Muhlenberg: “O que aconteceu em Bangu fica em Bangu”

Compartilhe com os amigos

Quem já teve o privilégio de pisar o chão da antiga Fazenda Bangu, fundada em 1673 por Manuel de Barcelos Domingues, um dos primeiros povoadores do Rio de Janeiro, sabe que fora uma opressora semelhança climática, o aprazível arrabalde na Zona Oeste carioca não é nenhuma Las Vegas. Mas o sábio costume adotado pelos visitantes da maior cidade do Arizona de não explanar na volta pra casa o que rolou por lá, pode e deve ser seguido pelos torcedores rubro-negros após a festiva partida contra o Nova Iguaçu do sábado. What happens in Vegas stays in Vegas e o que acontece em Bangu em Bangu deve permanecer. De lá devemos trazer apenas a imagem pungente dos heroicos mulambos que se aglomeraram no crematório de Moça Bonita em pleno sábado de praia só pra dar moral ao Mais Querido. Que torcida espetacular tem o Flamengo.

Mas com todo respeito aos profissionais do Nova, para o Flamengo o jogo não passou de um treino mais puxado disputado sob um calor do capeta. Os 4 gols foram maneiros, mas dizem pouco sobre o real estágio de desenvolvimento do time. E nós já somos grandinhos pra não ficar viajando em delírios de triunfo no âmbito regional, vamos manter os pés no chão e um mínimo de coerência porque o bagulho é sério. Encaremos os fatos, enquanto só enfrentarmos as carne-assada do carioqueta vai ser difícil saber o quanto estamos preparados para a disputa do Mundial Interclubes em dezembro. Reforcemos pois a dosagem do Vinho Antiempolgatório Silveira de Araújo.

O Flamengo tem cumprido com seu dever, ganhando suas peladas com estonteante superioridade e com Zé Ricardo bicho solto, testando várias formas diferentes de jogar. Com os desfalques de Diego, Rômulo, Conca, Berrío, Vizeu e Rondinei, o Mengão fez o que pode para subjugar a Laranja Mecânica da Baixada. Até Cirino entrou. O time correu bem, mostrou entrosamento e até alguma classe nos pés de Mancuello, que estava doido pra se amostrar pro Márcio Araújo e acabou metendo golaço. Márcio Araújo foi outro que aproveitou a oportunidade, jogou bola e tentou até umas gracinhas. Mais uma vez faltou sangue no olho ao jovem Adryan, que ainda não convenceu. E chega de falar em jogador, no cômputo geral todos jogaram bem, apesar de Gabriel ter sido eleito o melhor em campo. Eleição é complicado, como disse o Pelé, o brasileiro ainda não está preparado para votar.

Beleza, mas sabemos que jogar bem e até mesmo jogar melhor que os adversários é muito pouco pra ganhar o Carioca. Ô campeonatinho sem vergonha! No despovoado jogo do Foguinho, no anecúmeno municipal do Engenho de Dentro, a cleptocracia esteve em alta. O gol ilícito que salvou a pele dos lamentáveis alvinegros foi marcado após o término do jogo, depois de um cruzamento maroto em que a bola saiu tanto pela linha de fundo que quase foi feito por trás das placas de publicidade.

Toda essa violência contra o belo esporte rolou a centímetros do olhar atento e perscrutador do juiz auxiliar, aquele cara que fica em pé ali do lado do gol gastando nosso oxigênio e emitindo dióxido de carbono na atmosfera durante 90 minutos só pra ver se bola saiu pela linha de fundo. Um escândalo que apenas confirma a tese de que os jogos do Campeonato Carioca (menos os nossos) deveriam ser disputados todos em Bangu. Não no Moça Bonita, estádio histórico, mas nas áreas reservadas ao banho de sol em Bangu I, II, III e IV.

Mas o carioqueta é isso, meus amigos. Uma zona, uma ação entre amigos, um esqueminha safado pra botar um dindim no caixa da FERJ, a única que ganha alguma coisa com essa competição anacrônica e aparentemente imoralizavel. O Flamengo devia parar imediatamente de jogar esse campeonato inidôneo. Não porque fatalmente seremos roubados e podemos perder um título na mão grande, como já aconteceu inúmeras vezes. Mas porque o Flamengo jogando confere legitimidade a essa palhaçada rural. Ainda por cima tem o seguinte: se o Flamengo sai essa porra acaba na mesma hora. Nós vimos agora mesmo o desespero de geral quando o Flamengo fez cu doce pra assinar com a Globo. Vagabundo queria se matar.

