O mês da estreia chegou! Qual será o nosso caminho em março?

Compartilhe com os amigos

Encerrado o mês de fevereiro, já podemos observar como estão trabalhando o planejamento do Flamengo. No mês que acaba, pudemos constatar que o clube tem muito cuidado com Diego e Arão. Tem preocupações em dar ritmo a Muralha e nenhum a Thiago, o que me parece um erro grave. E nenhum jogador fez os mais de sete jogos no mês, número de jogos recomendado por médicos para atletas de futebol.

Nota para a utilização da base no período. Cafú, Matheus Sávio e Adryan tiveram oportunidade. Vizeu e Paquetá entraram titulares no jogo contra o Ceará. Léo Duarte e Ronaldo jogaram pouco e fora de posição. O mês passou e o goleiro reserva continuou no banco, o que vai mudar este mês.

O saldo de fevereiro foi muito bom, sete vitórias e um empate. Em relação aos jogadores a certeza de que precisamos olhar com mais carinho para Paquetá e Vizeu. Precisamos dar mais minutos para Matheus Sávio que mostrou muita vontade e repensar a vida de Ronaldo. Cuellar não foi bem como segundo volante, mas como primeiro já jogou melhor. Logo, há quatro primeiros volantes para apenas uma vaga. Melhor seria emprestar o colombiano, e me dói fazer essa escolha, e desonerar a folha e o elenco de estrangeiros. Ganhamos Donatti e Berrio, apenas. Nenhum outro reserva se destacou a ponto de nos deixar despreocupados. Talvez, Rodinei. Talvez.

Entramos no tão esperado mês da Libertadores, mas, calma. Só teremos dois jogos de verdade este mês. O restante do mês será preenchido com o Carioca com jogos interessantes e outros nem tanto.

O mês começa com a semana cheia para treinamentos. Passada a semifinal contra o Vasco, o primeiro jogo do mês já será uma final. Jogaremos contra o Fluminense que tem a segunda melhor campanha e, já que viemos até aqui, temos que vencer. Os jogadores terão muitos dias de repouso e podemos enfrentar os tricolores com força máxima, sem medo de uma lesão por cansaço muscular.

Como adiantado, logo após a final, teremos a estreia em casa contra o San Lorenzo. Time que perdeu Cauteruccio, seu principal jogador, o que não muda o fato de que temos que entrar concentrados e fazer o máximo. Deixar o sangue no campo. Tem que entrar ligado e procurar o gol desde o início, mas sem cair na pilha. Nada além da vitória nos importa. Quantas oportunidades de gol tivermos, tantas devemos aproveitar.

O jogo seguinte é contra a Portuguesa pela primeira rodada da Taça Rio. Neste jogo, em especial, e provavelmente será um dos únicos no ano, que eu defenderei um time completamente reserva. Na quarta seguinte, viajaremos até o Chile para jogar e, neste jogo específico, podemos dar um mimo à equipe que jogará no Chile, lhes dando uma semana cheia até a partida.

A partir daí teremos jogos contra Resende, Bangu, Vasco e Volta Redonda, totalizando oito jogos sem folga. Podemos jogar com misto, leia-se: time titular enxertado de três reservas/jogadores da base. Todos precisam ser testados. Donatti, Thiago, Cuellar e Ronaldo, Matheus Sávio, Paquetá, Vizeu, Adryan, Léo Duarte e Renê.

Aí entra o acordo com a Globo e o objetivo do clube. Tem que ter claro. O Flamengo quer ser campeão da taça Rio também? Já está garantido na final do Carioca! Mas também não pode deixar o time principal sem jogar. Com agravante de que este mês teremos datas FIFA. Então Muralha, Trauco e Guerrero estão fora contra os três últimos adversários. Pena que o Peruano não jogará contra o fraco e velho time da colina. Precisa dar uma resposta em campo para Rodrigo, visto que ela não veio no jogo da semifinal. E por este jogo, penso que Thiago precisa ganhar ritmo. Para não acontecer nada que prejudique.

Devemos ter atenção especial com Guerrero e Trauco que farão jogos por suas seleções e podem estourar aquele número de jogos ideal.

