Destaque

Zé Ricardo defende elenco com grande quantidade de atletas

Na manhã desta sexta-feira (10), Zé Ricardo concedeu sua entrevista coletiva na Sala de Imprensa Victorino Chermont, após treino da equipe no CT George Helal. O técnico foi questionado sobre vários assuntos, sobre os estrangeiros, Darío Conca, e principalmente sobre a preparação para o Botafogo no jogo de domingo (12) pela 4ª rodada da Taça Guanabara.

Em meio às perguntas, uma saltou aos olhos quando o comandante rubro-negro foi questionado sobre a quantidade de partidas ao longo de toda temporada. O repórter questionou se Zé Ricardo teria que usar um pouco do “lado psicólogo” dele para administrar todo o elenco, já que muitos não iriam a campo. O jornalista complementou a pergunta questionando se o técnico não iria querer uma quantidade maior de partidas para conseguir usar todo o elenco e assim não deixar nenhum jogador insatisfeito.

Na resposta Zé Ricardo comparou o futebol internacional com o praticado aqui no país e ressaltou a diferença da quantidade de partidas e de tempo de pré temporada para justificar sua resposta de não querer mais jogos no calendário rubro-negro.

– (…) A gente muito fala que o futebol de fora tem uma dinâmica e uma qualidade melhor, e hoje a gente vê equipes do alto escalão europeu jogando no máximo 56, 60 partidas no ano, com uma pré-temporada entre 30 a 40 dias (…) – afirmou o treinador

O técnico continuou sua resposta completando que necessita de um elenco um pouco mais inchado por conta da quantidade de partidas do futebol brasileiro. E por fim falou do desgaste dos atletas pelo alto número de jogos inclusos no calendário nacional.

– Atleta, como qualquer ser humano, precisa de uma recuperação natural. Procuramos um equilíbrio, sempre contabilizando minutos, tempo de jogo, observando um maior nível de desgaste de um ou outro para que possamos tê-los na melhor forma possível. Por isso precisamos ter um plantel forte, para todo mundo render o máximo possível. – finalizou Zé Ricardo.

Contudo, o Flamengo começou o ano com 4 partidas oficiais e com vitória em todas elas. E busca manter o bom início de ano contra o Botafogo no próximo domingo (12) às 19h30, e assim se garantir nas semi-finais da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca.

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • 1-Você acha que esse time do Flamengo aguenta a libertadores?
    2- esse time é melhor ou pior doque o time de Adriano que foi desclassificado para Universidade do Chile com gol de Montillo

    • Bruno; Léo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Toró (Vinicius Pacheco), Willians, Kleberson (Bruno Mezenga) e Michael (Petkovic); Vagner Love e Adriano.

      Esse foi o time eliminado em 2010, fazendo uma comparação:

      Bruno/Muralha - Bruno
      Leo/Pará - Léo
      David/Rever - Rever
      R. Angelim/Vaz - Magro de aço
      Juan/Trauco - ?
      Toró/Rômulo - Rômulo
      Willians/Arão - Arão
      Kleberson/Diego - Diego
      Michael/Everton - Everton
      V. Love/Berrío - ?
      Guerrero/Adriano - Adriano

      Jogador por jogador, são times com qualidade individual bem parelha, a grande diferença ao meu ver que pesa a favor pro time desse ano, é o meio ser bem mais qualificado e o elenco ser mais profundo.

      • O que faz a diferença é que hoje existe um clube forte,antes era uma bagunça,folclore puro,como dizia salvo engano nelson rodrigues,a camisa do flamengo joga sozinha,e jogou durante uns 15 20 anos,com times pífios,ou cheio de estrelinha descompromissada

        • Reiterando:

          Mas to respondendo sobre qualidade dos jogadores.
          Sobre infraestrutura, direção e profissionalismo, tem nem comparação. Mas como falei, me baseei na pergunta do amigo, referente ao time de 2010.

