Meu malvado é favorito

Compartilhe com os amigos

A declaração de Paolo Guerrero dizendo que o Flamengo sempre será favorito contra o Ba2co colocou lenha na fogueira nessa semana que antecede a conturbada semifinal da Taça Guanabara.

Se por um lado o futebol respira, com entrevistas ácidas e provocativas, que contribuem diretamente para a venda do ‘clássico’, lembrando os tempos de futebol romântico, por outro, essas palavras podem se tornar um tiro no pé do Flamengo.

O artilheiro peruano não mentiu, mas aumentou! O Flamengo é sim franco favorito para partida do próximo sábado, sem dúvidas, somos muito mais time, em outro patamar, mas acredito que Guerrero não tenha profundo conhecimento da história desse confronto para falar do ‘Sempre’.

Por vezes o Ba2co foi o favorito, mas nós ganhamos. Em outras oportunidades nós éramos os favoritos e perdemos, clássico e favoritismo são palavras que não combinam. Esse favoritismo tem que ser reproduzido em campo, na bola, e não apenas em palavras nos microfones.

Guerrero tem que aprender que historicamente quem inicia as falácias acaba municiando o adversário, declaração como essa serve para motivar ainda mais o adversário que naturalmente já virá com sangue nos olhos para desbancar o Flamengo.

Não é segredo nenhum que para o lado de lá, da baranga portuguesa, uma partida contra o Flamengo, seja ela qual for, é um campeonato à parte, e que se perpetuar como o maior rival do Flamengo é a grande missão do hoje pequenino Ba2co.

Esse papel de bobo da corte costumeiramente era iniciado pelo mandotário viceíno, que já foi das clássicas bravateadas pré-jogo, até o cúmulo de estourar champanhe no vestiário em antecipadas comemorações de títulos que não se concretizaram.

E devemos deixar para o lado dos caras essas besteiras, infelizmente precisamos nos acostumar com o futebol moderno de hoje em dia, o profissionalismo e o foco no futebol devem dar o tom no clube, deixemos pra torcida o papel das discussões.

Nos últimos tempos Émerson Sheik também abusou das provocações, mas em campo o resultado não foi legal. Ultimamente, Guerrero é quem tem caído nessas provocações, principalmente aquelas que são feitas pelo bisonho zagueiro Rodrigo que consegue tirar o peruano do sério.

Guerrero realmente não deve saber da história desse embate, até pelo fato do seu retrospecto contra os vices ser pífio. Ele ainda não venceu os caras, e perdeu uma grande oportunidade de ficar calado antes do jogo, meter 3 gols na partida, e sacaneá-los na mídia após o jogo.

Seria o Guerrero um daqueles centroavantes à moda antiga? Será que ele tem bala na agulha para bater no peito, falar o que pensa, bancar o politicamente incorreto, mas arrebentar no jogo, e decidir a partida marcando gols? Bom, oremos…

Pois por ora a declaração do camisa 9 rubro-negro foi desnecessária, e certamente já está servindo como tema para as preleções dessa que é uma final de Copa do Mundo para o Ba2co.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga

Siga no Twitter:  twitter.com/DungaVinny (@DungaVinny)

Curta no Facebook: facebook.com/ColunaDoVinny

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Esse besta que escreveu essa matéria, só pode ser um burro, o Guerreiro tem que falar mesmo, é favorito mesmo.

    • Você escreve Guerreiro, com ‘i’, e eu que sou o burro?
      ‘Tá serto!’

      • Serto com S? quem é o burro?

  • Nossa!!! até parece que esse basco é o mesmo de 10 ou 15 anos atrás. faz tempo que o basco chegava como favorito, mas como Guerrer9 falou sempre seremos favoritos!

  • Eu não vir desrespeito com o adversário na entrevista do Diego, queriam que falassem que o Vasco era favorito? Foi perguntado e respondeu, se achar favorito não e menosprezar o adversário mas sim reconhecer sua força, mas de nada adianta se não demonstrar isso em campo.

