Zé Ricardo 1×0 Zé Corneta

Compartilhe com os amigos

Quem diria, o dublê de ponta escalado por Zé Ricardo até as estreias de Berrío e Conca, está superando as expectativas. Mancuello tá jogando o fino da bola nas últimas partidas.

Assim que o argentino foi anunciado nessa função eu vi muita gente torcendo o nariz, e criticando por antecedência o treinador rubro-negro. No alto de suas poltronas é fácil criticar, pois não estão no dia-a-dia do clube para saber mais que o Zé.

Entendo que esse é o papel do torcedor, a corneta é o instrumento de trabalho para quem quer ver o Flamengo no mais alto patamar, e também pudera… Mancuello realmente não tem nenhum cacoete de ponta, e a falta de pegada seria uma tragédia anunciada.

Mas não… O cara não joga de ponta clássico, isolado lá pelo canto. Dificilmente ele chega até a linha de fundo, trata-se de um meia caído pelo canto, que centraliza muito bem com a bola no pé, armas as jogadas, e aparece na frente pra finalizar, se for o caso.

Mancuello, que ainda busca o seu espaço no Flamengo, tá demonstrando uma força de vontade absurda em campo, se joga em cada bola que parece perdida, com muita raça vai mostrando que a ideia de Zé Ricardo pode sim dar certo.

Se continuar jogando dessa maneira vai criar uma dor de cabeça para o próprio comandante rubro-negro quando os reforços estiverem disponíveis para entrar em campo, afinal de contas, seria no mínimo injusto saca-lo do time nessa fase que ele atravessa.

Ninguém pode chegar ao Flamengo com titularidade garantida por contrato, seria uma imensa falta de respeito com os profissionais que já estão no clube, quem chegar tem que brigar por posição, e mostrar na bola que merece ser titular.

Torço, é claro, para que o Orlando Berrío dê certo, que ele seja esse ponta de força que tanto precisamos, e corresponda ao alto investimento que foi feito pelo Flamengo. Mas temo que acabe virando um novo Marcelo Cirino, em versão castelhana.

Darío Conca até pode fazer essa função que o Mancuello está fazendo muito bem nesses primeiros jogos, mas seria temerário, no meio da temporada, quando o time já estiver na ponta dos cascos, colocar um jogador sem ritmo no time titular.

Enfim, quem tem que pensar nisso é o Zé Ricardo, e depois de um tapa na cara desse nos críticos, acredito que o melhor a fazer agora é torcer pelo sucesso de suas convicções, deixemos o homem trabalhar, e tenhamos paciência, pois o potencial do nosso treinador é altíssimo.

Cada um tem a sua preferência por jogador A ou B, mas nesse momento, o apoio às escolhas de quem comanda é primordial para termos tranquilidade no trabalho.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga

Siga no Twitter:  twitter.com/DungaVinny (@DungaVinny)

Curta no Facebook: facebook.com/ColunaDoVinny

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Se continuar jogando dessa maneira vai criar uma dor de cabeça

  • Quero títulos e não apenas jogar bem, 2 anos sem estadual, 4 anos sem copa do Brasil, 8 anos sem Brasileiro, décadas sem libertadores e mundial! É disso que necessitamos! A gente precisa ser campeão e esse ano tem que ter de 2 a 3 canecos de conquista! Um time gigante tem que ser ganancioso por títulos!

  • Mancu no lugar do Arão!

  • O Zé bota o MANCUELLO que é volante/meia esquerda pra jogar como ponta direita e, como ele é um jogador de muita qualidade se sai bem mesmo jogando no lado errado. Põe 2 laterais direitos em campo ao mesmo tempo.
    Substitui 2 meias por 1 lateral e um volante e com isso deixou o time sem meias, depois afirma que o time está desequilibrado!

    Não duvido nada que com a contratação do RENÊ ele “invente” mais uma vez e coloque tambem 2 laterais esquerdos em campo ao mesmo tempo.

    A sorte dele é que o Flamengo tem um elenco cheio de jogadores de qualidade comprovada, polivalentes e de seleções que em campo, em jogadas individuais, decidem o jogo fazendo gols!

  • Na verdade é Ze Corneta 1×0 Ze Ricardo e Ricardetes, pois o que ele fez foram o que os torcedores de verdade e não dê pessoas pediram durante o ano todo, sair Gabriel Cirino entrar Mancuello, Saí caramujo entrar qualquer um ponto final!

  • Engraçado…

    O articulista titula a matéria com o virtual placar “Zé Ricardo 1 X 0 Zé Corneta” e sua argumentação me induz à conclusão de que o mais correto seria intitulá-la “Zé Corneta 10 X 0 Zé Ricardo”. Senão, vejamos.

