O ilusionista

Compartilhe com os amigos

4 gols marcados em 3 jogos. Realmente, o início de temporada de Paolo Guerrero está sendo avassalador, e o ‘oba-oba’ em cima do astro peruano só aumenta.

O cara está mostrando bastante disposição nessas primeiras partidas, não se esconde das jogadas, parou de chorar com a arbitragem, e está chamando a responsabilidade, quem diria, até pênalti tá pedindo pra bater… Realmente é um panorama animador.

Não quero aqui bancar o estraga prazeres, ou o colunista ranzinza, mas acredito que ainda seja muito cedo para tanta badalação da galera em torno do nosso centroavante, precisamos segurar a onda para não cometermos os mesmo erros do passado.

Conhecemos muito bem as limitações do camisa 9 rubro-negro quando o assunto é bola na rede, e aprendi na prática que  não devemos criar falsas expectativas sobre Paolo Guerrero, será que ele conseguirá manter a boa média de gols que está tendo quando for pra valer?

Na última partida ele fez o seu papel de centroavante, marcou 2 vezes, mas não podemos esquecer que no primeiro 80% do gol foi do Pará, e o segundo foi em uma cobrança de pênalti. Poderia ter feito um hat-trick se não tivesse furado dentro da pequena área, sorte que o Mancuello estava lá pra conferir.

E tudo isso contra o poderosíssimo Nova Iguaçu, a fragilidade dos adversários no Campeonato Carioca é absurda, o que ajuda o serviço dos centroavantes dos times de maior expressão, resta saber se contra equipes mais fortes Guerrero continuará artilheiro.

Vale ressaltar que ano passado o incrível Marcelo Cirino foi o artilheiro do Flamengo no FERJÃO com 7 gols, e em 2015, o mesmo Cirino foi vice artilheiro da competição com 9 gols. De nada adiantou, após o estadual Cirino passou vergonha nas duas temporadas.

Enfim, não estou cornetando o Guerrero não, ele está trabalhando bem, e quem sabe poderá recuperar o investimento feito pelo Flamengo, eu estou cornetando é o torcedor ‘geração cheirinho’, que já começou a se iludir com meia-dúzia de gols no carioca.

O problema é que esse torcedor não se rasgará de raiva caladinho caso as suas desleais expectativas não forem confirmadas, aposto que ele começará a fazer inferninho. Essa bipolaridade não faz bem ao Flamengo, e pode conturbar o ambiente.

Deixemos as coisas acontecerem naturalmente, torço tanto quanto vocês para que o tão aguardado sucesso do peruano venha à tona, tomara que ele meta 50 gols na temporada provando de uma vez por todas que é mais competente que o Hernane Brocador, e que vale 800 mil reais mensais.

Mas precisamos urgentemente deixar de lado essa bipolaridade crônica, onde sofremos por antecedência, e festejamos com ainda mais antecedência. Por favor, não se iludam…

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga

Siga no Twitter:  twitter.com/DungaVinny (@DungaVinny)

Curta no Facebook: facebook.com/ColunaDoVinny

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Fala awe galera, eu acho q o Guerrero se tratando de futebol sul americano é um dos melhores, ou seja, nós temos um dos melhores centro avante disponíveis no mercado,eu acho q o problema foi a badalação q foi criada em cima dá contratação dele, pareceu q a gente tava trazendo o Ronaldo ou o Romário no auge dá carreira, é o Guerrero quando não correspondeu à essa expectativa sentiu a pressão.Eu não concordo é com o salário que ele ganha, eu acho um absurdo, tem q pagar 1 milhão pro Ibrahimovic não pro Guerrero, mas apesar disso, ele ainda é bom, é cascudo e vai ser mt importante na libertadores, ele só precisa de confiança, vamos dar essa moral pra ele, eu boto fé esse ano. SRN.

  • Texto perfeito principalmente quando fala da dipolaridade…… quando faz a coisa acontecer fica bem com todos….. mais e so as coisas apertarem que naoo sabemos qual guerreiro ira entrar em campo …

  • Eu queria saber se esse valor de 800 mil que foi citado no texto corresponde só ao salário ou se tem algo mais incluso.

  • Nunca está bom, torcida muito exigente. Vasco e Botafogo estão caindo pelas beiradas. Os grandes de SP estão penando para ganharem e até sendo derrotados. O time está encorpado e a bola está chegando mais e acho que 11 gols não são a toa. Esse ano o Fla está entre os 4 melhores elencos do País.

  • Vinny, Acho que o Guerrero tem uma função até maior do que ele teria habitualmente.
    A forma como ele consegue segurar uma bola de costas para o Gol, a forma como ele disputa bem uma bola no alto facilita a boa atuação de muitos jogadores, como Arão, Diego e até Mancu atualmente. Apesar de até hoje não ser O HOMEM-GOL da equipe, seu jogo ajuda no crescimento de outros jogadores e faz com que acabemos por ter uma estatística de gols bem distribuída. Porém, é sabido que por ser um atacante de peso e ter sido contratado por um valor exorbitante, ele precisa sim fazer mais gols.
    Porém, também deve-se notar que ele no Corinthians não era o cara que fazia gol toda hora tbm, porém mantinha uma boa média, alcançada (ou ultrapassada, não me recordo) por ele no flamengo no ano passado, mas seus gols eram sempre muito decisivos no Corinthians.
    Posso estar equivocado, mas vejo ele como um ótimo centralizador, um cara que atrai as marcações e libera com maestria a entrada de outros caras, mas ele precisa sim manter essa regularidade no Brasileiro.
    Vinny, confesso ser um dos que pararam de ler as suas colunas há um certo tempo, hoje o título me chamou a atenção, e meus parabéns, foi muito sensato, mesmo tendo um outro ponto de vista, você colocou o seu de forma inteligente.

