Quem vai cuidar do Maracanã? Prazo para resposta se aproxima

Compartilhe com os amigos

Quem vai ficar com o Maracanã? A resposta para a pergunta é (por que não?) a mais aguardada nos bastidores do futebol do Rio de Janeiro. E a projeção é que nos próximos dias uma solução definitiva comece a ser dada ao estádio, cuja administração é alvo de cobiça de duas grandes empresas (Lagardère e GL Events) e motivo de dor de cabeça para a Odebrecht.

A ideia inicial da atual administração do estádio era apoantar até o fim desta semana o lado escolhido como próximo gestor, mas entre os envolvidos no processo há quem diga que pode ser que a definição se arraste para semana que vem. Coisas do ramo empresarial.

Nos últimos dias, tanto Lagardère quanto GL Events têm se movimentado para convencer a Odebrecht de que tem mais capacidade para tirar o Maracanã do abandono atual. Conversas com fornecedores, possíveis parceiros, além do papo com clubes – mais especificamente com o Flamengo, por parte da GL Events, já que o Rubro-Negro não se cansa de dizer que não joga no estádio com a Lagardère à frente do negócio.

– Estamos alinhados com esse grupo. Temos compromisso e acordo comercial praticamente finalizado. A vigência total do contrato com o Maracanã é de 32 anos. O espírito do Flamengo, respeitados os interesses do clube, é que a solução seja estável. Tudo vai depender disso (do acerto com a GL) para assinarmos um contrato longo – afirmou o CEO do Fla, Fred Luz, ao LANCE!.
A Lagardère confia que tem mais know-how e poderio econômico. Tanto é que já colocou logo a proposta financeira para o estádio (cerca de R$ 60 milhões) nos documentos que enviou para aprovação do Governo do Rio.

Mas o fato de a Odebrecht apontar a empresa a qual venderá a concessão do estádio não significará reabertura imediata do estádio. Há trâmites legais, burocráticos e, principalmente, ajustes físicos a serem feitos no estádio, que, mesmo com a ordem judicial para voltar a ser administrado pela Odebrecht, recebeu poucos ajustes.

A Ferj até tentou pressionar para que o Maraca recebesse semifinais e final da Taça Guanabara. Mas, com a gestão atual se esquivando, o caso voltou à Justiça e a solução ficou distante.

O tempo passa para o Maracanã, que, se pessoa fosse, estaria em depressão profunda.

OS CONCORRENTES

LAGARDÈRE –A empresa de origem francesa aposta na expertise de administrar cerca de 60 arenas pelo mundo, sendo 45 deles estádios (incluindo o Castelão). Nos últimos dias, a empresa reforçou a atuação nos bastidores em conversas com executivos da Odebrecht e fornecedores do Maracanã.

GL Events –Especialista em gerir espaços de eventos, como o Riocentro, a empresa ganhou forças na briga pelo Maracanã ao fechar parcerias para administrar o estádio. Junto com a empresa de origem inglesa estão a Amsterdam Arena, AEG, CSM/Golden Goal e o Flamengo, que ameaça não usar o estádio sem a gestão.

Com a palavra
“Resultado de falta de planejamento
Amir Somoggi, Consultor de gestão esportiva

A situação do Maracanã é resultado de falta de planejamento e de não saber executar a forma correta para dar certo. Foi uma sucessão de erros. Empresas que não entendem nada de marketing, de captação de patrocínios, naming rights. Foram mais de R$ 173 milhões de prejuízo.

Nenhum dos grandes estádios está dando lucro para as operadoras. Os clubes estão fazendo dinheiro com a bilheteria, mas os espaços nobres não são vendidos. Não tem serviço de qualidade e nem um futebol de qualidade. As pessoas estão com acesso aos jogos europeus e aumentaram o grau de exigência. O clube teria que participar efetivamente, ser muito mais parceiro no projeto. Com quatro meses de estadual, ninguém ganha dinheiro. A situação tende a melhorar se o clube tiver interesse no negócio.

Fonte: Lancenet

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O mais legal é que a empresa gestora acaba com o maracanã, para de administrar e pagar as contas de um bem publico, e ainda sim vão ter que receber 60 milhões para passar a gestão do estadio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk deixem aqui a sua risada para a politicagem brasileira !!

    • verdade realmente ridiculo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • e de phuder com a população contribuinte …tapa na nossa cara !!

  • Na boa…SE o Maracanã vier para o grupo do Fla será uma ENORME SURPRESA. Seria o mais lógico, mas a politicagem e o jogo de bastidores falam mais alto. Eu torço que o Maracanã venha para o Flamengo, pois seria a cereja do bolo. Imaginem ter o Estádio da Ilha para jogos menores e o Maracanã para grandes clássicos…torço que de tudo certo para o Fla.