    As principais modificações verificadas na equipe que estreou no carioqueta, em comparação com aquela que terminou o último brasileirão, foram:

    1) a substituição do Jorge pelo Trauco, forçada pelas circunstâncias e de menor impacto na melhora de performance da equipe;

    2) a substituição do MA pelo Rômulo, que, embora alguns argumentem ter aumentado a fragilidade defensiva do time, o qual teria perdido no atributo marcação do adversário, sem dúvida potencializou a sua capacidade ofensiva, pela maior velocidade e superior qualidade do passe na transição da defesa para o ataque;

    3) finalmente, a escalação, na equipe titular, do Mancuello, em substituição à dupla Gabriel/Cirino, cumprindo uma função tática diversa e muito mais eficaz que aquelas desempenhadas pelos dois atletas que até então o preteriam, por questão de critérios subjetivos de preferência do técnico, o que permitiu ao Diego, mais aliviado na tarefa de criação das jogadas, para a qual o Mancuello também tem vocação e qualidade técnica, pode enfim, por sua própria iniciativa e inteligência tática, dar termo ao isolamento do Guerrero, na luta inglória e desgastante que anteriormente travava contra os volantes e zagueiros de área dos times oponentes, ocupando espaços mais próximos ao gol adversário e ampliando, juntamente com o próprio Mancuello, o poder de finalização da equipe, antes praticamente restrito ao nosso bravo centroavante.

    Vale ressaltar que a escalação do Rômulo praticamente se impôs pelo histórico de desempenho do jogador, que conferiu o necessário respaldo à sua contratação, não restando ao técnico qualquer argumento razoável para a sua barração, sem oportunidade de mostrar sua atual condição de jogo. Foi o suficiente para que ele pudesse demonstrar, mesmo que ainda lhe falte algum condicionamento físico e ritmo de jogo, o quanto o seu futebol é superior ao apresentado pelo até então titular da vaga, pelo menos na minha opinião.

    No que diz respeito ao aproveitamento do Mancuello, atuando em posição mais avançada, pela faixa direita do campo, ele se explica pelo justificado inconformismo do referido jogador com a irredutível insistência do técnico em forçar a atuação da equipe segundo um modelo tático que considera o melhor, mesmo não dispondo de atletas que possuam as características mais adequadas para o desempenho das funções táticas exigidas pelo referido modelo, e ainda que, para isso, deixe de utilizar jogadores mais bem dotados tecnicamente, optando pela escalação de outros menos talentosos, porém mais adaptáveis ao seu esquema ideal.

    Uma vez mais, a bem da verdade, é preciso que se diga que o aproveitamento do Mancuello não resultou de uma decisão peremptória do técnico, e sim de uma atitude cooperativa do próprio jogador, que teve a iniciativa de procurar o treinador e com ele conversar sobre a sua confiança em conseguir adaptar-se àquela posição e poder desenvolver seu bom futebol em prol de um melhor rendimento da equipe.

    Assim, continuo convicto de que o Zé Ricardo, menos que um bom entendedor de futebol, é um sujeito de muita sorte, e torço para que a sua estrela continue, cada vez mais, brilhando. SRN!

    PS: Se o senhor moderador da coluna entender que este meu comentário é inconveniente ou ofensivo, merecendo ser classificado como spam e, em consequência, resolver por sua exclusão, como já procedeu anteriormente em relação a um outro comentário que postei, por favor, fique à vontade para fazê-lo.

    • Esse é meu pensamento.
      .

      • Pois é, Silvio, parece que os ventos estão soprando a nosso favor e a teimosia do Zé dá indícios de que começa a fraquejar.

        Costumo dizer que não acredito na afirmação de que técnico ganha jogo, entendendo que esta é uma competência exclusiva dos jogadores que o disputam com maior ou menor talento, bem como com maior ou menor vontade de vencer.

        Por outro lado, creio que o técnico de qualquer equipe pode contribuir decisivamente para um mau resultado, dependendo da escalação inicial do time e das substituições que faça durante o decorrer da partida. O próprio Zé, no ano passado, já nos deu inequívocos exemplos de como complicar uma partida e deixar que vários e importantes pontos fossem, gratuitamente, pelo ralo.

        Este ano, todavia, como alvíssaras para a maior torcida do mundo, o Zé tem surpreendido e parece ter compreendido que o mais importante é adequar o esquema tático às características individuais dos melhores jogadores do elenco, ressalvadas as suas respectivas vocações, e não tentar fazer prevalecer um esquema tático teoricamente idealizado, em detrimento do aproveitamento dos melhores jogadores na composição da equipe.

        Espero que os bons resultados iniciais obtidos ajudem, definitivamente, no seu convencimento.

        SRN!

    • Perfeito!!!

      • Obrigado, Evandro.
        A intenção não é denegrir ou desmerecer o trabalho do técnico, mas contribuir com idéias para o seu aperfeiçoamento.
        E parece que, a julgar pelo desempenho do time nos últimos jogos, estamos atingindo o nosso objetivo, qual seja o de “vencer, vencer, vencer”.
        SRN!