Thiago deve entrar contra a Portuguesa, depois contra Bangu e Vasco. Neste jogo o bacalhau deve vir mordido, com direito a Luis Fabiano e tudo. Não podemos ir mal. No lugar de Trauco, Renê, que ao menos tem melhor defesa. No lugar de Guerrero, Vizeu, que TEM que ser preparado para assumir a nove em médio e curto prazo. Para o Lugar de Muralha, Thiago. Só podemos rezar para que o menino vá bem. O time da colina não é uma grande potência, mas uma derrota pode nos fazer mal, apesar de não valer nada. Problema seria se outro jogador for convocado. Diego? Arão? Rever? Quem sabe. Nestas posições as coisas podem ser mais problemáticas.

Este mês pode ser tranquilo e pode ser complicado. Resta ao Flamengo nos responder, porque no próximo mês o calendário engrena. E os jogos vão ficando cada vez mais importantes.

Anderson Alves, O otimista.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Dando foco na Liberta, na minha opinião, o Flamengo só voltaria a ter carga máxima com exceção do uso de jogadores convocados para seleção de seus países no jogo contra o Vasco em 26/03, onze dias depois do jogo contra o Universidad Católica.
    O que preocupa é o tempo de talvez inatividade de alguns selecionáveis, pois podem ficar mais de duas semanas sem jogar caso não atuem em suas respectivas seleções (Guerrero, Trauco, Berrio, Cuellar, Arão e Diego, potenciais convocados).
    Ou seja, time titular nos jogos da Liberta e com o máximo de titulares disponíveis para o jogo contra o Vasco, que não estejam a serviço de suas seleções. Contando com o jogo contra o Fluminense, neste final de semana, o time titular jogaria quatro vezes no mês, o que é um ótimo número para preservar o atleta, e o CEP avaliaria quem destes está em melhores condições para colocar talvez um time misto contra Bangu ou Volta Redonda, ou poupar todos para entrar com força total contra o Fluminense no dia 02/04, que fica a dez dias do próximo jogo da Liberta contra o Atlético/PR no dia 12/04, o que confere um bom tempo de descanso para um embate importante em casa.
    Quanto a mescla e rodagem dos atletas reservas, isto será mais enfatizado agora em Março, já que acertadamente o planejamento usou Fevereiro para acertar e colocar o time titular com mais rodagem e condições.
    Só um comentário, Cuellar tem entrado no lugar de Arão como segundo volante e tem ido bem. Não sei onde alguns estão vendo ele atuar como primeiro volante, claro que durante a partida, ele alterna na posição de primeiro como de segundo, mas seu posicionamento em campo é espelho do que o Arão faz. Os reservas terão mais jogos para se condicionar e pegar ritmo neste mês de Março, pois vejo quatro jogos potenciais para entrarem, o que daria praticamente o mesmo número de jogos que os titulares irão fazer no mesmo mês, equilibrando os trabalhos e elenco em termos físicos, técnicos e táticos.

    • Beleza, Gracílio? Não sei se Cuellar e Berrio serão convocados. Muralha não deve jogar. Os peruanos são titulares. Na mesclagem do time misto dá para dar ritmo a todos. Acho quatro jogos no mês pouco, cinco ou seis seria ideal. Vou deixar Abril para a coluna do fim de março, mas o calendário vai engrenar nesse mês. Discordamos sobre Cuellar. Contra o Ceará o Baidu foi segundo volante. SRN

    • “Só um comentário, Cuellar tem entrado no lugar de Arão como segundo volante e tem ido bem.” … Quando o cuellar entra no decorrer dos jogos do time titular, ele entra como segundo volante, mas nos jogos contra America e Ceara que era o time reserva, ele jogou de 1 volante, ja que com MA, o time nao tem saida de bola.