  • O Vinny fez alguns textos que eu não concordei, mas esse foi bem feito. A empolgação é nítida e até aceitável, afinal, nós somos torcedores do Flamengo, um clube rodeado de misticismo. Entretanto, é muito cedo para já avaliarmos o Guerrero, e não só ele, mas outros jogadores que estão se destacando, como o Mancuello e o Trauco. Vamos aguardar e torcer para que o Guerrero faça o seu melhor ano no Brasil nesse 2017.

  • Texto muito consciente, e isso mostra como era a torcida antigamente.

    Tal qual a consciência política da população brasileira, onde os eleitores de hoje não são como os de antigamente, pois hoje têm mais informação que se alastra pela internet e redes sociais (salve a globalização!), assim tb o é a torcida do Flamengo, que já está enojada de tantos outros incompetentes que passaram pela Diretoria do clube (Kleber Leite, Edmundo S. Silva, Márcio Braga, etc).

    Hoje em dia a torcida flamenguista amadureceu muito, hoje há um bom senso muito maior que em épocas de outrora, e isso é revigorante quanto temos uma torcida coerente e alinhada com essa Diretoria sem igual, que veio pra nos trazer um novo patamar.

    Claro que corneteiros sempre vão existir, mas hoje temos um Flamengo e uma torcida mais amadurecida, inclusive os antis já perceberam essa mudança, e isso nos traz orgulho e satisfação.

    Orgulho dessa Nação que não é mais como antigamente, que não é mais aquela Diretoria de antigamente, hoje somos amadurecidos.

  • Rapaz…O cara tem mandado bem demais nessas últimas colunas.Que texto heim, Vinny!!!

  • Também penso assim, excelente texto Vinny ?.

  • Ótima análise!
    Tanto ele quanto Zé Ricardo não são confiáveis. Nosso profexo ja começa a demonstrar sinais de que vai voltar com essa bomba chamada MA.
    Guerreiro furou bisonhamente, simplesmente ridículo. Marcio Araújo fez um lançamento e já estão considerando ele um craque!
    Vamos ver se nos classicos e na Liberta esse “enganador” vai mostrar que vale essa fortuna.

  • Ai o cara falar fica comemorando vitoria contra o Rezende, boa vista ,bangu meu caro pode ser contra o tabajara fc se o mengão ganhar vou comemora se o fla for desputa par ou inpar vou torcer pra ganhar
    Claro que o ferjão não serve de parâmetro e logico pra os campeonato que vamos disputa só serve pra entrosa o time

  • Prá mim Guerrero será como sempre foi… Jogos bons e jogue ruins, como qualquer jogador. O time em si melhorou e é natural que ele suba de produção com o resto da equipe. Sobre gols, não tenho números em mãos mas sou capaz de afirmar que se ele cobrasse e convertesse nossos penais no último brasileirão, brigaria pela artilharia. Geralmente os artilheiros batem pênaltis.

  • Fanboys do Guerrero:

    – Guerrero perde um zilhão de gols na cara: “nunca foi artilheiro”
    – Guerrero faz gol: “critiquem o Guerrero agora, modjinhassss”

    Estou mentindo?

  • Vinny, vc estava com o dedo coçando para dar uma cornetada, neh?! kkkkkkk!

    Brincadeiras a parte, Eu não tenho visto muita gente empolgada com o Guerrero em si, mas sim pelo fato do time estar em caminho daquele futebol apresentado em nossa melhor fase no Brasileiro. Além disso, a empolgação em torno do Mancuello está maior do que qualquer outro.

    Sobre p “torcedor cheirinho”, é complicado mesmo, mas é cultura do Flamengo essa bipolaridade. Atrapalha muito, mas é assim Flamengo é Flamengo e nos odeiam. Não gosto, mas aceito.

    • HAHAHAHAHAHA
      Mas peguei leve, po…
      Cara, nas redes sociais o oba-oba foi grande, hein.
      Entendo que tá no DNA rubro-negro essa bipolaridade, mas passou da hora de nos conscientizarmos.
      Enfim, segue o jogo.
      Abraço! SRN!

      • Bipolaridade chata pra kct, concordo. Apenas aceitei, mas se formos começar um movimento contra isso, estou dentro.

  • pior que esse comunista fraco acaba influenciando uma galera que é mente fraca…guerrero joga muito….e não tô falando pelo bom início de temporada…futebol dele cresceu muito com a chegada do diego

    • Não sabia que o Vinny Dunga é adepto ao Marxismo.

      Poxa, Vinny.

      • HAHAHAHAHAHAHAHA
        Essa é nova…
        E essa galera fraca que ele se refere deve ser a que não lê o texto, não sabe nem do que tá falando, e já da opinião.
        Ler faz bem galera!

