Considerações sobre o estádio em Niterói

Compartilhe com os amigos

Podem aumentar a lista. Depois de Ilha do Governador, Guaratiba, Ilha das Cobras, Deodoro, Campo Grande, Gávea e qualquer outra localidade carioca que eu não esteja mais me lembrando, agora Niterói também entrou na pauta do tão sonhado estádio rubro-negro.

Para muitos, esta pode ser somente mais uma especulação, algo que já nos saciou há tempos. Eu, entretanto, como bom morador da simpática Nikity, levei a consideração mais adiante e trago aqui pra vocês as vantagens e desvantagens dos moldes propostos – ao menos do que se sabe até o momento.

Antes de mais nada, temos que entender que a presença do prefeito da cidade na conversa já eleva o seu patamar. Nos últimos anos, um dos maiores problemas enfrentados pelo Flamengo nesse sentido foi justamente a falta de apoio do poder público. A Arena McFla, por exemplo, caminha na burocracia das liberações de certidões, laudos e pormenores técnicos e políticos há anos. No nosso coronelismo diário de mandar quem pode e obedecer quem tem juizo faz muita diferença a presença de alguém que possa e que queira ao nosso lado.

Niterói também carece de futebol. Desde a profissionalização do esporte, no começo do século passado, a cidade não teve sequer um clube de razoável destaque no futebol carioca. O mais próximo que houve por essas bandas foi a presença do Botafogo no Caio Martins, há tempos dissipada. Nem preciso citar aqui o antiquíssimo Canto do Rio, certo?

Um dos fatores complicadores da cidade é a falta de uma grande área para tal obra. A zona mencionada pelas reportagens feitas indicam o setor central de Niterói – mais especificamente o Caminho Niemeyer – como o local escolhido. Para ser bem sincero, a comunicação da região é perfeita, bem próxima à saída da Ponte Rio-Niterói, colada nas barcas e no Terminal de Ônibus, que inclusive faz parte do traçado do antigo projeto da linha de metrô entre o Centro do Rio e São Gonçalo.

O porém continua sendo o espaço. Existem alguns terrenos passíveis de aquisição, mas um estádio causaria notável transtorno para o arredor. Haveria de se planejar bem todo o trânsito da cidade, considerando jogos de meio de semana. Além disso, o que talvez mais incomode a Nação é que me arrisco a dizer ser impossível a construção de um estádio para mais de 30 mil pessoas nas condições atuais. Consideremos também que as obras de Niemeyer não podem ser destruídas ou alteradas, dificultando a logística do plano, que deverá se adaptar às construções ali presentes.

Portanto, a ideia é bastante embrionária e uma simples divulgação de um debate não pode nos dar nenhuma certeza quanto à efetivação do projeto. Mas o fato é que este me agrada, com o bônus do belíssimo visual que o estádio teria. Levando em conta que nenhuma opção na cidade do Rio de Janeiro é considerada perfeita, Niterói atende bem às necessidades. Mas ressalto: delinear uma arena para mais que 30 mil pessoas naquela região é impensável, não somente pela estrutura física, mas ainda pela revolução logística que seria necessária. E estou sendo otimista ao levantar este número. Esta é uma boa iniciativa, porém não resolve nossa necessidade de ter um estádio para grandes jogos. Tenho pra mim que a esperança pelo Maracanã ainda não morreu na Gávea…

Mas, enquanto isso, onde estiver, estarei, oh, meu Mengo!

Rodrigo Coli

@_rodrigocoli

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • ESTÁDIO PARA O FLAMENGO TEM QUE SER NO RIO DE JANEIRO, DE PREFERÊNCIA NA BARRA OU RECREIO QUE AINDA TEM MUITOS TERRENOS, OU NA ILHA DO FUNDÃO !!!

  • Péssimo, espero que não aconteça.

  • Arena Arariboia.

  • Perfeito o lugar. Primeiramente temos que acabar com essa dívida atual, para depois fazermos outra dívida….
    Uma arena de 45/50 mil lugares com possibilidades de expansão.

    • E pelo amor de Deus
      Nada de construir um estádio de 1 bilhão igual o curinthians. Usar como exemplo o estádio do Penarol, estádio para 47 mil pessoas e gastarão apenas 150 milhões de reais.