        • Claro! As críticas da minha parte é embasada em construção de um time vencedor! Existem mudanças, atitudes que vc desabafa, pois enxergamos algumas situações que está muito nítidas de erros infantil, aí não tem como calar!

  • Não compartilho da mesma opinião sobre o Mancuello jogando naquela posição, que não vou chamar de ponta. Quem começou a fazer isso ano passado foi o Ederson, que vinha crescendo. Acredito que o Mancuello também irá progredir, contudo o vejo ainda um pouco deslocado. Nova posição, início de temporada, campeonato de baixíssimo nível técnico. Perfeito para testar o Mancuello na posição.

    Uma coisa é certa. Zé Ricardo vai ter dores de cabeça para montar o time futuramente. Berrío joga como ponta. Ederson faz exatamente esta posição atual do Mancuello. Conca é meiam outro estilo de jogo, mais próximo do Alan Patrick ano passado. Everton está como um ponta que se destaca pela raça e disposição, mas não é tão bom tecnicamente. Não pode morrer abraçado com 14 jogadores. Não faça isso, Zé.

  • As duas vitorias, apesar de times minúsculos, foram sensacionais, há quanto tempo não fazíamos 7 gols nos dois primeiros jogos do ano? Tínhamos boas peças no elenco. Há quanto tempo um treinador ficou tantos meses no flamengo? O Zé aparenta estar aberto a mudanças, M.A foi pro banco sem cerimônia, Cirino nem relacionado é, Cuellar entrando, Mancú titular, entre muitos outros pontos. Não dá pra negar que tivemos uma evolução do ano passado para 2017. Agora as mudanças tem que ser convertidas em vitorias e títulos, os primeiros teste: Botafogo e Gremio, ai vamos ver ate onde vai a força da equipe.

    • Só um adendo: tem que confiar no trabalho.

      Alguém aqui acha que mudança de técnico resolve problema? Um trabalho a longo prazo, com o mínimo de qualidade, já e melhor que reiniciar do zero. Nada é tão simplista quanto parece.

      • Ruan, só uma correção. Simplista significa vazio. No caso vc quis dizer simples, básico, pelo que dá a entender.

        • Definição de simplista:

          “Aquele que age com simplismo; simplicidade exagerada”.

          Exemplo de aplicação:

          “Olhando atentamente, fica claro que a suposição, baseada no senso-comum de que a população é a raiz de todos os males, é simplista.
          Folha de São Paulo, 23/09/2009”

          Acho que me expressei da maneira que pretendia, usando expressões corretas, com emprego totalmente admissível da palavra.

          • Simples!

          • Ei de concordar contigo. Inclusive o “vazio” afirmado por mim é apenas um risco de atitudes buscando o simples ao máximo.

            • Precisar, tamo ae!

  • Acho ele mais vítima do preparador físico do q dele mesmo! Aí vão falar: ” como vc fala do departamento médico se com tantas viagens o time teve pouca lesão? ” pq o departamento médico não é feito só d preparador físico! Lá tem médicos fisioterapeutas massagistas!!! E esses sim são muito bons!! Mas o preparo pra jogar 90 min contra times idosos e inferiores estruturalmente é de dar dó!!! E várias vezes caia na conta dele

  • Talvez o Viny Dunga exagerou no post, quem criticava o jose ricardo tem sim sua parcela de razão, porém aos criticos é necessario avaliar todos os fatores do porque o time de 2016 tinha MA nao tinha Mancuello e do porque o esquema foi usado, e agora com o tempo isto esta sendo feito.
    O que importa para todos aqui e que final dos campeonatos estejamos comemorando titulos e de preferencia com o time jogando um bom futebol.

  • Verdade. Temos que apoiar o Zé e todo o elenco. O nosso apoio, apesar das divergências, é imprescindível.

  • Viram o gol do Fernandinho ontem?

    • Eu vi. Gol bonito. Fernandinho é 99% dedicação, mas tem aquele 1% inspiração. Jogador dedicado às vezes suplanta aquele que é tido como craque, mas não se dedica.

  • Vai virar goleada esse ano

  • Cara se for colicar na pinta do lapis ta uns 20 x 4. O ze ta ganhando de lavada era muito engracado o ano passado os cornetas criticando e quebrando a cara em sequência

    • Tem muito fdp q so sabe reclamar, ele acerta 5 coisas, ai na sexta erra como qualquer um pode errar aparece um monte de fdp pra xingar, criticar e falar merda.

  • Não pode, não foi o Vinny que fez o texto, deve ter copiado de alguém , pq ficou muito bom o texto! É triste falar isso, parabéns Vinny bom texto

    • Valeu amigo!