  • Não vejo problema nenhum no gol, Muralha quase nunca é exigido, por isso deve continuar, caso necessite ou queiram dar oportunidade, põe Cesar e Thiago, quem for melhor será o 2°, acho que Cesar leva essa briga, mas Thiago é jovem e deve ser trabalhado, porque Muralha pode ser vendido e 1 dos 2 devem está prontos para assumir a titularidade. Léo Duarte;esse infelizmente vai permanecer no banco até Juan parar, pois ainda estar devagar, atrás dos 4. Cuéllar;libertadores não tem limite de estrangeiros e se for para desfazer dele como vc sugeriu, é melhor o vender pelo mesmo valor ou trocar por 1 atacante de lado driblador, relativo a posicionamento, ele atua excelente nas 2 volância, mas é um jogador que dar movimentação ao meio, faz o jogo girar, cansa o adversário, a má atuação de seu último jogo se dá a fraca companhia de MA, aos que jogaram com ele além de MA, ficaram todos escondidos, não davam opção de jogada, não se movimentavam, ele pegava a bola e não aparecia ninguém, para ele dar continuidade a jogada, era obrigado a tentar abrir espaço e aí as vezes era cercado por 2 que o roubava a bola. Os demais como Cafu, Paquetá e Mateus Sávio estão indo bem quando entram, Vizeu não se pode falar nada, está pronto para ser o 2° camisa 9, com o time titular ele rende mais.Renê; apenas falta de entrosamento, ainda não jogou com os titulares, por fim, um time reserva, isso não existe, o treinador tem feito uma equipe doida, escalando jogadores sem nunca jogarem, faz um coletivo e os empurra em campo, ao meu ver estar errado! Ele precisa ter 11 reservas entrosados entre si e principalmente com os 11 titulares. Olha, Cuéllar joga bem com Rômulo e Ronaldo, com MA ele se lasca, pois se esconde do jogo com o ituito de queimá-lo, talvez ninguém entenda isso, mas quando vc quer queimar um parceiro, basta se esconder discretamente para ele perder a bola, e aí vc dar aquele falso pique para tentar recuperar a jogada, com Arão ele também sofre, pois Arão sempre se manda a frente quando joga com o colombiano que a meu ver está sendo queimado, Ronaldo sofre do mesmo mal de queimação.
    Os jogos quentes começarão, estamos apenas no início, tem mais de 60 jogos e vamos separar os meninos dos homens quando a temporada esquentar, vamos ver se Zé Ruela vai ser tão bom quanto os números, tem elenco bom e qualidade de 1° mundo para trabalhar, mas estatísticas não ganha títulos, jogar bem é bom, mas sem conquistar títulos não serve!
    Quero que o Flamengo vença e seja campeão, temos que ser campeões de 3 competições este ano, no mínimo 1 ou 2 grandes das 3 que temos pela frente! Temos que treinar para vencer os 2 clássicos e principalmente as 2 partidas da libertadores, as outras partidas joga para vencer, mas com um timo misto, mas entrosado!

    • Já eu quero ser campeão de apenas um torneio grande. Dá para ganhar dois? Sim, mas temos que priorizar a Libertadores. Talvez ainda não seja esse ano, mas tem que disputar bem e garantir vaga para o ano que vem. Minha impressão é que o Flamengo vai fazer uma grande contratação na janela.

      • Bom, ela é a nosso principal conquista, temos que buscá-la a todo custo, temos um jejum longo, eu acho que é um dos campeonatos internacionais mais difícil de se jogar no mundo, pois nas Américas há escolas mistas, já na Europa o padrão de jogo não é misto como aqui. Mas as outras competições a gente vai mordendo pelas beiradas e quando a nação menos esperar, olha nós numa final! Tem que ser ganancioso por títulos, temos um plantel unido, raçudo e de qualidade!

      • Em termos de vim alguém na janela, pode ter certeza que pode vim um jogador de Carlos Leite a 0800, pois o contrato de Gabriel foi renovado até 31/12/2019 e para compensar, acho que ele pode trazer o Talisca de 23 anos que tem seu contrato vencendo 30/06/2018 com o Besiktas Istambul. Só acho.

  • Errata

    O campeão da taça Guanabara estará classificado para SEMIFINAL da taça rio. Coisa que com nossa campanha já estamos praticamente garantidos.

    Sou a favor de time reserva contra os Flores, principalmente se o jogo for com torcida única deles. Entraríamos como franco atiradores e tiraríamos o interesse da partida.

    • Beleza, Liom?
      Como assim errata? Não é o mesmo que diz o texto? Tem que entrar com time principal e massacrar o Fluminense.

      • O clube está garantido na semifinal se for campeão da Taça Guanabara e não na final.

        • Ah, sim. Semântica xD auhauhauhauhauh
          TMJ

          • Agora entendi que você quis dizer nas finais… Tranquilo, você foi bem coerente…

            Só queria os reservas pra desvalorizar ainda mais essa várzea aí, mas entendo quem quer os titulares.

      • Concordo, devemos ser campeões para dar moral ao torcedor, equipe e amedrontar os adversários da libertadores! vamo q vamo mengão.