        • Senti que foi um indireta

          • De leve…
            HAHAHAHA

      • Né não, é só BABACA, SEM IDEOLOGIA !!!

        • Poxa, amiguinho. Não precisa ofende-lo.

      • Colunista danadinha

  • Tal d vinny dunga muito fraco….a galera só mantém ele no coluna do Flamengo Por que é polêmico… só que a cada 10 textos 9 é só abobrinha

  • Vinny, acredito que não há oba-oba, esse negócio de cheirinho é uma brincadeira que não vingou, entenda assim, da mesma forma que premiam os goleadores com a palavra “gol” no final do nome, Alecgol, Gabigol…e ai vai, ou seja enquanto fazem os gols o nome permanece, quando a fase é ruim ai já cornetan, esse é o futebol e só cai nessa os “inexperientes” da bola. Pra começar, falar de Guerreiro é um pouco complicado caro amigo, um jogador que domina “torpedos” no peito, escorado no meio de zagueiros “troncos”, e ainda sai jogando, merece no mínimo mais “elogios”, o fato de “perder gols”, não o define como um qualquer ou coisa assim, existe uma coisa no futebol muito importante e que temos que compreender e nos adaptar, a famosa, fase, como na vida há tempo para todas as coisas, portanto Vinny, é melhor aceitar que temos talvez o melhor na posição no Brasil, todos os clubes gostariam de ter o Guerreiro vestindo a 9, e por “engenharia” de nossa diretoria conseguimos, as vezes o torcedor age da seguinte forma amigo, quando não tem reclama, quando tem reclama, é preciso deixar de lado essas formalidades sem sentido algum e compreender que futebol não é ciência exata, e que nem as vezes no mundo virtual conseguimos o que queremos não é mesmo, é fato que fizemos alto investimento pelo peruano, mas analise, coisas boas costumam ser mais caras!

    • Paolo Gol-rrero

      • É bem isso Agnaldo…

    • Boa Luiz! Concordo com vc…
      Não podemos impedir o torcedor de comemorar a fase, seja ela qual for… Devemos comemorar quando?? Futebol é momento, o hoje e agora!!

      • Perfeito AMRS, são ingredientes que o futebol proporciona, a sátira…etc…tudo dentro de uma civilização, jogador de futebol já é calejado para não entrar nessa, publicar matérias sobre tal tema é até mesmo infantilidade! Abraço!

      • Po cara, falam tanto que Carioca não vale nada, mas comemoram partidas contra Boavista, Macaé, e Nova Iguaçu… Vai entender…
        Acredito que devemos comemorar coisas grandes, do tamanho do Flamengo, não?

        • Você não comemorou as últimas vitórias?

        • Sim, e acredito q iremos comemorar…. Mas assim como estariam metendo o pau na gente se estivéssemos cambaleando (Vascu)… Tb temos o direito de comemorar esse início (tirar sarro, acabou o Caô, e assim vai)… Levo de boa a empolgação…
          No meu caso, falando individualmente, sei que essas vitórias não significam muita coisa (adversários frágeis)… Mas torço para o time manter os pés no chão e continuar jogando esse futebol contra adversários de peso.

  • Concordo com o texto. E vou além. O típico torcedor modinha/corneteiro mete o pau porque o time perdeu em jogo treino, depois começa a achar, após uma goleada no estadual, que uma nova “geração Zico” está surgindo….
    Times Campeões são feitos de estabilidade de técnico, estabilidade de elenco, e é isso que o Flamengo está buscando.
    Subida de produção gradual, para chegar nas fases decisivas no ápice da forma física, técnica e tática.
    Assim são forjados os campeões.
    O que o time precisa fazer agora é esse aprimoramento e consolidação, para extrair o máximo da performance no momento certo. E então, na hora da verdade, mostrar a todos os demais qual é o galo que canta no galinheiro.

    • Excelente análise!
      Parabéns Bruno!
      Abraço! SRN!

    • Bruno esses que chamam de “modinha”, são aqueles que ao menos sabe o que é um 4-3-3 cara, não vale apena publicar matérias com esse teor e contra esses torcedores descompassados, o que é importante ressaltar nessa temporada é que começamos com uma base que já era sólida, e acrescemos mais algumas peças que nos tornaram sem sombra de dúvida mais fortes, o que dá pra avaliar nesse inicio de temporada é a forma como o grupo interpreta esse começo, sempre muito concentrado e objetivo, independentemente do adversário, é isso que queremos, não existe jogo fácil, seja carioca, paulista, amador ou qualquer outra competição, existe, respeito, seriedade, comprometimento e objetivo, ingredientes que tornam sim, dentro de campo o mais forte no mais forte, se sobressaindo sobre os adversários, quanto a parte tática, já se nota uma certa evolução em vários posicionamentos do campo, e até mesmo o questionado Marcio Araujo, voltou com tudo, Zé Ricardo pretende a partir desse ano fazer seus volantes saírem alternadamente, como fazia na base, podemos reparar que Marcio Araujo “agrediu” mais o campo adversário e talvez por isso fez uma boa exibição, pra mim esse é um dos desafios, acredito que falta muito mas estamos a passos largos para fazer um futebol forte!