      • O estadio do Penharol, aqui seria no minimo 250 a 300 milhões. as leis trabalhistas aqui encarece muito uma obra, sem falar dos outros impostos. Mais ainda sim seria muito barato. a arena mesmo do Gremio foi de 600milhões para 50 a 54mil de capacidade.

  • Colegas, um ESTÁDIO para o FLAMENGO, já falei bilhões de VEZES. Tem que ter BOA LOCALIZAÇÃO e VISIBILIDADE. Ali no CENTRO de NITERÓI é EXCEPCIONAL. Assim como também sou MALUCO pelo PROJETO POMBEBA – ZONA PORTUÁRIA e NINGUÉM FALA NADA. Mas com esse GOVERNO CALHORDA BOSTAFOGO, o FLAMENGO sempre terá dificuldades. Esses MERDAS são anti-FLAMENGO e jamais querem o BEM do FLAMENGO. Tem gente aqui que não ENTENDE ISTO OU FINGE NÃO ENTENDER. O mesmo vem acontecendo com o MARACANÃ que MORALMENTE é TOTALMENTE do FLAMENGO. Somos a MAIORIA da POPULAÇÃO CARIOCA e vejam o que eles fizeram com o MARACANÃ. Eles sabem que o FLAMENGO é uma HEGEMONIA que jamais pode ser COMPARADA e COMPETIR com ELA. Se a PREFEITURA de NITERÓI tem essa VIABILIDADE sem criar COMPLICAÇÕES. Será PERFEITO. Lugar ÚNICO e com VISIBILIDADE ESPETACULAR. Sempre fui para o NITERÓI sem nenhum PROBLEMA. Meus caros. pelo AMOR de DEUS. Qualquer lugar que tenha o FLAMENGO vaI ter TRÂNSITO. Morei muitos ANOS na ZONA SUL e o ENGARRAFAMENTO na LAGOA e TÚNEL REBOLÇAS sempre foi o MESMO principalmente em dias de JOGO no MARACANÃ.. O PROBLEMA do RIO é INVESTIR em MALHAS FERROVIÁRIAS. Esse é o MELHOR meio de TRANSPORTE para DESAFOGAR o TRÂNSITO. O PROBLEMA são CERTAS EMPRESAS de ÔNIBUS que além da DAR um SERVIÇO de PÉSSIMA QUALIDADE não COOPERAM para a MELHORIA do TRANSPORTE do RIO de JANEIRO. Eu ACHO a IDÉIA PERFEITA. Porque MARACANÃ! Só se PINTAR ele de VERMELHO e PRETO, sem DIVIDIR com RIVAL NENHUM. Porque se não for assim, NUNCA TERÁ nossas CORES e será REALMENTE NOSSO.

  • Sou de Niterói, também. Assisti muitos jogos do Mengão no Caio Martins. Presenciei a estréia do Radar contra o América (1×1), gol dele.Vi muito jogo no estádio até o bosta do Moreira Franco entregá-lo a bosta do bostafogo. Hoje aquilo é uma lixeira, totalmente abandonado, dá pena e tristeza. Sempre que vou visitar minha mãe, mora na rua ao lado, fico triste em ver o abandono. Agora, quanto ao estádio em Niterói, fica a sugestão, construir no Barreto. O local é cheio de terrenos abandonados, bairro super bem localizado. Iria dar um up na vizinhança. Fácil de chegar e sair, perto da ponte e bem servido de condução. É conferir . SRN

  • Eu não creio que se construírem estádio será em Niterói, mas uma coisa sempre me chama atenção, o torcidinha chata do cacete, não importa onde especulam sempre alguém reclamará do local, não existe só torcedor na sua região não. se começarem a construir nem que seja em marte, agradeçam pois até pouco tempo atrás estávamos na lama.

    • concordo com você, eles tem q entender q o sonho do flamengo é ter casa própria e não ser vizinho de ninguém

  • Se a Prefeitura der o terreno, talvez seja uma boa, quem vem do Rio pode pegar as barcas, quem vem de São gonçalo, Itaboraí etc, ideal é que tenha um BRT ou um metrô, nesse último caso o metro da linha 3, já tem projeto, a questão é o governo federal liberar a grana, aí já viram né, difícil sair.

  • Aquele local tem espaço sim. No terreno onde tinha o Carrefour e seu estacionamento cabe um estádio perfeitamente.

  • amigos , um estadio nos moldes dos mais modernos como do manchester city para 35 mil fanaticos da naçao

  • Flamengo tinha que poder comprar o Maracanã.