  • Discordo em relação ao Thiago…lógico que entendo que o goleiro reserva tem que ser testado, mas se parar para pensar o goleiro titular, como não tem muito desgaste durante uma partida, tem que ter um ritmo ainda melhor no começo da temporada então não acho q seja um erro, está mais para excesso de otimismo que o Muralha não vá se contundir.
    SRN

    • Também pode ser. Mas o Thiago, agora o César, irá jogar ao menos dois jogos na taça Rio, um deles clássico, poderiam ao menos dar o jogo do Ceará para o menino.

  • Diego também pode ser convocado já que o Lucas Lima vem de uma sequencia sem jogar

    • Beless, Nick? Agora no fim comento que ele pode ser convocado assim como Réver e Arão. Eu já acho que a fase do Diego pede uma convocação com ou sem Lucas Lima. SRN

      • Com ctz… Lucas Lima nem na melhor fase dele engraxa a chuteira do Diego!

      • Dos MC e MA das Américos é o melhor e dos brasileiros está a altura dos da Europa, ou seja, merece seleção, seu desempenho é incontestável.

  • 1) “O Flamengo quer ser campeão da taça Rio também?” …. pra que ???? se esse regulamento ridículo do carioca faz com que mesmo um time vença a taça Guanabara e taça rio ainda tenha que jogar 2 jogos pra ser campeão carioca. Depois do jogo contra o são lourenço, o time deve sim ir com o time reserva contra a portuguesa, um time misto contra o Resende e bangu.. Com o time titular pra massacrar o vasco novamente e volta pro time misto contra o volta redonda. Quero que o ZR use a taça Rio pra dar ritmo de jogo aos jogadores “reservas” jogando com os titulares, e não um time inteiro reserva, onde não temos uma avaliação tao boa.

    2) “Cuellar não foi bem como segundo volante, mas como primeiro já jogou melhor. Logo, há quatro primeiros volantes para apenas uma vaga. Melhor seria emprestar o colombiano, e me dói fazer essa escolha, e desonerar a folha e o elenco de estrangeiros. ” …. DIscordo, pois cuellar jogou esse ano no time reserva como 1 volante em ambos, sendo que o MA jogou de 2 volante, o que nao da pra entender, ja que na cabeça do ZR, Ma é o reserva do ROmulo e Cuellar reserva do Arão. E claro que o cara ficou preso como 1 volante e nao apareceu mt la na frente, ja que ele tem que fazer a saida de bola, ja que o MA nao consegue fazer isso, vide Arão ano passado. QUeria ver o Cuellar jogando com ROmulo ou com o Arão, fazendo o revezamento das saídas de bola e nas subidas ao ataque, como tem feito a dupla Rômulo/Arão, pois ninguém consegue fazer isso com MA do lado.

    • Tudo bem querer ser campeão da taça tio também, desde que use, prioritariamente, Vizeu, Paquetá, Berrio, Cuellar, Donatti entre outros, pensamos da mesma forma.

      Campeonato Carioca não é prioridade, não é foco. Estamos cumprindo tabela e utilizando como treino e teste.

      • Claro .. se o time misto conseguir chegar a final da taça rio e vencer, ok… Isso mostra a força do elenco pro restante do ano, mas não é prioridade como vc mesmo disse, ganhar a taça rio. Prioridade é vencer os dois jogos da libertadores desse mês.

        • O problema é que jogar com misto e chegar as fases finais, vai haver pressão para não perder clássico. Não deveria né?

          • time misto durante a taça rio.. nas finais do carioca tem que ir com o time titular, pra ganhar o titulo carioca.

            • Mas as finais da taça Rio serão perto dos jogos contra o CAP. Do carioca que não tem pra onde correr, acontecerão durante os últimos jogos da fase de grupos.

              • entao que poupe nos jogos das finais da taça rio, qual o problema. Ja estamos garantidos praticamente nas fases finais do carioca, mesmo perdermos a TG. Teriamos que fazer uma campanha muito ruim na TR pra nao ser uma das 4 melhores campanhas,ou seja, perder tds os jogos.

                Claro que o intuito e entrar pra vencer tds, domingo nao tem que poupar, haja vista que os jogadores terao 1 semana sem jogos.

                • Eu entendi. Não discordei. O negócio é saber o que o departamento de futebol quer. Eles podem querer passar um rolo compressor no campeonato para dar uma resposta à FERJ. Podem não ligar. O problema é ver o que eles vão querer. Por mim ganha no domingo contra o Flu e depois mescla. Só não põe reserva para a manutenção da invencibilidade. Sim. Sou megalomaníaco também xD

            • Contra o Flu, entrava com Donatti, Berrio e Rodinei…nos lugares de Réver, Pará e Mancuello.