    • O pessoal não sabe que coisas sólidas levam tempo para serem fundamentadas…

    • MODINHAS, É O CACETE. o nome disso, é PAIXÃO Rubro negra, o que, mesmo, nas adversidades, nos faz FORTEA !!!

  • Tenho certeza que esse ano o Guerrero vai ajudar o Flamengo tanto.. que ano que vem ele não está mais no Flamengo! Vai deitar e rolar.
    Se Mancuello e Diego, e o novato Bérrio jogar.. pode ter certeza.. com a Técnica dele.. ele vai se dar muito bem!

    • Oremos…

      • Respeite e exclua de suas ironias, a quem você “ora” !!

  • Não entendi o sentido desse texto. O início do peruano é muito bom, dá pra ver que ele está mais leve, mais animado e mais entrosado. Não é questão de oba-oba.

    Sobre os gols, ele já foi muito cornetado por fazer poucos gols, agora que ele faz está cornetando se foi gol fácil ou não? Ele é um definidor de jogadas e as jogadas estão saindo com frequência, ele está cumprindo seu papel.

    Esse texto me lembrou de quando você cornetou o Rodinei nos 2 primeiros jogos do ano passado.

    • Eu nem li o texto, e nem vou ler.

      Mesmo sendo criticado, Paolo tem uma média de 0,5 participações em gols por partida. É uma média excelente, assim como a de Berrío. Ele é muito criticado pela quantidade de gols que perde, e isso não deixa de ser uma verdade, pois ele poderia ter chegado a um número de gols bem maior. Contudo, taticamente é um jogador sublime, que se movimenta, luta e dá muita opção de infiltração.

      • o texto nao eh sobre o jogador em si , mas sobre o oba-oba causado

        • E eu apenas respondi o riquíssimo comentário do meu amigo Wendson.

      • Taticamente o Márcio Araújo é sublime também, se movimenta, luta, e ainda custa 20% do Guerrero.

        • Só que tecnicamente não vale 10% do peruano.

          • … Que não faz 50% dos gols que Hernane fazia.

            • O mesmo Hernane que está no poderoso Bahia?

              • Ele mesmo, aposto que se voltar ao Flamengo ganha a vaga de titular em 3 semanas.

                • Ganha nada. O estado de graça já passou.

                  • E o do Guerrero, vem quando o estado de graça?

                    • Já está iniciando, inclusive, de 2015 pra cá tem 0,5 de média de participações em gol.

                    • Craque é craque, né?!

                    • Craque é o Márcio Araújo

                    • Não, Márcio Araújo é apenas um jogador taticamente sublime, que se movimenta, e luta…

                    • Se movimenta Hahahahahahaha

                  • Não falei ?

                • Hoje não teria mais lugar no elenco.

            • Acho que que você realmente não lembra do Hernane. Lembra que ele foi reserva e no pouco tempo como titular, em sua fase espetacular, só fazia gols no maracana?
              Hernane é uma merda e não faz falta alguma ao Flamengo

              • Um merda também não, mas a fase dele já passou.

          • Esquece o cara, não responde, senão, ele vai ficar, “marcando ” seus posts

      • Buenas Tardes, Jacinta (jajaja)

        Esse ano eu vejo o Guerrero mais próximo dos meias, saindo muito da área e flutuando pelos lados. Essa é uma característica muito forte do Guerrero. Antes ele ficava muito preso entre os zagueiros e tinha o papel de “ajeitar um chutão”. Claro que ele perdeu gols e isso deve ser levado em conta, mas hoje eu vejo que o Depredador está com mais fome de bola.

        • Jacinta é a tua avó kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
          Vê se para de cantar Oswaldo Montenegro no grupo kkkkkkkkk

          Concordo!

          • Hahahaha. Você gosta

  • Sinceramente,quem ta criando “oba-oba” aqui é voce.. Eu nao vi nada disso por parte da torcida ate agora. Nada comparado a chegada dele, que realmente houve. Ele ta marcando gols e jogando bem desde a reta final do ano passado. Estamos acompanhando isso, e dando seus devidos méritos, sem oba-oba ao meu ver. Claro q sempre ha aqueles torcedores q exageram, mas na sua maioria, a torcida ta dando tempo ao tempo. Acreditando e confiante como todos temos de ser, mas sem ilusão alguma.
    SRN!!!

    • nao viu nada de oba-oba? sugiro um oftalmologista.. ou dar uma olhada de pelo menos 1 minutos pelas redes sociais

      • E eu te sugiro buscar argumento, ou mudar um pouco seu ciclo social para um com pessoas com um nivel de cultura um pouco mais elevado. Pq os unicos que eu vi de oba oba ate agora, inclusive em redes sociais, foi parte dos mesmos torcedores sem critério e conhecimento em futebol.

        • entao esses torcedores sem criterio e conhecimento em futebol sao maioria certo? ate pq sao eles q saem na midia sempre…. va até o twiter e o facebook e vc vera do q falo

          • Eu vou, e estou, como eu disse. Como disse tbm que procuro manter um ciclo social com nivel cultural um pouco maior. Mas nao adianta explicar. Vc disse as mesmas coisas, usou os mesmos argumentos (falta dele) e me fez ser repetitivo. Não vale mais a pena dar sequencia nessa discussão.

