Misto-quente

Após dar o pontapé inicial na temporada 2017 de maneira bem intensa, o Flamengo se prepara agora para a sequência final que antecede a sua estreia na Libertadores da América.

Foram 5 jogos que serviram para mostrar um Flamengo em franca evolução, com variações táticas, movimentações interessantes, e estratégias inteligentes. O time já me parece pronto para iniciar a arrancada que possivelmente culminará na conquista da América.

Esse início de temporada está sendo realmente entusiasmante, há tempos que não vejo o Flamengo iniciar o ano de maneira tão sólida, e com um trabalho muito focado. A estrutura que temos agora contribui bastante para o sucesso que estamos alcançando.

Entretanto, agora todo cuidado é pouco, e os próximos jogos do Flamengo no calendário não tem tanta importância assim, o que torna o panorama ideal para pouparmos energias, visando o principal objetivo desse time no ano, não podemos dar chances para o azar.

Além do mais, é o momento certo para colocar aqueles jogadores que ainda não foram aproveitados nesse início de ano, e precisam de ritmo, como o caso de Donnatti, Juan, Renê, Cuellar, Berrío, Vizeu dentre outros…

Na próxima partida, contra o América-MG, podemos garantir de vez a classificação para a próxima fase da Primeira Liga com antecedência. Torneio esse que cada vez mais perde força política, e hoje em dia, só serve para inflar ainda mais o já embolado calendário dos times brasileiros.

Não acredito que precisamos de força máxima para conquistar 3 pontos sobre o poderoso lanterna do último Campeonato Brasileiro, sem desmerecer o adversário, mas o nosso time misto é capaz de golear a equipe mineira com tranquilidade.

Depois vem o Madureira, no próximo domingo. Mesmo já classificado para as semis da Taça Guanabara, que também não vale nada, devido à piada que é o regulamento do FERJÃO 2017, o Flamengo ainda briga para ficar na liderança do grupo.

Novamente, em minha opinião, o Flamengo deveria colocar um time misto nessa partida, quiçá a equipe reserva. Mesmo sendo o pequeno com mais presença esse ano, o Madura comandado por Souza Caveirão está longe de assustar alguém.

E pra finalizar essa sequência de partidas sem muita importância, teremos o Ceará novamente pela Primeira Liga, na quarta-feira que vem, dia 22/02. O Flamengo bem provavelmente já entrará em campo classificado, e deverá apenas cumprir tabela.

Esse é o jogo ideal para colocar o time inteiro reserva, pois estaremos às vésperas da sequência derradeira desse início de ano rubro-negro. A partir do Carnaval teremos semifinal de Taça Guanabara contra rivais, final, e logo após vem a tão aguardada estreia na Libertadores.

Enfim, novamente essa é uma missão para o comandante Zé Ricardo, e sua comissão técnica, que certamente já tem calculado o desgaste e os riscos. O bom planejamento do Flamengo é essencial se quisermos alçar voos maiores esse ano.

Espero que o time chegue no próximo dia 8 de março na ponta dos cascos, mas principalmente, precisamos chegar inteiros, e sem nenhuma baixa no plantel.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga

Siga no Twitter:  twitter.com/DungaVinny (@DungaVinny)

Curta no Facebook: facebook.com/ColunaDoVinny

Veja também

  • Eu sou contra a utilização de times reservas. Explico: acredito que os reservas precisam de tempo de jogo ao lado dos titulares, para encaixar um bom entrosamento. Então, acredito que “rodar o time” -trocando 3 peças de cada vez- seja mais interessante. Assim mantemos uma base td jogo, damos ritmo e a oportunidade de observar no time titular aos que não tem jogado.
    SRN

  • Poupava alguns para quinta, mas contra o madureira voltava a equipe titular, pois são aí 8 dias sem jogar, mas precisa muito a se entrosarem, na 2° etapa do jogo tira 3 que esbocem um desgaste…tem que rodar com inteligência, pois ainda falta muito para o entrosamento ideal! Botinha misto ligou o alerta que o Flamengo precisa melhorar!