Claro que não podemos ser hipócritas, é óbvio que num campeonato essencialmente mafioso o Flamengo às vezes, contra a sua vontade e para grande contrariedade dos capos da quadrilha, acaba sendo beneficiado pelo clima de imoralidade e desapego às regras e vencendo uma partida ou outra a qual não fez jus à vitória. Mas pensa bem, teve alguma graça ganhar o Carioca 2014 com gol roubado? Tenho que confessar que teve graça, sim. Foi maravilhoso ganhar da vasca daquele jeito e espero repetir a experiência ainda nessa encarnação. É mais ou menos assim que os 18 botafoguenses devem estar se sentindo hoje.

Mas nós, fechados com o certo, bem vestidos e defensores da ordem constitucional, na hora em que vemos tal esbulho acontecer, sem que sejamos nós os beneficiados, naturalmente nos indignamos. E não é uma indignação esportiva, clubística, é uma indignação cívica, de quem não pode mais tolerar tanta corrupção, tanto desprezo pelas regras, tamanho aviltamento moral. O certo seria irmos todos pras ruas, organizar panelaços, tirar os dirigentes safados e temerários e colocar outros em seu lugar. Mas tava aqui olhando as estatísticas e é melhor deixar quieto. Povo indignado na rua é muito bom pra tirar os caras do poder, mas é péssimo em substituições. Fica, Rubinho!

Mengão Sempre
Arthur Muhlenberg

Fonte: República Paz & Amor

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • “Com todo respeito aos profissionais do Nova, para o Flamengo o jogo não passou de um treino mais puxado disputado sob um calor do capeta”. Exatamente o meu pensamento. O Nova Iguaçu foi o time mais fraco que pegamos até aqui, o que torna difícil fazer uma avaliação do jogo, mas valeu pra dar ritmo e pela seriedade com que trataram a partida. Vamos ter uma semana complicada pela frente, contra Grêmio e Botafogo, aí sim bons testes. Independente dos resultados, o mais importante agora é a montagem da equipe pensando na Libertadores e já é possível ver uma boa dinâmica e consistência tática.

  • SENSACIONAL….. KKKKKKKKKKK……… “O gol ilícito que salvou a pele dos lamentáveis alvinegros foi marcado após o término do jogo, depois de um cruzamento maroto em que a bola saiu tanto pela linha de fundo que quase foi feito por trás das placas de publicidade.”

    • Sempre achei coisa de botafoguense e atleticano isso de ficar chorando erro de arbitragem. Todos já foram beneficiados de alguma forma e prejudicados também. Mas naquele lance… Que diabo foi aquilo? O árbitro viu tudo, a bola já tinha saído e na sua frente só havia a perna do jogador, fora de campo. Nunca assisti um erro tão evidente de um árbitro.

      • Ele estava a 1 metro do lance. Impossível não ter visto.

  • Gosto do texto do Artur,mas acho desnecessário cobrar tanto do Adryan,o cara jogou bem,deu um passe lindo e preciso,coisa que nenhum ponta fez ano passado inteiro,não erra passe,mas falta confiança e ritmo,é diferente de um reforço que chega sem ter que resgatar sua imagem cm a torcida,mostrou mais uma vez que pode ser muito útil,e com confiança,briga de igual com everton,sendo que tem mais talento.Vamos apoiar galera,o garoto é patrimonio do clube,querem o que que liberem ele e apostem num marcos guilherme que é infinitamente inferior?O garoto não comprometeu em nada…

    • Penso o mesmo. Adryan foi bem. O passe dele foi de craque. Valeu pelo jogo todo do pereba gabriel.

  • Bom texto, sob todos os aspectos.

