O estádio que já foi eleito o maior do mundo e que é símbolo e um dos cartões postais do Rio de Janeiro, encontra-se abandonado, cheio de problemas e em estado de penúria. A Odebrech, sua atual gestante, decidiu vender sua concessão, válida por mais 31 anos, e houve dois interessados: Lagardére e GL Events, que estão em guerra nos bastidores.
Há um fator que pesa na escolha das concessionárias: A Lagardére quer verificar o estado atual do estádio para descontar eventuais reformas antes de pagar o preço de R$ 60 milhões, mesmo valor que vem sendo oferecido pela GL Events, que não faz tal exigência e topa assumir do jeito que o estádio se encontra.
Para as Olimpíadas 2016, o estádio foi cedido para a Rio 2016, empresa que geriu o Maracanã durante o evento. Mas, após o fim da concessão, a Odebrecht não aceitou de volta o Maracanã pois considerou que o estádio estava fora das condições de quando foi entregue. Contas atrasaram, luz foi cortada, segurança reduzida a poucos indivíduos para um complexo enorme, e os furtos começaram já nos primeiros dias de dezembro.
No primeiro mês deste ano, o jornal O Globo revelou que o estádio se encontra em situação crítica. Todos os envolvidos na disputa da concessão do Maracanã foram ouvidos e nenhum deles conseguiu estipular quanto dinheiro será preciso investir para deixar o estádio pronto para receber jogos.
A Odebrech, que se recusou voltar a gerir o estádio, teve que, por meio de uma liminar prevista no contrato, reassumir a gestão. Recentemente houve um pedido da FERJ para as que semifinais da Taça Guanabara acontecerem no Maracanã, mas não houve respostas. A Federação do Estado do Rio de Janeiro entrou na justiça.
A disputa para a concessão já se arrasta por alguns meses. A Odebrech, no segundo semestre de 2016, já havia comunicado o desejo de deixar a concessão. Isto provocou alterações nos planos dos concorrentes. A Lagardére excluiu do processo a BWA, sua parceira no Castelão e no Independência, os dois estádios que ela administra no Brasil.
Não entendi o texto. rs
Não era pra explicar? Explicou nada. kkkk
exato, mero blá, blá, blá….
caça clique sem noção!
Tipo de matéria q dá um aspecto de tabloide sensacionalista a “Coluna”. Se é pra ganhar cliques a qualquer custo, tô fora. Espero q não se repita. SRN