O primeiro clássico carioca do Mengão este ano será contra o Botafogo, no Engenhão, à s 19h30 deste domingo (12), pela quinta rodada da Taça Guanabara. Time e torcida rubro-negros estão animados com o inÃcio da temporada do Flamengo, que ainda não perdeu nenhum jogo oficial: foram três goleadas no Campeonato Carioca e uma vitória sobre o Grêmio na Copa da Primeira Liga – já com gol do estreante colombiano BerrÃo.
A preparação do elenco focada no jogão começou na quinta-feira (9), no dia seguinte à partida contra o Tricolor Gaúcho, no Centro de Treinamento George Helal, com um jogo-treino entre o time profissional e o sub-20. Cirino e Damião (2) marcaram para a equipe adulta enquanto João Pedro descontou para os Garotos do Ninho. Nesta sexta-feira o Mais Querido voltou aos treinos pela manhã e no sábado Zé Ricardo fará os últimos ajustes no time.
Ingressos: como garantir seu lugar no jogão
A torcida do Flamengo pode comprar ingressos somente para os setores Leste Inferior (exclusivo para sócios-torcedores), Leste Superior e Sul. Os ingressos custam R$60 e R$40. Graças a um acordo com o Botafogo, mandante da partida, sócios-torcedores terão 50% de desconto não cumulativo com o valor de meia-entrada. Também quer aproveitar as vantagens de fazer parte do Programa Nação Rubro-Negra? Clique aqui!
A venda online é realizada pelo site Guiche Web e quem comprar sua entrada pela internet deverá levar o e-ticket de compra impresso direto ao acesso para entrar no estádio ou fazer a retirada dos ingressos antecipadamente nos pontos de venda fÃsicos. De quinta a sábado (10h à s 17h), o torcedor pode ir no Engenhão (Rua Arquias Cordeiro Setor Sul) ou na Sede do Flamengo na Gávea. Já no domingo (12), dia da partida, somente no Engenhão, das 10h à s 20h15.
Clique aqui para ver mais informações de venda de ingressos.
Oito empates em 12 jogos: clássico equilibrado no Engenhão
De 12 jogos entre Flamengo e Botafogo no Engenhão, o Alvinegro ganhou apenas uma – depois de quase três anos sem vencer o Mais Querido – e o Mengão conquistou três vitórias. Em oito oportunidades, o placar terminou em igualdade. Confira:
– Flamengo 1 a 0, dia 25/10/09 | Campeonato Brasileiro | gol de Adriano
– 2 a 2, dia 21/03/10 | Campeonato Carioca | gols de Herrera (2) e Adriano (2)
– 1 a 1, dia 02/10/10 | Campeonato Brasileiro | gols de Lúcio Flávio e Léo Moura
– 1 a 1, dia 20/02/11 | Campeonato Carioca | gols de Ronaldo Angelim e Loco Abreu
– Flamengo 2 a 0, dia 10/04/11 | Campeonato Carioca | gols de Thiago Neves (2)
– 0 a 0, dia 19/06/11 | Campeonato Brasileiro
– 1 a 1, dia 18/09/11 | Campeonato Brasileiro | gols de Loco Abreu e Jael
– 0 a 0, dia 05/12/12 | Campeonato Carioca
– 0 a 0, dia 26/08/12 | Campeonato Brasileiro
– 2 a 2, dia 01/12/12 | Campeonato Brasileiro | gols de Sassá e Vitor, Nixon e Vágner Love
– Flamengo 1 a 0, dia 17/02/13 | Campeonato Carioca | gol de Hernane
– Botafogo 2 a 0, dia 03/03/13 | Campeonato Carioca | gols de Julio Cesar e Vitinho
Penta Tri Carioca
Se no Tetra Tri do Carioca o Vasco foi derrotado nas três finais conquistadas pelo Flamengo, no Penta a vÃtima foi o Botafogo. A sequência começou em 2007, ano em que Renato Augusto, com uma bomba da intermediária, fez o golaço que igualou o placar na segunda partida. Com o 2 a 2, resultado idêntico ao do primeiro jogo, a decisão foi para os pênaltis e o Flamengo saiu vencedor.
