Mattos: “Primeira Liga estuda disputa como torneio de verão estilo Florida Cup”

A Primeira Liga estuda modificar sua fórmula e ser disputada como um torneio de verão em estilo Florida Cup. Haveria uma concentração de jogos no início da temporada, com sedes fixas, com jogos de grandes times. Depois, as finais seriam disputadas posteriormente durante o ano.

Essa ideia foi revelada pelo presidente da liga, Gilvan Tavares Pinho, após reunião do Conselho Técnico da CBF. O blog confirmou que a discussão tem ocorrido internamente entre os integrantes da liga como alternativa para fugir do aperto do calendário da confederação.

O formato ainda não foi fechado, mas a inspiração na Florida Cup é clara. A discussão gira em torno de ter um número entre uma e três sedes. Os jogos ocorreriam em um período concentrado de tempo, e não com o espaçamento atual que espalha a Primeira Liga pelo calendário. As finais poderiam ser realizadas depois durante a temporada.

Com esse novo modelo, a Primeira Liga espera se tornar mais atrativa para a televisão e empresas parceiras. A liga já tem um contrato de televisão com a Globo e Sportv de R$ 23 milhões que é válido por três anos, sendo o primeiro deles em 2017. Mas esse ano tem sofrido com críticas de seus próprios integrantes pelos problemas de calendário.

Fonte: Rodrigo Mattos | UOL

Veja também