  • Zé está começando a acabar com oque nos tirou o título que na minha visão estava fácil em 2016, Sério que os “cornetas” que estavam errados?então Pq o MA não é mais titular?Pq o Gabriel começou o ano no banco?Pq o Cirino não é mais nem lembrado? Pq o Guerrero não fica mais isolado no ataque?Pq o Mancu está tendo a sequência que merece?…Eu critiquei acho até que muito ano passado ele,mas nunca viram eu o criticar pela roupa que estava vestindo,ou pelo seu corte de cabelo,ou pelo jeito que ele anda,critiquei oque hj ele tbm viu que tinha erros,ele e um cara de qualidade sempre falei isto, o problema é que é cabeça fechada em alguns momentos e dar preferência a “gente boisse” da pessoa do que a qualidade.

    • Pq agora ele tem tempo para fazer o que nao tinha ano passado, e que com outros jogadores mais fraco funcionou a contento, Gabriel e Cirino sao fracos mais durante o brasileiro quando o Mancuello foi testado de ponta nao funcionou, porque ele precisava de tempo para treinar isto e se adptar, fora que pegar times pequenos do rio esta ajudando neste parte ja que nada melhor pegar times fracos para pegar o ritmo.

      • Tínhamos jogadores melhores que Gabriel e Cirino sem prescisar improvisar,adryan e um deles,o Mancu não teve sequência e quando eu falo isto, não quero dizer pra bota-lo de titular até deslanchar, mas o cara merecia uma das vagas de substituição pois era quem mais tinha chances e qualidade para resolver, mas não, só entrava quando a situação era complicada..

        • A questão é sera que nos treinos rendeu a ponto de fazer isto durante o brasileiro? talvez nao, e ai infelizmente Gabriel e Cirino foram as melhores opções agora com o tempo de treinamento correto e ainda tendo o carioca com times fracos para testar o que muitos pediam pode ser implantado.

          • Eu julgo potencial do atleta é seu merecimento, pelo que ele apresenta no jogo nao no treino pois é lá que ganhamos 3 pontos, sempre que alguém vinha reclamar da entrada do Wallace um falava “ele deve ir bem nos treinos.”, Críticava o João Paulo “Deve arrebentar nos treinos.” Críticava o Cirino “ele treina forte.” Tenho plena certeza que todos treinam forte, no máximo um se destaca mais que o outro pela qualidade ou pelo seu preparado nada mais.

            • A questão é porque ele preferia o Cirino e Gabriel ao inves do Mancuello e do Adryan? eu nao tenho acesso aos treinos, e a cabeça do Jose Ricardo e vc tambem não, achar que ele so trocava por questão de panela ou teimosia, ou burrice? sao teorias que para mim nao batem (se vc acha que pode ser um dos motivos ok cada um pensa de uma maneira) e para mim a montagem do time e os jogos do carioca mostra que agora com o tempo necessario ele conseguiu fazer encaixar o que ele pretendia (claro que pegar adversarios mais fracos ajuda e muito) .

              • Ele subiu pro profissional ja com Cirino,Gabriel,Mancu,Adryan… todos tiveram exatamente o mesmo tempo para mostrar pro Zé. Suas qualidades,alias,gabriel e Cirino estavam esquecidos e foram resgatados pelo Zé, era óbvio Pq ele os escolherá, Gabriel e Cirino são mais rápidos sendo assim conseguiriam cobrir e recompôr mais rápido que o mancu,mas a questão não é essa, ele não foi contratado pra ser ponta e nem pra jogar na direita já que ele é esquerda, ele não jogou simplesmente Pq o Zé não queria que ele jogasse, pois depois de decidir contra chape e cruzeiro foi sacado do time e ficou 5 jogos fora.

                • E porque foi sacado? isto so o Jose Ricardo e a comissão tecnica pode falar, Jose Ricardo ano passado ate concordo que errou em algumas coisas, inclusive a de nao tentar variar os jogadores (concordo nesta parte) porém pra mim naquele momento o esquema funcionou com estes jogadores e ele preferiu nao arriscar (se ele tentasse mais o Mancuello poderiamos ter ganhado o titulo? nao sabemos, porem poderia cair tanto a ponto de correr risco a vaga na libertadores? tambem nao sabemos, importante e que neste caso ele agora esta testando o que deve ser feito, e convenhamos ele esta preparando o time para quando o Conca voltar, ja que ah nao ser que Conca nao se recupere Mancuello sera banco (ou ah nao ser que ele entre no lugar do Arão).

                  • Mancuello perderá o posto pro berrio não pro Conca,nao importa o quanto ele jogue ele só está ali pra tapar o burraco,(nao caia nessa de que o mancu está jogando pra dar mais opções), já o Zé não pôde contar com o berrio nem com o Gabriel, sabe Pq eu afirmo isto?pelo mesmo motivo que foi sacado ano passado, se vc perguntar pro Zé o Pq ele responderá que foi por causa da adaptação,na realidade é Pq o Mancu não se encaixa no esquema,Ele e meia- esquerda de origem (oque confundem aqui no Brasil como segundo volante,sendo que ele não tem poder de marcação.).