    • Uma coisa é dizer que o Flamengo é favorito no clássico de sábado. O nosso elenco e momento é superior ao do Vasco. Outra coisa é dizer que sempre é favorito. E como você falou, não adianta provocar o rival sem mostrar em campo, ainda mais vindo do Guerrero, que costuma pipocar nesses jogos. Estaremos de olho.

      • Pense outro qualquer falando isso a 10 anos atrás (acho que nem prescisa ir tão longe.) Hj se falar, “a torcida do Flamengo faz mais barulho que a do Vasco.” Já cria polêmica, acho que não foi pra tanto essa declaração, essa “apimentação” e oque eu quero ver antes dos clássicos, não um trouxa correndo e fincando uma bandeira no meio do gramado .Guerrero como outros desde a era bandeira (não estou criticando ele.) Sempre tremem pra eles, isso tem que ser mudado imediatamente.

        • Eu não sou contra essa apimentada que você cita, desde que feitas no momento certo e usadas ao nosso favor. Fiquei bravo com o Guerrero mais pelo retrospecto recente dessas provocações feitas por nossos jogadores, mas não correspondidas em campo além de ser feita fora de hora. Se antes os vascaínos estavam com medo por não ter um time pronto e estarmos num momento melhor, agora querem de qualquer maneira fazer o Guerrero “engolir” o que disse e têm quase certeza da vitória e isso com certeza já foi passado ao elenco deles. Não tinha a necessidade de falar isso AGORA, mas já que teve moral para falar isso, então que dessa vez, ao contrário das outras, honre a camisa e dê o sangue em campo. E isso vale não só pra ele, mas também para todo o elenco, que ainda não aprendeu como se deve jogar esses clássicos.

          • Ser favorito é diferente de se considerar já vitorioso, somos favoritos e isto até o Eurico sabe pois temos um time e um momento que nos permite isso, se vamos ganhar já é outros cem, Guerrero pipoca mesmo contra o Vasco e terá um peso a mais para jogar bem.

            • Eu sei e concordo que somos favoritos nesse clássico, assim como éramos na maioria dos jogos contra o Vasco nessa sequência ruim por termos time e momento melhores, mas mesmo assim perdemos. Normal isso acontecer. Talvez o Guerrero quisesse fazer média com o torcedor do Flamengo e dar uma apimentada no clássico, estando confiante para “mitar” na partida, mas ele se colocou à prova desnecessariamente. Jogando bem, tem muito a ganhar, até mesmo comigo que sou crítico dele. Mas se jogar mal e pior, em caso de derrota (Deus queira que não), isso só alimentaria as críticas e a desconfiança a ele. Talvez se fosse falado pelo Diego ou pelo Rever, que são mais líderes e regulares que o Guerrero e ainda não enfrentaram os vices, não tivesse surtido todo esse efeito. O que não significaria que não seriam cobrados deles raça e boa atuação no jogo. Mas se levarmos em consideração APENAS o conteúdo da frase, acho equivocada, devido ao “SEMPRE” dar uma sensação de soberba e fugir do conceito de favoritismo no futebol, ainda mais no que se refere aos clássicos.

              • Na minha visão o “sempre favorito” foi meio que para falar que somos maiores, por exemplo, somos sempre favoritos contra o América-mg (não comparando os dois.) Provavelmente foi sim pra ganhar média, Pq tanto ele quanto nós dois conhecemos a nossa torcida, se empolga até com um toque do Márcio que não seja pro lado ou para trás, foi desnecessário sim pois em 6 jogos nenhum jogo bom, agr terá que provar oque falou.

  • Que medo do Vasco… Não esperava isso do Vinny Dunga

    • Medo do Vasco nada, amigo.
      Só acho que o Guerrero deveria ficar na dele.
      Meu problema não é com o Vasco, é com o Guerrero.
      Abraço! SRN!