              • Eu acho que ele nao fara isso, deve ir com força total, ja que os jogadores tem a semana inteira pra treinar e o jogo da libertadores é no brasil. Porém na taça rio, que começa no outro domingo, utilizaria o esquema de poupar meio time, os mais cansados, e ir alternando.
                Tipo, poupar um lateral, um zagueiro, um volante, um meia, e um atacante. Jogar sempre com o time misto, pois totalmente reserva parece que os caras nao tem entrosamento, apesar que eu acho isso uma besteira, ja que os caras treinam juntos todo dia. Assim, temos uma avaliação melhor dos jogadores, por exemplo: Donatti ao lado do rever, cuellar ao lado do Romulo ou Arão, vizeu no time titular, paqueta começando um jogo, e por ai vai.

                • Defendo essa ideia, Donatti já tem condições de jogar, Berrio, Rodinei, Cuéllar, Vizeu, Adryan e outros, vai mesclando para o elenco todo se entrosar, pois quando um sair a qualidade do time não vai cair!

      • Até concordo. Mas qual será o planejamento do time? O clube quer ganhar, visto que não vale nada? As finais do carioca, que estarão no próximo mês, vão estar próximo às partidas contra o CAP.

        • É que a maioria que fala que não vale nada, não admite perder. Com derrota, procura culpado, aponta erros após terem se consumado, por mais que fossem ideias previamente boas..

          Então, essencialmente, Flamengo tem que ganhar tudo. E nem assim ficará muito tranquilo, sempre tem corneta e pressão. Mas essa é só teoria. Na prática, melhor do que achar que não vai perder, é se preparar pra se manter equilibrado após derrotas em jogos de baixo rendimento do time.

          • O que vai nos responder é a atuação do Flamengo nesse mês. Se a mentalidade for essa, vamos ter mais jogos com time reserva e misto. Se não, veremos o desgaste dos titulares. Enquanto a nossa preocupação é essa, a do San Lorenzo é que fez poucos jogos. Vamos ver.

            • Anderson, o caminho mais correto é mesclar, vc usar um time totalmente, inteiramente reserva, é burrice, vc queima jogadores, os reservas não se entrosam por estarem sem sequência de jogos juntos, quando jogam com os titulares podem não renderem o esperado, pois não são usados, em fim, se não mesclar ou jogar com um time reserva com jogadores que nunca jogaram juntos, fica desorganizado e nunca haverá entrosamento! Existem 11 quase entrosados, mas quando um sai ou substituído o time cai muito!

              • De acordo, mas ZR tem substituído e mantido o nível mais ou menos. As substituições no principal estão ok. Ruim é quando são só reservas, o que eu não defendo. Defendi um time de base lá no início, mas aí seria um time só treinado direto. O estilo de jogo, a tática, entrosamento já teriam. Enfim, agora é aproveitar como der.

                • Pois é… Ele deveria ter um time B ou uns 20 titulares. Infelizmente agora não há mais tempo para testes, vamos ter que irmos na vontade e na raça! O time é bom e se ele for coerente, ou seja, numa troca de jogador, quem for bem fica, os atletas darão o seu melhor em campo quando entrar e aí o time continua coletivamente com evolução e qualidade, quem entrar vai dar o seu melhor, pois sabe que há a possibilidade de ser titular também!

          • Não vale nada… Mas se jogar com o time principal tem que vencer

            • Mais ou menos por ai…

        • Eu particularmente gosto de jogar somente para ganhar, ser campeão, se eu fosse treinador, era assim que queria meu time e mesclar, todo jogo mexia para entrosar e descansar jogadores.
          Vc tem 3 opções para mexer, sempre escolhia 3 para poupar, dependendo da importância, resultado, circunstâncias de cada jogo, para mim todo campeonato é importante, ganhar todos é outra coisa, ganhar todas as partidas é uma consequência de um trabalho, as vezes se perde.

