Rica Perrone: “E sobre ‘eles’, nada…”

Compartilhe com os amigos

Essa foi a postagem do Flamengo após o jogo (imagem acima). Talvez sem saber da gravidade da briga ainda, talvez por ter feito a arte da imagem antes do jogo. Enfim, não faz muita diferença desde que tenhamos em mente que seja ela de mau gosto ou não, não foi feita com má fé.

É de um clubismo quase surreal imaginar que o Flamengo esteja debochando dos feridos numa guerra do lado de fora. Por mais irritado e rival que você seja, acho razoável imaginar que tenha sido uma piada fora de hora, não uma sacanagem com alguém morto ou ferido.

Feito. O Botafogo também não precisava ter inflamado ainda mais isso interpretado maldosamente. Podia ter telefonado. Mas eu entendo os dois no calor do jogo querendo postar e virou o que virou.

Meu problema é imaginar que só se fala disso agora. Enquanto uma duzia de marginais que passaram de carro e MATARAM uma pessoa com um tiro estão em casa vendo tv, de boa, tomando uma.

Porque o que eles são? “A torcida do”. É assim que vocês se tratam, que aceitam, que reclamam quando alvo e que tratam coletivamente isentando culpados. Antes do jogo flamenguistas e botafoguenses brigavam nas redes sociais pra saber “quem começou”.

Ora, que importa? Você realmente acha que isso é coisa de amigos nossos? De torcedores como eu e você? Passa pela sua cabeça pura que alguém vá ao estádio com uma arma para ver futebol como nós?

Não interessa se é Flamengo, Vasco, Bahia ou Ibis. As torcidas organizadas (as antigas especialmente) são gangues que escondem uma maioria boa mas que atrás dela está uma minoria CRIMINOSA. Gente do pior tipo que não pode ser tratada como “torcida do”. Isso é bandido, não é “torcida de” nada.

É de uma perda de tempo tomar “lado” nisso que me constrange. Você, botafoguense, flamenguista, é tão vitima dessa merda quanto o vascaíno, o tricolor, o corintiano, o gremista. Nós temos medo de ir no jogo por causa da camuflagem que nós apoiamos em dar quando os tratamos clubisticamente.

Não tem clube! Esses caras não são “flamenguistas” ou “botafoguenses”. Eles são criminosos perigosos. E enquanto eles puderem fazer parte de uma facção que você apoia e/ou ignora para ter razão numa discussão sobre clubes, é o seu filho que ele vai colocar em risco amanhã.

Chega. Abandonem as organizadas. Deixem nelas só quem não tem a boa fé de ver o futebol em paz e então identificaremos facilmente quem está afim do que. Seja sócio torcedor do seu CLUBE não da sua torcida. Seja um torcedor de futebol ANTES de ser um torcedor desse ou daquele.

Entenda de uma vez por todas que “a torcida do” não faz a menor diferença quando uma bomba vier na sua cabeça. Enquanto vocês estão procurando “qual time tem a torcida mais violenta” ou qual rede social possivelmente brincaria com a morte alheia, eles vão continuar.

Somos nós contra eles. Não nossa torcida contra outra torcida.

Houve um assassinato. E eles não são nem notícia mais…

Fonte: Rica Perrone

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Esse é o preço que o cidadão paga quando a rivalidade sai da esfera esportiva e entra no ódio e desrespeito ao seu próximo. A minoria selvagem desrespeita a maioria civilizada e que deseja se divertir. O futebol infelizmente não garante mais o nosso ir e vir, o policiamento não garante nossa segurança e os marginais não são punidos e expulsos do estádios, fazendo com que o esporte vire uma guerra de facções criminosas e criminosos se fantasiam de torcedores para promover suas barbaridades. SRN.

  • desisto de ler os textos nesse layout…

  • Enquanto ir aos estádios for sinônimo de risco de assalto e agressões no caminho, no entrono, dentro do estádio e, novamente, na volta para casa não irei nem de graça.

    Parei de ir aos jogos quando me vi perto de uma briga irracional entre criminosos-torcedores, dentro do estádio. No mesmo dia, fora do estádio a mesma coisa.

    Não irei me colocar em risco, muito menos minha família, para torcer para clube algum. Minha torcida, primeiramente, é pela nossa segurança.
    Ir ao estádio deve ser um momento de lazer.
    Enquanto não for, recomendo que mantenham os estádios vazios.

  • Ótimo texto! Assino embaixo.

  • Briga de torcida e fácil de organizar, e so botarem eles todos ne um estadio só as organizadas lá dentro, deixa lá se matarem, Cara sai de casa para ir arrumar briga pelo futebol, e de não ter o que fazer se tivesse ocupação tava mais preocupado com outra coisa do que arrumar briga.

  • O flamengo errou feio, não era hora pra brincadeira, pessoas morrendo tomando paulada na cara, isso è coisa do Antônio tabet, o flamengo tem q escolher melhor seus funcionários!!

    • e a culpa e do flamengo? Esse pessoal que vai para arrumar briga, ficam a semana toda sem fazer nada ( ai da tempo de ficar pensando besteira) duvido que alguém que tenha um trabalho ou familia para sustentar vai pensar em ir para o estadio para arrumar uma briga.
      Isso ai já é coisa que tem no futebol que a justiça permite, a policia faz o trabalho e depois eles são soltos 24 hrs depois ai fica nisso.