            • tudo bem.. se quer ser arrogante eh problema seu

            • positivo !!!

        • Vlew

    • Você usa redes sociais, Rafael?

      • Sim. E como eu disse, há as excessões. Mas nada que chegue a ser oba oba. Vejo o pessoal mais consciente, mais maduro em relação ao Guerrero.

        • Tomara!

      • O “DONO DA VERDADE” aff. Tirem o espaço desse mala , por favor !!!

  • Vynni na moral essa sua implicancia ja esta chata…. esta com jeito de paixão não correspondido. … nem perco tempo lendo seu texto. … alias vc deve ser um Vascaino jogando cal no Guerreiro, só pode! Tenta escrever sobre outro jogador….
    Chato p C@r@lho

    • Não perde tempo lendo o texto mas perde tempo comentando e participando.
      Volte sempre!
      P.S.: Guerrero, sem ‘i’, por favor. Não é possível que vocês não aprenderam a escrever o nome do cara certo, pelamor…
      Leia mais André, vai te ajudar!

      • Deve ser porque não ficamos “fissurados” pelo cara… assim como você.

        • Amigo, a questão hoje nem foi o Guerrero em si, ele está fazendo o seu papel.
          A questão de hoje é o ‘oba-oba’ da galera tão cedo.
          Sacou?
          Leia o texto cara, você entenderá!

    • Já sei,levantou “do lado esquerdo da
      cama” tropeçou nela, descalço, comeu jiló cosido, com suco de limão no
      desejum ? NÃO, então, tu, é realmente, chato bagarai !!!

  • Aí;
    escreve um dia um texto que preste
    assim, talvez eu fique animado ou não!

    • Tu é do TRN?

  • Eu destacaria dois parágrafos desse texto:
    1º: “Na última partida ele fez o seu papel de centroavante, marcou 2 vezes, mas não podemos esquecer que no primeiro 80% do gol foi do Pará, e o segundo foi em uma cobrança de pênalti. Poderia ter feito um hat-trick se não tivesse furado dentro da pequena área, sorte que o Macuello estava lá pra conferir.” – Uma das características do Centroavante é ser o finalizador das jogadas, não o criador. Então, se esse parágrafo teve o mínimo de intenção de desmerecer o papel de centroavante que o Guerrero tem feito nesse início de ano, penso que devemos repensar nosso entendimento sobre futebol. 80% de um gol não muda placar se não for complementado pelos outros 20%. Sobre o segundo gol ter sido de penalti: Se o penalti tivesse sido batido pelo goleiro, seria relevante ? Atacante tem que bater penalti mesmo.

    2º: “Deixemos as coisas acontecerem naturalmente, torço tanto quanto vocês para que o tão aguardado sucesso do peruano venha à tona, tomara que ele meta 50 gols na temporada provando de uma vez por todas que é mais competente que o Hernane Brocador, e que vale 800 mil reais mensais.” – Aqui, a discussão é apenas sobre a hipótese de ele ter que provar de uma vez por todas que é mais competente que o Hernane Brocador. Ora, O Hernane Brocador só foi tão competente quanto dizem, pois teve jogadores que faziam 80% dos gols por ele. Até aqui, um sinal bem forte de contradição do colunista, não ?
    Hernane foi importantíssimo para o Flamengo na temporada que defendeu o clube, mas em vias de comparação, não dá pra colocá-lo em disputa com o Guerrero.

    Tirando esses dois pontos, concordo que não há motivos para euforia desenfreada nesse início de ano, porém, as atuações até aqui defendem que a performance do Guerrero em relação à equipe e individualmente melhoraram e muito. Fruto do entrosamento do grupo e da pré temporada bem feita ? Talvez. Só a temporada poderá nos dar uma resposta.

    Mas do mesmo jeito que não dá pra ser eufórico, não dá pra fazer matéria tendenciosa quando a equipe está funcionando de maneira agradável, como se vê de início pelo título do texto e por esses dois parágrafos que destaquei.

    No mais, um abraço a toda à equipe do Coluna do Flamengo ! SRN.

    • Fala Doutor!
      No primeiro parágrafo você esqueceu de falar sobre o trecho:”… Poderia ter feito um hat-trick se não tivesse furado dentro da pequena área, sorte que o Mancuello estava lá pra conferir.”
      Ué, esse não seria o papel de um centroavante?
      Sobre o segundo parágrafo citado, vale ressaltar que Hernane, o Brocador, jogava com Carlos Eduardo, Amaral, & cia. ao seu lado, e ganhava 3 balas juquinhas de salário.
      Bom, trata-se de uma coluna, opinião, amigão, será tendencioso, não tem jeito.
      Um abraço! SRN!