  • Essa gambiarra que estão fazendo da Arena da Ilha, é para perder dinheiro, é um tiro no pé.

    • Adriano…hj é importante a ilha…o maraca é uma pequena armadilha como está hj…e flamengo se tiver grana e local hoje para um estádio..demoraria no mínimo 3 anos. 70% dos jogos do flamengo ( mengão indo bem) são para 20, 25 mil. Ilha é um bom paliativo…estes 12 milhões investimento retornará com ctz…já em 2017…basta o flamengo entregar o mínimo de nossas expectativas.

    • nunca que será um tiro no pé…..

    • Nada disso… Pagar meio milhão pra botar 15mil pagantes em jogos televisionados? Prejuízo na certa! A arena dá ilha vai se pagar em breve… Até pq mesmo no brasileiro, jogando no Maracanã não iria ligar todo jogo… E vou além, um estádio hj de 40.000 lugares e o Maracanã para jogos pontuais estaria de ótimo tamanho

    • A Arena da Ilha é um bom investimento, aliás já deveria ter sido feito ano passado para jogar o brasileiro por lá, ao invés de ficar procurando um lugar mais acolhedor, o que só ocorreu em Cariacica em um estádio para….21.000 torcedores, 500 a mais do que o projeto para a Arena da Ilha. Jogar lá, mesmo com um público pequeno sempre haverá pressão, ao contrário do Maracanã que fica um vazio. Mesmo que o mengão acerte com o maracanã, não deve deixar de lado a arena, pelo contrário, deveria era brigar para transformar a gávea numa arena, caso não consiga construir o seu próprio estádio.

    • Prefere que o time fique ano inteiro viajando ?

    • Acho que vc não sabe quanto custa cada viagem pra jogar no brasileiro.. esse investimento se paga tranquilamente.. e ainda pode comercializar o Namibe rights

  • Estádio próprio já chega de humilhação por causa de estádio dos políticos!

  • Já consigo ver as barcas estilizadas em vermelho e preto! hehe
    Observação: pra galera que mora na zona sul, centro, zona norte: é mais rápido chegar em Niterói do que na Barra…

    • Advento o BRT..chegar na barra ficou mais tranquilo para quem é da ZN e de boa parte da ZO mais afastada da barra ( Deodoro, marechal hermes e etc). O lance que na atual conjuntura política, acho muito difícil um processo Político-técnico (ressaltando o político) para liberação na cidade do RJ. Por isso, Caxias e Nikiti começam a ser considerados interessantes.

      • Prefeituras Fortes como Caxias, Nova iguaçú, Niterói e Campos por ex…passam ( legalmente) por cima de muitos licenciamentos estaduais. ( INEA principalmente). Sei disso bem..

    • Na Zona Norte não amigo. Mora na Zona Norte e depois da transolimpica levo 15 minutos pra chegar na Barra.
      Pra Niterói teria que ir pro Centro (trânsito quase sempre ruim) e depois pegar a barca (acho mais rápido que enfrentar a ponte).
      Mas ainda assim espero que saia do papel, já passou da hora de termos o nosso estádio.

  • O Flamengo tem que ter um estádio para jogar, seja onde for. É fazer um maior que o Maracanã e está tudo certo.

  • O Terreno em questão é desapropriado do Carrefour. Logo, da prefeitura.

    Plínio Serpa Pinto, ex vice presidente, é um dos maiores empreendedores do ramo imobiliário de Niterói, deve servir para alguma coisa.

    Havendo interesse da prefeitura, que terá visibilidade internacional com a construção e consequentemente maior arrecadação com turismo, o terreno pode ser cedido ou financiado a longo prazo.

    Há ao lado diversos espaços desocupados, é possível inclusive a extensão do terreno com aterro (com licença ambiental, naturalmente). Logo, é possível a construção para 40 ou talvez até 50 mil pessoas. Até porque, as arenas de hoje são mais verticais.

    Duas seriam as alternativas para quem mora no rio: barcas ou ponte.

    A ponte só engarrafa nos horários de pico, e mesmo assim, a travessia dura de 20 a 25 minutos. Nem é tão ruim assim, salvo, naturalmente, nos casos de acidente.

    As barcas dispõem de três linhas principais. Para a praça XI, a travessia é de 20 minutos. O intervalo entre as barcas é de 10 minutos (dias normais, horários de pico). A tarifa é R$ 5,90. Atualmente as barcas comportam 2 mil passageiros.

