Flamengo e Fluminense avançaram à final da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca, com uma motivação extra para serem campeões. O título vale um passe “livre” no Estadual e a chance de focar mais em outros torneios.
A ideia pode parecer extranha, mas é isso mesmo. E o motivo é simples. O regulamento do Campeonato Carioca assegura ao campeão do primeiro turno vaga direta na semifinal decisiva do torneio, independentemente da colocação no segundo turno (Taça Rio).
As semifinais pelo título do Estadual serão nos dias 22 e 23 de abril, entre os campeões de cada turno mais os dois clubes com mais pontos ao longo da competição.
Mas é se o mesmo time vencer os dois turnos?
Diferentemente de outros anos, nesta edição vencer os dois turnos não dá o título antecipado do Estadual. De qualquer jeito haverá semifinais e final do Carioca.
Se houver campeão de turno repetido, as semifinais serão disputadas por ele e pelos três times com mais pontos ao longo da competição.
Ou seja, ao ganhador do primeiro turno bastará cumprir tabela na Taça Rio.
Flamengo campeão do 1º turno
Se isso acontecer, o time rubro-negro poderá tirar proveito para rodar o elenco, isto é, dar chance para reservas e jogadores jovens e focar na Libertadores. A equipe terá três compromissos no torneio antes da semifinal do Estadual
Dia 8 de março, jogará com o San Lorenzo, da Argentina, no Maracanã. No dia 15, o confronto será com a Universidad Católica, do Chile, fora. Dia 12 de abril o duelo será contra o Atlético Paranaense, no Rio, em estádio a ser confirmado.
Fluminense campeão do 1º turno
Se isso acontecer, o time tricolor poderá priorizar a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana, poupando os titulares no Carioca. Pelo torneio nacional tem jogo agendado para o dia 1º de março contra o Sinop. Mais duas fases estão previstas na sequência
Além disso, no dia 5 de abril, o Fluminense jogará contra o Liverpool, do Uruguai, pela primeira fase da Copa Sul-Americana. Será o primeiro jogo. A volta é 10 de maio.
Agenda
A final da Taça Guanabara será no próximo domingo e local ainda a ser definido.
Já a Taça Rio começa no próximo dia 12 de março e vai até 16 de abril.
Ou seja, para aliavar a temporada, vale muito vencer a Taça Guanabara.
Fonte: ESPN
Regulamento mais tosco
É a FERJ querendo nosso dinheiro, sabe que na teoria as semi e a final é que dão mais rentabilidade pelo apelo ser maior, mas como vimos ontem esse campeonato está fadado ao fracasso, o que disse o Alecsandro lá na ponta feia da Dutra vale pra cá: O Estadual é só um treino para a Libertadores.
SRN
Vejo que a FERJ, fez este regulamento por que vê a superioridade do Fla, e desta forma ela tem como dificultar a vida do Fla e tentar o título para faísca ou vasquim..SRN
Com certeza!
O regulamento desse campeonato é o pior de todos que já tentaram implantar.
Que venha a Liberta, pois não aguento mais esses jogos sem sal e em ritmo de treino. SRN
O regulamento deste ano é ridículo por inúmeros motivos:
Primeiro: covardia do tal grupo X: quadrangular de rebaixados(absurdo, pois alguns já começam salvos da degola, mesmo se perder todos os jogos)
Segundo: Vasco da gama.
Terceiro: o campeão dos dois turnos não vence o carioca.
Quarto: Não pode por time alternativo, mas o foguito pode.
Quinto: finais que não valem nada, só grana para a ferj.
Prefiro o regulamento paulista que tem quartas, semi e final.
A parada é vencer a GB no domingo e cagar pra Taça Rio.
Pensei o mesmo, pois se o foguito pode por os reservas, por que nós não?
Contrato com a Globo!
Eles assinaram o mesmo contrato que o vasco e fluminense, ou seja, não pode colocar alternativo toda hora.
Como se Flamengo e fluminense não fossem se classificar. Os dois times tem a melhor campanha e dificilmente vão ser passados por botafogo, Vasco e Madureira.
Tem que por nossos reservas pra jogar mesmo.
O problema maior para nós será o jogo seguinte na quarta-feira, logo após a final. Libertadores.