      • Na verdade não esqueci do trecho. Afinal, se todos os bons lances de ataque em que atacantes fossem deixados em ótimas condições de finalização e acertassem, todos seriamos muito mais felizes. Talvez deixássemos até mesmo de cornetar os atacantes, tamanha a perfeição. Lances como aquele acontecem com qualquer atacante, e continuarão a acontecer, mesmo sendo o papel do centroavante colocar a bola na rede.
        Como eu disse, o Hernane foi importantíssimo na temporada em que atuou pelo flamengo, mas se assistirmos a uma coletânea de gols do Hernane em vídeo, veríamos que 80% dos gols dele aconteceram de assistências como a do Pará para o Guerrero. É a vida do atacante, não dá pra fugir muito disso. O centroavante sempre vai fazer aqueles 20% do gol. Alguém tem que deixá-lo em condições de fazê-lo.
        Tecnicamente, Guerrero é muito mais jogador que Hernane. Em termos de aproveitamento com a camisa do Flamengo, Hernane talvez tenha alguma superioridade nos números. Mas ao fazermos tais comparações, ficamos sempre à mercê de algum outro atacante. Guerrero tem menos gols que Hernane, que tem menos gols que o Obina, que tem menos gols que algum outro atacante com passagem pelo Flamengo.
        Hoje, o momento é de Guerrero no Flamengo, e cabe a nós torcedores apoiá-lo, e comemorarmos a evolução dele (ainda que contra times pequenos), e cobrar quando for necessário. E pra início de temporada, não vejo a cobrança como necessária.
        Sobre a questão do salário, eu particularmente não acredito que o valor pago a um atleta deva ser parâmetro pra cobranças demasiadas. Cobraria o mesmo do Guerrero e do Leandro Damião em termos de contribuição ao time. Mas respeito a tua opinião.
        Sobre aqui ser uma coluna e consequentemente ser munido de opiniões, tendenciosas ou não, respeito muito o teu trabalho e toda a equipe do Coluna do Flamengo, só não esperava que esta publicação viesse tão cedo.

        Abraço! SRN.

        • Boa Doutor!
          Concordo em partes…
          Essa publicação veio cedo pq o oba-oba veio cedo também!
          Mas aguardemos, tomara que o Guerrero arrebente na temporada.
          Abraço!

          • Hernane tem meu respeito pois foi muito importante numa das piores fases do clube e ajudou MUITO na improvável conquista daquela Copa do Brasil. No entanto não dá prá comparar. Se você prefere um goleador escola Hernane (isso se ele voltar a fazer aquele caminhão de gols). Se você prefere um jogador que ajuda numa tabela, numa triangulação e deixe seus gols quando possível, escolha o Guerrero. Só uma pergunta: Hernane seria titular na seleção peruana?

  • Parei de ler em “80% do gol foi do Pará”

    • mentiu?

      • Se mentiu ou não, eu não sei. Mas que se equivocou, sim.

  • Sabe aquele comentário: “acho que ele…”
    Passa um mês, dois meses, três… No sexto mês ele fica 3 ou 4 partidas sem marcar. Aí vem o cara e diz: “Eu não falei?”

    O cara é criticado na fase ruim e na fase boa. Acho que ao invés de criticarmos alguns jogadores e pedirmos pra saírem, deveríamos era trocar alguns torcedores, o que acha?

    • axo q o q ele quer chamar atençao nao eh a situaçao do guerrero em si, mas toda empolgação exacerbada e desnecessario em cima de inexpresivos

      • Certo, digamos que o texto seja uma crítica ao “oba-oba” e não propriamente ao jogador. Mas o “oba-oba” tem sido maior com Guerrero ou Mancuello?

    • Boa

  • Bom, deixa eu ver se entendi: não é para ficar alegre com os gols e bom desempenho, mas tb não é para ficar triste se ele for mal, ou seja, a torcida deve ficar indiferente… é isto!? Vc quer a torcida indiferente!!??
    Tá, vou tentar não ficar animado qdo vc escrever um texto bom, pois tá difícil concordar com os ruins.

    • nao eh isso cara… eh pra nao ficar empolgado demais qnd vai bem e nao axar um desastre total quando vai mal…. equilibrio entendeu?

      • Flamengo é, historicamente, isso mesmo. Quando vencemos 2 ou 3 partidas seguidas, já queremos o mundial. Quando são derrotas seguidas, é o caos instalado. …. Faz parte dá nossa torcida esse lance de tudo ou nada. Flamenguista não nasceu pra ser morno (indiferente). É sangue nos olhos 24h por dia. SRN

        • Isso lá também é verdade…

        • entendo isso sim, tbm ja fui assim… mas isso eh prejudicial, nao se pode negar

    • Vou te explicar…perder para o Vila Nova não quer dizer nada, ganhar do Nova Iguaçu não quer dizer nada, mas para “alguns” torcedores perder para o Vila Nova significa que o time é uma pereba, que não vai ganhar nada nesse ano e que será um 2017 de sofrimento, para esse mesmo grupo de “torcedores” ganhar do Nova Iguaçu de goleada = Flarcelona, Zé Ricardiola e quanto será o ingresso do mundial? Guerrero não faz gol: Caneleiro, preferia o Dimba, manda de volta pros gambás etc… Guerrero faz gol: Deus, mito, estou digitando de pé…. Entendeu?

      • Na mosca….

      • Não quer dizer nada? E a cabeça do rodrigo caetano e do ZR que tava a prêmio por uns e outros no site?
        Sabe qual o esporte favorito dos cronistas esportivos da internet “moderna”?
        Nem precisa responder: Acertou! Eu li sua mente. SRN!