      • Adriano já estava começando a vacilar, Petkovick não estava mais tão bem. Acho o Flamengo de 2017 não só melhor, mas muito melhor.

        Você comparar o jogador com o outro, sem contexto, o Adriano é melhor que o Guerrero. Mas será que o Imperador de 2010 é melhor que o Guerrero de 2017? Sinceramente, não acho.

        O time atual tem mais meio campo, mais intensidade e mais elenco.

        • Discordo sobre isso amigo, Adriano pelo Flamengo em 2010, fez 15 gols e deu 6 assistências em 18 jogos.
          Ele fez um 2010 ruim na Itália, mas antes de se transferir, estava bem no time.
          Adriano de 2010 ou Guerrero 2017? Adriano.
          E o Pet nem comparei com algum jogador, só o citei na escalação porque entrou no jogo.
          Sobre infraestrutura, direção e profissionalismo, tem nem comparação. Mas como falei, me baseei na pergunta do amigo, referente ao time de 2010.

          • Os números são impressionantes, sinceramente não me recordo dele bem assim, de qualquer forma foi no final da passagem do Flamengo pela Libertadores que as coisas começaram a desandar.

            O ano só começou, mas aposto contigo(e posso perder rs) que o Guerrero vai ser muito mais importante para o Flamengo nessa Libertadores, do que o Adriano foi na de 2010 - e no resto da passagem dele pela Gávea.

          • Espero e torço pra isso amigo, que São Judas Tadeus lhe ouça.

      • A grande diferença está na liderança de cada equipe. Naquele ano era bagunça atras de bagunça, foto com fuzil, jogador com traficante, salários atrasados, uma série de fatores. Hj é outro clube, outro time, levam mais a sério o negócio. Minha opinião.

        • Mas to respondendo sobre qualidade dos jogadores.
          Sobre infraestrutura, direção e profissionalismo, tem nem comparação. Mas como falei, me baseei na pergunta do amigo, referente ao time de 2010.

      • Tem alguns fatores novos(e velhos),Hoje temos CT,hotel,clinica de recuperação com equipamentos modernos. Hoje temos salários em dia, e o principal; hoje temos profissionalismo. Os fatores antigos são todos de 2009 e todos negativos.Os caras faziam festas a rodo, hoje não dá mais.Romário só existiu 1,o resto tem que treinar.

        • Como falei para o amigo abaixo:

          Mas to respondendo sobre qualidade dos jogadores.
          Sobre infraestrutura, direção e profissionalismo, tem nem comparação. Mas como falei, me baseei na pergunta do amigo, referente ao time de 2010.

      • Além disso tem um detalhe que quando fazemos essa análise simples que você fez não aparece. Seriam 5 jogadores atuais melhores e 4 do elenco antigo melhores na sua visão e duas dúvidas. Porém, todos os jogadores do time de 2010 que ganham do de 2017, os atuais tbm são bons. Já quando vamos ver os de 2010 que perderam, nem todos são jogadores tops, como Michael, Toró e o próprio Kleberson, que jogou muito no começo da carreira, mas no Flamengo decepcionou.

        • Os 3 jogadores que você citou amigo, estão enfatizado no meu último parágrafo, só não coloquei os nomes por não achar que precisava.

          Jogador por jogador, são times com qualidade individual bem parelha, a grande diferença ao meu ver que pesa a favor pro time desse ano, é o meio ser bem mais qualificado e o elenco ser mais profundo.

