orgulho imenso de ser rubro negros. O flamengo foi resgatado da bancarrota. Aplausos aos blues. EBM mito. S?⚫️!!

    • Os caras estão escrevendo o nome na história!

      Espero sermos campeões dentro da gestão EBM.

      Valeu Magno, abraço!

  • O texto é de uma visão muito boa e equilibrada. Eu particularmente penso totalmente em traçar metas e estabelecer um objetivo, sabendo que adversidades e derrotas poderão fazer parte mas o pragmatismo vence tudo, inclusive no ideal de dominância, no qual eu vejo o Flamengo inserido em pouco tempo, a dominância continental.

    • Valeu Daniel!
      Precisamos desse pragmatismo pra ganharmos quando não estivermos em dias não muito bons, ou segurarmos resultados em fim de jogo!

      Tmj, abraço!

  • Ótimo texto meu camarada!

    Estamos presenciando, depois de muitos anos de Diretorias pífias, demasiadamente amadoras, uma atual Diretoria profissional, moral, transparente e competente.

    Estou sentido muito orgulho do Flamengo, justamente pela gestão atual que se apresenta.

    Nunca imaginei que iria ver isso no Flamengo, pois anos atrás eu torcia pelo Mengão, mas hoje, além de torcer, sinto muito orgulho do que estou vendo, pelo simples fato de ser um torcedor que quer o melhor para o clube, e que deseja que sejam expurgados todo o câncer de gestores mal intencionados e incompetentes.

    Hoje a possibilidade do Flamengo se tornar uma instituição de alto rendimento, fora de todos os padrões, vislumbra-se uma verdadeira realidade.

    Com todo orgulho e todos os agradecimentos aos Blues e ao Mito EBM, minhas saudações rubro-negras!

    • Faço minhas as suas palavras!

      Sem dúvida, somos privilegiados!

      Saudações amigo, tmj!

  • Excelente texto Ruan!
    Tmj cara.

    SRN!!

    • Valeu Sérgio! Tmj!

      Inverteu o nome? Antes não era Sarah Sérgio? Kkkkkk agora não tem mais erro.

      • kkkkkkk…Pois é cara muita gente confundia. Tive que tomar vergonha na cara!!
        SRN!

  • Nooooooossa!!! Que texto massa!!!
    Top demais colega, digno do Mengão!

    • Puro saudosismo kkkkkkkkk tmj Leandro!

  • Valeu, Ruan!

  • Grande Ruan…
    Mandou bem garoto…
    Tamo junto !!!!

    Ser Flamengo é um estado de espírito…

    Saudações.
    Mengão sempre !!!

  • Ruan, parabéns pela aula de flamengofia, muito bem escrito e de qualidade impecável.

    • Tmj pequeno madruga! Vamos melhorando.

      Mas ainda gosto mais dos comentários, o senso de humor aqui é demais, e você comanda! Kkkkkkkkk abraço!

      • Aqui não tem censura e não tem politicamente correto, por isso a nossa coluna é um dos sites esportivos mais acessados do país.

  • HAHAHAHAH o não me acordem é muito bom…

    “NINGUEM GANHA DE VÉSPERA” os palmeirenses ja se auto proclamam campeões da libertadores,dou risada quando vejo eles falarem: qual melhor dupla de ataque?
    1 Dudu e borja
    2 guerrero e Berrío
    bla bla bla…me anima pq eles são tão idiotas que não sabem que não jogamos com dupla de ataque,e Berrío não é titular e acho que nem vai ser,mancuello não sai mais deste time,Berrío vai ser bastante usado numa variação da partida….

    • Parabéns pelo texto muito bom diretoria nota 10. esse ano mengao ganha tudo

    • Deus te ouça irmão! Sonho em ver Conca , Diego , Mancu e Guerrero na frente… Lógico que seria um problema na defesa, mas em um jogo contra time menor, que jogue fechado, ia ser lindo!

    • Absolutamente ninguém ganha de véspera. Último exemplo disso é o Real Madrid na final do Mundial: mereceu ter perdido se o juiz não tivesse dado pra trás e expulsado o ramos!

      Então amigo, deixem que eles abracem a libertadores. To gostando de ver! Kkkkk

Comentários não são permitidos.