                    • Vamos ver mais para mim quando Berrio entrar e claro se corresponder quem ira para o banco sera o Everton.

                    • Conca só em maio,ate lá o ataque será Everton,Guerrero e Berrio.

              • E se amanhã ou depois ele achar q tem q sacar o Mancuello pra colocar outro é pq esta vendo nos treinos e no dia a dia q tem q sacar, da mesma forma q se deixar no time, como vc bem frisou, nos não estamos la pra ver o q esta havendo, e não podemos dizer q tem q por um jogador so pq achamos q ele é melhor e pronto, se fosse assim teria q colocar uns 200 jogadores e campo pois cada um tem um jogador de preferencia.

                • A questão não é essa cara,desde seu primeiro comentário estava inventado oque eu não falei, ele é o treinador tem direito de sacar o Diego e botar o Márcio Araujo pra criar se quiser, mas existe algo chamado merecimento, e eu como torcedor tenho direito de opinar,eu falar”o Mancu merece ser titular.” não estou obrigando ninguém a bota-lo, apenas dando minha opinião com exemplos de o Pq,como o cara vai mostrar seu valor se nem o técnico acredita nele?não falo só do Mancu, Cuellar por exemplo, foi um dos melhores do primeiro semestre, se machucou e quando voltou teve que jogar até de ponta(Figueirense 4 x 2 fla.) só pra ter uns minutos de jogo.

            • E a torcida estava certa em relação a esses 3…

              • Exatamente…

          • Otimo comentario, parabens, pessoal tem q parar d achar q entende mais do q quem esta la no dia a dia dos treinos.

    • Não acho que seríamos campeões. Mas que poderíamos ter terminado muito melhor, poderíamos.

      • Naquela sequência que ficamos 4 jogos sem ganhar o palmeiras somou 2 pontos, se não me engano, poderíamos ter passado se ele não sobrecarregasse o time não fazendo variações, mesmo em ano de muitas viagens.

  • Bom, eu confio no técnico.

    Repito a mesma coisa desde o ano passado. Nunca concordei com Márcio Araújo no meu Flamengo. Concordo assim, desse jeito, com ele sentadinho ali no banco. “Ah, mas se tivesse tirado o Gabriel antes, tinhamos ganhado o brasileiro”. CONTA OUTRA!

    Alan Patrick foi escalado na mesma posição que o Mancuello está se adaptando agora. O próprio argentino jogou assim algumas vezes, foi muito mal contra o Corinthians.

    Trocar pneu com carro andando não é fácil como imaginamos. Então, deixem o cara trabalhar. Um esquema com 2 pontas abertos é o que ele (e o próprio Flamengo) adotam como ideia central de jogo. O que está sendo feito é exatamente o necessário: treinar variações, trocando jogador ou não. O Diego vem jogando quase como segundo atacante. Tem se mostrado confortável na posição. É algo que pode ser feito durante os jogos, recuando Berrio e Everton, fazendo esse 442 (Everton é o jogador ideal pra essa função pela esquerda, ultimo jogo roubou umas bolas lá atrás dignas dessa merecida renovação).

    Enfim.. qualidade, repertório. Zé Ricardo tem muito potencial a ser explorado, mostra evolução gradativa, assim como o próprio Flamengo, em vários aspectos.

    Em tempo: não é por que ganhamos 2 joguinhos de times semi-amadores do RJ que estamos impecáveis, e nem por que perdemos 2 jogos treinos contra times de Várzea que precisa mandar o cara embora logo cedo. Torcedor tem que segurar a emoção um pouco, ser mais racional. O time precisa entender melhor o novo esquema (eu isento o argentino, ele tá fazendo seu máximo, mais que isso é fisicamente impossível pra ele).

    TAREFA DE 2017: NÃO ME ILUDIR COM O FLAMENGO! NÃO ME ACORDEM!

    • A turma esquece que Mancuello foi tentando no esquema de pontas no brasileiro ano passado e nao rendeu, (isto demanda tempo de treinamento adptação, e este tempo esta sendo usado agora), entao falar que o time esta rendendo so pela simples troca e uma piada

      • Concordo. Mas vejo o esque desse ano diferente. Ele nao joga com pontas e sim dois meias abertos ofensivos. No 4231 diferente do 433 do ano passado

        • A variação de esquema tao pedida por todos, os corneteiros nao estao de todo errado, porém esquecem que faltava tempo para treinar e adptar e com o time brigando pelo titulo e dificil mudar algo que funciona a contento.

      • mancuello jogou so o 1 tempo contra o corinthians de ponta, e se vc pegar aquele jogo e os 2 feitos esse ano, vai ver uma diferença enorme de posicionamento do jojgador e da forma que o time jogava antes e agora…. Antes era so aquele jogo feio de ir até a linha de fundo e fazer cruzamentos, agora são jogadas pelo meio, triangulações e jogadas de infiltração.