    Logo, em um jogo com 40 mil pessoas, imaginando que 2/3 (cerca de 25mil) sejam do outro lado da baia e que 50% dessas pessoas não estarão de carro (12,5mil pessoas), aproximadamente 6 viagens seriam necessárias para fazer a travessia.

    Se não me falha a memória, são 5 os píeres de atracação. Logo. Em 30 minutos, todos estarão do outro lado (praça XV), descontando, naturalmente, o tempo para compra dos bilhetes e o trajeto do Estádio até as bascas.

    Ao contrário do que li, o pessoal da zona oeste podem ir de metro até o centro e de barca até o estádio, talvez até mais rápido que ir para o maracanã de ônibus.

    São minhas considerações. Abraço. SRN.

    • Boas suas considerações…realmente vejo o trânsito co o um problema, já que esta pauta é uma querela em nikiti há um bom tempo…porém ia mais uma vez revitalizar aquela região. Sobre distâncias…tirando o maraca…sempre vai ter alguém longe…a ilha hj é um local acessível…tem linha vermelha para baixada e ZS, linha amarela e av brasil para ZO e ZN…e ponte e linha vermelha para nikiti. Vai ser fácil chegar a Ilha. Mas repito…semo flamengo quiser um estádio para os próximos 4 anos…alguém vai ficar longe.

    • Um problema é imaginar uma briga de torcida no interior de uma barca…

    • Ótimas observações!

    • Obrigado pela contribuição, Augusto

  • Cheio de engenheiros aqui, pode ter certeza que o Bandeira e seus aliados já pensaram em tudo que vcs dizem, transporte, local, tamanho da arena, mano eu só quero o estádio do Mengão, chega de Maracanã burgues colorido!

    • Mas contando que consigam gerir o Maracanã também em breve.

      • Com certeza, desde que foi feito o contrato de 3 anos com a portuguesa da ilha, eu já imaginava que o Bandeira iria partir pra construção da nossa arena, pois é o prazo mais ou menos pra que ela fique pronta, eu confio no trabalho do careca, sei que se for contruir, vai fazer um estádio da grandeza do Flamengo!

    • Concordo contigo Valdir. Cheio de engenheiros aqui. Falam como se nossa diretoria já não tivesse pensado em tudo que foi dito aqui.

  • Rodrigo, apesar da presença do Prefeito de Niterói nesta reunião, não creio que os debates promovidos possam ter sido tão animadores, se alinhados ao pensamentos da diretoria, à curto prazo, principalmente após as reformas feitas na Ilha.
    Se o objetivo do Flamengo for para um estádio de pequeno porte (20 a 30 mil) à longo prazo, Niterói seria um local interessante pelos acessos, salvo com a questão da atenção de alguns ajustes no sistema rodoviário, a partir do momento que o Maracanã seja o palco dos jogos maiores. Não creio em transtornos maiores na região nesse modelo.
    Não saindo o Maracanã para nós, Niterói fatalmente sairá da briga se o Flamengo ousar em um estádio de grande porte abdicando definitivamente do Maraca.

    • “Não saindo o Maracanã para nós, Niterói fatalmente sairá da briga se o Flamengo ousar em um estádio de grande porte abdicando definitivamente do Maraca.” — Torço para que isto NÃO aconteça! &;-D

      • Tbm prefiro o Maraca. Historicamente é ligado a nós e já está pronto, mas com tanta corrupção e politicagem o estádio sofre e o Flamengo precisa de uma casa para chamar de sua. Está mais do que na hora.

        • “mas com tanta corrupção e politicagem” — Entre abandonar o Maracanã e detonar a corrupção… &;-D

  • Estádios maiores, preços de ingressos menores! Dortmund e Tottenham são exemplos disso. A escolha do local para um estádio pode representar um erro para uma vida inteira.

  • O único lugar viável para o Flamengo, clube sediado na cidade do Rio de Janeiro, é a Barra. Mais especificamente, nos dias atuais (já que não se pode depender do Poder Público), próximo ao metrô do Jardim Oceânico, sendo a área do Downtown a única com capacidade de comportar um estádio de grande porte (60 mil pessoas ou +). Um estádio que se pretenda viável tem que ser construído próximo a alguma estação de metrô, e Niterói não oferece essa possibilidade. Fim.