  • Gente de verdade parem de fazer criticas horriveis com os jogadores, acho que as vezes é má vontade com os caras. falar que o Adrian ainda não convenceu, pelo menos é falta de assitir o jogo ou só assistir o que quer ver, o cara realmente não foi melhor em campo, mas lembra do primeiro gol, sim o primeiro ele achou o Trauco com um passe lindissimo pelo alto, ai o Trauco aprofundou e cruzou pelo chão para o Guerreiro deixo passar (eu sei que ele furou, mas prefiro, pensar que foi pensado, do que cagado) ate chegar ao Mancuello marcar, e as bolas que ele robou e impediu o ataque pelo lado do Trauco, que não sei se vocês notaram mas depois da estreia todo mundo falou que o cara era fraco na marcação, dai os outros dois jogos pronto todos os ataques (sei que não todos mais a maioria) foram por onde, pelo lado do Trauco, acho bom assim ele treina um pouco a marcação, mas se não fossem o Everton, no segundo jogo ou Adrian nesse terceiro ele não daria conta não, realmente é um otimo jogador o Trauco, mas precisa se esmerar mais na marcação e sei que ele pode, cara outro que você estão pegando no pé, é o Vaz, gente, o cara não perde uma, não sei que jogo que vocês estão vendo, só um lance que o Trauco não voltou (não estou pegando no pé do Trauco, é que ele realmente estava longe) que o Vaz deu o primeiro ataque e o atacante passou dele como se fosse nada, mais foi sim, pois deu tempo para o Rever fazer a Segundo ataque e roubar a bola, deu o Para chegar ao meio da área e o Marcio Araujo cobrir o outro jogador adversário, e nesse lance todos execraram o Vaz que fez exatamente o que tinha que fazer, dar o primeiro ataque pois se não desse e esperasse pelo segundo ataque que seria sua função caso a defesa tivesse armada, dai a jogada poderia ter sido muito pior, agora é serio paremos de reclamar pois trabalhar chateado não ajuda atrapalha, gostei muito a torcida gritando em apoio ao Cirino ontem, podemos fazer mais disso!!! SRN

    • Tô contigo Caio, temos que cobrar quando o cara joga mal, mas apoiar quando joga bem. O Adrian ontem fez o que dele se espera para um garoto em começo de temporada com chances de se firmar, querer que ele tenha um desempenho semelhante ao do Guerrero ou do Mancuello é um pouco demais. Todos os jogadores atualmente no elenco podem ser úteis, inclusive os garotos. Quem tiver mal tecnicamente tem que ser incentivado e entrar em jogos mais fáceis para recuperar a confiança. Só jogar se estiver 100% fisicamente, temos muitas opções para arriscar perder algum atleta.

      • Isso…

    • O passe de Adryan foi de quem conhece futebol. Craque. Gosto demais de Muhlenberg, o que não me impede de discordar dele. Gostei de sua análise.

  • Texto presepeiro, redundante e desconexo, como a maioria dos textos desse colunista. Usa palavras rebuscadas para parecer inteligente.

    • Discordo parceiro…
      Infelizmente a cultura e percepção de IRONIA, SARCASMO e uma enorme DOSE DE FANFARRONICES Flamengas não são para qualquer um…

      Torcer para o Flamengo e “Fechar com o Certo” é só para os fortes de espírito.

      Aqui é FLAMENGO !!!
      Somos todos menos alguns…

      Se não gostou para de passar recibo de “analfabeto funcional” e fica lendo as páginas do Báscu, Foguinho, Flores…

      Mengão sempre !!!

      • Não passo recibo de analfabeto funcional. Pelo contrário, tenho discernimento suficiente para identificar o que é realmente bem escrito e com a intensão de comunicar e o que é escrito para se diferenciar através das retóricas. Lembre-se que comunicação não é o que sai da boca e sim o que chega aos ouvidos.

        Esse tipo de texto, apesar de parecer genial, serve como exemplo do que não deva ser escrito em uma comunicação de massa.

        Goste ou não, essa é a verdade, caso tenha dúvida, procure estudar mais e entender qual o objetivo de uma boa comunicação.

        • Bicho, você é um daqueles conservadores chatos de direita que não podem ver uma menção à injustiça do impeachment e do lixo que colocaram na predidência que já ficam com as orelhas em pé não é?

          Até as falácias escrotas do “vai estudar mais” você repete aqui.

          Tenha dó de nossa paciência.