        ALias um dos contestados pela torcida, aquele jogador nota 10 na marcação, foi quem deixou de marcar o rodriguinho no 2 gol do corinthians, e hj ele nao joga mais.

        • Mancuello foi pessimo naquele jogo contra os gambas nao se esqueça, alias ele jogou tambem na copa sul americana ao lado do alan patrick neste esquema e nao deu certo, quando ao MA e suas deficiencias bem sao faladas e cantadas a prosa e verso aqui (apesar que tem alguns que defendem) porém infelizmente querendo ou nao a gente aceitar o esquema funcionou a contento (eu tentaria o Cuellar mais ele acha que o mesmo e segundo volante) e ainda bem que agora com a chegada do ROmulo so vamos ver o MA em jogos espaçados.

      • Ele foi tentado 45 minutos.

    • A questão é que ainda não tivemos tempo pra treinar.

      20 dias sendo que os primeiros 10 foram só parte física.

      Cuellar jogou 1 jogo como volante no segundo turno e foi bem. Então não cola dizer que ele estava mal.

      Faltou coragem.

      Ele insistiu pra não perder o grupo, essa desculpa eu aceito.

      Mas seguro a corneta porque agora parece que ele quer mudar (não sei se foi a pressão de arrumar um lugar pro conca ou se foi algo que ele já queria ano passado, e isso não importa, o que importa é que ele finalmente mudou).

      • Faltou coragem, concordo. Você, vindo do sub-20, teria toda essa “ousadia”? Partindo do princípio que não é tão simplista quanto parece. Tira Gabriel, coloca Mancuello.

        A outra posição eu concordo, até por que, Cuellar vinha jogando e bem. Era dar 2 jogos pro cara errar um pouco e se adaptar. Eu nunca segurei a corneta pra isso kkkk

        É muito pouco tempo, até de pré-temporada. Ele orienta o tempo todo o argentino, principalmente quando tá ali na beirada do lado dele. O Trauco é outro, os gritos de “vai por dentro, por dentro Miguel!” é o tempo todo. O Jorge já fazia isso sincronizado com o Everton: avança pelo meio, o ponta recua e recebe pela beirada. Leva tempo, é o que precisamos: tempo!

        • Eu disse pra trocar quando a coisa não estava indo bem. Nos últimos 10 jogos estava feio de ver.

      • Discordo, pra mim ele teve é muita coragem para peitar alguns corneteiros q so sabem encher o saco, ficam falando q se ele tivesse colocado fulano ou ciclano teria sido melhor, e quem garante se ele tivesse ouvido esses torcedores q so sabem reclamar e se acham o dono da verdade o time não teria nem se classificado para a libertadores? Se alguem tiver bola de cristal e afirmar q o time vai ganhar tudo se colocar o time q ele tem certeza q é melhor avisa ai, se não, eu vou sempre torcer para o time q estiver em campo e não ficar xingando pq ta no banco o jogador q eu acho q é melhor.

        • O time ganhou 2 jogos dos últimos 10 e ele ficou inerte.

          MA errou tudo no final do ano e ele não tirou.

          Tinha muito motivo pra corneta.

          E calma ganhamos do Boavista e do Macae. Parece estar no caminho certo mas não é parâmetro ainda.

        • Como ninguém tem bola de cristal também não tem como afirmar que o time não chegaria na libertadores.

          Vc está muito empolgado com Boavista e macae

  • Eu sempre vejo pelo lado positivo das coisas…Se esse esquema funcionar (pra mim esses jogos ainda não servem de parâmetro) poderemos ter tranquilidade com os reforços que chegaram, sem pressão um jogador tem muito a render, ainda mais o Conca que estará voltando de uma lesão séria. Problema é que as cornetas sumiram após as vitórias do Flamengo, tem muita gente que criticou as escolhas do Zé nas duas partidas iniciais da temporada, mesmo sabendo que eram pra testar algumas variações táticas, mesmo sabendo que era o início de tudo. Concordo com o Vinny Zé Ricardo 1 X Zé cornetas 0

    • Agnaldo, quando o time estagnou, e parou de apresentar progresso, eu e os que sei que gostariam que o trabalho fosse mantido, sempre vieram reconhecer os erros, analisar os aspectos negativos, tomar mas pedradas kkkkk

      A recíproca agora é bem menor. Claro que são resultados contra times pequenos, porém, já vi inumeras vezes o Flamengo peidar assim.

      Então, pra mim só vem aqui pra inflar o ego: “eu avisei que o técnico era ruim, olha ai, eu falei, é claro que ia dar errado…” e por ai vai..