  • Quanto mimimi

  • Concordo, Vinny. Eu sempre tento ser imparcial nas análises. Somos favoritos no sábado? Sim. Por termos um time melhor e mais organizado, além de estarmos em melhor fase. Mas sempre fomos favoritos? Não. A não ser para a visão clubística de exaltar o clube perante os rivais. Aliás, vi vascaínos dizendo o mesmo esta semana. Mesmo se analisarmos o confronto direto, dos confrontos estaduais o Clássico dos Milhões (como é chamado o clássico Flamengo x Vasco é o terceiro mais equilibrado do País, com 148 triunfos do Flamengo e 141 do Vasco. Perde em equilíbrio apenas para a Derby Paulista (Pal 125 x 120 Cor) e o Choque Rei (São 107 x 102 Pal). Ou seja, não há esse predomínio muitos flamenguistas pregam, mas sem dúvida alguma somos maiores, pela vantagem em confrontos diretos, pela superioridade em títulos expressivos em cada categoria e pela inexistência de rebaixamentos.

    Quanto às provocações como a do Guerrero em si, gosto delas desde que no momento adequado e convertidas em entrega dentro do campo. Me incomoda o retrospecto de provocações ao nosso rival não serem correspondidas em campo nem pelo time, nem pelo seus próprios autores. Se tem peito para fazer a provocação, que jogue muita bola dentro do campo. Caso contrário só municia os rivais e a mídia para as piadinhas após as derrotas. Guerrero tem um retrospecto terrivel contra o Vasco. Sempre some do jogo e ainda não esqueci o gol que ele perdeu com o Martin Silva deitado no Carioca do ano passado no único jogo em que fomos superiores aos vices dentro do campo após o início dessa maldita sequência sem vitórias. E nessa partida amargamos um empate. Cabe ao time e ao Guerrero usar o melhor momento ao seu favor e dar a vida em campo como eles fazem contra nós, pois mais time já tínhamos nessea dois últimos anos e dessa não será diferente. O que sempre faltou foi raça, sangue nos olhos e não entrar de sapatinho alto, no “já ganhou”. Conseguindo isso, venceremos sem dúvidas.

    • 148 x 137, qual o ultimo título deles sobre a gente? nem lembro? então somos sempre favoritos.

      • Mas se for assim eles são favoritos por não vencermos eles há várias partidas. Além disso esse fato que você mencionou leva a outro fato curioso do confronto: sabe-se que temos vantagem no confronto direto, mas estamos “fregueses” do Vasco; por outro lado em disputas diretas pelo título em campeonatos com um certo grau de importância (Carioca, Rio-São Paulo e Copa do Brasil) levamos vantagem por apenas um triunfo, porém os vices estão “fregueses” nossos em finais há mais de 20 anos.

        • Você se esqueceu que antes desses resultados positivos, nós ficamos 11 partidas sem perder prá eles? Cara se vc não for vascaíno, não faça comparações com esse time de merda por favor.

          • Foram 10 partidas. Como disse, eu não sou clubista. E em nenhum momento eu fiz a besteira de exaltar o Vasco ou minimizar o Flamengo, só deixei bem claro que apenas para efeito de exaltação do clube do coração, se diz que seu clube é o maior e melhor de todos. Eu analiso os dados, históricos e momentos deixando de lado o meu lado torcedor, como se não torcesse para nenhum dos times. Se pedissem para um torcedor neutro comparar quaisquer dois clubes rivais pelos quais não tivesse simpatia ou desprezo, a análise seria mais fiel do que um torcedor de um deles. Falo isso porque tenho amigos vascaínos e flamenguistas e acompanho fóruns, páginas de todos os clubes do Brasil e sei o tipo de discurso que se passa por lá. Até torcedor do Botafogo defende o seu clube com unhas e dentes até mesmo distorcendo fatos querendo de qualquer maneira tentar provar por A mais B que seu time seja o melhor do Brasil. É só uma característica minha, ODEIO CLUBISMO. Não quero que ninguém mude a própria opinião ou pense como eu. Não comparei Vasco com Flamengo por comparar. Apenas fiz minha análise completamente imparcial da frase do Guerrero. E frisei que somos maiores do que os vices.