          • Maluco, que erva vc fumou antes de escrever tanta idiotice?

            • KKKKKKKKKK

            • Mitou!

          • Almir, você sempre querendo envolver política nos assuntos aqui né? Aqui é Flamengo! Não importa se o flamenguista é de direita, esquerda ou não gosta de política.
            Somos todos menos alguns!

            • Deveríamos todos ser Mengo. Mas pra esquerda tudo é política.

        • Intenção do Arthur = Zoar, curtir com a cara, achincalhar e esculachar os “Antis” tanto os de “dentro” quanto os de “fora” da Nação.
          Além de atentar para o momento esportivo e a realidade do momento Flamengo…
          Já intenção de comunicar tá mais pra “Central da bola na Rádio Globo” com o Luiz Penido enquanto o Arthur está mais para o “Pop Bola na Rádio Globo” onde a informação está em 2º lugar… e a zoação em 1º claro….
          Relaxa e deixa o Arthur na dele, divertindo a quem se interessa e tem condição de entender e rir com sua não coloquial e rebuscada linguagem sempre ácida e mordaz…
          Relaxa brou…
          Mengão sempre !!!

      • Analfabeto funciona?!?!?? Eu???

        Olhe o que vc escreveu:

        “Se não gostou para de passar recibo de “analfabeto funcional” e fica lendo as páginas do Báscu, Foguinho, Flores…”

        O certo seria:

        “Se não gostou, PARE de passar recibo de “analfabeto funcional” e FIQUE lendo as páginas do Báscu, Foguinho, Flores…

        USE VÍRGULAS E CONJUGUE VERBOS DE MANEIRA CORRETA.

        • Analfabetismo funcional:
          “”È a incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender textos simples. Tais pessoas, mesmo capacitadas a decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças, textos curtos, não desenvolvem habilidade de interpretação de textos.””

          Fica chateado não…
          Você talvez seja o primeiro que me recordo de se DIZER Rubro Negro e se incomodar com um texto do Grão Mestre o inimitável Arthur Mula…
          Um dia você aprende o sentido de um texto “inteligente, sarcástico e irônico no último”…

          Você até pode se achar Rubro Negro, mas de Rubro Negrismo Mordaz, inteligente e puramente carioca…

          Sabe nada inocente.

          Mengão sempre !!!

      • Isso aí, Carlos. Nem todo mundo entende, os textos dele são geniais

    • Eu acho os textos dele muito bons. Acompanho desde a época do globo esporte. O que mais me interessa em continuar lendo os textos dele é exatamente por conta das palavras rebuscadas e pelo escárnio. Acho muito arroz com feijão esses textos simplórios e insossos. Mas respeito quem discorda.

  • O Mengão precisa manter os pés no chão e o foco, pois o o importante mesmo é a Libertadores. Claro, se ganharmos o carioqueta de merda, tá valendo, mas o certo é voltarmos a ser protagonistas da América. SRN!

  • Tinha que fazer aposta com o blogueiro do Botafogo. Quem ganhar, escreve na coluna do outro!

  • Parabéns por mais um texto Phodástico, humilhante e achincalhador do nosso Colunista Mor o brilhante e “humildão” Arthur.

    Grande abraço Digníssimo Mestre !!!
    Mengão sempre !!!

  • Golear sempre é bom.

    Nosso grupo tem 2 times razoáveis (Madureira, ßoavista).

    Tem 2 times horrorosos (Macaé e Nova Iguacu)

    E tem o Botafogo que está pouco se fudend… pro carioca. Alias se fosse o Flamengo colocando reserva e priorizando outra competição ia ser um choro generalizado.

    • Mas serão eliminados pelo colo colo.

      • E virão com os “faíscas” titulares o que valorizará mais ainda nossa vitória e eliminação do “Menor do Rio”.

        Saudações.
        Mengão sempre !!!

    • Pois é, Flamengo escala os reservas e sai matéria em tudo que é Jornal, na mesma hora a Globo liga para os dirigentes, criam crise na gavea.

      • Pois é…

        Só se interessa na gente nesse carioqueta

        • Ainda ganhamos a mesma cotas desses times que de dizem grande.

Comentários não são permitidos.