        • nao quer dizer significa q o valor da derrota nao tem importancia , mesma coisa q a vitoria contra nova iguaçu. O exemplo q vc deu( cabeça do rodrigo e zr) eh algo errado, causado por causa dessa bipolaridade irracional q toma conta dos torcedores q sempre agem nos extremos

          • Exato, são resultados que não servem como parâmetro, ainda mais em se tratando de início de temporada. Se ganharmos de forma convincente de San Lorenzo, Atlético Mineiro, Fluminense, Palmeiras e tals aí sim vamos entrar na pilha, até lá, pé no chão. SRN

            • sim…uma pilha um pouco comedida espero rsrsrsrsrs

    • Fala Leandro!
      Então, se o bom desempenho for contra times como o Nova Iguaçu, é bom esperar um pouco para ver se continua bem contra equipes mais fortes.
      É essa a questão…
      Não precisa concordar, meu caro, a graça aqui é justamente o debate, relaxa!
      SRN!

      • Vinny,
        jóia, eu gosto dos teus textos, o pessoal corneta um monte, mas eu acho eles descontraídos e divertidos;
        ainda assim, raramente concordo, mas, desta vez, eu usei o termo concordar como eufemismo,
        mas é difícil atenuar hein, tua lógica é muito louca, perceba:
        vc não quer a galera pululando com as vitórias e nem cornetando muito com as derrotas,
        por isto vc resolveu reinventar a roda e então passou a cornetar na vitória,
        para ser coerente só falta comemorar as derrotas: “Urra! eu estava certo, o Guerrero é mesmo um pereba! Viva!”
        engraçado, você critica a torcida bipolar, mas seus textos todos são muitos exagerados… e talvez aí é que resida a graça,
        do futebol, do Flamengo e a sua… por fim, aquela coisa de “cheirinho” do ano passado eu achei de um gosto pra lá
        de duvidoso, coisa muito esquisita para mim, mas tá valendo.

    • é meio maluco isso!! rs

  • Eu acho que esse caríssimo comentarista está sim cornetando ou se quiser abutreando. Chega de mau agouro, pombas.

  • Endeusador de pereba, por isso que você tem raiva do Guerrero, ele não é ruim suficiente para você venerá-lo, talvez se fosse o Val Baiano…

    • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Fatality!

    • Bom, talvez seja ruim o suficiente para você venera-lo.
      ‘Os anos passam, se passam jogadores, mas fica tu Flamengo, e eu não paro de te amar…’

      • Você só ama o Márcio Araújo, isso sim! KKKKK

  • Revendo mais uma vez a “tabelinha do Ednei”:
    – Atacante: fator 1/4 (1 gol a cada 4 partidas) = até R$ 250mil.
    – Centroavante: entre 1/4 a 1/3 = de R$ 250mil a 500mil.
    – Artilheiro: entre 1/3 a 1/2 = De R$ 500mil a até 750mil.

    Ou seja: ele não é “obrigado” a ser artilheiro, mas terá que apresentar ao menos um rendimento de pelo menos 1 gol a cada 3 partidas. De fato, ele começou bem o ano e deverá aproveitar bem o Estadual para aumentar ao máximo a cota de gols por partida. Senão, EU mesmo pegarei no pé dele… &;-D

    • espero q essa cota de gols ai seja por libertadores, copa do brasil e brasiileirao

      • Também! Mas se não conseguir, ao menos que faça bastante gols no Estadual… &;-D

    • Eita, você mesmo vai pegar no pé dele?

      Aí vai ficar mal mesmo pro Guerrerao em, insuportável mesmo.

      Será que ele aguenta? Fiquem ligados.

      • Não vai dar pra ele não, muita pressão.

    • Boa Ednei!

    • Ele tem uma média de 0,5 participações (gols e assistências) em gols por jogo. Está valendo o preço?

      • Considero a participação mais como um “adicional” a que “produto”. O que importa mesmo são os gols! &;-D

        • Assistência não importa?

          • Importa sim; mas não é a protagonista… &;-D

  • O pior eh quando vc toca nesse asssunto de oba-oba e o pessoal faz um chilique da porra , parece q vai acabar o mundo

    • Verdade!

  • Concordo plenamente com o colunista quando cita a bipolaridade do torcedor. Também tenho a impressão que o mesmo torcedor que fica em êxtase com uma boa vitória e já projeta glórias por causa disso, também pede “barca” quando o time perde e brada que a diretoria é amadora…

    • infelizmente isso eh um grande mal…. isso tem q ser erradicado da nossa cultura… nao afetaa so o futebol mas os outros esportes tbm vide olimpiadas( desprezo total com os atletas q nao ganharam medalhas )

  • Dá pra ler esse texto ou ele tá com o selo Vinny Dunga de qualidade?

    • adivinha…

      • Complicado

    • Leia…tire suas conclusões, sem rótulos…

      • Já li muitos, estou traumatizada. Os amigos do Coluna podem me ajudar

        • Poxa…

          • Desculpa, as vezes eu consigo ler, hoje não dá. Rs

            • Se você ler entenderá que a crítica não é pra cima do Guerrero, e sim pra galera aí…

              • Vou deixar pra próxima.

                • Fã é fã, entendo…
                  Eu, por exemplo, sou fã do FLAMENGO.