            Se por um lado é bom ouvir de um jogador pu funcionário nosso a exaltação do nosso clube e diminuição dos rivais na mídia, por outro o contexto e o conteúdo da frase foram inapropriados. Primeiro, pelo histórico recente das provocações de Sheik e Jorge que pilharam os nossos rivais fazendo com que, somado ao discurso do Euvirus de campeonato à parte contra o Flamengo, entrassem com sangue nos olhos contra nós, mas a recíproca não ocorreu. E os mesmos jogadores pouco fizeram em campo. Segundo, porque Guerrero, apesar de ser a primeira vez queele provoca os rivais na mídia, é outro que está devendo nos jogos. Mas a maioria ficou irritado com Vinny por não concordar com a declaração do Guerrero, mesmo ele dando argumentos consistentes (não deixa de ser consistente só porque não concorda com ele) para isso, como se estivesse com medo do Vasco ou algo do tipo. Porque o Guerrero disse algo que é bom para os nossos ouvidos “SEMPRE somos favoritos diante do Vasco”, mas foge do próprio conceito de favoritismo no futebol. Ainda mais se tratando de um clássico equilibrado como o Clássico dos Milhões. Se não concorda com a minha visão/reflexão/opinião, pode discordar dela, debater sobre, ou no mínimo ignorá-la. Mas não precisa me agredir ou se sentir ofendido supondo que eu seja vascaíno, somente por expressá-la.

            • Para esse seu livro, tenho uma só resposta , sou flamenguista e todo flamenguista é clubista, apaixonado, sem razão, entendeu cara.

              • 99% dos torcedores de todas as torcidas possuem essas características que você falou. Eu não sou assim e não estou nem aí se você acha isso ruim.

                • Yan Babuíno

                  • Fax

                    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                    • Me passa seu link no facebook pra mim adicionar.

    • Perfeita análise Yan!

  • Isto faz parte do futebol, a geração mimimi que não gosta de nada de tradição, o novo pode conviver com o velho sem problema algum.
    Vamo que vamo!
    1×0 é goleada, rsrsrsr.
    Único perigo é bola parada perto da área…defesa tem cometido algumas falhas exatamente neste quesito, mesmo por que nossa defesa diminuiu de estatura com o pequenino Trauco no lugar do Jorge.

    • Boa, amigo!

      • OS VASCAÍNOS COPIARAM O NOSSO AEROFLA!!! QUE REVOLTA!!!!!!!!!!!

  • Discordo Vinny, esse papo de “municiar adversário provocando antes” é como a Lei de Murphy… só lembramos quando realmente acontece…

    Lembra do Romário mandando a torcida do Vasco levar Lencinho? Então? Adiantou alguma coisa do lado de lá?

    Se o Fla mete 3 no sabado ninguém do Vasco vai lembrar do que o Guerrero disse.

    Flamenguista tem que ser escarrado mesmo!
    Temos que falar antes, durante e depois!

    Saudações RN

    • Fala Pablo!
      Amigo, tomara que dê tudo certo no sábado, só acredito que o Guerrero, pelo seu retrospecto, deveria ficar calado.
      De resto, entendo que tá no nosso DNA o fanfarronismo, ainda que sejam outros tempos, mas como disse me preocupa a questão de ser logo o Guerrero pois ele não tem esse perfil de ser ‘o cara’ que fala e decide.
      Mas vamos ficar na torcida que ele arrebente.
      Forte abraço! SRN!

      • 3 a 0 mengão!
        Dois do Guerrero!

  • Lá vem o dunga querendo igualar o Flamengo ao Basco sendo que a diferença é gritante.

    • Jamais amigo, não tenho dúvidas de que a diferença é gritante, e eu disse isso no texto.
      A questão aqui é que a última pessoa que deveria falar alguma coisa na mídia é o Guerrero, pois o seu aproveitamento é fraquíssimo contra o Ba2co.
      Sacou?
      Tomara que ele arrebente no sábado.
      Abraço! SRN!

  • Foda-se Tem comentarista que polui a nossa vista com tanta merda, se Guerrero marcar não comemorem amebas, façam melhor enfiem a língua no cu.
    Vinny, entendo seu receio, mas sejamos Machos e vamos comer bacalhau. Zé tem que inflamar Guerrero e companhia
    PS: O Rodrigo gosta de pegar em manjubas então vamos dar o Berrío para o viceíno manjar.

    • Estamos na torcida, e tomara que o Guerrero meta 3 gols.
      Mas agora, essa função do Zé de inflamar o time, já foi feita pelo Guerrero do lado do Vasco com essa declaração.
      À conferir…

      • Sim, espero que a bendita coxa dele não seja como a Panturilha do Romário, e se for, espero que venha um Reinaldo do banco pra resolver.