Em 2008, Obina foi o grande herói do tÃtulo. Aquele que a Nação garante ser melhor que Eto’o marcou nas duas vitórias, por 1 a 0 e 3 a 1, e garantiu o bicampeonato.
Já em 2009, mesmo ano em que também viria o hexacampeonato brasileiro, o tricampeonato veio com a repetição da história de 2007: dois empates por 2 a 2 antecederam a vitória rubro-negra nos pênaltis. O capitão Fábio Luciano levantou a taça que não só marcou o Penta Tri, mas também coroou o Mengão como Rei do Rio, sendo o maior vencedor da história do Campeonato Carioca.
Revanche histórica
No dia em que o Flamengo completou 77 anos de existência, recebemos um presente de grego do Botafogo: uma goleada por 6 a 0 que ficou nove anos entalada na garganta de todos os rubro-negros. Mas o troco chegou com louvores, cerca de um mês antes de o Mais Querido chegar ao topo do mundo em Tóquio.
Nunes abriu o placar logo aos sete minutos e a Nação já pedia mais cinco. Com um esquadrão de gênios da bola, o pedido foi atendido. Zico, Lico, AdÃlio, Zico mais uma vez, de pênalti, e finalmente, nos minutos finais, Andrade. Tinha que ser ele a chave de ouro da revanche: o Camisa Seis. A deliciosa e libertadora goleada foi uma das vitórias que levou o Rubro-Negro a conquistar a taça do Carioca de 1981.
Final de Brasileiro
InÃcio promissor, queda de rendimento e arrancada final: assim foi a trajetória da conquista do pentacampeonato brasileiro pelo Flamengo. O time de 1992 equilibrava a experiência de craques como Gilmar, Gotardo, Uidemar, Zinho e do grande maestro Júnior, com o talento dos então Campeões da Copa São Paulo de Juniores de 1990, Djalminha, Marcelinho, Paulo Nunes e Júnior Baiano.
Carlinhos, o saudoso Violino, que já havia sido campeão nacional com o Flamengo em 1987, comandou os atletas na conquista do primeiro penta do Brasil. No inÃcio do certame, a equipe não se firmou e uma série de contusões abalou o Rubro-Negro, que nas rodadas seguintes caiu na tabela e quase não conseguiu a classificação para a fase semifinal. Mas Flamengo é Flamengo e os exatos 12 pontos necessários foram conquistados com cinco vitórias, dois empates e uma derrota (a vitória valia dois pontos naquele campeonato). A máxima do “deixou chegar” se fez verdade mais uma vez e empurrados pela Nação e regidos pelo Maestro e “Vovô Garoto” Junior, a equipe rubro-negra passou por um dificÃlimo quadrangular com São Paulo, Santos e Vasco e chegou à s finais contra o Botafogo.
Com melhor campanha que o Flamengo, o Alvinegro era favorito e jogaria por dois empates. Contra tudo e contra todos, diante de 120 mil torcedores no Maracanã, Júnior, Nélio e Gaúcho marcaram os gols do convincente 3 a 0 que decretou ainda na primeira partida o campeão nacional daquele ano. No segundo jogo, Júnior, com um golaço de falta, e Júlio César abriram 2 a 0 para o Rubro-Negro, que acabou sofrendo um empate que em nada mudou o endereço de entrega da taça.
Cobertura nas redes sociais
Transmissão na TV
Na televisão, o torcedor rubro-negro poderá acompanhar a partida no Canal Premiere. Sócio-torcedor tem mais Flamengo também assistindo ao jogo na TV: tem desconto em pacotes SKY e até na cerveja para acompanhar a partida! Sócio-torcedor tem mais Flamengo em dia de jogo: tem desconto e prioridade no ingresso para ver no estádio e no pay-per-view e na cerveja para ver na TV! Clique e sinta o orgulho de ser sócio-torcedor.
Fonte: Site Oficial Flamengo