      • O bêbado do Álvaro, amigão do Moicano, não era titular no lugar do David Bras? Teve um jogo da libertadores que eles quase saíram na porrada dentro de campo por causa da Perla.
        Nesse comparativo, observo que o Bruno em 2010 já tava com a cabeça meio atrapalhada na época da Libertadores.
        E nas duas dúvidas, acho que o Trauco é mais jogador que o Juan, e tenho certeza que o Love é melhor do que o Berrio, mas acho que o Berrio cairá muito bem nos esquemas que o Zé gosta de armar

      • Esqueceu de comparar um cara que faz toda a diferença, o Técnico! Até a chegada do Zé era engraçado que todos tinham uma fase legal, exceto aquele cara que treinou a seleção sub-20 e depois o Flamengo, mas depois da primeira bobeada do time eles perdiam o controle, não conseguiam mais voltar ao mesmo nível. Isso não aconteceu com o Zé Ricardo, a impressão que dá é que o trabalho dele é uma sequência e isso é muito legal pra um time. Exemplo: ano passado perdeu aqueles jogos que possibilitariam colar no Palmeiras, logo em seguida, nos últimos do ano, surpreendeu positivamente voltando a apresentar bom futebol

    • Nunca que e pior , e muito melhor principalmente o meio de campo .

    • A grande diferença em relação a 2010 é o elenco. Eu me lembro do final do jogo em Santiago, quando o esforçado Vinicius Pacheco entrou na área e desperdiçou uma ótima e derradeira chance de gol. Alguém acha que um jogador daquele nível teria chance de participar de um jogo decisivo hoje? Os reservas do Imperador eram Bruno Molenga e Denis marques!!!!!

  • Bom elenco, tem que ter um plantel grande para aguentar esta maratona de jogos.

  • Pra mim está perfeito,o elenco é ótimo,desde o meio do ano passado,o que faltava era o tecnico de desprender de alguns "queridinhos" e ter mais variação de jogo,hoje ele faz isso,pra queimar minha lingua e digo isso com muito gosto,pq quero que meu time vença,Falta dar oportunidade a paqueta e ronaldo,essa seleção de base acabou prejudicando os meninos.

    • Meus parabéns Mayko. Criticar é normal, mas quando fazem que nem você fez, quando acontece um acerto vem aqui e elogia também. SRN

    • Boa mayko! Isso é torcer de verdade, e criticar com responsabilidade!

  • Isso aí, Zé. Você tem tudo para ser o Alex Ferguson da gávea, eu torço muito por isso.

    • Zé torço que você dê certo no mengão e leve nosso time ao bi-mundial esse ano.
      Confesso que às vezes não manjo o q vc faz mas andou dando certo quando disse q daria errado. Toca pra frente aí.

    • Fergusson demorou 4 anos para ganhar um título pelo United, aqui se o Zé não ganhar ele é demitido no mesmo ano.

  • Aproveitando a discussão bacana que o amigo Nilton levantou, vou dizer sem medo de errar: esse Flamengo de 2017 é o melhor a disputar uma Libertadores, pelo menos dos últimos 20 anos. Se bobear até mais.

    Melhor que o de 2007, que o de 2008, de 2010, 2012 e 2014 só para citar os que me lembro.

    • Tanto técnica e taticamente, ainda temos estrutura de primeira.

    • Ainda é cedo, mas esse time ainda não me convenceu de que será capaz de chegar à final da libertadores. Mas ainda confio no time, mesmo com a queda de rendimento na etapa final eu não deixei de confiar no trabalho.

      • Acho que tem muito pra crescer. Agora, chegar na final da Taça Libertadores, tem pelo menos meia dúzia de fortíssimos candidatos. Vai ser duro.

    • Algumas coisas me preocupam em certos jogadores ou no conjunto. Muitas vezes vejo o time trocando passes com muita lentidão, facilitando a marcação. O time tem que entrar e estar ligado sempre. Nada de lerdeza no ou apagão no fim de jogo , sobretudo, tranquilidade, sem chutoes desesperados (bota todo mundo assistindo o Diego jogar!) . Bola tem que ser sempre de pé em pé. Vaz e Arão têm que errar menos passes. O time tem que se impor, nada de encolhido na defesa. Os adversários é que tem que temer o Flamengo e não o contrário. Pra cima deles, MENGÃO!!!!