  • “Por vezes o Ba2co foi o favorito, mas nós ganhamos. Em outras oportunidades nós éramos os favoritos e perdemos, clássico e favoritismo são palavras que não combinam. Esse favoritismo tem que ser reproduzido em campo, na bola, e não apenas em palavras nos microfones.” — Os tempos mudaram. Com esta diretoria e a incrível recuperação financeira (que também se refletirá no elenco), o Flamengo terá que se acostumar a ser protagonista. Ou seja: SERÁ SEMPRE O FAVORITO E PONTO!

    E os jogadores terão que ir desde já, aprender a lidar com esta responsabilidade… &;-D

    • Tem realmente que procurar os microfones da mídia para dizer isso?

      • Tem, os caras de lá já vão com raiva…
        Eventualmente são expulsos por estarem nervosos….

        Futebol precisa disso.

  • Jogador perna de pau, sem identificação com o Flamengo e sem qualquer poder de decisão em partidas chaves.
    Já perdeu gols de forma bisonha nesse clássico e nunca bateu o vice.
    Por essa e por outras que acho esse cara um merda.
    Jogador comum que tem salário diferenciado.
    Espero queimar minha língua, mas acho difícil esse cara sair desse clássico exaltado.

    • Concordo em gênero, número, e grau!

    • Aceito a aposta! Acho que dessa vez, Guerrero vai mandar ver! &;-D

  • Flamengo é e sempre será favorito contra o Vasco, sempre. Guerrero não falou mentira, não tem que resolver nada, o fato de ser favorito não quer dizer que vai ganhar, Flamengo era favorito contra Santo André, contra Palestino, contra América do Mexico etc, mas não ganhou, jogo é jogado, se o favoritismo vai se consolidar dentro de campo é outra história, mas que é favorito isso é, basta comparar a qualidade do elenco para ver quem tem mais time e quem fez a melhor campanha no torneio.

  • Ele não falou nada de excepcional mas a imprensa está aumentando para poder vender clicks e jornais….faz parte…

    • Eu só quero que esse peruano jogue bola, pare de entrar na pilha do Rodrigo e marque uns 03 gols no Vasco, aí sim pode tirar onda com a bacalhoada.

      • Perfeito!

      • Quando o Guerrero enfrentou pela última vez o Vasco? Ele era esquentado e pilhado. A zaga era César Martins e Wallace Reis.
        Eu ainda não vi um confronto Rever/ Vaz e Guerrero com Zé no Banco.

        • Agora não é mais pilhado e esquentado, mudou o seu temperamento em questão de meses?
          Tenho lá minhas duvidas em relação ao Guerrero, e aprendi a não criar expectativas.
          Mas só nos resta torcer para que desequilibre a partida.

          • Então Vinny pra que serve a equipe de psicologos do Fla? E o Zé? E o Mozer? O cara é um atleta profissional jogando em clube de ponta em 2017 ou é o Eric Cantona jogando a Premier League em 96?
            Mudar da água pro Vinho Duvido, mas relevar sim, todos podemos evoluir, é tolo quem fica parado e não melhora.

  • Se o Guerrero resolve contra o va2co nunca mais critico

    • Ainda acho pouco pra quem ganha 800 mil mensais.
      Quero títulos!
      Abraço! SRN!

      • Perfeito comentário! Jogador com salário diferenciado, porém comum em campo!
        Espero muito mais dele!

  • Todos os que se notabilizaram com declaraçoes bombasticas nos chamados “tempos românticos” do futebol, falavam e FAZIAM! O ultimo a falar e nao fazer foi o patetico e fanfarrão Emerson sheik! Espero que essa declaraçao DESNECESSÁRIA signifique excesso de confiança e que GURREIRO FAÇA tanto quanto falou!

    • Exatamente isso Amari!
      Abraço! SRN!

    • Se o Guerrero entrar e campo, mostrar vontade e boa técnica, já meu dou por satisfeito. O resto é resultado… &;-D

Comentários não são permitidos.