    • Sem mais mi, mi, mi

    • Eu sugeriria um lugar próximo, de bom tamanho e com transporte público e boas vias de acesso, e um estacionamento farto logo ao lado: Parque dos Atletas (vulgo o parque do Rock in Rio).

      Com a construção do Parque Olímpico, os grandes eventos e shows serão transferidos para lá, deixando o Parque dos Atletas em desuso, com uma grande metragem e pouco uso durante qualquer dia da semana.

      É próximo a uma estação terminal do BRT, tem acesso facilitado pela TransOlímpica (BRT e via expressa) e pela Linha Amarela, e tem o estacionamento do Rio Centro logo ali ao lado, além de ter a integração com o metrô da Linha 4 pelo BRT Transoeste e pelo https://uploads.disquscdn.com/images/44ddd8f29ee17403da7cb5f0bf381d9332d9ff7351c2334def13180a2ca87aff.jpg BRT Transcarioca. Fica num lugar que teria uma vista maravilhosa, e o Flamengo ainda poderia manter a estrutura que existe lá atualmente com campos de grama artificial e academia da terceira idade, mostrando a responsabilidade social do clube!

      É uma área que no Rock in Rio de 2011 conseguiu colocar mais de 100 mil pessoas! Com toda certeza dá pra construir um ótimo e grande estádio, para umas 40 a 50 mil pessoas!

    • Vc certamente não conhece Niterói, muito menos o local que a prefeitura ofereceu. Fecha o cú aí.

      • Não apenas conheço, morei lá. E pretendo voltar um dia. Porém, é um local inviável para um estádio de grande porte. Talvez um ginásio, tudo bem. Mas um estádio para 50, 60 mil pessoas necessita de um meio de transporte público rápido e que leve uma grande quantidade de pessoas sem ocasionar problemas para o trânsito local. Depois de poucos anos, caso esta ideia prospere, muitos aqui estarão chorando e implorando pelo Maracanã.

  • Como eu disse na 1° postagem que trazia a notícia, a cidade precisa de mudanças se quiser ter um estádio. Minha cidade tem muitos flamenguistas e realmente precisa do futebol mais perto, o único “estadio” é o Caio Martins. Portanto creio que antes de pensar em Estádio pró Fla ele já deve ter projetos engatilhados de mobilidade urbana para viabilizar tamanha mudança na ordem social dá cidade. Seria excelente pra shows tb na cidade.
    Abç
    SRN

  • porque tem gente que só escreve sem conhecimento .? para boicotar ?

  • Não vou entrar no mérito de tamanho do estádio, logística, etc e tal, pq não tenho total conhecimento disso. Mas, na minha humilde opinião, Niterói se torna uma ótima opção, logo de cara, por ter a presença do prefeito da cidade na reunião inicial. Só ai a gente já mata o real problema que impossibilita a construção do nosso estádio na capital fluminense há mais de 30 anos. SRN

    • E isso mesmo Hugo!! Tão reclamando tanto que daqui a pouco não teremos é nada. Se não foi decidido por terreno na Barra é porque provavelmente há empecilhos para isso.

  • Niterói é a melhor opção até o momento. O custo de construção e de gestão pode ser menor do que em determinados locais no Rio, o que possivelmente se refletirá no preço dos ingressos. É um local de fácil acesso a ponte, barcas e que possui um terminal rodoviário a poucos metros de distância do Caminho Niemeyer, sem contar que a estação das barcas no Rio está próxima ao metro e ao aeroporto Santos Dumont.

    O grande problema é o trânsito, mas é difícil não ocorrer esse problema no centro de uma cidade. Acredito que tudo está sendo avaliado pela diretoria e se foi colocado a possibilidade de se construir um estádio naquele local, certamente será dentro de uma quantidade suficiente de lugares para que também não tenhamos prejuízo em jogos de menor expressão.

    Percebo que alguns torcedores estão questionando o acesso pelas barcas, mas se esquecem que o contrato de concessão termina em 2023 e que construir um estádio leva um tempo. Na renovação, possivelmente serão feitas novas exigências e até lá novas obras podem surgir ao redor daquele local.

    É impossível agradar a todos os torcedores e o que é benéfico para alguns pode ser péssimo para outros. Nesse caso, vejo mais fatores positivos do que negativos, pois o acesso ficará fácil tanto para quem é do Rio quanto para quem mora em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Região dos Lagos e até mesmo para os torcedores de outros estados.
    SRN

    • Falou tudo!!

