Decisão da Justiça obriga Ferj a rever regulamento

Compartilhe com os amigos

A medida da Justiça referente a torcida única vai de encontro ao regulamento previsto pela FERJ. Caso a decisão se mantenha, será necessário criar um debate com os clubes antes de qualquer posicionamento oficial.

O regulamento previa a escolha de mando de campo nas semifinais da Taça Guanabara pela melhor campanha na fase de grupos – na final a definição seria através de sorteio. No entanto, isso não influenciaria o número de torcedores no estádio, que seria dividido igualmente.

O GE entrou em contato com a FERJ, que afirmou que, no momento, é precipitado apontar vantagem de torcida única aos clubes com melhor aproveitamento na competição. Como a decisão da Justiça ainda cabe recurso, as alternativas só serão conhecidas após uma reunião entre o presidente da Ferj, Rubens Lopes, e representantes dos clubes.

Existe também a possibilidade da FERJ e dos clubes realizaram os clássico decisivos fora do estado do Rio de Janeiro, já que a determinação do juiz Guilherme Schiling, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos do Rio de Janeiro, vale para partidas realizadas no estado.

Veja o que os presidentes dos clubes falaram a respeito desta decisão das torcidas únicas:

Carlos Eduardo Pereira, presidente do Botafogo

“Recebi com muita surpresa essa informação no sentido que os clubes tenham sido colocados como réu, uma vez que existe toda uma rotina de preservação em todos os clássicos. Rotina essa que é feita com os clubes, federação, forças policias, torcidas organizadas. É uma logística amplamente divulgada e sempre realizada sem nenhum problema. O que ocorreu é que ela foi quebrada no último domingo. Por ter sido quebrada, ocorreram cenas lamentáveis de violência. Se querem fazer experiência de torcida única, o Botafogo nada tem contra qualquer iniciativa em favor do pleno desenvolvimento do esporte, da segurança das pessoas, está sempre disposto a colaborar. Mas não dessa maneira.”

Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo

“O Flamengo é totalmente contrário à implantação da torcida única nos estádios, porque entende que a medida não resolveria o problema da violência. Já vimos conflitos entre torcidas do mesmo time e conflitos entre torcidas em locais muito distantes do estádios. Nós defendemos a punição exemplar dos criminosos na pessoa física e a proibição do comparecimento desses desordeiros travestidos de torcedores aos estádios. Quanto à medida judicial de hoje, não nos resta outra atitude senão à de cumpri-la. Quando o Flamengo for notificado, avaliará a possibilidade de interpor um recurso.”

Nota oficial do Fluminense

“O Fluminense Football Club é contra a decisão da Justiça que determina torcida única em clássicos do Rio de Janeiro. A instituição sempre tratou os seus rivais como adversários, jamais como inimigos, e lamenta o fato de o show protagonizado nas arquibancadas estar cada vez mais comprometido. A torcida tricolor já proporcionou lindas festas ao longo dos últimos anos e elas ficam ainda melhores quando há coirmãos ao lado. Esperamos que a medida não seja definitiva e que o bom senso prevaleça, pois quem sai perdendo nessa situação é o verdadeiro torcedor.”

Eurico Miranda, presidente do Vasco

“Eu só quero saber uma coisa: que torcida vai para o jogo de definição? Quem vai determinar que é jogo de torcida única? Se tiver torcida única na final, não tem jogo, o Vasco não vai jogar, porque não há juiz que determine algo assim, está acima de qualquer raciocínio lógico. Tem uma coisa chamada raciocínio lógico. Não há como você cumprir essa determinação. Não quero nem entrar no mérito se é interessante ou não, isso é outra discussão, mas é algo que não existe.”

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Nem comento… Sou a favor de não ter jogo…

  • Primeiro a FEERJ ajuda o vascú com o caso dos jogadores irregulares, depois ajuda na inscrição do lúis “Tenebroso” antes mesmo de ter contrato com o clube, agora quer mudar o regulamento com o campeonato em andamento, com todo respeito aos torcedores que ainda nutrem uma paixão pelo estadual, mas para mim não dá mais, essa várzea só serve para encher o cofre da federação e de seus parceiros, não vou me surpreender se o vascú ou o bostafogo receberem uma ajudinha do juiz para conquistarem o título. Por essa e por outras que a 1ª liga não deve morrer, mesmo aos trancos e barrancos a sua importância e relevância não deve ser subestimada ou ignorada.

    SRN #IssoAquiéEstadual

  • olha nem sei o que mais falta tirar do futebol do Rio.. já tiraram o Maracanã, depois as torcidas e daqui a pouco os clubes… assim melhor fazer campeonato carioca totalmente em outros estados… uma pena, pois houve um tempo q o campeonato carioca era o mais charmoso do Brasil.. caberia voltar para formula simples.. taça Guanabara com jogos dentro do Grupo e o campeão de cada grupo disputava a final e depois taça Rio com o campeão de cada grupo disputando final, se um mesmo time ganhasse os dois seria o campeão estadual, se não final entre os dois vencedores. Essa Ferj é uma droga.

  • Engraçado é que a FERJ faz de tudo para prejudicar o Flamengo e o tiro quase sempre sai pela culatra.
    O Flamengo está tendo uma ótima campanha e por isso, se o Fiasco da Grama for o rival na semifinal e tiver torcida única vai ser ótimo para o Fla.
    Se tiver que jogar fora do RJ vai ser melhor ainda para o clube, tanto financeiramente como pelo fato da torcida Off Rio ser muito grande…

    De todo jeito o Flamengo seria beneficiado.

Comentários não são permitidos.