  • Dar oportunidades ao Márcio Araújo na vaga do Arão é sacanagem…

    • Pois é… Queria muito ver o Ronaldo alí…

  • A primeira Liga pode não ter a força que deveria, mas é um campeonato com times de maior expressáo! E no inicio de temporada é muito interessante enfretar times de serie A ou série B do que enfrentar madureira, friburguense e companhia limitada. Fica mais forte o inicio da preparação! O time vem bem, mas não enfrentou ninguem que prestasse! Fato! Não pode ser parâmetro vitorias sobre gremio b e bostafogo b! Eu não polparia ninguem nessa proxima partida, só pensaria nisso quando a classificação estiver garantida e no transcorrer da Libertadores…

  • Final da taça Guanabara é antes do primeiro joga da libertadores?

    Se for por favor time reserva nela.

    • 3 dias antes.
      Promete que não ficará indignado se o time reserva do Flamengo for goleado para um rival na final de um campeonato?

      • Prometo… carioca não vale nada… imagine taça Guanabara…

        E esse ano nem classifica pra final antecipadamente.

        • Sim, eu concordo com esse argumento.
          Mas tu sabe que a maioria fará inferninho, não sabe?

          • E se perdemos com o titular pq tiraram o pé ? Ou se o Diego machuca?

    • Estamos a 2 anos sem ganhar nada, 4 anos sem ganhar uma copa do Brasil, 8 sem ganhar o Brasileirão e décadas que ganhamos uma libertadores e 1 mundial! Sério que ser campeão não é nada para vc? Não, temos que ganhar tudo que estiver ao nosso alcance, sou torcedor ambicioso, temos plantel para ganhar mais de 3 competições! Estou torcendo para sermos campeões invíctos da liga e carioca, temos que xegar na libertadores voando e sem Gabriel e MA, porque com esses perebas q ZR insiste o time só se lasca!

      • Carioca não enche a barriga de ninguém.

  • Eu quero é ganhar do time mediocre do vasco,Campeonato estadual não é parâmetro para nada…ai nego vai dizer ué mas sao paulo,palmeiras e Corinthians perderam nos estaduais e o Flamengo continua goleando…pera aí nivel do futebol carioca é de medíocre pra ridículo,nenhum clube dos pequenos na série B e nem sequer fazem frente numa copa do Brasil contra clubes grandes Brasileiros.
    Mesmo sendo roubado pelos chorões levou um sufoco danado pra ganhar do time reserva do botafogo. Não tem que poupar jogador como vai se entrosar? Se estiver bem fisicamente tem que jogar,ganham muito pra jogar nas quartas e domingos…Março é logo ali.

  • Inocente é quem acha que esse time do Fla está mil maravilhas, ainda existe muuuuuito o que se encaixar, esses joguinhos não me iludem em absolutamente NADA, o Fla levou calor do mistão do botafogo pô, era no mínimo, 4×0 pro Fla nesse clássico, posso estar errado e sinceramente, espero estar errado, mas ainda falta muito pra esse time do Fla ser o que muita gente está achando, começando pelo treinador que é muito bom, diga-se de passagem, porém ainda é desprovido de experiência, “cascudez” e malandragem (precisa muito). Sendo assim vamos aguardar os verdadeiros “provões” que o time irá se submeter. OBS: Isso que vos escrevi não é um “agoro” ou uma praga, são palavras de um jovem que assiste aos jogos e presta atenção nos quatro cantos do campo nos 90 minutos. #SRN!

    • Ninguém acha que o time está mil maravilhas, claro que existe muito a encaixar, mas é visível que há uma melhora considerável com relação ao time de 2016, esse time é mais agudo, busca mais a finalização, mantém a posse de bola e quando chega no ataque é mais perigoso. Levamos calor do Botafogo que jogou com o reserva, tudo bem, mas quantas vezes com um time ruim ganhamos dos caras? Isso chama-se camisa, Botafogo por mais que não seja um time grande como antigamente ainda é uma camisa que merece algum respeito. Flamengo ainda precisa de um grande desafio, mas já se mostrou muito melhor que 2016

  • Boa Vinny,
    Aproveitaria também algum desses jogos para colocar os moleques que acabaram de voltar da desastrada campanha do sul americano sub-21. Isso ajudaria não apenas eles esquecerem esse fiasco, mas principalmente colocar na prática o aproveitamento maior da base à partir desse ano. Se o Zè está implementando o esquema que ele usava, de uma forma geral, na base, os moleques já conhecem toda a rotação de defesa e ataque.
    Além dos 3, espero que Ronaldo e Léo Duarte ganhem “minutagem” também.
    Agora é importante frisar que quem não viajar deverá ter um planejamento de treinamento em dupla jornada, nem que uma seja para recuperação e treinamento de fundamentos ou estudo tático – afinal o auxiliar do Zé não precisa viajar com a equipe e ir para os jogos (mais ou menos no estilo europeu).
    SRN

    • Valeu André!
      É isso aí!
      Abraço! SRN!

