Recuperação! Conca se prepara para voltar aos trabalhos dentro de campo

Compartilhe com os amigos

Devagar e sempre. Em recuperação de cirurgia delicada de joelho esquerdo – lesão de cruzamento anterior e menisco sofrida em ação pelo Shangai SIPG em meados de agosto do ano passado -, Conca está inscrito no Campeonato Carioca pelo Flamengo. Por conta do delicado tratamento e cautela no retorno do jogador, o argentino tem chances reduzidas de participar da competição – a finalíssima está marcada para 7 de maio -, mas anima o departamento de futebol com a evolução no tratamento. Conca deve iniciar trabalhos leves no campo semana que vem e ser reavaliado no início de março.

No clube, a expectativa é de que, cumpridas todas as etapas, o argentino seja liberado para jogar em maio. Médicos do Flamengo, porém, evitam falar em prazos para não criar expectativa nos torcedores e também não provocar ansiedade no atleta.

A comissão técnica ainda não conta com o argentino para o Carioca – a recomendação é ter paciência na espera pelo jogador, considerado trunfo para a Libertadores. Dedicado, o jogador trabalha em dois períodos e chega a fazer seis horas por dia de trabalho no CT.

Os trabalhos no campo são espécie de transição da terceira para a quarta e penúltima etapa de recuperação de Conca.

No primeiro momento, a preocupação é com o pós-cirúrgico, que passa por cicatrização e drenagem do edema, além de tratamento de mobilidade, esticando e abrindo as pernas.

A segunda etapa é voltada para o fortalecimento muscular e trabalho conhecido na fisioterapia como propiocepção – nesta parte do tratamento, o jogador faz exercícios na piscina, caneleira e movimentos com peso na academia e outros movimentos estáticos. É trabalhado também o reequilíbrio, a coordenação motora e a reação a estímulos.

Na transição da terceira para a quarta etapa, que deve começar na próxima semana, Conca deve sair aos poucos da academia, fazer circuitos físicos com e sem a bola. Discos, escadas, exercícios mais intensos – aceleração, desaceleração, saltos – para que o atleta, acompanhado de preparadores físicos e fisioterapeutas, seja testado no seu ambiente de trabalho – ou seja, no gramado. Conca também deve fazer trabalhos em caixa de areia.

No início de março, o jogador deve passar por novos exames de força – procedimento conhecido como avaliação isocinética, comum em pré-temporadas. Vai dobrar e esticar a perna e medir força e resistência do joelho esquerdo em tratamento. Neste período, o recondicionamento físico já deve ser parte fundamental da recuperação.

conca flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Divulgação Flamengo)No Flamengo, Conca tem à disposição toda a equipe de fisioterapeutas e preparadores físicos – além de dois preparadores enviados pelo clube chinês. Entre eles, Ronaldo Torres, que passou pelos grandes clubes do futebol carioca e em diversas equipes do futebol brasileiro.

Na apresentação de Conca, dia 11 de janeiro, o chefe do departamento médico do Flamengo, Márcio Tannure, lembrou que o argentino seguiria rigoroso cronograma de tratamento.

– Jogador que vem de lesão como ele tem que passar por certas etapas. Se cumprir as etapas estabelecidas antes do previsto não tem motivo da gente segurar e não liberar. Se demorar mais, também não vamos expor o atleta a uma recuperação precoce – disse Tannure há um mês.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Pior contratação do flamengo…. Já tem Diego, Juan, Guerreiro e Marcos Araújo acima dos 31 anos… Pra quê? Contratar um cara em final de carreira, considerado velho pra o futebol… além disso fora de forma, lento e ainda por cima se recuperando de lesão grave, e sem jogar a mais de um ano… Não vale a pena! É jogar dinheiro fora, no lugar poderia trazer uma opção um pouco mais jovem, com preparo físico que o futebol moderno exige, pra não comprometer o time defensivamente e ofensivamente.

    • Marcos Araújo? Nao seria Márcio Araújo? Meu querido amigo acima dos 31 anos o jogador esta com toda a sua experiência. Esta no alto da carreira. Mas enfim acredito que voce seja vascaino, tricolor ou botafoguense. Voce e tudo menos flamenguista.

  • Enquanto isso o bostafogo perde seus dois principais jogadores com problemas musculares.

    É o azar de não poder ter um centro de recuperação de primeiro mundo.

    • Já perdeu por fazer preparação malfeita

Comentários não são permitidos.