    • “QUeria ver o Cuellar jogando com ROmulo ou com o Arão, fazendo o revezamento das saídas de bola e nas subidas ao ataque, como tem feito a dupla Rômulo/Arão, pois ninguém consegue fazer isso com MA do lado.” — Pergunte para o Cuellar e o W. Arão, qual seria o volante preferido para jogar do lado deles. Acredite: você vai se surpreender… &;-D

      • Tenho ctz q a resposta nao vai ser o MA. Pois jogando do lado dele, tanto arao quanto o cuellar ficam sobrecarregados no papel de fazer a saida de bola, pois nao tem revezamento, assim como quase nao aparecem la na frente como elemento surpresa. Fato q cuellar dx a desejar nesses avanços, mas analise os jogos e veja q ele estava encarregado da saida de bola q por sinal fez mt bem, dando dinamismo ao time,mas na marcaçao teve algumas falhas por sempre estar no mano a mano, sendo q o MA é quem deveria dar o primeiro bote ou ficar na cobertura como Arao fez na maioria dos jogos do brasileiro,onde MA saia pra dar o bote e o arao o cobria.

        • “Tenho ctz q a resposta nao vai ser o MA.” — Só para constar: AMBOS já deram declarações que gostam jogar com o M. Araújo… &;-D

          • Declarar q gosta de jogar é uma coisa, ja q vivemos na era do politicamente correto. Se um reporter pgt isso, logico q vao responder positivamente pra manter a harmonia do grupo. O q nao quer dizer q seja vdd ou a primeira preferencia. Ate o Diego disse q ele era importante pro grupo e tals, porem nao quer dizer q tenho q concordar.

            • Pode ser… &;-D

        • Ma queima o Cuéllar, observe que ele se esconde, força o colombiano a errar propositalmente, quando vc quer queimar um parceiro, vc discretamente se esconde, dar a bola para ele na fogueira, não dar opção de jogada forçando-o a perder a bola, em seguida dá aquele falso pique para concertar o erro do parceiro, e aí se sai bem! Isso se chama malícia! Pode ser loucura, mas existe essa malandragem no futebol.

          • Concordo plenamente…. E eu ja disse em outras postagem que o MA estava jogando de 2 volante, deixando o cuellar sozinho na marcação, onde quando o mesmo dava o bote no adversário e errava, não tinha ninguém pra cobri-lo.
            O que eu nao entendo, já que o MA é reserva do Romulo, por que que ele jogou nesses dois jogos de 2 volante ???

            • Aí fica a pergunta, o colombiano joga muito e tem lugar no Flamengo, será que estão sabendo aproveitar o seu futebol? Será que estão o queimando?

            • “onde quando o mesmo dava o bote no adversário e errava” — Esse é o detalhe: 1o. volante NÃO perde no bote! Ou a bola ou o adversário passa… &;-D

              • kkkkkkkkkkkkkkk nao é ??? entao por que o MA era o que tinha mais desarmes errados no campeonato ano passado pelo flamengo ???
                “volante NÃO perde no bote! Ou a bola ou o adversário passa…” continua com esse pensamento, deve ser por isso que no jogo mais importante ano passado, o MA foi expulso com 20 min de jogo.

                • Para muitos o valante não evoluiu, tem que ser destruidor, pancadeiros e brutus ainda, não deve ser clássico, moderno como um meia, ele deve apenas marcar, na Europa esse estilo de volante não tem mais oportunidades, se um volante não souber armar e somente saber desarmar, nem contratado é!

      • Tudo bem, Ednei? Não me parece o caso, visto que os melhores jogos do colombiano foram com Arão em parceria.

        • Melhor em que sentido? Em termos de desempenho (individual), concordo; mas em termos táticos, foi uma porcaria! Bom argumento! &;-D

          • Discordo. A jogada mais brilhante do campeonato brasileiro começou com ele e se desenhou lindamente até Damião perder o gol na risca do pênalti contra o Figueirense ano passado. Esse desempenho foi fantástico e já com ZR. Com Muricy ele era o titular até se lesionar.