  • Tem um terreno aqui no Recreio dos Bandeirantes enorme, que eu nunca soube de quem é. Ele fica bem na “esquina” da Avenida das Américas com a Salvador Allende. Duas vias importantíssimas da cidade.

    Fica em frente a duas estações de BRT, uma na Salvador Allende e a outra na Américas. Além do mais fica do lado do novo terminal de BRT e Ônibus que vai ser inaugurado no Recreio.

    Aqui abaixo uma imagem aérea. Creio que um Estádio para 40, 45 mil pessoas caberia ali se bem feito.

    https://uploads.disquscdn.com/images/dc02fab7174d5ebcfee5e11c39e25be406fc8882af528d9076a2e0179ad0f5f0.png

    São dois terrenos, creio que não seria problema adiquirir os dois.

    • Então… Não sei se esse terreno que você indica é grande o suficiente para um estádio de tal tamanho…. Mas eu sugeriria um lugar próximo, de bom tamanho e com transporte público e boas vias de acesso, e um estacionamento farto logo ao lado: Parque dos Atletas (vulgo o parque do Rock in Rio).

      Com a construção do Parque Olímpico, os grandes eventos e shows serão transferidos para lá, deixando o Parque dos Atletas em desuso, com uma grande metragem e pouco uso durante qualquer dia da semana.

      É próximo a uma estação terminal do BRT, tem acesso facilitado pela TransOlímpica (BRT e via expressa) e pela Linha Amarela, e tem o estacionamento do Rio Centro logo ali ao lado. Fica num lugar que teria uma vista maravilhosa, e o Flamengo ainda poderia manter a estrutura que existe lá atualmente com campos de grama artificial e academia da terceira idade, mostrando a responsabilidade social do clube!

      É uma área que no Rock in Rio de 2011 conseguiu colocar mais de 100 mil pessoas! Com toda certeza dá pra construir um ótimo e grande estádio, para umas 40 a 50 mil pessoas! https://uploads.disquscdn.com/images/44ddd8f29ee17403da7cb5f0bf381d9332d9ff7351c2334def13180a2ca87aff.jpg

      • Não cabe um Maracanã, até porque o Maraca tem outras áreas anexas. É enorme. Mas um estádio enxuto, para 40, 45 mil pessoas no máximo, acho que cabe sim.

  • Mas é óbvio que ali cabe um estádio para 45 / 50 mil pessoas. De onde você tirou essa ideia que não cabe. Além do terreno do antigo carrefour que é gigante, tem outros terrenos colados da prefeitura que serviriam de estacionamento, além dos estacionamentos particulares que já existem no local. O transito em dia de jogo fica ruim em qualquer lugar, até no maracanã ou no impressorão do curintia que fica lá no fim do mundo. O prefeito certamente pensou nisso e deve ter um projeto para melhorar o transito na cidade. O estádio atrairia shows para Niterói e seria mais um cartão postal. O local é ótimo, bem ao lado das barcas e do terminal rodoviário, além da futura linha 3 do metrô. Os jogadores e comissão técnica poderiam ir de barca / catamarã (fretado) para os jogos, ficando um ônibus próximo a um futuro terminal de desembarque particular próximo as obras do Niemayer. A visão dali é belíssima, com o centro da cidade do Rio de Janeiro ao fundo, corcovado, aviões pousando e decolando do aeroporto Santos Dumont e a Baia de Guanabara. Local perfeito!!! Ao meu ver, um estádio para 45 mil pessoas estaria ótimo.

    • Tendo a Apoteose, o Maracanã, o Engenhão e os Parque dos Atletas e Parque Olímpico no Rio, todos esses com uma melhor logística de transporte (metrô, BRT e aeroportos mais próximos), duvido muito que um estádio do Flamengo em Niterói conseguiria atrair algum show relevante.

      • Cara, população de Niterói também consome shows!

  • Moro em MG, mas também sou de Nikity.
    Quando eu era criança, toda essa região do “Caminho Niemeier” era mar e foi aterrada…
    Ou seja, se o poder público tiver interesse, o que impediria de aterrar um pouco mais e fazer o estádio para 48 mil, como desejam os Blues?