      • Eu me referi ao Twitter filho, a mensagem q o flamengo postou, não è hora pra isso, agora se vagabundos vai pra estádio pra se matar o problema è deles!!

        • Não vejo dessa forma, poderia ter sido feita de forma melhor? Sim, mas o Botafogo também fez um drama desigual, poderia ter sido menos dramático, se a postagem não foi das melhores, o comentário do botafogo, de uma interpretação medíocre, também é de dar dó.

  • Mais um ótimo texto do Rica. Brigar por rede social e deixar a questão principal de lado (a identificação e punição de quem cometeu um crime) não ajuda em nada e só piora o clima.

  • É triste ver que uma coisa tão legal e inocente que começou com a Charanga Rubro-Negra, tenha se tornado esse monte de merda que é hoje.

  • Eis, uma promessa que cumpro há mais de 25 anos: enquanto houver torcida organizada, NÃO vou à estádio. &;-D

  • Essas organizadas podem nem ser as culpadas nesse caso… Não sei na verdade o que aconteceu.
    Mas já passou da hora de proibor esse tipo de associação, confiscar seus bens e dar um fim nisso.
    Chega dessa merd* de organizadas.

  • Perfeito! Eu fui ao jogo ontem e o que eu vi foi triste. Fui de trem, na estação de Madureira entrou a Jovem Fla, a maioria sem camisa do clube. As pessoas que estavam no trem ficaram com medo, assustadas. Não é o torcedor rival, porque não tinha ninguém com a camisa do Botafogo, mas os próprios flamenguistas. Canções que incitavam a violência, falando de morte, porrada e coisas do gênero.
    Chegando no Engenhão parecia guerra, tiro, rojão e porradaria. Nunca tinha visto nada parecido num estádio de futebol e olha que eu já fui a muitos jogos, sempre estou presente, seja no Engenhão ou Maraca.
    Na volta teve briga no trem entre a própria torcida do Flamengo, pra variar a Jovem Fla de novo.
    É lamentável, queria ter levado minha esposa e meu filho, mas como? São marginais que só querem brigar, não estão nem aí pro clube ou pro jogo, o mais triste é que tem gente que tolera esse tipo de atitude. #paz

    • Você não tem visto isso por conta do Gepe, que ontem não esteve presente por conta do quadro do RJ. Há minorias nessas torcidas que agem exatamente dessa forma descrita no texto. A maioria de bem deve fazer exatamente o que ele colocou: se afastar para que os criminosos não se camuflem. A maioria, que não é criminosa, é massa de manobra.

    • Moro aqui em SP e nem cogito ir aos jogos do Flamengo contra os times daqui. Já tive péssimas lembranças contra o SP no Morumbi e Ponte Preta em Campinas.
      Acho que é muito fácil ontem o Rizek falar da infelicidade do Tabet nas redes sociais sem perceber que a questão do Cadê Você é uma frase e trecho cantado nos estádios pela nossa torcida falando do
      pouca presença dos torcedores do foguinho no estádio. Pior é que o Botafogo interpreta isto apologia à violência sem sequer ter o cuidado de ligar ou perceber que está música sempre foi cantada e que o Tabet ou Flamengo jamais iriam compactuar com isto.
      Hoje o Redação Sportv com Rizek e outros comentaristas falaram da união dos clubes e que precisamos nos dar as mãos. Isto é um problema mais amplo e acho que mancomunados com a Ferj onde o Flamengo já tem posição firme contra, é difícil. Precisa ter evolução administrativa para tal e esperar isto de Eurico e do babaca do presidente do Botafogo é ter que esperar novo nome ou outra vida talvez.
      O Mansur hoje era o mais sóbrio e correto, os demais juntamente com o ridículo Rizek foram no discurso da infelicidade da colocação e de união de clubes.
      As autoridades e a Ferj precisam ser contadas e quem tem mando de campo também, que no caso era o Botafogo.

      • Acredito que a melhor solução pra esse problema nos estádios é tratar esses”torcedores” como criminosos, que é o que eles são. Não sou à favor de todos pagarem pelo erro de alguns, mas nesse caso o fim das torcidas organizadas seria um bom passo pra amenizar esse quadro de violência nos estádios.
        A publicação do Flamengo não incitou a violência e o Botafogo sabe disso, só quis tirar o foco da derrota.
        O que aconteceu ontem no estádio foi triste, tirou a graça do espetáculo, torcedores com medo no entorno do estádio, mas o maior culpado disso foi a PM. Eu andei metade do entorno do estádio e só vi uns 10 policiais, muito pouco pra proporção de um clássico.
        A própria organizada no trem estava falando isso, que já tinham avisado que quase não tinha polícia.

  • Perrone sempre sendo incrível.

  • Boa, Rica!
    Eles não torcem pra time algum, são bandidos que matam torcedores de outros times e quando isso não é possível tentam matar até torcedores do Mengão como já vimos diversas vezes.
    Agora é o estado mostrar suas força e prender esses vagabundos que só nos envergonham.
    Meus sentimentos à família do torcedor botafoguense.
    SRN

  • Perfeito!!!

Comentários não são permitidos.