            • Uma jogada isolada não pode determinar o desempenho de um atleta como um todo. E no início do ano passado, lembro-me de um Flamengo frágil defensivamente especialmente na recomposição. Por isso, digo: Cuellar e Arão não foram bem em termos táticos. Mas por outro lado, concordo que ele não foi bem aproveitado com Zé Ricardo. &;-D

              • Concordo que na época do Muricy, Arão e Cuellar não foram bem em termos de defesa, pois o Muricy queria que o time fosse todo pra frente e o Arão nao voltava pra recompor a marcação, assim como mencionei o jogo contra o Ceara, que o MA nao fazia isso, deixando o Cuellar sozinho. Mas quando o ZR assumiu a equipe, e colocou o arão mais recuado pra primeiro ajudar na marcação pra depois aparecer la na frente, foi que o time começou a fazer boas partidas e nao sofrer muito na marcação, nao foi a entrada do MA que ajudou a equipe. E o ZR vacilou quando o Cuellar voltou de contusao, nao ter colocado o mesmo pra jogar, pois esse ajuste feito por ele, ja bastaria pra mudar a parte defensiva do time, alem da chegada de uma zaga de qualidade e o Muralha no gol. Mas quando Cuellar jogou com Arão de titular, com ZR no comando, foi uma das melhores partidas do flamengo, pena que ele nao deu uma sequencia de 3 jogos seguidos. Hoje vemos uma equipe com ROMULO e Arão, fazendo uma boa dupla de volantes, revezando nas saidas de bola, nas chegadas ao ataque, e muito bem na marcação, isso era o que poderia ser feito ano passado com Cuellar e Arao.

                • Thiago, torcia que o Cuéllar fosse bem aproveitado, pois é um jogador de alto nível, ao meu ver, não é reserva de nenhum volante, vejo uma insistência em jogadores inúteis e que nunca evoluíram e jamais evoluirão, mas o treinador não dará oportunidade a Cuéllar que realmente pode evoluir em tudo, por ser jovem e ser um jogador de seleção! Mas na prática é queimado dentro de campo e pela torcida, principalmente a virtual! Ele é titular absoluto em qualquer time do Brasil, digo com convicção, é um volante moderno de estilo Europeu, mas todos merecem o MA. Mas o meu desejo, opinião e querer, fica apenas em um comentário ou comentários, ser teimoso com o que pode crescer é ter sabedoria, mas teimar com o decrescente, é burrice.

                • Concordo com TUDO o que você disse, exceto por um mero detalhe: no ano passado, jogávamos no 4-1-4-1, onde o M. Araújo tinha um papel importante: cobrir a subida dos laterais e preencher os buracos no sistema defensivo. Neste cenário, o Cuellar deixaria muito à desejar, por não ter a mesma arrancada e velocidade, fora os botes errados (consequentemente, ficaria mais exposto). O papel defensivo do W. Arão foi mais em vista da marcação no meio durante a saída de bola do adversário (complementado pelos pontas Everton e Gabriel).

                  Neste ano, estamos jogando com o esquema 4-2-3-1 e a principal mudança está no fato do W. Arão ser obrigado a dar mais atenção ao sistema defensivo do time, ao lado do Rômulo. Neste cenário, o Cuellar apareceria muito bem, se substituísse o Rômulo (e por isso, critico o Zé Ricardo ao dizer que não o aproveita bem), pois jogaria com outro volante fechando os espaços (e não precisaria ser veloz para preencher os espaços vazios). No 4-2-3-1, o desempenho do W. Arão caiu um pouco, mas ainda assim ganhamos na saída de bola e volume de jogo.

                  Viu? Não se trata de jogador X ou Y ser melhor ou pior, mas sim de analisar o esquema tático proposto e identificar os jogadores que se encaixam melhor nele. 😉

                  No entanto, temos que levar em consideração que AINDA não pegamos um time “enjoado” para testar de fato, o nosso sistema defensivo. Até lá… &;-D

              • Você é um cara inteligente, só tem que parar com suas maluquices, ou vai virar um Douglas Galvão ao extremo.

                • Ui, essa doeu! &;-D

                  • kkkkkkkkkkkk

                    De vez em quando te bate umas doideiras kkk

    • 1.Estamos emparelhados na opinião. O único problema como dito no texto é que contra Bangu, Vasco e Volta Redonda, será durante datas fifa. Até podemos ter Muralha que é reserva na seleção contra o Volta, mas os outros devem desfalcar. E ainda podemos perder outros selecionáveis.

      2. Como disseste, temos visões diferentes mesmo. No primeiro jogo o colombiano jogou como segundo volante, para mim. Também queria ver no time misto, como falado no texto sobre o mês de Fevereiro, mas ZR não me leu xD.

      • kkkkkkk

    • Ao meu ver, Cu´llar e Rômulo faz uma dupla melhor, ambos tem muita versatilidade e estilo Europeu, dão opção de jogadas, fazem a bola girar, isso cansa o adversário e ajuda aos da linha de frente!

Comentários não são permitidos.