    E se o Mar “não tem dono”, com o aval do poder público, talvez o aterro seja mais barato do que comprar um terreno grande bem localizado, mas em outro local…

    E se for para aterrar, façam logo uma ilha bem grande e coloquem em prática algo parecido com o projeto da Ilha das Cobras…

    Aí, como se diz em Nikity: vai ficar bonito à beça!

  • “Além disso, o que talvez mais incomode a Nação é que me arrisco a dizer ser impossível a construção de um estádio para mais de 30 mil pessoas nas condições atuais.” — Sou contra estádios de grande capacidade (tal como já comentei em oportunidades anteriores), pois além de ser caros, AINDA temos o Maracanã e o Engenhão à disponibilidade para jogos de grande apelo… &;-D

    • Engenhão ????
      Não nos querem nem mortos passando lá perto !!!

      • Corrigindo: “AINDA temos o Maracanã à disponibilidade para jogos de grande apelo…” &;-D

        • estadio de 70 80 90 mil e viagem mais 30 mil é pouco considerando ate o numero minimo para uma final de libertadores 40 mil e o ideal.

          • E em pensar que o Maracanã foi projetado para abrigar 200mil… &;-D

        • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Não precisa ter luxo, queremos uma arena que faça pressão no adversário. Penso que poderíamos construir um com 50 ou 60 mil.daqui a pouco apenas quem tem o plano mais caro do sócio torcedor vai conseguir ir ao jogo. Sem luxo e com mais pessoas. Faz igual ao Penarol sem luxo, mas com recursos próprios, Peñarol fez estádio que custou 150 milhões para 40.000 espectadores.Temos que copiar o que tá dando certo.

    • Concordo com VC! um estádio com a grandeza que o Flamengo tem….. Nada de Arena…. simplismente um estádio e pronto!

      • Se for em uma regia conveniente so estadio e jogar dinheiro fora. O ideal e um loca que possa ter shoping e show as vezes ate um hotel. Vira uma mina

  • Derrepente a prefeitura quer conversar construir um estadio pequeno e moderno q tbm possa atendr shows e eventos, e contar com a parceria do mengao na parte esportiva. Se a gávea não é possível por inumeros motivos e a ilha é algo provisório. Seria ótimo termos um estadio desse em nikiti e ficarmos com o Maraca.

  • Se não estou enganado, o terreno na Barra da Tijuca, é quase do tamanho do ninho do urubu, daria para fazer um estádio bacana para no minimo 50 mil pessoas, menos é impensável, e explorar melhor o entorno, com lojas e etc e tals, só acho. SRN

    • É mas isso tudo depende e muito da vontade politica, a guestão da capacidade varia de acordo com a engenharia aplicada, a infro estrutura se resolve facilmente conforme a vontade dos prefeitos das duas cidades Rio X Niterói, ônibus, metro, até uma linha expressa pode ser criada, aumento do numero de barcas etc!

  • Acho que um estádio para 35 mil pessoas é tranquilo, creio que daria muito certo pro Flamengo, se quiser um maior pode correr pro Maraca. Sobre a localidade seria um trabalho para a Prefeitura dar um jeito no entorno e também na hora de ajeitar o transito, como o prefeito estava na reunião então acho que até agora é o projeto mais viável.

  • Na minha opinião o estadio próprio do Flamengo tem ser no mínimo para 40 mil, realmente para 30 mil fica complicado para um clube do tamanho do Flamengo, mas prefiro esperar estudos de viabilidade do projeto …. Acho q dá pra fazer de 40 mil sim, dependendo do projeto ..

  • Muito bom texto, discordo apenas quanto a colocação de que a área não teria estrutura física para um estádio de 30k pessoas. Mas, concordo plenamente que haveria a necessidade de “revolução logística” para tanto. Adoraria

    • Em poucas palavras: o trabalho vem sendo feito (pela diretoria)! &;-D

  • É mais plausível (possível) um estádio fora do Rio até em Marte. No Rio a tal “má vontade”, tem nome;$$$$,Cabral vendia a mãe,o pai.Está onde está por muito merecimento, Pezão segue igual,outros políticos idem.Ganham $$$,pra obrigar clubes,controlam interesses não por má vontade de graça, apenas se pagar mais que o ” outro lado”.Niterói seria legal,tem o mesmo problema da Ilha,1 entrada/saída. População muito maior,acho que 1 milhão. Se for para 30 mil.É melhor ficar com a ilha.

    • População de Niterói é de aproximadamente 500mil habitantes….

Comentários não são permitidos.