                  • Não entendi.

                    • Tu é fã do cara, po!

                    • Sou sim, e daí?

                    • Eu sou fã do Flamengo.

                    • Você deve ser o único.

                    • Mentira, você é fã do Márcio pereba Araújo.

    • Sim, tem aquele selo reluzente.

  • Poxa Vinny, agora você está parecendo torcedor mimimi… o cara já foi bem o ano passado, melhor ano da carreira dele, este ano vai ser ainda melhor.
    Vamos apoiar!
    ¡Avante Guerrero!

    • foi bem nas ultimas 10 rodadas e olhe la em… vamos com calma.. todos somos flamengo e qeremos q ele arrebente

    • Fala Amigo!
      Estou na torcida, tanto quando você, para que ele arrebente, e ele começou muito bem.
      A critica, na verdade, é em referência a badalação que estão fazendo por tão pouco até agora, vamos com calma… Sacou?!
      Abraço! SRN!

      • tendi, vamo q vamo intaum!
        avante mengão!

  • tenho q concordar.. essa bipolaridade e oba-oba me incomoda muito… pessoal nao tem noçao da influencia q isso causa no vestiario

  • Pessoal reclama do Vinny, mas eu entendo perfeitamente suas colocações e concordo com muitas delas, acho que tem um povo que vai no embalo, que lê o texto com má vontade por puro preconceito. Final do ano passado uma imensa parte da torcida queria que o Flamengo negociasse o Guerrero, agora uma grande parte da torcida já chama o cara de guerrerão da massa, ou seja, muito torcedor vivendo de extremos, se o cara não faz muitos gols é uma bosta, se faz alguns gols é craque, tudo muda com poucos meses ou dias até…será que é demais pedir pé no chão? Infelizmente uma parte da torcida não sabe o que é isso, só sabem viver nos extremos.

    • Perfeito Agnaldo!
      É exatamente isso…
      Valeu! SRN!

    • de fato , quantas vezes ja nao vimos quando o flamengo vence todo mundo eh o melhor do mundo e quando perde geral eh o pior do mundo? Falta realismo, pés no chao

      • Desculpe mas o texto é bipolar e fala da nossa vulga bipolaridade de exaltar e não exaltar o Guerrero, mas também sugere e insiste em dizer a surpresa de ver o peruano fazendo gols, tanto que o título do post é o Ilusionista.
        Sinceramente, o cara é bom de bola, muito acima da média dos nossos atacantes. Acho que diante disto devemos sugerir a troca dele pelo Aleccone…
        Texto sem propósito e que visa claramente enaltecer que não gosta do Guerrero e que usa como subterfúgio a nossa vã bipolaridade.

        • entao esqueça o texto e o guerrero e foque na repercussão desses resultados…nao eh soh o guerrero q ta sendo exaltado mas todo o time( na minha opinião isso nao eh de todo o ruim desde q quando esses jogadores joguem uma partida ruim/ flamengo perca nao fiquem fazendo tempestade em copo d’agua )

          • Roger a resposta não era pra você desculpe, eu errei na hora de comentar. Mas vamos lá, acho que não dá para não comentar este texto… muito ruim e fora de propósito, torcedores vão querer sempre vitória do que derrotas, existe exigência maior este ano, e acredito que o time está bem e o futebol fluindo. O cara faz gol e está jogando muito bem e o texto fala que não se iludam com o jogador, pois ele não é esta cocada toda. Fez gols importantes ano passado, deu assistências muito boas também, porém foi prejudicado pelo fraco auxílio dos nossos pontas e até de nossos laterais. Po falar que 80% do primeiro gol foi do Pará é bem exagerado, e onde fica o deslocamento do atacante, estar no lugar cabendo ao lateral levantar a cabeça e dar um mínimo cruzamento decente? Acho que e picuinha e coloca na conta da exigência da nossa torcida e fala de bipolaridade, ele da o recado e claramente diz não acreditem nele.
            Fala sério… vai ser corneta lá no Parque São Jorge e pedi uma troca com Romero ou Jô.

    • Ueh o cara passou metade do contrato fazendo cu doce, o que ele está fazendo agora é o que já deveria fazer a muito tempo por obrigação. Tb ninguém garante que ele vai manter essa fase por muito tempo. Quem criticava ele ainda critica, ele estar jogando bem não tira os quase 2 anos em que foi um estrume.

    • Ele esta certo em relação aos timecos que pegamos.

      Mas não lembro de termos tido tanta facilidade anos anteriores.

  • Acho que quem vai fazer 50 gols nessa temporada é o márcio araújo, confere? Deixa o cavalo do peruano andar, cara!

  • Cara pelo amor de Deus, não da só pra torcer? PQP.

    • Tá no texto:
      “…torço tanto quanto vocês para que o tão aguardado sucesso do peruano venha à tona, tomara que ele meta 50 gols na temporada…”
      Dá pra torcer, e faço isso há décadas, mas e você, amigo, tem como manter os pés no chão?
      Abraço! SRN!

      • Claro que estou com os pés nos chão, não sou fã do Guerrero como muitos, mas também não fico com essa desconfiança toda.

  • Vinny Dunga sendo Vinny Dunga…

Comentários não são permitidos.