  • os proximos 2 jogos com time misto

  • Não tivemos boas experiências ano passado na hora de “mistar” o elenco, quando foi todo reserva deu ruim, então acho razoável resguardar os jogadores que apresentarem um maior desgaste, mas mesmo assim ainda utilizar algumas peças do time titular. Esses próximos dois jogos jogos tem pouco valor pra temporada, então que sejam usados como pré- temporada (variações, jogadas ensaiadas, rodar elenco)

  • nao seria mais inteligente botar o time titular pra jogar pra pegar entrosamento e ritmo de jogo?
    de q adianta poupar e ver um time desentrosado na hora que realmente vale?

  • Dunguinha postando um textinho Light kkkkkkk

    • Depois de defender o Gabriel era necessário rsrs

      • Realmente…

    • Será que outro redator que utilizou o nick dele??? Não é possível! kkkkk

    • HAHAHAHAHA
      Tu não perde uma oportunidade, hein?!

      • Quem perde gol é o Deivid

        • Guerrero não?

          • Ele vem fazendo, então vou poupá-lo

          • Imagina… o Guerrero perder gol?

  • Eu associo a queda de rendimento contra o Botafogo ao desgaste físico, então é bom preservar agora pro time estar inteiro pras finais do carioca e pra liberta

  • Eu tenho horas que fico na dúvida, será que um time inteiro reserva seria ideal? Não sei, mas que seria interessante ver um time do Flamengo todo reserva isso seria, só pra ver como alguns se sobressaem sem alguns pontos de base do time.

    • O ano passado já deu provas de que time inteiro reserva não é a melhor solução;
      mas, se for para se usar deste recurso, que seja agora.

      • Também acho, sem contar que o time reserva de hoje é melhor que o reserva do ano passado. Rene, Cuellar, Marcio Araujo, Donati, Adryan, Vizeu, Leandro Damião, Berrío, Cirino etc. Dá pra montar um time de acordo aí.

  • time todo reserva não, mas times mistos sim. Colocar todos os reservas é suicídio.

    • Eu diria burrice. Aproveitar a base (o esqueleto) do time titular montado e vamos mesclando. Serão 3 jogos bobos. Mescla a zaga, nas laterais joga alternadamente um titular e um reserva, no ataque há toda a segurança para mexer e no meio também vai mesclando. E exigimos comprometimento e vitória, hehehe.

  • meio de semana reserva, fim de semana titular tem que ser assim. SRN

  • Esse é o momento de dar ritmo de jogo para jogadores que mesmo não sendo titulares, são vistos como importantes para o elenco, sendo opções interessantes para a temporada. Também para testar variações, alterações táticas, adaptação de posições (como Mancuello na direita), chance de ver jogadores da base entrando em partidas oficiais… Apesar de que nesse primeiro semestre, não dou importância se o Flamengo será campeão da Primeira Liga ou do Estadual. Me preocupa mais que o time apresente evolução e um bom futebol. Por exemplo, o Flamengo contra o Botafogo na minha opinião não se impôs, não jogou bem, pelo contrário jogou muito abaixo do potencial e lembrou muito o futebol do final de 2016, ganhou mais por deficiência do Botafogo, que criou oportunidades e não decidiu do que pelo nosso futebol.

    • Lista do Zé Ricardo com os jogadores que mesmo não sendo titulares, são vistos como importantes para o elenco.
      Juan
      Márcio Araújo
      Gabriel
      Damião.

      O resto não é considerado importantes paro o elenco, pois somente is citados entram.

      • Kkkkkkk rindo pra não chorar

Comentários não são permitidos.