      • Claro, isso é perfeitamente normal. Escolher Cirino, Gabriel e Fernandinho em vez do Mancuello era algo visível, digno de corneta eterna, hoje a gente tá vendo isso aí…agora tem um povo muito chato, que só sabe reclamar e só aparece para denegrir a imagem do técnico e até do clube, uns torcedores mãe Dinah que ficam lançando suas maldições para o futuro do clube: ” com esse técnico não vamos a lugar nenhum”, ” com esse técnico vamos sair na primeira fase” “mais um ano jogado fora graças a esse técnico de m…” Tem que ter paciência, podemos achar que Zé Ricardo não é o melhor técnico do Brasil, mas olhando para o mercado eu não vejo quem poderia estar à frente do clube realizando um trabalho melhor que o dele. Flamengo não poderia perder para o Vila Nova e muito menos para o Serra Macaense, como é obrigação ganhar do Macaé e Boa vista, tudo bem, mas criar uma histeria coletiva por causa de duas derrotas em início de temporada foi o fim, ninguem merece.

      • Como se a troca fosse pura e simples de Gabriel por Mancuello, alias esquecem que muitos aqui pediam o esquema 4 4 2 sendo que nao é o que foi feito nestes dois jogos do carioca.

  • Corneteiros agora vao dizer que o time é o que pediram so esquecem de lembrar que pediram era o esquema 4 4 2 e nao o esquema com Mancuello de ponta, que Marcio Araujo saisse do time (nisto 95% da torcida concordava) porém esquecem que nao tinhamos este primeiro volante ja que ele considera que Cuellar e primeiro volante, e principalmente que o esquema de pontas estava funcionando trocar jogadores naquele momento era complicado ate por falta de tempo para treinar.

  • Sensacional!
    Agora que o Zé Ruela Ricardo está fazendo tudo que os ” corneteiros ” pediram as ricardetes querem comemorar.
    Fico imaginando como as ricardetes estão tristes vendo o craque Márcio Araújo barrado, o esquema sem um cabeça de bagre correndo na lateral direita, o fim do isolamento do Diego no meio, o fim do isolamento do Guerrero no ataque, um volante que marca e joga ( contratado para ser titular) e um time que produz muito sem correr muitos riscos.
    Deve estar difícil ser ricardete.
    Parabéns, Zé Ruela Ricardo!
    Você levou 8 meses para enxergar o que os corneteiros viram em 1.

    • KKKKKKKKKKKKKKK Tu tá te achando o Palladino? Fala Sério, tipos como você fica se esgueirando pelos cantos e esperam uma brecha para aparecer.

    • Como vc fazia p passar vergonha antes da Internet?

      • Acusou o golpe.

  • Vinny,
    Eu ainda vejo a possibilidade – tem de treinar para ver se dá liga é claro – de uma outra variação tática com o Mancuello em campo:
    Como ele já jogou de segundo volante e o WA gosta de atacar, ele ainda pode fazer um revezamento de posição com esse último no caso do treinador adversário resolver colocar alguém para fazer sua marcação de forma individual.
    O único pesar que tenho é que o calendário do sub-21 não nos ajudou nesse primeiro semestre por conta do sul americano que está acontecendo por agora e do mundial em maio. Nossas jovens promessas estão perdendo a oportunidade de participarem do ciclo de preparação da equipe,
    SRN

  • Estranho, pois a torcida sempre quer ver o Mancuello jogar, não importando a posição. Essa corneta que o Vinny mencionou nem se compara com o volume de críticas sobre a escalação de Cirino, Gabriel e Márcio Araujo.

    • E embora os adversários tenham sido fracos, esta parecendo que a torcida tinha razão nessas críticas.

      • Na verdade, não precisa ser um técnico de futebol para ver que os 3 não possuem nível técnico suficiente para atuarem no Flamengo. Temos que levar em conta a pressão da diretoria e dos empresários desses 3, pois não fazia sentido a escalação deles…

      • razão em partes porque o esquema continua o mesmo usando os pontas, so que uma coisa e vc ter tempo para treinar o time e ter pre temporada outra e vc pegar no meio da temporada, e ainda ter diminuido o tempo de treinamento, (sem falar que pode escolher jogadores).

        • Ainda não teve tempo pra treinar. A questão é essa.

          E o esquema mudou. Agora tem dois meias e um ponta. Por mais que seja um 4231

          • Nao teve tempo para treinar? teve sim a pre temporada e bem diferente do que vc treinar durante o ano, fora que ao ter uma sequencia de times fracos, fica mais facil implantar com o jogdor a função que ele queria

            • Jonny tiveram 7 dias de parte física e vários jogos. Não se que tempo foi esse não. Muito pouco.

              • Tem os dias tem o preparo físico diferente já que agora estamos no inicio da temporada e nao no meio ou no final tem os adversários que sao mais fracos logo da para fazer os testes tudo isto tem que ser levado em conta.
                Ah nao ser que acredite que ele era paneleiro ano passado e este ano deixou de ser ou que ele era teimoso e este ano deixou de ser ou que ele era burro e ouviu a torcida e deixou de ser burro, temos que analisar varios fatores do porque nao foi testado mais a miude o Mancuello ali.