    • Edson,
      Entrando no papo tentando adicionar um outro gancho, acredito que as competições nacionais e sul americanas deveriam permitir um número maior de inscritos de forma que essa constatação sobre um elenco ser fundamental e para preservar a vida útil em alta performance dos atletas - o que beneficiaria o espetáculo como um todo.
      Enquanto existirem cláusulas de contrato exigindo times titulares estaremos na contra mão do senso comum.
      Essa opção, a do aumento de jogadores inscritos, é mais simples e de rápida implementação do que uma correta arrumação do nosso calendário. Além disso não impacta em nenhum poder de "capitania hereditária" das federações estaduais.
      SRN

      • Eu concordo contigo André, e acho que seria necessário não só algo do tipo, mas também a diminuição substancial das datas dos Estaduais.

  • Concordo com a maioria aqui. Tem que dar tempo de trabalho. O time é bom; mas existem outros times bons também. Palmeiras vai voar nessa liberta. Vai ser difícil. Sem falar de chilenos e argentino que são bem chatos. Se jogar bem, mas perder, okay? É compreensível. Já tinha dito isso em outros comentários: se o Flamengo competir nas cabeças, já me dou por satisfeito, pois uma hora ou outra, vai pingar um caneco. O que não dá pra aguentar é uma choração danada, porque o time ficou em 3[!] no Brasileiro. Ou que tem que trocar de técnico se perder. Sendo que a equipe foi montada ao longo da temporada e com um técnico que está no início de carreira. Esse ano vai ser diferente. Mas pode não ganhar nada. Tudo bem. O que não dá pra apoiar, são derrotas com a eliminação para o América do México, e tantos outros tropeços do passado. Meus amigos, podem anotar: temos dois campeonatos muito sérios esse ano, liberta e brasileiro. Quais são as chances de levar? Muito difícil. Até porque entram fatores aleatórios, especialmente em mata-mata. Agora, quais as chances de fazer boa participação? Muito altas. SRN

  • Valeu pessoal agora é so agente torcer para o nosso Mengão ser campeão e espero uma final com as pepas .

  • O importante não é ter um elenco numeroso, mas sim qualificado e equilibrado. Não faz sentido enxer um elenco de jogadores ruins para compor elenco, tendo poucos que podem fazer a diferença em campo. O nosso elenco no ano passado tinha um desequilíbrio enorme devido ao ataque pouco qualificado. As saídas foram mais satisfatórias do que os reforços, embora tenham outros que devam sair e eu esteja inseguro com o nosso ataque. Torço para que o Berrío dê liga e contribua com muitos gols, visto que os demais atacantes não são bons finalizadores. Voltando na quantidade de atletas, não faz sentido manter jogadores do naipe do Gabriel e Fernandinho para "compor elenco" sob justificativa de um ano cheio, visto que o nosso elenco é qualificado e precisamos de peças de reposições que sejam EFETIVAS quando acionadas. Gabriel só ocupa uma faixa de campo, mas não sabe o que fazer com a bola. Quando precisarmos contar com ele, num jogo de Libertadores ainda, não vai ajudar em nada. Com certeza tem alguém da base que faça melhor que Gabriel, Cirino e Márcio Araujo. Só dar oportunidades. O resto é conversa. Cirino só tem velocidade. Márcio Araujo talvez num momento do jogo que necessitemos de uma proposta mais defensiva e olhe lá. Dito isso, não vejo necessidade para manter por tanto tempo jogadores limitados sendo que temos a cada ano um elenco mais qualificado e investimos tanto na base para serem preteridos por esses jogadores. Cabe agora ao Zé Ricardo treinar corretamente a equipe, testando as diversas variações táticas que o elenco proporciona, sempre com um time ofensivo e dar oportunidades a outros jogadores pouco aproveitados, evitando-se ao máximo utilizar ateltas que só atrasam o nosso futebol.

Notícias recentes

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

23/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

23/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

23/11/2024

Flamengo terá 4 treinos antes de jogo contra o Fortaleza

Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…

23/11/2024

Clubes da Europa observam 3 jogadores do Flamengo

Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…

23/11/2024