    • ter 2 estadios pagando aluguel dos 2? onde isso é bom negócio?
      Pra mim,deveriam fazer um estadio nos moldes do penarol mas um pouco melhor..
      Não precisa ser um palacio de ouro não,um estadio para 45,50 mil pessoas com lugares populares (Atras dos 02 gols, sem cadeiras ou conforto,e nas arquibancadas laterais ter mais requinte) atenderia a demanda perfeitamente,em jogos de menos apelo fecha algum setor. custa 600 milhões,no maximo!! falta audácia nesta questão…prefiro dividir um com alguma parceira por 35 anos do que ao final de 32 anos ficar denovo sem estadio,isso tem que acabar e a hora é essa.Tomara que os franceses ganhem,porem ainda acho que o bandeira vai afrouxar e assinar com os caras.

      • concordo com você totalmente essa história de Maracanã já deu

    • De graça até injeção na testa né urubu

  • Assim que vc ver como nos estamos ferrados, se demoram mais de 8 meses para escolher outro administrador de um estádio, o quanto demorará para tomar decisões importantes para a população? o desleixo com algo que custou mais de 1 bilhão de dinheiro público e inaceitável, mas como não veio do salário desses ratos não tem tanto interesse.

  • Será que ninguém ainda percebeu que isso é compensação política!
    Esqueceram que o Engenhão ficou fechado um bom tempo, porque inventaram que tinha um problema na estrutura, só para o consórcio (que participou de todas as falcatruas do governo) que assumiu o Maracanã poder lucrar mais. Agora será a compensação.

  • tomara que fique com a francesa….. só assim teremos um estádio 100% nosso e moderno.

    • Não temos dinheiro para construir um estádio, logo não será 100% nosso.

      • Não temos dinheiro para construir e nem seria uma boa solução economico-financeira construir um. Gente! Pensem! Não é estádio próprio que é a solução, pois, caso tivessemos $ para isso onde seria construído? Esse local terá infraestrutura (comporta a movimentação de aproximadamente 100 mil pessoas no seu entorno, entre público direto e indireto)? Possuirá acessibilidade (transporte público de fácil acesso)? Terá atratatividade (atrairá outro tipo de público além do torcedor de futebol)?

    • Estádio n e da noite pro dia
      E tem liberta ai, o maraca seria a melhor opção

    • Ao contrário amigo. Um Estádio próprio é o ideal? Claro, mas é muito caro e no momento não seria o mais viável…pense bem. O Maracanã seria estratégico, para no futuro, o clube mais forte financeiramente, sem dívidas e com receitas gigantes, ai sim pensar em uma Arena.

      • o ideal e ficar pagando aluguel de dois estadio ta certo

    • E a minha torcida também!

  • Pessoal,
    se a solução se arrastar para a semana que vem, dado o nosso histórico, a decisão só sairá depois do Carnaval.
    Acredito que o Maracanã vai demorar, depois de escolhido o gestor, uns bons 2 meses para ser re aberto. Ninguém fala, mas será que, por exemplo, os laudos de segurança ainda estão válidos?
    SRN

    • Melhor esperar 2/3 meses p ter o melhor estadio do Brasil, no melhor local do Rio, do que gastar 1 bilhao p ter um estadio so daqui a 4 anos em um lugar afastado… simples assim !

      • esse estadio nunca sera nosso,não viaja,não leu a materia,csm/golden goal amsterdan arenas…e aí flamengo,esses caras vão ganhar nas costas do clube,de que adianta jogar ai com ingresso caríssimo?e não da lucro pro clube…deixa a arena da ilha estrear personalizada e sempre cheia,vc vai mudar de opinião!

        • kkkk os sem noção estão de plantao hj…. amigo NOSSA diretoria ja deu varias entrevistas, ja deram varios depoimentos q o clube vai ser COGESTOR, junto com essas 3 empresas. O nome do clube nao pode entrar no contrato pq a regra da concessão nao permite q os clubes estejam no contrato… Mas os acordos ja estao acertados e o clube so participaria se for PROTAGONISTA… Veja bem, os caras q sao excelente administradores, que estão com com todos os dados, que tem todo o conhecimento disse que SIM, q o estadio sera rentável e q o Flamengo so tem a ganhar e ai vem VC , super LEIGO E SEM NOCAO, querer saber mais q a nossa diretoria, kkkkk Ta certo, ta certo, seus achismos sao nota 10, e nossa diretoria PROFISSIONAL eh noa ZERO, kkkk parabens p vc !

    • André, realmente quem ganhar terá muito a fazer, mas SE vier pro Fla, mesmo que demore, já teria o assunto resolvido. Eu particularmente acredito que vai enrolar um pouco ainda…posso estar enganado. Torço que venha para o lado do Fla claro, mas acho muito difícil. Sabemos como é o jogo de bastidores e a politicagem no país.

Comentários não são permitidos.