                • Acho que ele tomou uma chamada pra colocar os gringos pra jogar e testar nesse começo de temporada.

                  Problema que mesmo colocando o Mancuello numa posição que ele nunca jogou ele está melhor que o Gabriel. Agora vai ser difícil o baiano entrar.

                  • Gabriel nao deveria nem esta no flamengo, sobre levar chamada para colocar os gringos? bem ai e uma teoria, que eu nao acredito mais ninguem pode afirmar que seja mentira, o importante e que agora o time esta se entrosando

        • Cara, no final do brasileirão tínhamos sempre 1 semana inteira pra jogar, e no ultimo jogo tivemos 2 semanas, essa história de que não tinha tempo é migue pra defender o cara. E a pré-temporada tivemos 10 dias de treinamento físico, ou seja, sobra só 10 dias pra treinamento, o que da um pouco mais de 1 semana.
          Talvez o que o ZR teve tempo agora, foi de ver o por que nos 10 ultimos jogos do brasileirao o time foi tao mal, e juntando com as criticas dos “cornetas”, ele fez as mudanças necessárias.
          Mancuello jogou de ponta contra o Corinthians, mas jogou apenas o 1 tempo, e além disso, nao jogava como joga hj, se aproximando do diego. Veja a diferença que é o time hj jogando com “2 pontas” hoje e o ano passado.

          • Thiago vc acabou de dizer final do brasileirão, ou seja fim de temporada jogadores cansados, e ja desgastados por uma temporada onde tivemos que viajar muito mais que o normal.
            Cabe algumas perguntas sera que é a mesma coisa que vc pegar uma pre temporada onde seu corpo teve o tempo de descanso pelas ferias? onde os times enfrentados e um nivel bem pior e da para fazer testes? onde mesmo se entrar com time sub15 a chance de esta na semi final da taça guanabara e taça rio e campeonato carioca e grande? tudo isto tem que ser levado em conta, concordo que ele poderia ter tentando variar ano passado mais sera que nos treinos ao tentar nao deu certo? e nos jogos que ele entrou nao rendeu logo ele preferiu manter?

            • Não, foram varias rodadas que tivemos mais de 1 semana pra treinar… e ao ver o time cair de rendimento, já deveria ter mudado a forma de jogar e ter dado a sequencia de 1, 2 jogos pra ver se encaixava, e é colocar e por pra jogar ate o final, e nao trocar no meio da partida. Acho que foi medo mesmo, e devido as varias criticas pela falta de variação tatica, a vinda do conca abriu a cabeça um pouco do ZR de tentar algo novo, e que bom que ele mudou.

              Agora só espero, que ele coloque o ROnaldo no banco no lugar do MA, que depois dos jogo contra o botafogo, já coloque um time reserva pra jogar as proximas partidas pra ir vendo o potencial dos outros jogadores.

              • Mesmo assim foi no final do campeonato, e nao e simples mudar isto em final de temporada, e sim pode ser que a chance do Conca vir fez ele abrir outros leques de opçao, quanto a colocar o Ronaldo no lugar do MA no banco, infelizmente duvido que ele fara isto tao cedo (DEIXANDO CLARO QUE PARA MIM NEM DEVERIAM TER RENOVADO COM O MA) mais duvido que ele vai vazar ate do banco.

  • Se ele tivesse feito ano passado o que ele fez esse no começo do ano tirando Gabriel e MA do time (como os críticos pediam) quando o rendimento caiu muito, principalmente desses dois jogadores, teríamos chegado melhor.

    Então as críticas feitas no momento foram justas. Ganhamos de Boavista e macae, então calma.

    Ainda é cedo.

    • Como vc sabe que teria sido melhor? Não tinha tempo para treinar, a vez que Mancuello entrou na ponta foi muito mal, justamente por que não teve tempo para se adaptar a nova posição, enfim, ano passado já acabou, bola pra frente, esse ano temos um elenco melhor que o do ano passado e o início da temporada está sendo melhor que o esperado.

      • Realmente não sei que grande treino que teve esse ano onde janeiro acabou agora é o time só voltou há 20 dias. Tivemos data FIFA em que paramos por 10 dias.

        Mancuello tá bem na ponta direita porque tem qualidade e talvez pelos adversários serem fracos. Mas melhor que Gabriel ele seria, não tenho dúvidas.

        Mas estou segurando a corneta porque vejo que ele está tentando.

        • Serio que a melhora do time so se deve a troca de dois jogadores? isto e um pensamento muito simplista pre temporada serve para ajustes, e nao e a toa que com este tempo ele pode tirar estes dois lixos do time e da ao Mancuello a chance de jogar nesta posição que no ano passado foi tentando ele nao conseguiu render (e ai que bom que tem o carioca para jogar com times fracos para pegar ritmo)

Comentários não são permitidos.